OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE! - Página 6

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Título: OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

  1. #151
    Piloto de Testes Janus's Avatar
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Excalibur

    citação:Originalmente colocada por Janus

    Há montes de aeroportos com muito mais trafego que o da Portela e que só teem uma pista.
    O aeroporto internacional de Tóquio fecha todos os dias 6 horas porque esta no meio da cidade, o de Lisboa deve ter mais trafego ok. Necessario era uma reestruturação da Portela e dos aerodromos das proximidades para em conjunto poderem funcionar como um, em 2017 deviamos estar a começar a pensar na Ota.
    Mas não me admira visto que é o aeroporto de Lisboa, uma cidade onde uma estação de metro ja custou mais que todas as linhas em funcionamento do Porto, não só em dinheiro mas tb em vidas no entanto quem foi prejudicado é o metro do Porto.
    J´´a agora tb precisamos de um sistema de saude e ensino decentes, assim como uma melhor politica social, mas isso tem tempo.
    Ota necessario? Le o publico em vez do noticias.
    Noto aqui uma certa enfase sectarista e demasiado bairrista, terás alguma razão em determionados aspectos, mas não há necessidade de imprimir um discurso um pouco miserabilista da região "coitadinha", isso começa a ser demasiado.

    Olhem para o pais como um todo e deixem determinados bairrismo na gaveta, defendam e elejam politicos que não falem e não vejam só os "fait divers" e futebol.

    E acreditem o norte tem, pessoas capazes e com dinamica não estão é no sitio certo.
    Se não te importas começo pelo fim. Claro que temos muitas pessoas capazes, simplesmente, e devido a conhecerem a realidade do Norte provavelmente iriam descentralizar a "coisa" e isso não interessa aos "lobbies" da capital. Toda a gente sabe que a linha de TGV entre o Porto e Vigo seria a mais importante do ponto de vista empresarial dado que iria aproximar investimentos e iria aproveitar o facto de os Galegos até nem se considerarem Espanhois a tempo inteiro. No entanto foi colocada ao mesmo nível de importancia da linha Aveiro Salamanca(????!!!!) que não sei bem para que serve.
    Tb poderia falar do Aeroporto Sá Carneiro que tem sabido crescer mesmo contra os interesses da Ota.
    As pessoas estão esquecidas de duas pessoas do Norte que estiveram no governo socialista e que começaram a imprimir mudanças, eram elas Fernando Gomes e Narciso Miranda, e que foi que lhes aconteceu? Foram postas no olho da rua e desacreditas por pequenos gestos. Já vi muitos fazerem pior e foi desculpabilizado. A estes não.

    Acerca do eu ser sectarista, não sou, limitei-me a apresentar factos, se esses factos te remetem para um discurso sectarista, se calhar é porque os FACTOS comprovam isso, não sou eu. Eu gostava de olhar para o pais como um todo, simplesmente perante o facto de querer-mos TGVs e Otas quando á DISTRITOS do nosso pais sem UM UNICO Km de AE, quando temos um sistema de saude e segurança social devuluto, quando temos salarios e condiçoes de trabalho de terceiro mundo, quando se rouba a descarada, enfim...

    Temos um pais á medida dos nossos cidadaos: vive de aparencias.
    mas para alguns isso é necessário.


  2. #152
    Piloto de Testes Janus's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por pcnunes7

    citação:Originalmente colocada por Janus

    citação:Originalmente colocada por Excalibur

    Já agora um lembrança.

    Lembram-se do MEGA acidente na A1 a semana passada??
    Vejam a localização dos bancos de nevoeiro que provocaram os mesmos !

    O nevoeiro que impede pontualmente o uso da Portela também é muito frequente na OTA, que como já foi referênciado uma zona baixa e húmida.
    O nevoeiro não é um impedimento à aterragem, provaca é um atraso já qua as aterragens são muito mais demoradas.
    Como foi focado a remoção de terras sera enorme, os trabalhos de drenagem serão enormes e quase impossiveis. Iremos destruir terras que são um luxo para a agricultura (basta escavar 2 palmos e encontramos agua naquela zona). A linha a construir para o TGV e para o Shuttle obrigam a quadriplicar a linha do norte o que a REFER já disse ser impossivel, ou seja provavelmente iremos obrigar o TGV a entrar em Lisboa pela margem Sul do tejo([**][**][**]) enfim, um sem numero de razões para avançar-mos para este elefante branco.
    Pois é, todos os que apoiam este empreendimento, são todos ignorantes:D
    Nopes, são politicos.....hunm, ok são ignorantes

  3. #153
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    Pssst!Desculpe, é aqui a fila para ir rou...buscar um bocadinho de dinheiro com a Ota?![|)]

    Até me doi qq coisa.[xx(]

  4. #154
    Banido Excalibur's Avatar
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    PCNunes
    Rio Frio será uma opção mais válida dado que as obras de engª envolvidas, a movimentação de terras provocadas pelo relevo do terreno são por demais evidentes.

    Só a titulo de exemplo a norte da pista da OTA existe no seu alinhamento um enorme morro que em giria militar se chama de "mametão", era a esse morro que se faziam umas caminhadas de instrução militar e acredita aquilo é brutal de subir, e se na portela a antiga torre de radar deu polémica imagina um morro com aquela dimensão, que terá de ser completamente removido.

    Ou seja são muitos m3 de terra a sair ,ou sejam muitas KOMATSU, VOLVOS e CATTERPILLARS a colocar em Merdeces, MAN, Renault, etc. que farão km´s e km´s para mover as mesmas.

    Se criticam as pedreiras perto pela sua actividade desfigurar a face da serra imagina o resto.

  5. #155
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    citação:Originalmente colocada por Excalibur

    PCNunes
    Rio Frio será uma opção mais válida dado que as obras de engª envolvidas, a movimentação de terras provocadas pelo relevo do terreno são por demais evidentes.

    Só a titulo de exemplo a norte da pista da OTA existe no seu alinhamento um enorme morro que em giria militar se chama de "mametão", era a esse morro que se faziam umas caminhadas de instrução militar e acredita aquilo é brutal de subir, e se na portela a antiga torre de radar deu polémica imagina um morro com aquela dimensão, que terá de ser completamente removido.

    Ou seja são muitos m3 de terra a sair ,ou sejam muitas KOMATSU, VOLVOS e CATTERPILLARS a colocar em Merdeces, MAN, Renault, etc. que farão km´s e km´s para mover as mesmas.

    Se criticam as pedreiras perto pela sua actividade desfigurar a face da serra imagina o resto.
    bem, se tu dizes que Rio Frio é uma opção mais válida...é porque tens algum interesse lá:D é que tem sido esta a linha de argumentação de alguns opositores da OTA


  6. #156
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    citação:Originalmente colocada por pcnunes7

    citação:Originalmente colocada por Johnny E.

    «António Varela, um engenheiro civil de 55 anos, é o maior proprietário de terrenos para construção imobiliária em redor do futuro Aeroporto da Ota.»


    Não pode ser... Assim como é que os fazedores de mentiras e trauliteiros do costume deste país vão conseguir encaixar os múltiplos dirigentes e deputados do PS, o dr. Mário Soares, o Dalai Lama e afins como donos da OTA?!... Ou será que o milagre da multiplicação dos hectares vai aqui ocorrer como ocorreu nas atribuições dos subsídios agrícolas vindos da UE, onde a área agrícola portuguesa já ultrapassava alegremente a soma das áreas agrícolas de Portugal e Espanha, o que levou a UE a intervir e pedir algum decoro nas candidaturas e respectivo preenchimento dos boletins de mensuração agrária?!...

    :D:D
    A título de exemplo:
    Alenquer - 302,18 km² = 30 218 hec
    Azambuja - 261,66 km² = 26 166 hec
    V.F.Xira - 293,88 km² = 29 388 hec
    1 hectare = 10 000 m2
    1 hectare = 0,01 Km2
    Espero não me ter espalhado nas conversões[8)].

    O Sr. Varela tem ... 650 hectares.
    Ya.... é honesto.
    Declara o que tem;).
    E claro que não há espaço para mais.
    É dificil encaixar 650 em 30218 só em Alenquer, fora o resto

  7. #157
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    Por Defeito

    OPS!!!!
    Uma das empresas que estudou o Projecto financeiro propôs a intodução de uma TAXA para os utilizadores da Portela pagarem a OTA.
    [u]Essa taxa já cobre 13% do custo total</u>......
    (notícia SIC Notícias)

    Ya!!
    Isto é muito bom para a economia... Turismo... congressos... etc...

    Paga-se a ele próprio..... a OTA[8)].

    Cada vez cheira mais a uma VERGONHA tipo Ponte Vasco da Gama[xx(].

  8. #158
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    citação:Originalmente colocada por pcnunes7
    bem, se tu dizes que Rio Frio é uma opção mais válida...é porque tens algum interesse lá:D é que tem sido esta a linha de argumentação de alguns opositores da OTA
    Era bom, mas não é !! [8)]

    A minha linha de raciocinio e de critica á OTA prende-se com o facto que Rio Frio embora tenha alguns problemas similares - nevoeiro - (tem como exemplo nas proximidades uma das maiores bases aereas com aviões de porte médio/grande do pais que não fica inoperacional com o fenomeno) não apresenta os custos de construção tendo como exemplo aguns aspectos já aqui focados, o que por si só pode ter a lógica de raciocinio que "tendo problemas similares opto pela solução mais vantajosa económicamente".


    Mas seguindo teu raciocinio no inverso poderei dizer que "...se não fossem os interesses de alguns lobbies politicos e empresariais ninguém quereria e defenderia a OTA como opção...".


    Até posso dizer que deixaria de comprar Laranjas e adquirir vinho nas zonas circundantes á opção Rio Frio.
    Como vês os meus interesses até sairiam prejudicados.

    Mas como dizia o outro - É a vida !


  9. #159
    Banido Excalibur's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por J.R.

    OPS!!!!
    Uma das empresas que estudou o Projecto financeiro propôs a intodução de uma TAXA para os utilizadores da Portela pagarem a OTA.
    [u]Essa taxa já cobre 13% do custo total</u>......
    (notícia SIC Notícias)

    Ya!!
    Isto é muito bom para a economia... Turismo... congressos... etc...

    Paga-se a ele próprio..... a OTA[8)].

    Cada vez cheira mais a uma VERGONHA tipo Ponte Vasco da Gama[xx(].


    Cá está a opção Rio Frio iria tornar rentável esta travessia.

    Mas como temos de viver de aparências

    Já alguém diz que haverá só pra servir e tornar viável:

    + 2 AE´s
    + IP
    + 1 Monocarril dedicado (por levitação de campo magnético !!??)

    Ou seja um despesismo desmesurado aliado ás enormidades que terão de ser executadas para tornar o projecto viável.

    Vamos pagar vamos...

  10. #160
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Janus


    Há montes de aeroportos com muito mais trafego que o da Portela e que só teem uma pista.
    O aeroporto internacional de Tóquio fecha todos os dias 6 horas porque esta no meio da cidade, o de Lisboa deve ter mais trafego ok. Necessario era uma reestruturação da Portela e dos aerodromos das proximidades para em conjunto poderem funcionar como um, em 2017 deviamos estar a começar a pensar na Ota.
    Mas não me admira visto que é o aeroporto de Lisboa, uma cidade onde uma estação de metro ja custou mais que todas as linhas em funcionamento do Porto, não só em dinheiro mas tb em vidas no entanto quem foi prejudicado é o metro do Porto.
    J´´a agora tb precisamos de um sistema de saude e ensino decentes, assim como uma melhor politica social, mas isso tem tempo.
    Ota necessario? Le o publico em vez do noticias.
    O Aeroporto Internacional de Narita nunca fecha. Tás a confundir com o Haneda que após a abertura do Narita, tornou-se apenas para voos internos.

    O Haneda está MESMO dentro da cidade de Tokyo, enquanto que o Narita encontra-se a 5km do fim da metropole da mesma.

    PS: O Aeroporto de Narita foi construido em terrenos do imperador. E depois ainda criticamos o pessoal portugues por se atascar com o dinheiro [**]

  11. #161
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    Não estou de acordo com o novo Aeroporto na OTA, mas já estaria se ele fosse em RIO FRIO (Montijo).
    A verdade é que o aeroporto da Portela não pode continuar por muito mais tempo, não discuto se esta a entrar em rotura ou não, mas por uma questão de segurança deve de sair de onde esta.
    Eu vivo numa zona onde passam diariamente aviões em vôo rasante ao descolar ou aterrar (até a casa treme), agora imaginem o que seria um desses aviões ao descolar ter uma falha num dos motores e com o deposito de combustivel cheio, e cair no C.Grande ou no Areeiro

    Para mim Rio Frio seria a melhor opção pelas seguintes razões:
    A - Estar mais perto da capital
    B - Ter já os acessos quaze feitos (PVG, IC32, A2, A12 etc)
    C - Mais seguro, pois o terreno é plano e não tem montes a circundar a area

    Penso que já chega!

  12. #162
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    Não estou de acordo com o novo Aeroporto na OTA, mas já estaria se ele fosse em RIO FRIO (Montijo).
    A verdade é que o aeroporto da Portela não pode continuar por muito mais tempo, não discuto se esta a entrar em rotura ou não, mas por uma questão de segurança deve de sair de onde esta.
    Eu vivo numa zona onde passam diariamente aviões em vôo rasante ao descolar ou aterrar (até a casa treme), agora imaginem o que seria um desses aviões ao descolar ter uma falha num dos motores e com o deposito de combustivel cheio, e cair no C.Grande ou no Areeiro

    Para mim Rio Frio seria a melhor opção pelas seguintes razões:
    A - Estar mais perto da capital
    B - Ter já os acessos quaze feitos (PVG, IC32, A2, A12 etc)
    C - Mais seguro, pois o terreno é plano e não tem montes a circundar a area

    Penso que já chega!

  13. #163
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    citação:Originalmente colocada por Sun_Tze

    citação:Originalmente colocada por Janus


    Há montes de aeroportos com muito mais trafego que o da Portela e que só teem uma pista.
    O aeroporto internacional de Tóquio fecha todos os dias 6 horas porque esta no meio da cidade, o de Lisboa deve ter mais trafego ok. Necessario era uma reestruturação da Portela e dos aerodromos das proximidades para em conjunto poderem funcionar como um, em 2017 deviamos estar a começar a pensar na Ota.
    Mas não me admira visto que é o aeroporto de Lisboa, uma cidade onde uma estação de metro ja custou mais que todas as linhas em funcionamento do Porto, não só em dinheiro mas tb em vidas no entanto quem foi prejudicado é o metro do Porto.
    J´´a agora tb precisamos de um sistema de saude e ensino decentes, assim como uma melhor politica social, mas isso tem tempo.
    Ota necessario? Le o publico em vez do noticias.
    O Aeroporto Internacional de Narita nunca fecha. Tás a confundir com o Haneda que após a abertura do Narita, tornou-se apenas para voos internos.

    O Haneda está MESMO dentro da cidade de Tokyo, enquanto que o Narita encontra-se a 5km do fim da metropole da mesma.

    PS: O Aeroporto de Narita foi construido em terrenos do imperador. E depois ainda criticamos o pessoal portugues por se atascar com o dinheiro [**]
    Peço desculpa pela minha afirmação, mas á uns anos atras era assim.

  14. #164
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    citação:Originalmente colocada por Janus

    citação:Originalmente colocada por Sun_Tze

    citação:Originalmente colocada por Janus


    Há montes de aeroportos com muito mais trafego que o da Portela e que só teem uma pista.
    O aeroporto internacional de Tóquio fecha todos os dias 6 horas porque esta no meio da cidade, o de Lisboa deve ter mais trafego ok. Necessario era uma reestruturação da Portela e dos aerodromos das proximidades para em conjunto poderem funcionar como um, em 2017 deviamos estar a começar a pensar na Ota.
    Mas não me admira visto que é o aeroporto de Lisboa, uma cidade onde uma estação de metro ja custou mais que todas as linhas em funcionamento do Porto, não só em dinheiro mas tb em vidas no entanto quem foi prejudicado é o metro do Porto.
    J´´a agora tb precisamos de um sistema de saude e ensino decentes, assim como uma melhor politica social, mas isso tem tempo.
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    O Aeroporto Internacional de Narita nunca fecha. Tás a confundir com o Haneda que após a abertura do Narita, tornou-se apenas para voos internos.

    O Haneda está MESMO dentro da cidade de Tokyo, enquanto que o Narita encontra-se a 5km do fim da metropole da mesma.

    PS: O Aeroporto de Narita foi construido em terrenos do imperador. E depois ainda criticamos o pessoal portugues por se atascar com o dinheiro [**]
    Peço desculpa pela minha afirmação, mas á uns anos atras era assim.
    Não tem qualquer problema, meu caro. ;)

  15. #165
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    Ruptura e nao rotura seu analfabeto!!!!

  16. #166
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    Bem, só queria dizer...ou melhor...rir [**]

    Afinal não é todos os dias que damos um passo tão grande em direcção ao precipício :D

    (bem...sempre é melhor do que chorar...né...)

    Ai, ai, triste país, triste futuro...

  17. #167
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    "[Tarifa sobre os passageiros da Portela para financiar OTA]tornaria o país ainda mais periférico do que é". João Ribeiro da Fonseca, Presidente da Portugália

    "Empresas são sempre contra TAXAS. São um custo adicional e o tráfego ressente-se. Precisa de ser DISCUTIDO". Fernado Pinto, Presidente da TAP.

    "O ESTADO não deve ser um AVALISTA UNIVERSAL ou um garante do investimento. Encaro o projecto com grande CEPTICISMO". Saldanha Sanchez, economista.


    Tenham em atenção esta última citação.
    É o problema da [u]factura directa </u>que todos vamos pagar[xx(].

  18. #168
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    'DECISÃO SOBRE AEROPORTO É SEMPRE POLÍTICA' (Jean-Marie Chevalier, consultor, fez intervenção sobre o após-Portela)

    Correio da Manhã – Como se decide a localização de um aeroporto?

    Jean-Marie Chevalier - Penso que a escolha do local para um aeroporto nunca é uma decisão técnica. Participei com orgulho neste tipo de processos em vários países e a decisão final foi sempre política. Após se fazerem os estudos e se ponderarem vários critérios, a decisão fixada pelas autoridades é por inerência uma escolha política.

    - O que se ponderou sobre o novo aeroporto de Lisboa

    - Resumidamente, viram-se as vantagens de cada uma das localizações. A hipótese Rio Frio, no sentido este-oeste, era do ponto de vista puramente aeronáutico a melhor. A localização Rio Frio, na direcção norte-sul, era a melhor em termos de impacto sonoro, enquanto a Ota se apresentou como a melhor escolha em termos de acesso por caminhos de ferro e custos operacionais. Na decisão final, o governo português decidiu privilegiar ao máximo os aspectos ambientais e a realidade é que as duas localizações de Rio Frio eram menos boas nesse aspecto. Foi desta maneira que tomaram a decisão e têm o nosso apoio.

    - Sobre a Ota, os aeroportos de Paris sugeriram rodar a pista?

    - Sim, dissemos desde o princípio que era necessário mudar a orientação da pista devido à existência de algumas colinas de mais de cem metros de altitude que não são compatíveis com os regulamentos existentes na aviação civil. É preciso mudar a direcção das pistas e a ideia foi seguida nos novos estudos da Parsons sobre a Ota.

    TERRAS MOVIMENTADAS VÃO TAPAR PEDREIRAS

    Decisivo na escolha da Ota em detrimento das hipóteses de Rio Frio, o Estudo Preliminar de Impacte Ambiental apresentado ontem, pelo prof. dr. Fernando Santana, da Universidade Nova de Lisboa, foi na opinião do coordenador muito além do habitual nesta fase, a ponto de estar prevenida qualquer surpresa quando se fizer o estudo de impacte ambiental propriamente dito. Na base, o catedrático constatou em declarações ao CM que “a Ota é uma zona já mais atingida pela intervenção humana e por isso menos natural que Rio Frio, localizado no centro de uma coroa de reservas naturais, onde qualquer construção terá sempre um efeito mais sentido e por isso mais negativo”.

    Fernando Santana alertou ainda para os riscos de poderem surgir em Rio Frio problemas de liquefacção do solos, nas fundações da construção das pistas muito longas, e referiu um estudo da ICAO sobre os perigos de aves interferirem com aterragens e descolagens. Sobre a Ota, e uma vez que serão movimentados em aterros e escavações mais de 95 milhões de metros cúbicos de terras, Fernando Santana observou que uma solução seria tapar as numerosas pedreiras desactivadas que existem na região de Alenquer e Montejunto.

    OPINIÕES

    MIGUEL BELEZA

    O economista Miguel Beleza considerou que a construção na Ota é “desnecessária e danosa para a economia” e adiantou que “há soluções mais baratas”.

    SALDANHA SANCHES

    Para o fiscalista Saldanha Sanches, o Estado não deve assumir riscos que poderão ter de vir a ser suportados pelos contribuintes.

    JERÓNIMO DE SOUSA

    O candidato presidencial Jerónimo de Sousa criticou a possível privatização da ANA como forma de obter financiamento para a construção do aeroporto da Ota.

    MARQUES MENDES

    O líder do PSD Marques Mendes considerou que o aeroporto da Ota “agrava a situação financeira” do País e “em nada contribui para o aumento da competitividade”.

    MIGUEL ANACORETA CORREIA

    O CDS/PP, através do 'vice' Miguel Anacoreta Correia, classificou a construção de um novo aeroporto na Ota como “uma manobra de propaganda” e considerou “ridículos” os fundamentos apresentados.

    CARMONA RODRIGUES

    O presidente da Câmara de Lisboa defendeu a realização de um referendo nacional ou local sobre o encerramento do Aeroporto da Portela.
    Raquel Oliveira

  19. #169
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    Por Defeito

    Sou contra a OTA, sobretudo porque há muita coisa que está mal explicada. O governo pode até ter dado todos os dados em jogo, mas isso não significa que estejamos todos convencidos com esses argumentos. E ninguém explicou decentemente porque se preteriu Rio Frio.

    Muitas questões ficam por esclarecer e muita areia para os olhos foi atirada. Senão, vejamos (sem querer ser exaustivo):

    1) Capacidade LIMITADA de expansão da Ota. Daqui a uns 30/40 anos, estaremos (nem todos nós) a discutir o problema da relocalização do aeroporto. Provavelmente para Rio Frio, quem sabe...

    2) A localização do aeroporto, propriamente dita, é má no que diz respeito à navegação aeronáutica, nomeadamente numa daquelas manobras mais perigosas: a aterragem. Nevoeiros, relevos mais ou menos pronunciados. Perigoso. Se conhece pilotos da aviação civil, pergunte.

    3) Distância. São 47 km a partir de Lisboa. Para serem feitos nos 17 minutos tão apregoados, significa uma velocidade média de 170km/h. O que não seria impossível, se tiver uma linha dedicada desde Lisboa até à Ota, com comboios rápidos dedicados. Mas não foi isso que o ministro Mário Lino disse ontem na Sic Notícias, quando questionado se os custos já incluíam as acessibilidades (percebeu-se que não!): a componente ferroviária será relativamente barata, pois será necessário apenas um pequeno ramal de alguns km's a partir da linha do Norte. Com o congestionamento da linha do Norte, acha possível 170km/h de média? Eu não. Não engulo qualquer coisa que me mandem para a frente.
    Se questionam os custos, é barato pois é apenas um ramal de ligação. Se questionam a rapidez da acessibilidade, já será linha dedicada. Em que ficamos?

    4) Capacidade de atracção do aeroporto. Segundo os acérrimos defensores do aeroporto na Ota, este terá capacidade para atrair passageiros face ao aeroporto de Madrid. Impressionante. Eu digo exactamente o contrário. Eu que moro na margem sul do Tejo, estarei disposto a fazer quase 80km até à Ota, para fazer um voo de ligação para Madrid, de onde partem muitos dos voos com destino à América Latina e Caraíbas? NÃO. Irei directamente para Madrid, seja de carro ou de TGV, quando o mesmo funcionar. Será bastante mais barato. E provavelmente até mais rápido, se considerarmos tempos de check-in, desembarque, espera no aeroporto de ligação, novo check-in, etc.

    5) Ainda sobre as acessibilidades, que será da A1? Será alargada? Gostaria que me explicassem por onde se expande a A1 na zona de Vila Franca...

    6) Postos de trabalho criados: 60000! Extraordinário. Demagogia da mais pura. Já estão aqui retirados os que se perdem por fecho do aeroporto da Portela. Concerteza que não... E 60000 postos de trabalho, num aeroporto mais moderno, que se quer mais eficaz? Estranho.

    7) Alargamento da rede do Metro até à Portela. Vai avançar na mesma? Será já para servir os futuros empreendimentos que concerteza irão ali surgir tendo em conta os interesses que algumas pessoas importantes ali possam ter?

    8) Impacto no turismo. Não tenho dúvidas que será negativo. Poderá não ser grande, mas será negativo concerteza, nomeadamente na vertente de viagens de negócios.

    Eu não duvido que seja necessário um novo aeroporto. Aceito a crítica no Primeiro Ministro quando diz que se criticam a Ota, então apresentem alternativas. E não é fácil apresentá-las. Não li o suficiente dos estudos para perceber se, por exemplo Rio Frio, está em melhores condições.
    Contudo, Rio Frio não terá problemas de novoeiro em maior escala do que a Ota. Não terá mais problemas com aves do que a Ota. E não terá o problema que a Ota tem de deslocamento de terras e, se calhar ainda mais importante, de consolidação dos solos, que actualmente é um PÂNTANO, alagado vários meses do ano.

    Não posso aceitar é que me queiram fazer acreditar num projecto com base em muitos argumentos falaciosos, que tenho a certeza que chegados ao dia D, não se verificarão. Como o custo estimado, como o tempo estimado de deslocação por comboio, como a capacidade de atracção.

  20. #170
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    citação:Originalmente colocada por Excalibur

    'DECISÃO SOBRE AEROPORTO É SEMPRE POLÍTICA' (Jean-Marie Chevalier, consultor, fez intervenção sobre o após-Portela)

    Correio da Manhã – Como se decide a localização de um aeroporto?

    Jean-Marie Chevalier - Penso que a escolha do local para um aeroporto nunca é uma decisão técnica. Participei com orgulho neste tipo de processos em vários países e a decisão final foi sempre política. Após se fazerem os estudos e se ponderarem vários critérios, a decisão fixada pelas autoridades é por inerência uma escolha política.

    - O que se ponderou sobre o novo aeroporto de Lisboa

    - Resumidamente, viram-se as vantagens de cada uma das localizações. A hipótese Rio Frio, no sentido este-oeste, era do ponto de vista puramente aeronáutico a melhor. A localização Rio Frio, na direcção norte-sul, era a melhor em termos de impacto sonoro, enquanto a Ota se apresentou como a melhor escolha em termos de acesso por caminhos de ferro e custos operacionais. Na decisão final, o governo português decidiu privilegiar ao máximo os aspectos ambientais e a realidade é que as duas localizações de Rio Frio eram menos boas nesse aspecto. Foi desta maneira que tomaram a decisão e têm o nosso apoio.
    E com o TGV para MADRID e a nova ponte ferroviária Chelas Barreiro...... as dúvidas vão aumentando.

  21. #171
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    Queriam estudos????
    Aí estão...

    http://www.naer.pt/NR/rdonlyres/e72p...orttraffic.pdf

    [u]Não vejo em lado nenhum o impacto de existir um TGV entre Porto e Lisboa e Madrid.</u>

    Além de Portugal não estar acrescer acima da média Europeia, como estava então, nem sequer a Europa está a crescer como estava.
    Mas se estiver enganado.... força. Digam a página do estudo. Pode ter escapado;).


  22. #172
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    O Governo já demonstrou claramente que o Estado (nós) não precisamos de financiar a OTA. A OTA auto-financia-se.

    Só quem é minimamente inteligente é que não acredita nisto.;)

  23. #173
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    citação:Originalmente colocada por eu

    O Governo já demonstrou claramente que o Estado (nós) não precisamos de financiar a OTA. A OTA auto-financia-se.

    Só quem é minimamente inteligente é que não acredita nisto.;)
    Peço desculpa...só quem é minimamente...moderno é que não acredita nisso :D

  24. #174
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    É impressão minha (não li todos os posts) ou existe uma "previsão" de... 40 milhões de passageiros por ano?

    E o que acontece se os números forem inferiores a esta... hummm... "previsão"?

  25. #175
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    eu, hoje lembrei-me de uma coisa e gostaria que me explicasses.

    É em relação "áquela nossa discussão de sempre" em que tu dizes que as empresas portuguesas funcionam mal e que não são competitivas por pura incompetência de gestão e que não é a burocracia do Estado que as faz funcionar mal (sei que não negas que o Estado não funciona bem, contudo dizes que o elo que "trava a cadeia" são as empresas e não o Estado. É isto né? ;)).

    Ora, então, gostaria de saber o qual é a tua explicação sobre as empresas estrangeiras não quererem investir cá.

    Neste caso a culpa é das empresas nacionais? Isto acontece devido a quê?

    Código laboral? Burocracia do Estado? ;) Falta de qualificação? (esta é, em princípio, dada por quem? Não será o Estado?) Mas então as empresas não acabam por qualificar os seus empregados dando-lhes formação logo a boa gestão das empresas pelos vistos não chega, não é? Estamos a falar de empresas estrangeiras, dinâmicas, não estamos a falar de empresas nacionais que simplesmente não sabem ser competitivas porque os empresários portugueses não querem.

    Só gostava de saber isto ;)[:P]

  26. #176
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    André
    Não nos dispersemos;).

    Eu gostava de arrumar o estudo de previsão de crescimento do tráfego.
    Ninguém encontrou nada sobre TGVs nem sobre variações-actualizações com o menor crescimento económico Português e Europeu???
    Pois não???
    É que o tráfego nacional não descremina o Ilhas; Porto; etc...
    E o Internacional-Europeu de média distância não descrimina.... Madrid.

    Depois ainda neste estudo, antes de passar a outros podemos tentar descobrir.... cargas e low-cost....

    Qd dissecarmos este passamos a outros estudos da NAER;).

    OK???

  27. #177
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    citação:Originalmente colocada por J.R.

    André
    Não nos dispersemos;).
    Eu sei, desculpem, mas ele não tem PM e já não me lembro em que tópico discutimos isto [8)][8)]


  28. #178
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    citação:Originalmente colocada por André

    citação:Originalmente colocada por J.R.

    André
    Não nos dispersemos;).
    Eu sei, desculpem, mas ele não tem PM e já não me lembro em que tópico discutimos isto [8)][8)]

    VERDADE.
    Grande defeito do eu.... não ter as PM activadas[8D].

  29. #179
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    Números do Miguel Sousa Tavares:
    13% do tráfego da Portela é de Lisboa-Porto-Madrid.
    20% do tráfego será Low-Cost,
    Neste momento 6% de charter.

    Tudo junto representará 30 a 40% do tráfego da Portela.
    Como eu não tenho o MST em muito boa conta [8D]vou hoje tentar encontrar estes valores no Estudo..... com calma.

  30. #180
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    citação:Originalmente colocada por André
    Ora, então, gostaria de saber o qual é a tua explicação sobre as empresas estrangeiras não quererem investir cá.
    A explicação é muito simples::D

    a) Para empresas de mão de obra intensiva, existem Países muito mais apetecíveis, com custos de mão de obra muito mais baixos, como por exemplo os Países de Leste, China, Índia, etc... Se nos limitarmos À Europa, os Países de Leste têm ainda a vantagem de estarem mais próximos dos grandes mercados consumidores do centro da Europa.

    b) Para empresas que exijam recursos humanos qualificados, Portugal tem o problema de este tipo de recursos ser escasso, principalmente nas Engenharias. Enquanto não possuirmos massa crítica em ciência e tecnologia estas empresas vão continuar a fugir daqui a sete pés... Vamos ver o que dá o choque tecnológico:D

    c) O terceiro motivo (e deste vais gostar) é o nível de impostos que é mais elevado que noutros Países Europeus, como por exemplo Irlanda ou Luxemburgo. No entanto, o nível de impostos é inferior a outros Países Europeus, como por exemplo a Alemanha, Suécia, etc... Como explicar que algumas multinacionais prefiram investir na Suécia ou Alemanha em vez de Portugal? A resposta é... alínea b)

    Concluindo: não temos a mão de obra mais baixa, não temos a mão de obra mais qualificada, não temos os impostos mais baixos. Então porque raio é que alguém quererá investir aqui?

    Espero ter explicado a minha opinião;)

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