Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Diário de bordo] Vespa 150 Sprint 1966 - RESTAURADA!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Diário de bordo] Vespa 150 Sprint 1966 - RESTAURADA!!!!

    Serve este tópico para falar da Vespa do meu avô, que faleceu esta semana

    Vou tentar restaura-la e e mantê-la o mais original possível.

    Vou usando este tópico para dar mais informações! Como estarei esta semana em Portugal vou ver se ao menos a meto a trabalhar (da última vez não pegava) e se conseguir avançar já um pouco mais a fundo seria bom!

    Ficam algumas fotos:




    #2
    Os meus sentimentos Air.

    Quanto á Vespa, parece estar, mesmo assim, em muito bom estado para a idade. Estima-a.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Os meus sentimentos Air.

      Quanto á Vespa, parece estar, mesmo assim, em muito bom estado para a idade. Estima-a.
      Obrigado

      Ainda não sei bem como o vou fazer. Gostava de ser eu a fazer o trabalho, mas depende se continuarei fora ou não. Seja como for para já é mesmo meter a trabalhar, depois tratar da chapa. Mas como dizes, para a idade, ela está em bom estado, não será muito difícil meter como nova (é esse o objectivo!).

      Comentário


        #4
        Se queres um conselho, desmonta, limpa, substitui, monta, mas não te metas a reparar chapa e pintura. Só um bom profissional faz um trabalho decente nesse campo.

        Se necessitares de algum material posso-te indicar uma casa que trabalha exclusivamente com Vespa há muitos anos e que arranja tudo o que é preciso. Se bem que hoje, pela net, tudo se arranja.

        Comentário


          #5
          Sim tens razão. O meu objectivo ao dizer que gostaria de fazer o trabalho era a parte de desmontagem/montagem. Mesmo no motor será difícil fazer eu o trabalho, já o trabalho de chapa e pintura só mesmo alguém que saiba! Como quero que o trabalho fiquei impecável nem sequer pondero outra hipótese. Difícil vai ser escolher a cor, porque gostava de mudar para uma cor menos sóbria!

          Já ando a devorar fóruns (nacionais e estrangeiros) e já tenho alguns contactos, mas podes sempre indicar o local que falas pois nunca se sabe. De resto tenho de procurar aqui na zona (Aveiro) alguém que trabalhe e tenha experiência com vespas.

          Já agora alguma ideia do custo? Estava a pensar que é capaz de me ficar por 1,000/1,500€.

          Comentário


            #6
            No departamento de mecânica da UA tens lá um tipo que me parece ter alguma experiência com Vespas. Aliás, por vezes ele e a namorada vão para a UA com elas.
            Ele costuma estar junto ao campus bar lá nuns armazéns ao lado a tratar disso.
            Já o vi a pintar e esse tipo de coisas.

            Nunca falei com ele, mas de certeza que alguém que conheças, o deve conhecer.
            Editado pela última vez por crisdpf; 23 May 2010, 17:08.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por crisdpf Ver Post
              No departamento de mecânica da UA tens lá um tipo que me parece ter alguma experiência com Vespas. Aliás, por vezes ele e a namorada vão para a UA com elas.
              Ele costuma estar junto ao campus bar lá nuns armazéns ao lado a tratar disso.
              Já o vi a pintar e esse tipo de coisas.

              Nunca falei com ele, mas de certeza que alguém que o conheças, o deve conhecer.
              Sabes o nome? Sou capaz de conhecer, embora isso das vespas deva ser recente, pois quando lá andava não me lembro de nada...

              Comentário


                #8
                Não sei.
                Vou tentar descobrir.

                Ele também costuma ir para a UA com um porsche boxster. Aliás, muitas vez o carro fica naquela zona por trás da prisão junto ao campus bar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por crisdpf Ver Post
                  Não sei.
                  Vou tentar descobrir.

                  Ele também costuma ir para a UA com um porsche boxster. Aliás, muitas vez o carro fica naquela zona por trás da prisão junto ao campus bar.
                  Já sei quem é Vou ver se entro em contacto com ele!

                  Comentário


                    #10
                    DEpois de reveres a mecanica, merece ir a detalhista para a parte da chapa e restante exterior

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                      DEpois de reveres a mecanica, merece ir a detalhista para a parte da chapa e restante exterior
                      Se fosse só isso era bom. Vou mesmo desmontar a vespa toda, levar com jacto de areia para tirar toda a tinta que tem e ver o real estado da chapa (vejo alguns pontos com ferrugem). Depois levará toda a reparação necessária e pintura nova!

                      Quero mesmo deixa-la com aspecto de nova!

                      Comentário


                        #12
                        vai ao site do manel das vespas

                        //// OLD SCOOTER ////////

                        tens lá links para alguma lojas de peças via net.

                        já deve ser uma ajuda

                        Comentário


                          #13
                          air, os meus sentimentos pela tua perda.

                          A Sprint é uma bela máquina!

                          Se quiseres passa aqui:

                          .: ScooterPT.com :. • Índice e tens imensa informação disponível.

                          Inclusivé, há bastante pessoal de Aveiro que te pode indicar os melhores sitios da zona para tudo o que precisares.

                          Comentário


                            #14
                            Viva.
                            Os meus sentimentos pelo avô.

                            Belo espécime que tens aí! Parece estar 5*.
                            Eu também tenho uma motorizada (gosto desta designação!) que era do meu avô (quer dizer, ainda é, está registada no nome dele). Uma Macal M70 Turismo, com motor Casal de 2 velocidades.
                            Não me querendo intrometer na direcção do tópico, também gostava de deixar a minha "bem arranjadinha" (tirar os pontos de ferrugem, arranjar algumas amolgadelas, afinação de cabos, etc), mas o tempo disponível tem sido inexistente!
                            O meu conhecimento actual é perto da nulidade (alguns componentes nem sei o que são, nem para que servem, isto apesar da motorizada ter poucas peças...!!!! ) mas como vou desmontar e limpar algumas peças, certamente irei aprender alguma coisa!

                            Já agora porque queres mudar a cor?! Se é para manter original, manténs tudo original.

                            Comentário


                              #15
                              O meu pai, antes antes de eu nascer teve uma azul bebé, que vendeu a um aluno (nunca conheci o meu pai como professor, portanto foi bem antes de eu nascer), que chegou a fugir à guarda com mais dois colegas em cima dela!

                              O mais fantástico é que passados muitos anos lá encontrei a mota (nas mãos do antigo aluno) que me deixou dar umas voltas!

                              Motas dessas acumulam sempre história...depois do meu avô morrer, ainda estive para pegar na Jawa 250 Super Sport dele, dos finais dos anos 60, mas continua lá na garagem da minha avó, pelo menos o motor sei que está gripado...

                              Essa Sprint está quase impecável...a mudares para uma cor mais "alegre" arranja pneus com bordas brancas, dá outra pinta!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                vai ao site do manel das vespas

                                //// OLD SCOOTER ////////

                                tens lá links para alguma lojas de peças via net.

                                já deve ser uma ajuda
                                Por acaso já conhecia esse link, vai ser uma ajuda preciosa

                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                air, os meus sentimentos pela tua perda.

                                A Sprint é uma bela máquina!

                                Se quiseres passa aqui:

                                .: ScooterPT.com :. • Índice e tens imensa informação disponível.

                                Inclusivé, há bastante pessoal de Aveiro que te pode indicar os melhores sitios da zona para tudo o que precisares.
                                Obrigado.

                                Este fórum não conhecia, depois de uma vista de olhos já vi que tenho lá muita informação útil!

                                Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                Viva.
                                Os meus sentimentos pelo avô.

                                Belo espécime que tens aí! Parece estar 5*.
                                Eu também tenho uma motorizada (gosto desta designação!) que era do meu avô (quer dizer, ainda é, está registada no nome dele). Uma Macal M70 Turismo, com motor Casal de 2 velocidades.
                                Não me querendo intrometer na direcção do tópico, também gostava de deixar a minha "bem arranjadinha" (tirar os pontos de ferrugem, arranjar algumas amolgadelas, afinação de cabos, etc), mas o tempo disponível tem sido inexistente!
                                O meu conhecimento actual é perto da nulidade (alguns componentes nem sei o que são, nem para que servem, isto apesar da motorizada ter poucas peças...!!!! ) mas como vou desmontar e limpar algumas peças, certamente irei aprender alguma coisa!

                                Já agora porque queres mudar a cor?! Se é para manter original, manténs tudo original.
                                Obrigado!

                                Começando pela cor, gostava de uma cor mais viva. A vespa seria para passeios de Verão. Assim uma cor mais apelativa iria deixar-me mais babado por todos olharem..

                                A vespa terá um valor sentimental incalculável, além do próprio valor que ela tem (sobrevalorizado na minha opinião). Quando toca família é assim! O meu pai também tem aqui uma Macal M70 turismo... Foi a minha motorizada da juventude, a pobre motorizada passou uns maus bocados comigo Eu fazia a manutenção quase toda, principalmente perdia tanto tempo a abrir aquele carburador como a andar com ela! Talvez um projecto para o meu filho!

                                Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                O meu pai, antes antes de eu nascer teve uma azul bebé, que vendeu a um aluno (nunca conheci o meu pai como professor, portanto foi bem antes de eu nascer), que chegou a fugir à guarda com mais dois colegas em cima dela!

                                O mais fantástico é que passados muitos anos lá encontrei a mota (nas mãos do antigo aluno) que me deixou dar umas voltas!

                                Motas dessas acumulam sempre história...depois do meu avô morrer, ainda estive para pegar na Jawa 250 Super Sport dele, dos finais dos anos 60, mas continua lá na garagem da minha avó, pelo menos o motor sei que está gripado...

                                Essa Sprint está quase impecável...a mudares para uma cor mais "alegre" arranja pneus com bordas brancas, dá outra pinta!
                                Precisamente, queria uma cor mais "alegre".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post

                                  Este fórum não conhecia, depois de uma vista de olhos já vi que tenho lá muita informação útil!


                                  Já te vi por lá!

                                  Tens mesmo muita coisa e, não é o meu caso, mas há lá malta que sabe bastante da poda e dão-te umas dicas valentes.

                                  Escolhas a cor que escolheres, não vás para o azul cueca!

                                  YouTube - [Azul cueca] - homenagem à Vespa azul cueca

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                    Já te vi por lá!

                                    Tens mesmo muita coisa e, não é o meu caso, mas há lá malta que sabe bastante da poda e dão-te umas dicas valentes.

                                    Escolhas a cor que escolheres, não vás para o azul cueca!

                                    YouTube - [Azul cueca] - homenagem à Vespa azul cueca
                                    Azul cueca está mesmo riscado das opções!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Air os meu sentimentos pelo teu avô.

                                      Grande peça clássica que aí tens, recupera-a e boas voltas nesse ícone das motas!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em primeiro lugar os meus sentimentos.

                                        Em segundo, recomendo isto: Product: Vespa Scooters (59 - 78)
                                        O meu irmão comprou um para a scooter dele e já a desmontamos toda e estamos na fase de montagem! Dá para fazer tudo e mais alguma coisa desde que se tenham conhecimentos mínimos de mecânica e algumas ferramentas! Já agora, procura o livro também no ebay, costumam ser mais baratos... Eu já comprei 4 (carros e a mota) e os do ebay saem sempre mais baratos do que directamente da Haynes.
                                        Editado pela última vez por fapoc; 24 May 2010, 10:13.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                          Em primeiro lugar os meus sentimentos.

                                          Em segundo, recomendo isto: Product: Vespa Scooters (59 - 78)
                                          O meu irmão comprou um para a scooter dele e já a desmontamos toda e estamos na fase de montagem! Dá para fazer tudo e mais alguma coisa desde que se tenham conhecimentos mínimos de mecânica e algumas ferramentas! Já agora, procura o livro também no ebay, costumam ser mais baratos... Eu já comprei 4 (carros e a mota) e os do ebay saem sempre mais baratos do que directamente da Haynes.
                                          Obrigado,

                                          Era mesmo isto que andava à procura. Conhecimentos de mecânica existem e ferramentas também, é preciso é tempo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os meus sentimentos pela tua perda !

                                            Quanto à Vespa aparantemente está em muito bom estado ! o teu avo devia cuidar bem dela ... (já foi pintada certo )

                                            Compra o manual da Haynes para o respectivo modelo. Com ele já te consegues entretar durante horas a fio!

                                            Tambem tenho uma 150 sprint ... alías tenho 1 e meia lol mas infelizmente em muito mau estado porque ainda nao me decidi€€€ a por aquilo novo !

                                            Estima bem isso !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas,

                                              eu sinceramente não lhe mexia muito.
                                              A Vespa parece-me bastante boa. Fazia-lhe uma revisão mecânica em condições e se não houvesse podres dava-lhe uma polidela e ficava mesmo assim.
                                              Tem uma certa patine que ao desmontares para pintar se perde. Apenas rectificava um ou outro pormenor ( buzina, punhos).
                                              Tenho uma Vbb de 64 que comprei há 3ou 4 anos - tem riscos, falhas de tinta, uma ou outra amolgadela, etc, mas aquilo quer é quilómetros.
                                              Também depende se queres a Vespa para andar ou para fazer de bibelot.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho de tirar fotos com detalhes, porque o estado da chapa/pintura não está tão bom quanto parece. No guarda-lama tem um bocado de ferrugem e no lado da mala tem muitos riscos. Precisa mesmo de ser desmontada e levar um tratamento na pintura. Ela nunca foi pintada e tem apenas 46 mil km.

                                                O objectivo não é usar a vespa como veículo do dia-a-dia (apenas caso volte e trabalhe perto de casa).

                                                O objectivo do restauro é deixa-la o melhor possível, não me importo de gastar agora algum dinheiro e ela ficar boa por bastante tempo (tendo sempre atenção à sua manutenção).

                                                De manhã só tive uns minutos para pegar nela, meti um pouco de gasolina e tentei meter a trabalhar, mas não consegui. Este ainda uns segundos a trabalhar, mas foi-se a baixo e nunca ficou a trabalhar bem. À tarde vou abrir o carburador para limpar e ver se já fica a trabalhar bem.

                                                Agora apenas a quero ter a trabalhar. Dependendo do meu futuro tenho de decidir se meto eu mãos à obra ou se mando fazer o trabalho.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hoje já a meti a trabalhar, mas está toda desafinada. Dá rateres, não trabalha bem a alta rotação, deita fumo... Enfim, tem ali trabalhinho para fazer!

                                                  Vou começar a pensar em algum expert, para a deixar impecável a nível de motor.

                                                  Já agora, tirei a referência do motor, é um VLB1M de 1966 Já tem 44 anos!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Faz mesmo isso, uma limpeza ao carburador, especialmente aos gigleurs.

                                                    Verifica a vela e tem atenção se a gasolina já está há muito tempo no depósito.

                                                    Não te esqueças de fazer a mistura com óleo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      boas air
                                                      antes de mais os meus sentimentos pelo teu avô.
                                                      a mota tá impecável, no sentido de que não passavas vergonha se andasses com ela no estado em que está, mas um restauro é sempre um "must".
                                                      Estou em processo de compra de uma 150Sprint ou de uma 50s, ainda não decidi. Se bem que sou maluco pelas 50s já sou crescidinho e mereço uma mais maquinão eheheh.
                                                      Na sequência da minha pesquisa de material para a mota reuni uma mão cheia de web sites de peças oficiais. Alguns bem mais em conta do que em portugal, por exemplo:
                                                      http://scootrs.com/
                                                      Officina Tonazzo :: dal 1963 - Pagina Principale
                                                      etc, etc, são paí uns 60 por isso se precisares já sabes.

                                                      Vai metendo aí fotos da bicha.

                                                      Um abraço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pjovp Ver Post
                                                        boas air
                                                        antes de mais os meus sentimentos pelo teu avô.
                                                        a mota tá impecável, no sentido de que não passavas vergonha se andasses com ela no estado em que está, mas um restauro é sempre um "must".
                                                        Estou em processo de compra de uma 150Sprint ou de uma 50s, ainda não decidi. Se bem que sou maluco pelas 50s já sou crescidinho e mereço uma mais maquinão eheheh.
                                                        Na sequência da minha pesquisa de material para a mota reuni uma mão cheia de web sites de peças oficiais. Alguns bem mais em conta do que em portugal, por exemplo:
                                                        http://scootrs.com/
                                                        Officina Tonazzo :: dal 1963 - Pagina Principale
                                                        etc, etc, são paí uns 60 por isso se precisares já sabes.

                                                        Vai metendo aí fotos da bicha.

                                                        Um abraço
                                                        Obrigado

                                                        Ainda estou à espera da certeza que ela fica para mim, para começar a organizar o restauro.

                                                        Depois tudo dependerá se voltar a Portugal já ou não. Se continuar por cá irei mandar fazer o trabalho, senão meto mãos à obra!

                                                        Estou ansioso de a ver a brilhar como nova!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os meus sentimentos relativos á morte do teu avô.

                                                          Sobre a vespa restaura-a e bem....eu motas não tenho grande conhecimento mas alguma duvida posso perguntar a um colega meu que restaura vespas e tem varias restauradas ao pormenor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vamos lá animar isto. A Vespa foi hoje para o restauro!

                                                            Fica uma última imagem ainda em mau estado:



                                                            Como podem ver está um pouco pior do que aparentava nas primeiras imagens! Entre 1 a 2 meses para o restauro completo, vai estar pronta para aproveitar o nosso belo Verão!

                                                            Primeiro o senhor vai desmontar tudo e mandar o quadro ao jacto de areia com todas as peças que também necessitem. A seguir é chapeiro e pintura, vai voltar à cor original: cinza metalizado!

                                                            Entretanto estou a estudar substituir o banco corrido por 2 bancos individuais (estou quase decidido a fazer essa mudança) para lhe dar outro ar!

                                                            Vou dando notícias em todas as etapas e com fotos!
                                                            Editado pela última vez por air; 24 March 2011, 13:24. Razão: Tapar a matrícula

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X