Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade «Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal?

    Sabemos perfeitamente que se não houver reprodução a espécie humana deixa de existir. Nessa têmpera, existe um figurino a seguir: “Casar e ter filhos para ser feliz”. Este é o estereótipo incontestavelmente aceite pela sociedade como sendo o normal e correcto. A receita da felicidade. Pelo menos é assim que nos tem sido «vendido».

    Sabemos perfeitamente que além da vertente moral aceite e até de certa forma imposta pela sociedade, estamos a falar de pessoas, de sentimentos e da concepção que cada um tem de felicidade. Estamo-nos a debruçar sobre duas pessoas que se juntam e dos filhos que a sociedade espera que nasçam fruto dessa união. Estamos, acima de tudo, a falar de vidas.

    Por mais que se possa refutar, quem não seguir este caminho tem a perfeita consciência que poderá ser alvo da pressão e crítica social. E será isso social e eticamente correcto?
    Com esta nuvem moral constantemente a pairar sobre as nossas cabeças condicionando a nossa vontade, seremos totalmente livres?

    Por isso, pergunto: «Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal? Porquê?

    #2
    Na minha opinião não é. Até porque nem todos nascem para serem pais. No entanto para muitas pessoas casar e ter filhos ainda é tido como obrigatório e portanto torna-se forma de realização pessoal quando é alcançado.

    Comentário


      #3
      Sim.

      Tal como ter uma casa, um carro, dinheiro no banco, ter um bom emprego, ter férias todos os anos, ter saúde, é perfeitamente normal. Mesmo que alguém diga o contrário, daqui a 10/15 ou 20 anos, vai ter a necessidade de constituir família.

      Esta realização pessoal, não escolhe idade, não tem de ser aos 25/30 ou 35 anos, hã quem o faça aos 50, poque achou que era a altura...
      Editado pela última vez por Wolfman; 31 January 2010, 22:07.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
        Sabemos perfeitamente que se não houver reprodução a espécie humana deixa de existir. Nessa têmpera, existe um figurino a seguir: “Casar e ter filhos para ser feliz”. Este é o estereótipo incontestavelmente aceite pela sociedade como sendo o normal e correcto. A receita da felicidade. Pelo menos é assim que nos tem sido «vendido».

        Sabemos perfeitamente que além da vertente moral aceite e até de certa forma imposta pela sociedade, estamos a falar de pessoas, de sentimentos e da concepção que cada um tem de felicidade. Estamo-nos a debruçar sobre duas pessoas que se juntam e dos filhos que a sociedade espera que nasçam fruto dessa união. Estamos, acima de tudo, a falar de vidas.

        Por mais que se possa refutar, quem não seguir este caminho tem a perfeita consciência que poderá ser alvo da pressão e crítica social. E será isso social e eticamente correcto?
        Com esta nuvem moral constantemente a pairar sobre as nossas cabeças condicionando a nossa vontade, seremos totalmente livres?

        Por isso, pergunto: «Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal? Porquê?
        Por mim falo, mas, e independentemente de haverem "n" formas de realização pessoal e profissional, o ser humano equilibrado social e psicologicamente terá sempre, de, aqui ou ali, buscar esse tipo de solução estereotipada para se sentir feliz ou realizado por esse prisma.

        É claro que muita gente há que encontra equilíbrios dessa natureza mais tardiamente, ou nunca os encontra de todo. Mas, penso que para essas pessoas estará sempre a faltar algo nas suas vidas...

        Comentário


          #5
          Para mim n é de todo!

          Comentário


            #6
            Não é a fórmula. É uma fórmula para...

            Comentário


              #7
              É para alguns acho que as pessoas deviam desobrigar-se moralmente de cumprir esse objectivo, porque nem todos têm vida nem paciência para isso.

              Comentário


                #8
                Se somos totalmente livres? Não e ainda bem que assim pois este é um dos pressupostos da vivência em sociedade - um conjunto de regras e normas às quais todos devem obediência.

                «Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal? Porquê?

                Os desejos são mutáveis de indivíduo para indivíduo e este é mais um que a só alguns toca. É natural a necessidade do ser humano de formar família, pois desta depende a continuidade da espécie.
                A realização pessoal pode passar pela família, pelo trabalho, pela caridade e por isso não a considero como fórmula de realização, mas como forma de realização, assim como muitas outras. É certo que este desejo toca à maioria das pessoas, quer pela imposição moral (se bem que esta não possa ser considerado um desejo no verdadeiro sentido do termo) ou por vontade própria, aliada também à necessidade de ter alguém com quem partilhar o futuro e também uma forma de atingir a "imortalidade" através dos filhos.

                No entanto, a receita da felicidade está no concretizar dos desejos, quer seja com uma família ou individualmente.

                P.S: mais um bom tópico, Blade, parabéns!

                Comentário


                  #9
                  O planeta tem população em excesso. 6 biliões de almas é demasiado para os recursos disponíveis. Por essa razão, penso eu, a natalidade cai brutalmente nos países desenvolvidos. Estivemos programados para nos reproduzirmos durante séculos; hoje em dia a existência da espécie está mais do que assegurada e a natalidade diminui.

                  Claro que, nos países em que os níveis de bem estar são muito baixos e as taxas de mortalidade estão em conformidade, a natalidade é muito alta.

                  Isto, em conjunto com mudanças culturais, sociais e tecnológicas veio alterar muitas tendências.
                  Editado pela última vez por JotaeMe; 31 January 2010, 22:32.

                  Comentário


                    #10
                    Pessoalmente sim, mas só a partir dos 30.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                      Por isso, pergunto: «Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal? Porquê?
                      Bom tema sim senhor.

                      Acredito principalmente numa forma de pressão social que por estar entranhada à tanto tempo para algumas pessoas já é uma forma de realização pessoal.

                      Tenho amigas que o casamento é um sonho desde sempre, tendo algumas casado assim que acabaram a universidade. Outras tenho em que chegadas aos 30 casam. Não por ficarem mais felizes, mas porque aos 30 anos é idade de casar, porque os pais estavam à espera, os tios idem..

                      Pessoalmente não é um objectivo que tenha na vida. Quem sabe se mais tarde mudará, mas neste momento nem casamento nem filhos. Mas, curiosamente, já começo a ouvir alguns comentários nesse sentido, principalmente da família. Lá está, a pressão social.

                      Ultimamente tenho pensado um pouco mais sobre relações humanas e acredito que as pessoas se casam/constituem família pelo medo que têm em ficar sozinhas, pelo medo da solidão.

                      Começo, também, a sentir isso. As pessoas à minha volta estão nas idades de se juntarem (felizmente ainda sou novo), mas se antigamente bastava um sms entre amigos e lá iamos para os copos, hoje em dia já é mais complicado juntar toda a gente. Será que daqui a uns tempos se tornará impossível e passarei, também, a sentir essa necessidade?

                      Comentário


                        #12
                        Para mim não é.

                        E sim, sinto essa pressão social/familiar de casar e ter filhos, aquela pressão que todos sentimos quando estamos reunidos em família e surge aquela pergunta: Quando é que casas pá? Ou então quando é que estão a pensar em ter filhos?

                        Mas porquê??? Será que uma pessoa não pode ser feliz sozinha? Será que um casal não poderá ser feliz sem filhos?

                        Oh pá eu sei que para alguns membros isto é inconcebível e não compreendem como uma pessoa pode ser feliz sem filhos ou mesmo em última instância conseguir ser feliz sozinho.

                        Mas enquanto eu não estiver feliz/realizado nunca conseguirei fazer alguém feliz e depois tem que haver sempre essa predisposição de amar alguém, de adiar/mudar os nossos objectivos pessoais/profissionais em prol dos objectivos de outra pessoa.

                        Casar e ter filhos para ser aceite e ser considerado normal aos olhos da sociedade é um passo em falso no caminho da nossa felicidade pessoal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                          Para mim não é.

                          E sim, sinto essa pressão social/familiar de casar e ter filhos, aquela pressão que todos sentimos quando estamos reunidos em família e surge aquela pergunta: Quando é que casas pá? Ou então quando é que estão a pensar em ter filhos?

                          Mas porquê??? Será que uma pessoa não pode ser feliz sozinha? Será que um casal não poderá ser feliz sem filhos?

                          Oh pá eu sei que para alguns membros isto é inconcebível e não compreendem como uma pessoa pode ser feliz sem filhos ou mesmo em última instância conseguir ser feliz sozinho.

                          Mas enquanto eu não estiver feliz/realizado nunca conseguirei fazer alguém feliz e depois tem que haver sempre essa predisposição de amar alguém, de adiar/mudar os nossos objectivos pessoais/profissionais em prol dos objectivos de outra pessoa.

                          Casar e ter filhos para ser aceite e ser considerado normal aos olhos da sociedade é um passo em falso no caminho da nossa felicidade pessoal.
                          Claro que pode e DEVE se assim o entender, mesmo que goze a vida aos 50 anos, como que tivesse 20, tendo 1 namorada diferente todos os meses, isso não significa que deva casar e ter filhos, hoje em dia essa pressão existe, mas muito bem menos do que nos tempos dos nossos avós, logo quem acha que existe pressão que faça a mesma passar ao lado.

                          Agora nunca poderemos prever o futuro, o que alguém acha hoje que não é, amanhã pode ser e vice-versa...

                          Comentário


                            #14
                            Curiosamente nunca senti qualquer pressão para casar nem para ter filhos.
                            Casei aos 29 e a primeira filha nasceu tinha eu 31.

                            E acho que só deve casar/constituir familia quem sentir de facto apetência para isso. Caso assim não seja estragam-se no minimo 2 vidas.

                            Comentário


                              #15
                              «Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal? Porquê?

                              Para a esmagadora maioria das pessoas é.

                              Eu revejo-me no post do vsfce , para fazer alguém feliz primeiro tenho de o ser!
                              A pressão social não me vai afectar, ninguém tem nada a ver se sou ou não sou casado se tenho ou não tenho filhos e por ai fora .. Não temos todos os mesmos ideais ... Um dia se sentir necessidade de tal farei por isso.

                              Cump's



                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                Claro que pode e DEVE se assim o entender, mesmo que goze a vida aos 50 anos, como que tivesse 20, tendo 1 namorada diferente todos os meses, isso não significa que deva casar e ter filhos, hoje em dia essa pressão existe, mas muito bem menos do que nos tempos dos nossos avós, logo quem acha que existe pressão que faça a mesma passar ao lado.

                                Agora nunca poderemos prever o futuro, o que alguém acha hoje que não é, amanhã pode ser e vice-versa...
                                Pois ninguém pode prever o futuro mas devemos ser cautelosos não achas?

                                Caso um casamento não resulte ainda existe solução (divórcio) sendo que depois cada um segue a sua vida mas no caso de ter um filho essa decisão não deve ser tomada de ânimo leve e muito menos sujeita a pressão porque é uma opção irreversível.

                                E depois acho que até agora todos têm em mente que mais dia menos dia as pessoas que não querem casar ou ter filhos vão mudar de ideias o que reforça a ideia de que acham que essa é a fórmula mágica de realização pessoal.

                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                Curiosamente nunca senti qualquer pressão para casar nem para ter filhos.
                                Casei aos 29 e a primeira filha nasceu tinha eu 31.

                                E acho que só deve casar/constituir familia quem sentir de facto apetência para isso. Caso assim não seja estragam-se no minimo 2 vidas.
                                Agora imagina que tens 40/50 anos e ainda vives sozinho e és feliz achas que não estarias sujeito a essa pressão? Achas que não irias ser julgado e catalogado como "tio" para o resto da tua vida?

                                E imagina também que estás casado há vários anos e que não tens filhos, achas que não serias sujeito a pressão para ter filhos?
                                Achas que é lógico um casal ter filhos para ser feliz?

                                Comentário


                                  #17
                                  Longe de mim pensar no casamento como uma realização pessoal! Não está nem penso que esteja nos meus horizontes casar. Acho que contractos já existem muitos...

                                  Já ter filhos acho que passa por além de um objectivo de vida, ser uma necessidade como pessoa. Ver e ajudar um ser a crescer, amá-lo e acompanhá-lo no seu desenvolvimento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não, de todo, cada um tem as suas próprias fórmulas de realização pessoal.

                                    Casar e ter filhos é a que se calhar se encaixa na maior parte, mas o que realmente importa não é a fórmula, é ser-se mesmo feliz naquilo que se faz e que se é, vida até provas em contrário só temos esta, toca a aproveitá-la.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não é fórmula para todos, mas é sem dúvida a fórmula para a maioria.
                                      No meu caso, os meus planos passam +/- por aí. One big happy family. Acho que uma pessoa/família é tanto mais feliz quanto mais dos seus tiver à sua volta. Mas isto é só o que eu acho

                                      A sociedade faz sem dúvida pressão nesse sentido. Não acho que seja propriamente justa...mas a sociedade é como é

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não necessariamente.
                                        Primeiro nada impede que se constitua uma família sem haver casamento.
                                        Segundo nada impede que se seja realizado pessoalmente, sem que haja constituição de família, ou seja, não havendo filhos (de sangue ou adoptados).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Epa eu sou muito tenrinho, mas essa questao da pressao familiosocial para casar e ter filhos é um perfeito disparate, cada um é livre de escolher o rumo que quer tomar a sua vida, eu quero casar e constituir familia e lar porque faz parte dos meus planos a longo prazo e é um objectivo de vida (meu) deixar descendencia, em situaçao contraria, tenho um familiar com 49 anos que vive sosinho com a mae e é tao ou mais feliz que eu, casar nao é a receita para a afirmaçao da felicidade realizada, mas pode ser para alguns que o ambicionam Assim como há quem esteja casado e nao se sinta realizado, e quem esteja solteiro e infeliz, sao principios pessoais de cada intelectuo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post

                                            Agora imagina que tens 40/50 anos e ainda vives sozinho e és feliz achas que não estarias sujeito a essa pressão? Achas que não irias ser julgado e catalogado como "tio" para o resto da tua vida?

                                            E imagina também que estás casado há vários anos e que não tens filhos, achas que não serias sujeito a pressão para ter filhos?
                                            Achas que é lógico um casal ter filhos para ser feliz?
                                            Depende de quem tens à tua volta. Eu nunca tive essa pressão. E mesmo nesse cenário acho que não a teria. Isso não significa que não se pudesse falar no assunto. Mas isso é diferente de pressão.

                                            Claramente não. Nunca daria abertura aos meus pais/sogros para se intrometerem dessa maneira.
                                            Se o fizessem seria de certeza uma única vez...

                                            Quanto ao ser lógico ter filhos para ser feliz. Para mim sim, uma coisa implica a outra. Mas pode não ser sempre assim. As pessoas também podem concerteza ser felizes sem os ter.
                                            Aliás se não os pudesse ter arranjaria concerteza uma forma de ser na mesma feliz no casamento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                              Para mim não é.

                                              E sim, sinto essa pressão social/familiar de casar e ter filhos, aquela pressão que todos sentimos quando estamos reunidos em família e surge aquela pergunta: Quando é que casas pá? Ou então quando é que estão a pensar em ter filhos?

                                              Mas porquê??? Será que uma pessoa não pode ser feliz sozinha? Será que um casal não poderá ser feliz sem filhos?

                                              Oh pá eu sei que para alguns membros isto é inconcebível e não compreendem como uma pessoa pode ser feliz sem filhos ou mesmo em última instância conseguir ser feliz sozinho.

                                              Mas enquanto eu não estiver feliz/realizado nunca conseguirei fazer alguém feliz e depois tem que haver sempre essa predisposição de amar alguém, de adiar/mudar os nossos objectivos pessoais/profissionais em prol dos objectivos de outra pessoa.

                                              Casar e ter filhos para ser aceite e ser considerado normal aos olhos da sociedade é um passo em falso no caminho da nossa felicidade pessoal.
                                              Partilhamos da mesma opinião!

                                              Conheço alguns casos de pessoas com minha idade (20 e tal anos) e já estão casados e são pais. Apesar de eu não ter nada haver com a vida dos outros, mete-me confusão tais opções de vida, assim tão cedo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                                «Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal? Porquê?

                                                Para a esmagadora maioria das pessoas é.

                                                Eu revejo-me no post do vsfce , para fazer alguém feliz primeiro tenho de o ser!
                                                A pressão social não me vai afectar, ninguém tem nada a ver se sou ou não sou casado se tenho ou não tenho filhos e por ai fora .. Não temos todos os mesmos ideais ... Um dia se sentir necessidade de tal farei por isso.

                                                Cump's
                                                Vocês nem imaginam a pressão que as mulheres sentem para se casarem e terem filhos. Acho que é multiplicar a vossa por 100.

                                                Eu, por exemplo, adorava casar-me. Não sei se vai acontecer (confesso que estou a perder um bocado a esperança, pelo menos naquele casamento mais tradicional, por circunstâncias da vida) mas eu gostava. Não sinto pressão social nesse sentido, pois a maioria dos casais já prefere a união de facto.

                                                Já no que aos filhos diz respeito é um sururu. Eu não quero ter filhos e digo-o abertamente. Vocês nem imaginam. As pessoas olham para mim como se eu tivesse uma doença psiquiátrica grave. "Como é que alguém pode não querer ter filhos? Isso é INSANO! Ter filhos é a melhor coisa do mundo ...e o diabo a 4."
                                                Sou prontamente apelidada de egoísta (como se quem tem filhos não o fosse). Por acaso acho piada a isso, basta ver os casais divorciados que usam os filhos para magoar o outro...não isso não é ser egoísta. Não ter filhos é que é egoísta!!!

                                                E depois ainda levo com a cantiga de que vou mudar de ideias. Que é o meu relógio biológico que está atrasado. Que se calhar ainda não encontrei foi a pessoa certa (alguma coisa tem de estar errada, se calhar é a minha relação, porque as que têm filhos têm relações perfeitas..ok). Hei-de ver que quando encontrar "o tal" até hei-de desejar ter filhos aos magotes.

                                                E eu vou-me rindo. Tenho a humildade suficiente para saber que posso mudar de ideias (já mudei em tanta coisa na vida). E dizer agora que não quero não me obriga a não ter. Daqui a 2 ou 3 anos posso começar a achar que quero ter.

                                                Mas sinceramente, neste momento, a minha vida de sonho é a 2. Com programas interessantes ao fim-de-semana. Jantares, viagens, teatros, cinemas. Tudo, sem pensar em fraldas, biberons e noites sem dormir.

                                                Conheço bem de perto a vida de demasiados casais que tiveram filhos e mudaram radicalmente. A vida passou a ser completamente dominada por aqueles pequenos seres. E eu compreendo. Quem os tem deve dar-lhes toda a atenção. Mas eu não me sinto preparada (e talvez nunca venha a sentir) para programar a minha vida com base nas festinhas de anos dos miúdos, da natação dos miúdos, das aulas de inglês, ir buscar e levar, mais pediatra, enfim..............

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Depende da pessoa em questão. Eu creio que a maioria das pessoas deseja seguir essa fórmula em virtude de não terem a capacidade de aguentar ou de preencher a solidão e a família é uma forma de conseguir isso.

                                                  Além de que as mulheres têm um instinto maternal natural. Desde pequenas que sonham com o dia em que vão casar, ter filhos e assumir o lugar da mãe em casa.

                                                  Mas há pessoas que realmente não foram talhadas para isso. E vão ser infelizes assim.

                                                  A questão é a seguinte: a que grupo pertenço? Não sei!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Posso dizer, neste momento com 25 anos, que acredito que um filho possa ser o meu maior projecto nesta vida e quase toda a minha realização pessoal...

                                                    Agora casar e até ter um mesmo parceiro a vida toda...não necessariamente! Pode acontecer ou não...

                                                    ...mas experiência para me debruçar sobre um tema destes, também me falta e muita...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                      Mas sinceramente, neste momento, a minha vida de sonho é a 2. Com programas interessantes ao fim-de-semana. Jantares, viagens, teatros, cinemas. Tudo, sem pensar em fraldas, biberons e noites sem dormir.

                                                      Conheço bem de perto a vida de demasiados casais que tiveram filhos e mudaram radicalmente. A vida passou a ser completamente dominada por aqueles pequenos seres. E eu compreendo. Quem os tem deve dar-lhes toda a atenção. Mas eu não me sinto preparada (e talvez nunca venha a sentir) para programar a minha vida com base nas festinhas de anos dos miúdos, da natação dos miúdos, das aulas de inglês, ir buscar e levar, mais pediatra, enfim..............
                                                      Isto demonstra claramente que és egoísta.





                                                      Mas... será que é um defeito ou uma virtude?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Casar e não ter filhos é um desrespeito para a instituição que é o casamento, e deveria ter outro nome que não casamento

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Isto demonstra claramente que és egoísta.





                                                          Mas... será que é um defeito ou uma virtude?
                                                          Eu compreendo o teu ponto de vista e aceito. Mas tenho de colocar outra questão:

                                                          "Ter filhos para alcançar a MINHA realização pessoal é menos egoísta do que não os ter para alcançar, também, a MINHA realização pessoal?"

                                                          Tudo o que fazemos por nós, pela nossa felicidade e bem-estar é ser egoísta. Seja ter filhos ou não os ter ou outra coisa qualquer. E sim, é saudável ser egoísta nestes termos. Só não o é quando prejudicamos claramente outrem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Isto demonstra claramente que és egoísta.





                                                            Mas... será que é um defeito ou uma virtude?
                                                            É simplesmente consciente daquilo que quer, são opções de vida.

                                                            Na minha opinião claro!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X