Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Produtos para acabamento/protecção de madeiras de exterior

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Produtos para acabamento/protecção de madeiras de exterior

    Olá a Todos,

    Pretendo aplicar um bom produto para protecção e acabamento com veio à vista de umas janelas que mandei fazer em madeira de Riga Nova. Neste momento estão em bruto.

    A minha ideia inicial era usar o Bondex aquoso (aquoso ou de base solvente?) mas um amigo falou-me do produto equivalente (Lasur) da Hempel. PAra além destes dois produtos também ouvi falar dos produtos da Biofa (óleo de exterior) e da Osmo (óleo de exterior).

    TAnto o Bondex como o da HEmpel são lasures e os da Biofa e Osmo são óleos para exterior. Sinceramente, o óleo parece ser melhor para a madeira mas não sei se necessitará de uma manutenção mais regular que os lasures.

    Sei que os produtos da Biofa, Hempel e Osmo são bem mais caros que o da Bondex, mas a qualidade é realmente melhor em termos de acabamento, durabilidade e protecção da madeira?

    Obrigado

    #2
    Vais ter de esperar pelo mestre do bricolage que dá pelo nome de Nephilim. A esta hora ele deve estar a beber uns iogurtes do pingo doce, mas daqui a nada aparece.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por goncalves72 Ver Post
      Olá a Todos,

      Pretendo aplicar um bom produto para protecção e acabamento com veio à vista de umas janelas que mandei fazer em madeira de Riga Nova. Neste momento estão em bruto.

      A minha ideia inicial era usar o Bondex aquoso (aquoso ou de base solvente?) mas um amigo falou-me do produto equivalente (Lasur) da Hempel. PAra além destes dois produtos também ouvi falar dos produtos da Biofa (óleo de exterior) e da Osmo (óleo de exterior).

      TAnto o Bondex como o da HEmpel são lasures e os da Biofa e Osmo são óleos para exterior. Sinceramente, o óleo parece ser melhor para a madeira mas não sei se necessitará de uma manutenção mais regular que os lasures.

      Sei que os produtos da Biofa, Hempel e Osmo são bem mais caros que o da Bondex, mas a qualidade é realmente melhor em termos de acabamento, durabilidade e protecção da madeira?

      Obrigado
      Se as cadeiras estão em bruto ha varias soluções para terem acabamento e ficarem protegidas.

      Desses produtos só conheço o bondex e o da hempel que nao sei se será esse que falas mas acho que sim e sao ambos bons.

      No tratamento se as cadeiras sao para ficar sempre no exterior á chuva, tem de ser tratadas.

      O tratamento deve ser esteopção 1)

      1º aplicava á trincha 2 de mãos disto como prevenção



      2º Depois desse tratamento secar bem ha 2 opções que é bondex tratamento em base sintectica, e aplicava mais 2 de mãos no sentido do veio da madeira.








      Opção 2

      Dar na mesma o tratamento anti bicho com 2 de mão mas em solução aquosa



      Depois 2 de mãos de tapa poros aquoso, com uma lixa muito fina entre demaos.



      e por fim duas de mãos de acabamento final que pode ser o verniz sintectico da bondex




      Esta ultima opção é para ficar com um acabamento muito bom, mas normalmente a opção 1 é o que se costuma aplicar no exterior e é suficiente.
      Tem que se ter cuidado com o tipo de produto a aplicar, pois uns reagem mal com outros devido ao suporte que pode ser celuloso, sintectico ou aquoso, como mostra as fotografias é os produtos correctos da gama da dyrup que conheço mas ha outras marcas tambem boas.

      Comentário


        #4
        Obrigado pela resposta,

        No caso, são janelas e numa madeira relativamente densa, se bem que não muito densa, e também algo resinosa, embora bem seca. EStas janelas vão apanhar muito sol todo o ano.

        Prefiro aplicar um acabamento que não deixe filme para não fissurar e facilitar a manutenção. O verniz para isso está fora de questão.

        Testei o lasur aquoso da hempel mas é demasiado mate. Não quero muito brilho mas queria ter algum para realçar a beleza natural da madeira. Vi um acabamento com o óleo da Biofa e estava espetacular, com o brilho natural dos óleos. Só não sei se será tão resistente como os lasures.

        Não testei ainda os Bondex, mate e acetinado, mas também não sei se o ideal é o de base solventes ou o aquoso. Toda a gente diz que o solvente é o melhor mas o futuro é o aquoso e que já não deve existir grande diferença na qualidade

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por goncalves72 Ver Post
          Obrigado pela resposta,

          No caso, são janelas e numa madeira relativamente densa, se bem que não muito densa, e também algo resinosa, embora bem seca. EStas janelas vão apanhar muito sol todo o ano.

          Prefiro aplicar um acabamento que não deixe filme para não fissurar e facilitar a manutenção. O verniz para isso está fora de questão.
          Verniz bem aplicado com tapa poros nao ganha fissuras facilmente, é como a tinta, tudo é pintado e está ao sol e nem sempre ganha fissuras.


          Testei o lasur aquoso da hempel mas é demasiado mate. Não quero muito brilho mas queria ter algum para realçar a beleza natural da madeira. Vi um acabamento com o óleo da Biofa e estava espetacular, com o brilho natural dos óleos. Só não sei se será tão resistente como os lasures.
          Tem de ir para o acetinado, é meio brilho.

          Eu nao oleos no exterior nao gosto muito, pois com o sol seca e exige que se aplique muita vez.
          Não testei ainda os Bondex, mate e acetinado, mas também não sei se o ideal é o de base solventes ou o aquoso. Toda a gente diz que o solvente é o melhor mas o futuro é o aquoso e que já não deve existir grande diferença na qualidade
          Se for para tratamento para ser absorvido pela madeira pode ser celuloso, sintectico ou aquoso , se for para aplicar em cima de outro eu nao gosto das soluções aquosas e prefiro as soluções sintecticas tem maior durabilidade e maior aderencia.

          Comentário


            #6
            Então acha que no caso, madeira em bruto, aquoso ou sintético vão ter o mesmo resultado? Se sim, prefiro ir para o aquoso, sempre é mais ecológico e de secagem rápida.

            EStive hoje na Dyrup e a pesquisar os sites da marca. EStá a ser lançado um novo lasur aquoso, o 4605, que dura até 7 anos sem manutenção. Parece ser bom.

            Quanto ao óleo, tenho pena porque o acabamento é muito bom mas efectivamente a durabilidade não deve ser tanta. AO que parece, também o usam para as casas de madeira mas não sei se isso é facto suficiente para igualar a durabilidade dos lasures de qualidade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por goncalves72 Ver Post
              Então acha que no caso, madeira em bruto, aquoso ou sintético vão ter o mesmo resultado? Se sim, prefiro ir para o aquoso, sempre é mais ecológico e de secagem rápida.

              EStive hoje na Dyrup e a pesquisar os sites da marca. EStá a ser lançado um novo lasur aquoso, o 4605, que dura até 7 anos sem manutenção. Parece ser bom.

              Quanto ao óleo, tenho pena porque o acabamento é muito bom mas efectivamente a durabilidade não deve ser tanta. AO que parece, também o usam para as casas de madeira mas não sei se isso é facto suficiente para igualar a durabilidade dos lasures de qualidade.
              Quanto aos oleos eu tenho a ideia que sao mais para preservar madeira natural de interior ou mesmo exterior mas julgo que nao terá vantagem , face ao tratamento que é o que se dá em janelas
              Janelas tem que estar bem tratadas.

              Eu o que tenho visto fazer com bons resultados em janelas e portadas de madeira é tapaporos e verniz , pode ser sem brilho ou acetinado.
              Mas tá um tratamento eficaz e duravel.

              Agora só tratamento tambem fica bom, mas nao fica tao protegido na minha opinião, é que as janelas apanham com a chuva toda e humidade.

              A dar tapaporos , ja nao se pode dar tratamento, se utilizar oleos , tudo o resto pode ja nao aderir bem.
              A madeira em cru é porosa aceita bem tapaporos aquoso, pois infiltra bem faz o mesmo efeito que o celeloso. Depois se lavar verniz este convem ser sintectico pois na minha opinião adere melhor e é mais resistente.

              Umas janelas de madeira sao caras e estao expostas de forma radical ao tempo.

              Comentário


                #8
                Já agora pesquisa também a marca MONTO. Têm muito bons produtos para exterior. Na minha empresa já usamos nomeadamente para portas de entrada. Uma coisa é certa, usa produtos aquosos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por engjaimecosta Ver Post
                  Já agora pesquisa também a marca MONTO. Têm muito bons produtos para exterior. Na minha empresa já usamos nomeadamente para portas de entrada. Uma coisa é certa, usa produtos aquosos.


                  porque? que real vantagem ha em ser usados produtos aquosos?
                  eu tenho usado sempre produtos sintecticos ou celulosos, ha uns tempos usei um esmalte aquoso e nao gostei nada daquilo.
                  No caso dos tratamentos em madeira crua como funciona por infiltração acredito que o tapaporos aquoso faça o mesmo efeito, mas custa-me a acreditar que seja efectivamente melhor.

                  Mas atenção nao tou a dizer mal dos produdos aquosos, alias da proxima vez que comprar tapaporos será aquososo em vez de celuloso.

                  Comentário


                    #10
                    Engjaimecosta, fabrica caixilharias em madeira?

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X