Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Crise !? Satus !? Mais Olhos que Barriga???

    Mediante a reportagem que coloco abaixo, qual pensam que será a real causa desta situação, acham que isto é um reflexo dos actos impensados do ter para mostrar - nem para isso se endividem - ou será unica e exclusivamente reflexo da crise que se instalou.

    Ou em ultima instância o que será pior em tempo de crise ainda querem botar figura.


    Reportagem CM
    Venda de casas

    As agências imobiliárias afirmam que uma em cada seis casas postas à venda em segunda mão resulta, actualmente, de problemas de falta de dinheiro, embora os proprietários vendedores não o reconheçam. Num inquérito telefónico, a justificação foi quase sempre a vontade de mudar para #8220;uma casa melhor#8221;.


    O problema mais grave não está, actualmente, na venda de casas. A questão difícil é sobretudo o seu pagamento. Com os juros a subirem num ano mais de metade do que eram, de 2,103 por cento na taxa Euribor de Junho de 2005 para 3,354 ontem, o custo dos empréstimos disparou. Calcula-se que são 107 euros por mês na prestações de empréstimos de 100 mil euros a 25 anos e as pessoas fazem contas à vida. De acordo com as estimativas das agências imobiliárias, 15 a 20% das casas usadas postas à venda são consequência de apertos de dinheiro nas famílias, casos de vendas judiciais à parte, mas ninguém gosta de o reconhecer. A prova está num inquérito telefónico do CM junto de proprietários interessados em vender as suas moradias ou os apartamentos de condomínios de luxo na margem Sul do Tejo, em que a justificação afirmada pela esmagadora maioria foi a vontade de mudar para #8220;uma casa melhor#8221;.

    Vinte cartazes com a palavra #8216;Vendo#8217; na ala de apartamentos na zona nascente da Herdade da Aroeira, no concelho da Almada, com ares de mar da Fonte da Telha, sugerem, contudo, outras razões.

    #8220;Sei por conhecimentos nos bancos que realmente há muitas pessoas a desistirem de segundas residências e não só#8221;, disse-nos Maria João Brandão, que tem uma pequena agência imobiliária no centro da vizinha zona da Verdizela, e que nos negócios que conduz pessoalmente apresenta uma estatística irrefutável.

    #8220;Das cinco casas usadas que vendi nos últimos meses, uma foi por dificuldades financeiras do casal proprietário, duas por causa de quererem realizar o dinheiro do património, num caso devido a viuvez e noutro por divórcio, e mais duas porque os donos com filhos crescidos a caminho das universidades escolheram mudar-se para Lisboa.#8221;

    A responsável da MJ Brandão constata a situação sem lamentos de crise: #8220;Não se pode falar em paragem nos negócios imobiliários e até parece que é quando se fala de crise que há mais procura para comprar, mas o conhecimento directo que tenho das situações mostra-me que realmente há muitas pessoas em dificuldades. Basta ver quantos estão a trocar moradias com jardim e piscinas por apartamentos na Charneca da Caparica ou o muito que há para vender na Herdade da Aroeira.#8221;

    TEMPOS DIFÍCEIS

    As situações são muito variadas na região de Lisboa, bem como nas outras áreas metropolitanas, no Algarve e Interior do país, mas o eixo Seixal-Amora-Belverde-Verdizela-Aroeira na região a Sul do Tejo constitui uma mostra ajustada das realidades.

    Há ali desde zonas tradicionais de moradores da classe média e média-baixa até condomínios de luxo fechados e com #8216;greens#8217; de golfe de 18 buracos. No entanto, mesmo pertencendo à região económica mais rica do País, que é Lisboa e Vale do Tejo (18 849 euros de PIB por habitante, segundo o Eurostat, quando no Norte é de 10 374), também ali se sentem os efeitos do aumento do desemprego com muitos operários especializados que há anos #8220;tratavam o aço por tu#8221; agora desmoralizados pela falta de trabalho.

    #8220;A vida está muito difícil#8221;, conta José Manuel, que na Rua das Hortênsias, em Belverde, passa dias inteiros à espera que apareça alguém interessado em ver as moradias novas que a imobiliária Solução Óptima tem para vender por preços na ordem dos 340 mil euros (68 mil contos) em moeda antiga.

    #8220;Nos últimos dez dias, incluindo o fim-de-semana, só me apareceu um casal a ver a moradia e foi mais por curiosidade porque estes preços estavam fora das suas possibilidades#8221;, adianta, satisfeito por ter com quem desabafar os problemas que sente.

    #8220;Como as casas não se vendem, há muitas pessoas em dificuldade porque a construção civil mexe com quase tudo e se pára é uma grande tragédia#8221;, prossegue José Manuel, na casa dos 50 anos e uma perspectiva pessimista do futuro cujas principais desgraças admite já pouco o afectarão, porque o pior não é o curto e médio prazo mas, como apontam as projecções, o que virá lá para meados do século.

    Belverde, uma zona de moradias lançada em meados dos anos 70, ainda sem os luxos da Verdizela e Herdade da Aroeira, está relativamente estabilizada, até porque os proprietários tiveram a oportunidade de satisfazer os seus compromissos alugando as moradias a quadros das empresas multinacionais que entretanto se instalaram na península de Setúbal, como a Autoeuropa e a Siemens. A média dos proprietários é também menos ambiciosa do que na vizinha Verdizela, sendo francamente mais baixa a percentagem de moradias com piscina.

    #8220;No ano passado, por esta altura, havia mais pessoas a procurar e a comprar#8221;, avalia ainda José Manuel, que sentiu no seu posto de observação da dinâmica económica um agravar generalizado das condições de vida e não apenas um grande aumento nas taxas de juro.

    CLIENTES ESTRANGEIROS

    Esta crise não parece contudo ser problema para Maria João Brandão, com muitas relações pessoais e agência imobiliária aberta no centro da Verdizela a uma centena de metros do parque desportivo e de uma vasta zona de recreio para entretenimento das crianças.

    #8220;Desde que seja a preços razoáveis tudo se vende, desde os lotes às moradias em segunda mão#8221;, explica, gabando o seu estilo de actuação em que cerca de metade dos novos clientes lhe chegam por indicação de pessoas com que anteriormente já desenvolveu negócios.

    #8220;Só não se vende mesmo o que está superinflacionado por os proprietários não estarem apressados e quererem fazer muito dinheiro com a transacção#8221;, prossegue.

    #8220;Os preços actuais na Verdizela andam na ordem dos 170 mil euros por lotes de mil metros quadrados e as moradias novas, bem acabadas e climatizadas e com piscina, custam na ordem dos 475 mil euros#8221;, refere, avançando preços mais elevados para a vizinha Herdade da Aroeira, onde os lotes apontam para os 200 mil e as moradias sobem até acima dos 750 mil euros.

    Entre os clientes que não faltam, Maria João aponta o aparecimento de cada vez mais estrangeiros e não só os quadros superiores da Autoeuropa, Siemens, Vibasto, Merlin, Leclerc, etc..

    #8220;Esses altos funcionários procuram sobretudo alugar, até porque vêm apenas para um tempo determinado, mas estão dispostos a pagar bem pelo que vale a pena. Não digo nomes, mas sei de moradias alugadas por 2500 euros por mês, embora no arrendamento se mantenham os mesmos preços a partir de 1500 euros/mês praticamente sem mudanças desde há uns dez a 15 anos.#8221;

    #8220;Mas tem aparecido também outra clientela de estrangeiros, sobretudo ingleses e espanhóis, com vontade de se fixarem na zona por causa do microclima favorável que temos e por estarmos próximos das praias. Na maioria são pessoas já com mais de 60 anos, mas também há casais jovens interessados em construir o seu futuro em Portugal. Por exemplo, eu arranjei uma moradia para dois argentinos.#8221;

    Nas avenidas e ruas da Verdizela, traçadas pelo meio de uma antiga zona de pinhal, rapidamente se registam uma dúzia de anúncios de venda de moradias na maioria usadas. Maria João Brandão diz que talvez uma em cada cinco seja por motivos económicos, na maioria de pessoas que concluíram que não vale a pena o esforço financeiro por uma segunda residência que dá muito trabalho a manter e tratar com jardim e piscina e a que os filhos mais crescidos já não dão o valor e apego do tempo de crianças.

    #8220;Sei por conhecimentos nos bancos da zona de vários casos de insatisfação dos compromissos financeiros, mas onde há mais casos é nos apartamentos da Herdade da Aroeira. A Verdizela arrancou há mais de 25 anos e tem menos choques recentes. Pessoalmente parece-me que a maioria terá a ver com implicações de repartir os patrimónios, com casos de separação dos casais ou até de heranças,#8221; conclui.

    #8220;PROCURAR CASA MELHOR#8221;

    Na zona de apartamentos da Herdade da Aroeira, os cartazes de #8220;vendo#8221; são mais frequentes do que em qualquer outra zona do eixo Amora-Fonte da Telha. Num inquérito telefónico aos que querem vender, sem outra identificação a não ser o próprio número de telemóvel pessoal, a resposta mais frequente foi #8220;quero procurar casa melhor#8221;. Nenhum dos 20 proprietários contactados admitiu problemas financeiros e também em nenhum caso foi referido como razão o divórcio ou separação.

    #8220;Quero vender para comprar um apartamento para o meu filho#8221;, foi a explicação mais pormenorizada que deu um proprietário vendedor.

    Os problemas financeiros são sem dúvida assunto muito reservado. Mesmo as instituições bancárias guardam segredo sobre o assunto, procurando resolver as situações de forma a que o cliente possa resolver o assunto através de opções alternativas como o renegociar do empréstimo em termos da sua duração.

    Onde os casos são mais reconhecidos é nas próprias agências imobiliárias que ouvem as razões e preocupações dos clientes. Aí as estimativas não enganam. Para além dos dados oficiosos sobre uma maioria de casas usadas nas cerca de 300 mil transacções por ano feitas quase na totalidade pelas 3300 imobiliárias existentes no País, um inquérito no terreno junto de agentes aponta para o ocorrência de 15 a 20 por cento de casos de venda por dificuldades financeiras que em frequência de situações é referido por um em seis ou um em cada cinco proprietários de apartamentos e moradias postas à venda.

    O negócio de casas usadas não tem estatísticas oficiais. Só se sabe de forma indirecta que tem aumentado com a quebra de casas novas lançadas no mercado, que chegou aos 193,5 mil em 1999 e baixou depois a praticamente um terço nos últimos dois anos. Em 2004 quedou-se nas 65,4 mil casas novas.

    As agências imobiliárias não baixaram, porém, o ritmo de actividade de que tanto se queixa a construção com perspectivas de retoma a apontar para depois de 2010. Cumprindo a ideia de quanto mais crise, melhor negócio, o esmagador volume de transacções passou para o mercado de segunda mão. As aflições são mesmo para quem tem de pagar a subida de juros e já está com orçamentos apertados.

    CRÉDITO MALPARADO RONDA OS MIL MILHÕES DE EUROS

    Mil milhões de euros, ou seja, metade de todo o endividamento malparado dos particulares à Banca, diz respeito ao crédito à habitação, de acordo com números referentes a Março deste ano. A percentagem revela um maior cumprimento na habitação do que em qualquer outro segmento, já que no total a percentagem dos empréstrimos para aquisição de casa corresponde a quase 80% do total. De acordo com cálculos anteriores dos 72 mil milhões de euros para crédito à habitação, os mil milhões malparados só valem 1,3% do total.

    300.000 casas são, de acordo com a média 2004/05, transaccionadas por ano em Portugal.

    50% dos negócios imobiliários passam por cerca de 3300 agências existentes no País.

    97% da actividade dos mediadores imobiliários centra-se nas casas usadas.

    65.400 casas novas entraram no mercado em média nos últimos dois anos.

    DESEMPREGO E DIVÓRCIO SÃO MAIORES PROBLEMAS

    Os estudos de dois bancos presentes no crédito à habitação, o Millennium BCP e o BPI, mostram que o desemprego e o divórcio são os principais motivos de não cumprimento do pagamento das prestações mensais. O Millennium aponta que 31% do malparado está ligado ao divórcio dos casais proprietários e 25% tem a ver com situações de desemprego. Já o BPI atribui ao conjunto das duas situações 50% do crédito malparado concedido pela instituição. O rácio do malparado na habitação é quatro vezes inferior ao existente no restante crédito.

    MENOS 50% NAS USADAS

    Salvo alguns casos de superinflação, os preços das moradias usadas na Verdizela andam por metade das novas. Enquanto uma estreia exige pensar num investimento de 425 mil euros, é possível comprar moradias com ar condicionado central e piscina, além de jardim, por 250 mil a 300 mil euros. É uma questão de oportunidade e de não pensar em grandes obras.

    PARAGEM NA CASA NOVA

    Retoma só depois de 2010 é o que aponta para a construção um estudo do ITIC #8211; Instituto Técnico para a Indústria da Construção que não vê como regressar aos grandes números de há sete anos, quando em 1999 foram lançadas no mercado habitacional 193,5 mil casas novas. Desde então é sempre a descer, com apenas 65,4 mil casas em 2004.

    NOTAS SOLTAS

    LISBOA E SETÚBAL LIDERAM CRÉDITO

    Os empréstimos a particulares subiram, mesmo após o detonar da crise em 2001, mas por causa de Lisboa e Setúbal. O distrito da capital teve uma subida de 30% em quatro anos, enquanto o Porto chegou a Dezembro de 2005 igual a 2001.

    ARGUMENTO DE IR PARA A TERRA

    As imobiliárias têm grande experiência na detecção dos problemas dos clientes. Na prática, consideram caso de dificuldade financeira quando o cliente não procura comprar outra casa ou utiliza evasivas, como a decisão de regressar à terra de origem.

    OPORTUNIDADES EM LEILÃO JUDICIAL

    São poucos os casos de endividamento que acabam em leilão judicial de moradias. Em 13 leilões anunciados pelo BPI só há um, mas por 245 mil euros na Quinta da Clementina, no sítio de Esgueira, Aveiro.
    João Vaz

    In CM 17-06-06

    #2
    Cada vez está mais dificil pagar a prestação... O empréstimo que pedi, se o tivesse feito na altura do crédito bonificado, faria com que pagasse 250 euros por mês. Assim pago 430 euros... É um grande esforço que faço para cumprir com as minhas obrigações! Mas orgulho-me de nunca ter falhado com nenhuma obrigação.

    Depois vejo colegas de trabalho que moram em vivendas novas, tem bons carros e ainda fazem uma vida de pequenos luxos... Eu tenho um apartamento com 12 anos, tenho um chasso e o dinheiro é quase á conta! Esses colegas de trabalho, ou tem outra fonte de rendimento que eu não conheço ou então qualquer dia o "balão rebenta"...

    Comentário


      #3
      Este tópico ao encontro ( no meu entender ) do que se fala neste:

      http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=81484


      As causa para depressões
      ;)

      Comentário


        #4
        E depois temos isto também.


        Dinheiro - Calotes à banca sobem 4,7% num mês
        Malparado recorde

        A banca receia não recuperar mais de dois mil milhões de euros de empréstimos concedidos. Montante que pode subir, visto que as taxas de juro euribor voltaram a subir ontem: 2,89 por cento a seis meses; 2,728 por cento a três meses; 3,138 por cento a um ano.

        No primeiro mês deste ano, o crédito malparado somava 2,08 mil milhões de euros. Esta verba representa cerca de 1,4 por cento do nosso produto interno bruto. No último mês do ano passado, a cobrança duvidosa de empréstimos bancários totalizava 1,986 mil milhões de euros. Ou seja: de Dezembro de 2005 para Janeiro de 2006, o crédito malparado aumentou 4,7 por cento.

        De acordo com o boletim do Banco de Portugal, divulgado ontem, a maior parte do crédito malparado continuou a registar-se nos empréstimos bancários contratados para a compra de habitação: 1,177 mil milhões de euros em Dezembro do ano passado. Em Janeiro de 2005, o crédito malparado para aquisição de casa totalizava 1,081 mil milhões de euros.

        Se comparada a evolução dos créditos de cobrança duvidosa nos empréstimos a habitação entre Janeiro de 2005 e o primeiro mês do corrente ano, o agravamento é mais acentuado, uma vez que o malparado para a compra de casa já chega ais 1,239 mil milhões de euros.

        Segundo a instituição governada por Vítor Constâncio, o saldo dos empréstimos contraídos para a compra de residências atingiu 80,234 mil milhões de euros, mais de metade da riqueza gerada no nosso país em 2005. O crédito habitacional caracterizava-se do seguinte modo, em termos de prazos: 79,215 mil milhões de euros a mais de cinco anos; 774 milhões de euros até cinco anos; 245 milhões de euros a menos de 12 meses.

        No que diz respeito à aquisição de bens de consumo, como automóveis, electrodomésticos, equipamento informático e outros artigos, os bancos receavam não recuperar 296 milhões de euros no primeiro mês do corrente ano.

        Do crédito concedido para outros fins, havia o risco de cobrança duvidosa de 545 milhões de euros no fim do primeiro mês de 2006.

        João Queiroz, especialista da corretora LJ Carregosa em macroeconomia e mercado de capitais, justificou o aumento do crédito malparado com a redução do rendimento disponível por parte das famílias. Também a ter em consideração, conforme frisou a mesma fonte ao Correio da Manhã, a subida das taxas de juro. Subida essa que vai continuar.

        As casas de investimento nacionais e internacionais são unânimes sobre o encarecimento do custo do dinheiro nos países do euro. Também existe unanimidade na amplitude da subida: a taxa de juro directora do Banco Central Europeu estará acima de três por cento até ao fim de 2006.

        João Queiroz acrescentou que o crescimento do malparado também se deve à subida da taxa de desemprego, sobre a qual existe a #8220;expectativa de que atinja os dois dígitos#8221;.

        BANCOS VÃO CRIAR PROVISÕES

        Se o crédito malparado continuar a subir, os bancos terão de criar provisões. Assim prevê João Queiroz, da LJ Carregosa #8211; Sociedade Financeira de Corretagem.

        Segundo a mesma fonte, o crédito malparado não tem origem apenas nas famílias que gastam mais do que aquilo que ganham ou são afectadas pelo desemprego.

        Também há empresas cujo endividamento cresce devido à subida das taxas de juro.

        Mas tudo está em cadeia: com taxas de juro mais altas e o aumento do desemprego, há uma diminuição do consumo. E menos consumo significa menos vendas por parte das empresas, cujos produtos armazenados vão aumentando por quebra de escoamento. Ou seja: descida do volume de negócios empresariais.

        Se as empresas facturam menos, lucram menos, ou entram em prejuízo, e podem mesmo desistir de investimentos já planeados para a expansão da actividade. Deste modo, as empresas em dificuldades de tesouraria não só não criam postos de trabalho como também podem suprimi-los.
        Ayala Monteiro

        In CM 22-03-06

        Comentário


          #5
          As pessoas querem tudo!! O dinheiro não estica. Somos dos poucos paises na europa onde as pessoas assim que podem pensam logo em comprar casa. Abram os olhos e vejam que estão a governar os empreiteiros e os bancos. [8]

          Eu tenho casa alugada, penso comprar sim mas assim que a vida estiver estabilizada. Porque depois acontecem situações dessas.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Renas

            As pessoas querem tudo!! O dinheiro não estica. Somos dos poucos paises na europa onde as pessoas assim que podem pensam logo em comprar casa. Abram os olhos e vejam que estão a governar os empreiteiros e os bancos. [8]

            Eu tenho casa alugada, penso comprar sim mas assim que a vida estiver estabilizada. Porque depois acontecem situações dessas.
            O pior não é comprarem logo casa... Eu até acho bem que larguem os paizinhos.

            O pior é que antes da casa, têm que ter logo um carrão novo, tem que se vestir com o ultimo grito da moda, tem que sair todas as noites, etc...

            Aí sim, o dinheiro não estica. Porque, apesar de caras, não é uma casa que vai desiquilibrar o orçamento, são os pequenos luxos!

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Stormskaer

              O pior não é comprarem logo casa... Eu até acho bem que larguem os paizinhos.

              O pior é que antes da casa, têm que ter logo um carrão novo, tem que se vestir com o ultimo grito da moda, tem que sair todas as noites, etc...

              Aí sim, o dinheiro não estica. Porque, apesar de caras, não é uma casa que vai desiquilibrar o orçamento, são os pequenos luxos!

              E ás vezes é a mania de só quererem comprar nova e de 3/4 assoalhadas.

              Existem apartamentos com 3~4 anos com valores bem mais baixos e por vezes com melhores localizações, mas esse não servem.

              Falo assim porque conheço exactamente a situação da filha de uns amigos.

              "Emburricou" que tinha de ser assim, isto aliado a um trabalho sem estabilidade, significou que durante 5 meses os pais suportaram a prestação.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Excalibur

                citação:Originalmente colocada por Stormskaer

                O pior não é comprarem logo casa... Eu até acho bem que larguem os paizinhos.

                O pior é que antes da casa, têm que ter logo um carrão novo, tem que se vestir com o ultimo grito da moda, tem que sair todas as noites, etc...

                Aí sim, o dinheiro não estica. Porque, apesar de caras, não é uma casa que vai desiquilibrar o orçamento, são os pequenos luxos!

                E ás vezes é a mania de só quererem comprar nova e de 3/4 assoalhadas.

                Existem apartamentos com 3~4 anos com valores bem mais baixos e por vezes com melhores localizações, mas esse não servem.

                Falo assim porque conheço exactamente a situação da filha de uns amigos.

                "Emburricou" que tinha de ser assim, isto aliado a um trabalho sem estabilidade, significou que durante 5 meses os pais suportaram a prestação.
                Conheço algumas situações dessas. Mas quando há alguém para pagar é um mal menor.

                Não sou a favor do comprar sem emprego estável. Há que aprender, mudar, deslocalizar. Para isso deveria ser fomentado o aluguer. Comprar é solução. Mas sempre depois. Os juros que se pagam pelas casas são assustadores no final da prestação há pessoas que pagaram 3 casas. Além do que a caminhar como vamos os bancos ainda não entenderam que estão a penhorar nada. Pois uma casa 40 anos depois de ser comprada pouco vale. Isto de acordo com alguns analistas económicos. Não é por acaso que os bancos pedem fiadores. Eu julgo que a maior parte das pessoas compra por impulso sem perceber bem o que está a fazer. É um compromisso e um valor enorme. Para perder dinheiro não é dificil. Quem ganha no imediato são os construtores e mediadores. No futuro os bancos. Mas se calhar a minha visão e a de alguns analistas está errada.

                Comentário


                  #9
                  MAs é normal que Portugal tem que fazer um grande ajustamento...

                  A nossa entrasda no euro foi precipitada e mal negociada.. Para começar segundo so estudos perdemos logo à entrada uma competitividade na ordem dos 20% que nunca mais recuperamos..

                  E depois, a baixa repentina das taxas de juro, conjugada com essa perca da competitividade levou a que o consumo interno desse um boom, baseado principalmente nas importações.. Nunca se venderam tantos carros nem tantas casas como nos anos 90... É claro que essa má gestão, tanto do Cavaco que negociou a entrada no SME, como do Guterres depois, levaram que que Portugal hoje esteja com desiquilibrios enormes, a nossa industria em grande parte deixou de produzir para exportar e passou a produzir para consumo interno, o endividamento das familias é enorme, o credito mal parado começa a ser um problema.. etc.. etc.. etc..

                  Mas não me parece que isto seja uam questão de "mais olhos que bariga"... Acho que foi claramente uma questão de má gestão da nossa entrada no Euro...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Pois uma casa 40 anos depois de ser comprada pouco vale.]
                    :D[}][}] os meus pais compraram uma em alcantara a cerca de 45 anos por 125 contos e hoje vendem-se no prédio andares a 125 mil euros;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por furão

                      citação:Pois uma casa 40 anos depois de ser comprada pouco vale.]
                      :D[}][}] os meus pais compraram uma em alcantara a cerca de 45 anos por 125 contos e hoje vendem-se no prédio andares a 125 mil euros;)
                      Há 45 anos os créditos eram dificeis logo as casas também dificeis de vender. ;)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por mundano

                        MAs é normal que Portugal tem que fazer um grande ajustamento...

                        A nossa entrasda no euro foi precipitada e mal negociada.. Para começar segundo so estudos perdemos logo à entrada uma competitividade na ordem dos 20% que nunca mais recuperamos..

                        E depois, a baixa repentina das taxas de juro, conjugada com essa perca da competitividade levou a que o consumo interno desse um boom, baseado principalmente nas importações.. Nunca se venderam tantos carros nem tantas casas como nos anos 90... É claro que essa má gestão, tanto do Cavaco que negociou a entrada no SME, como do Guterres depois, levaram que que Portugal hoje esteja com desiquilibrios enormes, a nossa industria em grande parte deixou de produzir para exportar e passou a produzir para consumo interno, o endividamento das familias é enorme, o credito mal parado começa a ser um problema.. etc.. etc.. etc..

                        Mas não me parece que isto seja uam questão de "mais olhos que bariga"... Acho que foi claramente uma questão de má gestão da nossa entrada no Euro...
                        tudo o que dizes pode ser verdade, mas não duvides que há muita situação de mais olhos que barriga ou simplemente desmiolamento.

                        Muita gente compra casa e não pensa, não pensa que os taxas de juro aumentam, qe é preciso pagar seguros, que é preciso pagar condominios (sim, muitos nem se lembram disto) que as contas de agua, gas, electicidade aumentam, tudo aumenta, se os salarios não aumentarem na mesma medida (que é o caso de muita gente) a corda vai apertantdo apertando até que não aguentam mais.
                        Então quando um dos elementos do casal fica desmpregado é a desgraça completa.

                        Depois há que comprar o carro da moda, a roupa de marca e a viagem da praxe, o plasma , a empregada, etc...


                        Se soubessem as miserias que vai em casa de muita gente pseudo-endinheirada...


                        Neste momento o mercado imobiliario está bom para quem compra e a tendencia é ainda melhorar

                        Comentário


                          #13
                          jpg, mas isso era mais do que previsivel...

                          Vivemos decadas de privação.. Com a democracia tivemos uma melhoria, mas rapidamente foi preciso apertar ocinto.. A baixa das taxas de juro trouxe finalmente a possibilidade de melhorar um pouco o nivel de vida que muita gente sonhava há decadas..

                          Era mais do que espectavel que muitas casas iam ser vendidas e muitos carros iam ser vendidos e plasmas e o catano...

                          Mas o triste disso para mim não é quem ficou endividado.. Porque para mim, quem não tem juizo que se lixe, que assim aprende... O grande problema é que isto tudo arrastou Portugal para uma crise que veio para ficar..


                          O nosso tecido produtivo transformou-se bastante, muitos recursos afectos a actividade de exportação, que produziam bens transacionaveis, actualmente estão aproduzir casas ou a importar carros.. Isso é que é realmente grave..

                          Comentário


                            #14
                            As pessoas têm de viver.

                            Não vejo nenhum problema em as pessoas quererem ter acesso às coisas boas da vida. É normal.

                            Quem é o gajo que fica satisfeito com a história de que vais-te endividar até aos tomates, e depois de 40 anos de sacrifícios é que podes começar a pensar em sair ao fim de semana...?

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Stormskaer

                              Cada vez está mais dificil pagar a prestação... O empréstimo que pedi, se o tivesse feito na altura do crédito bonificado, faria com que pagasse 250 euros por mês. Assim pago 430 euros... É um grande esforço que faço para cumprir com as minhas obrigações! Mas orgulho-me de nunca ter falhado com nenhuma obrigação.

                              Depois vejo colegas de trabalho que moram em vivendas novas, tem bons carros e ainda fazem uma vida de pequenos luxos... Eu tenho um apartamento com 12 anos, tenho um chasso e o dinheiro é quase á conta! Esses colegas de trabalho, ou tem outra fonte de rendimento que eu não conheço ou então qualquer dia o "balão rebenta"...
                              Eu por acaso ainda tenho o credito bonificado e pago cerca de 260euros... mas mesmo assim a vida ta dificil existe mta inflação e muitas areas de trabalho estão lotadas o que torna muita gente como uns perfeitos "sobreviventes do sistema"

                              Um dia qdo herdar algum patrimonio vou mas é viver para o campo e vivo do que cultivo e deixo de pagar rendas e emprestimos e porcarias.[8][8][8]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por jpg
                                tudo o que dizes pode ser verdade, mas não duvides que há muita situação de mais olhos que barriga ou simplemente desmiolamento.

                                Muita gente compra casa e não pensa, não pensa que os taxas de juro aumentam, qe é preciso pagar seguros, que é preciso pagar condominios (sim, muitos nem se lembram disto) que as contas de agua, gas, electicidade aumentam, tudo aumenta, se os salarios não aumentarem na mesma medida (que é o caso de muita gente) a corda vai apertantdo apertando até que não aguentam mais.
                                Então quando um dos elementos do casal fica desmpregado é a desgraça completa.

                                Depois há que comprar o carro da moda, a roupa de marca e a viagem da praxe, o plasma , a empregada, etc...

                                Se soubessem as miserias que vai em casa de muita gente pseudo-endinheirada...

                                Neste momento o mercado imobiliario está bom para quem compra e a tendencia é ainda melhorar

                                Aqui está uma visão de que partilho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Renas

                                    Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.
                                    De momento a única coisa que pago é casa, mas já paguei carro e nem por isso vivia pior, ou amealhava menos.
                                    Quanto ao comprar casa própria, eu comprei porque encaro como um investimento, é obvio que vou perder dinheiro ao fim de 25 anos, mas tal será bastante amortizado pela valorização da casa. Aliás comprar casa é o melhor investimento que se pode fazer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Renas

                                      Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.
                                      A questão nem é tanto pagar casa e carro, se calhar são os devaneios.

                                      Comprar algo acima das necessidades ou superfulo e por vezes para "Inglês vêr".

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Janus

                                        citação:Originalmente colocada por Renas

                                        Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.
                                        De momento a única coisa que pago é casa, mas já paguei carro e nem por isso vivia pior, ou amealhava menos.
                                        Quanto ao comprar casa própria, eu comprei porque encaro como um investimento, é obvio que vou perder dinheiro ao fim de 25 anos, mas tal será bastante amortizado pela valorização da casa. Aliás comprar casa é o melhor investimento que se pode fazer.
                                        O melhor investimento comprar casa? Opiniões são opiniões mas acho um investimento garantido. Bom só se for no sentido de nos garantir um tecto.

                                        Existem investimentos rentáveis, mas casas. [xx(]

                                        Em relação ás compras não sou contra nem poderia ser. Seria completamente estupido. O que acho é que problemas como a mobilização de Professores, Funcionários Publicos e organizações privadas vêm-se limitadas pelo pouco espaço de manobra que as pessoas deixam. Eu tenho um contracto efectivo. Mas não julgo ser suficiente. Autonomia para mim é a palavra de ordem só depois casa comprada. Os Suecos, Ingleses, Irlandeses.... Por essa europa fora não é uma preocupação para eles endividarem-se. Nós é assim que podemos. [:X]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu exemplifico.
                                          Casa na de praia em Lx (margem Sul):
                                          Preço nova: X(já é antiga)
                                          Preço actual: X x4.
                                          Alugada durante todo o anos a estudantes universitários por 450 euros ( todas as despesas a cargo dos inquilinos)
                                          Situação mais que paga.
                                          Ou seja entram por mês mais 450 euros para o orçamento familiar que foram investidos em: Casa no mesmo local mas mais recente.
                                          Preço actual: X x2
                                          Alugada durante o Inverno a estudantes.
                                          Situação: paga e de momento não se aluga.

                                          Ao fim de uns anos com o dinheiro destas rendas foi comprada uma casa de praia na Oura (albufeira) que esta avaliada em muito dinheiro mesmo. Aluga se de vez em quando a amigos e conhecidos por bem mais de 100 euros dia, o que dá para pagar as despesas dessa casa e quase das outras duas.

                                          Todas as casas têem mercado de um dia para o outro.

                                          E isto é só o que eu conheço de perto

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Renas

                                            citação:Originalmente colocada por Janus

                                            citação:Originalmente colocada por Renas

                                            Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.
                                            De momento a única coisa que pago é casa, mas já paguei carro e nem por isso vivia pior, ou amealhava menos.
                                            Quanto ao comprar casa própria, eu comprei porque encaro como um investimento, é obvio que vou perder dinheiro ao fim de 25 anos, mas tal será bastante amortizado pela valorização da casa. Aliás comprar casa é o melhor investimento que se pode fazer.
                                            O melhor investimento comprar casa? Opiniões são opiniões mas acho um investimento garantido. Bom só se for no sentido de nos garantir um tecto.

                                            Existem investimentos rentáveis, mas casas. [xx(]

                                            Em relação ás compras não sou contra nem poderia ser. Seria completamente estupido. O que acho é que problemas como a mobilização de Professores, Funcionários Publicos e organizações privadas vêm-se limitadas pelo pouco espaço de manobra que as pessoas deixam. Eu tenho um contracto efectivo. Mas não julgo ser suficiente. Autonomia para mim é a palavra de ordem só depois casa comprada. Os Suecos, Ingleses, Irlandeses.... Por essa europa fora não é uma preocupação para eles endividarem-se. Nós é assim que podemos. [:X]
                                            Diz-me um investimento melhor que o imobiliário(imóveis e propriedades)???

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Janus

                                              Eu exemplifico.
                                              Casa na de praia em Lx (margem Sul):
                                              Preço nova: X(já é antiga)
                                              Preço actual: X x4.
                                              Alugada durante todo o anos a estudantes universitários por 450 euros ( todas as despesas a cargo dos inquilinos)
                                              Situação mais que paga.
                                              Ou seja entram por mês mais 450 euros para o orçamento familiar que foram investidos em: Casa no mesmo local mas mais recente.
                                              Preço actual: X x2
                                              Alugada durante o Inverno a estudantes.
                                              Situação: paga e de momento não se aluga.

                                              Ao fim de uns anos com o dinheiro destas rendas foi comprada uma casa de praia na Oura (albufeira) que esta avaliada em muito dinheiro mesmo. Aluga se de vez em quando a amigos e conhecidos por bem mais de 100 euros dia, o que dá para pagar as despesas dessa casa e quase das outras duas.

                                              Todas as casas têem mercado de um dia para o outro.

                                              E isto é só o que eu conheço de perto
                                              Neste caso estás a falar de pegar numa casa para fazer negócio. Ai a situção é completamente diferente. Mas mesmo assim há muitos negócios muito mais rentáveis. [:X]

                                              Muitas vezes as pessoas têm projectos de estudos, empresas, serviços.... Um sem numero de coisas e por causa da CASA ficam agarrados ao emprego estupido o resto da vida. Se ele durar. [xx(]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                citação:Originalmente colocada por Renas

                                                citação:Originalmente colocada por Janus

                                                citação:Originalmente colocada por Renas

                                                Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.
                                                De momento a única coisa que pago é casa, mas já paguei carro e nem por isso vivia pior, ou amealhava menos.
                                                Quanto ao comprar casa própria, eu comprei porque encaro como um investimento, é obvio que vou perder dinheiro ao fim de 25 anos, mas tal será bastante amortizado pela valorização da casa. Aliás comprar casa é o melhor investimento que se pode fazer.
                                                O melhor investimento comprar casa? Opiniões são opiniões mas acho um investimento garantido. Bom só se for no sentido de nos garantir um tecto.

                                                Existem investimentos rentáveis, mas casas. [xx(]

                                                Em relação ás compras não sou contra nem poderia ser. Seria completamente estupido. O que acho é que problemas como a mobilização de Professores, Funcionários Publicos e organizações privadas vêm-se limitadas pelo pouco espaço de manobra que as pessoas deixam. Eu tenho um contracto efectivo. Mas não julgo ser suficiente. Autonomia para mim é a palavra de ordem só depois casa comprada. Os Suecos, Ingleses, Irlandeses.... Por essa europa fora não é uma preocupação para eles endividarem-se. Nós é assim que podemos. [:X]
                                                Diz-me um investimento melhor que o imobiliário(imóveis e propriedades)???
                                                Qualquer empresa de revenda dá mais lucro que casas. Por ex. Mas enumerar parece-me escusado. Além disso parece-me que estou a defender uma posição sozinho. Vale apenas a opinião. Quem comprou casa há 6 anos ganhou alguma coisa? Aos preços que vejo parece-me que não. Vejo vender casas há minha porta usadas por 25000 contos e 30 anos. Quando as há novas e melhores pelo mesmo preço um quarteirão abaixo. [8]

                                                Deve ser de mim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Nephilim


                                                  Diz-me um investimento melhor que o imobiliário(imóveis e propriedades)???
                                                  Eu conheço vários. :D :D

                                                  Mas não há Português que não diga que comprou em baixa e que vai vender em alta. Incrível, o jeito que este povo tem para os negócios.
                                                  É tudo lucro fácil e garantido...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Renas

                                                    citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                    citação:Originalmente colocada por Renas

                                                    citação:Originalmente colocada por Janus

                                                    citação:Originalmente colocada por Renas

                                                    Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.
                                                    De momento a única coisa que pago é casa, mas já paguei carro e nem por isso vivia pior, ou amealhava menos.
                                                    Quanto ao comprar casa própria, eu comprei porque encaro como um investimento, é obvio que vou perder dinheiro ao fim de 25 anos, mas tal será bastante amortizado pela valorização da casa. Aliás comprar casa é o melhor investimento que se pode fazer.
                                                    O melhor investimento comprar casa? Opiniões são opiniões mas acho um investimento garantido. Bom só se for no sentido de nos garantir um tecto.

                                                    Existem investimentos rentáveis, mas casas. [xx(]

                                                    Em relação ás compras não sou contra nem poderia ser. Seria completamente estupido. O que acho é que problemas como a mobilização de Professores, Funcionários Publicos e organizações privadas vêm-se limitadas pelo pouco espaço de manobra que as pessoas deixam. Eu tenho um contracto efectivo. Mas não julgo ser suficiente. Autonomia para mim é a palavra de ordem só depois casa comprada. Os Suecos, Ingleses, Irlandeses.... Por essa europa fora não é uma preocupação para eles endividarem-se. Nós é assim que podemos. [:X]
                                                    Diz-me um investimento melhor que o imobiliário(imóveis e propriedades)???
                                                    Qualquer empresa de revenda dá mais lucro que casas. Por ex. Mas enumerar parece-me escusado. Além disso parece-me que estou a defender uma posição sozinho. Vale apenas a opinião. Quem comprou casa há 6 anos ganhou alguma coisa? Aos preços que vejo parece-me que não. Vejo vender casas há minha porta usadas por 25000 contos e 30 anos. Quando as há novas e melhores pelo mesmo preço um quarteirão abaixo. [8]

                                                    Deve ser de mim.
                                                    o que é bom para ti para os outros pode não ser!;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                      citação:Originalmente colocada por Renas

                                                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                      citação:Originalmente colocada por Renas

                                                      citação:Originalmente colocada por Janus

                                                      citação:Originalmente colocada por Renas

                                                      Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.
                                                      De momento a única coisa que pago é casa, mas já paguei carro e nem por isso vivia pior, ou amealhava menos.
                                                      Quanto ao comprar casa própria, eu comprei porque encaro como um investimento, é obvio que vou perder dinheiro ao fim de 25 anos, mas tal será bastante amortizado pela valorização da casa. Aliás comprar casa é o melhor investimento que se pode fazer.
                                                      O melhor investimento comprar casa? Opiniões são opiniões mas acho um investimento garantido. Bom só se for no sentido de nos garantir um tecto.

                                                      Existem investimentos rentáveis, mas casas. [xx(]

                                                      Em relação ás compras não sou contra nem poderia ser. Seria completamente estupido. O que acho é que problemas como a mobilização de Professores, Funcionários Publicos e organizações privadas vêm-se limitadas pelo pouco espaço de manobra que as pessoas deixam. Eu tenho um contracto efectivo. Mas não julgo ser suficiente. Autonomia para mim é a palavra de ordem só depois casa comprada. Os Suecos, Ingleses, Irlandeses.... Por essa europa fora não é uma preocupação para eles endividarem-se. Nós é assim que podemos. [:X]
                                                      Diz-me um investimento melhor que o imobiliário(imóveis e propriedades)???
                                                      Qualquer empresa de revenda dá mais lucro que casas. Por ex. Mas enumerar parece-me escusado. Além disso parece-me que estou a defender uma posição sozinho. Vale apenas a opinião. Quem comprou casa há 6 anos ganhou alguma coisa? Aos preços que vejo parece-me que não. Vejo vender casas há minha porta usadas por 25000 contos e 30 anos. Quando as há novas e melhores pelo mesmo preço um quarteirão abaixo. [8]

                                                      Deve ser de mim.
                                                      o que é bom para ti para os outros pode não ser!;)
                                                      Por isso é que é apenas uma opinião não vão pensar que estou aqui a atingir a ideologia de alguém.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Janus

                                                        Eu exemplifico.
                                                        Casa na de praia em Lx (margem Sul):
                                                        Preço nova: X(já é antiga)
                                                        Preço actual: X x4.
                                                        Alugada durante todo o anos a estudantes universitários por 450 euros ( todas as despesas a cargo dos inquilinos)
                                                        Situação mais que paga.
                                                        Ou seja entram por mês mais 450 euros para o orçamento familiar que foram investidos em: Casa no mesmo local mas mais recente.
                                                        Preço actual: X x2
                                                        Alugada durante o Inverno a estudantes.
                                                        Situação: paga e de momento não se aluga.

                                                        Ao fim de uns anos com o dinheiro destas rendas foi comprada uma casa de praia na Oura (albufeira) que esta avaliada em muito dinheiro mesmo. Aluga se de vez em quando a amigos e conhecidos por bem mais de 100 euros dia, o que dá para pagar as despesas dessa casa e quase das outras duas.

                                                        Todas as casas têem mercado de um dia para o outro.

                                                        E isto é só o que eu conheço de perto
                                                        estas contas que fazes funcionam muito bem se a casa para alugar já estiver paga, caso contrário, o dinheiro da renda dará mal e porcamente para o emprestimo dessa mesma casa, isto ao preço das casas em lisboa

                                                        E depois claro se vais declarar esses valores lá se vai uma fatia
                                                        pró IRS...

                                                        Eu estou a pensar daqui a uns tempos alugar a minha que está meia paga e comprar uma maior para viver e olha que as contas não são nada claras, não sei até que ponto compensa em relação a pura e simplesmente vender e com esse dinheiro abater o preço da outra (a eventualmente comprar).

                                                        Mas claro eu não sou um chulo e estou a pensar declarar os valores do aluguer, senão eventualmente seria mais facil

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Renas

                                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                          citação:Originalmente colocada por Renas

                                                          citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                          citação:Originalmente colocada por Renas

                                                          citação:Originalmente colocada por Janus

                                                          citação:Originalmente colocada por Renas

                                                          Toda a gente partilha esta visão mas vamos analisar e mesmo as pessoas que estão aqui a falar a maior parte está a pagar casa e carro provavelmente. Eu nem um nem outro. É verdade que a casa não é minha mas não governo nem empreiteiros nem bancos até ter estabilidade e um projecto de vida completamente definido.
                                                          De momento a única coisa que pago é casa, mas já paguei carro e nem por isso vivia pior, ou amealhava menos.
                                                          Quanto ao comprar casa própria, eu comprei porque encaro como um investimento, é obvio que vou perder dinheiro ao fim de 25 anos, mas tal será bastante amortizado pela valorização da casa. Aliás comprar casa é o melhor investimento que se pode fazer.
                                                          O melhor investimento comprar casa? Opiniões são opiniões mas acho um investimento garantido. Bom só se for no sentido de nos garantir um tecto.

                                                          Existem investimentos rentáveis, mas casas. [xx(]

                                                          Em relação ás compras não sou contra nem poderia ser. Seria completamente estupido. O que acho é que problemas como a mobilização de Professores, Funcionários Publicos e organizações privadas vêm-se limitadas pelo pouco espaço de manobra que as pessoas deixam. Eu tenho um contracto efectivo. Mas não julgo ser suficiente. Autonomia para mim é a palavra de ordem só depois casa comprada. Os Suecos, Ingleses, Irlandeses.... Por essa europa fora não é uma preocupação para eles endividarem-se. Nós é assim que podemos. [:X]
                                                          Diz-me um investimento melhor que o imobiliário(imóveis e propriedades)???
                                                          Qualquer empresa de revenda dá mais lucro que casas. Por ex. Mas enumerar parece-me escusado. Além disso parece-me que estou a defender uma posição sozinho. Vale apenas a opinião. Quem comprou casa há 6 anos ganhou alguma coisa? Aos preços que vejo parece-me que não. Vejo vender casas há minha porta usadas por 25000 contos e 30 anos. Quando as há novas e melhores pelo mesmo preço um quarteirão abaixo. [8]

                                                          Deve ser de mim.
                                                          o que é bom para ti para os outros pode não ser!;)
                                                          Por isso é que é apenas uma opinião não vão pensar que estou aqui a atingir a ideologia de alguém.
                                                          [8D];)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por jpg

                                                            citação:Originalmente colocada por Janus

                                                            Eu exemplifico.
                                                            Casa na de praia em Lx (margem Sul):
                                                            Preço nova: X(já é antiga)
                                                            Preço actual: X x4.
                                                            Alugada durante todo o anos a estudantes universitários por 450 euros ( todas as despesas a cargo dos inquilinos)
                                                            Situação mais que paga.
                                                            Ou seja entram por mês mais 450 euros para o orçamento familiar que foram investidos em: Casa no mesmo local mas mais recente.
                                                            Preço actual: X x2
                                                            Alugada durante o Inverno a estudantes.
                                                            Situação: paga e de momento não se aluga.

                                                            Ao fim de uns anos com o dinheiro destas rendas foi comprada uma casa de praia na Oura (albufeira) que esta avaliada em muito dinheiro mesmo. Aluga se de vez em quando a amigos e conhecidos por bem mais de 100 euros dia, o que dá para pagar as despesas dessa casa e quase das outras duas.

                                                            Todas as casas têem mercado de um dia para o outro.

                                                            E isto é só o que eu conheço de perto
                                                            estas contas que fazes funcionam muito bem se a casa para alugar já estiver paga, caso contrário, o dinheiro da renda dará mal e porcamente para o emprestimo dessa mesma casa, isto ao preço das casas em lisboa

                                                            E depois claro se vais declarar esses valores lá se vai uma fatia
                                                            pró IRS...

                                                            Eu estou a pensar daqui a uns tempos alugar a minha que está meia paga e comprar uma maior para viver e olha que as contas não são nada claras, não sei até que ponto compensa em relação a pura e simplesmente vender e com esse dinheiro abater o preço da outra (a eventualmente comprar).

                                                            Mas claro eu não sou um chulo e estou a pensar declarar os valores do aluguer, senão eventualmente seria mais facil
                                                            Esses valores que ai coloquei são todos declarados

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X