Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os Quatro Compromissos Toltecas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os Quatro Compromissos Toltecas

    Vou aproveitar o lanço e para comemorar o meu 3000º post vou abrir mais um tópico (eu prometo que é o último de hoje ).

    Cruzei-me com esta informação e achei que era do interesse partilhar com todos.

    Os 4 compromissos toltecas

    1- PRIMEIRO COMPROMISSO: seja impecável com sua palavra.
    Através da palavra torna-se possível a expressão do poder criativo. A palavra é um instrumento de magia: branca ou negra. Uma faca de dois gumes: pode materializar o mais exuberante dos sonhos ou destruir uma nação. Dependendo de como é usada, ela pode gerar liberdade ou escravidão. Ser impecável é não contrariar sua natureza, é assumir a responsabilidade por seus actos, pensamentos e sentimentos, sem julgamentos ou culpas. Sem peccatu. Ser impecável com a própria palavra é empregar corretamente a sua energia, ou seja, não desperdiçar ou perder energia e poder pessoal. É usar a palavra na direção da verdade e do amor por você. Se você se comprometer a ser impecável com sua palavra, basta essa intenção para que a verdade se manifeste por seu intermédio e limpe todo o veneno emocional que existe em seu interior.
    2- SEGUNDO COMPROMISSO: não leve nada para o lado pessoal.
    Se você leva tudo para o pessoal é porque concorda com o que está sendo dito. Ao concordar todo o veneno passa a fazer parte de você. O que causa seu próprio envenenamento é o que os toltecas chamam de importância pessoal, expressão máxima do egocentrismo. Nada do que os outros fazem é motivado por você, é por causa deles mesmos. Todas as pessoas vivem em seu próprio sonho, nevoeiro ou mente, inclusive você. Se você aceita o lixo emocional do outro, ele passa a ser seu também. Se você se ofender sua reação será defender suas crenças e criar mais conflitos. Então, se você fica brava comigo, sei que está lidando consigo mesma. Sou apenas uma desculpa para você se irritar e fingir que não tem medo. Mas na verdade, sua braveza é uma expressão do seu medo. Sem medo não existe motivo para se irritar, brigar ou me odiar. Sem medo, não há motivo para sentir ansiedade, ciúme inveja.
    3- TERCEIRO COMPROMISSO: não tire conclusões.
    Temos a tendência a tirar conclusões sobre tudo. Interpretar tudo segundo nossa ótica, nossa mente, nossas crenças. É que acreditamos que elas são verdadeiras. Poderíamos jurar que são reais. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando - levamos para o lado pessoal -, então os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com nossa palavra. Por isso, fazemos presunções, estamos pedindo problemas. Tiramos uma conclusão, entendemos de modo errado, levamos para o pessoal e acabamos criando um grande conflito interno, familiar, profissional, mundial, do nada. Como ficamos com medo de pedir esclarecimentos, tiramos conclusões e acreditamos estar certos sobre elas; depois as defendemos e tentamos tornar a outra pessoa errada. Sempre é melhor fazer perguntas do que tirar conclusões, porque as conclusões nos predispõem ao sofrimento. O grande mitote na mente humana cria um bocado de caos, que faz com que interpretemos mal e tudo errado. Apenas enxergamos o que queremos enxergar e escutamos o que queremos escutar. Temos o hábito de sonhar sem base na realidade. Literalmente, enxergamos e escutamos coisas com nossa embaçada imaginação.
    4- QUARTO COMPROMISSO: dê sempre o melhor de si.
    Na verdade, esse é o compromisso de colocar na prática os outros 3 compromissos. Você nasceu com o direito de ser feliz. Nasceu com o direito de amar, de aproveitar e compartilhar seu amor. Você está vivo. Portanto, tome sua vida e a aproveite.......Sua existência prova a existência da vida e da energia.
    Fonte - Peço desculpa pelo abrasileirado mas não encontrei este tema discutido em PT.

    Acho que podemos tirar algo destes 4 compromissos e aplica-los no nosso dia a dia.
    Ser impecável na palavra - Este é o nosso meio de comunicação e devemos dar-lhe o devido valor e ser verdadeiros em tudo o que dizemos.

    Não levar nada para o lado pessoal - Quantos de nós somos confrontados com o veneno dos outros, ele tentam a todo o custo envenenar e criticar tudo o que fazemos. Na verdade, na maioria das vezes isso deve-se sobretudo à sua própria frustação e tentam passar essa frustação para nós.

    Não tire conclusões - Um dos piores defeitos do ser humano. Quando alguém nos diz algo sobre outra pessoa nós começamos logo a fazer um filme do caraças e a tirar conclusões precipitadas mesmo antes de confrontar essa pessoa.
    Não devemos supor, devemos tentar sempre descobrir a verdade e quando têm dúvidas perguntem.
    Uma dúvida pode destruir uma amizade, uma casamento, um emprego, etc, por isso na dúvida pergunta.

    Dê sempre o melhor de si - Se dermos sempre o nosso melhor acabamos por receber o mesmo em retorno.

    #2
    Mas tu hoje tás-lhe a dar! Pena já não haver pontinhos verdes para dar!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
      Mas tu hoje tás-lhe a dar! Pena já não haver pontinhos verdes para dar!

      Eu hoje estou imparável.

      Oh pá eu já tinha todos estes tópicos em mente, faltava-me era a paciência para os abrir.

      Os pontinhos já não interessam a ninguém e ainda bem que acabaram. Quem está aqui por gosto não cansa e não precisa de pontinhos para nada.

      Abraço.

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X