Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sangue: País só tem reservas para dois dias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sangue: País só tem reservas para dois dias


    É um apelo das autoridades de saúde: há necessidade urgente de aumentar as reservas de sangue de todo o país.



    Os dadores devem, por isso, se possível, ainda hoje dirigir-se a um posto de colheita.
    O presidente do Instituto Português de Sangue explica que, neste momento, os hospitais estão a trabalhar normalmente, mas as reservas de sangue só dão para mais dois dias. Isto porque, nos últimos três meses, o consumo de sangue tem vindo a ser superior às colheitas.
    Através da Renascença, Gabriel Olim faz por isso um apelo directo a todos os dadores de sangue: “No meio de centenas de milhar de dadores, de certeza que vamos ultrapassar a situação, mas o único meio que temos perante este agudizar da crise é pedir aos dadores, mesmo os que já não dão há muito tempo, que se apresentem nos hospitais – em qualquer hospital, em qualquer centro regional”.

    Questionado sobre o facto de este apelo surgir já numa situação limite, o presidente do Instituto responde que o apelo vem de ontem, mas não foi divulgado pela tutela.

    O Ministério da Saúde garante, por seu lado, que só hoje recebeu o apelo do Instituto Português de Sangue a alertar para a quebra das reservas nacionais. Ontem, terá sido enviado um Fax que se extraviou.
    Fonte

    Liguei agora mesmo ao hospital da minha área de residência, e só aceitam colheitas das 9H -12H

    #2
    Originalmente Colocado por XicoZe Ver Post
    Fonte

    Liguei agora mesmo ao hospital da minha área de residência, e só aceitam colheitas das 9H -12H
    A culpa é da TVI e da SIC, com as series de vampiros!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
      A culpa é da TVI e da SIC, com as series de vampiros!
      Bem visto!!!

      Comentário


        #4
        Sinceramente, custa-me a acreditar nessa noticia.

        Comentário


          #5
          Muito, mesmo, principalmente pq houve uma notícia há uns tempos de q Portugal tinha vendido reservas de sangue para outro país por termos em excesso. Não sei a fonte nem a data, mas lembro-me da notícia.

          Até o sangue já é um negócio...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Edge Ver Post
            Muito, mesmo, principalmente pq houve uma notícia há uns tempos de q Portugal tinha vendido reservas de sangue para outro país por termos em excesso. Não sei a fonte nem a data, mas lembro-me da notícia.

            Até o sangue já é um negócio...
            Não tenho nenhum problema com isso se houver sangue em excesso e desde que esse dinheiro seja usado exclusivamente no SNS.

            Comentário


              #7
              Não sei se sabem, mas o sangue vale muito mais do que o petróleo.
              Há aqui muito negocio.

              Comentário


                #8
                Depende dos tipos de sangue, podem ver as reservas aqui:

                http://www.ipsangue.org/reservas/?reload

                Eu sou dador desde os 18 anos e dou de 6 em 6 meses, se quiserem realmente fazer uma dádiva, não será o horário que vos vai impedir.

                Comentário


                  #9
                  Eu tambem sou dados desde os 18, (acho eu), so nao vou dar sangue porque apanhei uma constipação e não dá para ir :S


                  Arghhh

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    Não tenho nenhum problema com isso se houver sangue em excesso e desde que esse dinheiro seja usado exclusivamente no SNS.
                    Que é para passado algum tempo virem notícias com títulos como "É um apelo das autoridades de saúde: há necessidade urgente de aumentar as reservas de sangue de todo o país."...

                    Mas pronto, como já foi dito acima, isto é tudo um negócio. Os outros países também nos hão de vender a nós, quando precisamos.

                    Comentário


                      #11
                      Se alguém quiser comprar uma garrafinha de Orh- avise que eu tenho por cá muito!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                        Não sei se sabem, mas o sangue vale muito mais do que o petróleo.
                        Há aqui muito negocio.
                        O petróleo é muito barato. Um dos líquidos mais caros do mundo é a tinta das impressoras.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                          Que é para passado algum tempo virem notícias com títulos como "É um apelo das autoridades de saúde: há necessidade urgente de aumentar as reservas de sangue de todo o país."...

                          Mas pronto, como já foi dito acima, isto é tudo um negócio. Os outros países também nos hão de vender a nós, quando precisamos.
                          A colheita de sangue e dos seus derivados tem um prazo de validade. Se por excesso de reservas se corre o risco de deitar fora ou pelo simples facto de ser um excesso quem administra essas reservas resolver vender e o lucro reverter para o SNS, porque não?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mooch Ver Post
                            Depende dos tipos de sangue, podem ver as reservas aqui:

                            http://www.ipsangue.org/reservas/?reload

                            Eu sou dador desde os 18 anos e dou de 6 em 6 meses, se quiserem realmente fazer uma dádiva, não será o horário que vos vai impedir.
                            Mais um que é dador desde essa idade.

                            Por regra também dou no mínimo 2 vezes ao ano, mas houve anos em que dei mais.

                            Comentário


                              #15
                              Sou dador desde os 19 anos. Houve uma vez que estive inibido de dar durante 15 meses, por ter estado em zona tropical de risco e ter levado a vacina da febre amarela. Agora vou estar inibido até Maio, mas por motivos bem deliciosos. Por essa altura, retomarei as dádivas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                O petróleo é muito barato. Um dos líquidos mais caros do mundo é a tinta das impressoras.

                                Já tinha visto isso, e realmente é brutal!

                                Comentário


                                  #17
                                  Por acaso devia dar sangue ainda para mais o meu tipo de sangue n existe em muita quantidade (Orh-) tenho de pensar melhor nisso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                    Por acaso devia dar sangue ainda para mais o meu tipo de sangue n existe em muita quantidade (Orh-) tenho de pensar melhor nisso
                                    Bem, cá em casa somos pelo menos 2.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não querendo ser criancinha, acho que alguém andou a jogar "Bioshock" durante demasiado tempo.

                                      Da minha parte, não há falta de sangue. Sou dador desde os 21, e apesar de ter dado poucas vezes, nunca deixei de dar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pelos vistos as reservas já foram repostas.

                                        Sou dador desde os 20 anos e costumo dar 2/3 x ano.

                                        Tb já dei plaquetas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu doei apenas uma vez para tristeza minha...(gostava de doar muito mais)
                                          O meu "gasoil" é B+ e dava jeito a muito boa gente mas dessa 1ª vez que doei tive que ficar quase uma hora deitado/sentado..

                                          O sangue não me incomoda de forma alguma mas cada vez que o sinto a sair dá-me quase logo uma branca e não sei porque...será que tenho uma fobia inconsciente? lol

                                          Mesmo para análises fico bastante pálido...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na passada 4feira fiz a minha décima dádiva! Sou dador desde os 18 anos e normalmente vou 3x por ano.

                                            Tenho a sorte de não me custar nada nem de ter pavor a "picas" por isso sempre que poder dar, irei!

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X