Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TomTom: Tive azar ou isto é mesmo terrível?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    TomTom: Tive azar ou isto é mesmo terrível?

    Sei que existe um tópico sobre GPS, mas dada a especificidade da pergunta aliada ao facto de o referido tópico ter participações menos regulares, peço o favor à moderação de deixar este isolado, pelo menos até que exista um número de participações que permita tirar alguma conclusão.


    Boas.

    Há um ano comprei um TomTom One 3rd Edition (Ibérico) e tem sido até agora (com uma larga margem) o pior produto que comprei na última década!

    Começou logo com o sair do Office Centre, ligar o GPS e verificar que o mapa estava desactualizado.

    Liguei o GPS ao pc e tinha um mapa actualizado disponível...
    ...a pagar!

    Mais curioso se torna, quando o preço das actualizações ao longo de 2 anos nivelam com o custo do GPS novo, ou seja, se eu não actualizar (que é o que vou fazer) durante 2 anos, com o que poupei compro um GPS novo, com garantia de 2 anos, e opcionalmente de uma marca com actualizações gratuitas.

    Mas não é só isto. Por vezes ao arrancar fica a pensar como se fosse um Pentium II a correr o Windows Vista, e em determinados dias como o de hoje, ao andar em Lisboa o GPS não detecta que eu já virei e continua a dar-me instruções (erradas) como se estivesse na rua anterior.
    Aliás, hoje até andei na Av. da República na faixa interior da direita, e o GPS a dizer-me que estava na faixa interior da esquerda (em contra-mão, portanto) com a catarina a dizer-me para voltar atrás...

    Como se isto não chegasse, hoje tive de fazer um trajecto em que pretendia evitar a IC19 e a CREL (por motivos óbvios), pelo que escolhi "o percurso mais curto".
    Uma das perguntas que o TomTom faz é "Quer evitar estradas sem pavimento?" ao que eu naturalmente respondi que Sim.

    As imagens falam por si:








    E isto não foram as piores alturas, porque eu achei que ia precisar de chamar a assistência em viagem para me ir buscar ao meio de qualquer lado.
    Eu não gostaria de ter feito aquele trajecto num SUV, quanto mais num C4 com jante 17!


    Para ajudar, apesar dos vidros do meu carro estarem aptos ao teste do algodão (bem como a ventosa), eu necessito de alguma perícia adicional na condução, pois para além de usar as mãos para o volante e caixa, ainda tenho de usa-las para jogar ao "apanha o gps antes que se estatele no chão depois de bater no tablier"!

    Para finalizar, o site da TomTom empurra o cliente para descobrir as respostas (estilo "desenrasca-te") sem fornecer um contacto de email directo.
    Aliás, tem um contacto onde sugerem e encorajam o envio de feedback...
    ...por carta para o estrangeiro!!!

    Posto isto, fui eu que tive azar ou isto é mesmo terrível?

    #2
    Tiveste azar, isso pode acontecer com qualquer marca, pois o erro está no mapa.

    Os mapas não são actualizados gratuitamente? Tens a certeza? No meu TomTom XL ibérico, as actualizações são gratuitas...

    Comentário


      #3
      As experiências que tenho tido com mapas teleatlas (os que equipam os aparelhos tomtom) têm sido decepcionantes quando comparado com o concorrente (navteq).

      Comentário


        #4
        E no meu Via michelin, tb actualizo o tomtom, gratuitamente

        Comentário


          #5
          Nos meus NDrive também...

          Comentário


            #6
            Acho que tiveste azar.

            O meu irmão tem um TomTom One 2nd Edition (Ibérico), e tem-se portado à altura. Eu já fiz uns bons milhares de kms com ele no carro, e salvo algumas situações menos normais aqui ou ali (mas nada de grave), não há grandes razões de queixa.
            E as actualizações são gratuitas.

            Comentário


              #7
              é mesmo assim.. não é defeito é feitio...
              eles não poderiam acabar com a arte da aventura...

              A ventosa no carro é uma treta comparada à do blaupunkt o tomtom one europe não a real peid#... está muito bem no vidro e do nada lembra-se que está cansado cai para debaixo do banco perde o sinal e pronto lá estou eu perdido again...

              Ah para não falar que não possui ruas de Gondomar que já têm anos...já tive que parar num café e perguntar onde era o sítio e as pessoas ficarem a olhar para mim com uma cara de estúpidas porque não conheciam o sítio ou seja engana-se e gosta de pregar partidas...-.-'

              O blaupunkt até altitude tem tem muita mais informação útil...
              E não me leva para sitios onde tenho que riscar o carro para passar pois só lá passa um papa-reformas...
              Editado pela última vez por HPseanpaul; 03 February 2010, 22:39.

              Comentário


                #8
                tenho um one xl (?) e porta-se bem, tb não percebo muito da poda, já me disseram que numas coisas uns mapas são melhores noutras já são outros. Das vezes que precisei deu conta do recado, uso mais a inserção de coordenadas do que propriamente nomes de terras ou ruas, e tb actualizo de borla.

                Comentário


                  #9
                  Também não ando contente com um XL Europa que me ofereceram o ano passado. Se estiver mais que uma semana parado, é um desespero para aquilo arrancar. A bateria descarrega por completo em 4 dias. Agora anda no carro velhote, para alguma eventualidade.

                  Quanto ao facto de o tomtom te mandar um caminho de cabras, é erro do mapa... mas o que há para aí mais são actualizações gratuitas, basta ir aos sites certos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                    Se estiver mais que uma semana parado, é um desespero para aquilo arrancar. A bateria descarrega por completo em 4 dias.
                    Isso é um contra que tem, e que não consigo perceber. A bateria daquilo é deplorável. Aliás, acho que nem deveriam chamar bateria aquilo. Se não houver o cabo por perto não se consegue fazer nada de nada

                    Comentário


                      #11
                      Por isso é que nunca escolho o caminho mais curto para não ter surpresas dessas. Utilizador de TomTom à 3 anos e sem problemas. O que eu costumo fazer é analisar o caminho que ele me sugere antes de me fazer à estrada para evitar estas situações.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tive um Tom Tom e por sorte avariou, e quando voltei à loja para saber se já estava reparado, disseram que podia ir escoher outro, troquei por um Garmin.
                        Das vezes em que tive de sair de Lisboa, para zonas que não conhecia em trabalho, só me dava as estradas nacionais, ruas no interior das localidades, tá quieto.

                        Ah, e essa das estradas sem pavimento era o normal.

                        Comentário


                          #13
                          Acho que foi mesmo azar

                          Tenho esse modelo, mais ou menos com o mesmo tempo que o teu:

                          - Nunca caiu da ventosa;

                          - Nunca o actualizei;

                          - Só me trocou as voltas por uma vez, na zona de Taveiro/Coimbra, por causa de uns acessos às obras de alargamento da A1

                          Por mim, tem cumprido

                          Comentário


                            #14
                            Tenho o TomTom Iberia no iPhone e também não tem sido grande espingarda em termos de qualidade do trajecto calculado e de mapas...

                            Ainda a tempos vinha de Lagos para Lisboa pela N120, e ali na zona da Zambujeira do Mar á pagina tantas madou-me ir por um caminho de terra batida, tendo eu desactivado a opção unpaved roads estranhei mas como estava com tempo e tinha trazido o jipe, arrisquei... bem só sei que depois de passar por meia duzia de quintas e vacarias chego a um matagal de tal denso que era que os ramos dos pinheiros batiam no tejadilho do jipe... lá tive que desistir e voltei para trás...

                            Acabei por usar o Navigon para o resto do trajecto...

                            Comentário


                              #15
                              Tenho um TomTom e também não gosto. Quando o ligo demora muito tempo a apanhar o sinal (por vezes chega aos 5 mins de espera) e também já me "traiu" algumas vezes mandando fazer percursos sem jeito nenhum.

                              Comentário


                                #16
                                Pela experiência que tenho com 3 tom tom diferentes, acho que tiveste mesmo azar.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, há gente com azar. Eu uso um TomTom 2nd Edition Europa há cerca de 4 anos e nunca tive grandes problemas, com o firmware mais actual. Mesmo em carros com vidros atérmicos não perde sinal, os mapas costumam ser correctos (já me levaram por onde eu não queria ir, mas nunca por estradas onde não conseguisse passar confortavelmente), mas os navteq eram bem melhores q os actuais teleatlas, por isso é q ando sempre com o velhinho cartão original na bolsa do gps.

                                  Quanto aos itens da bateria e da ventosa, concordo plenamente. A bateria descarrega demasiado rápido com o aparelho desligado e a ventosa é um perigo, e curiosamente a marca nunca actualizou o sistema de ventosa dos One, enquanto q para os outros criou coisas muito mais fiáveis

                                  Mas uma coisa é certa, já estive com Garmin e Ndrive's nas mãos e neste momento se tivesse de comprar um novo, escolheria de novo TomTom. Tinha era q ser uma versão com cartão (por razões óbvias ), as versões mais básicas não me cheiram...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois, já que falam nisso esqueci-me de referir que a ventosa deu para uma meia dúzia de vezes e que ao fim de umas 20 utilizações já não trabalhava sem ser ligado à corrente.

                                    Enfim, o que vale é que só custou 50€ numa promoção de um portátil.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                      Pois, já que falam nisso esqueci-me de referir que a ventosa deu para uma meia dúzia de vezes e que ao fim de umas 20 utilizações já não trabalhava sem ser ligado à corrente.

                                      Enfim, o que vale é que só custou 50€ numa promoção de um portátil.
                                      É a ventosa que alimenta o TomTom e a bateria fixa o aparelho no vidro..........já tou trocado.......

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que tiveste azar com o teu. Eu tenho um XL Europa e salvo uma ou outra rua mais recente, tudo OK. Atenção as actualizações dos mapas não são grátis. Apenas são grátis as correcções do MapShare.
                                        O meu apenas o botão de ligar é que às vezes se faz esquisito. Ah e a bateria deveria durar mais um bocado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                          É a ventosa que alimenta o TomTom e a bateria fixa o aparelho no vidro..........já tou trocado.......
                                          O que é que não percebeste?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que até o Tomtom que tenho no meu Nokia E65 tem melhor desempenho...

                                            Acho que isso foi mesmo azar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                              E no meu Via michelin, tb actualizo o tomtom, gratuitamente
                                              Eh pá como é que puseste SW tom tom no Viamichelin? É que os gajos deixaram de fazer GPS e por tabela acabaram-se os mapas para o meu X-950

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                Pois, já que falam nisso esqueci-me de referir que a ventosa deu para uma meia dúzia de vezes e que ao fim de umas 20 utilizações já não trabalhava sem ser ligado à corrente.

                                                Enfim, o que vale é que só custou 50€ numa promoção de um portátil.
                                                a ventosa do teu aparelho funciona à corrente? desconheçia esse modelo.....

                                                O TomTom que eu tenho coloco manualmente, agora desconheço os outros modelos......

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bah

                                                  (6 caracteres)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
                                                    Tenho o TomTom Iberia no iPhone e também não tem sido grande espingarda em termos de qualidade do trajecto calculado e de mapas...

                                                    Ainda a tempos vinha de Lagos para Lisboa pela N120, e ali na zona da Zambujeira do Mar á pagina tantas madou-me ir por um caminho de terra batida, tendo eu desactivado a opção unpaved roads estranhei mas como estava com tempo e tinha trazido o jipe, arrisquei... bem só sei que depois de passar por meia duzia de quintas e vacarias chego a um matagal de tal denso que era que os ramos dos pinheiros batiam no tejadilho do jipe... lá tive que desistir e voltei para trás...

                                                    Acabei por usar o Navigon para o resto do trajecto...

                                                    Tenho o Navigon, o TomTom e o N-Drive no Iphone. Desta 3 o Navigon destaca-se e raramente se engana nos trajectos adequados.


                                                    Quanto ao TomTom...já me enganou demasiadas vezes e vai ser removido. Mau demais para ser verdade.

                                                    Comentário


                                                      #27


                                                      Tenho um destes e acontece-me precisamente o mesmo passo por montanhas, serras, aldeias nunca vistas etc, felizmente os meus pais têm um...jipe...
                                                      A ventosa também cai constantemente e o meu ganha ao teu porque de vez em quando liga-se sozinho!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu por acaso nunca tive da TomTom.
                                                        Uso da NDrive e estou bastante satisfeito. Mas também não é infalível a erros, às vezes quando são duas estradas paralelas próximas, ele facilmente confunde a estrada onde vamos dando localizações erradas.
                                                        Isso é um problema relacionado com a captação do sinal, que não é muito precisa...
                                                        Essa da estrada de terra deve ter sido uma aventura

                                                        Uma vez aconteceu-nos a vir de Itália para Portugal que à entrada de POrtugal quando o GPS (o do carro, com os mapas já desactualizados) indicou um caminho que foi no mínimo uns 200 km's mais longo.
                                                        Mas também foi burrice minha, porque não me apercebi a tempo, senão tinha visto antes pelo mapa (em papel) o caminho mais rápido/curto...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu tinha-me assustado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                            Tenho o Navigon, o TomTom e o N-Drive no Iphone. Desta 3 o Navigon destaca-se e raramente se engana nos trajectos adequados.

                                                            Quanto ao TomTom...já me enganou demasiadas vezes e vai ser removido. Mau demais para ser verdade.
                                                            Também tenho a mesma opinião

                                                            Apesar dos updates da ultima versão 1.2 do TomTom, que melhoraram em muito a qualidade e precisão da aplicação, o Navigon sempre esteve um passo á frente... agora uso o Navigon 1.4 com o mapa de Portugal e 5*, nada a apontar, perdendo unicamente nos POIs para o NDrive.

                                                            Desses que referes, também experimentei o Sygic e o iGO que também são bonzitos, com vantagem para o iGO.

                                                            Abraço

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X