Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esclarecimentos de António Mexia relativo aos seus 3.1 milhões ganhos em 2009

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esclarecimentos de António Mexia relativo aos seus 3.1 milhões ganhos em 2009

    Na altura foram fixados objectivos que todos reconhecem como ambiciosos e difíceis de entregar e foram claramente ultrapassados. Senão tivéssemos atingido esses objectivos, a pergunta [sobre o salário] nem se colocaria, e isso é que é pena”, acrescentou o presidente da EDP.

    Na sua opinião, “as pessoas devem ser confrontadas é quando não conseguem entregar aquilo que era proposto e não quando entregam muito mais e com uma equipa de 12 mil pessoas”, salientando que a empresa a que preside se transformou, no período 2006

    ...
    De acordo com informação enviada pela empresa à Comissão do Mercado e Valores Mobiliários, António Mexia recebeu no ano passado 700 mil euros em salários fixos e 600 mil euros em remuneração variável (que varia segundo objectivos atingidos).

    A estes valores junta-se um prémio plurianual de mandato de 1,8 milhões de euros, que entra nas contas de 2009 e que corresponde a 600 mil euros por cada um dos três anos.

    Assim, o CEO da eléctrica portuguesa irá receber este ano um total de 3,1 milhões de euros, quando a assembleia-geral de accionistas, marcada para 16 de Abril, aprovar as contas de 2009.


    Mexia justifica remuneração de 1,9 milhões de euros em 2009 com ultrapassagem de objectivos - Economia - PUBLICO.PT

    #2
    Originalmente Colocado por portishead Ver Post
    Na altura foram fixados objectivos que todos reconhecem como ambiciosos e difíceis de entregar e foram claramente ultrapassados. Senão tivéssemos atingido esses objectivos, a pergunta [sobre o salário] nem se colocaria, e isso é que é pena”, acrescentou o presidente da EDP.

    Na sua opinião, “as pessoas devem ser confrontadas é quando não conseguem entregar aquilo que era proposto e não quando entregam muito mais e com uma equipa de 12 mil pessoas”, salientando que a empresa a que preside se transformou, no período 2006

    ...
    De acordo com informação enviada pela empresa à Comissão do Mercado e Valores Mobiliários, António Mexia recebeu no ano passado 700 mil euros em salários fixos e 600 mil euros em remuneração variável (que varia segundo objectivos atingidos).

    A estes valores junta-se um prémio plurianual de mandato de 1,8 milhões de euros, que entra nas contas de 2009 e que corresponde a 600 mil euros por cada um dos três anos.

    Assim, o CEO da eléctrica portuguesa irá receber este ano um total de 3,1 milhões de euros, quando a assembleia-geral de accionistas, marcada para 16 de Abril, aprovar as contas de 2009.


    Mexia justifica remuneração de 1,9 milhões de euros em 2009 com ultrapassagem de objectivos - Economia - PUBLICO.PT
    São merecidos!
    Afinal conseguiu vender o seu produto, perante fortíssima concorrência!

    Comentário


      #3
      A única coisa que eu acho injusta, no meio disto tudo, é eu não ganhar nem mais um cêntimo por cumprir e superar os meus objectivos...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
        São merecidos!
        Afinal conseguiu vender o seu produto, perante fortíssima concorrência!
        Pois. Do pouco que sei, reconheço que ele teve um papel fulcral na internacionalização da EDP, transformando-a numa das maiores multinacionais portuguesas. Mas em que parte isso justifica 3,1 milhões de remunerações? Ou melhor, que parte desses objectivos alcançados não são à custa da manutenção das tarifas mais caras da europa, da pré-histórica cobrança do "aluguer do contador", da concentração de preços com uma concorrência insignificante (Endesa), ...?

        Comentário


          #5
          Eu na minha casa ou uso energia da EDP ou não uso, acho que não sou o unico. É realmente uma enorme dificuldade em obter lucros numa empresa sem concorrentes a altura.

          Estes gajos se fossem mesmo bons ao ponto de merecerem tais remunerações já estariam a fornecer bem mais serviços do que aquilo que fornecem a a concorrer com empresas como por exemplo a PT, e não a oferecer praticamente o mesmo que ofereciam na altura da fundação em 76.

          Estes problemas, tanto os premios e salarios chorudos como a falta de concorrência, são devidos na maioria a um simples facto. As participações que o estado insiste em manter.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por portishead Ver Post
            Pois. Do pouco que sei, reconheço que ele teve um papel fulcral na internacionalização da EDP, transformando-a numa das maiores multinacionais portuguesas. Mas em que parte isso justifica 3,1 milhões de remunerações? Ou melhor, que parte desses objectivos alcançados não são à custa da manutenção das tarifas mais caras da europa, da pré-histórica cobrança do "aluguer do contador", da concentração de preços com uma concorrência insignificante (Endesa), ...?

            Tendo em conta as tarifas praticadas por exemplo na Alemanha ajustadas ao poder de compra...pagamos uma fortuna pela electricidade!

            Concorrência? Preços baixos? Onde?

            E a ERSE tem a intenção de as subir ainda mais!

            Comentário


              #7
              Isto afinal qualquer um pode ser gestor da EDP. Afinal não há concorrência e desde que haja luz quando se liga o interruptor está tudo sob controlo.
              As vossas empresas devem ser um caso de sucesso!
              Que culpa tem o homem que os acionistas aprovassem aquela remuneração? E, por mim, merece ser muito bem pago pois é um dos bons gestores que há em Portugal.

              Comentário


                #8
                Para além de argumentos válidos aqui apresentados para a indignação, deixo uma pergunta :

                Será que cada um dos 12.000 trabalhadores não foi peça fundamental no alcançar dos objectivos atingidos e ultrapassados, de forma a merecerem 50€ cada um por cada ano, ou 150€ em 3 anos ?

                Nota : 1,8 milhões a repartir por 12.000.

                Não ! A empresa foi só o Mexia a dar directrizes e o pessoal foi todo de férias

                Comentário


                  #9
                  3.1 Milhões = 6526 Salários mínimos...

                  Comentário


                    #10
                    Perante a falta de concorrencia até a minha avó conseguia atingir os objectivos que ele atingiu...

                    Quem merece prémios são os gerentes / donos de muitas Micro e PME's que veêm-se "gregos" para arranjar trabalho, receber dos Clientes, pagar impostos, S.S. e salários aos seus empregados a tempo e horas, isto com muitas noites sem dormir sempre a pensar onde se vai buscar o dinheiro.

                    Esses sim, merecem um bom prémio de gestão !

                    Mexias, Varas e etc, sinceramente não passam de nódoas.

                    Comentário


                      #11
                      Queria vê-lo a fazer o mesmo numa TAP ou numa CP...

                      Continua a vergonha. Como é possível continuar a pagar prémios astronómicos, a gestores de empresas que detém monopólios dos mercados onde actuam?

                      O Mexia podia estar ausente durante um ano, e a EDP iria continuar a dar lucros enormes. Sem a minima dúvida...

                      Comentário


                        #12
                        Fica aqui um link que julgo ser esclarecedor. Juntem-lhe a cobrança do contador.

                        Europe's Energy Portal » Electricity, Oil, Petrol & Gas Prices and Statistics

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                          Tendo em conta as tarifas praticadas por exemplo na Alemanha ajustadas ao poder de compra...pagamos uma fortuna pela electricidade!

                          Concorrência? Preços baixos? Onde?

                          E a ERSE tem a intenção de as subir ainda mais!
                          Mas que post... Então que tem o poder de compra a ver com um produto? A electricidade em Portugal vem em grande parte das centrais termoeléctricas que usam combustíveis fósseis e isso é que dita o preço final (mais os impostos).
                          Cuidado também ao comparar o preço com outros países, a palavra energia nuclear diz alguma coisa?

                          Muitos esquecem-se que a EDP é um player a nível mundial, daí tirar o mérito ao Mexia com argumentos de não ter concorrência não ser o melhor.

                          Outra coisa é que quem ouvir pensa que ele ganhou 3,1 milhões de euros num ano, o que não está correcto.

                          Se como ele diz foram estabelecidos objectivos ambiciosos e difíceis de alcançar, tendo-os superado, acho muito bem que seja recompensado por isso.

                          Quem me dera ter uma empresa e pagar milhões a uma pessoa que a leve para a frente e me dê a ganhar muitos milhões.

                          Comentário


                            #14
                            A EDP factura milhões porque nunca desde a sua fundação teve concorrência ao seu nível. Nunca teve concorrência porque sempre teve participações do estado, os prémios são devido ao mesmo factor.

                            Não sou contra prémios, sou contra prémios dados a gestores que não tem que se preocupar com concorrentes, pois o estado controla esse aspecto.

                            A energia em Portugal poderia ser mais barata se houvessem mais um ou dois players a operar no mercado nacional. Mas isso só é possível se o estado deixar, terminando com as suas acçõezecas especiais de corrida.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                              Mas que post... Então que tem o poder de compra a ver com um produto? A electricidade em Portugal vem em grande parte das centrais termoeléctricas que usam combustíveis fósseis e isso é que dita o preço final (mais os impostos).
                              Cuidado também ao comparar o preço com outros países, a palavra energia nuclear diz alguma coisa?

                              Muitos esquecem-se que a EDP é um player a nível mundial, daí tirar o mérito ao Mexia com argumentos de não ter concorrência não ser o melhor.

                              Outra coisa é que quem ouvir pensa que ele ganhou 3,1 milhões de euros num ano, o que não está correcto.

                              Se como ele diz foram estabelecidos objectivos ambiciosos e difíceis de alcançar, tendo-os superado, acho muito bem que seja recompensado por isso.

                              Quem me dera ter uma empresa e pagar milhões a uma pessoa que a leve para a frente e me dê a ganhar muitos milhões.

                              Mas isso qqr individuo gostaria de ter, nem que para isso tivesse quer gramar o estado como sócio controlador.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                Mas que post... Então que tem o poder de compra a ver com um produto? A electricidade em Portugal vem em grande parte das centrais termoeléctricas que usam combustíveis fósseis e isso é que dita o preço final (mais os impostos).
                                Cuidado também ao comparar o preço com outros países, a palavra energia nuclear diz alguma coisa?



                                Se como ele diz foram estabelecidos objectivos ambiciosos e difíceis de alcançar, tendo-os superado, acho muito bem que seja recompensado por isso.

                                Muitos esquecem-se que a EDP é um player a nível mundial, daí tirar o mérito ao Mexia com argumentos de não ter concorrência não ser o melhor.

                                Outra coisa é que quem ouvir pensa que ele ganhou 3,1 milhões de euros num ano, o que não está correcto.
                                Quem me dera ter uma empresa e pagar milhões a uma pessoa que a leve para a frente e me dê a ganhar muitos milhões.
                                Sim, é uma multinacional com todos os riscos e oportunidades que isso pressupõe, mas no mercado interno, de que concorrência falas?

                                Em 2009 ganhou os 3,1. Também é verdade que parte deste montante é referente a prémios de outros anos, como vem explicado na notícia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                                  Sim, é uma multinacional com todos os riscos e oportunidades que isso pressupõe, mas no mercado interno, de que concorrência falas?
                                  há outros fornecedores de electricidade em portugal, mas ninguém se dá ao trabalho de mudar ou sequer de procurar saber os que existem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Mas que post... Então que tem o poder de compra a ver com um produto? A electricidade em Portugal vem em grande parte das centrais termoeléctricas que usam combustíveis fósseis e isso é que dita o preço final (mais os impostos).
                                    Cuidado também ao comparar o preço com outros países, a palavra energia nuclear diz alguma coisa?

                                    Muitos esquecem-se que a EDP é um player a nível mundial, daí tirar o mérito ao Mexia com argumentos de não ter concorrência não ser o melhor.

                                    Outra coisa é que quem ouvir pensa que ele ganhou 3,1 milhões de euros num ano, o que não está correcto.

                                    Se como ele diz foram estabelecidos objectivos ambiciosos e difíceis de alcançar, tendo-os superado, acho muito bem que seja recompensado por isso.

                                    Quem me dera ter uma empresa e pagar milhões a uma pessoa que a leve para a frente e me dê a ganhar muitos milhões.
                                    Quem me dera ter uma empresa em que o grosso do investimento foi feito à custa do contribuinte e que sem concorrência, vende um produto que todos são obrigados a consumir!
                                    Ah! já sei! Quem quiser pode viver à luz da vela, não é?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                      A energia em Portugal poderia ser mais barata se houvessem mais um ou dois players a operar no mercado nacional. Mas isso só é possível se o estado deixar, terminando com as suas acçõezecas especiais de corrida.
                                      quais outros players? tens pelo menos a Endesa e a Iberdrola.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                        Quem me dera ter uma empresa em que o grosso do investimento foi feito à custa do contribuinte e que sem concorrência, vende um produto que todos são obrigados a consumir!
                                        Ah! já sei! Quem quiser pode viver à luz da vela, não é?
                                        quem quiser pode mudar da edp para uma das fornecedoras concorrentes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                          há outros fornecedores de electricidade em portugal, mas ninguém se dá ao trabalho de mudar ou sequer de procurar saber os que existem.
                                          Eu procurei e encontrei: a Endesa. Não têm tarifa bi-horária, mesmo preço do kWh, os 5% de desconto que promoveram na fase de arranque é incentivo à mudança? (O apoio técnico e leituras continua a ser feito pela EDP.)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                                            Sim, é uma multinacional com todos os riscos e oportunidades que isso pressupõe, mas no mercado interno, de que concorrência falas?

                                            Em 2009 ganhou os 3,1. Também é verdade que parte deste montante é referente a prémios de outros anos, como vem explicado na notícia.
                                            Que culpa tem o Mexia de não haver concorrência? Ele não é dono da EDP, ele fez o trabalho dele.

                                            Se querem saber mais sobre o trabalho dele vejam a evolução da EDP Renováveis, que é uma das referências a nível mundial.

                                            Temos de criticar quem não mostra resultados, porque todos sabemos que uma empresa pública para dar grandes prejuízos não é preciso muito!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Meus senhores,
                                              se estes gestores têm tamanha capacidade de gestão porque não tomam o leme de empresas públicas portuguesas que ano após ano tem resultados negativos? Empresas como a CP, Carris, Tap por exemplo, necessitam de tais "visionários" e "iluminados".
                                              É que gerir uma empresa com monopólio nacional, sem alternativas à vista também o "Quimbaças", que era o gajo mais burro do meu curso conseguia.
                                              No entanto gostaria de colocar uma pergunta de retórica: Quem não aceitaria um cargo destes? :D
                                              Editado pela última vez por Supino; 07 April 2010, 14:36.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Supino Ver Post
                                                Meus senhores,
                                                se estes gestores têm tamanha capacidade de gestão porque não tomam o leme de empresas públicas portuguesas que ano após ano tem resultados negativos? Empresas como a CP, Carris, Tap por exemplo, necessitam de tais "visionários" e "iluminados".
                                                É que gerir uma empresa com monopólio nacional, sem alternativas à vista também o "Quimbaças", que era o gajo mais burro do meu curso conseguia.
                                                No entanto gostaria de colocar uma pergunta de retórica: Quem não aceitaria um cargo destes? :D
                                                Ponham o Mexia na TAP para ver se o gajo é bom!
                                                E já agora ponham o Zeinal na CP ou na Carris!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                  quais outros players? tens pelo menos a Endesa e a Iberdrola.

                                                  Esses não são concorrentes da EDP, nem em Portugal, nem em Espanha.
                                                  Se não bastar a falta de condições que lhes são dadas para haver uma verdadeira concorrencia, basta saber que ambas têm participações umas das outras.
                                                  Isto do mercado ibérico da energia é só fantochada.
                                                  A verdadeira liberalização é abrir o mercado a todos abolindo obstáculos e terminando com as acções especiais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Aliás, este acordo do mercado ibérico da energia faz-me lembrar mais um novo Tratado de Methuen do que uma verdadeira liberalização ibérica em que beneficiam todos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem, a pergunta que se impõe é:

                                                      Desses 3,1 milhões quanto é que ele vai pagar de imposto ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        praí 42 ou 44%

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para mim o escandalo não é o que ele ganhou ou os que ganham muito, mas sim o salário minimo ser o que é...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Independentemente do bom (ou óptimo) trabalho que o homem fez e faz na EDP é imoral apresentar estes rendimentos perante uma economia como a nossa onde por exemplo um arquitecto e uma psicóloga auferem não raras vezes num início de carreira em prestação de serviços valores na ordem dos 500/700€.


                                                            Eu não sou contra bons rendimentos e eu próprio luto por eles todos os dias, contudo tem que se ter cuidado ao humilhar uma nação inteira com este tipo de ordenados

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X