Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Presidente polaco morre em queda de avião (Abril 2010) - Reconstrução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Presidente polaco morre em queda de avião (Abril 2010) - Reconstrução




    O Presidente polaco, Lech Kaczynski, e grande parte dos altos responsáveis da Polónia estão entre as vítimas mortais da queda do Tupolev Tu-154, ao serviço do Governo de Varsóvia, que esta manhã se despenhou pouco antes da aterragem em Smolensk, na Rússia. Informações avançadas por uma fonte das forças de segurança russas indicam que na origem do desastre terá estado um erro do piloto do aparelho. A hipótese de o mau tempo ter provocado o acidente também já foi colocada.

    Nem as autoridades russas nem as polacas admitem a existência de quaisquer sobreviventes da queda do Tupolev Tu-154, naquele que é o mais grave acidente aéreo com cidadãos polacos e o mais devastador em termos políticos do país. Na lista de passageiros constava o Presidente Kaczynski, a sua mulher, Maria, o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrzej Kremer, o governador do banco central polaco, Slawomir Skrzypek, vice-presidente do Parlamento, o presidente da Casa Civil e dezenas de deputados.

    O número exacto de vítimas e das pessoas que seguiam a bordo do avião não é ainda certo. Irina Andrianova, porta-voz do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, fala num total de 88, entre passageiros e tripulantes, enquanto as autoridades russas elevam para 132 o número de pessoas no interior do aparelho.

    Uma fonte das forças de segurança russas, citada pela agência noticiosa RIA Novosti, afirmou que “um erro da tripulação no momento das manobras de aproximação à pista para aterragem terá estado na origem da catástrofe”. A agência Interfax, que cita a televisão polaca Polsat, adianta, por sua vez, que as autoridades russas propuseram à tripulação do Tupolev que aterrassem em Minsk ou em Moscovo devido às condições meteorológicas, nomeadamente a existência de nevoeiro, mas o piloto decidiu manter a aterragem em Smolensk . O avião acabou por despenhar-se à quarta tentativa de aterragem, segundo a Interfax.

    A confirmarem-se estas informações a responsabilidade do acidente poderá ser atribuída ao piloto por não ter alterado a rota apesar das recomendações das autoridades aeroportuárias russas.

    “Hoje, às 10h56 (7h56 hora de Lisboa), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade”, precisou Irina Andrianova, porta-voz do Ministério russo para Situações de Emergência.

    "O avião incendiou-se após a queda. Equipas de socorro começaram de imediato a acorrer ao local para tentar resgatar passageiros do avião fortemente danificado", relatou, depois, o porta-voz do chefe da diplomacia polaca em Varsóvia.

    O governador da região de Smolensk, Sergei Antufiev, disse, em declarações à estação de telvisão russa, que "quando o aparelho se preparava para aterrar não conseguiu chegar à pista". "De acordo com relatórios preliminares, o avião embateu contra o topo de umas árvores, despenhou-se e partiu-se em bocados. Não há sobreviventes deste acidente", sublinhou.

    O Presidente Lech Kaczinski dirigia-se para Smolensk para participar nas cerimónias fúnebres em memória das vítimas do massacre de Katyn, em 1941, quando os russos mataram milhares de polacos.
    in publico.pt
    Editado pela última vez por Zizo; 10 April 2010, 11:32.

    #2
    Apesar de ser opositor e critico das ideias políticas de Kaczyński e do seu partido (pró-católico e de direita conservadora) lamento este repentino golpe na nação polaca. O país ficou, de um momento para outro, decapitado no executivo e desapareceram inúmeros oficiais das forças armadas junto com outras figuras públicas e passageiros.

    O pedido de desculpas que os russos deram a custo - admitindo a autoria do massacre de Katin durante a II Grande Guerra - terminam com mais um 'massacre' de figuras de relevo por ironia a bordo de um avião de fabrico russo, precisamente 70 anos depois dos acontecimentos em Katin.

    Os meus pêsames a todos os polacos.

    Comentário


      #3
      Há quem diga que seja a maldição de Estaline

      Os meus pêsames a toda a grande nação polaca.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
        Há quem diga que seja a maldição de Estaline

        Os meus pêsames a toda a grande nação polaca.
        Curiosamente isto que aconteceu era algo que os polacos, em parte, já esperavam. Apesar dos tempos do Bloco Soviético o nível de confiança entre polacos e russos sempre foi relativo e apenas "conveniente" para uma certa elite que de certo modo foi posta no poder pela URSS depois do massacre de Katin.

        Comentário


          #5
          Os meus pêsames a todos os polacos. É de facto uma tragédia de dimensões pouco comuns para uma nação.

          Pelo que ouvi, terá havido negligência grave por parte dos pilotos...

          Mas nunca devemos confiar naquilo que os russos dizem...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Os meus pêsames a todos os polacos. É de facto uma tragédia de dimensões pouco comuns para uma nação.

            Pelo que ouvi, terá havido negligência grave por parte dos pilotos...

            Mas nunca devemos confiar naquilo que os russos dizem...
            Tudo muito fresco ainda, os russos sempre foram muito reservados em questões de notícias frescas.

            Havia nevoeiro cerrado e um Tupolev antigo (20 anos de serviço) mas teremos de esperar por desenvolvimentos...
            Editado pela última vez por JorgeCorreia; 10 April 2010, 14:38.

            Comentário


              #7
              Acho que se resume a questão ao facto de se tratar de um Tupolev.

              Comentário


                #8
                Delete
                Editado pela última vez por ; 22 August 2023, 14:15.

                Comentário


                  #9
                  Os meus pêsames a todos os Polacos.

                  Comentário


                    #10
                    Acho isso tudo muito estranho e muito menos vindo dos Russos..
                    A Polónia é uma espinha na cabeça dos Russos e vice versa..

                    Só espero que não começe nada por aqui agora..

                    Comentário


                      #11
                      Um politico conhecido por ser incorruptível, morre num acidente de avião, onde é que eu já vi isto?




                      Os meus sentimentos à nação Polaca.

                      Comentário


                        #12
                        É, há acidentes estranhos...

                        Condolências à grande Nação Polaca.

                        Comentário


                          #13
                          Se de início fiquei 'escaldado' com esta notícia - quase todos pensaram tratar-se de um atentado - ao longo do dia e à medida que as noticias iam sendo desenvolvidas comecei a convencer-me que se tratou mesmo de um acidente.

                          O mais incrível e estapafúrdio nesta tragédia foi colocarem no mesmo avião o presidente e a primeira-dama, toda a cúpula militar do país, deputados, ministros, secretários-de-estado, adidos culturais, o chefe do banco central e inclusivamente figuras históricas como Anna Walentynowicz (o Salgueiro Maia da Polónia) e um sobrevivente do holocausto que foi presidente 'sombra' da Polónia em Londres durante os tempos da Cortina de Ferro.

                          O avião presidencial era um Tupolev TU-154 com 20 anos de serviço que já havia tido alguns problemas em anos anteriores mas, de acordo com o governo, havia sido alvo de uma intervenção profunda há pouco tempo atrás...

                          Consta, repito, consta que devido à agenda ser de alta prioridade os VIP a bordo do avião insistiram na aterragem apesar dos controladores russos aconselharem Moscovo ou Minsk para a aterragem pois o nevoeiro cerrado assim o aconselhava. Após quatro tentativas deu-se a tragédia.

                          Ironia do destino a elite polaca morre 70 anos depois numa floresta em Smolensk na Russia, tal como parte da elite da polaca dos anos 40. Muito triste.
                          Editado pela última vez por JorgeCorreia; 11 April 2010, 04:48.

                          Comentário


                            #14
                            reconstrução:

                            YouTube - Kaczynski plane crash explained: Full minute-by-minute reconstruction#!

                            Comentário


                              #15
                              As conclusões do relatório das autoridades Russas estão a causar enorme polémica e protestos por parte das autoridade oficiais polacas, que não estão nada convencidas com o desfecho da investigação.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Phoenix Ver Post
                                As conclusões do relatório das autoridades Russas estão a causar enorme polémica e protestos por parte das autoridade oficiais polacas, que não estão nada convencidas com o desfecho da investigação.
                                Pois está, está a dar molho especialmente entre a ala-dura conservadora da Direita polaca, onde temos o partido PiS fundado por os gémeos Kaczynski.

                                Há duas versões.

                                A polaca e a russa sendo que os russos culpam os pilotos por quererem aterrar o aparelho apesar do aviso sonoro de "Terrain, Pull Up!" - sistema electrónico que avisa os pilotos sobre uma distância ao solo que pode causar um acidente.

                                A tripulação também é acusada de forçar uma aterragem (ou o Presidente ou um General da Força Aérea) pois a dada altura, durante a decisão de aterrar ou mudar a rota, o piloto diz algo do género "ele vai ficar zangado".

                                Os polacos exigem os originais das caixas negras e acesso a toda a documentação tal como respostas a algumas perguntas nomeadamente a razão pela qual a pista não estava iluminada entre outras questões que ainda não foram cabalmente respondidas pela comissão de investigação russa.

                                Ironicamente a questão volta a ser igual a 1943; são duas versões, uma questão política onde os polacos exigem um mea culpa e os russos limitam-se a uma versão oficial e final do caso.
                                Editado pela última vez por JorgeCorreia; 13 January 2011, 21:25.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                  Pois está, está a dar molho especialmente entre a ala-dura conservadora da Direita polaca, onde temos o partido PiS fundado por os gémeos Kaczynski.

                                  Há duas versões.

                                  A polaca e a russa sendo que os russos culpam os pilotos por quererem aterrar o aparelho apesar do aviso sonoro de "Terrain, Pull Up!" - sistema electrónico que avisa os pilotos sobre uma distância ao solo que pode causar um acidente.

                                  A tripulação também é acusada de forçar uma aterragem (ou o Presidente ou um General da Força Aérea) pois a dada altura, durante a decisão de aterrar ou mudar a rota, o piloto diz algo do género "ele vai ficar zangado".

                                  Os polacos exigem os originais das caixas negras e acesso a toda a documentação tal como respostas a algumas perguntas nomeadamente a razão pela qual a pista não estava iluminada entre outras questões que ainda não foram cabalmente respondidas pela comissão de investigação russa.

                                  A questão volta ironicamente a ser igual a 1943 com duas versões, uma questão política onde os polacos exigem um mea culpa e os russos limitam-se a uma versão oficial e final do caso.
                                  Na volta isto é um novo Katyn dos tempos modernos.



                                  E tem especial relevo porque iam á Russia precisamente para prestar homenagem aos que perderam vida no massacre.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X