Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crise e sacrifícios. Afinal a contenção não era para todos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Crise e sacrifícios. Afinal a contenção não era para todos?

    Num ano de crise quase extrema, em que o cinto, já muito justo, corre mais uns furos de aperto, o povo começa a aceitar que são precisos sacrifícios e a conformar-se com isso mesmo. Afinal Portugal precisa!

    Mas, vendo melhor, com frequência surgem notícias de que, eventualmente, os sacrifícios não estarão a ser seguidos por todos e, claro está, isso, à primeira vista, não parece muito correcto.

    Na verdade é internacionalmente recomendada a contenção da despesa pública para Portugal para que, em conjunto, consigamos alcançar, de uma vez por todas, o comboio europeu, que nos foge há décadas...

    No entanto surgem notícias desconcertantes nesta matéria, pelo menos numa primeira abordagem...:

    Ministros vão gastar mais em 2010

    por RUDOLFO REBÊLO01 Fevereiro 2010



    As despesas dos 17 ministros com hotéis, viagens, telemóveis e combustíveis sobem 3,2%

    Num ano em que Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, veio pedir a todos os portugueses "sacrifícios" e a palavra de ordem na administração pública é "cortar nos gastos", a equipa de ministros de José Sócrates vai aumentar a factura das suas despesas, em viagens, hotéis, telemóveis, carros e combustíveis em 3,2%. Pouco? Muito? A verdade é que está bem acima do aumento dos preços de bens e serviços (inflação de 0,8%) previstos para este ano. E atenção: estes gastos referem-se ao estrito número de pessoal directamente ao serviço dos 17 ministros e não incluem as contas dos secretários de Estado e demais equipa.

    A ordem do Governo para os vários departamentos da máquina do Estado é praticamente "aumentos zero" nas compras de bens e nas despesas de funcionamento e de representação. Estas "instruções" são estendidas a todos os sectores, desde a Educação à Saúde. Como tecto é imposto um aumento de apenas de 0,4% em relação às despesas realizadas em 2009. Significa a permissão de gastar mais 783 milhões de euros. Na realidade, com uma inflação de 0,8%, se as contas de Teixeira dos Santos baterem certo, os funcionários públicos terão é de cortar na despesa 0,4%, em termos reais. Algo que, para a maioria dos serviços, já não é novidade.

    Só que a contenção não parece ser igual para todos. Um raio X tirado às despesas dos gabinetes ministeriais - entre os quais figuram assessores, chefes de gabinete e secretariado - deixa a nu algum despesismo nas contas. Por exemplo, em viagens e hotéis, a despesa vai subir 13,2% este ano. O ministro dos Negócios Estrangeiros e a equipa adstrita ao seu gabinete vão gastar quatro vezes mais do que em 2009. Estão orçamentados meio milhão de euros, pouco mais de 40 mil euros por mês… Esta conta exclui diplomatas e a factura total da equipa política - que inclui os secretários de Estado, com orçamentos de despesas próprios.

    José Sócrates também vai viajar mais. Pediu a Teixeira dos Santos que aumentasse em 50% os gastos com deslocações e estadias. A factura a apresentar no final do ano rondará os 135 mil euros (ver quadros). Em contrapartida, quase todos os ministros - à excepção dos titulares da Agricultura, Ciência e Administração Interna - cortaram nas despesas com viagens.

    Teixeira dos Santos acaba mesmo por ser o "ministro modelo" da austeridade. Cortou nas despesas com viagens, telemóveis, carros e combustíveis.

    Mas o seu exemplo não tem muitos seguidores. Os ministros dos Assuntos Parlamentares e da Administração Interna, Jorge Lacão e Rui Pereira, respectivamente, vão triplicar a despesa com telemóveis. Lacão, prevendo uma inflação de contactos parlamentares em ano de Governo minoritário, aumenta a despesa para os 24 mil euros e o ministro que tutela as polícias vai gastar 50 mil. Também o do Ambiente está entre os mais despesistas, num agrupamento onde os gastos sobem 2,8%, graças às poupanças do primeiro-ministro e do ministro das Finanças. Apesar da forte contenção de Sócrates e Teixeira dos Santos, as despesas em combustível sobem 8,4% . Ironia, Dulce Pássaro, a titular do Ambiente, triplica os gastos com os combustíveis...

    No total, os ministros vão gastar nestes sete itens de que o DN fez um levantamento nada menos de 5,9 milhões de euros, mais 183 mil euros (+3,2%) que em 2009.
    Ministros vão gastar mais em 2010 - Economia - DN

    ...Ou...:

    Sócrates gasta 63 mil € em flores

    Proprietária da empresa contratada não está autorizada a falar sobre os serviços.

    O Estado vai gastar 63 mil euros em flores para o Palácio de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro, durante os próximos três anos, o que perfaz uma despesa de 57,5 euros por dia, isto numa altura em que se pede aos portugueses que apertem o cinto devido à crise.

    A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros celebrou um contrato por ajuste directo de fornecimento e manutenção de arranjos de flores para São Bento no passado dia 22 de Janeiro, com a Nada Mais Nada Menos, em Lisboa. Contactada pelo CM, a proprietária da empresa de arranjos florais, Maria de Brito Subtil, recusou falar sobre este contrato. 'Não estou autorizada nem interessada', afirmou. Uma florista do centro de Lisboa garantiu ao CM, porém, que, com 57 euros por dia, 'já é possível comprar um arranjo floral bem composto'. Uma outra lojista especificou: 'Dá, por exemplo, para comprar cinco molhos de vinte rosas cada e ainda sobra algum dinheiro'.

    Fonte do gabinete do primeiro--ministro adiantou ao CM que este serviço é contratado, em grande parte, para fazer face a eventos protocolares. 'Diz respeito a visitas de Estado que exigem esse tipo de preocupação, aqui e em qualquer país do Mundo', afirmou, sem querer entrar em mais pormenores, sustentando que o responsável do gabinete de José Sócrates para este tipo de questões se encontrava fora do País.

    Os jardins da residência oficial do primeiro-ministro também obrigam a cuidados, com uma factura anual de 33 950 euros, num contrato adjudicado à Teleflora.

    OBRAS CUSTAM 26 MIL EUROS
    Em termos de ajustes directos, este ano, a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros assinou também um contrato com a TMN para prestação de serviços móveis terrestres no valor de 75 mil euros para os próximos dois anos.

    Só para o Palácio de São Bento constam ainda a instalação de painéis fotovoltaicos por parte da EDP, com um custo para o erário público em Dezembro de 2008 de 50 mil euros. Há ainda uma série de obras, como a substituição da caixilharia na cave, sistema de rega e melhoramentos na esquadra da PSP que totalizam pouco mais de 26 mil euros.

    Ainda dentro do Governo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros gastou 756 mil euros em sistema de Corporate TV e gestão de conteúdos multimédia para a rede Consular Portuguesa aos que se somam 627 mil euros para a instalação do sistema de atendimento consular, em trinta consulados.
    Sócrates gasta 63 mil ? em flores - Exclusivo CM - Correio da Manhã

    ...Ou...:

    A loja americana que veste Sócrates

    Afinal em que é que ficamos?

    #2
    qual é a novidade

    Comentário


      #3
      é para todos, mas... uns são mais TODOS que outros...

      algo de novo? nop...

      Comentário


        #4
        Em termos de injustiça isto ao pé do PEC não é nada.

        Comentário


          #5
          Se forem despesas em trabalho qual é o problema? Uma empresa se quer vender tem de meter o comercial na rua, fazer publicidade, etc.

          Só temos é de ver se os gastos são a esbanjar dinheiro ou não. Até das obras falam.. Agora por estarmos em crise vamos deixar de fazer manutenção aos edifícios do estado?

          Mais uma vez o povo chateia-se com a poeira e deixa a lama estar..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por air Ver Post
            Se forem despesas em trabalho qual é o problema? Uma empresa se quer vender tem de meter o comercial na rua, fazer publicidade, etc.
            Estado, estamos a falar do Estado...

            Só temos é de ver se os gastos são a esbanjar dinheiro ou não. Até das obras falam.. Agora por estarmos em crise vamos deixar de fazer manutenção aos edifícios do estado?
            Bem, acho que o artigo é bem explícito na proporção desses gastos!

            Mais uma vez o povo chateia-se com a poeira e deixa a lama estar..
            A poeira faz parte da lama, basta juntar mais e molhar tudo!

            Comentário


              #7
              andava aí um post sobre o parlamento sueco, é ir procurar e ver uma outra forma de fazer politica... está já está gasta e dá sempre para o mesmo lado...

              a mamar, mamam tudo e a assumir responsabilidades... vai de sacudir a água do capote para cima do parceiro...

              Comentário


                #8
                Epa, a das flores é ultrajante! Não sei como é que isto ainda continua.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                  Epa, a das flores é ultrajante! Não sei como é que isto ainda continua.
                  Tens noção quanto custa um ramo de flores? Andam pela hora da morte.

                  Em relação ao tópico, existem algumas despesas que podiam ter alguma contenção, no entanto, a grande maioria são despesas normais.

                  Não podemos ser mesquinhos ao ponto de implicar com despesas protocolares e indispensáveis ao exercício de funções.
                  Será que estão ajustadas à realidade? Não sei, mas vocês também não sabem por isso dou o benefício da dúvida.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                    Tens noção quanto custa um ramo de flores? Andam pela hora da morte.

                    Em relação ao tópico, existem algumas despesas que podiam ter alguma contenção, no entanto, a grande maioria são despesas normais.

                    Não podemos ser mesquinhos ao ponto de implicar com despesas protocolares e indispensáveis ao exercício de funções.
                    Será que estão ajustadas à realidade? Não sei, mas vocês também não sabem por isso dou o benefício da dúvida.
                    e é há conta desse beneficio, que uma forma geral todos damos, que eles se vão safando.
                    tudo tem uma justificação, por mais incompreensível que seja...

                    caros, só dos melhores... em outros países andam de transportes públicos... despesas para viverem na capita, longe de casa, pagas... sítios há em que as casas onde vivem para exercerem as funções são do estado e com o mínimo essencial, e por aí adiante!

                    ele há tanto por onde cortar nas despesas, que até doí... mas... eles são juízes em causa própria, nunca vão abdicar dos privilégios atribuídos a seus pares, são legais, dizem eles... já lá vai o tempo em que o legal tinha algo de moral...

                    Comentário


                      #11
                      "Num ano em que Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, veio pedir a todos os portugueses "sacrifícios" e a palavra de ordem na administração pública é "cortar nos gastos", a equipa de ministros de José Sócrates vai aumentar a factura das suas despesas, em viagens, hotéis, telemóveis, carros e combustíveis em 3,2%. Pouco? Muito? A verdade é que está bem acima do aumento dos preços de bens e serviços (inflação de 0,8%)"


                      Não é que o Estado seja um modelo para ninguém, mas a frase acima é muito tendenciosa. No jornalismo há várias formas de se dizer a mesma coisa, e esta é claramente uma frase "para vender". Como é que se pode comparar o aumento de despesas que são tudo menos fixas com o aumento de bens e serviços? Este tipo de gastos é muito variável, bastando que haja 2 ou 3 viagens a mais do que no ano anterior para que o valor da "factura" aumente uns pontos. Esta comparação apenas seria correcta se estivéssemos a falar de gastos fixos, o que não é o caso.

                      Comentário


                        #12
                        E, então, não existe nada de mais no aumento destas despesas?...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                          E, então, não existe nada de mais no aumento destas despesas?...
                          Se o aumento da despesa se traduzisse por necessidade do desempenho(positivo) das suas funções, e que se traduzisse em coisas positivas para o páis, não tinham nada demais.

                          O problema é que já toda a gente espera que isto sejam gastos que na sua grande maioria talvez alguns superfulos, e outros desnecessários, e que seja um esbanjar só porque sim, e nesse caso sim existe muita coisa demais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                            E, então, não existe nada de mais no aumento destas despesas?...
                            Estas despesas são na sua grande maioria indispensáveis ao exercício das suas funções.

                            Mas concordo que:

                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                            Se o aumento da despesa se traduzisse por necessidade do desempenho(positivo) das suas funções, e que se traduzisse em coisas positivas para o país, não tinham nada demais.
                            O desempenho é que já pode ser susceptível de criticas, mas aí a culpa já não é deles mas sim de quem os colocou lá.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                              Se o aumento da despesa se traduzisse por necessidade do desempenho(positivo) das suas funções, e que se traduzisse em coisas positivas para o páis, não tinham nada demais.

                              O problema é que já toda a gente espera que isto sejam gastos que na sua grande maioria talvez alguns superfulos, e outros desnecessários, e que seja um esbanjar só porque sim, e nesse caso sim existe muita coisa demais.
                              Esse é o problema que tem sido evidenciado ano após ano. Basta ver, por exemplo, que sempre que há mudança de cadeiras muda-se o mobiliário todo logo a seguir e nada do que havia antes se aproveita...

                              Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                              Estas despesas são na sua grande maioria indispensáveis ao exercício das suas funções.

                              Mas concordo que:



                              O desempenho é que já pode ser susceptível de criticas, mas aí a culpa já não é deles mas sim de quem os colocou lá.
                              Aqui há tempos conversei com uma pessoa amiga que estava num determinado restaurante (caro) em Lisboa e que, a dada altura viu chegar uma comitiva de gente ligada à política (não vou referir nomes...) com convidados nacionais (...). Não se privaram de nada e fizeram questão de ir pedindo, à carta, tudo o que havia de mais caro, até acabar o "stock"...

                              Na mesa onde estava a pessoa que viu este lauto jantar a despesa ficou-se por uns expressivos, mas contidos para o local, €50 a €60 por pessoa. Na mesa da comitiva os valores quintuplicaram, pelo menos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                Aqui há tempos conversei com uma pessoa amiga que estava num determinado restaurante (caro) em Lisboa e que, a dada altura viu chegar uma comitiva de gente ligada à política (não vou referir nomes...) com convidados nacionais (...). Não se privaram de nada e fizeram questão de ir pedindo, à carta, tudo o que havia de mais caro, até acabar o "stock"...

                                Na mesa onde estava a pessoa que viu este lauto jantar a despesa ficou-se por uns expressivos, mas contidos para o local, €50 a €60 por pessoa. Na mesa da comitiva os valores quintuplicaram, pelo menos...
                                Isso não me surpreende.

                                Não vou dizer que concordo com estes gastos, até porque para mim a maioria deles nem um jantar numa roulote tinha direito, no entanto é algo "normal" para quem exerce essas funções.

                                E além disso podes afirmar que esse jantar foi pago com dinheiro estatal? Pode ter sido pago pelo próprio bolso, pelo partido ou até oferecido pelo sr do restaurante.

                                Mas compreendo a tua indignação, eu se fosse FP também ficava fulo se me congelassem o salário e depois andassem por aí a queimar dinheiro em jantaradas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Então e que? Vão receber um primeiro ministro de outro pais, ou uma visita qualquer e têm o Palácio de São Bento decorado com flores secas é?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                    Estas despesas são na sua grande maioria indispensáveis ao exercício das suas funções.

                                    Mas concordo que:



                                    O desempenho é que já pode ser susceptível de criticas, mas aí a culpa já não é deles mas sim de quem os colocou lá.
                                    com a idade que tenho, ainda não percebi onde se pretende chegar com esta falácia.

                                    são-nos propostos n nomes da pandilha. quer eu concorde com os ditos ou não, resta-me votar num deles, votar nulo ou nem votar. fica uma outra, propor-me eu ou propor alguem que eu entenda que fará um bom serviço. para o propor tenho de formar um partido, montar a máquina partidária, etc, etc, coisa que se sabe ser de todo inviável.
                                    já foi tentado, exemplos não faltam, mas num país com a formação cultural média de Portugal, onde se vota num símbolo, independentemente do que ele representa, não se vai a lado nenhum.

                                    daí essa frases ser das coisas mais ocas que eu conheço.

                                    no momento presente, uma coisa que deveria ser possível fazer, o PR mandar o Socrates com a da tia ás costas e nomear alguém para formar governo. melhor altura que esta, não estou a ver...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                      com a idade que tenho, ainda não percebi onde se pretende chegar com esta falácia.

                                      são-nos propostos n nomes da pandilha. quer eu concorde com os ditos ou não, resta-me votar num deles, votar nulo ou nem votar. fica uma outra, propor-me eu ou propor alguem que eu entenda que fará um bom serviço. para o propor tenho de formar um partido, montar a máquina partidária, etc, etc, coisa que se sabe ser de todo inviável.
                                      já foi tentado, exemplos não faltam, mas num país com a formação cultural média de Portugal, onde se vota num símbolo, independentemente do que ele representa, não se vai a lado nenhum.


                                      daí essa frases ser das coisas mais ocas que eu conheço.

                                      no momento presente, uma coisa que deveria ser possível fazer, o PR mandar o Socrates com a da tia ás costas e nomear alguém para formar governo. melhor altura que esta, não estou a ver...
                                      Recentemente vi um documentário a falar da mesma situação no Canadá (pelos vistos também existe lá um belo regabofe de influências, que é disfarçado por ser um país com mais recursos que o nosso). Os politicos canadianos também apelam ao voto, mas não adianta nada, a trampa é a mesma.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os políticos portugueses não vieram de Marte.. São Portugueses.. Se eles são assim, é porque o povo merece estes e não outros..

                                        E não me digam que é por falta de alternativas, porque temos inúmeros casos de pessoas já condenadas em tribunal por corrupção, como o Isaltino Morais ou o Valentim Loureiro e que eu saiba existiam alternativas, mas eles continuam a ser eleitos... Ou veja-se o caso do Pinto da Costa, qualquer um pode ir ao Youtube e ouvir as conversas dele e ver como as coisas são cozinhadas e mesmo assim só falta fazerem-lhe uma estátua.. As pessoas gostam é deste tipo de lideres..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                          com a idade que tenho, ainda não percebi onde se pretende chegar com esta falácia.

                                          são-nos propostos n nomes da pandilha. quer eu concorde com os ditos ou não, resta-me votar num deles, votar nulo ou nem votar. fica uma outra, propor-me eu ou propor alguem que eu entenda que fará um bom serviço. para o propor tenho de formar um partido, montar a máquina partidária, etc, etc, coisa que se sabe ser de todo inviável.
                                          já foi tentado, exemplos não faltam, mas num país com a formação cultural média de Portugal, onde se vota num símbolo, independentemente do que ele representa, não se vai a lado nenhum.

                                          daí essa frases ser das coisas mais ocas que eu conheço.

                                          no momento presente, uma coisa que deveria ser possível fazer, o PR mandar o Socrates com a da tia ás costas e nomear alguém para formar governo. melhor altura que esta, não estou a ver...
                                          Existem n partidos em Portugal e votam sempre nos mesmos, apesar de estes estarem constantemente a fazer m€#d@, a maioria das pessoas não sabe no que vota, nem lê o programa eleitoral do partido e queres que diga o quê?

                                          Claro que a culpa também é dos políticos, mas quando vejo pessoas que por exemplo votaram PS a ficarem indignadas com as medidas que são aprovadas fico parvo. A maioria dessas medidas já constavam no plano eleitoral portanto para mim a ignorância não é desculpa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                            com a idade que tenho, ainda não percebi onde se pretende chegar com esta falácia.

                                            são-nos propostos n nomes da pandilha. quer eu concorde com os ditos ou não, resta-me votar num deles, votar nulo ou nem votar. fica uma outra, propor-me eu ou propor alguem que eu entenda que fará um bom serviço. para o propor tenho de formar um partido, montar a máquina partidária, etc, etc, coisa que se sabe ser de todo inviável.
                                            já foi tentado, exemplos não faltam, mas num país com a formação cultural média de Portugal, onde se vota num símbolo, independentemente do que ele representa, não se vai a lado nenhum.

                                            daí essa frases ser das coisas mais ocas que eu conheço.

                                            no momento presente, uma coisa que deveria ser possível fazer, o PR mandar o Socrates com a da tia ás costas e nomear alguém para formar governo. melhor altura que esta, não estou a ver...


                                            Revejo-me inteiramente nas tuas palavras

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                              no momento presente, uma coisa que deveria ser possível fazer, o PR mandar o Socrates com a da tia ás costas e nomear alguém para formar governo. melhor altura que esta, não estou a ver...

                                              E já agora suspendia-se a democracia por uns meses, não?

                                              É que se bem me lembro, as pessoas ainda há meio ano se pronunciaram sobre quem queriam no governo.. E que eu saiba não foi o Presidente da Republica que ganhou as legislativas, por isso, não acho que fosse legitimo, nem desejável, agora termos um governo de iniciativa presidencial..

                                              Existem mecanismos legítimos que permitem retirar de lá o Socrates, mas sou da opinião que numa situação dessas a decisão deve ser dada de novo ao povo. Ou seja, se o Governo cair devem-se convocar eleições. Da ultima vez que isso não foi feito deu mer**..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                E já agora suspendia-se a democracia por uns meses, não?

                                                É que se bem me lembro, as pessoas ainda há meio ano se pronunciaram sobre quem queriam no governo.. E que eu saiba não foi o Presidente da Republica que ganhou as legislativas, por isso, não acho que fosse legitimo, nem desejável, agora termos um governo de iniciativa presidencial..

                                                Existem mecanismos legítimos que permitem retirar de lá o Socrates, mas sou da opinião que numa situação dessas a decisão deve ser dada de novo ao povo. Ou seja, se o Governo cair devem-se convocar eleições. Da ultima vez que isso não foi feito deu mer**..
                                                mais uma que foi totalmente deturpada...

                                                se reparares bem pelo menos a mim parece, alguma coisa mudo no sentido de votos nas ultimas eleições.

                                                já os romanos que queixavam que esta península é ingovernável...

                                                para mim, como para muitos portugueses, até podiam ser os espanhóis a cá mandar, desde que fizessem melhor. daí, e perante o que se passa na casa da rata, difícil seria um governo de iniciativa presidencial não fazer melhor. muitas das pessoas com capacidade para tal, simplesmente não estão para aturar a putaria que são as maquinas partidárias... e eu não os censuro... desta politica, nem pago a peso de ouro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                                  e é há conta desse beneficio, que uma forma geral todos damos, que eles se vão safando.
                                                  tudo tem uma justificação, por mais incompreensível que seja...

                                                  caros, só dos melhores... em outros países andam de transportes públicos... despesas para viverem na capita, longe de casa, pagas... sítios há em que as casas onde vivem para exercerem as funções são do estado e com o mínimo essencial, e por aí adiante!

                                                  ele há tanto por onde cortar nas despesas, que até doí... mas... eles são juízes em causa própria, nunca vão abdicar dos privilégios atribuídos a seus pares, são legais, dizem eles... já lá vai o tempo em que o legal tinha algo de moral...
                                                  Diz-me 1 país no mundo onde os membros do governo andem de transportes públicos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A banca vai continuar a aumentar spreads e comissões e mais uma vez ter lucros milionários no fim do ano!
                                                    As empresas que detém monopólios, conseguidos à custa do estado, como PT, EDP, Brisa, Epal, Galp etc. vão continuar a ter lucros e a esmifrar os seus utentes.
                                                    O mais grave é que em Fevereiro de 2011 mais uma vez vamos constatar que o pilim não chegou e vamos voltar a falar em rectificar o Plano de Extorsão Colectivo (PEC).
                                                    Enquanto os tugas estiverem preocupados com fátima, novelas e futebol em vez de saírem à rua a exigir o fim desta bandalheira vai ser sempre a descer....................

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para mim era chamar a polícia e dar uns tiros nos gaijos que andam a roubar-nos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                        E, então, não existe nada de mais no aumento destas despesas?...

                                                        Eu acho que não. Em particular nestas despesas, não.
                                                        Pode existir uma série de outros problemas escandalosos e erros de dimensões astronómicas por parte do estado, mas resolveram pegar justamente no assunto que não tem muito por onde se pegue.
                                                        Estas despesas são variáveis, ainda que aumentassem 20 ou 30% não poderiam nunca ser comparadas com a inflação. É mais ou menos como as despesas extraordinárias de uma empresa, o valor nunca é o mesmo de um ano para outro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                                          Eu acho que não. Em particular nestas despesas, não.
                                                          Pode existir uma série de outros problemas escandalosos e erros de dimensões astronómicas por parte do estado, mas resolveram pegar justamente no assunto que não tem muito por onde se pegue.
                                                          Estas despesas são variáveis, ainda que aumentassem 20 ou 30% não poderiam nunca ser comparadas com a inflação. É mais ou menos como as despesas extraordinárias de uma empresa, o valor nunca é o mesmo de um ano para outro.
                                                          Estádios de futebol para o Euro 2004 que agora só dão despesa, e muito maior que as flores e as viagens juntas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                            (...) eu se fosse FP também ficava fulo se me congelassem o salário e depois andassem por aí a queimar dinheiro em jantaradas.
                                                            Eu não sou FP e fico lixado, afinal de contas, eu também sou obrigado a contribuir para essas jantaradas...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X