Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eu quero ser condutor nas Forças Armadas!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eu quero ser condutor nas Forças Armadas!

    Pois bem, trago-vos aqui hoje uma dúvida. Não sei se já repararam nalguns carros da Armada Portuguesa que servem para transportar dignitários da marinha, exército ou força aérea (não sei precisar) e que são conduzidos por um chauffeur. A minha dúvida é, como se diz na gíria, como é que se vai para isso? É exclusivo dalgum ramo das forças armadas (moro ao pé do Arsenal do Alfeite por isso só vejo dignitários da marinha portuguesa)? É quadro permanente ou regime contrato? Especialização? Apenas acessível por convite ou promoção especial?

    #2
    Em primeiro lugar os AP's são só da marinha. Para isso tens de ir para a marinha como praça em regime contrato e para o curso de manobra e serviços (MS).
    Se vires alguns de fato e gravata esses são do Arsenal do Alfeite...

    Comentário


      #3
      Se moras ao pé do Arsenal do Alfeite, nada como ires lá perguntar para ficares bem informado. Estive no Exército e lidava de muito perto com os condutores, pois estava colocado nas oficinas, mas não sei se a minha experiência serve para te ajudar a tirar alguma dúvida porque estamos a falar de coisas diferentes, apesar de eu não perceber o que é um dignitário da marinha.

      Comentário


        #4
        Eu fui condutor do Exercito e olha que não se entra para isso do pé para a mão

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por maap Ver Post
          Em primeiro lugar os AP's são só da marinha. Para isso tens de ir para a marinha como praça em regime contrato e para o curso de manobra e serviços (MS).
          Se vires alguns de fato e gravata esses são do Arsenal do Alfeite...
          Nem mais. Fazes a recruta normal, e depois como praça fazes o curso.
          Mas é uma questão de ires ao alfeite, eles explicam-te melhor que nos, e és muito bem recebido lá!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PedroT Ver Post
            Eu fui condutor do Exercito e olha que não se entra para isso do pé para a mão
            Eu estou no Exercito e olha que na unidade onde estou colocado fogem "a sete pés" das especialidade de condutor...

            Tanto pelos benefícios financeiros que existiam (e que foram retirados para cortar custos) como pela forma como afecta a vida pessoal em termos de horários.
            São "pau para toda a obra" a qualquer hora, seja de semana, fins-de-semana ou mesmo feriados...

            Agora na marinha já não sei como é...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Apox Ver Post
              Eu estou no Exercito e olha que na unidade onde estou colocado fogem "a sete pés" das especialidade de condutor...

              Tanto pelos benefícios financeiros que existiam (e que foram retirados para cortar custos) como pela forma como afecta a vida pessoal em termos de horários.
              São "pau para toda a obra" a qualquer hora, seja de semana, fins-de-semana ou mesmo feriados...

              Agora na marinha já não sei como é...
              Deixa-me adivinhar: Regimento de Transportes.

              Para responder à pergunta, não vás para as forças armadas a pensar em fazer uma coisa muito específica. Tu quando te candidatas dizes as tuas preferências para especialidade, se der deu, se não vais para onde te mandarem. E mesmo que consigas ir para condutor, há muitas coisas para conduzir, não é garantido que vás passear oficiais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Deixa-me adivinhar: Regimento de Transportes.

                Para responder à pergunta, não vás para as forças armadas a pensar em fazer uma coisa muito específica. Tu quando te candidatas dizes as tuas preferências para especialidade, se der deu, se não vais para onde te mandarem. E mesmo que consigas ir para condutor, há muitas coisas para conduzir, não é garantido que vás passear oficiais.
                Sim, no exercito é basicamente isso.
                Tanto podes ir para condutor, como para a Cozinha.
                Na FA não sei como será, mas provavelmente não deverá ser muito diferente.

                Também fiquei com a especialidade de condutor, fui para a CCS como condutor da mesma, ainda substitui uns dias o condutor do Comandante, mas por norma era ir com algum Sargento a compras, bancos, Hospital, etc.

                Comentário


                  #9
                  lol ainda me estou a lembrar das selecçoes da minha tropa.

                  oficial:então camarada o que faz lá fora?
                  soldado:responde o gajo eu sou mecânico.
                  oficial: então pronto tá resolvido,vai ali para a cozinha descascar batatas.

                  comigo foi :
                  então camarada que faz lá fora.
                  respondo eu na boa que era bombeiro,socorrista,ect,ect.
                  o gajo responde todo espantado que isso ia valer pois estavam com falta de bombeiros ali na unidade.

                  acabei por ficar a trabalhar como moço de recados de um tenente coronel

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado por todas as respostas, já deu para ter umas boas luzes sobre o assunto. Fiquei com uma última dúvida ainda, mesmo que me candidate a Praça em Regime de Contrato na classe de Manobras e Serviços, é possível que acabe por ir parar a outra classe?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                      Obrigado por todas as respostas, já deu para ter umas boas luzes sobre o assunto. Fiquei com uma última dúvida ainda, mesmo que me candidate a Praça em Regime de Contrato na classe de Manobras e Serviços, é possível que acabe por ir parar a outra classe?
                      mete uma cena na cabeça,nada na tropa é garantido
                      podes muito bem acabar a lavar sanitas,como outra cena qualquer.
                      o seres motorista duvido mas duvido muito que tenhas sorte dessa escolha.
                      mas tentar não custa
                      eu quando lá estive foi como contei.
                      moço de recados,mas não me posso queixar pois lidava com a malta da alta,estava dispensado de formaturas,ect,ect.
                      estava com um estatuto dentro do meio ate bem acima da classe de sargentos.(digamos imunidade diplomática)
                      mas foi sorte de apanhar oficias grandes mas grandes porreiros.
                      Editado pela última vez por IIdEvIlFiReII; 28 March 2010, 13:36.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                        mete uma cena na cabeça,nada na tropa é garantido
                        podes muito bem acabar a lavar sanitas,como outra cena qualquer.
                        o seres motorista duvido mas duvido muito que tenhas sorte dessa escolha.
                        mas tentar não custa
                        eu quando lá estive foi como contei.
                        moço de recados,mas não me posso queixar pois lidava com a malta da alta,estava dispensado de formaturas,ect,ect.
                        estava com um estatuto dentro do meio ate bem acima da classe de sargentos.(digamos imunidade diplomática)
                        mas foi sorte de apanhar oficias grandes mas grandes porreiros.
                        Que idade tens devilfire? Custa-me a acreditar que agora seja assim que as coisas funcionam. Deixou de existir a tropa obrigatória, e conheço pessoas que concorreram para taifa, e ficaram na taifa, outros para fuzileiros, e ficaram nos fuzileiros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                          Que idade tens devilfire? Custa-me a acreditar que agora seja assim que as coisas funcionam. Deixou de existir a tropa obrigatória, e conheço pessoas que concorreram para taifa, e ficaram na taifa, outros para fuzileiros, e ficaram nos fuzileiros.
                          estou na entrada dos trinta mesmo mesmo quase a raspar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                            Que idade tens devilfire? Custa-me a acreditar que agora seja assim que as coisas funcionam. Deixou de existir a tropa obrigatória, e conheço pessoas que concorreram para taifa, e ficaram na taifa, outros para fuzileiros, e ficaram nos fuzileiros.
                            A maioria consegue a especialidade que pede. Mas as especialidades são muito gerais. Digamos que por exemplo a especialidade de "serviços" podes ir para secretário de algum sargento, podes ir para carpinteiro, podes ir para "mulher de limpezas", etc etc.

                            Falando dos condutores mais concretamente, não te posso dar pormenores quanto à Armada, mas no Exército com essa especialidade podes ir para Tancos ou Santa Margarida conduzir viaturas tácticas para o mato (aqueles DAF e Unimog com pneus de tractor), podes ir para qualquer unidade "cocó" fazer de chauffeur a algum oficial (ir buscá-lo a casa de manhã e levá-lo ao fim da tarde (ou ao fim da manhã, a nossa tropa ainda usa um sistema muito monárquico e quem está lá em cima acaba por fazer o que lhe apetece), ir-lhe às compras e ter sempre o carro a brilhar), ou podes ir para o RT para andar a acartar sucata, mobília, arquivos etc de umas unidades para as outras, a tratar sozinho de as acartar para cima e para baixo do camião, a conduzir no meio de Lisboa um camião de 10m sem seguro, a trabalhar do nascer ao por do sol (fds e feriados se for preciso), e a acrescer a isso os serviços de escala (porta de armas, condutor de dia (que passa, por exemplo, por ir comprar os jornais para os senhores sargentos e oficiais antes de eles se levantarem, para os poderem ler à vontade antes de ir "trabalhar"), de verão reforço aos bombeiros, etc).

                            Este testamento todo só para ficares bem informado, antes de te meteres nas coisas, que a tua rotina diária vai depender muito da tua sorte, ou dos teus conhecimentos...

                            Ah e só para terminar, pelo menos no Exército, também só te confirmam a unidade para onde vais mesmo no fim da recruta

                            Sinceramente, o conselho que te dou quanto a forças armadas é: ou vais para lá por desporto e escolhes qualquer especialidade que não possas fazer cá fora (atirador, cavalaria, artilharia, para-quedismo, ou para os mais masoquis...digo, aventureiros, comandos ou operações especiais), ou então não vás para praça.
                            Editado pela última vez por SRLA; 28 March 2010, 21:41.

                            Comentário


                              #15
                              ...E sabes a melhor?
                              Quando lá chegares vais desejar ter estudado muito mais...
                              Para piorar nos primeiros tempos serás o "maçarico" e tudo o que vier para fazer..já sabes és o 1.º "voluntário"!

                              Estuda, empenha-te nas aulas, ambiciona mais (apesar do pais em que vivemos) e ficarás bem melhor na vida.

                              Eu estou no Exercito mas os primeiros anos custaram (e muito) mas, ao contrário de muitos, não estagnei e estudo em horário pós-laboral para sair dali.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Apox Ver Post
                                ...E sabes a melhor?
                                Quando lá chegares vais desejar ter estudado muito mais...
                                Para piorar nos primeiros tempos serás o "maçarico" e tudo o que vier para fazer..já sabes és o 1.º "voluntário"!

                                Estuda, empenha-te nas aulas, ambiciona mais (apesar do pais em que vivemos) e ficarás bem melhor na vida.

                                Eu estou no Exercito mas os primeiros anos custaram (e muito) mas, ao contrário de muitos, não estagnei e estudo em horário pós-laboral para sair dali.
                                tiveste muita sorte onde foste parar
                                sabes bem que nesse meio em alguns lugares dificultam um bocado a coisa,eu vi isso a acontecer em tancos com um camarada que trabalhava e estudava de noite.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o condutor das Forças Armadas tiver um acidente na via pública vai ter que lidar com a Polica Militar e pagar do seu próprio bolso o arranjo dos carros envolvidos e as despesas de saude. Alguem que me confirme.........

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora, se me puderem esclarecer uma dúvida que tenho...
                                    Quem tem Licenciatura concorre logo para oficial. A recruta é igualà dos praças?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                      Se o condutor das Forças Armadas tiver um acidente na via pública vai ter que lidar com a Polica Militar e pagar do seu próprio bolso o arranjo dos carros envolvidos e as despesas de saude. Alguem que me confirme.........
                                      a parte de pagar não sei.
                                      mas que vai ter de levar com a PM isso ate é normal perante o óbvio.
                                      agora se isto não mudou,vai desejar não ter tido o acidente
                                      pois lá dentro já sabe o destino

                                      Comentário


                                        #20
                                        no meu tempo, ia-se para onde havia falta de pessoal. eu nem sei como, fui tirar o curso de mecânico-radio-montador...

                                        o condutor, caso batesse, tinha de pagar. por isso, se ainda assim for, pensa mesmo bem no que queres realmente fazer...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por anar Ver Post
                                          Já agora, se me puderem esclarecer uma dúvida que tenho...
                                          Quem tem Licenciatura concorre logo para oficial. A recruta é igualà dos praças?
                                          a recruta e igual mas com mais umas tretas,por norma era mais 3 meses que a do recruta.
                                          agora não sei se esta igual,sim se pensas que te escapas de levar umas galhetas e andar na lama,tira o cavalinho da chuva
                                          ate seres oficial tens de as mamar
                                          já agora não queiras ser aspirina,isso é para as dores de cabeça
                                          Editado pela última vez por IIdEvIlFiReII; 28 March 2010, 23:12.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                                            a recruta e igual mas com mais umas tretas,por norma era mais 3 meses que a do recruta.
                                            agora não sei se esta igual,sim se pensas que te escapas de levar umas galhetas e andar na lama,tira o cavalinho da chuva
                                            ate seres oficial tens de as mamar


                                            Faz sentido... Pronto, assim a diferença vai estar mesmo é no posto que se ocupa. Passa-se logo uns "níveis".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por anar Ver Post

                                              Faz sentido... Pronto, assim a diferença vai estar mesmo é no posto que se ocupa. Passa-se logo uns "níveis".
                                              olha que o a recruta é a tua menor dor de cabeça.
                                              quando estas como aspirante (o primeiro pseudo posto de oficial)
                                              para ficares nos quadros e subires ,estas a ser avaliado por um oficial dia e noite, vais dar recrutas,ect,ect andas com uma sombra a ver e a escrever todo o pentelho que estas a fazer
                                              a nível psicológico não é fácil.
                                              pois vais ter uma diferença de três quatro meses dos maçaricos que vais formar , ou seja és um projecto de qualquer coisa,ainda estas tu a aprender e vais começar a ensinar.
                                              como vez não e pêra doce
                                              Editado pela última vez por IIdEvIlFiReII; 28 March 2010, 23:21.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Atenção que não sei se oficiais contratados são obrigados a dar instrução. Para os que vão para os quadros (Academia ou aquele instituto para quem já for sargento) a instrução é tipo uma prova final.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                                                  Se o condutor das Forças Armadas tiver um acidente na via pública vai ter que lidar com a Polica Militar e pagar do seu próprio bolso o arranjo dos carros envolvidos e as despesas de saude. Alguem que me confirme.........
                                                  Na Força Aerea não se tem nada disso, tens um acidente, chama-se as autoridades (PSP ou GNR) para tomar conta da ocorrência, a parte de pagar a despesa vai depender, se tens culpa ou não e se o teu chefe te "curte".

                                                  Quanto à questão do autor do tópico... Na Força Aérea se escolheres a especialidade de CAUT (Condutor Auto) és condutor mas tambem poderás "alinhar" noutros serviços, tipo ajudante de mecânico, estação de serviço, etc, ir para a cozinha, limpar a parada e essas coisas, só mesmo na recruta, já "pronto" não há. Depois da recruta e curso, sais com a carta de ligeiros e pesados e poderás ir (95% das vezes) para uma secção de transportes fazer serviço geral, condutor de dia, etc ou calhares nesses 5% e ires directamente para condutor de entidade... Mas eu não aconselho ninguem essa vida, fui condutor durante 7anos na FAP e de bom... tenho as cartas todas... não tens horário, és dos que mais serviço fazes e assim que tiveres a categoria D ainda mais alinhas... existem poucos condutores e pouca gente quer ir pra isso...

                                                  Pra condutor tens de ir pro regime de contrato (praças), não sei como são os contratos agora, era 9anos, depois passou a 6 e não sei se agora tá nos 9 de novo, mas acho que não...

                                                  Boa sorte.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu fui Condutor Auto/Transmissões (acho que era isto) no SMO.
                                                    Tirando ser "condutor do dia" e ter ficado 3 fds no Quartel, os 3 meses de pronto fizeram-se bem.
                                                    Havia dias em que fazia muitos kms, outros em que ia atestar carros, lavar e pouco mais.

                                                    Como era de Lx, vim várias vezes aos Hosp. Militar de ambulância, noutras vim de C15 "fazer compras", inclusive fiz 300 kms de Iveco 4x4.
                                                    O pincel é um gajo ter um toque com responsabilidade, isso é que é a "gaita" e a meu ver muito mal...

                                                    Como em tudo depende do Quartel e dos graduados que tiveres.
                                                    Ponto positivo os muitos kms que fiz e claro a carta de pesados de mercadorias (as restantes só se lá ficasse).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na marinha, a especialidade é condutor...

                                                      Além de poderes conduzir uma infinidade de "coisas", ainda há o sitio para onde vais conduzir, ou seja podes ir parar a uma capitania na madeira, por exemplo...

                                                      E ser militar não é só ser condutor, poder (terás com certeza) muitas mais tarefas.


                                                      Cump.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quem vai para a marinha também não é obrigado a embarcar pelo menos uma vez antes de poder ir para uma unidade terrestre?

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X