Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condições desumanas de trabalho são aceitaveis em portugal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Condições desumanas de trabalho são aceitaveis em portugal?

    Eu sou daqueles que em muitas situações até acha que o trabalho "liberta"...no entanto não concordo e nunca concordei com escravatura e condições pessimas ou desumanas de trabalho e até me causa uma certa revolta quando sei de certos casos de abusos e injustiças.

    Entao em conversa fiquei a saber uma situação que me chocou e no entanto é feita numa grande empresa privada em portugal na area da saúde, trata-se nada mais que um hospital privado de topo a funcionar em Lisboa mas a situação se calhar se arrasta a outros hospitais.

    O que se passa é que estas empresas tem trabalhadores nos seus quadros a trabalharem por vencimentos inferiores a 500euros (valores brutos) e onde não tem periodo de refeição, ou seja sao impedidos(proibidos) de comer durante o seu turno de trabalho que é de 8horas, alem disso , ainda ha situação normais de trabalhadores fazerem 2 turnos seguidos e estarem 16horas sem comer ou apenas a poderem comer um bolo ou algo assim nestas 16horas. Soube de casos frequentes de trabalhadores que se sentem mal depois de tantas horas sem comerem.

    Será isto normal? ou aceitável? haverá alguma entidade que fiscalize estes abusos?
    O mais nojento é que estas empresas, proporcionam lucros altissimos, elementos da gerencia chegam a ir de "ferrari" trabalhar, no entanto vivem á custa destes abusos.

    Que acham disto?
    Editado pela última vez por Nephilim; 16 February 2010, 14:06.

    #2
    Como é que têm vencimentos brutos inferiores a 500 euros? Isto se trabalham 5 dias por semana e de maneira legal.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
      Como é que têm vencimentos brutos inferiores a 500 euros? Isto se trabalham 5 dias por semana e de maneira legal.
      Entao vives em que país? o ordenado minimo em portugal é de 450euros.

      Comentário


        #4
        O que retratas ainda acontece infelizmente e ja devia estar banido. Ja ouvi falar de patroes a nao permitirem idas a casa de banho sequer. Empregados serem recolhidos no Campo Grande as 6 e 30 da manha e apenas regressarem as 7/8 da noite, com direito a misero salario e abusos verbais.

        Comentário


          #5
          Durante mais de 1 século de lutas laborais, os trabalhadores foram adquirindo alguns direitos básicos afastando-os da escravatura do período pós revolução industrial.
          Recentemente, com o novo Código do Trabalho perderam-se inúmeros direitos adquiridos, permitindo que se despeça sem se fazer um processo disciplinar pelo trabalhador.

          Este excesso de desemprego só veio penalizar a classe trabalhadora por conta de outrem. À luz da máxima “O que interessa é ter emprego” praticam-se todo o género de abusos sob o lema “Se estás mal muda-te, pois na fila está meio milhão a querer o teu lugar”. Assim, o desemprego criou excesso de oferta de mão-de-obra explorada por entidades patronais sem escrúpulos apadrinhadas pelo novo código do trabalho. Por isso, e como eu sempre disse, a miséria é sempre boa para quem está bem ficar ainda melhor.

          Este é um país onde se apoia e subsidia quem não trabalha e se explora, persegue e desvaloriza a massa humana produtiva. Não admira, pois, que muita gente prefira estar no desemprego do que trabalhar por um salário miserável sujeitando-se a todo o género de abusos. A precariedade no trabalho aumenta a olhos vistos, onde os horários não são respeitados, as pausas ignoradas e as condições remuneratórias atropeladas.

          Regressamos assim, a passos largos, a um período de escravatura laboral onde o «vale tudo» passa muitas vezes a ser a chantagem utilizada pelo patronato sobre quem apenas quer um emprego. E neste capítulo, as mulheres são quem mais tem sofrido; não só por algum patronato porco que pratica constante assédio sexual sobre mulheres que muitas vezes são quem consegue o único sustento para o lar, como outros patrões que simplesmente lhes recusam emprego devido à possibilidade de poderem vir a ter licença de maternidade.

          Enfim, vamos ver até onde tudo isto nos vai levar. Para já, está a levar de forma cada vez mais intensa à exploração do homem pelo homem. Assim, vale cada vez menos a pena trabalhar.

          Comentário


            #6
            Ia para dizer que isso é tipico da saúde e das policias, mas parece que nem é preciso eu dizer isso ....

            Comentário


              #7
              Sim, regressamos claramente a um período de quase escravatura laboral. Mas, deve sublinhar-se, esse regresso tem sido apoiado por este povo que somos, pois se inicialmente se pensava que a diminuição das condições de trabalho e de determinadas regalias apenas seriam de aplicação sectorial específica, a verdade é que isso abriu a porta ao abuso tornar-se mais generalizado... O resultado está aí, bem à vista e a ajudar o país a ir para o fundo!

              Empobrece quem trabalha, mas também empobrece o país em que o valor do que se produz, do trabalho, é cada vez menor... Ganham cada vez mais mais apenas muito poucos, ganham cada menos cada vez mais...

              Quem tem defendido este modelo e lógica laboral, assente na precariedade e baixos salários, está, directa ou indirectamente, entre as causas dos níveis a que chegámos.

              O sistema, este sistema, está gasto, mas não se quis ouvir isso. Apoiou-se porque "não outro sistema melhor do que este"! As pessoas devem estar satisfeitas, agora...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post

                Será isto normal? ou aceitável? haverá alguma entidade que fiscalize estes abusos?


                Que acham disto?
                Há! A ACT - Autoridade para as condições de trabalho.


                Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                Este excesso de desemprego só veio penalizar a classe trabalhadora por conta de outrem. À luz da máxima “O que interessa é ter emprego” praticam-se todo o género de abusos sob o lema “Se estás mal muda-te, pois na fila está meio milhão a querer o teu lugar”. Assim, o desemprego criou excesso de oferta de mão-de-obra explorada por entidades patronais sem escrúpulos apadrinhadas pelo novo código do trabalho. Por isso, e como eu sempre disse, a miséria é sempre boa para quem está bem ficar ainda melhor.
                Verdade!
                Os patronatos e, inclusive, as chefias intermédias (que almoçam e vão às p**as com os primeiros) estão num estado de psicose que acham que têm todos os direitos para maltratar alguém.

                Mas CT à parte, há uma componente que importa não deixar de lado, tendo em conta que falamos de chefias, que é o lado humano...

                Impedir uma pessoa (má ou não, não interessa) no desempenho do seu trabalho, de parar por 10, 15, 30min é de uma falta de Educação (com maíuscula) e preparação para ser chefia. Isto conjuga-se numa ilegalidade, porque nessa parte o CT não mudou, pelo que deverão fazer frente a isso...

                Ilegalidades à parte, falta a outra metade da história!

                Como lido com muitas pessoas e com variados ordenados, digo que há pessoal de 500eur e há outros de 900eur...

                Cada um tem aquilo que paga!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BSG75 Ver Post
                  Há! A ACT - Autoridade para as condições de trabalho.

                  !
                  e será que eles sabem do que contei?

                  O que me chocou ainda mais foi o facto de isto que falei acontecer num dos hospitais de luxo de Lisboa , onde as pessoas para lá ficarem pagam uma fortuna, e deopois os trabalhadores alguns tem estas condiçções de trabalho, que serem impedidos de terem tempo para comerem é desumano, provavelmente ilegal alem do baixo salario que é outra vergonha de uma empresa que tanto factura.
                  Editado pela última vez por Nephilim; 16 February 2010, 18:40.

                  Comentário


                    #10
                    Hospital da Luz, não?

                    Comentário


                      #11
                      Essas coisas são ilegais, e as pessoas têm de começar a fazer denuncias. Neste país já há muito que se abandonou o fazer as coisas por ser o "certo" e passou-se a fazer até que alguém diga que não se pode. Nesta fase em que estamos até esfregam as mãos porque o mote, como já foi referido é que mais vale ter um trabalho precário que não ter trabalho. NÃO, não vale. Pelo contrário, mais vale quase passar fome (não levem isto à letra) que deixar alguns filhos da senhora viverem sumptuosamente e ainda gozarem com os outros. Percebo perfeitamente as dificuldades que as pessoas passam e o medo que tenham de perder o pouco que possuem, e portanto acham que se denunciarem as coisas erradas vão ter problemas, mas a verdade é que se tem mais problemas a longo prazo dizendo que sim a tudo do que às vezes marcando uma posição. Além de que as denuncias podem ser anónimas...
                      Depois admiram-se do "maluquinho" que pegou na caçadeira e aviou uns quantos...

                      Comentário


                        #12
                        Mas quem é que enriquece a pagar um salário justo aos seus colaboradores?

                        Se o Belmiro de Azevedo pagasse salários dignos aos seus milhares de colaboradores, ele bem estava tramado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          Como é que têm vencimentos brutos inferiores a 500 euros? Isto se trabalham 5 dias por semana e de maneira legal.
                          Não sei se entendi a pergunta, mas achas que não é possível ganhar menos de 500 euros trabalhando a tempo inteiro?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            e será que eles sabem do que contei?

                            O que me chocou ainda mais foi o facto de isto que falei acontecer num dos hospitais de luxo de Lisboa , onde as pessoas para lá ficarem pagam uma fortuna, e deopois os trabalhadores alguns tem estas condiçções de trabalho, que serem impedidos de terem tempo para comerem é desumano, provavelmente ilegal alem do baixo salario que é outra vergonha de uma empresa que tanto factura.
                            A maneira mais simples de aumentar as margens é cortar na mão de obra.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                              Não sei se entendi a pergunta, mas achas que não é possível ganhar menos de 500 euros trabalhando a tempo inteiro?
                              Neste país até se consegue trabalhar 24h sobre 24h sem se ganhar o mínimo nacional...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                Hospital da Luz, não?
                                por acaso nao... mas esse na volta é igual o que me referia é um hospital privado ali na expo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  por acaso nao... mas esse na volta é igual o que me referia é um hospital privado ali na expo
                                  Ah, tou a ver... há ali pontos que são comuns, mas penso que no da Luz não pagam assim tão mal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    e será que eles sabem do que contei?

                                    O que me chocou ainda mais foi o facto de isto que falei acontecer num dos hospitais de luxo de Lisboa , onde as pessoas para lá ficarem pagam uma fortuna, e deopois os trabalhadores alguns tem estas condiçções de trabalho, que serem impedidos de terem tempo para comerem é desumano, provavelmente ilegal alem do baixo salario que é outra vergonha de uma empresa que tanto factura.
                                    Sei lá!
                                    Se alguém se queixou é provável que saibam mas não actuam até haverem mais queixas... Se não souberem, os envolvidos, na 1ª pessoa, podem contar, até anonimamente...
                                    Dou-te um exemplo: Uma jovem administrativa é despedida de uma multinacional na sua filial no Porto, duvidou das contas e foi à ACT, esta não só investigou a filial do Porto como se deslocou à sede de Lisboa (não é bem sede, uma vez que é empresa alemã)...
                                    Apuraram que a empresa não se enganou nas contas da jovem administrativa, mas enganou-se em vários outros que já tinham saído!
                                    Conclusão: multinha valente por se enganarem e restituição do restante aos despedidos...

                                    É só um exemplo de que: Não reclama, ninguém sabe...

                                    Nem interessa onde acontece! É uma situação deplorável...

                                    É assim que essas empresas fazem milhões e os resultados e contas aparecem sempre positivos... é a diferença para a máquina do Estado!
                                    O custo da mão de obra pode fazer balançar a balança para o lado contrário!

                                    Moralidade nunca foi característica de uma empresa de milhões de lucro...

                                    Meus 2 cêntimos: Reclamar!
                                    Se não se reclamar, ninguém sabe o que se passa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                      Não sei se entendi a pergunta, mas achas que não é possível ganhar menos de 500 euros trabalhando a tempo inteiro?
                                      O salário minimo nacional para 2009 era salvoerro 450 eurios, e para 2010 475.
                                      Portanto o salário minimo, para quem cumpra o horário referido no decreto lei, será desse valor, com os devidos descontos, para quem tenha um contrato legal.
                                      Mas se estou enganado, agradeço que me esclareças.

                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Entao vives em que país? o ordenado minimo em portugal é de 450euros.
                                      Foi erro meu, não pensei na parte bruto/liquido.
                                      Reclama esse problema À ACT da área que eles, garanto-te, que investigam.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        O salário minimo nacional para 2009 era salvoerro 450 eurios, e para 2010 475.
                                        Portanto o salário minimo, para quem cumpra o horário referido no decreto lei, será desse valor, com os devidos descontos, para quem tenha um contrato legal.
                                        Mas se estou enganado, agradeço que me esclareças.



                                        Foi erro meu, não pensei na parte bruto/liquido.
                                        Reclama esse problema À ACT da área que eles, garanto-te, que investigam.
                                        Não sei se estás enganado ou não, o que sei é que pelas minhas contas, 475 é menos que 500.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X