Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PEDIBUS - O "autocarro humano"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade PEDIBUS - O "autocarro humano"

    Conceito de PediBus

    O Pedibus é como um “autocarro humano” gratuito, em que as crianças, acompanhadas de um ou mais adultos (familiares dos alunos em sistema de rotatividade), que seguem a pé para a escola, segundo um trajecto com paragens pré-definidos. O PediBus encontra-se dependente do número de alunos envolvidos e do voluntarismo de pais e encarregados de educação para servirem de condutores do Pedibus. Sublinha-se que não existe a necessidade de participação no Pedibus todos os dias, quer da parte dos alunos, quer da parte dos familiares condutores.




    O conceito é já aplicado em diversas cidades espalhadas pelo mundo, com este e outros objectivos, como a melhoria do ambiente ou a segurança rodoviária. Lisboa já faz parte desse grupo de cidades.


    O Pedibus é um modo de transportar as crianças de e para a escola:
    • DIVERTIDO
    • SEGURO
    • AMIGO DO AMBIENTE


    Vantagens do PediBus


    Proporciona aos:
    • Alunos: AUTONOMIA, RESPONSABILIDADE E EXERCICIO FISICO
    • Pais: GANHO DE TEMPO
    • Bairro: SEGURANÇA, DIMINUIÇÃO DE POLUIÇÃO, COESÃO SOCIAL
    • Escola: AUMENTO DE PONTUALIDADE, SENTIDO DE COMUNIDADE ESCOLAR

    Flexibilidade e organização do PediBus

    O Pedibus pode ser mais ou menos flexível de forma a facilitar as necessidades das famílias. As crianças podem usá-lo todos os dias, ou ocasionalmente. O PediBus é sobretudo uma organização dos pais e da comunidade escolar.


    Acções piloto em Lisboa

    Foram seleccionados 2 bairros, o de Alvalade e o de Campo de Ourique, para a realização dos circuitos de PediBus nas EB1.Sto António e EB1.Fernando Pessoa e EB1 Ressano Garcia. Mais recentemente, o Bairro da Encarnação considera igualmente iniciar o seu próprio Pedibus.
    Sobre o Pedibus, anexa-se o Manual do Pedibus, um instrumento de apoio à implementação de um esquema de Pedibus, em formato PDF, que poderá ser disponibilizado gratuitamente para Download.

    * Manual Pedibus - http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/339_Manual.pdf





    »»» Fonte - CML «««
    Editado pela última vez por TSport; 21 May 2010, 13:43.

    #2
    Se um gajo não parar na passadeira faz cá um combo!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      Se um gajo não parar na passadeira faz cá um combo!
      Não pode

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        Se um gajo não parar na passadeira faz cá um combo!

        Carmageddon!!!!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          Se um gajo não parar na passadeira faz cá um combo!
          aí está algo a que eu não consigo achar piada...


          nem a brincar diria uma coisa dessas.

          De resto... bom tópico. Essa notícia não tem uma fonte?

          Comentário


            #6
            O conceito é bom, mas sinceramente, não diga que sou o único que pense que é cómico que chegamos a uma altura em que temos de enganar os putos de dizer que é um autocarro "mas à pé" em vez de dizer que vão andar a pé até escola? Porquê o eufemismo? Os putos já não querem simplesmente ir a escola de pé que temos de enganá-los?

            Já agora, porque não o "pediboat" em que todos nadam em conjunto? Agora, se um dia tentam fazer um "pediplane", isso até pagava para ver mesmo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
              aí está algo a que eu não consigo achar piada...


              nem a brincar diria uma coisa dessas.

              Comentário


                #8
                Eu tambem durante a meu tenho de escola tinha um "andante" um "pedibus" e o que quiserem chamar. Na realidade era sair de casa e ir a pé até á escola.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  Se um gajo não parar na passadeira faz cá um combo!
                  Sem comentários

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    Se um gajo não parar na passadeira faz cá um combo!

                    C....C...C....Combo breaker!!... eaker.. eaker...





                    apoio a iniciativa!!

                    (nao pela parte ludica negra desta brincadeira claro! )

                    Abraço

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                      apoio a iniciativa!!
                      Houve aqui meio segundo de pânico

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                        De resto... bom tópico. Essa notícia não tem uma fonte?
                        Upssss, sorry, lapso meu - info adicionada

                        Comentário


                          #13
                          PEDIBUS – Pés para andar

                          Sabia que em Lisboa circulam autocarros sem rodas? É verdade. São os PediBus e, como o nome indica, andam com pés. Têm um percurso predefinido, horários e locais de paragem para a recolha e entrega dos passageiros: as crianças. O PediBus deu os primeiros passos no nosso país em 2007, quando a CML promoveu um projecto piloto em três escolas de Campo de Ourique e Alvalade. A etapa seguinte será ver crescer o número destes circuitos pedonais, nestas e noutras escolas e bairros, bastando para isso um pouco de empenho e alguma mudança nas atitudes e hábitos. O novo ano lectivo que agora começa, cheio de promessas e novidades, apresenta-se como a oportunidade perfeita para tal. Aproveite o ensejo e reorganize o seu dia a dia. Deixe o carro em casa e acompanhe os seus filhos a pé para a escola. É saudável e o ambiente agradece!


                          ABC do PediBus

                          O PediBus é um conjunto de crianças que fazem a pé o caminho de ida e volta para a escola. De que forma? Por exemplo, uma criança de 9 anos sai de casa todos os dias às 8 horas, equipada com um boné e um colete que a identifica. Pelo caminho vão-se-lhe juntando outros colegas e juntos fazem o percurso, nunca superior a 1 km, ou seja, 20 minutos. A acompanhar vai sempre um adulto apetrechado com um colete reflector. À semelhança de um autocarro, percorrem um circuito definido, parando junto a placas azuis, onde vão recolhendo mais alunos. Ao fim do dia o processo repete-se em sentido inverso, deixando os pequenos em casa.


                          O PediBus pode ser utilizado diariamente, dia sim dia não ou apenas de vez em quando, conforme as necessidades de cada família. É um projecto saudável, divertido, económico e ecológico. Os miúdos adoram, fazem novos amigos, aprendem a andar na via pública e chegam à escola em segurança e sem atrasos. Entretanto, tornam-se mais responsáveis e autónomos, habituam-se a fazer parte de uma equipa e, claro, fazem exercício físico regular, com as inerentes vantagens para a saúde! Para os pais é também melhor pois, preferindo as caminhadas às pequenas deslocações de carro, evitam as filas de trânsito, gastam menos combustível e não começam o dia com o stress matinal das buzinadelas.


                          Embora o conceito de PediBus seja bem conhecido noutros países, em Portugal é inovador. No ano passado a CML, numa parceria entre três regiões: Lisboa (Portugal), Picanya (Espanha) e Génova (Itália), aderiu a este sub-projecto europeu denominado MobQua (Mobilidade no Quarteirão) que, como o nome sugere, se destina a incentivar a mobilidade no interior dos bairros. Campo de Ourique e Alvalade foram os primeiros bairros a receber este programa mas a CML espera que a experiência nas escolas Ressano Garcia, Santo António e Fernando Pessoa seja apenas o princípio e outras se lhe juntem. Agora que projecto já tem “pés para andar”, a autarquia lançou o “Manual do PediBus”, onde os pais e as escolas podem encontrar, bem explícito e esquematizado, tudo o que é preciso saber para organizar um circuito.


                          O PediBus em números

                          3 escolas envolvidas
                          18 classes
                          56 crianças participantes activas
                          7 circuitos de Pedibus
                          1500 Km percorridos até ao momento


                          Curiosidades

                          • O conceito de PediBus foi introduzido na sociedade pelo australiano David Engwicht em 1991.
                          • O PediBus já se pratica em muitos países dentro e fora da Europa.
                          • Cada família realiza entre 8 e 20 deslocações por semana entre a casa e a escola.
                          • Ao percorrer 1 Km, um automóvel em meio urbano emite cerca de 200gr de CO2, um autocarro 73gr e um metropolitano 25gr. Se andar a pé, as emissões poluentes são nulas.
                          • As crianças pertencem ao grupo de pessoas com mais mobilidade.
                          • A ida para a escola é uma das poucas oportunidades que as crianças têm para explorar terrenos desconhecidos.


                          Outros circuitos amigos do ambiente

                          Sensibilizar a população para as questões ambientais não se esgota em programas centrados nas escolas. Outros projectos no âmbito do MobQua têm surgido para incentivar qualquer um de nós a deixar o carro em casa e desse modo contribuir para a redução dos níveis de CO2 emitidos para a atmosfera.

                          Circuitos de PediShopping

                          Esta iniciativa consiste em criar percursos pedonais junto às lojas de bairro, divididas por sectores temáticos como decoração, moda ou gastronomia, promovendo o comércio tradicional e dissuadindo a utilização do transporte individual.

                          Circuitos de BikeBus

                          É um grupo de pessoas de qualquer idade que se juntam para irem para o emprego ou outro local de bicicleta, segundo trajectos, paragens e horários predefinidos. Este é um meio de transporte saudável e de baixo custo mas é sobretudo uma forma de conviver e circular com mais segurança na estrada, pela maior visibilidade da circulação em pelotão.


                          »»» Fonte - CML «««

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                            Conceito de PediBus

                            O Pedibus é como um “autocarro humano” gratuito, em que as crianças, acompanhadas de um ou mais adultos (familiares dos alunos em sistema de rotatividade), que seguem a pé para a escola, segundo um trajecto com paragens pré-definidos. O PediBus encontra-se dependente do número de alunos envolvidos e do voluntarismo de pais e encarregados de educação para servirem de condutores do Pedibus. Sublinha-se que não existe a necessidade de participação no Pedibus todos os dias, quer da parte dos alunos, quer da parte dos familiares condutores.




                            O conceito é já aplicado em diversas cidades espalhadas pelo mundo, com este e outros objectivos, como a melhoria do ambiente ou a segurança rodoviária. Lisboa já faz parte desse grupo de cidades.


                            O Pedibus é um modo de transportar as crianças de e para a escola:
                            • DIVERTIDO
                            • SEGURO
                            • AMIGO DO AMBIENTE


                            Vantagens do PediBus


                            Proporciona aos:
                            • Alunos: AUTONOMIA, RESPONSABILIDADE E EXERCICIO FISICO
                            • Pais: GANHO DE TEMPO
                            • Bairro: SEGURANÇA, DIMINUIÇÃO DE POLUIÇÃO, COESÃO SOCIAL
                            • Escola: AUMENTO DE PONTUALIDADE, SENTIDO DE COMUNIDADE ESCOLAR

                            Flexibilidade e organização do PediBus

                            O Pedibus pode ser mais ou menos flexível de forma a facilitar as necessidades das famílias. As crianças podem usá-lo todos os dias, ou ocasionalmente. O PediBus é sobretudo uma organização dos pais e da comunidade escolar.


                            Acções piloto em Lisboa

                            Foram seleccionados 2 bairros, o de Alvalade e o de Campo de Ourique, para a realização dos circuitos de PediBus nas EB1.Sto António e EB1.Fernando Pessoa e EB1 Ressano Garcia. Mais recentemente, o Bairro da Encarnação considera igualmente iniciar o seu próprio Pedibus.
                            Sobre o Pedibus, anexa-se o Manual do Pedibus, um instrumento de apoio à implementação de um esquema de Pedibus, em formato PDF, que poderá ser disponibilizado gratuitamente para Download.

                            * Manual Pedibus - http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/339_Manual.pdf





                            »»» Fonte - CML «««


                            "Amigo do ambiente" ao que já chegámos !

                            Pois realmente se não queremos poluir, bora andar a pé

                            Comentário


                              #15










                              Comentário


                                #16
                                Isto para alguns padres vai ser o equivalente a eu ver um desfile da Woman's Secrets.

                                Comentário


                                  #17
                                  vocês não perdoam nada, chiça...

                                  Eu acho essa ideia um resgate à minha infância, onde isso fazia-se de forma natural e sem necessidade de organizações, regras e coisas do género...

                                  Acho que vale bem a pena ser divulgado entre as escolas e associações de pais

                                  Comentário


                                    #18
                                    Anda aqui gente tão sensível, coitadinhos...

                                    Pois é isso andar a pé e desempregar mais uns milhares... de motoristas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu então era mais rico quando era criança. Já tinha o meu próprio "Pedicar"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pedibus é um nome tão errado, tenho de parar de pensar nisto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          Houve aqui meio segundo de pânico


                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          Isto para alguns padres vai ser o equivalente a eu ver um desfile da Woman's Secrets.


                                          acho que estamos os 2 com o sentido de humor NEGRO bem em alta!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                            "Amigo do ambiente" ao que já chegámos !

                                            Pois realmente se não queremos poluir, bora andar a pé
                                            Não percebi.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                              eu então era mais rico quando era criança. Já tinha o meu próprio "pedicar" [:d]
                                              morri!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RK7 Ver Post





                                                acho que estamos os 2 com o sentido de humor NEGRO bem em alta!!

                                                Já agora, podem ter um mascote também.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Peço desculpa, vou parar com isto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                    Se um gajo não parar na passadeira faz cá um combo!

                                                    Bruno Nogueira....... és tu?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                      O conceito é bom, mas sinceramente, não diga que sou o único que pense que é cómico que chegamos a uma altura em que temos de enganar os putos de dizer que é um autocarro "mas à pé" em vez de dizer que vão andar a pé até escola? Porquê o eufemismo? Os putos já não querem simplesmente ir a escola de pé que temos de enganá-los?

                                                      Já agora, porque não o "pediboat" em que todos nadam em conjunto? Agora, se um dia tentam fazer um "pediplane", isso até pagava para ver mesmo.


                                                      Este tópico fez-me lembrar daquela piada do africano que chega a casa e diz à Matumbina:

                                                      - "Ei matumbina, hoje economizei 4 euros! em vez de ir de autocarro para as obras, fui a correr atras dele.

                                                      A matumbina responde: "F***-se tu és mesmo burro, se fosses a correr atrás de um Taxi poupavas mais de 30 !"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                                        Este tópico fez-me lembrar daquela piada do africano que chega a casa e diz à Matumbina:

                                                        - "Ei matumbina, hoje economizei 4 euros! em vez de ir de autocarro para as obras, fui a correr atras dele.

                                                        A matumbina responde: "F***-se tu és mesmo burro, se fosses a correr atrás de um Taxi poupavas mais de 30 !"

                                                        muito bom! ahah

                                                        mas acho que bem que andem a pé... é menos carros nas ruas e menos transito que eu, poluidor do ambiente, apanho

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                          Isto para alguns padres vai ser o equivalente a eu ver um desfile da Woman's Secrets.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                            Não percebi.
                                                            O facto da promoção de um estilo de vida "amigo do ambiente" se estender ao conceito de andar a pé... Não faz sentido... Se a civilização evoluiu a sua mobilidade, por que raio havíamos de andar a pé ? Façam um autocarro eléctrico para os miúdos !

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X