Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cinquenta coisas perigosas que devemos deixar as crianças fazer

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Cinquenta coisas perigosas que devemos deixar as crianças fazer

    Fifty Dangerous Things

    Hoje em dia os pais tendem a super-proteger os filhos, e muitas vezes esquecem-se de como foi a sua própria infância, esquecem-se dos joelhos que esfolaram, dos ossos que partiram, das nódoas negras, das quedas de bicicleta, das asneiras que fizeram em miúdos, e esquecem-se que tudo isso faz parte do ser criança.

    Este livro lançados nos EUA defende isso mesmo, que há N coisas que devemos deixar as crianças fazerem, sempre sob uma supervisão apertada dos pais, obviamente, o objectivo não é magoar uma criança, mas deixá-la passar por experiências que no fundo todos nós já passámos.

    Qual é a vossa atitude perante os vossos filhos, super-protegem-nos?

    Eu não. Se caiu... levanta-se. Se esfolou... água oxigenada e siga pa bingo!!

    #2
    Aos 5 começa a fumar, aos 10 vais às pu...e aos 12 tem de começar a trabalhar!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Zix Ver Post
      Aos 5 começa a fumar, aos 10 vais às pu...e aos 12 tem de começar a trabalhar!



      Quanto ao tópico, não tenho filhos...sou o filho.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Zix Ver Post
        Aos 5 começa a fumar, aos 10 vais às pu...e aos 12 tem de começar a trabalhar!
        Leste o link que deixei no tópico?

        O que é que um joelho esfolado, uma queda de uma bicicleta ou uma nódoa negra tem a ver com o que disseste?

        Edit: Quando eu tinha aí uns 2 anitos, a minha mãe estava a passar a ferro e estava sempre a dizer "não mexe... queima" e eu sempre a insistir, até que ela desistiu de me chamar a atenção... resultado óbvio: queimei-me. A partir daí passei a respeitar religiosamente a palavra "queima".
        Editado pela última vez por Texuga; 07 February 2010, 19:44.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
          Fifty Dangerous Things

          Hoje em dia os pais tendem a super-proteger os filhos, e muitas vezes esquecem-se de como foi a sua própria infância, esquecem-se dos joelhos que esfolaram, dos ossos que partiram, das nódoas negras, das quedas de bicicleta, das asneiras que fizeram em miúdos, e esquecem-se que tudo isso faz parte do ser criança.

          Este livro lançados nos EUA defende isso mesmo, que há N coisas que devemos deixar as crianças fazerem, sempre sob uma supervisão apertada dos pais, obviamente, o objectivo não é magoar uma criança, mas deixá-la passar por experiências que no fundo todos nós já passámos.

          Qual é a vossa atitude perante os vossos filhos, super-protegem-nos?

          Eu não. Se caiu... levanta-se. Se esfolou... água oxigenada e siga pa bingo!!
          Eu concordo!!!

          Comentário


            #6
            Protegi do essencial e mortal.

            Fogão, Tomadas e medicamentos / produtos limpeza.

            Ate aos 5 anos tem sido apenas isso, o resto aviso 1, 2 vezes á terceira serve de abreolhos !

            Comentário


              #7
              As crianças são por norma seres muito curiosos e um não por vezes não basta porque elas querem a todo o custo fazer e ver por elas próprias o que acontece se fizer isto ou aquilo.

              Não é que não concorde com o artigo exposto mas também não acredito que uma criança vai ter uma infância mais feliz por ter nódoas negras.

              Acho que devemos proteger as crianças daquilo que podemos mas não devemos viver obcecados com essa ideia porque aí sim a criança acaba por não viver.

              Por exemplo no meu tempo não existiam aquelas protecções de tomadas e é claro acabei por levar um choque por enfiar lá um arame. Tive sorte em não ter acontecido nada de pior (se bem que eu sou um bocado chanfrado ) mas se podermos evitar este tipo de experiências melhor, até porque não se aprende nada com isso.

              O ideal é ficar pelo meio termo entre negligente/super-protector.

              Comentário


                #8
                Esta super protecção que os Pais dão às crianças vai tornar a sociedade daqui a 20 anos uma sociedade bastante difícil de se sustentar sozinha.
                Eu bem vejo pela minha noiva o que dá uns pais hiper proteccionistas e controladores. Não deixaram a filha deles crescer, errar e aprender com os seus erros.
                Agora a bolha que eles criaram está a ter o pior resultado na sua vida independente.

                Não sou pai (ainda) mas espero que quando for, poder deixar aos meus filhos um pouco de liberdade para aprenderem a viver.

                Uma coisa que é importante não esquecer neste tema que a Texuga lança, é que cada vez menos os pais têm tempo para deixar os filhos à vontade, temos cada vez mais crimes e abusos a crianças, etc...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                  As crianças são por norma seres muito curiosos e um não por vezes não basta porque elas querem a todo o custo fazer e ver por elas próprias o que acontece se fizer isto ou aquilo.

                  Não é que não concorde com o artigo exposto mas também não acredito que uma criança vai ter uma infância mais feliz por ter nódoas negras.

                  Acho que devemos proteger as crianças daquilo que podemos mas não devemos viver obcecados com essa ideia porque aí sim a criança acaba por não viver.

                  Por exemplo no meu tempo não existiam aquelas protecções de tomadas e é claro acabei por levar um choque por enfiar lá um arame. Tive sorte em não ter acontecido nada de pior (se bem que eu sou um bocado chanfrado ) mas se podermos evitar este tipo de experiências melhor, até porque não se aprende nada com isso.

                  O ideal é ficar pelo meio termo entre negligente/super-protector.

                  podes ter a certeza que se aprende, eu por exemplo quando tinha uns 10 anos enfiei-me, de bicicleta, de baixo de um camião que estava parado na berma da estrada... resultado: aprendi que a bicicleta não é só pedais, tem la umas coisas que se chamam travões e são para se usar!

                  Comentário


                    #10
                    Este livro é precisamente para contrariar a super protecção de alguns pais, que se a criancinha tralha, ai jesus que se magoou... é óbvio que não vamos agarrar nas mãos dos nossos filhos e enfiar no fogão, mas se a criança for teimosa e insistir em mexer, basta quase aproximar para perceber que nós temos razão, não precisa de fazer uma queimadura a sério, como é lógico.

                    Medicamentos é lógico que está fora de questão, produtos tóxicos idem, mas nem é a isso que o livro se refere

                    O meu marido tb aprendeu que as tomadas davam choque quando lá enfiou uma chave de fendas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gundemaro Ver Post
                      Uma coisa que é importante não esquecer neste tema que a Texuga lança, é que cada vez menos os pais têm tempo para deixar os filhos à vontade, temos cada vez mais crimes e abusos a crianças, etc...
                      Isso é outra questão. Enquanto que antigamente andávamos na rua sem problemas, hoje em dia não nos podemos dar a esse luxo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TR Ver Post
                        podes ter a certeza que se aprende, eu por exemplo quando tinha uns 10 anos enfiei-me, de bicicleta, de baixo de um camião que estava parado na berma da estrada... resultado: aprendi que a bicicleta não é só pedais, tem la umas coisas que se chamam travões e são para se usar!


                        Um amigo do meu sogro dizia assim para o filho:

                        - Epá vai jogar à bola para os semáforos...

                        E a mãe:

                        - Não digas isso que um dia ele vai mesmo...

                        Resposta pronta:

                        - Não faz mal, fazemos outro...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                          Isso é outra questão. Enquanto que antigamente andávamos na rua sem problemas, hoje em dia não nos podemos dar a esse luxo...
                          Outra coisa que cada vez existe menos é o controlo "à zona" que a minha mãe me fazia. Ela é doméstica, e sempre foi, o que nos dava, a mim e aos meus irmãos, oportunidade de controlar as horas que saíamos e para onde íamos na vizinhança (que é toda conhecida). Agora moramos num prédio, onde nem conhecemos os vizinhos do andar na frente. Temos um trabalho que nos obriga a "enjaular" as crianças em escolas, ATL até às 18h ou 19h,e a essa hora já são horas para ir para casa tomar banhinho e jantar. Não sobra tempo para o "Ar livre".

                          Outra coisa que tornas as crianças mais presas, é a falta de "seres da sua espécie". Cada vez à menos crianças, menos irmãos, menos primos, menos amigos, menos vizinhos da idade das crianças. Esta falta de "gente pequenina" faz com que os que existem fiquem presos, sem criatividade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post


                            Um amigo do meu sogro dizia assim para o filho:

                            - Epá vai jogar à bola para os semáforos...

                            E a mãe:

                            - Não digas isso que um dia ele vai mesmo...

                            Resposta pronta:

                            - Não faz mal, fazemos outro...
                            Eu sei que não foi dito por ti, mas achei este comentário péssimo. sorry.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TR Ver Post
                              podes ter a certeza que se aprende, eu por exemplo quando tinha uns 10 anos enfiei-me, de bicicleta, de baixo de um camião que estava parado na berma da estrada... resultado: aprendi que a bicicleta não é só pedais, tem la umas coisas que se chamam travões e são para se usar!
                              Pois aprendeste da pior maneira, mas o que eu queria dizer é que não aprendes nada de útil, ou seja que os travões são para se usar já deverias tu saber antes de pegar na bicicleta.

                              Além disso os riscos hoje são consideravelmente maiores, eu lembro-me que na minha altura andava à vontade de bicicleta e jogava à bola na estrada porque havia poucos carros mas hoje já não é assim.

                              Hoje existem zonas apropriadas para o efeito e não devemos deixar que brinquem em todas as esquinas porque além de representar um risco para eles representam também um risco para os outros.

                              Uma coisa é deixa-los no parque a brincar outra é deixa-los numa estrada com imenso tráfego ou em última instância não deixa-los fazer nada.
                              Eu por exemplo pego por vezes nas minhas afilhadas e vou brincar com elas para o campo/quintal/parque e deixo-as à vontade, já cairam muitas vezes mas eu estava lá para prestar auxilio, não estava em cima delas para prevenir que caíssem mas estava lá para as ajudar a levantar.

                              Comentário


                                #16
                                Há uns meses estava na minha médica de família a fazer os exames para a carta, entra na sala de espera uma mãe com o filho ao colo muito aflita que o filho tinha caído e magoado (tinha para aí 8 anos), mostrou a ferída á médica na sala e era um joelho esmurrado, mas uma coisa que mal deixava sangue, ao ver aquilo fiquei WTF ? Foi lá dentro fazer o curativo deve ter-lhe metido um bocado de àgua oxigenada e iozina enfim. E lá foi embora mais contente.

                                Fiquei a pensar depois de ver isto, eu quando tinha 8 anos jogava a bola de noite e de dia, ao sol e áà chuva, corria atrás da bola no cimento e na terra, caía e levantáva-me, andava sempre com os joelhos esurrados, duvído que alguma vez tivesse tido os joelhos sãos, quando deitava sangue continuava atrás da bola e deixava apanhar terra e toda a porcaria, chegava a noite o meu pai metia-me água oxigenáda e betadin e no dia a seguir lá andava eu outravez, esmurrava cotovelos, andava de calções e t-shirt à chuva, constipava-me sempre, tomava chá de limão e um copo de leite morno com mel, metia-me na cama no dia a seguir estava novo. Fazia o que quería, ninguém andava de volta de mim para nao fazer isto ou nao fazer aquilo, queimei-me na água a ferver ainda tenho a cicatríz no joelho, cortei-me com uma faca a fazer um moinho de água ainda hoje tenho a cicatríz no dedo, partí um dedo a jogar a bola, meti uma tala e o médico disse-me "nao podes mexer no dedo nestes meses" Jogava a bola todos os dias, caía e dobrava a tala toda para baixo, levantava-me e devolvia-a ao sítio, partí a tala em 1 mês, hoje tenho o dedo mindinho num S. Pergunto-me a mim, se eu tivesse um pai e uma mãe assim que me levasse ao médico por cada constipação, cada ferida, cada pisadela, eu conseguiría viver como viví ? e ser feliz como fui ? e fazer o que eu fiz ? e viver naturalmente como eu aprendí ?

                                Quando tiver um filho, ele hàde fazer tudo, mexer na terra, sujar-se todo, esfarrapar-se, aleijar-se, brincar na terra, mexer nos bichos, andar á chuva, cair de bicicleta, aprender a viver, viver.
                                Editado pela última vez por RicardoAndre; 07 February 2010, 20:50. Razão: ortografia

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TVRfanboy Ver Post
                                  Eu sei que não foi dito por ti, mas achei este comentário péssimo. sorry.
                                  Se conhecesses a pessoa em questão não dizias isso. Como é lógico nada disto é para aplicar à letra...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post

                                    Quando tiver um filho, ele hàde fazer tudo, mexer na terra, sujar-se todo, esfarrapar-se, aleijar-se, brincar na terra, mexer nos bichos, andar á chuva, cair de bicicleta, aprender a viver, viver.
                                    É essa a minha política, e quando a minha filha nasceu, todos me criticavam por causa dos meus animais... e que os devia afastar, etc etc... Obviamente nunca tal me passou pela cabeça, e hoje ela tem 6 anos, quase 7, é uma menina saudável, equilibrada, faz as asneiras típicas de miúdos, cai, esfola-se, magoa-se, etc, e É feliz!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois é, hoje os pais "flores de estufa" fazem dos filhos "flores de ultra estufa"...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Exemplo :

                                        Eu quando era puto meti um feijão no nariz

                                        Solução : Deixar grelar e puxar o feijão.

                                        Hoje em dia tínhamos logo uma equipa de neuro-cirurgiões e psicólogos para acompanhar o desenrolar do desenvolvimento após o trauma

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como em tudo na vida, nem 8 nem 80...

                                          Devemos proteger as crianças de alguns perigos, pois por vezes, não existe uma segunda oportunidade.

                                          Meter uma chave de fendas numa tomada pode ser de facto uma lição. Mas também pode ser a última lição.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                            Leste o link que deixei no tópico?

                                            O que é que um joelho esfolado, uma queda de uma bicicleta ou uma nódoa negra tem a ver com o que disseste?

                                            Edit: Quando eu tinha aí uns 2 anitos, a minha mãe estava a passar a ferro e estava sempre a dizer "não mexe... queima" e eu sempre a insistir, até que ela desistiu de me chamar a atenção... resultado óbvio: queimei-me. A partir daí passei a respeitar religiosamente a palavra "queima".
                                            Nao tem nada a ver com o topico. Tava no gozo.

                                            Nao li o link, pq vi na tv a reportagem sobre isso, hoje. Provavelmente como tu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                              Nao tem nada a ver com o topico. Tava no gozo.

                                              Nao li o link, pq vi na tv a reportagem sobre isso, hoje. Provavelmente como tu.
                                              Sim...

                                              Comentário


                                                #24
                                                "Brincar com facas e canivetes"

                                                Vocês não acham isto demais?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                  Sim...
                                                  escusavas de dar rep negativa por isso. Onde tá o sentido de humor?

                                                  whatever!

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X