Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - Fisgas do Ermelo (Parque Natural Alvão)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - Fisgas do Ermelo (Parque Natural Alvão)

    Boas pessoal.

    Precisava da ajuda de pessoal da zona do norte interior, espero que ande por aqui alguém.

    Estou a planear aproveitar o calor enquanto dura e ir dar um passeio até à cascata mas só lá fui em passeios de grupo por isso precisava de umas direcções. Até ao parque natural sei ir (ou melhor, o GPS sabe ir ), mas se bem me lembro lá as lagoas são de acessos complicados, muitos caminhos de cabras, por isso precisava de uma ideia de até onde posso ir de carro (carro normal, não TT, ou seja no máximo terra batida), onde o deixar, quanto vou ter que andar a pé, etc.


    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    Boas pessoal.

    Precisava da ajuda de pessoal da zona do norte interior, espero que ande por aqui alguém.

    Estou a planear aproveitar o calor enquanto dura e ir dar um passeio até à cascata mas só lá fui em passeios de grupo por isso precisava de umas direcções. Até ao parque natural sei ir (ou melhor, o GPS sabe ir ), mas se bem me lembro lá as lagoas são de acessos complicados, muitos caminhos de cabras, por isso precisava de uma ideia de até onde posso ir de carro (carro normal, não TT, ou seja no máximo terra batida), onde o deixar, quanto vou ter que andar a pé, etc.


    Obrigado
    Vais para o parque natural por onde? Por Vila Real?

    Comentário


      #3
      Eu costumava levar o carro até bem perto, ficava a uns 50-100m do local das lagoas, sem problemas de maior. Quer dizer, tirando a chiadeira nos dias seguintes, devido à poeirada

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sjocosta Ver Post
        Vais para o parque natural por onde? Por Vila Real?
        Pelo IP4, vindo do Porto.

        Comentário


          #5
          já fui lá tantas vezes que já lhe perdi a conta.
          O caminho que faço é: directo para mondim de basto. Depois pela estrada que vai para vila real, passados prai 15/20 km há uma placa para esquerda a dizer fisgas.
          até aqui já deves saber.
          Começas a subir o monte prai 5km por uma estrada bastante estreita até chegar à casa do guarda (acho que é assim que se chama) em que há duas estradas uma pela direita da casa e outra pela esquerda. A da direita diz fisgas, mas tens de deixar o carro mais longe, segues pela esquerda. Andas mais uns km ate chegar a um entroncamento, viras à direita, andas mais uns metros e começas a ver estradas de terra batida para a direita, acho que tens de virar na segunda. Tem uma clareira logo ali onde podes deixar o carro e depois é sempre a descer a pé, o pior é à vinda.
          Mas se quiseres deixar mais perto (e tiveres carro para isso) começas a descer o monte ate aparecer outro entroncamento e viras à esquerda deixas o carro a 100metros se quiseres... Imagino que as estradas ainda existam, já não vou lá à uns anos.
          Editado pela última vez por feedfeed; 18 May 2010, 22:39.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            Pelo IP4, vindo do Porto.
            OK. Eu estive em Mondim de Basto nas ultimas férias. Não tive ocasião de ir ás lagoas. Somente vi as fisgas um pouco mais de longe, no fundo de onde toda a gente vê.
            A população local ajuda mais facilmente, até porque a partir do centro de Mondim tens indicações para o Ermelo e para as fisgas.

            Se fores por Vila Real tenho a sensação de que é mais longe e mais dificil lá chegar.
            No entanto pode alguém ter melhores sugestões do que esta pelo que aguarda mais um pouco para ver se alguém te consegue dar explicações mais conclusivas.
            Mas considera a hipotese de ir por Mondim de Basto

            Bom passeio

            Comentário


              #7
              em 2005
              P6101275.JPG

              Comentário


                #8
                No google earth dá-lhe fisgas....

                Edit
                E acciona a galeria...
                Editado pela última vez por FilipeCunha; 18 May 2010, 23:12.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pessoal, estive a ver no mapa acho que já tenho uma ideia mais ou menos da coisa.

                  Não sabia se iam haver placas a indicar o caminho, é bom saber que sim.

                  Comentário


                    #10
                    Atenção que há as "pias" (é assim que o pessoal lhe chama) de cima e há as pias de baixo!! Apesar de quase todos os anos ir a Mondim, passar 15 dias de ferias (tenho lá casa da minha mulher) só lá fui 3 ou 4 vezes! Para mim as melhores são as de cima! Mas o carro aí tem que ficar mais longe! Já as de baixo, levei o carro quase até lá!! Hoje não voltaria a fazer o mesmo, só lá iria com um jipe!! Mas sem duvida que vale a pena lá ir, aquele ar puro e beleza são marcantes! Se precisares de ir comer, recomendo restaurante Nova York, que fica no princípio da subida mais inclinada da senhora da Graça!! Diverte-te!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Obrigado pessoal, estive a ver no mapa acho que já tenho uma ideia mais ou menos da coisa.

                      Não sabia se iam haver placas a indicar o caminho, é bom saber que sim.

                      Boa viagem e depois...«conta como foi».
                      Eu também já estive nas fisgas....no início das quedas....e foi fácil de lá chegar ( não faltam indicações ).
                      Mas as lagoas...só as vi cá de cima...


                      A propósito de Fisgas do ermelo....conheces as quedas de água ( Frecha da Mizarela) na Serra da freita em Arouca?
                      Olha que também é um espectáculo ( lagoas incluídas) e o acesso é mais facilitado.....

                      Diverte-te...

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso estive la no fim de semana passado.
                        A indicação do feedfeed é correctissima, são esses os caminhos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
                          Atenção que há as "pias" (é assim que o pessoal lhe chama) de cima e há as pias de baixo!! Apesar de quase todos os anos ir a Mondim, passar 15 dias de ferias (tenho lá casa da minha mulher) só lá fui 3 ou 4 vezes! Para mim as melhores são as de cima! Mas o carro aí tem que ficar mais longe! Já as de baixo, levei o carro quase até lá!! Hoje não voltaria a fazer o mesmo, só lá iria com um jipe!! Mas sem duvida que vale a pena lá ir, aquele ar puro e beleza são marcantes! Se precisares de ir comer, recomendo restaurante Nova York, que fica no princípio da subida mais inclinada da senhora da Graça!! Diverte-te!
                          Por acaso vou a Mondim quase sempre de 2 em 2 semanas.....Agora até tive uma ideia e podíamos combinar um encontro AHO em mondim...

                          Com roteiro passando pela Sra da Graça, Fisgas, etc....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jfs Ver Post
                            Eu costumava levar o carro até bem perto, ficava a uns 50-100m do local das lagoas, sem problemas de maior. Quer dizer, tirando a chiadeira nos dias seguintes, devido à poeirada
                            um pouco off topic, eu gostava era de saber como tirar a chiadeira constante do meu carro. lavar por baixo? lubrificar? aquilo chia mesmo que passe por uma lomba...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                              Boa viagem e depois...«conta como foi».
                              Eu também já estive nas fisgas....no início das quedas....e foi fácil de lá chegar ( não faltam indicações ).
                              Mas as lagoas...só as vi cá de cima...


                              A propósito de Fisgas do ermelo....conheces as quedas de água ( Frecha da Mizarela) na Serra da freita em Arouca?
                              Olha que também é um espectáculo ( lagoas incluídas) e o acesso é mais facilitado.....

                              Diverte-te...
                              Obrigado, por acaso nunca lá fui, e agora lixaste-me, fiquei na dúvida a qual ir

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                um pouco off topic, eu gostava era de saber como tirar a chiadeira constante do meu carro. lavar por baixo? lubrificar? aquilo chia mesmo que passe por uma lomba...
                                O meu era por causa do pó, passava numa semana. Se calhar tens que lubrificar alguma coisa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BrunoRo Ver Post
                                  Por acaso vou a Mondim quase sempre de 2 em 2 semanas.....Agora até tive uma ideia e podíamos combinar um encontro AHO em mondim...

                                  Com roteiro passando pela Sra da Graça, Fisgas, etc....
                                  Agora vou lá em Julho e Agosto!! Vou para as festas de S.Tiago e aproveito para ver a família que vem de fora! Eu costumo andar pelo restaurante Nova York (belas refeições) e pelo bar "Mar e Pedra"! Normalmente apanho o dia em que a volta a Portugal em Bicicleta passa em Mondim!! Nesse dia as ruas enchem-se de pessoas!! Para quem gosta de acampar, há parque de Campismo, perto do Intermarché, e com o rio ao lado para quem gostar de mergulhar!! Para quem gosta do campo aconselho vivamente!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por feedfeed Ver Post
                                    já fui lá tantas vezes que já lhe perdi a conta.
                                    O caminho que faço é: directo para mondim de basto. Depois pela estrada que vai para vila real, passados prai 15/20 km há uma placa para esquerda a dizer fisgas.
                                    até aqui já deves saber.
                                    Começas a subir o monte prai 5km por uma estrada bastante estreita até chegar à casa do guarda (acho que é assim que se chama) em que há duas estradas uma pela direita da casa e outra pela esquerda. A da direita diz fisgas, mas tens de deixar o carro mais longe, segues pela esquerda. Andas mais uns km ate chegar a um entroncamento, viras à direita, andas mais uns metros e começas a ver estradas de terra batida para a direita, acho que tens de virar na segunda. Tem uma clareira logo ali onde podes deixar o carro e depois é sempre a descer a pé, o pior é à vinda.
                                    Mas se quiseres deixar mais perto (e tiveres carro para isso) começas a descer o monte ate aparecer outro entroncamento e viras à esquerda deixas o carro a 100metros se quiseres... Imagino que as estradas ainda existam, já não vou lá à uns anos.
                                    É isto mesmo, não há que enganar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                      É isto mesmo, não há que enganar.
                                      Já lá tinha andado, mas desconhecia estes lagos, só vi a agua a cair nas rochas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                        Já lá tinha andado, mas desconhecia estes lagos, só vi a agua a cair nas rochas.
                                        Tens de te esforçar fisicamente mais um bom bocado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                          Já lá tinha andado, mas desconhecia estes lagos, só vi a agua a cair nas rochas.
                                          Esta foto é da mesma lagoa que o feedfeed meteu mas vista de cima:

                                          Ficheiros anexados

                                          Comentário


                                            #22
                                            Existem dois sitios de grande interesse nessa zona: as fisgas e as pias.
                                            As fotos que colocaram aí são das fisgas.
                                            As pias são melhores. Quase perfeitas.
                                            Excelente para quem gostar de tomar banho todo nú. :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                              Existem dois sitios de grande interesse nessa zona: as fisgas e as pias.
                                              As fotos que colocaram aí são das fisgas.
                                              As pias são melhores. Quase perfeitas.
                                              Excelente para quem gostar de tomar banho todo nú. :D
                                              Eu acho que em ambas as fotos são as pias! Aliás são a mesma pia, mas de angulo diferente! Estas fotos são das pias de cima! Ficam mais ao cimo da subida! Também existe uma pia, mais cá em baixo, e nessa o carro com jeitinho vai mesmo lá ter!! As Fisgas de Ermelo é o nome da queda de Água (cascata), as pias são as famosas lagoas naturais que se encontram nesse percurso da queda da agua!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Obrigado, por acaso nunca lá fui, e agora lixaste-me, fiquei na dúvida a qual ir
                                                A Freita é mais perto....e com lagoas mais acessíveis...creio eu. A envolvente é muito interessante...num e noutro caso.

                                                Boa Viagem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Plum Ver Post
                                                  Tens de te esforçar fisicamente mais um bom bocado
                                                  Pois, já vi que sim. Mas se a descer é muito bonito, a subir já não tem é muita piada

                                                  Há que investigar.

                                                  Sempre podem lá ir, e trazer as coordenadas em GPS, para eu não me perder
                                                  Editado pela última vez por nmyguel; 20 May 2010, 10:16.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Seria pedir muito para alguém dar indicações quanto às estradas a seguir via google earth ou assim? Tipo a partir da "casa do guarda" que o feedfeed falou

                                                    obrigado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não sei se essas estradas aparecem no google earth. A parte da casa do guarda para a frente, é estrada serrana.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                        Não sei se essas estradas aparecem no google earth. A parte da casa do guarda para a frente, é estrada serrana.
                                                        E onde fica a casa do guarda?
                                                        Tive lá o ano passado e limitei-me a ver a parte "normal", ou seja, as cascatas a uma distância brutal

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TheDriver Ver Post
                                                          E onde fica a casa do guarda?
                                                          Tive lá o ano passado e limitei-me a ver a parte "normal", ou seja, as cascatas a uma distância brutal
                                                          Na estrada entre Mondim e a Campeã, tens um desvio à esquerda a dizer fisgas, e depois é sempre a subir uns bons km´s, e lá no cimo tens a tal casa, como aqui disseram.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                            Na estrada entre Mondim e a Campeã, tens um desvio à esquerda a dizer fisgas, e depois é sempre a subir uns bons km´s, e lá no cimo tens a tal casa, como aqui disseram.
                                                            sabes dizer o nº da estrada?
                                                            obrigado

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X