Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vende-se Empresa de comunicações(ONI). E agora !?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vende-se Empresa de comunicações(ONI). E agora !?


    Estou a prever periodos conturbados para os clientes, não é por nada estou cá com um "feeling" !!!(oxalá me engane).

    Com prejuizos e os pesos pesados a quererem dar de "frosques", cheira-me que ainda vamos ter uma "monopoliozinho" ... ahhh .... e não será da PT.
    E o consumidor ainda vai ser mais explorado.



    Brisa, BCP e Galp também saem
    EDP inicia processo de venda da ONI (act)
    O Conselho de Administração da Energias de Portugal decidiu hoje pedir à Comissão Executiva liderada por António Mexia para iniciar o processo de venda da empresa. Os outros accionistas também vão vender a sua posição na operadora de telecomunicações.

    (actualizada com comunicados do BCP e da Brisa)

    O Conselho de Administração da Energias de Portugal decidiu hoje pedir à Comissão Executiva liderada por António Mexia para iniciar o processo de venda da empresa. Os outros accionistas também vão vender a sua posição na operadora de telecomunicações.

    Num comunicado, a eléctrica diz que «o Conselho de Administração da EDP, em reunião realizada hoje, deliberou mandatar a Comissão Executiva para iniciar um processo tendente à eventual alienação da participação accionista de 56,61% detida pelo Grupo EDP na Oni SGPS».

    O comunicado da EDP não o diz, mas o Jornal de Negócios Online apurou que os outros accionistas da ONI também querem sair do capital da empresa de telecomunicações. Para além da participação maioritária da EDP, a estrutura accionista da ONI é composta pelo Grupo BCP (23,06%), Brisa (17,18%) e Grupo Galp Energia (3,16%).

    Num outro comunicado divulgado posteriormente, o BCP confirma esta intenção. «Na sequência do comunicado hoje divulgado pela EDP (...) o Banco Comercial Português torna pública a sua disponibilidade para, no âmbito desse processo, vir também, e em condições adequadas à salvaguarda dos seus interesses patrimoniais, a alienar a sua

    participação na ONI SGPS», refere o comunicado do banco.

    Também a Brisa diz que «vai iniciar o processo de alienação da sua participação de 17,18% na NI».

    A EDP vai contratar um banco de investimento para prestar assessoria neste processo de venda, incluindo no que respeita à identificação de potenciais adquirentes e à selecção da proposta de aquisição mais atractiva.

    A possibilidade de a EDP vender este activo, que nunca gerou resultados líquidos positivos, era já esperada, sobretudo depois de António Mexia ter assumido a liderança executiva da EDP. O anterior presidente da Galp, antes de assumir o cargo na eléctrica, tinha defendido que a EDP não deveria estar presente directamente no sector das telecomunicações.

    São também já vários potenciais os candidatos à compra da ONI, segundo as notícias da imprensa e o que tem circulado no mercado, como os suecos da Tele 2, já com forte presença no negócio das telecomunicações fixas e banda larga, e os espanhóis da Jazztel, que recentemente anunciou um aumento de capital para investir na sua expansão.

    A ONI estava presente no negócio das telecomunicações em Espanha, mas decidiu vender a Comunitel à Tele2, em Junho do ano passado, realizando um encaixe de 257 milhões de euros na altura, que permitiu reduzir a dívida da empresa.

    Os outros accionistas da Oni, como o BCP, a Brisa e a Galp, já há muito que tinham dado sinais que queriam sair da empresa de telecomunicações, por não considerarem este um activo estratégico.

    No final do ano passado, o Banco Comercial Português alienou a totalidade do capital da ONI ao seu fundo de pensões, tendo registado uma menos-valia de 38,3 milhões de euros.

    Segundo a EDP, a ONI detém mais de 100.000 clientes de voz e fornece o serviço de Internet de banda larga a cerca de 40.000 clientes em Portugal. No ano passado registou um EBITDA de 7,2 milhões de euros em Portugal e em Março de 2006, apresentava uma dívida financeira líquida de 285,3 milhões de euros. Em 2005, a ONI melhorou em 10% os resultados líquidos, tendo passado dos 131 milhões de euros de prejuízos de 2004 para 118 milhões no ano passado.

    In Jornal de Negócios

    #2
    agora não venham dizer que a culpa da empresa ser vendida seja da PT...

    Comentário


      #3
      ONI... Conheço umas pessoas que foram para lá e na altura, só deitei as mãos à cabeça. E já tinha visto esse filme antes :D

      Comentário


        #4
        Isto é muito estranho... Mas de quem resolveu fechar a OniWay no dia em que todos os sistemas ficaram operacionais espera-se tudo...

        Comentário


          #5
          Quando não há monopólios vê-se bem a qualidade de alguns gestores...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por eu

            Isto é muito estranho... Mas de quem resolveu fechar a OniWay no dia em que todos os sistemas ficaram operacionais espera-se tudo...
            conheço quem teve que mudar de TFC a meio do ano à conta do fecho da ONIWay....[8][8][8]

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Y

              Quando não há monopólios vê-se bem a qualidade de alguns gestores...
              Ou isso , ou quando não se INVESTE em estruturas, não se INVESTE em formação de técnicos ...

              Não se SEMEIA ... mas quer-se colher ...

              Depois, bem depois é fácil dizer que não são competitivos devido aos monopólios porque se alugam circuitos, contratam-se empretiros e subempreiteiros, depende-se do técnicos da PT e afins, etc, etc.

              Mas claro a culpa é só dos monopólios ...

              Comentário


                #8
                Eu estive para ir trabalhar para a ONI. Na ultima da hora desisti. [^]

                Ainda bem. [:X]

                Comentário


                  #9
                  O facto de a ONI ser uma porcaria não torna o nosso mercado de serviços integrados mais concorrencial...

                  E sim, o facto de a PT ser um monopolio faz com a nossa internet seja uma nodoa comparando com o que se faz lá fora... Agora se gostam dessa situação, continuem a defender a pouca concorrencia..

                  Eu por mim anceio o dia em que a Sonae compre a PT e desmantele aquilo tudo e separe o cobre do cabo...

                  Comentário


                    #10
                    mas a oni tinha a infraestrutura da EDP, GALP e Brisa que chega quase a todo o pais...

                    eles queriam, tal como a clix e a IOL, tudo à borla, mas o investimento e a manutenção que ficasse para a PT.

                    assim tb eu quero ter uma empresa....

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por panpipe

                      mas a oni tinha a infraestrutura da EDP, GALP e Brisa que chega quase a todo o pais...

                      eles queriam, tal como a clix e a IOL, tudo à borla, mas o investimento e a manutenção que ficasse para a PT.

                      assim tb eu quero ter uma empresa....
                      MAs quem quer tudo à borla?

                      As outras empresas só querem condições decentes.. E diga-se de passagem, têm ganho praticamente todos os processos tanto em Portugal como na UE contra a PT..

                      Porque o que a PT no ADSL faz é simples... Faz preços grossistas demasiado altos e depois vende as ofertas finais a preços que dão prejuizo..

                      Ora, para eles é indiferente que o Sapo de pouco rendimento, porque ganham no lado da oferta grossista.. Mas os outros ISP's assim acabam por não conseguir sobreviver...

                      Isto e outras praticas para dificultar a vida aos outros ISP's..

                      Comentário


                        #12
                        ai que eu enviei o contrato para a oni À poucos dias [xx(]

                        De qualquer maneira como vou pagar nenos e a internet não é um bem de 1º necessidade, e se der barraca, sempre sai mais barato que continuar com a PT.

                        Mas se a tele2 pegar na ONI, eles pelo nenos no estrangeiro passerem bons, desde que não me aumentem os preços, tanto me faz.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por mundano

                          citação:Originalmente colocada por panpipe

                          mas a oni tinha a infraestrutura da EDP, GALP e Brisa que chega quase a todo o pais...

                          eles queriam, tal como a clix e a IOL, tudo à borla, mas o investimento e a manutenção que ficasse para a PT.

                          assim tb eu quero ter uma empresa....
                          MAs quem quer tudo à borla?

                          As outras empresas só querem condições decentes.. E diga-se de passagem, têm ganho praticamente todos os processos tanto em Portugal como na UE contra a PT..

                          Porque o que a PT no ADSL faz é simples... Faz preços grossistas demasiado altos e depois vende as ofertas finais a preços que dão prejuizo..

                          Ora, para eles é indiferente que o Sapo de pouco rendimento, porque ganham no lado da oferta grossista.. Mas os outros ISP's assim acabam por não conseguir sobreviver...

                          Isto e outras praticas para dificultar a vida aos outros ISP's..


                          Eu quando entro num mercado em concorrência directa com quem já o domina ou crio os meus próprio serviços, com qualidade e diferenças vantajosas ou então ir alugar ao "inimigo" por tempo indeterminado sujeito-me a ir a jogo com cartas marcadas, e sem margem de manobra.

                          Nenhum operador de comunicaçõs propriamente dito tentou criar estruturas próprias, ou comprava ou alugava.

                          A ABERTURA do mercado das comunicações tambem quer dizer que eles deviam tentar criar as suas próprias estruturas para serem concorrênciais, implica empreitadas, implica trabalhadores, implica técnicos, implica estudo e planeamento, implica criar uma estrura própria.

                          Vê o exmplo da TELECEL, entrou no mercado e alugou só circuitos ou criou a sua rede !? Foi um projecto a longo prazo, mas na internet e ADSL e outras queriam investir hoje e já ter lucros amanhã, sem encargos sem trabalho, lucro fácil e de preferência astronómico.

                          Olha não foi ...

                          Comentário


                            #14
                            Oh Excalibur, a PT só tem o que tem porque era uma empresa publica com monopolio protegido pelo Estado...

                            Aliás, quem pagou tudo isso no fundo fomos nós..

                            Por isso mesmo é que a PT não pode oferecer serviços ao cliente final em termos de ADSL.. Pode apenas vender por grosso.. O que os operadores querem é que isso seja feito em condições de igualdade para todos..

                            E seria estupido, irracional e economicamente ineficiente duplicar estruturas sem necessidade. Além de que nenhuma outra empresa teria as condições de estar não sei quantas decadas sem concorrencia para poder livremente expandir a sua rede...

                            Por isso não entendo essa tua posição..

                            O Estado, atraves dos organismos que tem (ANACOM e AAC) devia era regular com mais determinação o sector a bem de todos nós.. Mas parece que em Portugal há quem goste de ser explorado..

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por panpipe

                              citação:Originalmente colocada por eu

                              Isto é muito estranho... Mas de quem resolveu fechar a OniWay no dia em que todos os sistemas ficaram operacionais espera-se tudo...
                              conheço quem teve que mudar de TFC a meio do ano à conta do fecho da ONIWay....[8][8][8]
                              E os que la estiverem meia duzia de meses, a coçar a micose, a receber do bom e do belo, e vieram com indeminizações bem chorudas, além de terem ficado com o portatil e telemovel??


                              A ONIWAY foi um tacho, mas um sr. tacho...


                              Ainda estou para descobrir onde raio foi parar o plasma que la estava... [:0]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por mundano

                                Oh Excalibur, a PT só tem o que tem porque era uma empresa publica com monopolio protegido pelo Estado...

                                Aliás, quem pagou tudo isso no fundo fomos nós..

                                Por isso mesmo é que a PT não pode oferecer serviços ao cliente final em termos de ADSL.. Pode apenas vender por grosso.. O que os operadores querem é que isso seja feito em condições de igualdade para todos..

                                E seria estupido, irracional e economicamente ineficiente duplicar estruturas sem necessidade. Além de que nenhuma outra empresa teria as condições de estar não sei quantas decadas sem concorrencia para poder livremente expandir a sua rede...

                                Por isso não entendo essa tua posição..

                                O Estado, atraves dos organismos que tem (ANACOM e AAC) devia era regular com mais determinação o sector a bem de todos nós.. Mas parece que em Portugal há quem goste de ser explorado..

                                Há quantos anos foi aberto o mercado ??
                                Quantos circuitos próprios instalaram ?? Quantas centrais ??
                                Só precisam de recorrer á rede de comunicações e estabelecer ligações a centrais próprias.

                                A Anacom regula e prova de isso é que a PT não pode baixar os preços dos serviços por imposição para permitir a divisão da quota de mercado.

                                A minha posição é de não gostar nem um pouco da posição da PT, mas também quem quer entrar no mercado tem de estar preparado ou as dificuldades e amargos de boca só são possiveis nas empresas sem dimensão, porque as com mais capacidade de protestar e ser ouvidas fazem "escarceu" para que mudem as regras !?
                                Ou vamos todos ser como o homem xoné, enquanto de fora contestou a posição dominante da PT, mas se vencer a OPA já lhe sorri ter uma posição de monopólio nas comunicações em Portugal.

                                E para isso tambem se devia de olhar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tás a ver como só dizes asneiras...

                                  A Sonae já esclareceu que sempre defendeu e continua a defender a concorrencia.. E que se ganhar a OPA a rede fixa e a rede de cabo vão ser separadas... Provavelmente a Sonae fica com a rede de Cabo + TMN/Optimus + Clix e vende a infra-estrutura da rede fixa a outra empresa qualquer.. Isso dará uam situação de +/- 40% para um, 40% para a outra e 10 a 20% para os outros... Que é muito diferente dos 80 e tal ou 90% do mercado que a PT tem actualmente.

                                  E isso vai ser uma revolução na porcaria do nosso mercado. A TV Cabo deve ser o unico operador por cabo que não oferece telefone fixo. E porque? Adivinha porque é que és obrigado a pagar mais 15 euros e tal por mes se quiseres ter um telefone?.

                                  Não sei como há quem goste e defenda esta situação. Os factos são, nós pagamos mais caro e por piores serviços do que pagariamos se tivessemos uma concorrencia saudavel no sector.



                                  E depois a PT nem sempre pode baixar os preços porque eles não o fazem de forma justa.. Eles nunca querem baixar os preços da oferta grossista e reflectir isso no mercado.. Eles querem é baixar apenas as ofertas finais.. E com isso esmagar as margens aos outros operadores.. Porque tal como já expliquei, mesmo que o Sapo de prejuizo para eles é igual, porque depois fazem o lucro na parte grossista... Agora para os outros que apenas têm a parte final, se der prejuizo vão à falencia..


                                  E quanto a mim, sempre foi uma estupidez o Estado concentrar tudo na mesma empresa.. Em Portugal praticamente tudo o que é comunicações pertence à PT, todas as infra-estruturas são da PT... Isso estrangula completamente a concorrencia..

                                  Seria muito mais logico, fazer como foi feito na electricidade, em que a rede pertence à REN, e os varios operadores podem por um lado meter electricidade na rede e poderão em breve vender electricidade ao cliente final..

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por mundano

                                    Tás a ver como só dizes asneiras...

                                    No resto até tens lógica mas que eu saiba a lincença de comunicações GSM é atribuida uma a cada operador ora o xóné já disse que pretende manter TMN e OPTIMUS isso significa mais de 70% do mercado, e não se vislumbra a entrada de mais nenhum operador.

                                    Se não é uma questão de monopólio !!??

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Baiones

                                      citação:Originalmente colocada por panpipe

                                      citação:Originalmente colocada por eu

                                      Isto é muito estranho... Mas de quem resolveu fechar a OniWay no dia em que todos os sistemas ficaram operacionais espera-se tudo...
                                      conheço quem teve que mudar de TFC a meio do ano à conta do fecho da ONIWay....[8][8][8]
                                      E os que la estiverem meia duzia de meses, a coçar a micose, a receber do bom e do belo, e vieram com indeminizações bem chorudas, além de terem ficado com o portatil e telemovel??


                                      A ONIWAY foi um tacho, mas um sr. tacho...
                                      eu sei disso...
                                      ;)

                                      eu refiro uma situação em que a empresa contacta a universidade para se fazer lá o TFC e depois a meio do ano fecha e nem deram cavaco a ng...
                                      tiveram eles de arranjar outro TFC à pressa.
                                      isso é que está mal...

                                      ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                        citação:Originalmente colocada por mundano

                                        Tás a ver como só dizes asneiras...

                                        No resto até tens lógica mas que eu saiba a lincença de comunicações GSM é atribuida uma a cada operador ora o xóné já disse que pretende manter TMN e OPTIMUS isso significa mais de 70% do mercado, e não se vislumbra a entrada de mais nenhum operador.

                                        Se não é uma questão de monopólio !!??

                                        Sim... É verdade que ai vai diminuir a concorrencia.. Mas há atenuantes..

                                        É que as compensações em termos de aumento da concorrencia no mercado dos serviços integrados (Banda larga + telefone + tv) vai aumentar muito mais do que o que se perde em concorrencia no mercado dos telemoveis..

                                        E depois, actualmente no mercado dos serviços integrados, tens o Sapo/Telepac/PT de um lado e a Tv Cabo de outro, com quase todo o mercado.. Sobra uma pequena fatia para a Cabovisão, outra pequena fatia para a Clix.. Nos telemoveis mesmo que se junte a TMN e a Optimus, ainda fica a Vodafone, que segundo os estudos tem perto de 40% dos clientes, é a operadora que mais clientes novos capta e é a operadora que mais factura.. O que ainda dá algumas garantias de concorrencia..

                                        E sinceramente, não sei se o nosso mercado tem capacidade para termos 3 operadoras rentaveis. A verdade é que a Optimus com os seus menos de 20% do mercado nunca se revelou rentavel.. Portugal tem apenas 10 milhões de habitantes..

                                        Comentário


                                          #21
                                          A ONIWAY foi um delirio só possivel em Portugal... Há que ser realistas.. Portugal tem apenas 10 milhões de habitantes, mesmo as 3 operadoras de GSM/3G que há a verdade é que a mais pequena que é a Optimus nunca se revelou muito rentavel, nem imagino como iria ser a vida de um 4º operador...

                                          Era mais do que obvio que a ONIWAY nunca teria pernas para andar... Mas mesmo assim isso não impediu a ONI de investir rios de dinheiro em licenças UMTS, em equipamentos, etc.. etc.. para depois chegar à conclusão que qualquer um chegaria facilmente..

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por panpipe

                                            citação:Originalmente colocada por Baiones

                                            citação:Originalmente colocada por panpipe

                                            citação:Originalmente colocada por eu

                                            Isto é muito estranho... Mas de quem resolveu fechar a OniWay no dia em que todos os sistemas ficaram operacionais espera-se tudo...
                                            conheço quem teve que mudar de TFC a meio do ano à conta do fecho da ONIWay....[8][8][8]
                                            E os que la estiverem meia duzia de meses, a coçar a micose, a receber do bom e do belo, e vieram com indeminizações bem chorudas, além de terem ficado com o portatil e telemovel??


                                            A ONIWAY foi um tacho, mas um sr. tacho...
                                            eu sei disso...
                                            ;)

                                            eu refiro uma situação em que a empresa contacta a universidade para se fazer lá o TFC e depois a meio do ano fecha e nem deram cavaco a ng...
                                            tiveram eles de arranjar outro TFC à pressa.
                                            isso é que está mal...

                                            ;)
                                            Estamos do mesmo lado da barricada. ;)


                                            Comentei apenas porque trabalhava n a ONI nessa altura e vi bem os cambalachos que la iam...

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X