Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estás na rua?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estás na rua?

    Foi isto ("Estás na rua?") que há uns anos (p'raí uns 20 :D), quando era puto, uma rapariga da "minha rua" me perguntou estando eu, obviamente, na "rua".
    O que ela queria saber é se eu estava na rua, mas para brincar. Desde esse dia passou-se a chamar Tânia Tás Na Rua...

    Infelizmente, à minha filha nunca lhe vão perguntar se "estás na rua"... nem nunca irá ter a "rua dela".

    http://diariodigital.sapo.pt/news.as...id_news=233158

    Brincar na rua é actividade em vias de extinção nas cidades

    Brincar na rua está em vias de extinção em muitas cidades do mundo e as crianças têm agora um tempo de brincadeira organizado e planeado que lhes diminui a autonomia, segundo um trabalho de um professor universitário


    Carlos Neto, docente da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa que hoje apresentará as conclusões do seu estudo no 3º congresso sobre Espaços de Jogo e Recreio, fez um trabalho sobre o jogo e o tempo livre nas rotinas de vida quotidiana de crianças e jovens.

    Segundo o docente universitário e presidente do conselho científico da faculdade, os hábitos quotidianos transformaram-se radicalmente, os ritmos e as rotinas das crianças também.

    Hoje, o tempo espontâneo, da aventura, do risco e do confronto com o espaço físico natural, deu lugar ao tempo organizado, planeado, uniformizado.

    De acordo com Carlos Neto, esta mudança teve como consequência a diminuição do nível de autonomia das crianças, com implicações graves na esfera do desenvolvimento motor e emocional.

    «Sem a imunidade que lhe é conferida pelo jogo espontâneo, pelo encontro com outras crianças num espaço livre, onde se brinca com a terra, se inventam jogos, se vivem aventuras, a criança revela menos capacidade de defesa e adaptabilidade a novas circunstâncias», refere Carlos Neto no documento.

    A cultura de rua, adianta, é fundamental no processo de desenvolvimento da criança, nomeadamente em experiências de jogo informal decisivas nas aquisições motoras e sociais.

    «A rua não é só um espaço onde circulam carros e gente apressada, mas também de encontro, descoberta e desordem. Tudo isto é importante para crescer», defende.

    Contudo, refere, a rua é um espaço potencial de jogo que está em desaparecimento progressivo da cultura lúdica infantil.

    Segundo Carlos Neto, algumas investigações demonstram também o efeito da alta habitação (prédios) no padrão de jogo de crianças de pouca idade e os resultados são considerados alarmantes.

    As crianças que vivem em prédios altos descem sozinha para jogar/brincar na rua numa idade mais tardia do que aquelas que vivem em casas baixas.

    Por outro lado, as crianças que vivem em prédios também não saem para a rua com tanta frequência e têm dificuldade de contacto com os amigos.

    As crianças portuguesas entre os 06 e os 12 anos vivem o seu quotidiano com uma agenda preenchida com actividades orientadas ou institucionalizadas para além do tempo escolar, principalmente centrada em actividades desportivas e artísticas.

    Esta tendência é observada nos grandes centros urbanos e em agregados familiares de classe média e alta.

    No seu trabalho, Carlos Neto defende que devem ser redimensionados novos modelos de construção das áreas residenciais, procurando definir condições para as crianças jogarem em liberdade e segurança e aproveitadas as potencialidades das escolas e edifícios públicos para o desenvolvimento lúdico da comunidade.

    Por outro lado, o professor universitário considera ainda que o futuro do planeamento urbano deve considerar as culturas específicas de infâncias e de jovens quanto ao acesso aos espaços de jogo perto das áreas residenciais.

    Arquitectos, engenheiros, médicos, educadores, técnicos de desporto, seguradoras e autarquias reúnem-se durante três dias na Faculdade de Motricidade Humana, na Cruz Quebrada, Oeiras, num congresso sobre espaços de jogo e recreio.

    O objectivo do encontro, promovido pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), é avaliar o impacto da lei de 1997 que regulamenta as condições de segurança dos espaços de jogo e recreio com vista a produzir recomendações ao Governo.

    #2
    Só de pensar na minha rua...

    entre as coisas saudaveis como jogos de futebol e carrinhos de rolamentos e skate e as menos saudaveis como as guerras á pedrada e as fisgas de grampos e a droga incluindo a heroina na decaca de 90 foi responsavel pela morte de quase tudo os "putos" que bricaram comigo...

    Nem sei o k dizer sobre a "cultura" da rua...[:I]

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Nephilim

      Só de pensar na minha rua...

      ...

      Nem sei o k dizer sobre a "cultura" da rua...[:I]
      Há ruas e ruas...

      Eu já sou da geração do brincar ao Sega e Nintendo. Na rua não dá...

      Mas reconheço que há uma diferença ENORME entre a minha geração e a do meu pai.

      Ele por exemplo nasceu e criou-se na rua e as suas recordações provocam-me uma certa inveja.

      Por exemplo, no Domingo à tarde dava o filme na TV e aos intervalos o pessoal vinha todo para a rua. De modos que quando acabava o intervalo, alguém de uma qualquer varanda gritava alto e bom som: Vai começar o filme!

      Não havia bicicletas. Quando aparecia um tio mais abastado, lá iam de autocarro para o Campo Grande andar de bicicleta ou de barco.

      Que eu saiba, lá da tropa dele a maioria safou-se na vida.

      E também havia drogas... [8D]

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Nephilim

        Só de pensar na minha rua...

        entre as coisas saudaveis como jogos de futebol e carrinhos de rolamentos e skate e as menos saudaveis como as guerras á pedrada e as fisgas de grampos e a droga incluindo a heroina na decaca de 90 foi responsavel pela morte de quase tudo os "putos" que bricaram comigo...

        Nem sei o k dizer sobre a "cultura" da rua...[:I]
        Estás como eu, também bricava na rua com os mesmos divertimentos que tu. A única diferença foi que eu e os meus amigos passamos todos ao lado da droga.

        Engraçado, foi quando começamos a crescer e descobrimos a rua debaixo... e as outra seguintes. A zona de acção das brincadeiras começou-se a expandir... hoje os míudos nem ao jardim de casa vão sem que os pais estejam a olhar para eles.

        Outra fase engraçada, já no inicio da adolescencia, eram quando ìamos para as quitas gamar fruta...

        Comentário


          #5
          [8)][8)]

          Portugal não é so Lisboa e Porto...

          Comentário


            #6
            Eu era mais: "o meu bairro"!

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

              citação:Originalmente colocada por Nephilim

              Só de pensar na minha rua...

              ...

              Nem sei o k dizer sobre a "cultura" da rua...[:I]
              Há ruas e ruas...

              Eu já sou da geração do brincar ao Sega e Nintendo. Na rua não dá...

              Mas reconheço que há uma diferença ENORME entre a minha geração e a do meu pai.

              Ele por exemplo nasceu e criou-se na rua e as suas recordações provocam-me uma certa inveja.

              Por exemplo, no Domingo à tarde dava o filme na TV e aos intervalos o pessoal vinha todo para a rua. De modos que quando acabava o intervalo, alguém de uma qualquer varanda gritava alto e bom som: Vai começar o filme!

              Não havia bicicletas. Quando aparecia um tio mais abastado, lá iam de autocarro para o Campo Grande andar de bicicleta ou de barco.

              Que eu saiba, lá da tropa dele a maioria safou-se na vida.

              E também havia drogas... [8D]
              No meu tempo era o spectrum e o tv brinca as novidades...mas custavam um balurdio e só 1 é que tinha...[:I][8D]

              Claro que a rua era porreira...era futebol, e jogos... tinha a sorte de ter 2 cinemas na minha rua e grande parte tb era lá iamos muitas vezes visto o cinema lá naquela altura ser mto barato.

              Mas a rua era lixada...nos anos 80 em Almada havia mta droga havia mtos grupos, a rua era um perigo... grande parte do tempo da minha infancia foi em casa de pessoal a montar kits(montar e pintar) de avioes e carros a ouvir musica e ir ao cinema e jogar á bola ou entao as temporadas que passava no alentejo ou na Galiza...

              Aconteceu mtas vezes em puto tar na rua com os meus vizinhos e ter que ir para casa porque o ambiente ficou de "cortar á faca" com alguns ciganos e outros que apareceram entretanto...subtilmente iamos "lanchar" para fugir da mto provavel confusão...[:0]

              Nos anos 90 a droga "limpou o sebo" a mtos foi um facto...mas claro tambem a maioria que tinha outros interesses na vida tb isso lhes passou ao lado como eu por exemplo.
              Mas para aqueles que a vida deles era na rua(e eram mtos)...esses coitados...já n existem...[xx(]

              Comentário


                #8
                Tenho 24 e joguei muito à bola na rua e andei muito de bicicleta. Praí até aos 16-17 anos. Essa coisa das drogas nunca vi, só mesmo na faculdade. E só se droga quem quer. :P

                Actualmente para os pais ficarem mais descansados os filhos têm o tempo praticamente todo ocupado até às 20. Os tempos são outros. Muitas das mães dos meus amigos (a minha inclusive) não trabalhavam, isso agora já não acontece, portanto vá de ocupar os filhos o máximo de tempo possível.

                Comentário


                  #9
                  Ainda bem que a ter filhos eles poderão brincar na rua sem muitos dos problemas urbanos, uma vez que tanto u como a minha namorada moramos no campo, com amplos espaços para brincadeiras.

                  Comentário


                    #10
                    Eu na rua não brincava, mas passava muito tempo ao ar livre no condominio fechado onde morava!!

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho 24 anos...e digo-vos que passei milhares de horas a brincar na rua...nas férias passava as tardes todas e até de madrugada a jogar a bola/escondidas etc etc...esses jogos todos...mas na minha rua eramos mais de 20.E ainda tive tempo para centenas de horas passadas em frente ao Spectrum +2 e Spectrum +3 NES, e Mega Drive! Ainda tenho muitos amigos que conheco desde que tenho 3/4 anos e vão ficar po resto da vida,como irmãos.Fora as horas de Bicicleta...sktate etc etc...e os saudosos carrinhos de rolamentos!E as jogatanas de bola contra as outras ruas...guerras de balões combinadas antecipadamente e que eram a loucura no carnaval...enfim.Assim era a vida no meu "bairro",e não trocava a infancia que tive por nada deste mundo,não sei se sou um sortudo se não,mas posso dizer que me orgulho a 100% dela!

                      Agora os putos só querem jogos de video...pc´s...net...tv...rua que é bom é mentira,e no meu tempo(final dos anos 80 e principio dos 90) a minha zona(miratejo/corroios) era 100x mais perigosa que agora,quem não fosse vivo...lixava-se.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Neruson

                        Ainda bem que a ter filhos eles poderão brincar na rua sem muitos dos problemas urbanos, uma vez que tanto u como a minha namorada moramos no campo, com amplos espaços para brincadeiras.
                        Hoje em dia ainda é dos melhores sitios para se morar, porque o "ser um meio pequeno" e existirem mentes tacanhas que só falam dos outros também acontece aqui. Nuns lados é na vila toda, noutros lados é no quarteirão ou no prédio... :D

                        Eu também brincava muito na rua, e ia jogar à bola para uma estrada, até ao dia que foram lá construir prédios e deixamos de ir para lá porque passaram a tar lá carros. Apesar de ter sido da geração Sega (:D) passava bastante tempo fora, e tive um pouco de sorte de os meus pais irem para um parque de campismo que permitia o pessoal andar na boa a brincar sem problemas, uma vez que era um local fechado.

                        Claro que depois veio o tabaco e as ganzas e os grupinhos e estragou-se tudo... [xx(]

                        Agora em casa é que se tá bem...

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho 18 e durante os meus primeiros 6 anos de vida vivi no centro do Rio de Janeiro, quase em frente a uma esquadra da polícia onde de vez em quando havia tiroteios[xx(] por isso não podia ir para a rua brincar...

                          Depois vim para Portugal, onde (infelizmente) vivo no Cacém (para quem não sabe, um gueto bastante periguoso)...aí também nunca pude brincar muito na rua...é certo que a minha mãe também era um pouco super-protectora, mas reconheço que isto aqui também não é "pêra-doce"...hoje em dia, se fosse eu, e sabendo do que acontece nesta zona (assaltos, violações, facadas......), também infelizmente não deixaria os meus filhos brincarem nas ruas... Só com uns 15-16 anos comecei a ir para a rua andar de bicicleta, mas era muito raro fazê-lo visto que o meu irmão uma vez teve que fugir para não ser apedrejado por um grupo que lhe queria roubar a bicicleta dele...[xx(]

                          Mas faz me inveja ouvir os da geração dos meus pais contar as histórias das suas brincadeiras nas ruas.....

                          cumps;)

                          Comentário


                            #14
                            Eu morava numa urbanização com centenas de moradores e dava-ma ao luxo de ficar a brincar na rua até á meia-noite... Era comum ver-se cerca de 30 miudos á noite a jogar ás escondidas.

                            Há dois anos deixei a casa dos meus pais mas já aí não se via nenhum miudo na rua, á noite.

                            O que se vê são "maus aspectos", basofes (poder-se-á incluir no 1º grupo), drogados, pessoal sem ocupação definida (pelo menos legal), etc...

                            Já posso dizer que ainda sou do tempo em que, á noite, se podia brincar na rua sem a preocupação de ser-mos roubados, agredidos, raptados, etc... Atualmente nem de dia se pode estar descansado!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por hazakis

                              Eu tenho 24 anos...e digo-vos que passei milhares de horas a brincar na rua...nas férias passava as tardes todas e até de madrugada a jogar a bola/escondidas etc etc...esses jogos todos...mas na minha rua eramos mais de 20.E ainda tive tempo para centenas de horas passadas em frente ao Spectrum +2 e Spectrum +3 NES, e Mega Drive! Ainda tenho muitos amigos que conheco desde que tenho 3/4 anos e vão ficar po resto da vida,como irmãos.Fora as horas de Bicicleta...sktate etc etc...e os saudosos carrinhos de rolamentos!E as jogatanas de bola contra as outras ruas...guerras de balões combinadas antecipadamente e que eram a loucura no carnaval...enfim.Assim era a vida no meu "bairro",e não trocava a infancia que tive por nada deste mundo,não sei se sou um sortudo se não,mas posso dizer que me orgulho a 100% dela!

                              Agora os putos só querem jogos de video...pc´s...net...tv...rua que é bom é mentira,e no meu tempo(final dos anos 80 e principio dos 90) a minha zona(miratejo/corroios) era 100x mais perigosa que agora,quem não fosse vivo...lixava-se.
                              Ora aqui está alguem que conhece aquilo que eu disse...;) corroios conheço eu bem miratejo tambem[:I] e sei bem como era á uns anos atraz...[8D]
                              Eu a historia que falei tambem anos 80/90 fui em Almada mesmo(centro)... e antigamente a rua embora muito fixe era sempre muito complicada tal como o hazakis disse tem que se ter os olhos abertos...;)
                              Drogas eu nunca tive problemas... mas havia droga de todas as qualidades e nem era preciso sair da rua para quem quiser comprar.
                              Tive que perceber de drogas logo naquela altura para nunca me ter drogado;)
                              Isto fora os perigos das fisgas de grampos das guerras de tubos e á pedrada etc etc.

                              Mas depois quando se fala da rua tambem tem um lado bom que eu vivi que era os jogos de futebol as idas ao cinema e estar em casa de pessoal a montar kits(modelismo) e a jogar e ouvir musica. [^]

                              Comentário


                                #16
                                tenho 21, e apesar de gostar muito de estar no pc, passei grande parte da adolescencia na rua... brinquei, namorei, jogava á bola, enfim... era um bairro aqui perto onde tinha o meu grupo de amigos e ía para lá sempre que podia! depois crescemos... alguns ainda sao meus amigos, outros chateei-me com eles e outros ficaram basofes! :|

                                mas só tenho boas recordaçoes das maluqueiras que passei...e muitas historias para contar aos filhos... hj em dia o bairro mantem-se nas mesmas condiçoes e ainda deve haver canalhada por lá! ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu era Rua e Rua e Rua e Rua......... Fui criado assim. Aprendi a safar-me das pedradas, dumas biqueiradas. De uns arranhões cobertos de saliva e quando mais duros areia. Rolamentos desfeitos e paletes de madeira desmontadas. Fiz de tudoum pouco e que recordações guardo. Os meus filhos têm a mesma oportunidade e vivo num espaço urbano. Acho que hoje em dia os pais têm medos demais. Vêm demasiados jornais da TVI. [}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Renas

                                    Eu era Rua e Rua e Rua e Rua......... Fui criado assim. Aprendi a safar-me das pedradas, dumas biqueiradas. De uns arranhões cobertos de saliva e quando mais duros areia. Rolamentos desfeitos e paletes de madeira desmontadas. Fiz de tudoum pouco e que recordações guardo. Os meus filhos têm a mesma oportunidade e vivo num espaço urbano. Acho que hoje em dia os pais têm medos demais. Vêm demasiados jornais da TVI. [}]
                                    Acho que tens razão...os putos podem tar na rua mas 1ºtem que saber mto bem o que é a rua;)

                                    Um puto que vá para a rua sem saber bem onde está é "devorado"...[:I]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também passei muitas tardes a brincar com os meus vizinhos na rua. Naquela altura, a minha e as outras mães, só de vez em quando vinham à janela espreitar se estava tudo bem.

                                      Andávamos de bicicleta, construíamos verdadeiras pistas para os carrinhos, brincávamos às escondidas, etc... e felizmente sempre sem problemas e/ou receios. Apenas uns arranhões aqui ou ali...

                                      Hoje, para infelicidade minha e com um filho pequenino, sei que ele não poderá disfrutar desses mesmos prazeres... Ou, na melhor das hipóteses vai brincar na rua, sempre que eu ou alguém de confiança o possa acompanhar. Não arrisco a deixá-lo brincar na rua e dar uma espreitadela de vez em quando...

                                      Mas, sempre que puder acompanhá-lo-ei nas brincadeiras na rua, ao ar livre!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu fui como o pai do CarlosL:D;).
                                        Grandes jogatanas de Futebol com vigias para fugir da Polícia (antes do 25 do A.).
                                        Berlindes, pião, canivetes....
                                        Anarkia a seguir ao 25 do A.
                                        Copcon na Escola. Pedrada de meia noite.

                                        Depois da biclas passou-se a ir ao Campo Grande andar nas motas;).
                                        E depois passou-se a andar nas nossas motas.

                                        Droga levou muitos para a Prisão.

                                        Mas é preciso ter muito juízo.
                                        A rua é perigosa[8D].

                                        Comentário


                                          #21
                                          que saudades este topico me provocou...

                                          a rua tornou-me numa pessoa melhor...

                                          e um dos factores de termos a juventude de hoje...e so ver o que eles fazem desde pequenos!uma tristeza...

                                          ficam engaiolados 24horas agarrados a tv´s,bonecos estupidos,brincadeiras sado masoquistas...


                                          que nostalgia no ar....



                                          no porto ainda se vive assim(em certas zonas _populares)



                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por J.R.

                                            Eu fui como o pai do CarlosL:D;).
                                            Grandes jogatanas de Futebol com vigias para fugir da Polícia (antes do 25 do A.).
                                            Berlindes, pião, canivetes....
                                            Anarkia a seguir ao 25 do A.
                                            Copcon na Escola. Pedrada de meia noite.

                                            Depois da biclas passou-se a ir ao Campo Grande andar nas motas;).
                                            E depois passou-se a andar nas nossas motas.

                                            Droga levou muitos para a Prisão.

                                            Mas é preciso ter muito juízo.
                                            A rua é perigosa[8D].
                                            O meu pai uma vez foi preso por estar a jogar futebol num descampado na Ajuda-Lisboa...:D:D ainda levou uns valentes chapadões do chefe da policia...[:I][:I][:I] e teve que ir a minha avó busca-lo[8D]

                                            Mais tarde já militar em 1965(furriel prestes a ir para Angola)ao ir passar um fds a casa não resistiu e jogou á bola na rua...(no descampado) e foi outra vez detido [8D]mas como era militar foi solto e não levou mais chapadões...mas o resto da equipe levou!!![8D]:D:D:D

                                            Enfim...[8][8][8][8]

                                            Comentário


                                              #23
                                              A minha infância foi passada na rua... Jogando à bola, ao mundo, à apanhada, à cirumba, à mula, aos cowboys e também a fazer muitos disparates. Já com 7 anos tinha muita autonomia e passava horas sem a minha Mãe me ver...

                                              Nos dias de hoje esse cenário é impossível.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por hazakis

                                                Eu tenho 24 anos...e digo-vos que passei milhares de horas a brincar na rua...nas férias passava as tardes todas e até de madrugada a jogar a bola/escondidas etc etc...esses jogos todos...mas na minha rua eramos mais de 20.E ainda tive tempo para centenas de horas passadas em frente ao Spectrum +2 e Spectrum +3 NES, e Mega Drive! Ainda tenho muitos amigos que conheco desde que tenho 3/4 anos e vão ficar po resto da vida,como irmãos.Fora as horas de Bicicleta...sktate etc etc...e os saudosos carrinhos de rolamentos!E as jogatanas de bola contra as outras ruas...guerras de balões combinadas antecipadamente e que eram a loucura no carnaval...enfim.Assim era a vida no meu "bairro",e não trocava a infancia que tive por nada deste mundo,não sei se sou um sortudo se não,mas posso dizer que me orgulho a 100% dela!

                                                Agora os putos só querem jogos de video...pc´s...net...tv...rua que é bom é mentira,e no meu tempo(final dos anos 80 e principio dos 90) a minha zona(miratejo/corroios) era 100x mais perigosa que agora,quem não fosse vivo...lixava-se.

                                                corrois? vi aí um skoda octavia a 500€ dos antigos!!!

                                                PS desculpem o off-post

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nem por isso, nas aldeolas longe das cidades os miúdos podem ir para a rua á vontade (pelo menos na minha zona é assim)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Butio

                                                    Nem por isso, nas aldeolas longe das cidades os miúdos podem ir para a rua á vontade (pelo menos na minha zona é assim)
                                                    não que o aproveteim...[xx(]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Voçes não connhecem Portugal. Em muitas cidades ainda se pode passar os dias inteiros na rua. O papel que "a rua" desempenhava foi na realidade roubado por novas tecnolgias e novos modos de vida. Na minha cidade natal, muitos miudos recreia-se toda a tarde na rua durante o verão.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X