Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Prova de resistência de Kart 150min.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Desporto] Prova de resistência de Kart 150min.

    Boas.

    Vou participar numa prova de resistência em Kart nos próximos dias em Évora e preciso de umas dicas... Sei que há aqui uns quantos praticantes no fórum.
    Dicas físicas, dicas sobre a roupa mais adequada, dicas sobre o comportamento em pista visto que nunca fiz uma corrida deste tipo, todas as dicas que me puderem dar e mais algumas.

    Obrigado desde já pelas respostas.

    Cumps.

    #2
    150 minutos non-stop?

    Comentário


      #3
      Fonix!! 150 min é muita fruta!!
      Eu com 20min já fico todo partido!

      Comentário


        #4
        Para mim a melhor roupa é:
        O mais velho que tiveres( pois aquilo suja muito)
        E de resto: luvas, Protecções para as pernas tipo caneleiras, capacete.
        Este ultimo costuma ser fornecido.

        Comentário


          #5
          Havia aqui pelo menos um user que te podia dar todas as dicas e mais algumas... mas já cá não anda... foi banido... Procura por Rujorian na net

          Comentário


            #6
            Sim são 150min mas somos 4 pilotos, é por turnos...

            Havia de ser bonito se eu corresse os 150min, lol!

            EDIT: Somos 5, enganei-me...
            Editado pela última vez por fapoc; 03 February 2010, 00:37.

            Comentário


              #7
              Eu posso dar-te dicas, mas primeiro preciso de saber:

              -Que tipo de kart vai ser?
              -A condução vai ser por turnos de quantos minutos?
              -Qual a tua experiência?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                Sim são 150min mas somos 4 pilotos, é por turnos...

                Havia de ser bonito se eu corresse os 150min, lol!
                A prova vai ser quando?

                Comentário


                  #9
                  a minha dica é que se não levares luvas não aguentas mais do que 15 minutos.

                  Comentário


                    #10
                    Vê neste link dum tópico sobre kart

                    http://forum.autohoje.com/desporto-a...post1063224039

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Eu posso dar-te dicas, mas primeiro preciso de saber:

                      -Que tipo de kart vai ser?
                      -A condução vai ser por turnos de quantos minutos?
                      -Qual a tua experiência?

                      Kart Dino com motor Honda 270cc
                      Não está aonda definido, mas no máximo são 30min.
                      Próxima de zero...
                      Editado pela última vez por fapoc; 03 February 2010, 00:32.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fmsantos Ver Post
                        A prova vai ser quando?
                        Próximo Domingo, dia 7.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                          Kart Dino com motor Honda 270cc
                          Não está aonda definido
                          Próxima de zero...
                          Vê o link do site do rujoran do meu ultimo post

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por djm Ver Post
                            a minha dica é que se não levares luvas não aguentas mais do que 15 minutos.
                            Já as tenho a jeito...

                            Comentário


                              #15
                              Água. Muita água.

                              Eu pelo menos ao final de 20 minutos estou praticamente desidratado (que falta de preparação física)

                              Sapatilhas estreitas

                              Na diversão, deixa passar quem está a ser mais rápido (se for muito mais rápido).
                              A picar, não deixes passarem por dentro.
                              Se nunca andaste, tenta encontrar o teu ritmo, não tentes fazer logo a primeira volta ao máximo.

                              Comentário


                                #16
                                Se são 150/4 dá cerca de 35 minutos por piloto...nada muito complicado mas já é puxadote.

                                Se fazes ginásio não há problema, caso contrário começa a trabalhar braços...leva luvas porque se não vais ficar com as mãos em carne viva rapidamente

                                Comportamento do kart...o kart na partida tem tendência a perder muita aderência, por os pneus terem arrefecido muito. De resto são os básicos...travar antes da curva, fazer curva com tracção. Não travar no meio das curvas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                  Para mim a melhor roupa é:
                                  O mais velho que tiveres( pois aquilo suja muito)
                                  E de resto: luvas, Protecções para as pernas tipo caneleiras, capacete.
                                  Este ultimo costuma ser fornecido.

                                  Caneleiras??



                                  Vais sentado a conduzir, não a jogar à bola!

                                  Ou querias dizer joelheiras? Essas dão jeito por causa do deposito, mas também depende da estrutura do chassis que são diferentes de marca para marca.
                                  Esqueci-me que o tipo de condução (agressivo) pede as tais joelheiras. Mas cada pessoa tem o seu estilo de condução
                                  Editado pela última vez por JapunaTT; 03 February 2010, 00:39.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                    Vê o link do site do rujoran do meu ultimo post
                                    Obrigado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Se são 150/4 dá cerca de 35 minutos por piloto...nada muito complicado mas já é puxadote.

                                      Se fazes ginásio não há problema, caso contrário começa a trabalhar braços...leva luvas porque se não vais ficar com as mãos em carne viva rapidamente

                                      Comportamento do kart...o kart na partida tem tendência a perder muita aderência, por os pneus terem arrefecido muito. De resto são os básicos...travar antes da curva, fazer curva com tracção. Não travar no meio das curvas

                                      São 5, enganei-me...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Se são 150/4 dá cerca de 35 minutos por piloto...nada muito complicado mas já é puxadote.

                                        Se fazes ginásio não há problema, caso contrário começa a trabalhar braços...leva luvas porque se não vais ficar com as mãos em carne viva rapidamente

                                        Comportamento do kart...o kart na partida tem tendência a perder muita aderência, por os pneus terem arrefecido muito. De resto são os básicos...travar antes da curva, fazer curva com tracção. Não travar no meio das curvas
                                        Se não fizer isso, perde-se metade da piada
                                        Pelo menos de forma mais controlada possível (para não parar de vez)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Basicamente, já disseram tudo portanto so me resta desejar boa sorte e que te divirtas imenso.
                                          (Sábado, dia 6, também irei ter uma prova de karts no KIP mas apenas de 15 + 30 mins)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu lá em Évora participei numa prova de 120 minutos em que fiz 30 minutos seguidos. Só parei para trocar de condutor porque assim tinha de ser, porque estava a adorar. É fantástico.

                                            Custou tanto porque eu estava a recuperar imensos lugares na tabela e estava-me a dar um gozo tremendo. Ainda por cima quem veio a seguir foi sempre a descer....
                                            Editado pela última vez por NunoS; 03 February 2010, 01:50.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só pra acrescentar:

                                              - se és fraco de estômago, usa cinta. Evita que as miudezas andem a baloiçar...

                                              - não olhes pras rodas. Podem achar piada mas já me aconteceu várias vezes ver pessoal "à cata do caracol" junto aos pneus.

                                              - apoia o corpo para o lado de fora das curvas.

                                              - diverte-te. Com pouca experiência, terás poucas hipóteses de ganhar mas mais que a corrida, é uma hipótese de largar o stress...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                                Caneleiras??



                                                Vais sentado a conduzir, não a jogar à bola!

                                                Ou querias dizer joelheiras? Essas dão jeito por causa do deposito, mas também depende da estrutura do chassis que são diferentes de marca para marca.
                                                Esqueci-me que o tipo de condução (agressivo) pede as tais joelheiras. Mas cada pessoa tem o seu estilo de condução
                                                Não, é mesmo caneleiras, isto porque se levares um choque lateral como levou a minha mulher ficas com a perna preta.
                                                A caneleira tem é de ser posta de lado (parte interior da perna).
                                                Claro que estas indicações tb depende de kart para kart

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma coisa muito importante, não te esqueças que os karts não tem marcha a traz!
                                                  (que figura de urso que fiz a primeira vez!, bati contra um pneu, e depois fiquei a procura da alavanca da marcha a traz)

                                                  Pode parecer estúpido mas é importante, para ir para traz metes a mão na roda da frente (não queima) e puxas-la para traz.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                    Não, é mesmo caneleiras, isto porque se levares um choque lateral como levou a minha mulher ficas com a perna preta.
                                                    A caneleira tem é de ser posta de lado (parte interior da perna).
                                                    Claro que estas indicações tb depende de kart para kart
                                                    Da maneira como usas as caneleiras, tem a mesma função das joelheiras, que são laterais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                      Kart Dino com motor Honda 270cc
                                                      Não está aonda definido, mas no máximo são 30min.
                                                      Próxima de zero...
                                                      Ora bem, com essa experiência, vou fazer recomendações para te divertires e evitares acidentes:

                                                      • Luvas são essenciais;
                                                      • Vai de estômago vazio e a última refeição antes da prova convém ser leve;
                                                      • Ajusta bem o capacete e aperta-o muito bem;
                                                      • Leva roupa velha e apertada (peças de roupa com partes soltas são proibidas, pois podem enganchar-se na corrente);
                                                      • Cuidado ao sair do kart, pois a zona do escape está muito quente e pode provocar queimaduras;

                                                      Do ponto de vista "desportivo":
                                                      • Esse kart é lentinho, por isso, dá para fazer quase toda a pista a fundo;
                                                      • Nunca traves de forma a bloquear as rodas, pois perderás imenso tempo;
                                                      • Tenta pilotar de forma suave, alargando as trajectórias; quanto menos virares o volante melhor;
                                                      • Se o kart fugir de frente, acelera a fundo;
                                                      • Se o kart fugir de traseira, alarga ligeiramente a trajectória e alivia ligeiramente o acelerador;

                                                      Se quiseres fazer tempos bons, os sítios onde se ganha ou perde mais tempo são:
                                                      • As curvas lentas;
                                                      • As curvas antes de longas rectas;


                                                      Espero ter ajudado.
                                                      Editado pela última vez por eu; 03 February 2010, 10:05.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenta não andar muito de lado no drift ou acabas em último!

                                                        Falo por experiência própria!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem, pessoal obrigado pelas dicas...

                                                          Já retive aqui algumas bem interessantes, coisas em que nem pensava!

                                                          No Domingo depois venho cá deixar o resultado da experiência.

                                                          Cumps.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A pedido do meu colega já banido, Rujorian, deixo aqui um texto que talvez possa ser útil.

                                                            Boas,

                                                            Se me permites, para além das dicas que já te deram, aqui vão mais algumas:

                                                            - Comer: deves ir para a pista já com a digestão feita. A maior parte do pessoal dá-se mal com comida no estomago. Se tiveres fome antes (dúvido porque a adrenalina dá-te “alimento” suficiente), come uma barra energética.

                                                            - Caleneiras: Se tiveres menos de 1,75m de altura, é provável que precises de caneleiras... é que os karts de Évora tem a barra de direcção longitudinal numa posição que faz com que os gémeos (falo dos músculos... claro) fiquem apoiados nesta. No dia seguinte, vais ter dores, tipo nódoa negra. Se bem que não seja nada de especial e possas perfeitamente passar sem as caneleiras, pelo menos ficas a saber que neste caso até são úteis. Obviamente devem ser colocadas precisamente ao contrário do seu uso normal, ou seja a proteger os gémeos.

                                                            - A joelheira (principalmente na perna direita) também ajuda pois o interior do joelho e um pouco acima deste vai estar em contacto com o depósito e se bem que não te doa, no dia seguinte podes ter algumas dores. Não é fundamental, mas ajuda.

                                                            - A posição de condução é muito importante e como já alguém aqui referiu, deves enclinart o corpo no sentido natural da força centrifuga, ou seja, para o lado de fora das curvas. Quem se inicia tem a tendência para curvar tipo mota, enclinando o corpo para o lado onde vira. Nada mais errado. Sem entrar em pormenores (podes pesquisar no fórum pois existe um tópico que fala sobre isso em maior detalhe), é muito importante que adoptes um posicionamento correcto.

                                                            - Para quem tem pouca prática, escolheste logo uma corrida “complicada”. Não te assustes, mas vou-te explicar porquê.
                                                            As corridas de resistência englobam algumas características que não existem nas individuais... as trocas de piloto, a gestão dos tempos mínimos e máximos de cada turno, a pulseira identificativa, o peso mínimo, reabastecimento, as dobragens, o regulamento.

                                                            a) Comecemos por este último. Deves ler (e os teus companheiros também) com atenção os regulamentos, pois se a organização for rigorosa, irão acontecer penalizações. Aliás, as penalizações são muitas vezes o maior adversário em pista. Por isso, nada de incorrer em infrações para não serem penalizados.

                                                            b) No caso concreto desta corrida, uma vez que cada piloto corre apenas uma vez, a gestão das trocas não será complicada, tendo que ter em atenção apenas dois pontos: o tempo mínimo e máximo que cada piloto pode permanecer em pista. Geralmente existe uma tolerância que pode ir de 1 a 2 minutos. Ou seja, quem estiver fora deve ter a noção de quando chamar o piloto em pista para a zona de trocas. Se o piloto em pista não vir a chamada, vai continuar a rodar e pode ultrapassar o seu tempo e com isso lá vem uma penalização.

                                                            Para evitar isso, arrangem um cartaz em papelão (não vale a pena estarem a gastar dinheiro com coisas profissionais) com uma cor berrante (amarelo ou laranja florescente) e escrevam nele o nome da equipa. Combinem a seguinte estratégia: amopstragem do cartaz numa zona pré-definida da recta da meta, TRÊS voltas antes da saída e com três dedos bem visíveis. Porquê? Porque muitas vezes, um piloto vai tão concentrado na condução que passa sem ver. Assim, ainda existem mais duas tentativas. À 2ª obviamente dois dedos e na última apenas 1 dedo. O piloto nesses caso, entrará na zona de trocas no final dessa volta.

                                                            Quando o piloto efectua a troca, em regra deve mostrar a pulseira (é dada no briefing) para que a organização controle a sua participação e tempo em pista. A pesagem do piloto e kart também é feita nesta altura.

                                                            c) Os pesos... dependem do regulamento, mas em regra existe um peso mínimo para o conjunto piloto/kart. Como nem todos os pilotos tem o mesmo peso, isso significa que em cada troca de piloto, devem acrescentar ou retirar lastro de forma a manterem o peso mínimo, senão... lá vem penalização!
                                                            Lembra-te que podes perder 200 g. No verão perdes muito mais.
                                                            Geralmente a equipa organiza-se e enquanto o piloto sai do kart para a troca, um dos outros elementos está a trocar os pesos. Aproveitem ainda para nesta ocasião, por spray na corrente (é vulgar nas provas de resistência a corrente partir se não for regularmente oleada).

                                                            d) O reabastecimen to... perguntem antes do início da prova para quanto tempo se prevê a duração do depósito. É provavel que não dê para a corrida toda. Nesse caso, devem perceber que troca de piloto vão aproveitar e esse piloto irá então, antes de regressar à pista, fazer o reabastecimento.

                                                            e) As dobragens... vocês vão encontrar nesta prova, pilotos muito experientes e por isso ao fim de algum tempo vão começar a ser dobrados. É comum ser mostrada a bandeira AZUL e tem 2 a 3 curvas para deixar passar. A bandeira azul é geralmente mostrada apenas para dobragens realizadas pelos 3 primeiros. Mas como é óbvio, poderão ser dobrados por mais pilotos. Dois conselhos: mantenham a vossa trajectória e não andem de um lado para o outro na pista pois isso atrapalha e quando numa zona de ultrapassagem, encostem para um dos lados da pista e sinalizem com a mão o lado por onde querem ser ultrapassados. Um piloto mais experiente saberá o que fazer e vocês são ultrapassados sem problemas.

                                                            Claro que uma corrida de resistência tem mais pontos a considerar mas são de ordem mais estratégica e no vosso caso acho que para já não se devem preocupar com isso, mas antes divertirem-se, ganharem experiência e passarem um bom bocado.

                                                            Posto isto, mais algumas sugestões... quando sentirem que atrás de vocês está alguém bastante mais rápido (mesmo sem bandeira azul), não devem fechar trajectórias e impedir a ultrapassagem. Sem dar por isso, irão rodar ainda mais lentos se o fizerem. Devem deixar passar e ir atrás dele o maior número de voltas possíveis, copiando trajectórias. Teoricamente, se é um piloto mais rápido, é melhor que vocês, então vale a pena segui-lo. Claro que ao fim de algum tempo vão perdê-lo mas entretanto aprenderam um pouco mais. Isto é válido para pilotos menos experientes, porque numa situação “normal” se o lugar estiver em disputa, ninguém vai querer ser ultrapassado.

                                                            Mas isso fica para quando tiverem mais experiência.

                                                            Apesar da muita experiência que tenho, é óbvio que encontro pilotos melhores que eu, e garanto-vos que não é desprestigio deixá-los passar e ir atrás deles. Se tivermos abertura de espírito, estamos sempre a aprender...

                                                            A pista de Évora é bastante técnica e tem alguns pontos “manhosos”. Deixo-te a seguir uma “volta guiada”. Poderão existir prespectivas diferentes, esta é a minha e espero que te ajude.

                                                            Arranja uma imagem (vista aérea de preferência) da pista para melhor seguires a “volta guiada”.

                                                            ----------------------------------------------

                                                            Após a partida, ao fim da recta da meta, surge logo uma esq. / dir. (curva 1 e 2). O posicionamento mais à esq. possível na 1 (pisando o corrector com a roda esquerda) vai permitir um melhor ângulo de entrada para a 2 que é uma longa dir. até á curva 3. Não sendo uma curva difícil é no entanto importantíssima pois vai ditar a velocidade com que se vai fazer a recta interior até á curva 4.

                                                            Assim que se entra na 2, pé em baixo, trajectória suave pois uma escorregadela nos 4T paga-se cara... A força centrífuga vai ‘atirar’ alguns pilotos para uma trajectória muito larga... eis a 1ª oportunidade de ultrapassagem. Quem conseguir fazer esta longa dir. mais cortada, vai conseguir ganhar a ‘linha’ para a curva 3, fazê-la por dentro e ficar bem posicionado para a recta interior.

                                                            No fim desta recta vem a 1ª curva ‘coração’: a 4! Se a secção anterior foi bem feita, chega-se aqui ‘a abrir’ e sendo este um dos principais pontos de passagem... e de piões... vai ter que ser uma esq. bem ‘negociada’. É preciso aguentar... aguentar... aguentar... e travar o mais tarde possível... bem encostado à dir., roda em cima do corretor e 1 metro antes de atingirem a paralela com a ‘ponta’ da curva, p’ra ‘cima dela’... quase num ângulo de 90º.
                                                            Esta esq., como tem a travagem muito tarde e forte (precisamente por ser tardia) é propícia a piões.

                                                            A seguir à curva 4 vem uma pequena recta no fim da qual dá para meter por dentro e passar. A recta termina num S (curva 5 e 6) semelhante à curva 1 e 2, tb uma esq. / dir. mas a subir. A dir. é um pouco mais cortada que a curva 2 mas basicamente feita da mesma forma. Logo na entrada da dir. (curva 6) dá para meter a roda dir. em cima do corretor pois fica-se com um melhor ângulo para atacar a saída da curva.

                                                            Mais uma vez prego a fundo. A curva 7 é uma dir. bem cortadinha seguida da esq. 8 (feita em cima do corretor) e dá acesso à última recta interior.
                                                            À semelhança da curva 4, no fim desta recta têm outra curva ‘coração’ (curva 9) mas à dir. Também chamada de “curva do portão”.Travar o mais tarde possível, agora o mais chegado à esq... mesma técnica descrita para a 4. Zona de ultrapassagem devido á travagem tardia, não tão difícil de negociar como a 4.

                                                            Roda dir. em cima do corrector e atenção que logo de seguida vem um S, imediata esq. (curva 10) e dir. (curva 11). Uma má entrada na 9 e esta sequência (que vai dar velocidade para a recta da meta) está comprometida.

                                                            A seguir à dir. (curva 11) já de pé em baixo, outra dir. (curva 12) e recta da meta.

                                                            Perímetro: 908m
                                                            Largura: 8 a 9m

                                                            Abraço e boas curvas!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X