Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Colegio privado, sim ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Colegio privado, sim ou não?

    A minha irmã equaciona por a filha de 8 anos, num colegio privado na margem sul.
    Os que ela viu parecem oferecer excelentes condições de ensino, acompanhamento e actividades extra-curriculares, alguns até com piscina propria. Tudo a um preço bastante caro.
    Talvez possa parecer obvio, mas compensa por os putos em colegios privados? Uma coisa que lhe deixa de pé atras é a competição dos novos-ricos, tipo qual dos putos tem a melhor festa de anos, o paizinho com o melhor carro estacionado, meninos mimados, enfim, certas atitudes que algumas pessoas que frequentam estes colegios demonstram e que ela não gostaria que a filha tivesse. Será mesmo assim?

    Ja alguem aqui frequentou um colegio privado ou tem filhos a frequenta-los? Se sim, qual a vossa opinião? A melhor escola publica compara-se a um bom colegio privado?
    Editado pela última vez por Paulinhonanet; 29 April 2010, 11:35.

    #2
    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
    A minha irma equaciona por a filha de 8 anos, num colegio privado na margem sul.
    Os que ela viu parecem oferecer excelentes condições de ensino, acompanhamento e actividades extra-curriculares, alguns até com piscina propria. Tudo a um preço bastante caro.
    Talvez possa parecer obvio, mas compensa por os putos em colegios privados? Uma coisa que lhe deixa de pé atras é a competição dos novos-ricos, tipo qual dos putos tem a melhor festa de anos, o paizinho com o melhor carro estacionado, meninos mimados, enfim, certas atitudes que são caracteristicas das classes que frequentam estes colegios e que ela não gostaria que a filha tivesse. Será mesmo assim?

    Ja alguem aqui frequentou um colegio privado ou tem filhos a frequenta-los? Se sim, qual a vossa opinião? A melhor escola publica compara-se a um bom colegio privado?
    Será.
    Uma boa escola pública é melhor, na minha opinião.

    O Privado ganha na segurança e no controlo mais apertado aos putos. Então se for de padres é do melhor nesse aspecto.

    Comentário


      #3
      Não se compara.

      Borrifa-te para as comparações etc.

      O que interessa, o que é importante é a educação, os putos terem bons professores. Isso é que importante.
      Nas escolas públicas podes ter bons professores, se tiveres sorte e se tiveres sorte de ter uma turma razoável. Numa escola privada escolhes, não gostas mudas, pagas exiges.

      Havendo possibilidade é uma opção melhor na minha opinião.

      Comentário


        #4
        Eu andei em colégios privados desde a 1ª classe até ao 9º ano, e do 10º ao 12º em estatais.
        A minha opinião pessoal, é 100% positiva no que respeita aos privados.
        A educação e o respeito pelos professores é inigualável, não é sequer comparável ao que se passa nas escolas do Estado, a segurança dos miúdos é mais apertada, o ensino é relativamente igual, mas como há princípios de educação que são incutidos nos privados, e que não os vi serem incutidos no estatal, fazem também com que os miúdos tenham mais sentido de responsabilidade no estudo.

        Atenção que o que falo já se passou há cerca de 20 anos atrás, ou seja, já saí do Colégio privado há 20 anos, não sei como é agora.

        De qualquer modo, uma grande parte da educação e da dedicação dos miúdos parte de casa, as minhas cunhadas sempre andaram em escolas públicas, e uma é professora, a outra enfermeira, sempre foram excelentes alunas, nada de baldas nem se meteram em porcarias. Portanto não estou a falar mal das escolas públicas, apenas relatei a minha experiência.

        Quando mudei para o Liceu, no 10º ano, para mim foi um choque de tal maneira o comportamento dos meus colegas e do ambiente na escola, que no 1º dia fui para casa a chorar, faltei ao último tempo, e disse que não queria estudar mais, que não ia aguentar aquela selvajaria É que no 1º dia de aulas teve de lá ir a PSP porque os meninos do Liceu Camões resolveram invadir a minha escola para roubar as mochilas e assaltar miúdos

        Neste momento tenho a minha filha na escola oficial, estou muito satisfeita com a professora e as educadoras, gosto da escola em si, da alimentação, da segurança e do grau de aprendizagem da minha filha.

        Quanto às "competições" entre papás, no meu tempo não havia nada disso, ninguém ligava ao carro dos pais, ou à roupa, até porque usávamos farda. Hoje em dia não sei como é...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
          A minha irmã equaciona por a filha de 8 anos, num colegio privado na margem sul.
          Os que ela viu parecem oferecer excelentes condições de ensino, acompanhamento e actividades extra-curriculares, alguns até com piscina propria. Tudo a um preço bastante caro.
          Talvez possa parecer obvio, mas compensa por os putos em colegios privados? Uma coisa que lhe deixa de pé atras é a competição dos novos-ricos, tipo qual dos putos tem a melhor festa de anos, o paizinho com o melhor carro estacionado, meninos mimados, enfim, certas atitudes que algumas pessoas que frequentam estes colegios demonstram e que ela não gostaria que a filha tivesse. Será mesmo assim?

          Ja alguem aqui frequentou um colegio privado ou tem filhos a frequenta-los? Se sim, qual a vossa opinião? A melhor escola publica compara-se a um bom colegio privado?
          Escola pública na margem sul?!?

          Deve ser lindo

          Se pode pagar o privado, nem pense 2 vezes.

          Comentário


            #6
            Depende da escola privada e do liceu, cada caso é um caso. Há escolas privadas péssimas e liceus óptimos, e o contrário é também verdade.

            Aqui em Lisboa temos algumas boas escolas (Moderno, Of. S. José, Valsassina, Charles Lepierre, etc..), mas também temos escolas públicas mais "finas" que muitas escolas privadas, Ex: Escola secundária Pedro Nunes.

            Portanto é como disse, cada caso é um caso.

            Comentário


              #7
              Eu andei na escola publica na margem sul, vi e passei por muito. Ainda assim, e com a recente experiência de sobrinhos em escolas privadas, sou apologista da pública.

              Porcaria até nas melhores escolas entra, basta haver portões

              Depois de ter presenciado um caso de uma situação amorosa (sempre assuntos delicados uma vez que se tratam de miúdos crescidos...), onde a escola sacudiu sempre a água do capote, nem equaciono para o meu filho a privada.

              De que servem os "monitores" as "miss´s" e toda uma série de nomes pomposos, se quando há problemas, não se liga, ou melhor, liga-se mas assim que se viu quem são os pais do menino/menina, muda-se logo a postura. Se calhar é a tal competição do melhor carro, emprego, etc...

              Além de que no aspecto escolar, a suposta melhor preparação passa muitas vezes com a oportunidade de realizar um 2º teste

              Podia ter sido azar com a escola, mas já soube de mais casos concretos noutras instituições...

              Não digo que não possa vir a mudar de opinião, mas dúvido muito.


              Cump.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Depende da escola privada e do liceu, cada caso é um caso. Há escolas privadas péssimas e liceus óptimos, e o contrário é também verdade.

                Aqui em Lisboa temos algumas boas escolas (Moderno, Of. S. José, Valsassina, Charles Lepierre, etc..), mas também temos escolas públicas mais "finas" que muitas escolas privadas, Ex: Escola secundária Pedro Nunes.

                Portanto é como disse, cada caso é um caso.
                Nem mais. Penso pôr o meu filho na pública porquê a que tenho perto de casa é uma excelente escola (Escola Vasco da Gama). Cada caso é um caso.

                Comentário


                  #9
                  Escola publica obviamente, existem excelente na margem sul.

                  Comentário


                    #10
                    Se tens possibilidades, Privado sempre.

                    Tenho a minha filhota num colégio privado que vai de encontro ao que eu pretendo para ela a nivel escolar (tem do pré-primário ao 12º ano), não considero de forma nenhuma uma despesa cara ou dispensavel, se bem que a mensalidade é muito acima do ordenado minimo nacional, no entanto, a confiança no ensino, a segurança e as actividades extra curriculares, são muito superiores a qualquer escola publica, apenas quero que ela tenha o que eu não tive, e que chegue a nivel academico onde eu não cheguei.

                    Quanto as competições que falas, pelo menos neste colégio nao noto nada disso, os miudos teem todos farda igual (em parte já por causa dessas coisas), criam-se imensas amizades tal como em qualquer outra escola, até arrisco a dizer que se criam amizades mais puras que noutros estabelecimentos de ensino

                    Havendo possibilidade de pagar sem problemas, acho que é sempre de optar pelo privado, no entanto entendam isto como um investimento a longo prazo, eu pelo menos nao faço intenções de a tirar do privado antes do 12º ano, estejam preparados para suportar este encargo durante muitos anos, pois o choque não é andar no privado ou no publico, o choque é tirar uma criança do privado e passa-la para o publico só porque os papás deixaram de poder suportar as depesas

                    Se agora teem possibilidades e não sabem se dentro de meia duzia de anos continuam a ter, então ponham no publico, pois o choque da mudança para as crianças é muito complicado de gerir, levando em alguns casos a situações extremamente complicadas

                    Havendo possibilidades, privado sempre!

                    Comentário


                      #11
                      Eu penso que para pais que não têm muito tempo, paciência ou gosto de acompanhar os filhos é importante um colégio para os seguir. Mas se forem pais activos, gostarem de saber todos os pormenores dos vossos filhos, seguirem a sua aprendizagem penso que é melhor uma pública.

                      Por exemplo no colégio deixam o filho de manhã e apanham-no à noite, numa escola pública têm de o ir buscar para ir levar à piscina, aulas de línguas, etc.

                      Claro que é mais confortável ter quem faça tudo por nós, mas paga-se! Eu pessoalmente quero ter tempo para fazer parte do crescimento do meu filho, mas não sei se será possível ter o tempo que é necessário.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                        Havendo possibilidade de pagar sem problemas, acho que é sempre de optar pelo privado, no entanto entendam isto como um investimento a longo prazo, eu pelo menos nao faço intenções de a tirar do privado antes do 12º ano, estejam preparados para suportar este encargo durante muitos anos, pois o choque não é andar no privado ou no publico, o choque é tirar uma criança do privado e passa-la para o publico só porque os papás deixaram de poder suportar as depesas

                        Se agora teem possibilidades e não sabem se dentro de meia duzia de anos continuam a ter, então ponham no publico, pois o choque da mudança para as crianças é muito complicado de gerir, levando em alguns casos a situações extremamente complicadas
                        É bem visto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Escola publica obviamente, existem excelente na margem sul.
                          Deduzo da tua frase que sejas contra o ensino privado, mas não detalhaste, ao contrario dos outros companheiros. Tens algum exemplo/motivo?
                          Editado pela última vez por Paulinhonanet; 29 April 2010, 12:16.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet
                            ...ma coisa que lhe deixa de pé atras é a competição dos novos-ricos, tipo qual dos putos tem a melhor festa de anos, o paizinho com o melhor carro estacionado, meninos mimados, enfim...
                            Putos a armarem-se em parvos há em todo o lado, até nos lares de 3ª idade, se não for com festas é com ganzas ou bebedeiras, ou com carros, palhaçadas sem sentido...
                            Nos particulares em condições, a grande diferença é que as crianças estão mais protegidas de tudo, pode dar uma segurança maior e a criança cresce melhor e mais à vontade, ou pode sair o tiro pela culatra e a criança ficar uma atadinha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                              Se tens possibilidades, Privado sempre.

                              Tenho a minha filhota num colégio privado que vai de encontro ao que eu pretendo para ela a nivel escolar (tem do pré-primário ao 12º ano), não considero de forma nenhuma uma despesa cara ou dispensavel, se bem que a mensalidade é muito acima do ordenado minimo nacional, no entanto, a confiança no ensino, a segurança e as actividades extra curriculares, são muito superiores a qualquer escola publica, apenas quero que ela tenha o que eu não tive, e que chegue a nivel academico onde eu não cheguei.

                              Quanto as competições que falas, pelo menos neste colégio nao noto nada disso, os miudos teem todos farda igual (em parte já por causa dessas coisas), criam-se imensas amizades tal como em qualquer outra escola, até arrisco a dizer que se criam amizades mais puras que noutros estabelecimentos de ensino

                              Havendo possibilidade de pagar sem problemas, acho que é sempre de optar pelo privado, no entanto entendam isto como um investimento a longo prazo, eu pelo menos nao faço intenções de a tirar do privado antes do 12º ano, estejam preparados para suportar este encargo durante muitos anos, pois o choque não é andar no privado ou no publico, o choque é tirar uma criança do privado e passa-la para o publico só porque os papás deixaram de poder suportar as depesas

                              Se agora teem possibilidades e não sabem se dentro de meia duzia de anos continuam a ter, então ponham no publico, pois o choque da mudança para as crianças é muito complicado de gerir, levando em alguns casos a situações extremamente complicadas

                              Havendo possibilidades, privado sempre!
                              Isso de nao ser caro mas ser superior ao ordenado minimo parece ser uma contradição....mas haja dinheiro.

                              Por outro lado a vida profissional nada tem a ver se o estudo foi feito numa boa escola publica ou privada, conheço varios exemplo de quem foi até excelente aluno em colegios privados como até o colegio alemão no campo grande e na vida profissional sao um fracasso.

                              outros que estudaram numa publica toda a vida aqui na margem sul e tem doutoramento e sao actualmente professores universitários.

                              Alem disso muitos professoras das escolas privadas nao valem nada sao apenas aqueles que nao tiveram media e aptidões para entrar em numa escola publica

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                Eu penso que para pais que não têm muito tempo, paciência ou gosto de acompanhar os filhos é importante um colégio para os seguir. Mas se forem pais activos, gostarem de saber todos os pormenores dos vossos filhos, seguirem a sua aprendizagem penso que é melhor uma pública.

                                Por exemplo no colégio deixam o filho de manhã e apanham-no à noite, numa escola pública têm de o ir buscar para ir levar à piscina, aulas de línguas, etc.

                                Claro que é mais confortável ter quem faça tudo por nós, mas paga-se! Eu pessoalmente quero ter tempo para fazer parte do crescimento do meu filho, mas não sei se será possível ter o tempo que é necessário.

                                Esta análise não é correcta, eu acompanho a minha filha em muitas das actividades extra curriculares dela, mesmo estando no privado, vou quase todos os dias ver e incentivar, acredita que ves muitos mais pais no privado a acompanhar os filhos do que no publico, (Isto claro dentro desta faixa etária pré-primária -primária, a partir dai sao os próprios putos que começam a ganhar responsabilidades e nao se sentem bem com os "cotas" sempre atrás, há que ir respeitando o crescimento deles e ir dando o espaço deles)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  Eu penso que para pais que não têm muito tempo, paciência ou gosto de acompanhar os filhos é importante um colégio para os seguir. Mas se forem pais activos, gostarem de saber todos os pormenores dos vossos filhos, seguirem a sua aprendizagem penso que é melhor uma pública.

                                  Por exemplo no colégio deixam o filho de manhã e apanham-no à noite, numa escola pública têm de o ir buscar para ir levar à piscina, aulas de línguas, etc.

                                  Claro que é mais confortável ter quem faça tudo por nós, mas paga-se! Eu pessoalmente quero ter tempo para fazer parte do crescimento do meu filho, mas não sei se será possível ter o tempo que é necessário.
                                  Mas nem todos os colégios privados têm esses privilégios...

                                  Eu andei sempre no privado e sempre tive as deslocações por minha conta, nunca me foram levar ou buscar (a não ser à educação fisica, que era num pavilhão distante).

                                  Há privados e privados.

                                  Mas também há públicos e públicos...

                                  Na minha opinião o importante é conhecer a qualidade de cada estabelecimento de ensino, independentemente de quem tem a sua posse ou gestão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                    Deduzo da tua frase que sejas contra o ensino privado, mas não detalhaste, ao contrario dos outros companheiros. Tens algum exemplo/motivo?
                                    ja falei em cima...

                                    nao sou contra o ensino privado...mas havendo um ensino em condições publico nao vejo necessidade alguma do privado por outro lado o privado muitas vezes serve para escoar quem nao tem capacidade para entrar no publico, isso ve-se por exemplo nos professores e nos estudantes universitários.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Isso de nao ser caro mas ser superior ao ordenado minimo parece ser uma contradição....mas haja dinheiro.

                                      Por outro lado a vida profissional nada tem a ver se o estudo foi feito numa boa escola publica ou privada, conheço varios exemplo de quem foi até excelente aluno em colegios privados como até o colegio alemão no campo grande e na vida profissional sao um fracasso.

                                      outros que estudaram numa publica toda a vida aqui na margem sul e tem doutoramento e sao actualmente professores universitários.

                                      Alem disso muitos professoras das escolas privadas nao valem nada sao apenas aqueles que nao tiveram media e aptidões para entrar em numa escola publica

                                      Falas sem conhecimento de causa garanto-te, no colegio da minha filha e em muitos outros que conheço a seleção de professores é extremamente rigorosa... atendendo a muitos factores, e até te digo que é exactamente o contrário do que dizes nos bons colégios é que não há lugar para maus professores, restando-lhes apenas o publico, onde lecionam muitas vezes sem competencia para tal, nem vou entrar em promenores porque nao vale a pena, a seleção no publico nada tem a ver com o "bom" privado!

                                      Quanto ao factor financeiro, seja qual for a despesa que tenha com a minha familia para mim nunca é caro desde que possa pagar é tão simples quanto isso! E já que fazes tanta questão de comentar isso, digo-te pago, e pago com muito prazer!

                                      PS - E tu nao tens filhos, quando os tiveres, vais ver que a tua opiniao muda em relação a muita coisa, ai não que não muda
                                      Editado pela última vez por Lostfan; 29 April 2010, 12:26.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                        Esta análise não é correcta, eu acompanho a minha filha em muitas das actividades extra curriculares dela, mesmo estando no privado, vou quase todos os dias ver e incentivar, acredita que ves muitos mais pais no privado a acompanhar os filhos do que no publico, (Isto claro dentro desta faixa etária pré-primária -primária, a partir dai sao os próprios putos que começam a ganhar responsabilidades e nao se sentem bem com os "cotas" sempre atrás, há que ir respeitando o crescimento deles e ir dando o espaço deles)
                                        Gostei deste post. Claro que a análise pode não ser correcta e cada pessoa adapta ao seu caso. Mas eu se não conseguir acompanhar muito um filho meu com toda a certeza vou tentar que tenha o máximo de apoio, seja num colégio privado, com a ajuda dos avós, etc.

                                        Claro que um adolescente não quer o "cota" a vigiar

                                        Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                        Mas nem todos os colégios privados têm esses privilégios...

                                        Eu andei sempre no privado e sempre tive as deslocações por minha conta, nunca me foram levar ou buscar (a não ser à educação fisica, que era num pavilhão distante).

                                        Há privados e privados.

                                        Mas também há públicos e públicos...

                                        Na minha opinião o importante é conhecer a qualidade de cada estabelecimento de ensino, independentemente de quem tem a sua posse ou gestão.
                                        Também concordo. Eu tinha uma opinião muito má de colégios privados porque só conhecia maus. Para onde ia quem tinha dinheiro e não pescava nada na escola. Mas depois soube que há colégios óptimos!

                                        O mesmo se passa com as escolas públicas. Antes de meter um filho numa escola irei investigar a mesma!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                          Mas nem todos os colégios privados têm esses privilégios...

                                          Eu andei sempre no privado e sempre tive as deslocações por minha conta, nunca me foram levar ou buscar (a não ser à educação fisica, que era num pavilhão distante).

                                          Há privados e privados.

                                          Mas também há públicos e públicos...

                                          Na minha opinião o importante é conhecer a qualidade de cada estabelecimento de ensino, independentemente de quem tem a sua posse ou gestão.
                                          Exactametne, o colegio da minha filha tem transporte próprio para os miudos, eu prefiro ser eu a ir por e buscar a escola, são opções, mas valorizo muito participar em todas as fases do crescimento dela

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            ja falei em cima...

                                            nao sou contra o ensino privado...mas havendo um ensino em condições publico nao vejo necessidade alguma do privado por outro lado o privado muitas vezes serve para escoar quem nao tem capacidade para entrar no publico, isso ve-se por exemplo nos professores e nos estudantes universitários.
                                            Por amor de Deus...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              ja falei em cima...

                                              nao sou contra o ensino privado...mas havendo um ensino em condições publico nao vejo necessidade alguma do privado por outro lado o privado muitas vezes serve para escoar quem nao tem capacidade para entrar no publico, isso ve-se por exemplo nos professores e nos estudantes universitários.
                                              Há privados que aceitam maus professores, mas esses privados também só aceitam maus alunos, muitas vezes alunos expulsos nas públicas ou que simplesmente não conseguiam passar de ano.

                                              Depois há privados que estão sempre no topo da lista de melhores escolas e esses quase que aposto que têm melhores professores que o público.

                                              Se é caro? É! Agora se puder pagar, porque não? O dinheiro é para investir e em Portugal investe-se mais em carros do que em formação e educação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu fiz o secundario num colegio privado, na zona de Gaia, e pela minha experiencia (fiz o basico no publico e via os miudos la do privado) sempre tive a sensaçao que eram melhor acompanhados e com mais actividades quer desportivas quer culturais.
                                                Ja para nao falar na qualidade de instalaçoes e dos professores.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  As escolas são muito diferentes. Aqui em Lisboa temos por exemplo o São João de Brito ou as Oficinas de São José que até piscina têm, e também há as que nem um ginásio em condições têm. Mais uma vez reforço a ideia de que há de tudo, desde o muito bom ao muito mau.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    metam a criança na escola pública e guardem o dinheiro que iam gastar na escola privada numa conta poupança para a miúda.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sempre andei em escolas públicas por isso, em termos pessoais, não posso fazer comparação com os privados. Mas conheço quem tenha andado em privados e há de tudo... há quem tenha adorado, há quem tenha odiado, há quem tenha tido bons professores, há quem tenha tido péssimos professores, há quem tenha tido boa formação, há quem se tenha perdido.

                                                      Curiosamente, pelos casos que conheço, o que mais vejo são crianças e jovens que apenas quando saem do privado para o público é que crescem e amadurecem, pois na maioria dos casos, nos colégios, são sempre super-protegidos.

                                                      Vejo qualidades e defeitos em todos, mas no final o que conta, quanto a mim, é a qualidade do ensino e o acompanhamento das crianças.

                                                      Agora há 3 pontos que para mim são fundamentais no que toca ao ensino privado: Quem o frequenta normalmente tem mais posses o que, na maioria das vezes, significa que tem origem num meio social, intelectual e financeiro superior. (Há sempre aqueles que declaram o ordenado mínimo, tadinhos! ); Se o ensino é pago (e bem) exigem-se resultados positivos. Se não há resultados não há alunos e se não há alunos a escola fecha. Logo, há resultados! (e agora vá, atirem-me com as pedras por eu ter insinuado que pode haver facilitismo!!!); O grau de exigência destas escolas para com o seu corpo docente é superior, sendo mais fácil recrutar ou dispensar funcionários, da mesma forma que lhes é mais fácil recusar, aceitar ou cancelar inscrições de alunos.

                                                      Edit: Agora que penso nisso, até ao 9º ano andei num externato de ensino cooperativo. Apesar de ser de acesso fácil a toda a população (o pagamento das mensalidades era de acordo com o IRS) tenho a ideia de que os professores não eram colocados por concurso nacional, sendo contratados por concurso directo. E sim, apesar de haver bons professores e bons alunos havia muito facilitismo. Quando fui para o Liceu em Leiria fazer o 10º notei bem a diferença. E esta estava também patente na diferença entre as notas de 12º ano (excelentes) e as notas da PGA e das Provas Globais (sofríveis).
                                                      Editado pela última vez por MrsX; 29 April 2010, 12:49.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Realmente uma boa questao!


                                                        Eu sempre andei nas escolas publicas e sempre foram boas, mas la está, eu nao morava na cidade, o que conta um pouco para a pacatez da escola (c+s ate ao 9 ano)

                                                        O privado, na minha ideia, parece algo mais seguro, com mais vigilancia nas crianças e nas suas actividades durante o dia...


                                                        Ora eu penso que se se pode pagar uma privada, mas isto de uma maneira que a familia nao sofra, com creditos ou "que passam fome" acho um bom investimento no futuro da criança...

                                                        Mas, e ha sempre um mas, uma publica nao será uma experiencia mais real do mundo real que existe em todos os lados? Nao dará "mais calo" as crianças??
                                                        Editado pela última vez por santuarium; 29 April 2010, 12:58.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E não esquecer as regras "simpáticas" das melhores instituições privadas. Deixo aqui um exemplo:

                                                          "A Direcção do Colégio, depois de ouvido o Conselho Escolar, reserva-se no direito de não aceitar a inscrição para o próximo ano aos alunos que, ao longo do ano, tiveram problemas disciplinares, que não manifestaram o mínimo de interesse pelo trabalho escolar, ou que perderam o ano por faltas em uma ou mais disciplinas."

                                                          Estes tipos são uns tipos porreiros! Não tiras boas notas? Vai para a rua!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                            metam a criança na escola pública e guardem o dinheiro que iam gastar na escola privada numa conta poupança para a miúda.
                                                            Porquê?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X