Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O emigrante que regressa a Portugal, louco ou nem por isso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O emigrante que regressa a Portugal, louco ou nem por isso?

    Um grande amigo meu, residente aqui em Londres, e com a filha prestes a iniciar a primaria aqui, quer regressar a Lisboa.
    Diz estar cansado de Londres, e que nao gostaria de ver a filha a frequentar a escola aqui.
    Sente falta do convivio familiar, qualidade de vida e tudo o mais que (segundo ele) Londres nao lhe oferece.
    Convem referir que ele trabalha 12 horas por dia, das 6 da manha as 6 da tarde.
    Tenho notado que os outros Portugueses o "atacam", chamam-lhe louco.
    Dizem tambem que raramente se ve alguem a regressar a Portugal depois de emigrar.
    Mas estes mesmos, confessam depois nao estarem felizes aqui, apenas ficam pelo trabalho. Eu sou o unico que lhe digo que se eles como familia estao assim tao infelizes, devem regressar.

    Conhecem algum caso de pessoas que foram para fora e voltaram?
    Estas pessoas estao felizes com a escolha feita?

    #2
    Faz muito bem em voltar se não está bem. Muitos emigrantes levam lá fora uma vida de escravatura, muitas vezes com mais de um emprego, nem sempre alcançam o respeito que merecem nem a qualidade de vida que gostariam (pois qualidade de vida não é só ter dinheiro). Eu não me importava de viver uns anos fora mas jamais o faria por muito tempo. Cheguei a estar algum tempo na Alemanha com o meu namorado e ao fim de umas semanas já precisava de respirar o ar português, nem sentia a mesma felicidade lá, já me sentia a adoecer. Sem contar que aquele tempo sempre chuvoso e nublado me afectava os nervos. Gosto muito de viajar e já corri meio mundo, mas fixar-me ad eternum a um outro país acho que não era capaz. Uns dois anos ou três ainda ia... mas mais acho que não.

    Comentário


      #3
      Tenho um professor na Uni que trabalhou em Londres e voltou para cá.
      Diz ele que as coisas positivas que tinha lá não compensavam, e por isso resolveu voltar para cá, muitas vezes diz ele numa aula ou outra, que só agora é que dá valor ao país que somos.

      Mas as vezes também manda a típica boca "Isto devia ser como no RU"

      Comentário


        #4
        Ele não quer trocar comigo? Vou para aí com um sorriso no rosto

        Comentário


          #5
          Se ele tem trabalho cá pode regressar , se é para ficar desempregado mais vale ficar lá.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Se ele tem trabalho cá pode regressar , se é para ficar desempregado mais vale ficar lá.
            E digo mais, se é para voltar e não for para abrir um negócio cá, mais vale ficar por lá. Senão provavelmente vai ter que levar a mesma vida que leva lá, a ganhar menos, mudando unicamente o facto de ter por cá melhor tempo mas provavelmente menor qualidade de vida em geral comparando com o UK. My 2 cents.

            Comentário


              #7
              Isso tb depende da área de trabalho dele. Eu sinceramente prefiro ganhar menos e andar mais feliz do que andar a ganhá-lo para outros o gastarem ou nem ter tempo para o gastar. A vida são dois dias. Quando vamos a abrir os olhos estamos velhos e não vimos nem fizemos nada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Phili Ver Post
                Isso tb depende da área de trabalho dele. Eu sinceramente prefiro ganhar menos e andar mais feliz do que andar a ganhá-lo para outros o gastarem ou nem ter tempo para o gastar. A vida são dois dias. Quando vamos a abrir os olhos estamos velhos e não vimos nem fizemos nada.
                Também é verdade. Depende do que cada um realmente quer.

                Comentário


                  #9
                  Acho que cada um deve viver no sítio onde se sente bem, independentemente de questões financeiras. Desde que se tenha o suficiente para "sobreviver", não há dinheiro no mundo que pague a felicidade e o bem estar de nos sentirmos "em casa".

                  eu era perfeitamente capaz de abrir mão de uma vida confortável e cheia de luxos para ir viver "nos limites", desde que me sentisse feliz nesse sítio.

                  Comentário


                    #10
                    Há portugueses que quando emigram já estão a pensar no regresso portanto mais vale nem sequer partirem. No caso desse teu amigo parece-me que parte da felicidade dele parte dessa decisão de regressar a casa.

                    O meu cunhado e a minha irmã viveram em Bruxelas durante 6 anos mas decidiram regressar. O que lhes aconteceu foi uma grande temporada sem emprego e sem a qualidade de vida que tinham na Bélgica no entanto têm o sol, o Algarve, a gastronomia e os sitios deles.

                    Por enquanto não tenciono regressar a Portugal e só o faria se tivesse dinheiro (bastante dinheiro) para poder gozar o país na totalidade. Viver em Portugal com pouco dinheiro é uma *$@.

                    Comentário


                      #11
                      Tudo depende das condições, da personalidade de cada um e objectivos na vida.
                      Como disseram voltar sem trabalho assegurado, nesta altura pode ser complicado, aliás bastante complicado.

                      O ideal era regressar já com uma boa almofada que permita gozar melhor os prazeres cá do burgo, como diz o Jorge.
                      Pessoalmente até ao momento prefiro ganhar menos uns €€€, ter uma vida mais controlada, com o combustível caro e carros caros, mas por PT.

                      Comentário


                        #12
                        Vim para fora, com a ideia de passar uma temporada (1 ano) e voltar. Já vou no 2º ano e estou a ver se consigo um contrato de 3 anos.

                        Embora continue com a mesma ideia de voltar, o dinheiro não é tudo e a felcidade não aumentar com o ordenado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                          Há portugueses que quando emigram já estão a pensar no regresso portanto mais vale nem sequer partirem. No caso desse teu amigo parece-me que parte da felicidade dele parte dessa decisão de regressar a casa.

                          O meu cunhado e a minha irmã viveram em Bruxelas durante 6 anos mas decidiram regressar. O que lhes aconteceu foi uma grande temporada sem emprego e sem a qualidade de vida que tinham na Bélgica no entanto têm o sol, o Algarve, a gastronomia e os sitios deles.

                          Por enquanto não tenciono regressar a Portugal e só o faria se tivesse dinheiro (bastante dinheiro) para poder gozar o país na totalidade. Viver em Portugal com pouco dinheiro é uma *$@.
                          A empresa do meu namorado é alemã e sei que mais tarde ou mais cedo ainda vou ter que lá viver por uns anos, pois é o que o chefe dele quer, mas não tenciono viver lá mais que 2 ou 3 anos. Tenho andado a fugir de viver fora e ele coitado é que sofre pois até quando esteve 1 ano e meio na Grécia vinha todas as sextas para casa e ia ao domingo.. Andava todo rebentado porque eu não queria viver fora e ele vinha todas as semanas por causa de mim. Não acho tão mau assim emigrar pensando em voltar. Depende tb de com que objectivo vais emigrar e que objectivos de vida tens. Se é algo a longo ou a curto prazo. A minha vida é em Portugal e eu sou o oposto das outras pessoas. Gosto muito de viajar, mas só ia viver fora se ganhasse o euromilhões ou algo assim para poder usufruir da vida que esses países nos podem proporcionar. Ou para ter um grande emprego. Como emigrante em circunstâncias normais duvido que pudesse usufruir alguma coisa de jeito..

                          Comentário


                            #14
                            Eu se fosse teu namorado, só pela consideração que tinhas tido, ja te tinha posto a andar!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                              Eu se fosse teu namorado, só pela consideração que tinhas tido, ja te tinha posto a andar!
                              Quem fala sem saber...

                              Eu tb tenho emprego CÁ... e temos uma filha.. na escola. Não é fácil assim e ele é claro que compreendeu e percebeu que não era assim tão fácil mudar a nossa vida toda. Experimenta arranjar uma escola para uma criança portuguesa em Atenas...

                              Mas pronto.. ainda bem que não és meu namorado. LOL

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Phili Ver Post
                                Quem fala sem saber...

                                Eu tb tenho emprego CÁ... e temos uma filha.. na escola. Não é fácil assim e ele é claro que compreendeu e percebeu que não era assim tão fácil mudar a nossa vida toda. Experimenta arranjar uma escola para uma criança portuguesa em Atenas...

                                Mas pronto.. ainda bem que não és meu namorado. LOL
                                Nesse caso a conversa é outra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                  Eu se fosse teu namorado, só pela consideração que tinhas tido, ja te tinha posto a andar!
                                  Brutal

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                    Nesse caso a conversa é outra.
                                    Pois e ele nunca está no mesmo país. Se eu fosse pela cabeça dele tinha que andar sempre com a casa às costas. Então ele sujeita-se. Pois eu tb nunca o chantageei para sair de lá e arranjar uma empresa onde não tivesse que viajar. Tb sou boa namorada!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Dizer que Londres não tem qualidade de vida é anedótico. Uma coisa é ter saudades da família e lá da santa terrinha, outra é insinuar que Londres não presta, o que é, de todo, falso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                        Dizer que Londres não tem qualidade de vida é anedótico. Uma coisa é ter saudades da família e lá da santa terrinha, outra é insinuar que Londres não presta, o que é, de todo, falso.
                                        Lotus, cada um com a sua experiencia. Olha que resido aqui tem muitos anos, e entendo o porque de ele nao ver com bons olhos a filha estudar aqui. A Londres turistica nada tem a ver com a dos suburbios.

                                        Aqui existem escolas com detectores de metais, tal a violencia. As escolas privadas sao carissimas. Se queres morar numa boa area, sem comportamento anti-social, vais pagar bastante, mas muito mesmo por um apartamento. Ainda no fim-de-semana, uns adolescentes puseram fogo a um apartamento e la dentro morreram duas criancas.
                                        Londres em oferta cultural tem coisas excelentes, mas olha que o dia-a-dia de um suburbio nada tem a haver.
                                        Ele a fazer limpeza, 12 horas por dia, com 1 salario abaixo das £1000, sem a filha puder ir brincar para a rua, etc, da que pensar se compensa ou nao.

                                        Os proprios Londrinos dizem que hoje em dia, Londres tornou-se mais uma cidade para jovens, solteiros e turistas do que para familias.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                          Lotus, cada um com a sua experiencia. Olha que resido aqui tem muitos anos, e entendo o porque de ele nao ver com bons olhos a filha estudar aqui. A Londres turistica nada tem a ver com a dos suburbios.

                                          Aqui existem escolas com detectores de metais, tal a violencia. As escolas privadas sao carissimas. Se queres morar numa boa area, sem comportamento anti-social, vais pagar bastante, mas muito mesmo por um apartamento. Ainda no fim-de-semana, uns adolescentes puseram fogo a um apartamento e la dentro morreram duas criancas.
                                          Londres em oferta cultural tem coisas excelentes, mas olha que o dia-a-dia de um suburbio nada tem a haver.
                                          Ele a fazer limpeza, 12 horas por dia, com 1 salario abaixo das £1000, sem a filha puder ir brincar para a rua, etc, da que pensar se compensa ou nao.

                                          Os proprios Londrinos dizem que hoje em dia, Londres tornou-se mais uma cidade para jovens, solteiros e turistas do que para familias.
                                          Depende de que subúrbios estiveres a falar. A maioria dos Portugueses vão morar para Stockwell, que não só é uma zona pacata, como muito rapidamente consegues chegar à City. E os preços das casas acabam por ser aceitáveis.

                                          Contudo pensei que a situação do teu colega fosse diferente. Trabalhar 12h por dia para ganhar menos de 1000£ é realmente penoso. Nesse caso até consigo perceber porque não se goste de morar em Londres. Não só não tem tempo para aproveitar o que a cidade tem de bom, como também não tem as possibilidades financeiras para o fazer (Londres faz-se pagar bem cara quando o assunto é entretenimento).

                                          Porque tendo um bom emprego e morando numa boa zona, Londres consegue ser fantástica.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                            Lotus, cada um com a sua experiencia. Olha que resido aqui tem muitos anos, e entendo o porque de ele nao ver com bons olhos a filha estudar aqui. A Londres turistica nada tem a ver com a dos suburbios.

                                            Aqui existem escolas com detectores de metais, tal a violencia. As escolas privadas sao carissimas. Se queres morar numa boa area, sem comportamento anti-social, vais pagar bastante, mas muito mesmo por um apartamento. Ainda no fim-de-semana, uns adolescentes puseram fogo a um apartamento e la dentro morreram duas criancas.
                                            Londres em oferta cultural tem coisas excelentes, mas olha que o dia-a-dia de um suburbio nada tem a haver.
                                            Ele a fazer limpeza, 12 horas por dia, com 1 salario abaixo das £1000, sem a filha puder ir brincar para a rua, etc, da que pensar se compensa ou nao.

                                            Os proprios Londrinos dizem que hoje em dia, Londres tornou-se mais uma cidade para jovens, solteiros e turistas do que para familias.
                                            Concordo. Eu por exemplo por esse salário não saía de PT. E depois é claro que em Londres com esse salário não se vive nos melhores locais.. há que pensar nessas coisas todas. E quando se tem filhos, então... que é uma coisa que quem não tem não se apercebe como transforma em muito a realidade de uma pessoa... Nós aqui, mal ou bem, ainda somos um cantinho do céu. Se pensarmos que temos tantos emigrantes lá fora com 2 e 3 empregos, a desempenhar trabalhos que aqui tb conseguiriam e que levam uma vida muito mais sacrificada do que levariam se estivessem aqui... será que vale a pena? Não falo de todos os casos, porque há empregos e empregos, mas sinceramente a esmagadora maioria dos emigrantes quanto a mim está longe de levar uma vida melhor do que teriam cá em PT, se pensarmos no desgaste que sofrem, no facto de estarem separados da família, trabalharem muito mais... Há muitos que não assumem isso, mas é a verdade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              E ele não pondera mudar de zona dentro do UK? é que existe zonas mais calmas lá penso eu..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Phili Ver Post
                                                Concordo. Eu por exemplo por esse salário não saía de PT. E depois é claro que em Londres com esse salário não se vive nos melhores locais.. há que pensar nessas coisas todas. E quando se tem filhos, então... que é uma coisa que quem não tem não se apercebe como transforma em muito a realidade de uma pessoa... Nós aqui, mal ou bem, ainda somos um cantinho do céu. Se pensarmos que temos tantos emigrantes lá fora com 2 e 3 empregos, a desempenhar trabalhos que aqui tb conseguiriam e que levam uma vida muito mais sacrificada do que levariam se estivessem aqui... será que vale a pena? Não falo de todos os casos, porque há empregos e empregos, mas sinceramente a esmagadora maioria dos emigrantes quanto a mim está longe de levar uma vida melhor do que teriam cá em PT, se pensarmos no desgaste que sofrem, no facto de estarem separados da família, trabalharem muito mais... Há muitos que não assumem isso, mas é a verdade.
                                                Eu andava a trabalhar 12h por dia em PT e cá fora trabalho 8h (e com muita flexibilidade).

                                                Não peguem nos exemplos de há 20 anos a trás e façam a regra

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                  Não peguem nos exemplos de há 20 anos a trás e façam a regra

                                                  Concordo

                                                  Ás vezes chateia o facto de haver gente que ainda vê os emigrantes como os "coitadinhos" que vão para fora ser explorados

                                                  Para quem não sabe, posso ser emigrante e fazer uma vida pessoal e laboral igual há dos restantes habitantes desse país

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                    Lotus, cada um com a sua experiencia. Olha que resido aqui tem muitos anos, e entendo o porque de ele nao ver com bons olhos a filha estudar aqui. A Londres turistica nada tem a ver com a dos suburbios.

                                                    Aqui existem escolas com detectores de metais, tal a violencia. As escolas privadas sao carissimas. Se queres morar numa boa area, sem comportamento anti-social, vais pagar bastante, mas muito mesmo por um apartamento. Ainda no fim-de-semana, uns adolescentes puseram fogo a um apartamento e la dentro morreram duas criancas.
                                                    Londres em oferta cultural tem coisas excelentes, mas olha que o dia-a-dia de um suburbio nada tem a haver.
                                                    Ele a fazer limpeza, 12 horas por dia, com 1 salario abaixo das £1000, sem a filha puder ir brincar para a rua, etc, da que pensar se compensa ou nao.

                                                    Os proprios Londrinos dizem que hoje em dia, Londres tornou-se mais uma cidade para jovens, solteiros e turistas do que para familias.

                                                    Quanto vai ganhar em Portugal, para fazer limpezas? Metade disso....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quer felicidade o homem? Já ouviram falar em salario minimo nacional?

                                                      475 euros para 2010... vai ser muito feliz certamente...

                                                      Acho uma piada ás pessoas que regressam ao seu país de origem, ou já estão cheiros de dinheiro ou então não sei o que vem para cá fazer...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                        Eu andava a trabalhar 12h por dia em PT e cá fora trabalho 8h (e com muita flexibilidade).

                                                        Não peguem nos exemplos de há 20 anos a trás e façam a regra
                                                        Sim, mas esse é o teu caso. Já agora só para a estatística não queres dizer a idade, habilitações, o que fazes, és solteiro, casado, filhos? É que dependendo das respostas os cenários podem ser muuuito diferentes. Estou a falar sobretudo do português de meia idade, poucas habilitações, emprego pouco qualificado, com filhos...

                                                        Quanto ao resto eu estou a falar de casos que conheço. Conheço emigrantes com 2 empregos, trabalham que se matam e não fazem mais nada que é trabalhar... Mas sim, não se pode generalizar e tb há gente muito bem de vida. Não digo que os emigrantes que lá andam a matar-se a trabalhar não estejam alguns tb de certa forma bem, só que isso para mim não é vida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quem faz 12 horas de limpeza em Portugal ganha bem mais que o ordenado minimo, embora claro não ache que compense, trabalhar 12 horas é a mesma coisa que abdicar da vida

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                            Concordo

                                                            Ás vezes chateia o facto de haver gente que ainda vê os emigrantes como os "coitadinhos" que vão para fora ser explorados

                                                            Para quem não sabe, posso ser emigrante e fazer uma vida pessoal e laboral igual há dos restantes habitantes desse país
                                                            Sei perfeitamente disso. Eu penso é que para ter vida igual eu não mudava de país. Mas isso sou eu. E tb sei que há quem esteja muito bem e tb há muito emigrantes que trabalham em áreas qualificadas e têm canudo. Mas nem todos os emigrantes estão nessa situação. Mas tb ninguém aqui lhes chamou coitadinhos.
                                                            Editado pela última vez por Phili; 26 April 2010, 18:49.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X