Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Help - Transportes Urbanos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Help - Transportes Urbanos

    Boas

    Inspirando-me noutro tópico, gostaria também de contar com a vossa ajuda.

    Estou a desenvolver uma tese, que consiste num projecto de melhoria dos transportes publicos.

    Neste momento estou numa fase de "brainstorming" onde preciso do maior número de ideias possiveis para direccionar o meu trabalho. Por isso o que gostaria que me dessem, era:

    - Ideias que encontraram noutros paises\cidades em que acharam que contribuia para a qualidade do transporte (conforto ou eficiência);

    - Ideias que vos venham à cabeça daquilo que gostariam de ver no metro ou no autocarro por ex.

    Agradeço antecipadamente a vossa contribuição
    Editado pela última vez por setyoureyestozion; 19 February 2010, 12:57.

    #2
    Ideias (nunca faltam)

    Uma das ideias que me vem à cabeça é a de que aqui na minha zona houve uma época em que eu esperava por um determinado transporte público. A dado momento começo a reparar que já havia mais gente do que era habitual. Começou a escassear a lotação e durante um tempo todo o mundo queria ir só naquele transporte e em mais nenhum mesmo que todos os outros fizessem o mesmo percurso, paragens e ao mesmo preço.

    Um dia estava eu à espera do tal transporte e acho umas raparigas de bloco na mão. Ninguém perguntava nada mas lá que elas apontavam quem ia e quantos eram a meter-se na mesma carreira lá isso apontavam bem.

    Sabe qual era o mistério de haver carreiras com o mesmo número e só ser escolhido um transporte? É que a carreira da Resende transmitia por 2 ecrans trailers de filmes e uma data de propaganda pelo meio. Ou seja, quando se ia ali pelo menos tudo estava de olhos na televisão e não do que vai pelas rua que afinal é sempre a mesma paisagem.

    Comentário


      #3
      Falando por mim, como utente de transporte públicos da grande Lisboa. Há duas situações que me saltam à vista e que na minha perspectiva deviam de ser mudadas, como tirar o som ambiente nos comboios nas horas da manhã (algo irritante para quem ainda quer aproveitar para descansar a mente mais uns minutos) e uma melhor relação entre as escalas intermodais, há momentos que por um minuto se perde a ligação e tem que se esperar sempre uma eternidade pelo transporte seguinte.

      Comentário


        #4
        Vou tentar contribuir.

        Eu daria ênfase em primeiro lugar a 2 pontos fundamentais:
        - Como tirar o máximo partido dos recursos (humanos e não humanos) existentes, tornando-os mais eficientes sem comprometer o bem-estar dos colaboradores, incrementando a qualidade do serviço;
        - Onde enfatizar o investimento

        Face ao primeiro ponto, nos transportes actuais, há vários recursos humanos (ex.: condutores, revisores…), linhas de transportes (comboio, metro), paragens, passageiros, etc. No contexto deste ponto, compreender os pontos ou linhas onde há excesso ou falta de passageiros, onde são necessários revisores (e onde não são), isto porquê? Podem existir paragens cuja distância entre outras paragens seja tão curta, mas tão curta, que seria melhor ter uma paragem a meio (ex.: conheço uma rua em Alfragide, na qual o autocarro 114 da Lisboa Transportes tem 2 paragens no espaço de qualquer coisa como 100 metros!!!!), e outras onde seria útil ter outra paragem. Há também zonas onde os revisores podem fazer falta (ex.: nos comboios da CP há percursos onde nem se vê um revisor). E há também zonas onde os transportes são em abundância e outros onde nem há que chegue (ex.: em Lisboa, os comboios da linha de Sintra partem quase sempre de Roma-Areeiro, e quem vem da Gare do Oriente, é raro ter um comboio que faça ligação directa com esta linha, e a Gare é um ponto importante de ligação à cidade que é menosprezado).

        O segundo ponto, vem na sequência do primeiro. Haverá certamente números, média de passageiros a entrar por paragem, média de transportes por hora que passam por paragem para cada destino final, abrangência horária de transportes em determinadas zonas, segurança presente nos transportes, que permitem, através de dados quantitativos, compreender onde há falhas e onde pode haver lugar a melhorias.

        Estes dois items são algo generalistas, porque cada caso é um caso e é raro o transporte, independentemente do seu tipo, que não tenha algum problema, ou nas paragens, ou nos horários, ou no cumprimento desses horários, ou na segurança, contudo, estou convencido de que haverá de certeza lugar à criação de um modelo não obrigatório, mas sim sugestivo e concreto, com medidas sucintas e bem definidas, que auxilie qualquer tipo de transporte público a melhorar a qualidade do seu serviço, mantendo o bem estar dos seus colaboradores, e o cliente satisfeito.

        O que é certo é que no domínio dos transportes públicos há muita coisa a funcionar mal, e concerteza a tua tese vai ter um ponto de partida interessante e oxalá tenha uma conclusão que vá ao encontra das tuas expectativas e que tenha utilização nesta área!

        Comentário


          #5
          Pegando em Lisboa eu tirava uma carrada de estações, não faz sentido perder tempo a parar em estações com a distancias cerca de cinco minutos a pé.

          Comentário


            #6
            Os autocarros precisam de mais corredores BUS, e sobretudo de fiscalização desses corredores.
            Deste modo são muito mais rapidos, circulam com intervalos menores, e cativam mais os clientes.
            Deste modo obtem-se um serviço regular.

            Comentário


              #7
              Eu ficava melhor com a vida se visse alguém a fiscalizar quem tem titulo de transporte válido no fertagus, já estou farto de pagar sempre bilhete e não ver ninguém a fiscalizar. Os chicos-espertos que nunca compram bilhete é que a sabem toda.

              Comentário


                #8
                Off-topic- alguém vai dizer para veres o exemplo dos transportes de Almada e não vou ser eu.

                On-topic- acho que o que falta aos transportes em Lisboa é a adequação ao horário laboral. Apesar de os intervalos serem mais curtos nas horas de maior tráfego, esta adaptação não é perfeita, daí que em grande parte das vezes o que acontece é os transportes andarem apinhados de dia e quase vazios no. início da noite

                Comentário


                  #9
                  Ora bem uma rede de metro bem mais abrangente, e mais rápido.

                  Comparado com outras cidades europeias, onde nem me lembro que o carro me faz falta, e chego a portugal e transportes nem vé-los.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                    Ora bem uma rede de metro bem mais abrangente, e mais rápido.

                    Comparado com outras cidades europeias, onde nem me lembro que o carro me faz falta, e chego a portugal e transportes nem vé-los.
                    Moras onde?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                      Moras onde?
                      Porto, porqué?

                      Eu de minha casa á fac demoro 10minutos de carro, de autocarro demoro 1h.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                        Pegando em Lisboa eu tirava uma carrada de estações, não faz sentido perder tempo a parar em estações com a distancias cerca de cinco minutos a pé.

                        no metro, presumo eu!

                        Comentário


                          #13
                          Uma boa ideia seria no Metro, fazerem separação de direcção nas escadas não-rolantes com uma simples grade, como em Londres e outros. Para ninguém ter que se andar a desviar e chocar contra os que vão em sentido contrário.

                          Outra, avisos frequentes para o pessoal pôr-se à direita nas escadas e tapetes rolantes, que há muita gente que nunca vai perceber o conceito a não ser que seja tipo ordem

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                            Porto, porqué?

                            Eu de minha casa á fac demoro 10minutos de carro, de autocarro demoro 1h.
                            Interesso-me pela temática Transportes e fiquei com curiosidade de saber onde esses transportes eram assim tão maus.

                            Mas a STCP funciona assim tão mal?

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X