OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE! - Página 35

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Título: OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

  1. #1021
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    Mas esse é também um problema do Montijo, com as agravante que no Montijo está praticamente em cima do Tejo, das aves, e não tem espaço para crescer. Basicamente o Montijo tem todas as desvantagens e mais algumas, não faz qualquer sentido, não dá mesmo para perceber. A Ota sempre tem a vantagem da localização, mesmo que fique mais cara a construção, poupam nos acessos, e poupa-se futuramente no tempo de acesso ao Aeroporto.
    A OTA tem excelente localização, com facilidade de ligação à A1, linha do norte, e facilmente a ligar e agregar as necessidades da linha Porto-Lisboa.


  2. #1022
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    Citação Originalmente Colocado por nkramer Ver Post
    Eu só falei na A33 porque o argumento foi que a OTA "sempre fica ali ao lado da A1 e da linha no Norte"... O Montijo está ao lado da A33 e da linha do sul...

    Se formos falar de comboios, pontes, etc, já é um pouco diferente diferente.
    A questão é que a esmagadora maioria de passageiros vem/vai do norte e não do sul...

  3. #1023
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    De Alcochete para a regiao centro nao é preciso ir para Lisboa.
    Sim, pode ir pelas Lezírias, e estará mais perto da linha de Vendas Novas que poderia ser reaproveitada.

  4. #1024
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Sim, pode ir pelas Lezírias, e estará mais perto da linha de Vendas Novas que poderia ser reaproveitada.
    Vendas Novas? Mais um bocado e Beja começa a ser uma boa solução, afinal até está perto da mesma linha...

  5. #1025
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    Vendas Novas? Mais um bocado e Beja começa a ser uma boa solução, afinal até está perto da mesma linha...
    Está sim, não está é perto de mais nada.


  6. #1026
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Está sim, não está é perto de mais nada.
    Pequeno pormenor...

  7. #1027
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    porque é que o aeroporto de Lisboa não pode ser expandido ?

  8. #1028
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    Citação Originalmente Colocado por Altar Ver Post
    porque é que o aeroporto de Lisboa não pode ser expandido ?
    Vais ao google maps, vista de satélite e percebes logo.
    midnightblack gosta disto.

  9. #1029
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    porque é que o aeroporto de Lisboa não pode ser expandido ?

    Expandir para onde?! Já viste bem no mapa onde fica? Só se deitares toda a zona da Alta de Lisboa, Musgueira, Bairro S Francisco, etc.

    A cidade cresceu, o aeroporto está envolto por casas. O tráfego aéreo é horrível, o ruído em Alvalade e St Iria/Bobadela é horrível, basciamente ouvem-se aviões a cada 5 mins.

  10. #1030
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    Citação Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Expandir para onde?! Já viste bem no mapa onde fica? Só se deitares toda a zona da Alta de Lisboa, Musgueira, Bairro S Francisco, etc.

    A cidade cresceu, o aeroporto está envolto por casas. O tráfego aéreo é horrível, o ruído em Alvalade e St Iria/Bobadela é horrível, basciamente ouvem-se aviões a cada 5 mins.
    Basicamente, impera fazer um aeroporto como deve ser (e não um remendo), com espaço para expandir ou criar pistas, e deitar o actual abaixo. Como foi feito em Hong Kong: https://en.wikipedia.org/wiki/Kai_Tak_Airport

  11. #1031
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    Não tens nenhuma ligação decente com o norte sem passares na Vasco da Gama.

    A não ser que seja para "obrigar" o pessoal a usar a AE do pinhal interior, que ninguém usa...mas desconfio que não ia ser o aeroporto a promover o uso.
    Se for o caminho mais rápido as pessoas vao usar.

  12. #1032
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    A A1 é uma via estruturante, passam lá milhares de carros Norte<->Lisboa todos os dias, a A33 é um IC com esteróides feito para servir a península de Setúbal.
    Na Ota a linha do Norte passaria literalmente ao lado do aeroporto, no Montijo já tem que se fazer um ramal com alguns km e pelo meio de uma zona super urbanizada.
    Brincalhão! São pelo menos 10 km's para a Azambuja que, julgo eu, é o ponto mais próximo da linha do comboio! Do Montijo para o comboio da Fertagus é parecido, embora mais povoado, como referes!!!

  13. #1033
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Brincalhão! São pelo menos 10 km's para a Azambuja que, julgo eu, é o ponto mais próximo da linha do comboio! Do Montijo para o comboio da Fertagus é parecido, embora mais povoado, como referes!!!
    Azambuja?

    Para a Ota vejo mais sentido realizar interface a sul com a A1 e também com a linha do norte, que ficaria a menos de 4 kms.

  14. #1034
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    Expandir para onde?! Já viste bem no mapa onde fica? Só se deitares toda a zona da Alta de Lisboa, Musgueira, Bairro S Francisco, etc.

    A cidade cresceu, o aeroporto está envolto por casas. O tráfego aéreo é horrível, o ruído em Alvalade e St Iria/Bobadela é horrível, basciamente ouvem-se aviões a cada 5 mins.

    mas se para fazer autoestradas se expropriam terras e casas a tanta gente, porque não o fazem no aeroporto de Lisboa ?

  15. #1035
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    mas se para fazer autoestradas se expropriam terras e casas a tanta gente, porque não o fazem no aeroporto de Lisboa ?
    Estás mesmo a comparar expropriar terras rústicas com zonas urbanas cheias de prédios, onde não só se coloca o problema de valor, mas também de realojamento desse pessoal todo?

  16. #1036
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    Se for o caminho mais rápido as pessoas vao usar.
    Mais rápido para onde, norte?

    Acredito que a maioria dos passageiros, mesmo que viaje para norte queira passar por Lisboa uns dias, pelo que o fluxo acaba por ser focado na Vasco da Gama.

    Por exemplo, eu do norte apanho comboio em Braga ou Guimarães e tenho ligação ao Porto ou a Lisboa. Para alcochete teria de andar a inventar com mais transportes. Transferes são sempre terríveis em qualquer viagem.

  17. #1037
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    Grande confusão vai aqui se continuarem a comparar cenários/localizações incomparáveis.

    O Montijo é uma solução complementar à Portela.

    Tanto a OTA como Alcochete eram soluções que substituiriam a Portela.

    A conversa é, como tal, muito diferente.

    O Montijo nem pista preparada para widebodies (aviões de longo-curso) parece que vai ter. Está puramente pensamento para tráfego de médio-curso, ponto a ponto, VFR (tráfego tipo visiting friends and relatives) e para companhias mais interessadas em não pagar o premium que os slots da Portela têm (e vão ter cada vez mais). De um ponto de vista de ligação a Lisboa, os turistas terão a opção barco a colocá-los no centro nevrálgico da cidade. O problema de acesso põe-se para os locais, como solução de aeroporto para receber turistas o Montijo não é assim tão má solução para quem visita Lisboa.

    Para nós locais funcionará como opção de voos lowcost a exigir um transbordo chato/lento mas barato em autocarro. Devia seriamente pensar-se em criar uma 4ª faixa na VDG exclusiva a bus para o aeroporto. Ainda não vi nada disto, bem como arranjar uma solução para o nó ali em Sacavém e a ligação à Portela.

    Aparentemente Alcochete como solução complementar à Portela apresenta mais problemas a nível de gestão do tráfego aéreo. Há muita gente da área a dizer mesmo que é incompatível ou muito ineficiente nesse cenário. Isso deve-se ao facto do Montijo funcionar como uma pista quase paralela à Portela (mesmo que separada por um rio e a zona este de Lisboa).

    A discussão entre Portela+1 vs novo aeroporto único já foi feita.

    O novo aeroporto é substancialmente mais caro (per si e pela ligação ferroviária de alta velocidade necessária), a localização face à maioria da região metropolitana de Lisboa é sempre má/muito pior e nunca funcionaria mantendo a Portela aberta. Ia acontecer o mesmo que se viu lá fora com mega-aeroportos fora dos centros das cidades que se revelaram flops e elefantes brancos (Montreal/Mirabel é o caso-exemplo).

    A OTA foi descartada porque a capacidade de utilização de 2 pistas em simultâneo não é boa e está rodeada por uma montanha com impossibilidade de expansão para além disso (contrariamente a Alcochete). Como solução de "mega-aeroporto" é sofrível. Como aeroporto complementar já funcionaria mas é inferior ao Montijo (mais longe, mais caro e a exigir uma ligação de velocidade rápida)
    Última edição por Andre : 11-09-19 às 13:57:43

  18. #1038
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    Estava a falar na Ota como Portela + 1 na mesma. Como dizes no final.

  19. #1039
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    Lá está, se a ideia é ter um Aeroporto complementar no Montijo, então que voltem à ideia da OTA. Montijo não tem vantagens nenhumas cobre a OTA, nenhumas, só desvantagens.

    Se é para fazer um grande Aeroporto de raiz e substituir a portela, Alcochete, se é um Aeroporto complementar, OTA. Continuo sem perceber esta opção do Montijo, um Aeroporto em cima de um estuário, e com maus acessos.

  20. #1040
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    Se é para fazer um grande Aeroporto de raiz e substituir a portela, Alcochete, se é um Aeroporto complementar, OTA. Continuo sem perceber esta opção do Montijo, um Aeroporto em cima de um estuário, e com maus acessos.
    e com pássaros o Q.B.

  21. #1041
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    De resto a conversa do tráfego a vir do Centro ou Norte para o aeroporto complementar não tem adesão na realidade porque a evolução do tráfego não se está a fazer nesse sentido.

    A tendência é precisar-se cada vez menos de ir a Lisboa apanhar um avião...excepto para ligações intercontinentais, as mesmas que continuarão a ser unicamente feitas na Portela e no pequeno-hub (à dimensão europeia) que a TAP tem lá. Não no Montijo. Não numa Ota como solução complementar à Portela.

    A vantagem do Montijo como solução complementar é exactamente ser melhor para o turista europeu (ou que entrou na Europa por outro país e chega num avião narrobody numa lowcost qualquer).

    E é melhor porque não se gasta milhões numa linha de comboio (como teria que ser na Ota) que terá bilhetes caríssimos que o comprador desse bilhete de avião não comprará (porque custam mais que o próprio bilhete de avião) ou sujeitar esse turista a um autocarro a demorar 1h/1h30 de viagem no período de início e final de dia para o centro de Lisboa. Vs uma "simples" ligação de barco em 15/20 min até ao Terreiro do Paço....

    Ao mesmo tempo que se tenta captar um potencial português do Centro/Norte que tem esse mesmo voo lowcost a sair do Porto e que continuará a não ir à Ota. Não joga.

    Todos estes cenários são dinâmicos. É muito diferente falar na OTA como solução única vs complementar. Contudo, em cada um desses cenários, respectivamente Alcochete e o Montijo são melhores opções.
    Última edição por Andre : 11-09-19 às 14:16:31

  22. #1042
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    e com pássaros o Q.B.
    É para tornar as descolagens mais emocionantes.

  23. #1043
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    De resto a conversa do tráfego a vir do Centro ou Norte para o aeroporto complementar não tem adesão na realidade porque a evolução do tráfego não se está a fazer nesse sentido.

    A tendência é precisar-se cada vez menos de ir a Lisboa apanhar um avião...excepto para ligações intercontinentais, as mesmas que continuarão a ser unicamente feitas na Portela e no pequeno-hub (à dimensão europeia) que a TAP tem lá. Não no Montijo. Não numa Ota como solução complementar à Portela.

    A vantagem do Montijo como solução complementar é exactamente ser melhor para o turista europeu (ou que entrou na Europa por outro país e chega num avião narrobody numa lowcost qualquer).

    E é melhor porque não se gasta milhões numa linha de comboio (como teria que ser na Ota) que terá bilhetes caríssimos que o comprador desse bilhete de avião não comprará (porque custam mais que o próprio bilhete de avião) ou sujeitar esse turista a um autocarro a demorar 1h/1h30 de viagem no período de início e final de dia para o centro de Lisboa. Vs uma "simples" ligação de barco em 15/20 min até ao Terreiro do Paço....

    Ao mesmo tempo que se tenta captar um potencial português do Centro/Norte que tem esse mesmo voo lowcost a sair do Porto e que continuará a não ir à Ota. Não joga.

    Todos estes cenários são dinâmicos. É muito diferente falar na OTA como solução única vs complementar. Contudo, em cada um desses cenários, respectivamente Alcochete e o Montijo são melhores opções.
    Só que nessas contas existe algo que não bate certo.

    Em 2018 a zona de Lisboa teve cerca de 11 milhões de turistas estrangeiros, mas o aeroporto da portela anda a roçar os 30 milhões. Logo não são os turistas que dão maior movimento.

    Não estou a ver alguém do Centro a preterir Lisboa ou Porto para ir para o Montijo. Os custos terão de ser mesmo muito atractivos.

  24. #1044
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    mas se para fazer autoestradas se expropriam terras e casas a tanta gente, porque não o fazem no aeroporto de Lisboa ?
    O que eu não percebo é o porquê de se equacionar uma construção de um aeroporto para complementar o da Portela, e não se equacionar a construção de uma aeroporto moderno e de raiz para substituir o da Portela.


  25. #1045
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    De resto a conversa do tráfego a vir do Centro ou Norte para o aeroporto complementar não tem adesão na realidade porque a evolução do tráfego não se está a fazer nesse sentido.

    A tendência é precisar-se cada vez menos de ir a Lisboa apanhar um avião...excepto para ligações intercontinentais, as mesmas que continuarão a ser unicamente feitas na Portela e no pequeno-hub (à dimensão europeia) que a TAP tem lá. Não no Montijo. Não numa Ota como solução complementar à Portela.

    A vantagem do Montijo como solução complementar é exactamente ser melhor para o turista europeu (ou que entrou na Europa por outro país e chega num avião narrobody numa lowcost qualquer).

    E é melhor porque não se gasta milhões numa linha de comboio (como teria que ser na Ota) que terá bilhetes caríssimos que o comprador desse bilhete de avião não comprará (porque custam mais que o próprio bilhete de avião) ou sujeitar esse turista a um autocarro a demorar 1h/1h30 de viagem no período de início e final de dia para o centro de Lisboa. Vs uma "simples" ligação de barco em 15/20 min até ao Terreiro do Paço....

    Ao mesmo tempo que se tenta captar um potencial português do Centro/Norte que tem esse mesmo voo lowcost a sair do Porto e que continuará a não ir à Ota. Não joga.

    Todos estes cenários são dinâmicos. É muito diferente falar na OTA como solução única vs complementar. Contudo, em cada um desses cenários, respectivamente Alcochete e o Montijo são melhores opções.
    Costumo concordar quase em tudo contigo, mas nisto não. Essa história do barco não faz lá assim muito sentido. Quem é que quer sair do avião, apanhar um meio de transporte até ao barco, depois o barco, e depois outro meio de transporte até ao hotel ou até casa? É muito meio de transporte com as malas as costas.

    E em relação ao comboio, mesmo que se gastem alguns milhões para fazer uma ligação (4 kms) até à linha do Norte, no caso da OTA, é muito melhor do que não ter comboio ou ter que gastar dezenas de milhões. E mesmo a gastar dezenas de milhões nunca será tão rápido do que a linha do Norte para chegar à maior parte dos destinos.

    E depois há os problemas ambientais.

    E há o problema de ter que se atravessar uma ponte.

    E há o problema que no Montijo também fica ao lado das casas.

    É só problemas, nenhuma vantagem.

  26. #1046
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    O que eu não percebo é o porquê de se equacionar uma construção de um aeroporto para complementar o da Portela, e não se equacionar a construção de uma aeroporto moderno e de raiz para substituir o da Portela.

    Porque o governo estourou o dinheiro dos nossos impostos a subornar os votantes, com aumentos salariais, de reformas, com livros grátis, com descontos nos passes, etc, etc, e agora não há dinheiro para as infra-estruturas necessárias.

  27. #1047
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Costumo concordar quase em tudo contigo, mas nisto não. Essa história do barco não faz lá assim muito sentido. Quem é que quer sair do avião, apanhar um meio de transporte até ao barco, depois o barco, e depois outro meio de transporte até ao hotel ou até casa? É muito meio de transporte com as malas as costas.

    E em relação ao comboio, mesmo que se gastem alguns milhões para fazer uma ligação (4 kms) até à linha do Norte, no caso da OTA, é muito melhor do que não ter comboio ou ter que gastar dezenas de milhões. E mesmo a gastar dezenas de milhões nunca será tão rápido do que a linha do Norte para chegar à maior parte dos destinos.

    E depois há os problemas ambientais.

    E há o problema de ter que se atravessar uma ponte.

    E há o problema que no Montijo também fica ao lado das casas.

    É só problemas, nenhuma vantagem.
    Vai haver ligação directa do terminal à nova estação fluvial do aeroporto, não tens esse transbordo que falas.

    A linha do Norte não tem capacidade para receber um serviço shuttle desses. Haveria sempre a necessidade de uma nova linha de raiz. Os custos são outros. Depois ias condenar o pessoal que vai por rodovia a um tempo de trajecto até Lisboa péssimo em boa parte do dia tornando ainda mais num inferno o tráfego entre Vila Franca e a 2a circular.

    Há poucas boas soluções, infelizmente. O Montijo como solução complementar é a melhor/menos má, estando longe de ser excelente ou não ter problemas. Tem vários mas é de longe mais custo efectiva.

  28. #1048
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    Só que nessas contas existe algo que não bate certo.

    Em 2018 a zona de Lisboa teve cerca de 11 milhões de turistas estrangeiros, mas o aeroporto da portela anda a roçar os 30 milhões. Logo não são os turistas que dão maior movimento.

    Não estou a ver alguém do Centro a preterir Lisboa ou Porto para ir para o Montijo. Os custos terão de ser mesmo muito atractivos.
    Acabaste de chegar à evidência do porquê de haver a necessidade de manter a Portela aberta: há muito tráfego de negócios onde a conveniência da distância tempo ao centro da cidade é, não só essencial como uma vantagem competitiva. Bem como muito passageiro que usa o hub da TAP e não sai do aeroporto porque está de passagem a ir/vir do Brasil, Norte de África ou costa Leste dos EUA.
    Última edição por Andre : 11-09-19 às 15:53:41

  29. #1049
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    Acabaste de chegar à evidência do porquê de haver a necessidade de manter a Portela aberta: há muito tráfego de negócios onde a conveniência da distância tempo ao centro da cidade é, não só essencial como uma vantagem competitiva.
    Eu não cheguei lá porque nunca sai de lá. Eu sempre preferi uma solução de Portela + 1, e esse 1 ser a norte de Lisboa.

  30. #1050
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    Estas coisas não são para ser decididas por uma questão de preferência ou que me dá mais jeito.

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