Anúncio

Collapse
No announcement yet.

INEM vs Tratamento Hospital

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    INEM vs Tratamento Hospital

    Hoje estou duplamente chateada e aborrecida.

    Estou empenhada em fazer uma queixa por escrito, mesmo que não dê em nada.

    A situação é a que vou descrever a seguir. Na semana passada, o meu avó teve um AVC. Ele é uma pessoa que não comia carnes vermelhas, não comia gorduras, não bebia e o seu exercício físico desde sempre foi cuidar da horta, após ter-se reformado. Tem 89 anos e pelo que sei foi um AVC esquémico, no lado direito.

    Nessa madrugada foi encaminhado para o serviço de urgência do centro de saúde da localidade de onde seria encaminhado para os HUC's. A médica tratou de tudo que estava ao seu alcance e chamou o INEM. O INEM recusou a vinda da ambulância, dando a entender que era uma pessoa já com idade (tinham de fazer cerca de 40 km para socorrer uma pessoa com AVC). Isto, em primeiro lugar, é gravissimo. Todo o ser humano tem direito à vida. Solução para a tacanhez do INEM foi pedir a ambulância dos bombeiros, que o encaminharam para os HUC's.

    Hoje, depois de uma semana nos HUC's e com contactos dentro dos hospitais, alguém deu alta sem comunicação prévia para as filhas. E trataram das papeladas para encaminharem-no para um hospital muito mais longe, sem qualquer justificação dada. As pessoas que trataram disto tudo comunicaram ao final do dia, aquando da visita, que tinham encaminhado o doente para esse hospital e, ao mesmo tempo, comunicaram os contactos que haviam dentro do hospital para manter ao ocorrente do que elas mesmas tinham provenciado. Não sei o que estarão os meus pais a fazer, mas com um acumular de coisas, isto deixou-me profundamente irritada com os enfermeiros que foram estupidamente mal educados com o meu pai.

    A quem posso escrever a denunciar a recusa da prestação do serviço do INEM, no dia do AVC?

    Nos hospitais há livro amarelo? A quem os meus pais se podem dirigir para fazer denúncia do mau desempenho dos enfermeiros?

    Até pode não dar em nada, mas fico de consciência tranquila!
    Editado pela última vez por annlee; 28 April 2010, 21:15.

    #2
    o INEM não recusou ambulancia. enviaram a dos bombeiros, o que provavelmente até foi mais rápido

    há muitos mais factores a analisar, mas apenas por base no que disseste penso que nada de mal foi feito.
    os meios materiais (e humanos) não são ilimitados, como isso têm de ser bem geridos

    agora compreendo que como familiar seja muito complicado analisar as coisas desta maneira

    Comentário


      #3
      Acho lógico ser uma ambulância dos bombeiros a fazer deslocação do teu avô e não uma unidade de prestamento de socorro do INEM.

      Comentário


        #4
        Esse mau desempenho dos enfermeiros, estás referir-te nomeadamente a quê?

        Lamento esta situação toda!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Acho lógico ser uma ambulância dos bombeiros a fazer deslocação do teu avô e não uma unidade de prestamento de socorro do INEM.

          hmmmm... mas então o que é preciso para mandarem uma unidade do INEM?

          Um AVC não é uma situação extremamente grave? Ou é pelo facto de uma pessoa ter 89 anos que não tem direito ao tratamento adequado?

          Comentário


            #6
            Admito que emocionalmente não pensei nessa parte. No entanto, também desconheço se a ambulância teria mesmo de vir de Coimbra ou se existe alguma a meio do caminho.

            Tem lógica, mas quando da noite para o dia, o avó deixa de se movimentar como antes e de falar, é algo que é dificil de digerir. Ele próprio fica abalado porque percebe o que as pessoas le dizem e vê que as pessoas não o percebem.

            Comentário


              #7
              Lamento isso tudo, mas a verdade é que os meios são limitados, pelo menos ai. Livro amarelo existe, aqui na Ilha costumas ter resposta se souberes escrever as coisas com pés e cabeça, porque de resto existem reclamações que são só pa rir. Não acho que seja o caso,mas ai não sei se vais ter resposta, pois não conheço como funciona, mas sei de longe que aqui somos mais bem atendidos nas urgências do que ai. Eu que o diga

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ginho Ver Post
                Esse mau desempenho dos enfermeiros, estás referir-te nomeadamente a quê?

                Lamento esta situação toda!
                Quando o meu pai dirigiu-se aos enfermeiros a pedir informações do porquê da alta e de não terem avisado nada, os enfermeiros disseram que aquilo não era um hotel e que tinham nada a ver com aquilo. A palavra "desempenho" pode não ser adequada, mas um bocadinho de bom senso nas coisas que dizem, acho que deveria ser inato pois lidam com seres humanos. A mim choca-me uma afirmação daquele género. Disseram que tb não tinham nada a ver com isso, o médico deu alta e só trataram de encaminhar o doente para outra unidade hospitalar. Agora se vai para outro hospital, não percebo porquê, porque estava num hospital.

                Desde Segunda-feira o meu pai tinha começado a tratar de encontrar uma Unidade de Cuidados Continuados, para quando ficasse melhor para começar a fisioterapia a terapia da fala. Mas isto seria para quando saisse do hospital

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ginho Ver Post
                  Esse mau desempenho dos enfermeiros, estás referir-te nomeadamente a quê?

                  Lamento esta situação toda!
                  Originalmente Colocado por maven Ver Post
                  Lamento isso tudo, mas a verdade é que os meios são limitados, pelo menos ai. Livro amarelo existe, aqui na Ilha costumas ter resposta se souberes escrever as coisas com pés e cabeça, porque de resto existem reclamações que são só pa rir. Não acho que seja o caso,mas ai não sei se vais ter resposta, pois não conheço como funciona, mas sei de longe que aqui somos mais bem atendidos nas urgências do que ai. Eu que o diga
                  Obrigada, quando as coisas nos tocam é que damos mais sentido a muita coisa que descuramos.

                  Tenho fé que as coisas vão melhorar!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                    hmmmm... mas então o que é preciso para mandarem uma unidade do INEM?

                    Um AVC não é uma situação extremamente grave? Ou é pelo facto de uma pessoa ter 89 anos que não tem direito ao tratamento adequado?
                    Se já foi devidamente estabilizado por um médico acho que não há necessidade de se enviar a viatura do INEM. O que poderiam fazer mais? Aquilo não é nenhum hospital ambulante.

                    As viaturas do INEM servem para, tal como o nome indica, emergências como por exemplo acidentes e doenças súbitas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                      Quando o meu pai dirigiu-se aos enfermeiros a pedir informações do porquê da alta e de não terem avisado nada, os enfermeiros disseram que aquilo não era um hotel e que tinham nada a ver com aquilo. A palavra "desempenho" pode não ser adequada, mas um bocadinho de bom senso nas coisas que dizem, acho que deveria ser inato pois lidam com seres humanos. A mim choca-me uma afirmação daquele género. Disseram que tb não tinham nada a ver com isso, o médico deu alta e só trataram de encaminhar o doente para outra unidade hospitalar. Agora se vai para outro hospital, não percebo porquê, porque estava num hospital.

                      Desde Segunda-feira o meu pai tinha começado a tratar de encontrar uma Unidade de Cuidados Continuados, para quando ficasse melhor para começar a fisioterapia a terapia da fala. Mas isto seria para quando saisse do hospital

                      Provavelmente o que aconteceu foi que após estabilizada a situação clínica, o teu avô foi transferido para o hospital da sua área de residência. Isso é uma decisão médica e como tal deviam ser os mesmos a comunicar tal decisão à familia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Se já foi devidamente estabilizado por um médico acho que não há necessidade de se enviar a viatura do INEM. O que poderiam fazer mais? Aquilo não é nenhum hospital ambulante.

                        As viaturas do INEM servem para, tal como o nome indica, emergências como por exemplo acidentes e doenças súbitas.

                        O meu avó nunca tido um AVC. Um AVC é uma doença súbita?

                        Não é a questão de ser um hospital ambulante, mas um serviço mais rápido. Quem nos garante se o auxílio fosse mais rápido, a fala não seria tao brutalmente atingida? Apenas questiono, não domino estas matérias.

                        Comentário


                          #13
                          Por acaso já discuti este assunto com a annlee e aqui o que está em causa é o facto de se estar a seleccionar quem socorrer e quem não socorrer.

                          As pessoas deviam ser socorridas da melhor forma possível independentemente da idade, sexo, cor, etc. Todas têm o direito a vida! O avó da annlee pode já ter 89 anos, mas tem muita consciência com a sua saúde e ninguém sabe a influência que o senhor tinha para com as pessoas que o rodeiam ou até mesmo se era uma mais valia para a sociedade.

                          Por acaso no dia seguinte após a annlee me ter contado o sucedido tive um jantar com alguns enfermeiros, alguns dos quais trabalham em serviços de urgências e fiquei incrédulo com as histórias que me contaram.


                          A que está mais directamente relacionada com este caso é a do avó de uma enfermeira de um serviço de urgência que teve uma paragem cardio-respiratória, trata-se de um serviço de urgência numa localidade rural, por isso não é dos mais bem apetrechados. Nestes caos as regras ditam que tem de se chamar o INEM, até para que os médicos que fazem parte desta corporação acompanhem o doente ao hospital central. Ora bem, neste caso foi o que fizeram. O INEM lá apareceu tentaram tudo o que era possível mas o homem infelizmente morreu.

                          O que estava para acontecer depois, ninguém esperava. O médico do INEM pediu ao Médico de serviço nas urgência daquele centro para irem para um gabinete a parte e deu-lhe um raspanete por ter-lo feito deslocar-se a grande velocidade por um senhor com uma certa idade. Obviamente que o médico alvo de tal critica defendeu-se e referiu que se tratava do avó de uma enfermeira e como tal era impensável não contactar o INEM. Mas isto tudo com os ânimos muito exaltados de forma que a restante equipa e funcionários do centro de saúde, inclusive a neta (enfermeira) do senhor falecido pudessem ouvir.


                          Já sabem, um dia que precisem do INEM para socorrer uma pessoa idosa, mintam na idade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JoanaM Ver Post
                            Provavelmente o que aconteceu foi que após estabilizada a situação clínica, o teu avô foi transferido para o hospital da sua área de residência. Isso é uma decisão médica e como tal deviam ser os mesmos a comunicar tal decisão à familia.
                            Está ligeiramente melhor, mas ainda com febres altas. E o hospital mais próximo é o de Coimbra. O outro, no interior do país - Oliv. Hosp., fica mais longe uns kms.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                              O meu avó nunca tido um AVC. Um AVC é uma doença súbita?

                              Não é a questão de ser um hospital ambulante, mas um serviço mais rápido. Quem nos garante se a prestação de serviço fosse mais rápida, a fala não seria tao brutalmente atingida? Apenas questiono, não domino estas matérias.
                              Claro que o AVC é uma doença súbita, mas ao que parece já tinha sido devidamente assistido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                Se já foi devidamente estabilizado por um médico acho que não há necessidade de se enviar a viatura do INEM. O que poderiam fazer mais? Aquilo não é nenhum hospital ambulante.

                                As viaturas do INEM servem para, tal como o nome indica, emergências como por exemplo acidentes e doenças súbitas.
                                Tu deves achar que há médicos nas corporações dos bombeiros?!?

                                São os médicos do INEM que têm de socorrer estes casos mais sérios e estabiliza-los até a chegada ao hospital.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                  Está ligeiramente melhor, mas ainda com febres altas. E o hospital mais próximo é o de Coimbra. O outro, no interior do país - Oliv. Hosp., fica mais longe uns kms.
                                  Não é uma questão de distâncias. Se o teu avô reside numa área que é abrangida por um hospital que não o HUC, é para lá que que é encaminhado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                    Tu deves achar que há médicos nas corporações dos bombeiros?!?

                                    São os médicos do INEM que têm de socorrer estes casos mais sérios e estabiliza-los até a chegada ao hospital.
                                    Concordo com isso. Mas então para que é que servem os médicos nos centros de saúde? A annlee escreveu que o avô foi visto pela médica do centro de saúde.

                                    Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                    Nessa madrugada foi encaminhado para o serviço de urgência do centro de saúde da localidade de onde seria encaminhado para os HUC's. A médica tratou de tudo que estava ao seu alcance

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      Concordo com isso. Mas então para que é que servem os médicos nos centros de saúde? A annlee escreveu que o avô foi visto pela médica do centro de saúde.

                                      Sim, foi verdade. Foi assistido por uma médica, mas num centro de saúde pequeno ( daqueles que escapou ao encerramento nocturno). Agora creio que os meios devem ser limitados porque é uma vila pequena.

                                      Comentário


                                        #20
                                        na zona de coimbra isso é o normal.

                                        mais a sul aínda mandam os doentes picar o ponto ao Avelar.........


                                        provavelmente era mais perto mandar vir a ambulancia dos bombeiros.

                                        em casos de AVC o que interessa é a rapidez.

                                        quanto à resposta do pessoal dos HUC


                                        mas deviam estar com poucas camas......


                                        cumprimentos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Concordo com isso. Mas então para que é que servem os médicos nos centros de saúde? A annlee escreveu que o avô foi visto pela médica do centro de saúde.

                                          Sim, é verdade e mais para frente diz também que a médica chamou o INEM para que o transportassem e recusaram-se por causa da idade do senhor.

                                          Achas isto bem?

                                          Se leres a história verídica que coloquei, acontece exactamente o mesmo. Os médicos dos pequenos serviços de urgências, em casos sérios têm de chamar o INEM para que o paciente seja acompanhado até ao hospital. Nas ambulâncias dos bombeiros não há médicos!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                            Sim, é verdade e mais para frente diz também que a médica chamou o INEM para que o transportassem e recusaram-se por causa da idade do senhor.

                                            Achas isto bem?

                                            Se leres a história verídica que coloquei, acontece exactamente o mesmo. Os médicos dos pequenos serviços de urgências, em casos sérios têm de chamar o INEM para que o paciente seja acompanhado até ao hospital. Nas ambulâncias dos bombeiros não há médicos!!!
                                            Estás de todo errado, porque a transferencia de doente entre hospitais, está a cargo dos Bombeiros e nunca do INEM.

                                            Certamente que a medica no SAP(Centro de Saude) não chamou Ambulancia do INEM, chamaria de certeza a dos Bombeiros para fazer os transporte.

                                            Já agora como é que a vitima chegou ao Centro de Saude?

                                            Se foi em viatura particular, atraves de algum familiar procedemos mal logo no inicio.

                                            Pois deveria ter ligado 112, para que o senhor ai sim fosse assistido por uma Ambulancia do INEM na sua residencia e possivelmente enviariam tambem uma VMER.

                                            A chamada no 112 é triada e eles saberiam logo os meios que enviar, certamente iriam enviar uma Ambulancia SIV(SUPORTE IMEDIATO DE VIDA) tripulada por um Emfermeiro e um Tecnico de Ambulancia de Emergencia, e deslocariam tambem se disponivel uma VMER(VIATURA MEDICA DE EMERGENCIA E REANIMAÇÃO) tripulada por um Medico e um Emfermeiro.

                                            E nessas condições a vitima não seriam sequer trasnportada ao Centro de Saude mas sim directamente a UNIDADE LOCAL DE SAUDE com valencias para o receber.

                                            Pela descrição parece me que a vitima foi até ao Centro de Saude, ou atraves do Bombeiros ou Atraves de viatura particular.

                                            Pois se fosse activado o INEM seria logo encaminhada para o local com as melhores valencias.

                                            Gostaria que a autura do topico me esclareça isto para poder informar melhor.

                                            Quanto ao tipo de AVC:

                                            é devido à falta de irrigação sanguínea num determinado território cerebral, causando morte de tecido cerebral - é o AVC isquêmico.

                                            O tratamento do AVC isquêmico já utilizado em todo o mundo há pelo menos 10 anos é realizado com medicamentos trombolíticos, que possuem a propriedade de dissolver o coágulo sangúineo que está entupindo a artéria cerebral, causando a isquemia

                                            Para que se perceba por melhores palavras o AVC foi provocado por um Coagulo sanguineo, e um coagulo sanguineo é responsavel por fazer parar as hemorregias por exemplo quando temos um corte, o sangue acaba por parar porque é formado um coagulo ajuda a "consertar" o vaso sanguineo danificado, neste caso um Coagulo cerebral levou a falta de sangue o que provocou o AVC, já no AVC Hemorragico as causas são exactamente o contrario é uma hemorregia cerebral.

                                            Informo tambem que caso não saibam a Aspirina pode ser utilizada como forma de prevenção de AVC.

                                            Devem no entanto informar-se com o medico ou farmaceutico pois cada caso é um caso, e a varios tipos de aspirina, mas a normal é usada como prevenção em AVC e Enfarte do Miocardio.



                                            TRATAMENTO DIETOTERÁPICO
                                            • Mudanças nos habitos alimentares durante a recuperação
                                            • Regularizar os horários das refeições para que se possa aumentar o fracionamento.
                                            • É recomendado realizar refeições pequenas e freqüentes, de 6 a 8 refeições por dia, sendo elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia;
                                            • Comer devagar;
                                            • Selecionar uma grande variedade de alimentos;
                                            • Os alimentos devem ser bem cozidos e servidos em consistência pastosa na forma de papas, purês, cremes e mingaus;
                                            • Usar caldo de carne e molhos para umedecer carnes e legumes.
                                            • Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições, a fim de evitar a sensação de plenitude gástrica;
                                            • Beber bastante líquido no intervalo das refeições, ao longo do dia;
                                            • Os líquidos devem ser espessados e sorvidos lentamente;
                                            • Espessar os líquidos com cereais infantis, batatas amassadas, flocos de batata, ou amido de milho.
                                            • Oferecer alimentos na temperatura fria e nunca alimentos quentes para evitar náuseas;
                                            • Para aumentar o aporte calórico e evitar a perda de peso, acrescentar: óleos (ricos em gordura monoinsaturada), azeite, margarinas, queijos cremosos, molhos, açúcar, mel e farinhas às preparações;
                                            • Aumentar a ingestão de frutas, sendo que estas devem ter suas fibras abrandadas pelo calor ou devem ser servidas amassadas para facilitar a deglutição;
                                            • Dar preferência ao leite e derivados desnatados;
                                            • Evitar alimentos gordurosos, ingestão de alimentos fonte de gordura saturada, gordura trans, frituras e queijos amarelos;
                                            • Moderar o consumo de café, álcool, chá preto, chá mate, chocolate, refrigerante e alimentos condimentados;
                                            • Evitar esforçar-se após as refeições (20 a 30 minutos após a ingestão de alimentos);
                                            • A última refeição do dia deve ser realizada cerca de 3 horas antes de deitar;
                                            • Evitar roupas apertadas, especialmente após as refeições;
                                            Quanto a queixa ao INEM pode enviar para o Ministerio da Saude, pois é o ministerio responsavel pelo INEM, mas de qualquer maneira a resposta dada sera certamente a mesma que a minha.
                                            Editado pela última vez por pacheco784; 29 April 2010, 00:20.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                              Estás de todo errado, porque a transferencia de doente entre hospitais, está a cargo dos Bombeiros e nunca do INEM.

                                              Certamente que a medica no SAP(Centro de Saude) não chamou Ambulancia do INEM, chamaria de certeza a dos Bombeiros para fazer os transporte.

                                              Já agora como é que a vitima chegou ao Centro de Saude?

                                              Se foi em viatura particular, atraves de algum familiar procedemos mal logo no inicio.

                                              Pois deveria ter ligado 112, para que o senhor ai sim fosse assistido por uma Ambulancia do INEM na sua residencia e possivelmente enviariam tambem uma VMER.

                                              A chamada no 112 é triada e eles saberiam logo os meios que enviar, certamente iriam enviar uma Ambulancia SIV(SUPORTE IMEDIATO DE VIDA) tripulada por um Emfermeiro e um Tecnico de Ambulancia de Emergencia, e deslocariam tambem se disponivel uma VMER(VIATURA MEDICA DE EMERGENCIA E REANIMAÇÃO) tripulada por um Medico e um Emfermeiro.

                                              E nessas condições a vitima não seriam sequer trasnportada ao Centro de Saude mas sim directamente a UNIDADE LOCAL DE SAUDE com valencias para o receber.

                                              Pela descrição parece me que a vitima foi até ao Centro de Saude, ou atraves do Bombeiros ou Atraves de viatura particular.

                                              Pois se fosse activado o INEM seria logo encaminhada para o local com as melhores valencias.

                                              Gostaria que a autura do topico me esclareça isto.

                                              Quanto a queixa ao INEM pode enviar para o Ministerio da Saude, pois é o ministerio responsavel pelo INEM, mas de qualquer maneira a resposta dada sera certamente a mesma que a minha.
                                              O doente foi transportado por uma ambulância que veio ao local. E foi activado o 112 logo desde logo o inicio, por uma questão de rapidez, acharam que o deveriam encaminhar para o Centro de Saúde, mas nenhum INEM fez-se ao caminho.

                                              A médica telefonou para o INEM e não os bombeiros, como já tinha mencionado acima.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigada Pacheco.

                                                Neste momento, está hospitalizado e a ser seguido por médicos. Tem um tubo colocado no nariz e não está a ingerir a alimentação que nós ingerimos. É tudo feito à base do tubo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                                  O doente foi transportado por uma ambulância que veio ao local. E foi activado o 112 logo desde logo o inicio, por uma questão de rapidez, acharam que o deveriam encaminhar para o Centro de Saúde, mas nenhum INEM fez-se ao caminho.

                                                  A médica telefonou para o INEM e não os bombeiros, como já tinha mencionado acima.

                                                  Mas a Ambulancia que veio ao Local era do INEM e tripulada pelo INEM ou era daquelas que é do INEM mas Tripulada pelos Bombeiros?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                                    Mas a Ambulancia que veio ao Local era do INEM e tripulada pelo INEM ou era daquelas que é do INEM mas Tripulada pelos Bombeiros?
                                                    Nenhuma das duas. Era a ambulância dos Bombeiros da coorperação local.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu compreendo que estejas abalada pelos acontecimentos com o teu familiar, e muito revoltada com a situação. Agora espero é que este nervosismo não te faça andar a apontar as culpas aos outros pelo sucedido. É perfeitamente normal, ou seja, é uma rotina nas urgências diarias dos hospitais idosos com idades acima dos 80 anos com AVC. O teu avô tem de ser anticoagulado e vigiar a evolução da situação. De resto nestes casos após a terapêutica não há muito que se possa fazer. Espero que corra tudo bem.
                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                                        Eu compreendo que estejas abalada pelos acontecimentos com o teu familiar, e muito revoltada com a situação. Agora espero é que este nervosismo não te faça andar a apontar as culpas aos outros pelo sucedido. É perfeitamente normal, ou seja, é uma rotina nas urgências diarias dos hospitais idosos com idades acima dos 80 anos com AVC. O teu avô tem de ser anticoagulado e vigiar a evolução da situação. De resto nestes casos após a terapêutica não há muito que se possa fazer. Espero que corra tudo bem.
                                                        Cumps
                                                        Obrigada iandrec. Sou uma pessoa calma ;). Se a escrita transparece algo, a realidade vive-se a outro nível.

                                                        Relatei apenas factos, compete às entidades averiguar se existe culpa ou não. Essa parte não me compete. Não se trata de andar a culpar pessoas a ver se acerto no alvo. Se apenas fizeram o seu trabalho, então muito bem, compreenderei. Se temos o direito de nos queixar de factos reais, porquê cruzar os braços?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                                          Nenhuma das duas. Era a ambulância dos Bombeiros da coorperação local.

                                                          Pois nesse caso foi como te disse antes, se fosse uma Ambulancia INEM tripulada pelo INEM ele seria logo encaminhado para a UNIDADE LOCAL DE SAUDE com as valencias adequadas, como foi pelos Bombeiros não tendo eles capacidade para avaliar a vitima e decidir qual o hospital com valencias, nada podem fazer a nao ser trasportar para o Centro de Saude mais perto.

                                                          Nesse caso contra o INEM não podes fazer nada, pois eles tem mesmo que recusar transportar o teu Avo do Centro de Saude para o Hospital, pois não é um Serviço para o INEM como disse antes, mas sim para os Bombeiros, e o que eles fizeram foi enviar a Ambulancia dos Bombeiros.

                                                          Agora não compreendo porque não enviaram logo Ambulancia INEM na primeira chamada, so se não tinham disponivel ou nao cobrem essa zona, na chamada foi bem explicada a situação?

                                                          Segundo abriguei voces tem 3 VMERs:

                                                          1 -HOSPITAL FIGUEIRA DA FOZ
                                                          1- HUC
                                                          1- CENTRO HOSPITALAR DE COIMBRA

                                                          Tem uma SIV que serve Catanhede e Mira.

                                                          E tem duas Ambulancias mesmo do INEM:

                                                          1 - Tabua
                                                          1 - Coimbra
                                                          Editado pela última vez por pacheco784; 29 April 2010, 00:46.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                                            Estás de todo errado, porque a transferencia de doente entre hospitais, está a cargo dos Bombeiros e nunca do INEM.

                                                            Certamente que a medica no SAP(Centro de Saude) não chamou Ambulancia do INEM, chamaria de certeza a dos Bombeiros para fazer os transporte.
                                                            Oh Pacheco quem tem de transportar o doente é coisa que me ultrapassa. Aquilo que me parece é que a situação que é requer a presença de um médico para o transporte da vitima.

                                                            Se a médica chamou o INEM é porque é o que está disponível na área em causa e isso foi recusado devido a idade do avó da annlee.

                                                            Obviamente que a minha indignação se deve a aquilo que me foi contado pela annlee e por saber de situações semelhantes. Agora não vou estar aqui a dizer que a médica não ligou ao INEM ou que ligou a outro tipo de viatura com outros ocupantes, isso já é especular. Se o que a annlee contou-nos for realmente o que aconteceu, é grave.

                                                            Mas já que parece que estás bem dentro do assunto, a haver uma queixa, onde é que é feita?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X