Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os policias têm de se identificar? Como?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os policias têm de se identificar? Como?

    Boa noite a todos. Antes de mais, de forma a não criar mal entendidos, não quero de forma alguma criar uma thread de ataque à polícia. Antes, queria que alguém respondesse a umas perguntas que tenho. Pelo que pude ler em várias threads, existem alguns polícias que participam no fórum com regularidade, por isso pareceu-me ser um bom lugar para o efeito. Claro que poderia ir procurar a legislação referente à actividade policial, mas para além de não compreender os termos presentes nesses documentos, iria perder demasiado tempo.

    Assim, sem mais delongas, o que eu quero perguntar é: os polícias, quando abordam alguém, por exemplo, para uma revista de rotina, num lugar público, são obrigados a identificarem-se?
    E se a pessoa a ser revistada lhes pedir identificação?
    Eles podem recusar a mostra da sua identificação?
    Que documentos têm os polícias de apresentar, para se identificarem?
    Como pode um cidadão confirmar a veracidade dos documentos?
    Pode ligar para algum número, tipo a central da polícia?
    O polícia tem de permitir essa chamada?

    Estas questões, surgiram-me, não por ter sido alvo de uma revista, mas sim como formas de "empatar" um polícia. Estava a tentar imaginar formas de irritar, legalmente, um polícia. Não que o vá fazer, até porque sou o que se vulga por cag@o. Mas gostava de saber se é possível.

    #2
    Se não o vais fazer, não precisas de saber!

    Comentário


      #3
      Eu percebo o tom de brincadeira. Mas aí é que está. Porque razão não preciso de saber? É segredo? Posso sempre perder tempo a procurar a legislação referente ao facto, mas achei melhor vir aqui perguntar e ouvir (ler) respostas mais fáceis de digerir. Além do mais, este parece-me ser um assunto do interesse de todos. Afinal, trata-se do direitos dos cidadãos saberem por quem estão a ser abordados. Imagina que era alguém a fazer-se passar por polícia.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Scouter Ver Post
        Boa noite a todos. Antes de mais, de forma a não criar mal entendidos, não quero de forma alguma criar uma thread de ataque à polícia. Antes, queria que alguém respondesse a umas perguntas que tenho. Pelo que pude ler em várias threads, existem alguns polícias que participam no fórum com regularidade, por isso pareceu-me ser um bom lugar para o efeito. Claro que poderia ir procurar a legislação referente à actividade policial, mas para além de não compreender os termos presentes nesses documentos, iria perder demasiado tempo.

        Assim, sem mais delongas, o que eu quero perguntar é: os polícias, quando abordam alguém, por exemplo, para uma revista de rotina, num lugar público, são obrigados a identificarem-se?
        E se a pessoa a ser revistada lhes pedir identificação?
        Eles podem recusar a mostra da sua identificação?
        Que documentos têm os polícias de apresentar, para se identificarem?
        Como pode um cidadão confirmar a veracidade dos documentos?
        Pode ligar para algum número, tipo a central da polícia?
        O polícia tem de permitir essa chamada?

        Estas questões, surgiram-me, não por ter sido alvo de uma revista, mas sim como formas de "empatar" um polícia. Estava a tentar imaginar formas de irritar, legalmente, um polícia. Não que o vá fazer, até porque sou o que se vulga por cag@o. Mas gostava de saber se é possível.

        Um policia tem e deve de apresentar a sua identificação caso seja lhe seja solicitada. Quanto ao resto duvido. No entanto acho que seria uma piada de muito mau gosto « gozar » com alguém que apenas está a fazer o seu trabalho.

        Comentário


          #5
          Têm sempre de se identificar. Mostram-te o crachá e depois interpelam-te. Refiro-me claro dos que estão à paisana e por experiência própria.

          Quando já os conheces e vice-versa já não se apresentam.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
            Um policia tem e deve de apresentar a sua identificação caso seja lhe seja solicitada. Quanto ao resto duvido. No entanto acho que seria uma piada de muito mau gosto « gozar » com alguém que apenas está a fazer o seu trabalho.
            Sem dúvida alguma, só uma pessoa muito desfasada da realidade é que poderia sequer pôr a hipótese de "gozar" com um polícia. A questão prende-se mais com o facto de estas questões estarem ou não previstas na lei.

            Claro que existe a tal versão do "gozar" com o polícia. Ou a versão de ter dúvidas quanto à integridade do polícia que nos está a abordar e querer estar seguro da sua idoneidade e identidade.

            Comentário


              #7
              Eles tem de se apresentar e se tiverem fardados fazer uma continencia.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Eles tem de se apresentar e se tiverem fardados fazer uma continencia.
                Isso não me parece ser algo que identifique de forma idónea um polícia.
                A questão que foi aqui colocada é pertinente, à parte da sugestão de fazer pouco da autoridade. Já pensei muitas vezes como perceber se um agente é mesmo um agente, ou é alguém que faz parte daqueles "mitos urbanos" de esquemas elaborados para burlar os incautos.

                Comentário


                  #9
                  "Ora bons dias/boas tardes/boas noite fachaaaabor... *contineeeeeeeeencia: traulitada na cartola/testa*... Ora é favor de mostrar, nomeadamente, os seus documentos!*

                  É isso basicamente.

                  Sim, podes mandar o polícia identificar-se! Se não acreditas na identificação dele olha... Isso já não sei. Era giro que agora os polícias andassem também a duvidar da nossa identificação.
                  Editado pela última vez por NaoInteressa; 20 April 2010, 02:54.

                  Comentário


                    #10
                    Se não tiveres feito algo que possa ser considerado suspeito, um polícia não tem o direito de te pedir para te identificares no meio da rua.

                    Comentário


                      #11
                      O polícia depois também pode duvidar da identificação e assim em vez do cidadão se identificar no local, vai-se identificar na esquadra e em vez de perder uns minutos, perde umas horas.

                      No entanto fica todo contente porque fartou-se de gozar com o polícia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scouter Ver Post
                        Boa noite a todos. Antes de mais, de forma a não criar mal entendidos, não quero de forma alguma criar uma thread de ataque à polícia. Antes, queria que alguém respondesse a umas perguntas que tenho. Pelo que pude ler em várias threads, existem alguns polícias que participam no fórum com regularidade, por isso pareceu-me ser um bom lugar para o efeito. Claro que poderia ir procurar a legislação referente à actividade policial, mas para além de não compreender os termos presentes nesses documentos, iria perder demasiado tempo.

                        Assim, sem mais delongas, o que eu quero perguntar é: os polícias, quando abordam alguém, por exemplo, para uma revista de rotina, num lugar público, são obrigados a identificarem-se?
                        E se a pessoa a ser revistada lhes pedir identificação?
                        Eles podem recusar a mostra da sua identificação?
                        Que documentos têm os polícias de apresentar, para se identificarem?
                        Como pode um cidadão confirmar a veracidade dos documentos?
                        Pode ligar para algum número, tipo a central da polícia?
                        O polícia tem de permitir essa chamada?

                        Estas questões, surgiram-me, não por ter sido alvo de uma revista, mas sim como formas de "empatar" um polícia. Estava a tentar imaginar formas de irritar, legalmente, um polícia. Não que o vá fazer, até porque sou o que se vulga por cag@o. Mas gostava de saber se é possível.
                        Decreto-lei 299/2009

                        Estatuto da PSP:

                        Artigo 16º:

                        1- O pessoal policial considera-se identificado quando devidamente uniformizado.
                        2- Sem prejuízo do número anterior, o pessoal policial deve exibir prontamente a carteira de identificação profissional sempre que a sua identificação seja solicitada ou as circunstancias do serviço o exijam , para certificar a sua qualidade.
                        3-quando não uniformizado em acções públicas, o pessoal policial identifica-se através de quaisquer meiosque revelem inequivocamente a sua qualidade.
                        4- Os uniformes e meios dee identificação referidos nos números anteriores são aprovados por portaria do membro do governo responsável pela área da administração interna.

                        Artigo 17º :
                        Dispensa temporária de identificação

                        1-O pessoal policial pode ser temporariamente dispendado da necessidade de de revelar a sua identifidade e qualidade, meios materiais e equipamentos utilizados.
                        2-Ao pessoal policial envolvido na formalização de acções policiais determinadas por auturidade judiciaria competente pode ser determinado o uso de um sistema de codificação da sua identidade policial, sem prejuizo da sua descodificação para fins processuais.
                        3-A dispensa temporária de identificação e a codificação a que se referem os números anteriores são reguladas por portaria do membro do governo responsável pela área da administração interna.
                        4-A autorização da dispensa temporária de identificação e a codificação referida nos números anteriores é da competencia do director nacional.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Eles tem de se apresentar e se tiverem fardados fazer uma continencia.
                          Continência, devem fazer os guardas (GNR), devido à sua formação militar. Os polícias não o fazem, ou pelo menos, não devem fazer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Scouter Ver Post
                            Estas questões, surgiram-me, não por ter sido alvo de uma revista, mas sim como formas de "empatar" um polícia. Estava a tentar imaginar formas de irritar, legalmente, um polícia. Não que o vá fazer, até porque sou o que se vulga por cag@o. Mas gostava de saber se é possível.

                            Acho que todos no fundo gostariamos de desafiar a autoridade.

                            Mas eles também te podem "empatar" ou irritar.
                            E assim em vez de perderes 10 min a falar com ele, fazem-te perder uma meia hora ou mais, ou vão te levar num passeio até à esquadra.
                            Dizem que estás a ter comportamento suspeito e és alvo de uma revista, etc etc.
                            Acho que não te leva a nada esse tipo de comportamento. Eles estão a tentar fazer o trabalho deles (e não te esqueças que eles estão ali a trabalhar em prol da TUA segurança).
                            E é claro mais vale ter um policia por amigo do que inimigo, pois nunca se sabe quando te voltarás a cruzar com ele , pode ser que um dia precises que ele feche os olhos a uma borrada tua.

                            Se não tens nada a temer é deixá-los trabalhar...quanto mais depressa se despacharem , mais depressa vais beber uma bujeca e comer uns tremoços...

                            Comentário


                              #15
                              De facto, parece-me que este assunto é um pouco ambíguo. Parece que os próprios cidadãos não sabem muito bem como se protegerem. Queria deixar claro, que isto não serve de forma alguma para incentivar o "gozo" aos polícias. Muito pelo contrário, qualquer atitude do género só demonstra a falta de inteligência da pessoa.

                              Contudo, e lembrando-me daquelas notícias, não recentes, mas que existiram não obstante, de pessoas que fingiram ser polícias e conseguiram "passar" coimas a condutores, faz-me pensar na facilidade que as pessoas têm em conseguirem falsificar a identificação de um polícia. Claro que tal é crime. Contudo não é por isso, que deixa de ser fácil.

                              Quanto ao facto dos polícias desconfiarem da identificação de um cidadão, creio que tal não tem qualquer tipo de problema, pois os polícias não têm acesso a uma base de dados com informações sobre o cidadão? Talvez, isto não seja bem a América, mas estava convencido que os polícias andavam nos seus carros, com um computador com ligação a uma base de dados.

                              Então e se eles não estiverem num carro patrulha? Acho que os polícias andam sempre com CB certo?
                              Atenção, eu não conheço a actividade profissional com rigor, estou apenas a constatar aquilo que me parece acontecer, com base no que ouço, vejo,.. Portanto, as dúvidas sobre a identidade de um cidadão podem facilmente ser resolvidas. E ao contrário?

                              Não está na hora de se criar algo (um movimento, um aparelho, um cartão, etc.) que seja impossível de falsificar? Uma ideia, ainda que rebuscada, seria a criação de um sistema, tal como nas notas (de dinheiro), que para verificar a sua veracidade, ao passar com uma caneta especial, a cor que vai ficar na nota, indica se esta é verdadeira ou não. Claro que pode haver alguém que diga, que estes sistemas não são totalmente fiáveis. Mas creio aumentar a segurança, sobre a identidade de um policia, de forma considerável.

                              Isto são apenas ideias, quem quiser que exponha as suas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Scouter Ver Post
                                Boa noite a todos. Antes de mais, de forma a não criar mal entendidos, não quero de forma alguma criar uma thread de ataque à polícia. Antes, queria que alguém respondesse a umas perguntas que tenho. Pelo que pude ler em várias threads, existem alguns polícias que participam no fórum com regularidade, por isso pareceu-me ser um bom lugar para o efeito. Claro que poderia ir procurar a legislação referente à actividade policial, mas para além de não compreender os termos presentes nesses documentos, iria perder demasiado tempo.

                                Assim, sem mais delongas, o que eu quero perguntar é: os polícias, quando abordam alguém, por exemplo, para uma revista de rotina, num lugar público, são obrigados a identificarem-se?
                                E se a pessoa a ser revistada lhes pedir identificação?
                                Eles podem recusar a mostra da sua identificação?
                                Que documentos têm os polícias de apresentar, para se identificarem?
                                Como pode um cidadão confirmar a veracidade dos documentos?
                                Pode ligar para algum número, tipo a central da polícia?
                                O polícia tem de permitir essa chamada?

                                Estas questões, surgiram-me, não por ter sido alvo de uma revista, mas sim como formas de "empatar" um polícia. Estava a tentar imaginar formas de irritar, legalmente, um polícia. Não que o vá fazer, até porque sou o que se vulga por cag@o. Mas gostava de saber se é possível.
                                Felizmente esta comunidade é vasta e completa, sendo certo que não são apenas os polícias que te podem responder a essa questão!

                                No demais, todo e qualquer funcionário, do sector público ou privado - para além de que todo e qualquer cidadão está abrangido pela mesma obrigação -, tem, em determinadas circunstâncias e no âmbito do desempenho das suas funções, o dever de estar identificado ou de se identificar se assim lhe for exigido pelas autoridades judiciais, policiais, fiscais, militares ou administrativas, sempre que tal se mostre justificado!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                  Se não tiveres feito algo que possa ser considerado suspeito, um polícia não tem o direito de te pedir para te identificares no meio da rua.
                                  Deves tar a brincar só pode

                                  Aqui basta estares na rua ou num café e chega a policia e és revistado, e ainda te perguntam o que estás a fazer na rua, ou seja á porta de casa

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Deves tar a brincar só pode

                                    Aqui basta estares na rua ou num café e chega a policia e és revistado, e ainda te perguntam o que estás a fazer na rua, ou seja á porta de casa
                                    Estás claramente a exagerar e a levar o tópico para outras "direcções".

                                    No outro dia eu e mais 2 amigos fomos "chateados" por uns PSP´s porque uns putos estavam a fazer barulho num prédio ali ao lado e alguns dos atrasados mentais dos moradores foram dizer que nós também lá estávamos. Resumindo, só te chateiam se tiverem razões para isso ou se suspeitarem de algo. Assim do nada ninguém te vai revistar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Eles tem de se apresentar e se tiverem fardados fazer uma continencia.
                                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                      Continência, devem fazer os guardas (GNR), devido à sua formação militar. Os polícias não o fazem, ou pelo menos, não devem fazer.
                                      a continência é feita por uma questão de educação e é considerado um cumprimento, tanto na gnr como na psp.
                                      não é obrigatória excepto em casos de superiores hierárquicos ou cidadãos que pelo seu estatuto, lhes seja devida a referida continência.
                                      a dita continência apareceu na altura em que se tirava o chapéu para se cumprimentar as pessoas. levantava-se o chapéu com a mão direita e a partir daí foi evoluindo até aos dias de hoje.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                        Estás claramente a exagerar e a levar o tópico para outras "direcções".

                                        No outro dia eu e mais 2 amigos fomos "chateados" por uns PSP´s porque uns putos estavam a fazer barulho num prédio ali ao lado e alguns dos atrasados mentais dos moradores foram dizer que nós também lá estávamos. Resumindo, só te chateiam se tiverem razões para isso ou se suspeitarem de algo. Assim do nada ninguém te vai revistar.
                                        Pois isso seria o normal... mas eu repito:

                                        Em almada , es revistado simplesmente porque sim, estás na rua ou num bar e entra a policia e és revistado... pode parecer estranho mas é verdade, é rara a sexta feira ou sabado á noite que a policia nao ofereça um show gratuito neste sentido...

                                        isto pode parecer estranho mas o divertimento da policia ás sextas e sabado é entrar nos bares e revistar a malta até eu ja fui revistado algumas vezes pela policia e quem diz eu diz quase toda a gente que frenquenta bares. Uma vez estava num aniversario e entra a policia e revista toda a gente ainda se ofereceu uma fatia de bolo aos agentes

                                        ah e nestas rusgas quem nao tiver BI vai á esquadra, isso nunca fui porque tenho sempre identificação.

                                        Pode parecer absurdo mas é a verdade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          Deves tar a brincar só pode

                                          Aqui basta estares na rua ou num café e chega a policia e és revistado, e ainda te perguntam o que estás a fazer na rua, ou seja á porta de casa
                                          como referiste num outro tópico, que na rua onde moras, consegues ver os traficantes de droga e que já viste muita droga, por isso acho muito normal nessa zona, identificarem e revistarem os moradores.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma vez numa esquadra, reparei que havia uma espécie de 10 mandamentos do polícia. Começava por dizer que o polícia devia saudar a pessoa com bom dia/tarde/noite, e caso pedido, mostrar a sua identificação.

                                            Mas é raro o polícia que o faz. Alguns são muito simpáticos, mas outros são bastante rudes. Principalmente nas operações STOP, deve ser porque não gostam do serviço.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Pois isso seria o normal... mas eu repito:

                                              Em almada , es revistado simplesmente porque sim, estás na rua ou num bar e entra a policia e és revistado... pode parecer estranho mas é verdade, é rara a sexta feira ou sabado á noite que a policia nao ofereça um show gratuito neste sentido...

                                              isto pode parecer estranho mas o divertimento da policia ás sextas e sabado é entrar nos bares e revistar a malta até eu ja fui revistado algumas vezes pela policia e quem diz eu diz quase toda a gente que frenquenta bares. Uma vez estava num aniversario e entra a policia e revista toda a gente ainda se ofereceu uma fatia de bolo aos agentes

                                              ah e nestas rusgas quem nao tiver BI vai á esquadra, isso nunca fui porque tenho sempre identificação.

                                              Pode parecer absurdo mas é a verdade.
                                              se fosses uma gaja boa, ainda acreditava
                                              mas logo por azar os policias (homens) não podem revistar mulheres.
                                              não sei qual é o gozo de revistarem quase todos os dias.
                                              para haver uma revista tem que haver uma suspeita, e concerteza esses lugares não devem ser assim tão bem frequentados, para que a policia passe lá todos os fins-de-semana

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                como referiste num outro tópico, que na rua onde moras, consegues ver os traficantes de droga e que já viste muita droga, por isso acho muito normal nessa zona, identificarem e revistarem os moradores.

                                                Onde moro nao...referia-me onde vivi na infancia e adolescencia mas isso era nos anos 80... actualmente nao é assim, a droga actualmente está centralizada em algumas zonas nos arredores e nao nas zonas do centro da cidade onde estao os bares. Como tal nao faz logica nenhuma esta perseguição a bares..alias já tem havido queixas e tudo por parte dos donos dos bares pois cada vez que ha rusgas os bares perdem clientela cria-se um mau ambiente desnecessario.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  o divertimento da policia ás sextas e sabado é entrar nos bares e revistar a malta até eu ja fui revistado algumas vezes pela policia e quem diz eu diz quase toda a gente que frenquenta bares. Uma vez estava num aniversario e entra a policia e revista toda a gente ainda se ofereceu uma fatia de bolo aos agentes

                                                  ah e nestas rusgas quem nao tiver BI vai á esquadra, isso nunca fui porque tenho sempre identificação.

                                                  Pode parecer absurdo mas é a verdade.
                                                  Eu não considero absurdo. Aliás a PSP/GNR só peca por efectuar as rusgas e operações STOP nos mesmos sitios. Deviam diversificar mais os alvos.
                                                  Graças a Deus a policia anda aí na noite.
                                                  Senão isto era o fim do mundo, felizmente a noite melhorou um pouco, mas há uns meses atrás não havia quinzena em que não houvesse pessoal baleado, esfaqueado, agredido na noites. (como certamente ouviste na tv).

                                                  Fazem um bocado de Show Off, mas têm de se fazer notar e mostrar que estão ali a trabalhar. Afinal de contas pagamos impostos para quê ? Né ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                    se fosses uma gaja boa, ainda acreditava
                                                    mas logo por azar os policias (homens) não podem revistar mulheres.
                                                    não sei qual é o gozo de revistarem quase todos os dias.
                                                    para haver uma revista tem que haver uma suspeita, e concerteza esses lugares não devem ser assim tão bem frequentados, para que a policia passe lá todos os fins-de-semana
                                                    nestas rusgas vao sempre mulheres policias para revistarem as mulheres tambem.
                                                    as revistas nao sao todos os dias , mas todos os meses tipo sexta ou sabado, é do estilo fecham a rua e toda a gente é revistada...

                                                    Sobre o local tou a falar do centro , é zona de bares tipo bairro alto em pouco pequeno, sim é bastante bem frequentado é onde estao os bares , cafes restaurantes.

                                                    Nao tou a falar de bairrros sociais
                                                    Editado pela última vez por Nephilim; 20 April 2010, 14:58.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LMCB Ver Post

                                                      Fazem um bocado de Show Off, mas têm de se fazer notar e mostrar que estão ali a trabalhar.

                                                      Sim que é para mostrar serviço facil visto nao ser uma zona critica já toda a gente percebeu...


                                                      Afinal de contas pagamos impostos para quê ? Né ?
                                                      Eu trabalho e pago os meus impostos e tenho o direito de sair e estar num bar ou cafe sem ser incomodado.... alias no centro e nesses locais as pessoas que ali estao estao depois de terem vindo do trabalho e estao no seu pleno direito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                        Decreto-lei 299/2009

                                                        Estatuto da PSP:

                                                        Artigo 16º:

                                                        1- O pessoal policial considera-se identificado quando devidamente uniformizado.
                                                        2- Sem prejuízo do número anterior, o pessoal policial deve exibir prontamente a carteira de identificação profissional sempre que a sua identificação seja solicitada ou as circunstancias do serviço o exijam , para certificar a sua qualidade.
                                                        3-quando não uniformizado em acções públicas, o pessoal policial identifica-se através de quaisquer meiosque revelem inequivocamente a sua qualidade.
                                                        4- Os uniformes e meios dee identificação referidos nos números anteriores são aprovados por portaria do membro do governo responsável pela área da administração interna.

                                                        Artigo 17º :
                                                        Dispensa temporária de identificação

                                                        1-O pessoal policial pode ser temporariamente dispendado da necessidade de de revelar a sua identifidade e qualidade, meios materiais e equipamentos utilizados.
                                                        2-Ao pessoal policial envolvido na formalização de acções policiais determinadas por auturidade judiciaria competente pode ser determinado o uso de um sistema de codificação da sua identidade policial, sem prejuizo da sua descodificação para fins processuais.
                                                        3-A dispensa temporária de identificação e a codificação a que se referem os números anteriores são reguladas por portaria do membro do governo responsável pela área da administração interna.
                                                        4-A autorização da dispensa temporária de identificação e a codificação referida nos números anteriores é da competencia do director nacional.
                                                        Segundo o que está escrito, devem/podem se identificar como não....fantástico!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Eu trabalho e pago os meus impostos e tenho o direito de sair e estar num bar ou cafe sem ser incomodado.... alias no centro e nesses locais as pessoas que ali estao estao depois de terem vindo do trabalho e estao no seu pleno direito.
                                                          Sim tu direito de não ser incomodado , mas falas assim porque não te metes em alhadas (trafico, posse de droga, armas, etc) mas és capaz de meter as mãos no fogo pelas outras pessoas nos bares ? Sabes lá que tinha de gente há por aí ! (às vezes os que têm cara de santinho são os piores).

                                                          Não acredito que preferisses que eles não aparecessem por aí .
                                                          3/4 vezes por mês é assim tão mau ?
                                                          O que diriam os comerciantes e moradores daí ,se depois da policia abandonasse a zona, uns jovens começassem a vandalizar as viaturas , montras, etc (e nem precisavam de ser criminosos, estou a falar de simples bebedolas) ??

                                                          Já dizia alguém : "Preso por ter cão e preso por não ter"

                                                          Eu falo por mim. Todas as semanas MAS TODAS mesmo paro em operações Stop (1 a 2x). E não me importo. Quem não deve não teme. É chato ? É , porque tenho a consciencia tranquila e estão a fazer-me perder tempo e a "incomodar".
                                                          Mas já tenho a cena toda treinada e em 5/10 min estou despachado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                            Felizmente esta comunidade é vasta e completa, sendo certo que não são apenas os polícias que te podem responder a essa questão!

                                                            No demais, todo e qualquer funcionário, do sector público ou privado - para além de que todo e qualquer cidadão está abrangido pela mesma obrigação -, tem, em determinadas circunstâncias e no âmbito do desempenho das suas funções, o dever de estar identificado ou de se identificar se assim lhe for exigido pelas autoridades judiciais, policiais, fiscais, militares ou administrativas, sempre que tal se mostre justificado!
                                                            Não quis, de forma alguma, dar a ideia de apenas pretender respostas por parte dos utilizadores que são policias. O que quis, pelo menos tentei, era mostrar, que por existirem aqui policias, poderia esperar respostas mais rápidas e escritas de forma fluente, i.e. sem os termos formais presentes em decretos. Claro que existem outros utilizadores, que devido às profissões que têm, são também bastante aptos a responder às minhas questões, mas como me estava a referir a algo sobre a profissão de um polícia, pareceu-me sensato dirigir-me a estes.

                                                            "...ou de se identificar se assim lhe for exigido pelas autoridades judiciais, policiais, fiscais, militares ou administrativas...", ora conforme o que está aqui escrito, posso concluir que um simples cidadão, não pertencendo a nenhuma das autoridades referidas, não tem o direito de pedir a identificação a um polícia? Mas supondo que tem, e o que o polícia apresenta os documentos que tem de apresentar, como pode um cidadão saber se tais documentos não são falsos? Existe alguma base de dados que pode consultar? Ou alguma chamada que pode efectuar para averiguar?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X