Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Corrida / Jogging - Diário de bordo dos corredores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Desporto] Corrida / Jogging - Diário de bordo dos corredores

    Boas,

    Decidi iniciar este tópico dedicado à malta que corre (desde novatos até corredores mais experientes) depois de pesquisar e não ter encontrado nenhum tópico do género.
    O objectivo é partilharmos experiências, objectivos, dicas, percursos, material.. enfim tudo o que está relacionado com este viciante mundo da corrida.



    A minha experiência ainda é reduzida. Nunca gostei de correr, mas desde que há cerca de 1 mês comecei a correr, depois de desafiado por um amigo, fiquei viciado! Neste momento estamos a direccionar o treino para a preparação para uma meia-maratona que se avizinha..

    Boas corridas para todos!

    #2
    Eu comecei a correr a semana passada, depois de ter parado no final do ano passado devido a uma cirurgia. Infelizmente, também não tenho muito tempo disponível...
    Portanto, ainda estou muito no início, mas quero levar a "coisa" a sério, porque o desporto faz falta e faz bem.

    Quanto a material, preciso urgentemente de umas sapatilhas e de mais uns pares de calções, mas não ou muito exigente.


    PS - acho que este pode vir a tornar-se um bom tópico, haja vontade dos users partilharem as suas aventuras, ao estilo dos diários de bordo.

    Comentário


      #3
      Já corro há muito tempo, e depois da natação, correr é um dos melhores exercícios para o nosso corpo.

      Todos os dias faço pelo menos uma hora de corrida ou então bicicleta de manutenção e já não me vejo a parar. Se fico muito tempo sem correr, parece que o meu copro entra em modo de contenção , fico todo "preso" de movimentos.

      Aconselho a quem comece a correr, uma boas sapatilhas, não tenham medo de investir, as sapatilhas são muito importantes, as vossas articulações e ossos vão agradecer.

      Marcas aconselho a ASICS, mas há outras marcas com sapatilhas muito boas para correr, é só questão de procurar.

      Comentário


        #4
        Comecei a correr á duas semanas, cerca de 3km 3 vezes por semana. Para começar não pode ser mais
        Isto em mato, gosto muito mais, dá mesmo para descontrair sem ouvir nada á volta.
        Mas fiquei doente agora só para a semana

        Comentário


          #5
          Um tópico para começar a acompanhar regularmente.

          Desde os meus 4 anos até aos 18 pratiquei natação (uma interrupção de 2 anos pelo meio), mas após vir estudar para Coimbra deixei de o poder fazer pois o tempo passou a ser pouco. Optei então por me aventurar na corrida/jogging, coisa que embora muito raramente, já fazia antes de vir estudar para aqui.

          Ora bem costumo ir duas vezes por semana correr para um parque/jardim perto de casa. Cerca de 1 hora/1 hora e meia, gosto muito do local pois anda lá sempre mais gente a correr, sendo que é um local simpático no qual gosto de estar, para além de como já referi ser muito perto de casa.

          O sitio é este, sendo que o percurso está marcado pelos pontinhos vermelhos.





          Quanto ao equipamento, nada de mais, umas boas sapatilhas, que para mim são a parte mais importante, uns calções (calças só quando está muito frio, o que é raro), t-shirt, Ipod, e o mais importante de tudo, MUITA vontade e gosto pela corrida.
          Acreditem que me dá um gosto enorme chegar ao fim daquela hora e meia e sentir-me cansado.

          Todos deveríamos correr um pouco, pelo menos a mim alivia e muito o stress.

          Cumps e boas corridas pessoal

          Comentário


            #6
            Cheguei a correr diariamente, hã 4/5 anos atrás.

            Cheguei a ponto de se tornar não só rotina, como um vício difícil de largar, se estava psicologicamente preparado para correr nesse dia e tal não o fazia por motivos "importantes", o meu humor alterava-se e ficava a matutar que o treino tinha sido estragado.

            Fazia uns 80km´s por semana, distribuído por 6 dias, na altura cheguei a pesar 74kg, agora estou com 109kg (dedico-me ao ferro).

            Infelizmente já não consigo correr como corria, mas de vez enquando, lá dou umas passadas de 30min, por falar nisso, amanhã vou ao parque da cidade, deixei de correr devido a lesões em ambos os tornezelos.

            Aqueçam o suficiente para começar a correr e no final façam alongamentos, contudo se no final não tiverem tempo, esta rotina pode ficar para mais logo ou no dia seguinte, evitar ao máximo que os músculos fiquem tensos e jamais, mas jamais corram lesionados, é que em vez de pararem 2/3 dias, podem-se obrigar a pararem 1 mês ou mais (como me aconteceu) e depois é tipo bola de neve, aumento de peso e perda de apetite para voltar ao ritmo que foi deixado.

            Já agora, quem daqui já leu/ouviu falar do Dean Karnazes?

            Tenho os 2 livros dele e aconcelho a lerem.

            1º O homem da ultra-maratona
            2º 50/50

            Comentário


              #7
              Fico contente que este tópico parece estar a ganhar pernas para andar..

              Próximo sábado, treino de 15 km junto à foz do Douro no Porto. Acabo de confirmar a minha inscrição na minha 1ª meia-maratona!

              Comentário


                #8
                Lá para as 19h lá vou eu correr

                Comentário


                  #9
                  Quando era mais novo e jogava andebol costumava correr para manter a boa forma física.

                  Depois parei e só voltei a correr de novo quando saí do país, porque tinha mais tempo e menos coisas para ocupar esse tempo.

                  Corri apenas de Janeiro a Maio, mas nesse tempo fiz duas provas. Uma de 20 km, em 1h26min, e uma maratona, em 3h17min. Parei porque durante fui correr a maratona com uma lesão no joelho, que me acompanhou logo a partir da 1ª hora de corrida. Tive de estar muitas semanas sem correr e com a chegada do Verão voltei ao BTT.

                  Agora só umas corridas de vez em quando.

                  Comentário


                    #10
                    Mais um que vai recomeçar as corridas. Estive parado cerca de 1 ano pois tive umas semanas com uma valente constipação e então parei, depois para recomeçar...

                    Agora é recomeçar devagarinho e com calma, lol, mas domingo de manhã lá vou eu para uns 20 minutinhos para ver como estou.

                    Em relação ao equipamente o mais importante é obviamente as sapatilhas e estas serem adequadas ao nosso tipo de pé/passada, existem sapatilhas para os vários tipos: pronador, neutro e supinador e faz toda a diferença, assim com sapatilhas de treino ou de competição e treino em asfalto ou terra.

                    Um bom site sobre o calçado, neste caso de corrida:

                    Calcadodesportivo.com-Calçado para Correr

                    E como já foi dito, aquecer antes e alongar depois, beber líquidos para repor o que se gastou na corrida.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DrVet Ver Post
                      Boas,

                      Decidi iniciar este tópico dedicado à malta que corre (desde novatos até corredores mais experientes) depois de pesquisar e não ter encontrado nenhum tópico do género.
                      O objectivo é partilharmos experiências, objectivos, dicas, percursos, material.. enfim tudo o que está relacionado com este viciante mundo da corrida.



                      A minha experiência ainda é reduzida. Nunca gostei de correr, mas desde que há cerca de 1 mês comecei a correr, depois de desafiado por um amigo, fiquei viciado! Neste momento estamos a direccionar o treino para a preparação para uma meia-maratona que se avizinha..

                      Boas corridas para todos!
                      Eu comecei assim, e já a corro à mais de um ano. Primeiros tempos foi um sacrifício, um desafio, mas depois tornou-se um hábito. Não passo a semana sem as minhas corridas a beira rio\mar (foz, marginal), ou parque da cidade. É excelente, e faz nos um bem tremendo em todos os sentidos, principalmente psicologicamente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JoseMaia Ver Post
                        Eu comecei assim, e já a corro à mais de um ano. Primeiros tempos foi um sacrifício, um desafio, mas depois tornou-se um hábito. Não passo a semana sem as minhas corridas a beira rio\mar (foz, marginal), ou parque da cidade. É excelente, e faz nos um bem tremendo em todos os sentidos, principalmente psicologicamente.
                        Quem pode correr nessas zonas só pode mesmo ser um prazer!!!! Quem me dera ter casa perto de um spot desses

                        Comentário


                          #13
                          No início era um sacrifício. Depois veio o vício. O máximo que corri era umas 3x por semana cerca de 40/45 minutos, dependia da vontade.

                          Não dava pra mais porque o tabaco não deixa, mas principalmente os joelhos. Já corro com joelheira, mas passado 2 ou 3 semanas a correr 30 ou mais minutos, 3x por semana, começo a sentir o joelho.

                          Houve uma altura que ainda pensei em fazer umas provas, até 10 ou 15 kms. Mas depressa vi que os joelhos não iam colaborar e desisti. Correr não é das melhores coisas prós joelhos ou tornezelos.
                          E eu não sou bom de articulações.

                          Agora corro 4x/semana cerca de 15 minutos. Mas ando com vontade de voltar aos 40 minutos 3x/semana.
                          Já sei que no inicio vai custar, mas depois vem o vício, mais um bocadito, mais um bocadito e lá começo outra vez a pensar em provas. Até o joelho se ressentir.

                          Comentário


                            #14
                            Afinal parece que somos bastantes, fico feliz por saber que ainda há muita gente a fazer jogging.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                              Quem pode correr nessas zonas só pode mesmo ser um prazer!!!! Quem me dera ter casa perto de um spot desses
                              É um enorme prazer, sem dúvida!

                              Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                              No início era um sacrifício. Depois veio o vício. O máximo que corri era umas 3x por semana cerca de 40/45 minutos, dependia da vontade.

                              Não dava pra mais porque o tabaco não deixa, mas principalmente os joelhos. Já corro com joelheira, mas passado 2 ou 3 semanas a correr 30 ou mais minutos, 3x por semana, começo a sentir o joelho.

                              Houve uma altura que ainda pensei em fazer umas provas, até 10 ou 15 kms. Mas depressa vi que os joelhos não iam colaborar e desisti. Correr não é das melhores coisas prós joelhos ou tornezelos.
                              E eu não sou bom de articulações.

                              Agora corro 4x/semana cerca de 15 minutos. Mas ando com vontade de voltar aos 40 minutos 3x/semana.
                              Já sei que no inicio vai custar, mas depois vem o vício, mais um bocadito, mais um bocadito e lá começo outra vez a pensar em provas. Até o joelho se ressentir.
                              O ideal seria correr 2x por semana, e alongar o percurso\tempo. É importante que o corpo tenha o seu tempo de descanso. Se sentir capaz das 3x, força, é só a minha opinião.

                              Comentário


                                #16
                                Corro há mais de um ano.
                                Começou como meio de desanuviar do estudo na época de exames mas agora não consigo deixar. É como uma droga... saudável.
                                Tenho 2 percursos dependendo do sitio onde estou (Viseu ou Coimbra).
                                O de Viseu tem cerca de 4 km intercalados com subidas e descidas, alcatrão e terra batida (faz uma diferença enorme).
                                O de Coimbra é mais curto (3,5 km medidos com o carro) mas mais exigente, já que mais de metade dele é a subir (uma parte íngreme).
                                Corro dia sim dia não (em Coimbra) e aos sábados, se não jogar futsal (em Viseu). Este ultimo percurso, cheguei a fazer duas vezes por dia no Verão passado. Uma de manhã outra ao fim da tarde.
                                Em termos de tempo, faço os dois percursos em cerca de 30 min.
                                De resto, ando bastante durante a semana e mais recentemente adquiri dois alteres de 10kg e nos dias em que não corro, vou fazendo alguns exercícios com eles.
                                O certo é que, nunca me senti tão bem...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JoseMaia Ver Post
                                  É um enorme prazer, sem dúvida!



                                  O ideal seria correr 2x por semana, e alongar o percurso\tempo. É importante que o corpo tenha o seu tempo de descanso. Se sentir capaz das 3x, força, é só a minha opinião.
                                  Eu fazia isso o ano passado por esta altura, os 40 minutos, no fim do treino de ferro.

                                  Mas agora tenho de ver como vai ser. Não quero forçar os joelhos e cada ano que vai passando isto vai custando mais um pouco.


                                  Qr ao vício que toda a gente fala, ele existe. É a química no corpo a funcionar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para aí há 9 anos atrás, só tinha folga de desporto uma vez por semana. Às 2ªs, 4ªs e 6ªs fazia natação, às 3ªs, 5ªs e domingos jogava futsal. E uns dois anos antes disso, lembro-me que fazia uns 7 km's três vezes por semana. Era um desportista do caraças!! Agora...

                                    Mas já voltei à natação, 2 a 3x/semana e quero voltar ao jogging. Mas esta última actividade tem que ser aos poucos porque estou com peso a mais, mais 10/12 anos em cima, por vezes com 7 horas de trabalho em pé e sem ritmo nenhum. Mas tem que ser, tenho que voltar a ganhar a forma.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quase toda a vida pratiquei desporto e a corrida faz parte obviamente.
                                      Actualmente só corro ao fim de semana e jogo 1 vez por semana, aconselho o pessoal que começa a correr não forçar demasiado deve ser gradual, nada de andar com a lingua de fora.
                                      Corram até se cansarem e depois andem até vos dar a vontade outra vez.
                                      Boas corridas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não há por aqui ninguém que costume ir correr para o Vale das Flores em Coimbra?

                                        Comentário


                                          #21
                                          tou a pensar começar a correr de manha.

                                          actualmente pouco ou nada pratico de exercicio fisico. que metodo aconselham a quem quer começar e ir evoluindo aos poucos?

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu só passei por aqui para vos desejar boa sorte. eu não corro, já fi atleta federado e participei em algumas provas, mas depois percebi que me cansava.

                                            agora no ginásio tenho andado a correr, mas aos 15min de cada vez...

                                            boa sorte e nao tropecem nas moças que vão a passar!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              eu só passei por aqui para vos desejar boa sorte. eu não corro, já fi atleta federado e participei em algumas provas, mas depois percebi que me cansava.

                                              agora no ginásio tenho andado a correr, mas aos 15min de cada vez...

                                              boa sorte e nao tropecem nas moças que vão a passar!

                                              Esse é mais um dos bons motivos para correr. Ás vezes é com cada uma

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu comecei em Julho de 2009, estava de férias, descansado e sem pensar em problemas e disse para mim mesmo, está na altura de voltares a fazer desporto.
                                                E fico feliz por ver este tópico porque pensava que andava a ficar viciado na corrida, mas afinal estou normal .

                                                Corro com a minha mulher (tenho a sorte de ter companhia ), o lugar habitual é na marginal de Alcântara a Belém, no Porto o parque da cidade e também já fui às praias a Cascais.

                                                Desde à 3 meses descobri o poder do mp3 e ninguém me agarra, corro pelo prazer, não tenciono entrar a maratonas e a semana passada consegui a minha camisola assinada pela Rosa Mota .

                                                Agora tenho arranjar uns ténis melhores, os meus já estão um pouco mal tratados.

                                                Perdia conta ao numero de vezes que estive constipado este ano, não gosto de correr com vento, com a chuva já gosto, mas já tinha saudades destes 20 graus que tem feito à hora de almoço.
                                                Editado pela última vez por baixinho; 24 April 2010, 10:09.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                                  tou a pensar começar a correr de manha.

                                                  actualmente pouco ou nada pratico de exercicio fisico. que metodo aconselham a quem quer começar e ir evoluindo aos poucos?
                                                  Não penso que exista um método, houve o teu corpo, somos todos diferentes. No inicio é um desporto muito difícil, mas depressa aprendes qual é o teu ritmo. E nem todos os dias são iguais.

                                                  Aconselho apenas que compres uns ténis para corrida, sem ser nada de outro mundo em preço, pois nunca sabes se não vais desistir na semana a seguir, se continuares a correr então comprar uns a sério.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                    Quando era mais novo e jogava andebol costumava correr para manter a boa forma física.

                                                    Depois parei e só voltei a correr de novo quando saí do país, porque tinha mais tempo e menos coisas para ocupar esse tempo.

                                                    Corri apenas de Janeiro a Maio, mas nesse tempo fiz duas provas. Uma de 20 km, em 1h26min, e uma maratona, em 3h17min. Parei porque durante fui correr a maratona com uma lesão no joelho, que me acompanhou logo a partir da 1ª hora de corrida. Tive de estar muitas semanas sem correr e com a chegada do Verão voltei ao BTT.

                                                    Agora só umas corridas de vez em quando.
                                                    Isso é a sério

                                                    1h26 em 20 km é excelente e fazer 42 km é notável !

                                                    Acabaste de conquistar a minha admiração

                                                    Eu também gosto de correr, embora o faça só de vez em quando. Como faço desporto regularmente, quando começo a correr os progressos até são rápidos.

                                                    Habitualmente faço uma ou outra corridita se estiver a pensar participar nalguma prova. Mas falamos de mini-maratonas de 7 km ou de corridas de 10 km, nunca fiz mais do que isso.

                                                    A última que fiz já foi há mais de um ano, foi a Corrida do Tejo de 10 km, que fiz em 53 minutos.

                                                    Quando corro, quase sempre no ginásio, são pequenas corridas de 15/20 min e entre 3 e 4 km.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Isso é a sério

                                                      1h26 em 20 km é excelente e fazer 42 km é notável !

                                                      Acabaste de conquistar a minha admiração
                                                      Muito obrigado

                                                      De facto para um amador, que correu as suas primeiras provas é notável.

                                                      Vou passar a explicar, cheguei aqui a Genebra já quase no Inverno e como não me meti nos desportos de Inverno (não me arrependo porque deu para fazer estas provas) decidi voltar a correr (já tinha tido o hábito quando era mais novo).

                                                      Sapatilhas, calças, camisola e casaco e lá ia eu correr muitas vezes com -5ºC!! Isto em Janeiro, duas ou três vezes por semana, máximo! No início de Março um colega de trabalho tinha dito que quando esteve na Holanda fez a Maratona e mostrou-me aqui o site da Maratona de Genebra. Eu pensei logo que seria um bom marco na minha chegada fazer a maratona aqui da cidade. E assim foi, comecei a treinar.

                                                      Como queria fazer a coisa de uma forma "profissional" peguei em planos de treinos para os estudar, mal vejo que o primeiro treino devia fazer 20km encostei-o ao lado! Fiz o treino de acordo com o meu tempo e principalmente vontade/ estado de espírito. Corria em média 3 vezes por semana, às vezes mais, outras vezes menos (20-40 min).

                                                      Mesmo assim sabia que precisava de fazer alguns treinos longos, desafiado por um amigo fui fazer os "20 km de Lausanne", coincidência a edição 2010 é precisamente hoje! O percurso é o mesmo, podem ver aqui:

                                                      Parcours

                                                      Como podem ver é um sobe e desce considerável. Tinha previsto fazer 1h45/2h00, mas como me sentia muito bem fiz uma prova muito boa, podendo até ter abusado mais um pouco, embora o objectivo não fosse fazer o melhor tempo possível. Achei a 1h26 muito bom, tendo em conta que foi uma média de 14 km/h e com aquelas subidas todas.

                                                      Estava mais que confiante para a maratona, faltava 2 semanas e já só a via à frente, até que num treino que fiz num fim de semana que estava em Portugal começou a doer o joelho, estava apenas a 10 dias da maratona. Descanso de 3/4 dias, voltar a correr, novamente a dor! Já estava lixado! Mais 3/4 dias de descanso, voltar a correr e a dor volta (embora com menos intensidade). Lá pensei, vou lá e que seja o que Deus quiser.

                                                      No dia da maratona aqueci muito bem, meti o joelho elástico, pomada, anti inflamatório e lá fui! Comecei muito devagar para aquecer bem e na 1ª hora não senti dores, mas a partir daí comecei a ter uma dor algo incomodante, mas nada que me fizesse parar. Quem conhece a competição sabe o bichinho que temos em nós, que nada nos faz parar, só olhava ao objectivo, sinceramente nem queria saber do joelho!

                                                      O percurso eram 2 voltas e fiz a primeira em 1h36, sentia-me bem e então decidi puxar um pouco mais para chegar com 3h10, mas a partir dos 30km foi muito complicado, há uma quebra enorme no rendimento e o prazer de correr acaba aí, começando o sofrimento a sério! Sempre com o objectivo da meta lá fui, com ou mais dores. Cheguei assim:

                                                      YouTube - Maratona Genebra 10 Maio 2009 - 3h17min

                                                      Resumindo: 42km em 3h17 min, 3 unhas dos pés pisadas (saíram mais tarde), 1 semana que mal me mexia, muitas semanas sem correr por ter dores no joelho (a andar de bike não doía, só mesmo correr).

                                                      Podem também ver o diário de bordo no meu blog:

                                                      A minha experiência na Suíça: Maratona Genève 2009

                                                      Valeu mesmo a pena!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Air, és uma inspiração!

                                                        Respect.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem venho aqui apenas para vos dar força na vossa "caminhada mais rapida" !!


                                                          Não sou adepto de correr, mas adoro andar a pé, e tento sempre fazer uma média de entre 2 a 8 kms por dia.


                                                          Vou a pé para todo o lado que posso.


                                                          Até já arranjei uma mochila para ir a pé ao pingo doce, são +- 2km ida e volta, faz-se bem!



                                                          Força nisso e corda nesses sapatos!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                            Bem venho aqui apenas para vos dar força na vossa "caminhada mais rapida" !!


                                                            Não sou adepto de correr, mas adoro andar a pé, e tento sempre fazer uma média de entre 2 a 8 kms por dia.


                                                            Vou a pé para todo o lado que posso.


                                                            Até já arranjei uma mochila para ir a pé ao pingo doce, são +- 2km ida e volta, faz-se bem!



                                                            Força nisso e corda nesses sapatos!
                                                            Tal como tu também adoro andar a pé. Se tiver que ir a um determinado lugar e puder ir a pé vou, só faz bem. Acho que a nossa sociedade está muito dependente do automóvel e outros meios de transporte, há pessoas que para andar um simples km tem que levam o carro, tal é o hábito, acho isso um absurdo.


                                                            Este tópico está a ser uma agradável surpresa, ainda somos uns poucos que gostamos de dar umas corridinhas de vez em quando

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X