Anúncio

Collapse
No announcement yet.

França deve aprovar lei que proíbe o uso do véu islâmico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade França deve aprovar lei que proíbe o uso do véu islâmico

    PARIS (Reuters) - A Assembleia Nacional da França deve aprovar uma resolução contra o véu islâmico que cobre o rosto inteiro das mulheres e, então, votar a mais severa lei que proíbe o uso da peça por mulheres, propôs uma comissão parlamentar nesta terça-feira.

    Apresentando conclusões após seis meses de audiências, o painel também sugeriu proibir que mulheres estrangeiras obtenham visto ou cidadania francesa se insistirem em cobrir seus rostos.

    Mas o grupo não chegou a um acordo sobre proibir completamente o uso dos véus, conhecidos também como burcas, ou restringi-los em prédios públicos, já que alguns membros argumentaram que uma proibição total seria inconstitucional.

    "O véu completo representa em uma maneira extraordinária tudo o que a França espontaneamente rejeita", disse o presidente da Assembleia Nacional, Bernard Accoyer, na apresentação do relatório da comissão.

    "É um símbolo da subjugação das mulheres e a bandeira do fundamentalismo extremista".

    Apesar de não terem defendido o uso do véu islâmico integral, líderes da minoria muçulmana de cinco milhões de pessoas disseram que uma proibição legal seria excessiva, já que menos de 2.000 mulheres afirmam usá-lo.

    Jamel Debbouze, famoso comediante parisiense de origem marroquina, condenou o plano como xenofóbico. "As pessoas que vão por esse caminho são racistas", disse à rádio francesa.

    A questão envolvendo o véu islâmico está relacionada a outro polêmico debate sobre identidade nacional que o governo lançou a poucos meses das eleições regionais, em março.

    Defensores da proibição argumentam que funcionários públicos necessitam de uma lei que permita a recusa de mulheres que não podem ser identificadas pelo véu islâmico ao solicitar serviços municipais, como auxílio médico, infantil ou transporte público.
    http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/26/franca-deve-aprovar-lei-que-proibe-uso-do-veu-islamico-915709104.asp
    Qual é a vossa opinião acerca deste tema e da notícia em particular? Concordam ou não? Justifiquem, por favor.

    #2
    Faz parte das regras da democracia aceitar a liberdade religiosa e as suas formas de expressão. Mas é também um princípio basilar a não discriminação das mulheres. Escolham qual dos dois direitos deve ter prioridade, já que são incompatíveis entre si. Eu prefiro o segundo.

    Comentário


      #3
      Deve, por que as mulheres árabes são muito bonitas e é um desperdício andarem tapadas

      Mais a sério, mais que o véu, devia-se falar dos direitos das mulheres, que pelos lados que conheço andam na rua da amargura

      Junta-se ao facto de serem, na grande maioria estrangeiros, adaptem-se ao país para onde vão, ou escolham outro

      Comentário


        #4
        Da mesma forma que sou contra a obrigação de o usarem nalguns países, sou também e obviamente contra a proibição de o usar.
        Vamos por um caminho negro...

        Comentário


          #5
          Completamente de acordo por aquilo que o texto refere.

          E até por questões de segurança.

          Comentário


            #6
            Eu se por qualquer motivo tivesse que ir viver para algum pais islâmico não ia gostar da ideia de a minha Mulher/namorada fosse obrigada a usar o véu, portanto acho que a proibição do uso do mesmo é um pouco radical.

            Comentário


              #7
              Em locais públicos sou contra por motivos de segurança.

              Comentário


                #8
                Totalmente de acordo com esta medida. Porque que carga d'água têm de ser os franceses a habituarem-se à cultura árabe se são os árabes que estão em "casa" alheia?

                Se vou à casa de alguém cumpro as regras existentes, não vou prá lá exigir que eles façam aquilo que eu quero.

                Comentário


                  #9
                  Eu concordo!

                  Têm de se asujeitar as regras do local para onde vão, não estão em casa para "mandar" . Se não gostam que vão para o pais deles.
                  Depois atras do véu querem construir uma mesquita e ninguém pode contestar pois faz parte da democracia respeitar a liberdade religiosa..

                  Eu quando vou para algum lugar tenho de me adptar ao mesmo, não vou para lá impingir regras

                  Cump's

                  Comentário


                    #10
                    Estou completamente de acordo. Ainda no outro dia vi uma reportagem sobre isso na tv e uma das senhoras que usava burka, dizia que era contra a lei e que se ela fosse em frente, provavelmente saíam de França e regressavam ao país de origem... Acho que os franceses não ficavam muito chateados.

                    Comentário


                      #11

                      Comentário


                        #12
                        Segundo vi na Euronews as mulheres árabes estão contra, porque a alternativa vai ser passarem o resto da vida em casa, porque os maridos não as vão deixar sair!

                        Entre andarem tapadas ou em prisão domiciliária (que ninguem vai controlar), prefiro que tenham liberdade dentro do possivel.

                        Comentário


                          #13
                          O que aconteceu ao conceito todos diferentes todos iguais?

                          É certo que neste caso as diferenças não são aceites e são em alguns casos sinónimo de privação de direitos mas qual será a alternativa para essas mulheres?

                          Ficar em casa trancadas e serem subjugadas apenas dentro de 4 paredes?

                          A burka é apenas uma peça de vestuário e a proibição do seu uso não vai mudar em nada as tradições e costumes que essas religiões adoptam e defendem.

                          Comentário


                            #14
                            Se a lei contemplar a proibição do uso de véu em serviços/edifícios públicos, por questões de segurança, eu compreendo e aceito. Fora daí acredito que vá contra o princípio da liberdade individual.

                            Se criticamos alguns países islâmicos por não aceitarem a forma de vestir ocidental quando para lá vamos não podemos tornar-nos iguais a eles.

                            Comentário


                              #15
                              Só é pena que seja só a França a ter leis destas.

                              O uso da Burka e o facto de andar na rua com a cara toda tapada é uma aberração e um potencial perigo publico. Já para não falar de uma descriminação e ofensa ás mulheres.

                              Já é hora da Europa impor algumas regras para o bem dos seus costumes e da sua segurança.

                              Quem não gostar tem bom remédio...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Só é pena que seja só a França a ter leis destas.

                                O uso da Burka e o facto de andar na rua com a cara toda tapada é uma aberração e um potencial perigo publico. Já para não falar de uma descriminação e ofensa ás mulheres.

                                Já é hora da Europa impor algumas regras para o bem dos seus costumes e da sua segurança.

                                Quem não gostar tem bom remédio...
                                Concordo em absoluto, alias o veu islamico devia ser proibido em toda a Europa assim como outras praticas controversas que ponham em causa a normalidade, a harmonia e a segurança de um povo e de uma cultura.

                                Portanto que quiser usar um veu islamico que o faça fora da europa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                                  Segundo vi na Euronews as mulheres árabes estão contra, porque a alternativa vai ser passarem o resto da vida em casa, porque os maridos não as vão deixar sair!

                                  Entre andarem tapadas ou em prisão domiciliária (que ninguem vai controlar), prefiro que tenham liberdade dentro do possivel.
                                  Estão mal ... vão para a terra delas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    com este frio já ponderei eu mesmo usar isto

                                    Comentário


                                      #19
                                      Totalmente de acordo.

                                      Os ocidentais quando se deslocam a paises islamicos (A. Saudita, Irão, Yeman etc.), tem que respeita as leis islamicas, ou seja as mulheres têm que no minimo cobrir a cabeça com o veu islamico (basta ver as jornalistas da TV quando vão a esses paises fazer reportagens, ou aos homens não ser permitido por exemplo o uso de um crucifixo num fio ao pescoço), portanto os muçulmanos no ocidente deve respeitar as leis vigentes nestes paises.

                                      Tão simples, quanto isto!
                                      Editado pela última vez por Akagi; 01 February 2010, 10:44.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                        Totalmente de acordo com esta medida. Porque que carga d'água têm de ser os franceses a habituarem-se à cultura árabe se são os árabes que estão em "casa" alheia?

                                        Se vou à casa de alguém cumpro as regras existentes, não vou prá lá exigir que eles façam aquilo que eu quero.
                                        Esta tudo dito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Se a lei contemplar a proibição do uso de véu em serviços/edifícios públicos, por questões de segurança, eu compreendo e aceito. Fora daí acredito que vá contra o princípio da liberdade individual.

                                          Se criticamos alguns países islâmicos por não aceitarem a forma de vestir ocidental quando para lá vamos não podemos tornar-nos iguais a eles.
                                          Ora, aí está algo errado no que dizes. É que actualmente já a maior parte dos países islâmicos obrigam as mulheres estrangeiras a usar o véu no seu território. Onde está então aí a tal liberdade?

                                          Começa a existir algum cansaço por parte do ocidente que acolhe dezenas de milhões de islâmicos a quem dão trabalho e melhores condições de vida do que nos seus países de origem oferecendo-lhes todo o género de liberdade, e a reciprocidade que obtemos é a sujeição às suas tradições religiosas a qualquer cidadão que pise o seu território sob pena de linchamento público.
                                          Eu não admitia que tal atitude fosse cometida sobre a minha esposa ou filha que teriam de se submeter ao uso do véu islâmico. É uma violência. É uma humilhação, pois estariam subjugadas a uma índole religiosa fora das mesquitas, fora dos seus templos. É algo que vai contra a mais primordial de todas as liberdades: a liberdade individual. Esta, sim, é a única liberdade que jamais poderá ser violada, seja por ideais religiosos, políticos, sexuais, económicos ou de qualquer outra espécie. Por isso, quando a liberdade individual é subjugada a uma imposição religiosa, está a ser perpetrado um crime sobre a liberdade universal do ser humano.

                                          Como tal, julgo que é hora de ocidente deixar de se vergar ao mundo islâmico. Se eles querem ser respeitados, então que comecem também por respeitar. Que dêem também eles o exemplo. Comecem por permitir que pessoas de outras culturas e religiões não sejam obrigadas a se subjugar à sua cultura e obrigações religiosas usando o véu sempre que entrem nos seus países.
                                          Devem estar a pensar “Mas este gajo é tão moralista e agora vem para aqui com um discurso radical!”. Mas não, apenas estou a mostrar que não sou hipócrita e politicamente correcto, pois todos sabemos que existe um excesso de submissão do ocidente face ao mundo islâmico. Nós que não raramente somos brindados com ameaças e ataques terroristas que mudaram o nosso modo de vida; que somos alvo da manipulação petrolífera que toca diariamente nas nossas carteira; nós, ocidentais, que damos emprego e tolerância e recebemos em troca ameaças, morte e intolerância.

                                          Além disso, perguntem às mulheres islâmicas se gostam da existência submissa e miserável que lhes está reservada e ouçam a sua resposta. Pois vos digo que a minha gata tem melhores condições de vida do que a maioria delas. Quando um ser humano unilateralmente condiciona a vida doutro, então está a proibir que essa pessoa seja livre.
                                          A opressão da mulher islâmica pelo homem tem um significado social e político onde, tanto o estado como a família, marginalizam e inferiorizam a mulher. Se pensam que a mulher vive assim de livre vontade, como explicam que ela prefira sujeitar-se à burca a ter de ficar fechada em casa?! Estamos unicamente a dar-lhe a escolher de entre dois castigos e nada mais que isso. Estamos a falar de duas restrições inadmissíveis em países que defendem nas suas constituições o direito à liberdade dos cidadãos.
                                          Esta está numa prisão existencial corroborada pela religião face ao silêncio permissivo ocidental. Mas que raio de ocidente é este que derramou tanto sangue para que a liberdade e igualdade fossem uma realidade e agora sujeitam-se a este retrocesso? Além do mais, pessoas escondidas debaixo de burcas não podem ser identificadas constituindo um permanente perigo público. Tal não é aceite para qualquer um de nós e para eles é-lo porquê?

                                          Digam à vontade que estou a ser preconceituoso. Só que eu apenas opto por não ser falso querendo estar de acordo com duas realidades antagónicas. Não é possível dizer que concordo com a liberdade religiosa quando esta choca violentamente com a liberdade feminina. A liberdade individual. Prefiro defender a liberdade humana sobre todo e qualquer outro tipo de liberdade particular que acorrente a maior de todas as liberdades: a liberdade de ser.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quem não estiver bem, com véu ou sem ele façam o favor a França paga o bilhete e tudo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
                                              Quem não estiver bem, com véu ou sem ele façam o favor a França paga o bilhete e tudo.
                                              É. Foi mais ou menos isso que quiz dizer no enorme post que escrevi.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguém com cojones finalmente! "Se não os podes vencer, juta-te a eles" que é como quem diz, faz o que eles fazem a ver se gostam.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                  Alguém com cojones finalmente! "Se não os podes vencer, juta-te a eles" que é como quem diz, faz o que eles fazem a ver se gostam.
                                                  Eles que provem um bocado do seu próprio veneno, a ver se também gostam

                                                  Comentário


                                                    #26


                                                    Vocês têm noção que estamos a falar de pessoas e não de animais certo? Que não estamos a escorraçar uma religião mas sim uma pessoa que por livre e espontânea vontade sujeita-se a essa religião.

                                                    A ideia de eles provarem o próprio veneno e de ser uma lição que estamos a dar aos islâmicos é completamente infantil e só prova que estamos ao nível deles no que diz respeito à aceitação das diferenças.
                                                    Um grupo de islâmicos ataca um país da Europa e qual é para vós a solução? Retribuir na mesma moeda está claro, independentemente do número de vitimas inocentes que esse ataque provoca, o que interessa é afirmar que conseguimos ser iguais ou piores que eles.

                                                    Eu não estou a ser politicamente correcto apenas acho que é uma estupidez proibirem o uso de um traje que cada vez mais cai em desuso e agora que isso está a acontecer é que se lembram das pobres mulheres.

                                                    E não pensam sequer que essas mulheres que andam livremente pelas ruas podem vir a ser privadas de o fazerem e não pensam que essa até pode ser uma vontade da própria mulher.

                                                    Porque não proíbem as mulheres cristas de usarem crucifixos e vestirem de preto quando morre alguém, porque não proíbem os judeus de usarem o quipá, porque não proíbem o uso de símbolos nazis, etc etc etc...

                                                    E acho que muitos de vós têm uma ideia muito errada do islão e associam-no directamente ao terrorismo.

                                                    Sinceramente isto para mim é um retrocesso cultural e apenas vai intensificar a guerra e o ódio entre ocidente/islão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                      Ora, aí está algo errado no que dizes. É que actualmente já a maior parte dos países islâmicos obrigam as mulheres estrangeiras a usar o véu no seu território. Onde está então aí a tal liberdade? (...)
                                                      Acho que interpretaste mal o meu post (a julgar pelo sublinhado).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Concordo!

                                                        Será mais ou menos um "extremismo, com extremismo se paga"...

                                                        Com a atenuante de ser uma religião um pouco intolerante, mas que terá de abrir um pouco as portas... Talvez percebam que não faz mal as mulheres andarem de cabeça exposta...

                                                        Apesar de a Europa ser o "grupo" tolerante, dever-se-á começar a levar estas disputas também para o outro lado (à semelhança de como Angola procedeu depois do Mantorras ter sido apanhado cá sem carta, ).

                                                        Não podemos continuar a ser tão tolerantes e a baixar as calças, porque quanto mais se baixa, mais se vê...

                                                        As nossas vão daqui e têm de se tapar todas porque ELES consideram uma afronta, cumprimos e calamos...

                                                        As deles também deverão fazer o mesmo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                          ...
                                                          Eu acho que já fomos compreensivos demais com eles. E quanto a eles terem liberdade e espontânea vontade, não me cheira. Ou seguem aquilo ou são inimigos. E quanto a irmos ser como eles, não há outra maneira. Mentes limitadas só lá vão à base da confrontação, especialmente eles.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Acho que interpretaste mal o meu post (a julgar pelo sublinhado).
                                                            Se foi, as minhas desculpas. Contingências da «verbalização» escrita.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X