Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Minuta - devolução de IVA sobre ISV (automóvel)‏

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Minuta - devolução de IVA sobre ISV (automóvel)‏

    Boas

    Recebi ha pouco este email, algo duvidoso pois seria bom demais para ser verdade e não vi ninguem aqui a tocar no assunto mas nunca se sabe...

    "Caros Amigos
    Como devem ter tido conhecimento, o Estado foi condenado pela CEE a restituir o Iva indevidamente cobrado nos automóveis , que incidia sobre o ISP, outro imposto.
    Porém só o fará a quem comprou carro desde há 4 anos a esta parte, o que já está previsto no Orçamento de Estado 2010.
    Como não se sabe qual será o prazo dado para requerer a devolução do IVA indevido, o melhor será fazê-lo quanto antes junto das finanças da vossa área, antes que seja tarde.
    Aqui fica também a minuta que recebi de alguém que a disponibilizou, com a seguinte mensagem:
    "Envio em anexo um exemplo de minuta para fundamentar a devolução de IVA.
    Poderá obviamente complementar a informação, descriminando por exemplo, o preço base, o ISV e o valor de iVA pago indevidamente."
    Um abraço"


    Numa pesquisa encontrei tambem nestes sites tópicos sobre isso, a questão é, alguem daqui sabe se isto é ou será algum dia verdade ou mais um mito?



    IVA pago nos automóveis poderá ser devolvido .:. aeiou.pt

    http://www.mazdapt.com/forum/f123/duvidas-fiscais-para-2010-16448/page2.html
    Editado pela última vez por LeonCupra; 24 March 2010, 14:45.

    #2
    Há ai 2 coisas que não combinam, Estado e devolução do dinheiro.

    Já parece aquela ''cena'' do, paga agora a multa e depois reclama

    Comentário


      #3
      Convém emendar o título e o texto. Trata-se do ISV (veículos), e não ISP (produtos petrolíferos).

      Comentário


        #4
        No estado actual das finanças, o Estado só devolverá esse dinheiro se for obrigado a isso em Tribunal.

        Comentário


          #5
          O orçamento ainda não saiu, por isso e por enquanto tudo como d´antes (o iva continua a incidir sob o isv...)...

          Comentário


            #6
            A Comunidade Europeia considerou que a prática é Ilegal que o IVA não poderia incidir sobre o ISV, de qualquer da maneiras independentemente do OE não ter saído, garantidamente que só devolvem a quem reclamar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
              O orçamento ainda não saiu, por isso e por enquanto tudo como d´antes (o iva continua a incidir sob o isv...)...
              Estamos em finais de Março e o orçamento 2010 ainda não está em vigor?

              Comentário


                #8
                Isto funciona para carros novos? e entre que datas?

                Comentário


                  #9
                  Pessoal, esta noticia saiu no Jornal Vida Económica de Sexta-Feira dia 26 de Fevereiro de 2010.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    No estado actual das finanças, o Estado só devolverá esse dinheiro se for obrigado a isso em Tribunal.
                    Europeu, acrescente-se.
                    Até parece que é a única situação de incumprimento/ilegalidade praticada pelo Estado sobre o automóvel...

                    Comentário


                      #11
                      Esta notícia já saiu há algum tempo! Aliás, já outro user aqui pelo fórum abriu um tópico sobre isto.
                      Só quem comprou carro nos últimos 4 anos poderá reclamar a devolução do IVA sobre o ISV. Se o carro tiver 4 e um 1 dia, esqueçam, pois já não é possível o reembolso.

                      Comentário


                        #12
                        Eu comprei um carro novo em Abril 2009 ao abrigo do sistema de abate, sera que também posso pedir o Iva?

                        Comentário


                          #13
                          Será bom de mais, la ia o nosso governo perder milhões.
                          Mas se alguém experimentar ir pedir o reembolso do IVA e devolverem venham cá dizer, vão ser filas piores que as do centro de emprego

                          Comentário


                            #14
                            Penso que o tema tem sido debatido aqui
                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...sobre-isv.html

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                              Estamos em finais de Março e o orçamento 2010 ainda não está em vigor?
                              Ainda não, por causa das eleições tardias só foi aprovado na assembleia dia 12 passado, dali seguiu para o palácio de Belém, o presidente em princípio deve de mandar para o tribunal constitucional deve voltar depois tudo par trás e segue para a imprensa nacional para publicação e só ai é que temos orçamento...
                              Estará pronto lá para Dezembro...

                              Comentário


                                #16
                                Se o Estado aceitar devolver o IVA pago sobre o ISV... no mesmo dia em que receberem o cheque, vem igualmente a notificação para proceder ao pagamento do acréscimo de ISV

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                  Se o Estado aceitar devolver o IVA pago sobre o ISV... no mesmo dia em que receberem o cheque, vem igualmente a notificação para proceder ao pagamento do acréscimo de ISV
                                  Não podem.

                                  Artº 12 LGT

                                  1 - As normas tributárias aplicam-se aos factos posteriores à sua entrada em vigor, não podendo ser criados quaisquer impostos retroactivos.
                                  Ou seja, se houver aumento da carga de ISV em 2010 este não pode ser aplicado nos anos anteriores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que isto nao tem fundamento e a DECO ja alertou o mesmo ... O Estado ia literalmente á falencia ...

                                    Assim por alto:
                                    300.000 veiculos * 4 anos * 2500 Euros media devolucao =

                                    Mas vou mandar a carta ... just for fun ...

                                    Comentário


                                      #19
                                      e a carta envia-se para onde?

                                      ou entrega-se em mão nas finanças?

                                      Comentário


                                        #20
                                        como já disse noutro topico igual, uma amiga minha diz que já recebeu, eu já tenho o papelito, vou tentar vamos ver..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                          como já disse noutro topico igual, uma amiga minha diz que já recebeu, eu já tenho o papelito, vou tentar vamos ver..
                                          Boas,

                                          Já recebeu o reembolso do IVA sobre IA?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por HugoRocha Ver Post
                                            Boas,

                                            Já recebeu o reembolso do IVA sobre IA?
                                            Sim sobre o isv, pelo menos é o que ela diz, parece que é preciso por correctamente o preço do carro, e a data em que se assinou o papelinho de compra, nao a data de matricula ou de entrega.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não façam, como um que assisti hoje, foi a uma tesouraria de finanças, com requerimento e factura na mão e parece que tinha intenções que lhe dessem logo o reembolso,

                                              Comentário


                                                #24
                                                como é? quero os meus 788€ de volta

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podem por ai o link para a minuta?
                                                  Assim dava mais jeito.
                                                  É que eu não tenho aptidão para escrever paleio caro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por erc Ver Post
                                                    Penso que o tema tem sido debatido aqui
                                                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...sobre-isv.html
                                                    está tudo aqui... pelos vistos a deco diz que não vão dar nada... eu vou tentar (se calhar é melhor fazer um merge deste 2 tópicos...)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Obrigado, vou tentar a minha sorte.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X