OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE! - Página 34

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Título: OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

  1. #991
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    O Alentejo tem menos de meio milhão de habitantes. O aeroporto faz pouco sentido porque nem foi pensado para boas acessibilidades.

    Por exemplo a região centro tem 2,3 milhões de habitantes, excelentes ligações para norte e sul e nem sequer tem aeroporto.

    Pensar num aeroporto comercial no Alentejo é só teimosia na minha opinião.
    Mas já lá está, não há volta a dar. Talvez tenha sido um erro, mas já foi construido.

    Agora há que ir atrás do prejuizo e tentar render o peixe.

    O Alentejo pode ter pouca população, mas para além dos emigrantes e um ou outro turista, não te esquecas do dsitrito de Setubal e Margem Sul.

    Este aeroporto está potencialmente na catchment area de algumas zonas do distrito de Setubal e os municipios da Margem Sul.

    Acredita que se o preço de um voo de/para Beja fosse baixo, com AE e autocarros a fazerem percurso até ao aeroporto, haveria alguns a optarem por Beja.
    Última edição por Paulinhonanet : 01-08-19 às 10:33:21


  2. #992
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    Citação Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
    Mas já lá está, não há volta a dar. Talvez tenha sido um erro, mas já foi construido.

    Agora há que ir atrás do prejuizo e tentar render o peixe.

    O Alentejo pode ter pouca população, mas para além dos emigrantes e um ou outro turista, não te esquecas do dsitrito de Setubal e Margem Sul.

    Este aeroporto está potencialmente na catchment area de algumas zonas do distrito de Setubal e os municipios da Margem Sul.

    Acredita que se o preco de um voo para Beja fosse baixo, com AE e autocarros a fazerem percurso até ao aeroporto, haveria alguns a optarem por Beja.
    Insistir no erro é ainda pior. Ás vezes o melhor é admitir o erro e aprender com ele, que é o que está a ser feito.

    A margem sul está muito mais perto de Lisboa do que de Beja, de Setubal a Beja sao 140Km, é quase o triplo da distancia de Lisboa.

    O Alentejo tem 500.000 habitantes, dos quais, une 130 mil tem mais de 65 anos, e os rendimentos da populacao sao do mais baixos do país.

    Os 33 milhoes gastos em Beja nao justificam um investimento ainda maior só para tentar provar a viabilidade do projecto inicial, quando essa viabilidade nao é garantida.
    Última edição por Karma : 01-08-19 às 10:43:32

  3. #993
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    Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Insistir no erro é ainda pior. Ás vezes o melhor é admitir o erro e aprender com ele, que é o que está a ser feito.

    A margem sul está muito mais perto de Lisboa do que de Beja, de Setubal a Beja sao 140Km, é quase o triplo da distancia de Lisboa.
    Que Lisboa é mais perto eu sei, mas há pessoal que vai mais longe, se apanhar mais barato.

    Conheço pessoal aqui em Londres que já foi para o aeroporto de Birmingham de comboio/expresso, pq o voo low cost de Birmingham ficou muito mais barato do que Londres.

    E há outra catchment area que podia eventualmente aterrar em Beja (povoações Espanholas perto da fronteira).
    Última edição por Paulinhonanet : 01-08-19 às 11:30:21

  4. #994
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    Citação Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
    Que Lisboa é mais perto eu sei, mas há pessoal que vai mais longe, se apanhar mais barato.

    Conheço pessoal aqui em Londres que já foi para o aeroporto de Birmingham de comboio/expresso, pq o voo low cost de Birmingham ficou muito mais barato do que qualquer aeroporto de Londres.

    E há outra catchment area que podia eventualmente aterrar em Beja (povoações Espanholas perto da fronteira).
    Acontece também com Eindhoven - Amsterdam. Mas a infrastrutura ferroviária já existia.
    TURBO gosta disto.

  5. #995
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    Não é preciso sair de Portugal, muitos vão do porto a Lisboa de autocarro/comboio apanhar o avião e vice versa, quando a diferença € é significativa e compensa.

    Mas lá está, como foi dito a infraestrutura existe e não é só para esta finalidade. Estas coisas requerem uma frequência alta e preços baixos. No caso de Beja é muito complicado ganhar escala para compensar isto, porque não existe mais nenhum uso .


  6. #996
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    A área metropolitana de Eindhoven tem 700 mil habitantes
    A área metropolitana de Birmingham tem 4 milhoes de habitantes
    A área metropolitana do Porto tem 1.7 milhoes de habitantes

    A área metropolitana(!) de Beja tem 100 mil habitantes com sorte.

  7. #997
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    Obviamente que nos interessa”, afirmou o presidente da ANA em resposta aos jornalistas, à margem de uma conferência promovida esta terça-feira no Parlamento sobre o novo aeroporto do Montijo que se encontra em consulta pública. A concessionária já teve contactos com as empresas petrolíferas para avaliar se havia interesse, mas há dificuldades em termos de viabilização económica. “Há um oleoduto que vai de Sines a Aveiras (parque de combustíveis) e o nosso entendimento é que há uma possibilidade técnica, mas que é bastante complexa em termos de implementação e o custo de investimento é muito elevado”.

    Segundo Thierry Ligionnière, seria necessário fazer um desvio desse pipeline para abastecer o Montijo. O abastecimento por oleoduto está também a ser estudado para o aeroporto Humberto Delgado, existindo neste caso um projeto da Companhia Logística de Combustíveis (CLC), que gere o Parque de Aveiras, para reutilizar uma conduta desativada da Epal. Este solução ganhou força após greve dos motoristas de mercadorias perigosas de abril que secou rapidamente o aeroporto de Lisboa de jetfuel que é trazido em dezenas de camiões por dia de Aveiras até à Portela.

    O presidente da ANA diz ainda que este não será um investimento para a concessionária do aeroporto, mas sim das empresas petrolíferas. A inexistência de um pipeline para abastecer o Montijo no projeto proposto pela ANA foi uma das falhas apontadas por deputados e organizações ambientais no debate sobre o novo aeroporto que se realizou esta terça-feira por iniciativa da comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas. Já o presidente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) defendeu que este é um tema atual e importante sobre o qual o país deve refletir.(...)"

    Oleoduto para o Montijo é complexo e caro


  8. #998
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    Pode ser do efeito da manipulação da informação, das fake e do diabo a sete, mas o Montijo é mais um remendo que nos vai custar muito caro!

    Alcochete não era muito mais longe, tinha possibilidades de expansão até quase ao infinito (e não a limitação dos 20 e picos de voos por hora), menor impacto ambiental e até a construção de um oleoduto era menos onerosa...

    O futuro é que nos vai julgar, mas a mim parece-me erro estratégico que não será barato, sobretudo se a indústria da aviação continuar a crescer a este ritmo e o turismo continuar a ser a nossa galinha dos ovos de ouro...

  9. #999
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    Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Insistir no erro é ainda pior. Ás vezes o melhor é admitir o erro e aprender com ele, que é o que está a ser feito.

    A margem sul está muito mais perto de Lisboa do que de Beja, de Setubal a Beja sao 140Km, é quase o triplo da distancia de Lisboa.

    O Alentejo tem 500.000 habitantes, dos quais, une 130 mil tem mais de 65 anos, e os rendimentos da populacao sao do mais baixos do país.

    Os 33 milhoes gastos em Beja nao justificam um investimento ainda maior só para tentar provar a viabilidade do projecto inicial, quando essa viabilidade nao é garantida.
    O aeroporto de Beja custou 33 milhões?

  10. #1000
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Pode ser do efeito da manipulação da informação, das fake e do diabo a sete, mas o Montijo é mais um remendo que nos vai custar muito caro!

    Alcochete não era muito mais longe, tinha possibilidades de expansão até quase ao infinito (e não a limitação dos 20 e picos de voos por hora), menor impacto ambiental e até a construção de um oleoduto era menos onerosa...

    O futuro é que nos vai julgar, mas a mim parece-me erro estratégico que não será barato, sobretudo se a indústria da aviação continuar a crescer a este ritmo e o turismo continuar a ser a nossa galinha dos ovos de ouro...
    A solução será criar um aeroporto na zona centro entre Coimbra e Fátima.

  11. #1001
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    A solução será criar um aeroporto na zona centro entre Coimbra e Fátima.
    Isso só se mudassem a capital do país...
    Acho que 2 aeroportos principais como temos (Lisboa e Porto) está bem. São as únicas 2 áreas metropolitanas que temos, não faz sentido construir aeroportos fora disso.
    Por exemplo a Bélgica só tem um grande aeroporto internacional que serve o país todo. Isto apesar de ter várias cidades tão grandes ou maiores que o Porto.

    Agora o aeroporto do Montijo também não parece grande ideia. Para isso mais vale voltar à ideia original da OTA. Já tinham decidido que era Alcochete, não percebo como de repente houve estar guinagem para o Montijo.

  12. #1002
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    A solução será criar um aeroporto na zona centro entre Coimbra e Fátima.
    Para? O Sá Carneiro está no máximo da sua capacidade?

    é que o novo aeroporto é exactamente porque o de Lisboa está no máximo e não há por onde crescer.

    Faz falta um aeroporto em Lisboa, ao nivel de uma grande capital europeia, não estou a ver o que é que um aeroporto em Leiria iria trazer de bom...

  13. #1003
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    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    O aeroporto de Beja custou 33 milhões?
    Sim.

    https://observador.pt/2016/06/09/aer...e-inexistente/

  14. #1004
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Isso só se mudassem a capital do país...
    Acho que 2 aeroportos principais como temos (Lisboa e Porto) está bem. São as únicas 2 áreas metropolitanas que temos, não faz sentido construir aeroportos fora disso.
    Por exemplo a Bélgica só tem um grande aeroporto internacional que serve o país todo. Isto apesar de ter várias cidades tão grandes ou maiores que o Porto.

    O que actualmente não existe em nenhum aeroporto nacional, o de Faro ate em qualquer transporte público é difícil de lá chegar. Não existem redes integradas de transportes em Portugal. E pelo que se vê no planeamento a longo prazo nem vai existir.

    Agora o aeroporto do Montijo também não parece grande ideia. Para isso mais vale voltar à ideia original da OTA. Já tinham decidido que era Alcochete, não percebo como de repente houve estar guinagem para o Montijo.
    Para teres isso, aeroporto a servir grandes áreas, tens de ter uma boa rede de transportes de todo o país diretamente para a gare do aeroporto.

    Região centro com ligação de alta velocidade ao aeroporto de Porto e Lisboa retirava a necessidade de um aeroporto. Mais vale poucos aeroportos mas bons do que muitos em que cada 1 não acrescenta muito.

    Montijo é um remendo, mas é a solução que o tempo e dinheiro disponível permite.

  15. #1005
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    Citação Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
    Para teres isso, aeroporto a servir grandes áreas, tens de ter uma boa rede de transportes de todo o país diretamente para a gare do aeroporto.

    Região centro com ligação de alta velocidade ao aeroporto de Porto e Lisboa retirava a necessidade de um aeroporto. Mais vale poucos aeroportos mas bons do que muitos em que cada 1 não acrescenta muito.

    Montijo é um remendo, mas é a solução que o tempo e dinheiro disponível permite.
    Lá está, Montijo também não tem ligações em condições, é mau em todos os aspectos.
    Mal por mal, mais vale fazer na OTA, que sempre fica ali ao lado da A1 e da linha no Norte.
    Quer dizer, durante dezenas de anos a solução era a OTA, depois de muita polémica decidiu-se abandonar e escolher uma localização melhor, toda a gente parece que ficou de acordo que a solução melhor seria Alcochete. Isto foi um processo longo e demorado.
    E depois de repente este governo saca da cartola a solução Montijo, que reconhecem logo à partida que é um remendo.

    Não consigo concordar com isto. Então, mal por mal, remendo por remendo, que coloquem na OTA, já está perto das melhores ligações do país, e está melhor localizado para quem vem de Norte. Para quem é de Lisboa é praticamente igual ir para o Montijo ou para a OTA. Se calhar para o Montijo até pode ficar mais complicado devido ao trânsito.
    Em conclusão, a mim parece-me muito pior a solução Montijo do que a originalmente pensada, OTA, por isso não consigo perceber essa opção, não consigo, acho que é um erro crasso, um erro enorme, mais um erro enorme dos nossos politicos incompetentes.
    Já o Aeroporto de Beja, outro erro crasso, foi feito para aproveitar a base aérea, e pelos vistos os nossos politicos burros não aprenderam com o erro.

  16. #1006
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    [QUOTE=XlPower;1070506335]Lá está, Montijo também não tem ligações em condições, é mau em todos os aspectos.
    Mal por mal, mais vale fazer na OTA, que sempre fica ali ao lado da A1 e da linha no Norte./QUOTE]

    Quer dizer OTA está ali ao lado da A1 e o Montijo que está ao lado da A33 que tem ligação à A12 e A2 já não são ligações em condições

  17. #1007
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    Quer dizer OTA está ali ao lado da A1 e o Montijo que está ao lado da A33 que tem ligação à A12 e A2 já não são ligações em condições
    Para ir para Lisboa tem de se atravessar sempre uma ponte, para não falar de que a Ota fica mais perto do Norte e Centro do país. A A33 é uma porcaria e não há comboio perto.
    De qualquer maneira a Ota é uma hipótese já descartada, não será lá que farão o aeroporto.

  18. #1008
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    Citação Originalmente Colocado por nkramer Ver Post
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    Lá está, Montijo também não tem ligações em condições, é mau em todos os aspectos.
    Mal por mal, mais vale fazer na OTA, que sempre fica ali ao lado da A1 e da linha no Norte.
    Quer dizer OTA está ali ao lado da A1 e o Montijo que está ao lado da A33 que tem ligação à A12 e A2 já não são ligações em condições
    Curioso não teres falado no comboio. Que ligação ferroviária existe ou poderá existir para o Montijo?

    Não tem comparação possível. A A1 e a linha do norte são as principais ligações do país. Para quem vem de norte, seria muito mais rápido a OTA, tanto de comboio como de carro.

  19. #1009
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Para ir para Lisboa tem de se atravessar sempre uma ponte, para não falar de que a Ota fica mais perto do Norte e Centro do país. A A33 é uma porcaria e não há comboio perto.
    De qualquer maneira a Ota é uma hipótese já descartada, não será lá que farão o aeroporto.
    Pois, já estava descartada, mas se é para colocar no Montijo, que coloquem antes na OTA.

  20. #1010
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    Isso só se mudassem a capital do país...
    Acho que 2 aeroportos principais como temos (Lisboa e Porto) está bem. São as únicas 2 áreas metropolitanas que temos, não faz sentido construir aeroportos fora disso.
    Por exemplo a Bélgica só tem um grande aeroporto internacional que serve o país todo. Isto apesar de ter várias cidades tão grandes ou maiores que o Porto.

    Agora o aeroporto do Montijo também não parece grande ideia. Para isso mais vale voltar à ideia original da OTA. Já tinham decidido que era Alcochete, não percebo como de repente houve estar guinagem para o Montijo.
    A Bélgica não é exemplo porque só tem 1/3 do território de Portugal, além de ter menos turismo também, e o que tem é bastante concentrado.

    O que não vejo sentido é um aeroporto fora da linha Porto-Lisboa, porque é neste linha que se concentra não só a maioria da população mas também a maioria do turismo.

    E nesse sentido, não sendo possível algo novo (económico) talvez fosse melhor apostar na Ota. Mas também não tenho certeza disto porque às vezes é melhor criar algo novo do que andar a remendar algo complicado, e tenho ideia que a Ota ainda tinha alguma complexidade para aumentar a pista por causa do terreno.

  21. #1011
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    A Bélgica não é exemplo porque só tem 1/3 do território de Portugal, além de ter menos turismo também, e o que tem é bastante concentrado.

    O que não vejo sentido é um aeroporto fora da linha Porto-Lisboa, porque é neste linha que se concentra não só a maioria da população mas também a maioria do turismo.

    E nesse sentido, não sendo possível algo novo (económico) talvez fosse melhor apostar na Ota. Mas também não tenho certeza disto porque às vezes é melhor criar algo novo do que andar a remendar algo complicado, e tenho ideia que a Ota ainda tinha alguma complexidade para aumentar a pista por causa do terreno.
    Estás pouco obtuso hoje, e muito racional. O que se passa, estás doente?

  22. #1012
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    Estás pouco obtuso hoje, e muito racional. O que se passa, estás doente?
    E se a "obtusidade" dele for doença crónica e, de vez em quando (como hoje), tiver uns vislumbres de claridade?
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  23. #1013
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    Eu só falei na A33 porque o argumento foi que a OTA "sempre fica ali ao lado da A1 e da linha no Norte"... O Montijo está ao lado da A33 e da linha do sul...

    Se formos falar de comboios, pontes, etc, já é um pouco diferente diferente.

  24. #1014
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    Para? O Sá Carneiro está no máximo da sua capacidade?

    é que o novo aeroporto é exactamente porque o de Lisboa está no máximo e não há por onde crescer.

    Faz falta um aeroporto em Lisboa, ao nivel de uma grande capital europeia, não estou a ver o que é que um aeroporto em Leiria iria trazer de bom...
    Não é um aeroporto em Leiria, mas sim um aeroporto mais a norte de Lisboa.

    O Porto tem cerca de 4,5 milhões de turistas estrangeiros, o Centro tem cerca de 3 milhões e Lisboa tem cerca de 11 milhões de turistas.

    Mas olhando também para a população a servir, tirando região do norte e Lisboa, é o Centro (linha Porto-Lisboa) que concentra mais população e também mais turismo. Fazer uma aeroporto fora desta linha é que não me parece acertado, tal como não foi acertado fazer um aeroporto em Beja.

  25. #1015
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    Um dos problemas de Alcochete é ser margem sul, vai criar mais problemas e nivel de tráfego para passar o Tejo, temos de nos lembrar que a grande fatia de quem voa para o aeroporto Humberto Delgado, vai para Lisboa ou região centro. Só compreendo um aeroporto na Margem sul, com a construção de um mais pequeno, estilo o de Beja, na zona centro, a Aigle Azur, que entretanto vai fechar, chegou a demonstrar interesse em voar para a zona centro.
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  26. #1016
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    Estás pouco obtuso hoje, e muito racional. O que se passa, estás doente?
    Tenho dias.

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  27. #1017
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    Um dos problemas de Alcochete é ser margem sul, vai criar mais problemas e nivel de tráfego para passar o Tejo, temos de nos lembrar que a grande fatia de quem voa para o aeroporto Humberto Delgado, vai para Lisboa ou região centro. Só compreendo um aeroporto na Margem sul, com a construção de um mais pequeno, estilo o de Beja, na zona centro, a Aigle Azur, que entretanto vai fechar, chegou a demonstrar interesse em voar para a zona centro.
    De Alcochete para a regiao centro nao é preciso ir para Lisboa.

  28. #1018
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    Um dos problemas de Alcochete é ser margem sul, vai criar mais problemas e nivel de tráfego para passar o Tejo, temos de nos lembrar que a grande fatia de quem voa para o aeroporto Humberto Delgado, vai para Lisboa ou região centro. Só compreendo um aeroporto na Margem sul, com a construção de um mais pequeno, estilo o de Beja, na zona centro, a Aigle Azur, que entretanto vai fechar, chegou a demonstrar interesse em voar para a zona centro.
    Mas esse é também um problema do Montijo, com as agravante que no Montijo está praticamente em cima do Tejo, das aves, e não tem espaço para crescer. Basicamente o Montijo tem todas as desvantagens e mais algumas, não faz qualquer sentido, não dá mesmo para perceber. A Ota sempre tem a vantagem da localização, mesmo que fique mais cara a construção, poupam nos acessos, e poupa-se futuramente no tempo de acesso ao Aeroporto.
    Obtuso gosta disto.

  29. #1019
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    Eu só falei na A33 porque o argumento foi que a OTA "sempre fica ali ao lado da A1 e da linha no Norte"... O Montijo está ao lado da A33 e da linha do sul...

    Se formos falar de comboios, pontes, etc, já é um pouco diferente diferente.
    A A1 é uma via estruturante, passam lá milhares de carros Norte<->Lisboa todos os dias, a A33 é um IC com esteróides feito para servir a península de Setúbal.
    Na Ota a linha do Norte passaria literalmente ao lado do aeroporto, no Montijo já tem que se fazer um ramal com alguns km e pelo meio de uma zona super urbanizada.

  30. #1020
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    De Alcochete para a regiao centro nao é preciso ir para Lisboa.
    Não tens nenhuma ligação decente com o norte sem passares na Vasco da Gama.

    A não ser que seja para "obrigar" o pessoal a usar a AE do pinhal interior, que ninguém usa...mas desconfio que não ia ser o aeroporto a promover o uso.

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