Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Dois adolescentes morrem afogados em lagoa artificial" - De quem é a responsabilidad

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade "Dois adolescentes morrem afogados em lagoa artificial" - De quem é a responsabilidad

    A noticia já todos conhecem, fica o link :

    Dois adolescentes morrem afogados em lagoa artificial



    Antes de mais quero deixar bem claro que lamento o trágico desfecho deste incidente...



    Ha aqui demasiadas coisas que me fazem confusão, se alguêm me conseguir explicar:


    a) Porque razão as escolas não controlam melhor as entradas e saídas dos alunos?

    ( sim falei no geral propositadamente )

    b) O terreno estava vedado? Se não estava, por lei deveria estar? Porquê?

    c) Ao que parece "toda a gente" estava careca de saber que é frequente os miudos andarem por lá

    d) Ao que parece um Sr. disse que até já os tinha avisado que aquilo era perigoso, ao que eles ainda refilaram com ele.

    e) Os pais não podem andar 24h em cima dos filhos. Podem/devem ser responsabilizados de alguma maneira?

    f) A culpa é mesmo do dono do terreno? Foi o proprietário que criou aquela lagoa?

    g) Se em vez de terem caido nessa lagoa, eles tivéssem ido brincar para um desses ribeiros que se vêm por aí, e o desfecho tivésse sido o mesmo, de quem era a culpa?





    Esta historia faz-me alguma confusão, afinal de quem é a responsabilidade?
    Editado pela última vez por Baiones; 21 April 2010, 15:14.

    #2
    Acho que o principal culpados é a empresa de construção que nao fez a drenagem do "lago" e da câmara que não "apertou com a empresa"
    a escola não me parece que seja culpada de alguma coisa.

    Comentário


      #3
      A responsabilidade é dos próprios miúdos.

      Foram tomar banho e aquele local já era usado como espaço de lazer.

      Comentário


        #4
        Se um miudo resolver sair da escola, atravessar uma via rápida, e morrer atropelado como consequência disso, de quem é a culpa?

        a) Da escola?

        b) Da concessionária da via rápida?

        c) Do veiculo que o atropelou?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
          Acho que o principal culpados é a empresa de construção que nao fez a drenagem do "lago" e da câmara que não "apertou com a empresa"
          a escola não me parece que seja culpada de alguma coisa.
          Parece que a câmara municipal de Sintra já tinha notificado o proprietário (há três semanas) para drenar o "lago".

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post





            Esta historia faz-me alguma confusão, afinal de quem é a responsabilidade?
            A culpa é dos miudos claro que nao sabiam nadar... aqui onde vivi o que nao falta é agua e tambem toda a gente aprendeu desde cedo a nadar caso contrario morrem afogados.

            Comentário


              #7
              a) os alunos estavam autorizados pelos pais a sair.....


              Acho que a maior responsabilidade é de quem foi para ali nadar... em segundo lugar talvez os pais... mas falo da maneira que vejo as coisas e não no que diz a lei que não sei. Acho que há um lugar semelhante a esse em todos os sítios é só procurar eu com aquela idade ia para uma pedreira nadar por acaso no final das aulas mas havia quem fosse na tal hora de almoço, cabe aos pais alertar para os perigos dessas situações, 14 anos apesar de ser jovem não é uma criança.

              Comentário


                #8
                A culpa é do dono do terreno.

                Edit: o dono do terreno tem responsabilidade ( isto pra não falar por alto sem saber a história tim tim por tim tim )
                Editado pela última vez por Zix; 21 April 2010, 15:30.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                  A responsabilidade é dos próprios miúdos.

                  Foram tomar banho e aquele local já era usado como espaço de lazer.
                  Quanto a mim a escola deve ser responsabilizada pelo menos pelo facto de, e se fôr como disseram nas noticias, os miudos não terem autorização para sair e terem saido...

                  O dono do terreno não sei, dado que até era uma construtora, não sei se aquele terreno tinha ou não de estar vedado...


                  Agora uma coisa é certa:

                  A tal lagoa estava bem visivel, ninguêm caíu lá como dizem nas noticias...

                  Era do conhecimento geral que os miudos costumavam andar por la

                  Todos sabemos bem o que acontece quando chamamos a atenção a "miudos alheios"...


                  Em ultima instancia eles andaram a brincar com o fogo...



                  Mas as crianças por natureza são inconscientes / irresponsaveis / não pensam...

                  E as restantes pessoas, adultas que sabiam, porque não avisaram as autoridades?


                  Se as autoridades fossem informadas, não podiam ir lá, leva-los para a esquadra, e falar com as familias para os irem buscar?

                  E depois os miudos, além de terem o susto de irem parar á esquadra, ainda tinham de "levar nas orelhas" dos pais...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por alcaide Ver Post
                    a) os alunos estavam autorizados pelos pais a sair.....


                    (...)
                    Nas noticias a hora de almoço ouvi que eles não tinham autorização para sair...

                    Comentário


                      #11
                      Mesmo que os miúdos não tivessem autorização para sair.

                      A escola permitiu a saída ou eles saíram sem o conhecimento da escola?

                      O que não faltava no meu tempo eram saídas "não autorizadas", sem o conhecimento de ninguém.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                        Mesmo que os miúdos não tivessem autorização para sair.

                        A escola permitiu a saída ou eles saíram sem o conhecimento da escola?

                        O que não faltava no meu tempo eram saídas "não autorizadas", sem o conhecimento de ninguém.
                        Estou completamente de acordo.


                        O que agora me faz confusão é pelos vistos "tanta gente" saber que eles lá andavam, e do perigo que corriam, e ninguêm teve o bom censo de ir á policia avisar...

                        Comentário


                          #13
                          Propriedade privada, certo?

                          Além disso, não eram propriamente bebés, com 13 e 14 anos...

                          Comentário


                            #14
                            Mas que culpa é que a escola tem?
                            Eles podiam ter ido nadar na mesma mesmo que tivessem saido da escola a horas e com autorização

                            Mas que culpa é que os pais tem?
                            Eles não podem controlar a vida dos miúdos de 5 em 5 minutos.

                            Mas que culpa é que a empresa construtora que fez o lago artificial tem?
                            Se tivessem feito a drenagem e coberto o "buraco" talvez não tivessem morrido nesse sitio.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              A culpa é dos miudos claro que nao sabiam nadar... aqui onde vivi o que nao falta é agua e tambem toda a gente aprendeu desde cedo a nadar caso contrario morrem afogados.
                              Oi?!?
                              Ou seja, quem mora no litoral e não sabe nadar morre afogado!
                              Brilhante, mais uma vez.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                Quanto a mim a escola deve ser responsabilizada pelo menos pelo facto de, e se fôr como disseram nas noticias, os miudos não terem autorização para sair e terem saido...

                                O dono do terreno não sei, dado que até era uma construtora, não sei se aquele terreno tinha ou não de estar vedado...


                                Agora uma coisa é certa:

                                A tal lagoa estava bem visivel, ninguêm caíu lá como dizem nas noticias...

                                Era do conhecimento geral que os miudos costumavam andar por la

                                Todos sabemos bem o que acontece quando chamamos a atenção a "miudos alheios"...


                                Em ultima instancia eles andaram a brincar com o fogo...



                                Mas as crianças por natureza são inconscientes / irresponsaveis / não pensam...

                                E as restantes pessoas, adultas que sabiam, porque não avisaram as autoridades?


                                Se as autoridades fossem informadas, não podiam ir lá, leva-los para a esquadra, e falar com as familias para os irem buscar?

                                E depois os miudos, além de terem o susto de irem parar á esquadra, ainda tinham de "levar nas orelhas" dos pais...
                                A culpa é sempre da escola dos professores, do dono do terreno do continuo da escola etc As pobre crianças não tem noção de nada nem responsabilidade para nada.

                                Se fosse á 20 anos atrás se calhar se chega-se ao conhecimento de alguem da escola eles levavam uns cachaços, chegavam a casa levavam mais uns e não tornavam a ir lá. Nos dias a escola comunica a situação, e os Pais se for preciso vão á escola e ainda ameaçam alguém da escola por estarem a traumatizar os "mininos".




                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                Nas noticias a hora de almoço ouvi que eles não tinham autorização para sair...
                                Só li a noticia que colocaste.

                                Comentário


                                  #17
                                  Putos de raça negra, ainda por cima foram agressivos para os bombeiros e quer da policia. Ainda por cima foram fartos de ser avisados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por alcaide Ver Post
                                    (...)



                                    Só li a noticia que colocaste.
                                    Ouch...

                                    Eu esta que coloquei só li de raspão...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por alcaide Ver Post
                                      (...)
                                      Se fosse á 20 anos atrás se calhar se chega-se ao conhecimento de alguem da escola eles levavam uns cachaços, chegavam a casa levavam mais uns e não tornavam a ir lá. Nos dias a escola comunica a situação, e os Pais se for preciso vão á escola e ainda ameaçam alguém da escola por estarem a traumatizar os "mininos".
                                      (...)
                                      Infelizmente acho que tens parte de razão: a sociedade de hoje "ajuda" a que coisas destas tenham mais probabilidade de acontecer...


                                      Ainda a uns meses atrás o meu pai chamou á atenção de um miudo com aspecto de ter os seus 13 anos, que estava a escavacar uma daquelas vedações baixas que ha nos jardins e ainda ouviu a resposta entre dentes, sem o miudo nunca parar o que estava a fazer :

                                      " Deves pensar que és meu pai, nem o meu pai me fala assim, etc... "

                                      E algumas pessoas no banco ainda olharam de lado para ele...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                        Nas noticias a hora de almoço ouvi que eles não tinham autorização para sair...

                                        Deu no telejonal de hoje que tinham autorizaçao para sair

                                        Comentário


                                          #21
                                          A culpa é dos putos que foram p la brincar...
                                          com 14 anos ja nao tem consciencia que era perigoso e ainda por cima nem nadar sabiam..lol
                                          a escola nao tem nada haver com isso; agra a culpa é smp da escola querem ver, foram logo averiguar se tinham autorizaçao ou nao, por acaso ate tinham ( pelo que deu nas noticias) se nao a culpa ja era da escola!
                                          agora tambem é do dono do terreno..o homem descansado em casa tem la culpa de alguma coisa !
                                          a culpa é dos miudos..ja tinham idade pa saber que se malhassem do rio abaixo morriam..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fiatpunto Ver Post
                                            A culpa é dos putos que foram p la brincar...
                                            com 14 anos ja nao tem consciencia que era perigoso e ainda por cima nem nadar sabiam..lol
                                            a escola nao tem nada haver com isso; agra a culpa é smp da escola querem ver, foram logo averiguar se tinham autorizaçao ou nao, por acaso ate tinham ( pelo que deu nas noticias) se nao a culpa ja era da escola!
                                            agora tambem é do dono do terreno..o homem descansado em casa tem la culpa de alguma coisa !
                                            a culpa é dos miudos..ja tinham idade pa saber que se malhassem do rio abaixo morriam..
                                            Ha parte de mim que quer pensar como tu, mas...


                                            Todos sabemos que as crianças / os jovens, nunca pensam bem naquilo que fazem...

                                            Não é que não saibam, mas acham que estão numa condição onde são como o super-homem, podem fazer tudo!

                                            Nós também já o fomos e sabemos bem o que faziamos nessa altura...


                                            Mas neste caso parece que havia ali montes de adultos que sabiam bem que eles lá andavam, porque raio não tomaram medidas "a sério" para acabar com aquilo?


                                            E por medidas a sério não me refiro ao " jogo do empurra ", isso não é comigo é com o zé, e o zé diz que não é com ele que é com o manel, e por ai diante...


                                            Quanto a mim as autoridades, se não sabiam, deveriam ter sido informadas, e deveriam lá ter ido nem que fosse trazer os putos por uma orelha...


                                            A nossa socieadade tem de mudar, até já "temos medo" de "repreender as crianças"...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Cingindo-me na noticia dó tópico...

                                              A escola não tem culpa:

                                              "Segundo António Gouveia, director da escola que os adolescentes frequentavam, "os alunos saíram à hora do almoço e estavam autorizados" pelos pais a fazê-lo."
                                              Se estavam autorizados a fazê-lo a escola não é para aqui chamada.


                                              Também não é propriamente dos pais, vocês também não andam sempre "em cima" dos vossos filhos, mesmo que quisessem provavelmente não conseguiam, mas se os pais tinham conhecimento (não sei se tinham ou não) que os filhos frequentavam aquele local que aparentemente era perigoso podiam ter tomado uma atitude mais firme e alertando-os para o perigo que corriam (provavelmente até o fizeram não sei).

                                              Aqui os culpados (sim os) são os miúdos e o proprietário do terreno onde se situa a "lagoa artificial",

                                              Digo que é dos miúdos porque:

                                              "O terreno é privado e o meu departamento de fiscalização notificou pessoalmente o proprietário. Agora o nível de responsabilidades tem de ser apurado".

                                              Se o terreno era privado os miúdos não tinham nada que ir para lá tomar banho, sabendo o perigo que corriam e que o terreno com toda a certeza tinha dono. Como diz o ditado e bem "Quem anda a chuva molhasse" foi o caso infelizmente

                                              Do proprietário porque:

                                              "A área, como disse Filipe Santos, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, "é um pouco perigosa" e o facto de o espaço não estar devidamente cercado terá sido fatal para os dois rapazes. "
                                              "Filipe Santos referiu ainda que "os moradores já tinham apresentado algumas reclamações", e que nesse sentido, "foi exigido ao proprietário que retirasse a água da lagoa".

                                              Se o proprietário já tinha sido notificado para efectuar a drenagem da lagoa se não o fez também tem culpa no cartório, pois não cumpriu com o seu dever que era drenar a "lagoa artificial".


                                              Comentário


                                                #24
                                                Os miúdos foram para lá de livre vontade. Eles são os únicos culpados.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E isso do espaço cercado é tudo treta.

                                                  Quantos é que não saltam vedações para ir seja onde for?

                                                  A culpa é só dos miúdos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                    E isso do espaço cercado é tudo treta.

                                                    Quantos é que não saltam vedações para ir seja onde for?

                                                    A culpa é só dos miúdos.
                                                    Alem disso o que não falta são escolas perto do mar e miudos que vão para a praia em alturas que ela não é vigiada, o que levava á pergunta "Será que as autarquias devem vedar as praias na altura não balnear?"..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por alcaide Ver Post
                                                      Alem disso o que não falta são escolas perto do mar e miudos que vão para a praia em alturas que ela não é vigiada, o que levava á pergunta "Será que as autarquias devem vedar as praias na altura não balnear?"..
                                                      E como eu disse, e se forem antes para a estrada e morrerem atropelados?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A escola não pode ser culpada pelo simples motivo que os alunos tinham autorização dos pais para sair.

                                                        Se há alguém a ser culpado é o dono do terreno e consequentemente a câmara por não ter apertado com o dono do terreno a fazer a drenagem do "lago".

                                                        No entanto, já não eram criancinhas, sabem muito bem o que faziam.

                                                        A culpa também pode ser, em parte, das pessoas que sabiam que as crianças iam para lá, sabendo do perigo, e nada diziam ou faziam.

                                                        Provavelmente, o lago já foi drenado e irão ser colocadas vedações à volta do terreno. O que me irrita é isto, é preciso acontecer as tragédias para meterem mãos à obra.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                                          (...)

                                                          Provavelmente, o lago já foi drenado e irão ser colocadas vedações à volta do terreno. O que me irrita é isto, é preciso acontecer as tragédias para meterem mãos à obra.
                                                          Mas isso é apenas "tapar o sol com a peneira"...

                                                          E se depois de vedado eles resolverem saltar a vedação?


                                                          Vai dar tudo no mesmo, morrem mais uns...



                                                          O problema tem de ser atacado de raiz, é apanhado a fazer mer** leva nas orelhas...

                                                          Da próxima pensa duas vezes...



                                                          Mas para isso acontecer a sociedade tem de mudar...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PMCC Ver Post

                                                            A culpa também pode ser, em parte, das pessoas que sabiam que as crianças iam para lá, sabendo do perigo, e nada diziam ou faziam.

                                                            Os putos foram avisados, e responderam mal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X