Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como proceder para a venda de um automóvel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como proceder para a venda de um automóvel?

    Boa noite,
    Como se deve proceder para a venda de um automóvel a um particular?
    De que documentos tenho que ir munido para a transacção?
    Existe algum documento para se preencher como declaração de venda para que demonstre que o carro vendido já não pertence ao proprietário vendedor?

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
    Boa noite,
    Como se deve proceder para a venda de um automóvel a um particular?
    De que documentos tenho que ir munido para a transacção?
    Existe algum documento para se preencher como declaração de venda para que demonstre que o carro vendido já não pertence ao proprietário vendedor?

    Obrigado.
    O último carro que comprei foi a um particular. No acto da compra, assinei uma declaração como apartir daquele dia e daquela hora era responsável por tudo em que o carro fosse interveniente.

    Comentário


      #3
      Sabes-me dizer se essa declaração era esta?
      http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/ir...=1216986303.52

      Já agora, como novo proprietário tiveste algum €ncargo adicional?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
        Sabes-me dizer se essa declaração era esta?
        http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/ir...=1216986303.52

        Já agora, como novo proprietário tiveste algum €ncargo adicional?
        É essa a declaração. Encargo que terás, será a por o carro em teu nome.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
          Sabes-me dizer se essa declaração era esta?
          http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/ir...=1216986303.52

          Já agora, como novo proprietário tiveste algum €ncargo adicional?
          Sim é essa, na questão do encargo (60€) para pores o carro em teu nome poderás negociar com o vendedor, em todos os casos convem trazeres fotocopias do BI dele, declaração assinada documentos do carro, as 2 chaves e boa viajem

          Comentário


            #6
            Vais vender o belo do Micra?

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos pelas respostas!
              No meu caso estou vendedor. Presumo que a declaração preenchida fique para mim como prova de que o carro foi entregue ao novo proprietário, certo?
              Outra questão que tenho é se sou obrigado a preencher a declaração por computador. É um ficheiro pdf. editável nos campos a preencher, mas custa-me a acreditar que não se possa escrever normalmente à mão..

              Drifter, sim, estou a vender o Micra.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                Obrigado a todos pelas respostas!
                No meu caso estou vendedor. Presumo que a declaração preenchida fique para mim como prova de que o carro foi entregue ao novo proprietário, certo?
                Outra questão que tenho é se sou obrigado a preencher a declaração por computador. É um ficheiro pdf. editável nos campos a preencher, mas custa-me a acreditar que não se possa escrever normalmente à mão..

                Drifter, sim, estou a vender o Micra.
                A declaração é entregue ao comprador, mas podes fazer uma copia.

                Esse ficheiro pode ser imprimido assim como está, depois preenches á mão.

                Tens aqui ficheiros pdf da declaração para download e podes tirar qualquer duvida por aqui, ACP Usados

                Comentário


                  #9
                  a essa declaraçao/termo de responsabilidade, pede uma copia do comprovativo da alteraçao de registo de propriedade, e junta os dois!

                  leva tb a folha de inspecçao, e o comprovativo do pagamento do imposto/selo, para entregar ao novo dono.

                  leva o bi e contribuinte.

                  o pagamento do registo, normalmente é o novo proprietario que paga, a menos que seja acordado o contrario!

                  PS: micra's sao valentes maquinas!
                  Editado pela última vez por ELgatu; 12 March 2010, 23:53.

                  Comentário


                    #10
                    Mais uma vez obrigado pela ajuda!
                    Essa cópia da alteração de registo é apenas preenchida pelo novo proprietário, certo?
                    Se sim, então só poderei ficar com uma cópia após o mesmo decidir mudar o registo. Como é que posso juntar os dois?

                    Comentário


                      #11
                      o ideal é ires com o comprador à conservatória do registo automóvel ou a uma loja do cidadão que faça registo automóvel e tratarem de imediato do averbamento.

                      aqui tens as lojas do cidadão que fazem este serviço:
                      Portal da Justiça: FAQ - Documento Único Automóvel

                      caso a ideia seja entregares o modelo único ao comprador, pede-lhe também cópia dos documentos dele, preencham e assinem ambos o modelo único e coloca a data de venda no campo nº7. ficas com uma cópia do modelo assinado por ambos. com essa data ele fica com 30 (ou 60 não sei ao certo) dias para proceder ao averbamento da viatura. sem essa data ele pode andar uma vida inteira com o carro em teu nome.
                      neste caso, fica com atenção no portal das finanças se o carro sai efectivamente da tua propriedade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 407coupe Ver Post
                        o ideal é ires com o comprador à conservatória do registo automóvel ou a uma loja do cidadão que faça registo automóvel e tratarem de imediato do averbamento.

                        aqui tens as lojas do cidadão que fazem este serviço:
                        Portal da Justiça: FAQ - Documento Único Automóvel

                        caso a ideia seja entregares o modelo único ao comprador, pede-lhe também cópia dos documentos dele, preencham e assinem ambos o modelo único e coloca a data de venda no campo nº7. ficas com uma cópia do modelo assinado por ambos. com essa data ele fica com 30 (ou 60 não sei ao certo) dias para proceder ao averbamento da viatura. sem essa data ele pode andar uma vida inteira com o carro em teu nome.
                        neste caso, fica com atenção no portal das finanças se o carro sai efectivamente da tua propriedade.
                        O melhor é ir a uma loja do cidadão, e deixar tudo feito. É um descanso...
                        A única vez que não o fiz foi na venda do Jazz. Foi vendido a um "vendedor de carros" e, como tal, não quis fazer o registo, nem colocar data nos papéis...é arriscado, tem que se confiar numa pessoa desconhecida...mas eu tinha alguma pressa e um prazo inadiável para a venda, e arrisquei...

                        Comentário


                          #13
                          Pois na verdade é o melhor a fazer, mas não sei se terei disponibilidade na altura para fazer isso.
                          Penso que vai depender do tipo de pessoa que me vier comprar o carro.

                          Comentário


                            #14
                            pensei que ias pessoalmente a conservatoria com o novo proprietario.

                            um conselho, nao tens disponibilidade...arranja! eu numca facilito nessa situaçao!

                            a copia do comprovativo que falo, é quando vais trocar de nome ao carro, e no final a conservatoria da um comprovativo ao novo proprietario que substitui o DUA, em que comprova o nome do novo proprietario. pedes a pessoa apenas uma copia desse documento, e juntas (com um agrafo), a declaraçao/termo de responsabilidade.

                            Comentário


                              #15
                              isto não era suposto estar no forum geral? arranjem aí um posto de moderador para mim que eu organizo esta porcaria toda

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                isto não era suposto estar no forum geral? arranjem aí um posto de moderador para mim que eu organizo esta porcaria toda

                                Ao porco a porcaria! (j/k)

                                Comentário


                                  #17
                                  O ideal, como já disseram, era ir a um Conservatória ou Loja do Cidadão e tratar imediatamente do registo de mudança de propriedade.

                                  Como isso nem sempre é possível, seja por incompatibilidade de horários ou por outro motivo qualquer eu aconselho a:
                                  - Duas declarações de compra e venda, devidamente preenchidas e assinadas por ambos (cada um fica com uma) - ou uma cópia se for possível.
                                  - Termo de responsabilidade assinado pela comprador com o dia/hora a partir do qual que o adquire.
                                  - Informar o IMTT da transacção como compete tanto ao comprador como vendedor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    - Informar o IMTT da transacção como compete tanto ao comprador como vendedor.

                                    Isso faz-se como? Algum formulário on-line ou é necessário deslocarmo-nos lá?

                                    Comentário


                                      #19
                                      A "dificuldade" é perceber isso.

                                      Na altura da venda do meu charuto, quando fiz o DUA do que comprei, perguntei e deram-me um papel pró-forma e a morada para onde enviar.
                                      Carta registada com AR será o melhor...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bom, isto é mais dificil do que eu pensava.
                                        Quando o meu pai comprou o carro há unsanos não me lembro de haver tanta burocracia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          nao é burocracia...de forma nenhuma! alias o processo para trocar o carro de nome é bastante simples, e ate ha casos de burlas envolvendo transaçoes de proprietarios de carros!

                                          o problema é que tens que te precaver, para evitar problemas chatos no futuro.
                                          é que depois se algo corre mal, o sistema nao e eficaz a combater esse tipo de problemas e teras que te salvaguardar.
                                          eu que o diga, pois ja passei por problemas desses, por causa de multas no valor de 4mil€ de um carro que o tinha vendido 5 anos atras, e nem 1mil€ valia!
                                          neste momento, tenho um carro em meu nome, nas finanças que nao é meu, na altura entreguei-o de retoma a um stand, e esse stand vendeu-o sem se procupar com mais nada! hoje ja tentei de tudo para tirar a propriedade do carro do meu nome e nao se consegue fazer nada! a mais de 1 ano que mandei apreender o carro, e ele la continua em todo o lado em meu nome e minha responsabilidade!

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X