Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Zon Fon

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Zon Fon

    Zon@Fon

    Alguém já aderiu a isto?

    Já naveguei pelo site e não sei se tem custos adicionais?

    Parece-me bom...

    Opiniões sff...

    #2
    Não tem custos adicionais.

    O que precisas é de ter um router a partilhar a ligação também.

    A vantagem, é que podes estar em qualquer parte do mundo e logo que alguém tenha um FON, podes aceder à internet de borla a partir daí.

    Comentário


      #3
      É uma ideia muito interessante que parece ser desconhecida pela grande maioria dos utilizadores de internet..


      Também já ando a experimentar isto e de facto é muito interessante ver o numero de hotspots que se encontram por todo o lado e de acesso gratuito!

      Aqui podemos ver onde estão localizados os pontos de acesso.

      Comentário


        #4
        Eu tenho um router da Belkin, estou impossibilitado de aceder a esse serviço não é?

        Comentário


          #5
          Isto é um conceito fantástico! No fundo trata-se de fazer crowd-sourcing da própria rede wireless!

          Já tinha ouvido falar, mas só agora é que investiguei isto, e acho que ainda hoje me vou registar!

          Comentário


            #6
            Ainda por cima não ocupa banda extra nem congestiona a utilização normal em casa. É como se fossem (e são) 2 ligações separadas e independentes!

            Comentário


              #7
              Conheço, mas não aderi porque me levanta muitas questões de segurança e utilidade.

              Quem me garante que todos os "foneros" são bem intencionados e não vão utilizar a minha ligação à internet para fazer asneiras? Asneiras essas que depois serão legalmente imputadas a mim (o detentor daquele IP naquele instante - mesmo que diferente do IP "doméstico", está registado com o meu número de cliente)? Ou quem me garante que eles até nem percebem um bocadinho da coisa e tendo acesso ao meu router conseguem chegar a outros lados?

              A ZON oferece net móvel gratuita (100MB mês), chega bem para as minhas necessidades em mobilidade, e se não chegasse contrataria um serviço de net móvel melhor. Não faz sentido ir para um local e andar de portátil em punho à procura de um hotspot quando existem métodos muito mais simples, seguros e eficazes.
              Editado pela última vez por pacxito; 04 August 2010, 12:00.

              Comentário


                #8
                O meu aparece no mapa.

                Comentário


                  #9
                  Eu estou registado, mas nunca ninguém se ligou ao meu router, se um dia alguém se ligar, só mesmo outro fonero que passe férias na casa dos vizinhos. Na rua já não apanha a rede.
                  Não tenho receios de segurança, o hub só permite acesso por cabo. A ligação é sempre feita a outra rede que não a minha doméstica. Não quer dizer que não seja possível....

                  Já agora ando com dificuldades em aceder pelo Nokia E72. Só consigo aceder à pagina da Fon e da Zon, nas outras surge sempre a mensagem:
                  Internet: Resposta Desconhecida. Deve ter alguma coisa a ver com definições de segurança do browser, porque a app do youtube funciona sem problemas.....

                  Comentário


                    #10
                    Essas questões são legítimas e deviam ser muito bem desmistificadas:

                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                    Conheço, mas não aderi porque me levanta muitas questões de segurança e utilidade.

                    Quem me garante que todos os "foneros" são bem intencionados e não vão utilizar a minha ligação à internet para fazer asneiras? Asneiras essas que depois serão legalmente imputadas a mim (o detentor daquele IP naquele instante - mesmo que diferente do IP "doméstico", está registado com o meu número de cliente)? Ou quem me garante que eles até nem percebem um bocadinho da coisa e tendo acesso ao meu router conseguem chegar a outros lados?
                    As Ligações são totalmente independentes! É como se de dois acessos e aparelhos independentes se tratassem.

                    Não, o cliente não fica registado com o teu numero de cliente nem tem qualquer ligação a ti.

                    Os IP são diferentes e o acesso que os utilizadores têm é validado pela fon@zon. Nada do que fazem pode ser imputado a ti! Isso é bem explicado algures no site deles.

                    No site da GRC.com aparece esta mensagem quando se faz o "shields up":

                    Many Internet connection IP addresses are associated with a DNS
                    machine name. (But yours is not.) The presence of "Reverse DNS", which
                    allows the machine name to be retrieved from the IP address, can
                    represent a privacy and possible security concern for Internet
                    consumers since it may uniquely and persistently identify your
                    Internet account — and therefore you — and may disclose other
                    information, such as your geographic location.

                    When present, reverse DNS is supported by Internet service providers.
                    But no such lookups are possible with your current Internet connection
                    address (123.456.789.012). That's generally a good thing.



                    Em relação à possibilidade de "hacking" do router e dessa forma ganharem acesso aos teus dados pessoais... bom, a possibilidade teórica provavelmente existe. Mas tendo em conta os milhões de hotspots espalhados pelo mundo será que é um receio que deverá ser maior quando comparado ao simples facto de termos uma rede wireless em casa e com o potencial de ser de facto hackada? Eu pessoalmente acredito na possibilidade teórica....
                    Mas vou deixar de ter uma rede wireless por isso? Não.


                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                    A ZON oferece net móvel gratuita (100MB mês), chega bem para as minhas necessidades em mobilidade, e se não chegasse contrataria um serviço de net móvel melhor. Não faz sentido ir para um local e andar de portátil em punho à procura de um hotspot quando existem métodos muito mais simples, seguros e eficazes.
                    Isso já são questões de opções pessoais...

                    Eu também tenho 500 mb de net no telemovel e outros 500 para usar como modem no entanto não descarto a enorme vantagem de ter este serviço pronto a ser usado em determinadas situações. (principalmente em idas ao estrangeiro)

                    Comentário


                      #11
                      Já tenho este serviço há uns meses...desde que passei a ter o router Zon Hub.

                      Até agora nunca ninguém se ligou ao meu, mas já usei ainda que muito esporadicamente o serviço com outros e funcionou bem.

                      Acho que devia ser muito mais publicitado (mas não interessa aos operadores que assim vendem placas 3g)...se todos tivéssemos isto, tínhamos net praticamente sempre.

                      Também li muito sobre a coisa pelo receio de segurança e concluí que ter uma rede wireless é igualmente inseguro...de qualquer forma faço o que está ao alcance para a proteger.

                      O IP (e já verifiquei ligando às 2 redes wireless) é mesmo outro e nem é ligado a mim. Só resta saber se o router é seguro o suficiente...mas isso nenhum será infalível...mas a probabilidade de ter um vizinho ácaro e sem nada para fazer que queira entrar na minha rede, não me parece alta

                      Os ácaros bons não se preocupam com redes domésticas

                      Comentário


                        #12
                        Apenas tenho modem e quando renovei o contrato, não me ofereceram o ZON HUB como fazem a novos clientes

                        E agora descobri que me dava muito jeito porque onde vou passar uns dias de férias apanho uma rede ZON FON
                        Ainda estou a pensar se não vale a pena comprar um ZON HUB... que por acaso oferecem a novos clientes com o pacote que tenho (25€)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                          Essas questões são legítimas e deviam ser muito bem desmistificadas:

                          As Ligações são totalmente independentes! É como se de dois acessos e aparelhos independentes se tratassem.

                          Não, o cliente não fica registado com o teu numero de cliente nem tem qualquer ligação a ti.

                          Os IP são diferentes e o acesso que os utilizadores têm é validado pela fon@zon. Nada do que fazem pode ser imputado a ti! Isso é bem explicado algures no site deles.

                          No site da GRC.com aparece esta mensagem quando se faz o "shields up":

                          Many Internet connection IP addresses are associated with a DNS
                          machine name. (But yours is not.) The presence of "Reverse DNS", which
                          allows the machine name to be retrieved from the IP address, can
                          represent a privacy and possible security concern for Internet
                          consumers since it may uniquely and persistently identify your
                          Internet account — and therefore you — and may disclose other
                          information, such as your geographic location.

                          When present, reverse DNS is supported by Internet service providers.
                          But no such lookups are possible with your current Internet connection
                          address (123.456.789.012). That's generally a good thing.

                          Não estava a falar de reverse DNS, estava a falar em questões legais que são remetidas para o detentor do IP.

                          Os ISPs estão obrigados, desde uma transposição de uma directiva comunitária nesse sentido publicada em 2008, ao armazenamento dos dados de tráfego, bem como aos dados que permitam identificar o cliente doméstico associado a esses dados (basicamente os logs do DHCP que identifiquem os MAC dos modems).

                          Na prática, quando um crime é praticado com origem num determinado IP é enviado um pedido de identificação pelo MP ao operador para identificação do cliente que no dia X, à hora Y estaria a utilizar aquele endereço. É só isto que o operador sabe da investigação em curso, e que tem que responder.

                          Apesar de acreditar que o façam, eu não sei, porque não vi claramente explicitado em lado algum, que nestes casos o endereço IP do router "público" não ficará nos registos associado aos meus dados de cliente e se eles nestes casos salvaguardam também, ao abrigo da mesma lei, os dados que o cliente utiliza na autenticação da rede wireless (Radius).


                          Em relação à possibilidade de "hacking" do router e dessa forma ganharem acesso aos teus dados pessoais... bom, a possibilidade teórica provavelmente existe. Mas tendo em conta os milhões de hotspots espalhados pelo mundo será que é um receio que deverá ser maior quando comparado ao simples facto de termos uma rede wireless em casa e com o potencial de ser de facto hackada? Eu pessoalmente acredito na possibilidade teórica....
                          Mas vou deixar de ter uma rede wireless por isso? Não.
                          Hackar uma rede wireless pode ser desde muito simples até impossível (ou muito, muito difícil), tudo depende da protecção aplicada e dos níveis de acesso que tens.

                          Ter acesso directo ao router/gateway, mesmo que noutra rede, facilita bastante o processo.
                          Editado pela última vez por pacxito; 04 August 2010, 14:02.

                          Comentário


                            #14
                            O meu netgear não tem o menu de registo nisso

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                              O meu netgear não tem o menu de registo nisso




                              Mas com Zon já se sabe que uns meses rapidamente se tornam anos...
                              Pode ser que esteja pronto quando conseguirem meter as boxes a trabalhar em condições lol.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post




                                Mas com Zon já se sabe que uns meses rapidamente se tornam anos...
                                Pode ser que esteja pronto quando conseguirem meter as boxes a trabalhar em condições lol.
                                Estive a explorar o site e não vi isso
                                No entanto eles dizem lá que os modem/router Netgear são compatíveis e até o explicam como o fazer... Cromos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                  Não estava a falar de reverse DNS, estava a falar em questões legais que são remetidas para o detentor do IP.
                                  A partir do momento que o IP é atribuído pela ZON@fon após validação do cliente na rede zon@fon então não vejo com pode sequer haver duvidas. Ainda para mais sendo um serviço prestado pela ZON (e não por ti).

                                  Sinceramente não percebo a tua dúvida.

                                  São neste momento milhões de clientes que usam este sistema pelo mundo inteiro.

                                  Se houvesse assim tanto espaço para as falhas de que temes, concerteza que já teriam sido reportadas (e provavelmente reparadas).

                                  Não me leves a mal mas parece-me que estás a fazer uma tempestade num copo de água.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                    Não estava a falar de reverse DNS, estava a falar em questões legais que são remetidas para o detentor do IP.

                                    Os ISPs estão obrigados, desde uma transposição de uma directiva comunitária nesse sentido publicada em 2008, ao armazenamento dos dados de tráfego, bem como aos dados que permitam identificar o cliente doméstico associado a esses dados (basicamente os logs do DHCP que identifiquem os MAC dos modems).

                                    Na prática, quando um crime é praticado com origem num determinado IP é enviado um pedido de identificação pelo MP ao operador para identificação do cliente que no dia X, à hora Y estaria a utilizar aquele endereço. É só isto que o operador sabe da investigação em curso, e que tem que responder.

                                    Apesar de acreditar que o façam, eu não sei, porque não vi claramente explicitado em lado algum, que nestes casos o endereço IP do router "público" não ficará nos registos associado aos meus dados de cliente e se eles nestes casos salvaguardam também, ao abrigo da mesma lei, os dados que o cliente utiliza na autenticação da rede wireless (Radius).




                                    Hackar uma rede wireless pode ser desde muito simples até impossível (ou muito, muito difícil), tudo depende da protecção aplicada e dos níveis de acesso que tens.

                                    Ter acesso directo ao router/gateway, mesmo que noutra rede, facilita bastante o processo.
                                    O mac address da parte fon é diferente do que é usado na ligação caseira.
                                    Verifiquei isso mesmo nas configurações do zonhub.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                      A partir do momento que o IP é atribuído pela ZON@fon após validação do cliente na rede zon@fon então não vejo com pode sequer haver duvidas. Ainda para mais sendo um serviço prestado pela ZON (e não por ti).

                                      Sinceramente não percebo a tua dúvida.

                                      São neste momento milhões de clientes que usam este sistema pelo mundo inteiro.

                                      Se houvesse assim tanto espaço para as falhas de que temes, concerteza que já teriam sido reportadas (e provavelmente reparadas).

                                      Não me leves a mal mas parece-me que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
                                      Por acaso acho que o pacxito tem a sua razão.

                                      A ligação é partilhada, portanto o IP é o mesmo.
                                      Agora imaginando que tenho uma FON aqui, que alguém menos intencionado se liga e comete umas burlas em algum site através da minha ligação... O ip que fica registado é o meu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                        Por acaso acho que o pacxito tem a sua razão.

                                        A ligação é partilhada, portanto o IP é o mesmo.
                                        Agora imaginando que tenho uma FON aqui, que alguém menos intencionado se liga e comete umas burlas em algum site através da minha ligação... O ip que fica registado é o meu.
                                        Ligação partilhada?

                                        A ligação WAN (ou seja para fora, para a Zon) é como um modem diferente...tem um Mac Address diferente e como é óbvio um IP diferente.

                                        Na realidade com os Zon Hub's e activando o Zon@Fon tens 2 ligações à internet em casa e só pagas uma. No limite até podes fazer downloads por uma e por outra lol

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                                          Por acaso acho que o pacxito tem a sua razão.

                                          A ligação é partilhada, portanto o IP é o mesmo.
                                          Agora imaginando que tenho uma FON aqui, que alguém menos intencionado se liga e comete umas burlas em algum site através da minha ligação... O ip que fica registado é o meu.
                                          O ip publico não é o mesmo, o mac address não é o mesmo, a largura de banda não é partilhada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                            A partir do momento que o IP é atribuído pela ZON@fon após validação do cliente na rede zon@fon então não vejo com pode sequer haver duvidas. Ainda para mais sendo um serviço prestado pela ZON (e não por ti).

                                            Sinceramente não percebo a tua dúvida.

                                            São neste momento milhões de clientes que usam este sistema pelo mundo inteiro.

                                            Se houvesse assim tanto espaço para as falhas de que temes, concerteza que já teriam sido reportadas (e provavelmente reparadas).

                                            Não me leves a mal mas parece-me que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
                                            Provavelmente estarei , mas para mim é uma questão fulcral saber (e estar claramente definido no contracto) de quem é a responsabilidade do tal endereço IP independente. As condições gerais de utilização só me falam em copyright da informação do site...

                                            Por outro lado também não confio o suficiente nos fabricantes de routers caseiros para abrir o acesso a estes equipamentos. Do ponto de vista do utilizador também tenho muitas reticências em utilizar uma rede controlada por alguém que não conheço de lado nenhum, mas isso sou eu que sou um gajo um bocado paranóico, admito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                              Ligação partilhada?

                                              A ligação WAN (ou seja para fora, para a Zon) é como um modem diferente...tem um Mac Address diferente e como é óbvio um IP diferente.

                                              Na realidade com os Zon Hub's e activando o Zon@Fon tens 2 ligações à internet em casa e só pagas uma. No limite até podes fazer downloads por uma e por outra lol
                                              Pensava que era como as outras FONs em que a ligação é partilhada, sendo assim, erro meu.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                Não estava a falar de reverse DNS, estava a falar em questões legais que são remetidas para o detentor do IP.

                                                Os ISPs estão obrigados, desde uma transposição de uma directiva comunitária nesse sentido publicada em 2008, ao armazenamento dos dados de tráfego, bem como aos dados que permitam identificar o cliente doméstico associado a esses dados (basicamente os logs do DHCP que identifiquem os MAC dos modems).

                                                Na prática, quando um crime é praticado com origem num determinado IP é enviado um pedido de identificação pelo MP ao operador para identificação do cliente que no dia X, à hora Y estaria a utilizar aquele endereço. É só isto que o operador sabe da investigação em curso, e que tem que responder.

                                                Apesar de acreditar que o façam, eu não sei, porque não vi claramente explicitado em lado algum, que nestes casos o endereço IP do router "público" não ficará nos registos associado aos meus dados de cliente e se eles nestes casos salvaguardam também, ao abrigo da mesma lei, os dados que o cliente utiliza na autenticação da rede wireless (Radius).




                                                Hackar uma rede wireless pode ser desde muito simples até impossível (ou muito, muito difícil), tudo depende da protecção aplicada e dos níveis de acesso que tens.

                                                Ter acesso directo ao router/gateway, mesmo que noutra rede, facilita bastante o processo.

                                                2 IPs públicos diferentes? Tens a certeza? Eu iria mais para NATs diferentes, mas com o mesmo IP.

                                                E a informação que colocaste do GRC.com apenas diz respeito ao Reverse DNS, que indica que o teu IP tem associado um DNS atribuido pelo ISP ZON e não o nome da tua máquina. Não tem a ver com a questão da FON.

                                                O que é possivel para diferenciar os clientes FON e a tua ligação é a autenticação efectuada previamente na página da FON, apenas este pode ser utilizado para te defenderes caso tenhas algum problema com as autoridades.

                                                Só que as autoridades por norma só conseguem aceder ao registo do IP, que por sua vez está associado a ti...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post




                                                  Mas com Zon já se sabe que uns meses rapidamente se tornam anos...
                                                  Pode ser que esteja pronto quando conseguirem meter as boxes a trabalhar em condições lol.
                                                  As boxes de facto têm as suas pancas e de tempos a tempos (nem 1 semana) a minha tem de levar o seu resetzito para ir aos eixos...software da tanga.

                                                  Mas não é preciso bater tanto no ceguinho. Os routers da Netgear saíram mal...mas o Zon Hub, até ver está 5*.

                                                  Tinha o da Netgear (e aí nunca vi Fon ) e felizmente foi por pouco tempo...estava com problemas no msn que caía sem explicação (e sem eu notar pois para mim continuava online) e a própria ligação começou a cair com regularidade.

                                                  Reclamei e pedi o Zon Hub...ainda argumentaram com os 25€, e eu pedi à mesma naquela de depois reclamar na factura. O que é facto é que entraram em contacto e tiraram os 25€ da factura mais tarde, pelo facto de o Netgear estar a dar problemas.

                                                  Depois de ter pedido o Zon Hub não demorou mais de 2 ou 3 dias a tê-lo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                                    O mac address da parte fon é diferente do que é usado na ligação caseira.
                                                    Verifiquei isso mesmo nas configurações do zonhub.
                                                    Eu sei que é diferente. A minha questão é a quem está associado esse MAC. A mim? à ZON? O registo das ligações wireless é associado a essa informação?

                                                    Do que li, eu não vi respostas a estas perguntas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                      Provavelmente estarei , mas para mim é uma questão fulcral saber (e estar claramente definido no contracto) de quem é a responsabilidade do tal endereço IP independente. As condições gerais de utilização só me falam em copyright da informação do site...

                                                      Por outro lado também não confio o suficiente nos fabricantes de routers caseiros para abrir o acesso a estes equipamentos. Do ponto de vista do utilizador também tenho muitas reticências em utilizar uma rede controlada por alguém que não conheço de lado nenhum, mas isso sou eu que sou um gajo um bocado paranóico, admito.
                                                      Então não podes ter wireless sequer activo no Zon Hub...esse ainda é pior do que o Zon@Fon pois é da tua própria rede - e acredita é muito mais simples crackar uma ligação wi-fi.

                                                      A questão aqui é quem o que fazer? A não ser que sejas uma instituição bancária, uma empresa com segredos e patentes xpto, algo governamental...não estou a ver algo que valha a pena.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                                        O ip publico não é o mesmo, o mac address não é o mesmo, a largura de banda não é partilhada.

                                                        A largura de banda é partilhada e é configurável no próprio router.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                          2 IPs públicos diferentes? Tens a certeza? Eu iria mais para NATs diferentes, mas com o mesmo IP.

                                                          E a informação que colocaste do GRC.com apenas diz respeito ao Reverse DNS, que indica que o teu IP tem associado um DNS atribuido pelo ISP ZON e não o nome da tua máquina. Não tem a ver com a questão da FON.
                                                          Não sei, não tenho o serviço e não sei se usam IPs públicos ou NAT, de qualquer forma penso que o mais relevante é a associação desse endereço ao MAC.

                                                          Não fui eu que falei no reverse DNS.

                                                          O que é possivel para diferenciar os clientes FON e a tua ligação é a autenticação efectuada previamente na página da FON, apenas este pode ser utilizado para te defenderes caso tenhas algum problema com as autoridades.

                                                          Só que as autoridades por norma só conseguem aceder ao registo do IP, que por sua vez está associado a ti...
                                                          Pois, é precisamente isso que tenho dito por aqui. Até pode não estar, mas não vi garantia nenhuma em contrário, e pessoalmente, do que conheço dos ISP's, diria que eles nunca assumiriam responsabilidade por um IP (encaram um negócio deles apenas como "carriers").

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                            2 IPs públicos diferentes? Tens a certeza? Eu iria mais para NATs diferentes, mas com o mesmo IP.
                                                            De certeza...basta ir ao Zon Hub na página de monitorização de rede...IP's diferentes (até com o 1º octeto diferente) e mac address diferente.

                                                            E depois access points diferentes também.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X