Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como conhecer o Alentejo em três dias?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como conhecer o Alentejo em três dias?

    Viva,
    já fiz a pesquisa sobre o Alentejo no fórum e o resultado eram pedidos para passar um fim-de-semana...

    A minha situação é esta, vivo no Porto, conheço mais ou menos o Alentejo litoral e esta semana vou visitar Santiago do Cacém, como tenho mais 2/3 dias de férias, queria aproveitar e em lugar de vir directamente para o Porto estava a pensar conhecer o alentejo interior e/ou o alto alentejo.

    Pelo que pedia a vossa ajuda para fazer um trajecto de 2/3 dias a começar em Santiago do Cacém e depois conhecer os pontos mais interessantes do alentejo... se tiverem sugestões para pernoitar, melhor ainda.

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
    Viva,
    já fiz a pesquisa sobre o Alentejo no fórum e o resultado eram pedidos para passar um fim-de-semana...

    A minha situação é esta, vivo no Porto, conheço mais ou menos o Alentejo litoral e esta semana vou visitar Santiago do Cacém, como tenho mais 2/3 dias de férias, queria aproveitar e em lugar de vir directamente para o Porto estava a pensar conhecer o alentejo interior e/ou o alto alentejo.

    Pelo que pedia a vossa ajuda para fazer um trajecto de 2/3 dias a começar em Santiago do Cacém e depois conhecer os pontos mais interessantes do alentejo... se tiverem sugestões para pernoitar, melhor ainda.

    Obrigado.
    Entao...estando em satiago do cacem, tem a hipotese da costa alentejana... ou entao vais para evora e visitas, depois castelo de vide , borba e marvão
    lá perto tens arraiolos tb,,, enfim o alentejo tem mta coisa interessante
    Se fores a borba almoça na Talha...uma sopa numa terrina de cortiça acompanhada de vinho de borba da casa

    Comentário


      #3
      Locais a visitar no interior alentejano :
      Evora
      Elvas
      Vila Viçosa
      Alqueva
      Campo Maior (na festa das flores apenas)
      e explora melhor a Costa Vicentina toda

      Como as distancias são grandes não te aconselho mais nada.
      Gastronomia é sempre de se experimentar onde quer que se vá.
      E para quem não for a conduzir....vinho tinto SEMPRE ! Alentejano é que é bom.
      Editado pela última vez por LMCB; 19 April 2010, 17:11.

      Comentário


        #4
        Para dormir perto de Santiago.

        Hotel Rural Monte da Leziria

        Comentário


          #5
          Eu gosto de ir sempre a Monsaraz, pelo menos recomendo uma passagem por lá.

          Comentário


            #6
            Eu aconselho ir almoçar a Mértola, a um restaurante chamado "Alengarve". Sai em conta e é uma verdadeira tortura, porque a comida é fantástica e nunca sabemos o que queremos pedir

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
              Eu gosto de ir sempre a Monsaraz, pelo menos recomendo uma passagem por lá.
              Eu estive recentemente em Monsaraz (não confundir com Reguengos de Monsaraz) e recomendo vivamente uma visita a esta aldeia magnífica (vê fotos na net, vale a pena). Fica cercada por muralhas e tem uma vista absolutamente deslumbrante sobre o Alqueva (fiquei na Estalagem de Monsaraz, que é um bocado cara e um pouco ******* apesar de ter 4 estrelas). Fica a cerca de 30km de Évora, que é provavelmente a cidade mais bonita de Portugal. Perto de Évora tens os Cromeleques dos Almendres, um monumento megalítico muito fixe, uma versão mais pequena do famoso Stonehenge em Inglaterra. Se fores ou ficares em Évora almoça no Fialho, a comida é óptima, mas não é muito barata. Podia aconselhar-te vários sítios no Alentejo, que conheço bastante bem, mas para passar dois ou 3 dias, Évora e Monsaraz são um 'must'.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Facecage Ver Post
                Eu estive recentemente em Monsaraz (não confundir com Reguengos de Monsaraz) e recomendo vivamente uma visita a esta aldeia magnífica (vê fotos na net, vale a pena). Fica cercada por muralhas e tem uma vista absolutamente deslumbrante sobre o Alqueva (fiquei na Estalagem de Monsaraz, que é um bocado cara e um pouco ******* apesar de ter 4 estrelas). Fica a cerca de 30km de Évora, que é provavelmente a cidade mais bonita de Portugal. Perto de Évora tens os Cromeleques dos Almendres, um monumento megalítico muito fixe, uma versão mais pequena do famoso Stonehenge em Inglaterra. Se fores ou ficares em Évora almoça no Fialho, a comida é óptima, mas não é muito barata. Podia aconselhar-te vários sítios no Alentejo, que conheço bastante bem, mas para passar dois ou 3 dias, Évora e Monsaraz são um 'must'.
                Monsaraz é realmente lindo, mas se calhar é melhor visitar juntamente com Vila Viçosa e pernoitar em Évora.

                Quanto ao cromeleque, é realmente de visitar (como tanta coisa em évora )

                037.JPG

                Com Évora lá longe ao fundo:

                029.JPG

                Comentário


                  #9
                  Não tem nada que saber. Esquecendo de imediato a Costa Vicentina e partindo de Santiago do Cacém em direcção ao Porto:

                  Arrancas de Santiago do Cacém em direcção a Beja; se quiseres ao chegares a Beja dás um pulinho até Serpa ou desces a sul para visitar Mértola e o Parque Natural do Guadiana, caso contrário começas a subida para norte rumo a Reguengos de Monsaraz passando por Cuba e Vidigueira; daí rumas a Évora. De Évora rumas a Elvas, já coladinha a Badajoz e por ultimo segues para Portalegre rumo a Abrante onde posteriormente apanharás a A1 em Leiria rumo ao norte.

                  Parece simplista mas há muito onde perder tempo, seja a visitar ou a comer...

                  Boa viagem!

                  Comentário


                    #10
                    Podes visitar também a costa alentejana: Vila Nova de Mil-Fontes, Porto Covo, Almograve, Zambujeira do Mar, tem praias muito giras e muitos locais a visitar..

                    A minha terra, Castro Verde, também é gira Podes visitar a Basílica Real, o Museu da Lucerna, o local da Batalha de Ourique, as Minas de Neves-Corvo e ainda tens a hipotese de fazer muitos passeios ao ar livre!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                      Évora. De Évora rumas a Elvas, já coladinha a Badajoz e por ultimo segues para Portalegre rumo a Abrante onde posteriormente apanharás a A1 em Leiria rumo ao norte.
                      Qual é a lógica de apanhar a A1 em Leiria podendo-a apanhar em Torres Novas a 20 minutos de Abrantes?

                      Comentário


                        #12
                        Em 2 ou 3 dias vai ficar muito por ver. Dos locais que já visitei, destaco Évora, Elvas, Vila Viçosa, Castelo de Vide, Estremoz e Marvão no interior, e Vila Nova de Milfontes no litoral. Creio que Monsaraz e Mourão, uma de cada lado da albufeira do Alqueva, também merecem uma visita.

                        Quanto ao alojamento, recomendo a Quinta de Santo António nos arredores de Elvas, se não te importares de fazer 1.5 Km de terra batida (eu fiz, o carro não se desfez e valeu a pena, que o local é muito agradável).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rks Ver Post
                          Qual é a lógica de apanhar a A1 em Leiria podendo-a apanhar em Torres Novas a 20 minutos de Abrantes?
                          Eu disse por alto mas sim tens razão, pode e deve apanhar em Torres Novas, my bad!

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pelas sugestões e todas serão analisadas...

                            A costa alentejana já conheço razoavelmente, desde Santo André até V.N. Mil Fontes...

                            Interessava-me mais o Alentejo interior, a zona do Alqueva parece ser um local a não perder.

                            Agradecia também boas referências nos restaurantes e estadias.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Se fores a borba almoça na Talha...
                              Já fechou.

                              Comentário


                                #16
                                Évora é uma cidade que recomendo uma visita!! Tens a capela dos ossos, templo de Diana, portas de Moura, Praça do Giraldo e tens a cerca de 10km o cromeleque dos Almendres!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                  Obrigado pelas sugestões e todas serão analisadas...

                                  A costa alentejana já conheço razoavelmente, desde Santo André até V.N. Mil Fontes...

                                  Interessava-me mais o Alentejo interior, a zona do Alqueva parece ser um local a não perder.

                                  Agradecia também boas referências nos restaurantes e estadias.

                                  Se fizeres uma volta pelo Alqueva e se ficar a caminho da tua volta, se tiveres oportunidade passa pela aldeia da Estrela, não pela aldeia em si, mas mais por "acabar" mesmo na albufeira.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas,

                                    Sugestão para visita ao Alentejo Litoral / Interior:

                                    Começa por Santiago do Cacém, Sines, Porto Covo, V.N.Mil Fontes, Zambujeira, depois vai para interior até Almodovar mais para interior até Mertola, Serpa, Pias, Moura, Alqueva, Monsaraz, Évora, Arraiolos, depois para norte até Poralegre/ Nisa depois AE para Norte.

                                    Já fiz este trajecto em 3 dias com uma incursão na serra do Caldeirão (EN2) até S.Bráz de Alportel e subir por Alcoutim, Mértola, Serpa e as restantes localidades, sem nunca usar A.E.'s.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                      Boas,

                                      Sugestão para visita ao Alentejo Litoral / Interior:

                                      Começa por Santiago do Cacém, Sines, Porto Covo, V.N.Mil Fontes, Zambujeira, depois vai para interior até Almodovar mais para interior até Mertola, Serpa, Pias, Moura, Alqueva, Monsaraz, Évora, Arraiolos, depois para norte até Poralegre/ Nisa depois AE para Norte.

                                      Já fiz este trajecto em 3 dias com uma incursão na serra do Caldeirão (EN2) até S.Bráz de Alportel e subir por Alcoutim, Mértola, Serpa e as restantes localidades, sem nunca usar A.E.'s.
                                      Ui deves ter visto isso com olhos de ver não haja duvida. Claro que se for para passar apenas de carro até viste pouco, agora s efor para comtemplar paisagens, visitar monumentos, ir comer aqui e ali e tudo ao bom ritmo alentejano não tens hipótese...

                                      Anyway o user já disse que conhece o litoral e está apenas interessado em conhecer o Alentejo mais interior.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para mim tens várias cidades obrigatórias e não vai dar para ver todas ao pormenor em apenas 3 dias.

                                        Posto isto tens de escolher ou ver todas à pressa e passar o tempo todo ao volante ou veres menos terras mas com pormenor e deixar outras para a próxima.

                                        Aconselho estas vilas/cidades:

                                        Évora, Elvas, Vila Viçosa, Serpa, Mértola, Monsaraz, Mourão e Marvão.


                                        Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
                                        Évora é uma cidade que recomendo uma visita!! Tens a capela dos ossos, templo de Diana, portas de Moura, Praça do Giraldo e tens a cerca de 10km o cromeleque dos Almendres!!
                                        Na verdade nunca foi provado que o Templo Romano de Évora era em homenagem a Diana por isso já à uns bons anos que é apelidado de apenas Tempo Romano

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                          Já fechou.
                                          ja fechou entao porque?

                                          Comentário


                                            #22
                                            É o seguinte, vou sair de manhã, não sei se quarta ou quinta-feira, em direcção a Sul.

                                            estou a pensar parar em Lisboa para ir ao oceanário (quanto tempo demora uma visita?),
                                            depois vou para setúbal, atravesso de barco para tróia( só para ver o que lá há, vale a pena?)
                                            e vou em direcção a Santiago do Cacém, onde pretendo pernoitar.
                                            Acham que é possível cumprir este trajecto saindo do Porto na parte da manhã?

                                            No dia seguinte vou visitar o Badoca Park (acham que vale a pena visitar? é este o motivo que em leva a Santiago do Cacém), onde devo permanecer desde manhã até meio da tarde.

                                            Depois tenho dúvidas sobre qual o caminho para o interior e onde pernoitar?
                                            -vou por Alcácer do Sal, Montemor e fico em Évora

                                            ou

                                            -vou em direcção a Beja?
                                            Serpa tem algo que ver?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                              É o seguinte, vou sair de manhã, não sei se quarta ou quinta-feira, em direcção a Sul.

                                              estou a pensar parar em Lisboa para ir ao oceanário (quanto tempo demora uma visita?),
                                              depois vou para setúbal, atravesso de barco para tróia( só para ver o que lá há, vale a pena?)
                                              e vou em direcção a Santiago do Cacém, onde pretendo pernoitar.
                                              Acham que é possível cumprir este trajecto saindo do Porto na parte da manhã?

                                              No dia seguinte vou visitar o Badoca Park (acham que vale a pena visitar? é este o motivo que em leva a Santiago do Cacém), onde devo permanecer desde manhã até meio da tarde.

                                              Depois tenho dúvidas sobre qual o caminho para o interior e onde pernoitar?
                                              -vou por Alcácer do Sal, Montemor e fico em Évora

                                              ou

                                              -vou em direcção a Beja?
                                              Serpa tem algo que ver?
                                              Se fores logo em direção a Évora vais subir logo muito para norte. Se a intenção é conhecer o interior Alentejano convém passares nos 3 pontos primordiais: Beja> Evora> Portalegre

                                              Quanto a saires do Porto de manhã, realizares a viajem para Lisboa, visitares o Oceanário e estares a meio do dia em Tróia só tenho a dizer:sai cedo de casa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                                Se fores logo em direção a Évora vais subir logo muito para norte. Se a intenção é conhecer o interior Alentejano convém passares nos 3 pontos primordiais: Beja> Evora> Portalegre

                                                Quanto a saires do Porto de manhã, realizares a viajem para Lisboa, visitares o Oceanário e estares a meio do dia em Tróia só tenho a dizer:sai cedo de casa.

                                                Tróia não é prioritário... era só passagem, mas estou a ver que depois do Oceanário sigo directamente para Santiago Cacém.

                                                Relativamente ao Badoca, que nunca visitei e dai aproveitar agora, quanto tempo é que é necessário para percorrer todas as actividades?

                                                Depois e como dizes bem, o melhor é ir em direcção a Beja, pernoitando em Serpa.

                                                Depois de Serpa qual o melhor trajecto para norte, de modo a visitar o Alqueva, sendo que tenciono passar por Monsaraz e visitar Évora?

                                                Os passeios de barco no Alqueva valem a pena e quanto tempo duram?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                  Tróia não é prioritário... era só passagem, mas estou a ver que depois do Oceanário sigo directamente para Santiago Cacém.

                                                  Relativamente ao Badoca, que nunca visitei e dai aproveitar agora, quanto tempo é que é necessário para percorrer todas as actividades?

                                                  Depois e como dizes bem, o melhor é ir em direcção a Beja, pernoitando em Serpa.

                                                  Depois de Serpa qual o melhor trajecto para norte, de modo a visitar o Alqueva, sendo que tenciono passar por Monsaraz e visitar Évora?

                                                  Os passeios de barco no Alqueva valem a pena e quanto tempo duram?

                                                  Boas,

                                                  Não sei se o Badoca tem actividades durante esta época, tem chovido muito nesta zona e talvez seja melhor esperar por melhores dias.

                                                  Serpa e Moura tem algumas coisas para ver, zonas histórias bem conservadas, jardins, igrejas e alguns bons restaurantes. Beja também tem uma zona hitória interessante e por estes dias realiza-se a Ovibeja, normalmente tem um bom programa de concertos e outros motivos interessantes.

                                                  Évora: para veres tudo é necessário quase o dia inteiro. Aconselho vivamente Monsaraz.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                                    Boas,

                                                    Não sei se o Badoca tem actividades durante esta época, tem chovido muito nesta zona e talvez seja melhor esperar por melhores dias.

                                                    Serpa e Moura tem algumas coisas para ver, zonas histórias bem conservadas, jardins, igrejas e alguns bons restaurantes. Beja também tem uma zona hitória interessante e por estes dias realiza-se a Ovibeja, normalmente tem um bom programa de concertos e outros motivos interessantes.

                                                    Évora: para veres tudo é necessário quase o dia inteiro. Aconselho vivamente Monsaraz.
                                                    Pois, o tempo está fraco, e não sei mesmo se não aborto a ida a santiago e vou directo a Évora...

                                                    Que actividades fazes em Monsaraz?
                                                    Um passeio de barco pelo Alqueva vale a pena?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Oceanário conta aí com 1h30 - 2 h.

                                                      Deves ver tudo com calma e não andar a correr.

                                                      Tróia por si só, na minha opinião, não vale a pena. Além de que o barco é caríssimo.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X