Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A minha paciência para os transportes mais as suas greves está a esgotar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A minha paciência para os transportes mais as suas greves está a esgotar

    Muitas pessoas que residem na grande Lisboa e no grande Porto estão já a fazer esta pergunta para si mesmas, devido à greve geral dos transportes públicos de passageiros do dia 27 de Abril.

    Na prática o dia 27 será um completo caos para andar nestas cidades já que os operadores que irão cessar as suas operações serão:

    • Empresas que farão greve dia 27 e por 3 horas por turno (não geral de 24 horas): Soflusa, Transtejo e Atlantic Ferries
    • Empresas que farão greve dia 27 e por 24 horas ininterruptas: Transportes Sul do Tejo; Sociedade Transportes Colectivos do Porto, Rodoviária da Beira Litoral (Transdev Centro), Rodoviária D’Entre Douro e Minho (Transdev Norte), Companhia Carris de Ferro de Lisboa, CP - Comboios de Portugal, REFER, CP-Carga; Fertagus, Metro do Porto, Metro de Mirandela, ViaPorto

    Falando no caso concreto da margem sul do Tejo, que é o que conheço melhor, como raios uma pessoa que utiliza e depende dos transportes públicos, e que não arranja facilmente boleia, seja por motivos vários, e não tem carta, fará no dia 27 para chegar ao trabalho/escola e vice versa?

    Isto se houvesse decência, não seriam as pessoas, ou neste caso, os passageiros que residem deste lado do Tejo e estudam ou trabalham em Lisboa e que vêem o transporte público como única possibilidade para se deslocarem, ficarem prejudicados. O Estado que se justificasse porque estas empresas têm todas uma coisa em comum: Têm, por mais pequena que seja, uma "mãozinha" do Estado, seja por serem públicas ou por fazerem parte da rede do passe social.

    Porque os passageiros não têm culpa nenhuma, aliás, estes (e penso que os patrões das empresas dos transportes também, mas por outros motivos) estão-se nas tintas para a situação. Apenas querem chegar a horas ao trabalho, à escola, à faculdade, ao compromisso. Agora ficarem com a vida complicada nestas viagens e ainda por cima serem prejudicadas no seu local de trabalho é que não.

    #2
    a fertagus já indicou que não haverá problemas com a circulação dos seus comboios...
    a refer não é empresa de transportes, pelo que acho que não seja abrangida pela greve...

    e a hipótese é ir de carro... seja de que forma for...

    e o objectivo da greve é sempre prejudicar... se houvesse greve e ninguém desse por ela, então não servia nada. porque haveria a empresa de ceder se houvesse greve e ficasse tudo na mesma?

    EDIT: sobre a resposta da fertagus: http://www.fertagus.pt/artigo.aspx?c...8BtjgZMHxKwRRh
    Editado pela última vez por smdx; 21 April 2010, 19:09.

    Comentário


      #3
      Essa é a razão pela qual eu não concordo com as greves, acho que as pessoas devem reivindicar os seus direitos mas ao fazê-lo não deviam prejudicar a vida dos outros.

      Se a greve não provocasse danos colaterais não teria o mesmo efeito mas também acho que é errado e injusto afectar a vida das pessoas que são alheias a este problema desta forma.

      Querem reivindicar melhores condições/salários? Façam-no fora do horário de expediente porque o resultado final (conforme se tem vindo a verificar) é o mesmo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
        Muitas pessoas que residem na grande Lisboa e no grande Porto estão já a fazer esta pergunta para si mesmas, devido à greve geral dos transportes públicos de passageiros do dia 27 de Abril.

        Na prática o dia 27 será um completo caos para andar nestas cidades já que os operadores que irão cessar as suas operações serão:

        • Empresas que farão greve dia 27 e por 3 horas por turno (não geral de 24 horas): Soflusa, Transtejo e Atlantic Ferries
        • Empresas que farão greve dia 27 e por 24 horas ininterruptas: Transportes Sul do Tejo; Sociedade Transportes Colectivos do Porto, Rodoviária da Beira Litoral (Transdev Centro), Rodoviária D’Entre Douro e Minho (Transdev Norte), Companhia Carris de Ferro de Lisboa, CP - Comboios de Portugal, REFER, CP-Carga; Fertagus, Metro do Porto, Metro de Mirandela, ViaPorto

        Falando no caso concreto da margem sul do Tejo, que é o que conheço melhor, como raios uma pessoa que utiliza e depende dos transportes públicos, e que não arranja facilmente boleia, seja por motivos vários, e não tem carta, fará no dia 27 para chegar ao trabalho/escola e vice versa?

        Isto se houvesse decência, não seriam as pessoas, ou neste caso, os passageiros que residem deste lado do Tejo e estudam ou trabalham em Lisboa e que vêem o transporte público como única possibilidade para se deslocarem, ficarem prejudicados. O Estado que se justificasse porque estas empresas têm todas uma coisa em comum: Têm, por mais pequena que seja, uma "mãozinha" do Estado, seja por serem públicas ou por fazerem parte da rede do passe social.

        Porque os passageiros não têm culpa nenhuma, aliás, estes (e penso que os patrões das empresas dos transportes também, mas por outros motivos) estão-se nas tintas para a situação. Apenas querem chegar a horas ao trabalho, à escola, à faculdade, ao compromisso. Agora ficarem com a vida complicada nestas viagens e ainda por cima serem prejudicadas no seu local de trabalho é que não.
        É certo que estas pessoas ficam numa situação dificil. Mas alternativas há sempre.

        Podes sempre ir de táxi.

        É certo que vai ser dispendioso, mas é uma alternativa.

        Além de que, por norma, as empresas põem autocarros ou assim a substituir o transporte normal.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por smdx Ver Post
          a fertagus já indicou que não haverá problemas com a circulação dos seus comboios...
          A Transtejo em tempos também dizia o mesmo e no dia não era o que se passava. Para mim, a credibilidade dessas indicações é 0.

          Originalmente Colocado por smdx Ver Post
          a refer não é empresa de transportes, pelo que acho que não seja abrangida pela greve
          Na nota de imprensa do pré-aviso de greve está, entre outras, a Refer.

          Originalmente Colocado por smdx Ver Post
          e a hipótese é ir de carro... seja de que forma for...
          Desculpa lá mas nunca a expressão "olhar para o meu umbigo" assentou tão bem. Só quem não olha ao redor diariamente é que pode dizer uma coisa destas. Vou-te dizer, eu não tenho forma de ir para a escola... Os meus pais à mesma hora já estão no local de trabalho, dos meus amigos também ninguém tem carro e todos utilizam os autocarros para se deslocarem. Este é só o meu exemplo, poder-te-ia falar dos mais idosos que não têm ninguém, por assim dizer. Havia assunto para mais umas linhas de texto.

          Originalmente Colocado por smdx Ver Post
          e o objectivo da greve é sempre prejudicar... se houvesse greve e ninguém desse por ela, então não servia nada. porque haveria a empresa de ceder se houvesse greve e ficasse tudo na mesma?
          Tudo bem, mas já que queriam fazer greve, que a fizessem no dia que o papa vem cá não? Sempre andam menos 700 mil pessoas ~ a fazerem deslocações. Não há outras formas de serem feitas reivindicações, que não prejudicar cerca de 3 milhões de pessoas? É que repara, até para os que vão de carro vai ser um dia negro, não sei se estás a ver bem o filme.

          Ainda se isto viesse a ter resultados práticos... É caso para dizer: muito barulho por quase nada.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por smdx Ver Post
            a fertagus já indicou que não haverá problemas com a circulação dos seus comboios...
            E depois o sindicato fala em 90% de adesão à greve, e a Fertagus em 10%... Se for como foi a TST, não sei como houve apenas 20%, se quase todos os autocarros estavam na gare

            Comentário


              #7
              O Metro de lisboa nao vai aderir pois nao? Se assim for até posso estar safo

              Comentário


                #8
                Já estou como o outro, quem paga são as pessoas normais ou acham que quem manda neste país anda de transportes públicos?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                  É certo que estas pessoas ficam numa situação dificil. Mas alternativas há sempre.

                  Podes sempre ir de táxi.

                  É certo que vai ser dispendioso, mas é uma alternativa.

                  Além de que, por norma, as empresas põem autocarros ou assim a substituir o transporte normal.

                  Atenção que em muitos casos, se a pessoa for de taxi, sai mais caro, do que algumas pessoas ganham por dia!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                    Atenção que em muitos casos, se a pessoa for de taxi, sai mais caro, do que algumas pessoas ganham por dia!
                    Sem dúvida, sem dúvida.

                    Por isso mesmo tb disse que era dispendioso.

                    Mas, ainda assim, é uma alternativa.

                    Comentário


                      #11
                      O MTS não passa ao pé da tua escola?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                        A Transtejo em tempos também dizia o mesmo e no dia não era o que se passava. Para mim, a credibilidade dessas indicações é 0.



                        Na nota de imprensa do pré-aviso de greve está, entre outras, a Refer.



                        Desculpa lá mas nunca a expressão "olhar para o meu umbigo" assentou tão bem. Só quem não olha ao redor diariamente é que pode dizer uma coisa destas. Vou-te dizer, eu não tenho forma de ir para a escola... Os meus pais à mesma hora já estão no local de trabalho, dos meus amigos também ninguém tem carro e todos utilizam os autocarros para se deslocarem. Este é só o meu exemplo, poder-te-ia falar dos mais idosos que não têm ninguém, por assim dizer. Havia assunto para mais umas linhas de texto.



                        Tudo bem, mas já que queriam fazer greve, que a fizessem no dia que o papa vem cá não? Sempre andam menos 700 mil pessoas ~ a fazerem deslocações. Não há outras formas de serem feitas reivindicações, que não prejudicar cerca de 3 milhões de pessoas? É que repara, até para os que vão de carro vai ser um dia negro, não sei se estás a ver bem o filme.

                        Ainda se isto viesse a ter resultados práticos... É caso para dizer: muito barulho por quase nada.

                        1. nunca houve greve na fertagus e só por aí já me merece credibilidade... e só estou a citar o que dizem, não estou a dizer que vai estar tudo a circular...

                        2. se a refer está na pré-aviso de greve, então é capaz de entrar ao barulho também

                        3. tens smp forma de ir para onde quer que seja, quanto mais não seja a pé. já que referes o papa, tb há pessoas a ir até fátima a pé.. presumo que a tua escola seja mais próximo que isso...

                        4. como já disse, o objectivo da greve é mesmo fazer mossa... por isso é óbvio que não a vão fazer num dia em que metade do país esteja parado... sendo transportes públicos têm de o fazer num dia útil em que seja suposto haver movimento. Isto sem entrar nos motivos da greve, que como isto anda acho que é um tiro no pé do próprio país (isto sem tar a atribuir culpas pela situação do país a ninguém em especial)


                        EDIT: eu normalmente desloco-me de transportes para o emprego e por isso a greve também me irá afectar... e como já referi nem concordo com greves na situação em que isto anda... mas se querem fazer greves, que façam greves à séria... parem tudo durante uma semana ou mais que assim pode ser que alguém lhes dê atenção... assim como está, fazem greve um dia, lixam milhares de pessoas e dps fica tudo na mesma...
                        Editado pela última vez por smdx; 21 April 2010, 21:42.

                        Comentário


                          #13
                          Pelos vistos estou safo, nem as minhas carreiras (Barraqueiro) nem o Metro de Lisboa fazem greve....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rks Ver Post
                            O MTS não passa ao pé da tua escola?
                            Na Margueira (Lisnave) a TST é rainha e senhora.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                              3. tens smp forma de ir para onde quer que seja, quanto mais não seja a pé. já que referes o papa, tb há pessoas a ir até fátima a pé.. presumo que a tua escola seja mais próximo que isso...
                              Um dia explicas-me como vou de Almada para Lisboa a pé

                              Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                              Na Margueira (Lisnave) a TST é rainha e senhora.
                              MTS até Cacilhas e depois vais a pé, não é assim tão longe, já o fiz as 3 da manhã porque perdi o último autocarro xD

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
                                O Metro de lisboa nao vai aderir pois nao? Se assim for até posso estar safo
                                Bem se o Metro não fizer greve apenas serei obrigado a andar um pouco a pé (5 minutos) até à estação mais próxima.
                                Para casa posso voltar a pé, que tenho tempo.

                                Quando a produção de determinada empresa é a servir o público, há sempre alguém afectado.
                                Uma fábrica por norma tem stock que permite que o dia de greve passe mais ou menos incólume, afectando só a produtividade e lucro da empresa mas não o consumidor.

                                Quais são as reivindicações?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                  Um dia explicas-me como vou de Almada para Lisboa a pé

                                  Vais à ponte de Vila Franca.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                    Vais à ponte de Vila Franca.
                                    Mais fácil a nado, barco a remos ou o luxo, a motor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                      Vais à ponte de Vila Franca.
                                      Gato Fedorento - Vai dar Uma Grande Volta - SAPO Vdeos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                        Um dia explicas-me como vou de Almada para Lisboa a pé



                                        MTS até Cacilhas e depois vais a pé, não é assim tão longe, já o fiz as 3 da manhã porque perdi o último autocarro xD
                                        Ai o MTS não faz, esquece então. Pois o "préblema" é mesmo desde Cacilhas até à Margueira, ainda é um bocadinho, mas se tiver de ser... Foste de Cacilhas até à Piedade a pé? Aquilo o que vale é que está bem iluminado porque não inspira muita confiança especialmente de noite.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem lembrado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            Bem se o Metro não fizer greve apenas serei obrigado a andar um pouco a pé (5 minutos) até à estação mais próxima.
                                            Para casa posso voltar a pé, que tenho tempo.

                                            Quando a produção de determinada empresa é a servir o público, há sempre alguém afectado.
                                            Uma fábrica por norma tem stock que permite que o dia de greve passe mais ou menos incólume, afectando só a produtividade e lucro da empresa mas não o consumidor.

                                            Quais são as reivindicações?
                                            The usual, melhores salários.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                              Ai o MTS não faz, esquece então. Pois o "préblema" é mesmo desde Cacilhas até à Margueira, ainda é um bocadinho, mas se tiver de ser... Foste de Cacilhas até à Piedade a pé? Aquilo o que vale é que está bem iluminado porque não inspira muita confiança especialmente de noite.
                                              Olha que nem tem muita iluminação, não me senti totalmente seguro mas como não ia sozinho fez-se. 40 minutos seguidos a andar depois de muito álcool em cima não é brincadeira.

                                              Eu li noutro fórum que o MTS não fazia, caso faça também não tenho hipótese de ir para a FCT

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                                Olha que nem tem muita iluminação, não me senti totalmente seguro mas como não ia sozinho fez-se. 40 minutos seguidos a andar depois de muito álcool em cima não é brincadeira.

                                                Eu li noutro fórum que o MTS não fazia, caso faça também não tenho hipótese de ir para a FCT
                                                Vamos aguardar, entretanto pode ser que não tenhamos aulas porque há gente que mora bastante mais longe e se fizerem um choradinho talvez haja dispensa pelo menos da parte da manhã.

                                                E em relação à iluminação, pelo menos na zona da Escola Profissional está melhorzinho, mas a verdade é que à noite por ali só de carro. Atitude valente sim senhor

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para ser sincero, discordo com muito do que foi dito aqui neste tópico.
                                                  Editado pela última vez por Vanquish; 25 April 2010, 14:04.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    [QUOTE=FranciscoNorega;1063513725]Para ser sincero, discordo com muito do que foi dito aqui neste tópico.[QUOTE]



                                                    Editado pela última vez por Vanquish; 25 April 2010, 14:04.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Alguem sabe se a Lisboa Transportes (ou a Vimeca) vao aderir a isto? É que se nao tou um bocado lixado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas, eu tenho passe Carris/Metro Lisboa, Vou exigir reembolso dos valores referentes ao dia caso hajam perturbações no serviço.

                                                        Isto para as companhias dá bastante jeito: Não pagam o dia aos funcionários, não gastam eletricidade nem combustível e recebem o dinheiro dos passes, acho que deviamos todos exigir reembolso, a vida está cara, eu não tenho nada a ver com as reivindicações desses senhores só não considero justo termos de pagar por um serviço que não vai ser prestado, ou que vai ser prestado de forma deficiente.

                                                        Mais, devia haver uma lei que obrigasse as companhias a efectuar acertos/reembolsos nos passes mensais de forma automática neste tipo de situações, sob pena de serem multadas.

                                                        Não faziam mais que a sua obrigação.
                                                        Editado pela última vez por D1S0RD3R; 25 April 2010, 01:23.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FranciscoNorega Ver Post
                                                          Para ser sincero, discordo com muito do que foi dito aqui neste tópico.
                                                          No teu blog referes "afectar a facturação", no entanto esqueces-te de referir q a grande percentagem dos utilizadores de transportes públicos não anda à base de senhas compradas na hora, mas sim de passes, q já foram pagos no início do mês, e q elas serão as grandes lesadas pois, a somar ao passe, vão ter de pagar extra para se poderem deslocar para o trabalho.
                                                          Já passei por essa situação, e não pagava assim tão pouco pelo passe, a somar ao dinheiro q tinha de gastar em táxi para me poder deslocar para as aulas, e isto era quase regra mensal.
                                                          Portanto, não concordo com estas greves. Entendo e concordo com as reivindicações, mas não concordo com os métodos de protesto. Vão buzinar prá frente da casa dos dirigentes, atirem ovos, berrem, esperneiem, em último caso partam para a agressão física (obviamente q estou a exagerar, mas de vez em quando era o q apetecia), mas acho q a população já está mais q farta de greves dos transportes públicos q, pelo q se tem visto, não levam a lado nenhum, pois se levassem não eram feitas com tanta frequência!

                                                          Paz e amor!!!
                                                          Editado pela última vez por Vanquish; 25 April 2010, 14:04.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fazes como eu, pá !

                                                            Ficas em casa... Ou vais a pé até à Costa de Caparica curtir um dia de Sol...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X