Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pais que não o sabem ser.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pais que não o sabem ser.

    Deparei-me com um testemunho algo preocupante e até sintomático, não sei se é na primeira pessoa ou não, mas é de realçar que se passou na primária.

    Numa altura em que se fala da história da professora de Mirandela que posou nua na playboy, considero que isto é muitíssimo mais grave e preocupante pois terá sérias repercussões no anos vindouros.




    "É apenas mais um exemplo do estado em que a educação está a chegar. Caso não fosse uma situação verídica até teria piada.
    Numa turma do 4.º ano os alunos de uma turma têm atitudes pouco adequadas numa aula de AEC (Informática) não respeitando as indicações da professora para se manterem calados, nos lugares, etc.

    Não conseguindo começar a aula, resolveu avisar os alunos que iriam ser castigados no dia seguinte, ficando sem intervalo. Os alunos reagiram ainda de forma mais indisciplinar, chegando a insultar a professora com adjectivos não muito lisonjeadores, chegando mesmo a escrever esses insultos.
    Provavelmente estarão a pensar: “Mas com a ameaça de ficarem sem intervalo eles não se acalmaram?! Isso não é normal.” Pois, de facto não é. É que estes meninos têm o apoio incondicional dos encarregados de educação, que sempre que os respectivos educandos são castigados vão à escola advogar a favor deles, utilizando argumentos tais como: os meninos andam stressados por causa das provas de aferição, andam cansados porque o ano está quase a terminar…

    A professora, a muito custo, lá conseguiu dar a aula, mantendo-se sempre um ambiente de algazarra.

    No final do dia já havia uma série de encarregados de educação reunidos, alguns acompanhados dos próprios educandos, com o objectivo de pedirem explicações à directora da escola. Por incrível que pareça, os encarregados de educação mostravam-se revoltados com o castigo que os alunos iriam sofrer no dia seguinte e não com o comportamento indisciplinar dos seus educandos.
    A directora da escola após falar com a professora de Informática ficou a saber o que tinha acontecido e decidiu afastar a professora do contacto com estes alunos até o conselho de docentes se reunir extraordinariamente e decidir que medidas iriam ser tomadas.

    Entretanto a professora não foi dar a aula do dia seguinte e mais uma vez os pais foram pedir explicações. Alguns encarregados de educação não compreendiam por que razão havia tanto alarido por causa desta situação, afinal os alunos só tinham chamado nomes à professora muito baixinho, enquanto que outros diziam: “Mas se foi escrito não tem muita importância”. Outros ainda tentavam desculpar os educandos dizendo que tinha sido só aquela vez. Vejam o caricato.

    Ficou decidido que as aulas de Informática seriam substituídas por aulas de Formação Cívica leccionadas por outra professora. Bem… aí é que os encarregados de educação “foram aos arames” dizendo que os respectivos filhos não precisavam de reforço na área da Formação Cívica e, como tal, não iriam assistir a essas aulas.

    E esta é a situção actual das escolas!
    "

    Link

    #2
    Essa situação é-me tão familiar que vocês nem imaginam.

    Gostava de partilhar mais, mas não posso.

    Mas que situações, como a retratada, cada vez são mais frequentes, não tenho dúvida nenhuma.

    Aliás, já andou por aí um cartoon bem exemplificativo desta nova realidade da relação professores-encarregados de educação-alunos.

    Comentário


      #3
      Aqui está o tal cartoon:



      Isto diz tudo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
        Essa situação é-me tão familiar que vocês nem imaginam.

        Gostava de partilhar mais, mas não posso.

        Mas que situações, como a retratada, cada vez são mais frequentes, não tenho dúvida nenhuma.

        Aliás, já andou por aí um cartoon bem exemplificativo desta nova realidade da relação professores-encarregados de educação-alunos.
        confirmo, e não é só com míudos.

        Comentário


          #5
          Infelizmente é o espelho da sociedade actual sem princípios que temos no nosso país

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            Infelizmente é o espelho da sociedade actual sem princípios que temos no nosso país
            Acho que aqui é que falhamos, acho que deveríamos começar por nomear as áreas em que falhamos redondamente. Enquanto for bem visto ter cunhas, fugir aos impostos, lixar o vizinho ou desculpar os miudos desta maneira, a "sociedade" está a ir em direcção completamente oposta àquilo que seria desejável.

            Comentário


              #7
              Tenho 27 anos, há quase uma semana! A minha geração foi apelidada de geração Rasca!

              A tão badalada geração Morangos, provoca-me bastante receio do futuro da sociedade portuguesa e não só, pois parecem-me situações comuns bastante generalizadas pelo resto do Globo, pois a nova geração que aí vem, e perdoem-me as generalizações, não tem disciplina em casa, são uma cambada de frustrados e mimados, agressivos, conhecem direitos mas não deveres...

              Comentário


                #8
                e novidades há?

                Comentário


                  #9
                  A grande diferença é mesmo essa, a reacção dos pais. Quando andava na primária e mais tarde no ciclo sabia muito bem que se um professor chamasse os meus pais á escola por algo que tinha feito estava lixado, porque eles iam acreditar no professor. Hoje em dia é precisamente o contrário, se o puto diz que não fez nada os pais nem pensam duas vezes.
                  Acho que há demasiados pais hoje em dia que sobrevalorizam os seus filhos. O meu pai sempre disse que o filho dele não precisava de ninguém para o desencaminhar que conseguia fazer isso muito bem sozinho, e que não era perfeito. A do desencaminhar sempre me deu graça, porque há muito paizinho que assim que o puto se mete em sarilhos foi por causa das companhias.

                  Comentário


                    #10
                    Actualmente, pior que a crise económica é a crise de valores. Perderam-se valores fundamentais das gerações anteriores como a honestidade, o respeito e a educação.

                    As consequências da falta de disciplina nas Escolas são brutais e infectam até os alunos que são bem educados em casa. É um problema grave que devia ser resolvido.

                    Só que... infelizmente quem manda no ensino em Portugal são os teóricos da educação de esquerda, completamente alheados da realidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Actualmente, pior que a crise económica é a crise de valores. Perderam-se valores fundamentais das gerações anteriores como a honestidade, o respeito e a educação.

                      As consequências da falta de disciplina nas Escolas são brutais e infectam até os alunos que são bem educados em casa. É um problema grave que devia ser resolvido.

                      Só que... infelizmente quem manda no ensino em Portugal são os teóricos da educação de esquerda, completamente alheados da realidade.
                      Desculpa, mas com tudo o que dizes no 1º parágrafo a culpa é dos pais e da geração dos mesmos.
                      A educação começa em casa e como diz no post inicial, são os próprios que vão para a porta da escola reclamar com o castigo.

                      Se o Estado tem culpa a suavizar as coisas, até terá, mas a principal é dos encarregados.

                      (se fosse comigo bem que comia uma lamparina na tromba para apreender).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ginho Ver Post
                        Tenho 27 anos, à quase uma semana! A minha geração foi apelidada de geração Rasca!

                        A tão badalada geração Morangos, provoca-me bastante receio do futuro da sociedade portuguesa e não só, pois parecem-me situações comuns bastante generalizadas pelo resto do Globo, pois a nova geração que aí vem, e perdoem-me as generalizações, não tem disciplina em casa, são uma cambada de frustrados e mimados, agressivos, conhecem direitos mas não deveres...
                        Geração rasca é a da classe politica que nos governa á vários anos e que nos tem conduzido ao estado que se vê.

                        Quanto á ao estado da educação sinceramente só vejo isso com tendência a piorar, as coisas tem que ser mudadas em casa em primeira instância e não vejo isso a acontecer, hoje em dia deixam os putos fazer tudo e mandar em casa e nos pais, e eles transpõem isso para a escola.

                        Comentário


                          #13
                          Neste caso só tenho mesmo a dizer:

                          -Volta Salazar, estás perdoado!!

                          Preparem-se que isto é o principio do fim......

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                            Neste caso só tenho mesmo a dizer:

                            -Volta Salazar, estás perdoado!!

                            Preparem-se que isto é o principio do fim......
                            Olha que já disse o mesmo e ripostaram (não aqui no forum ) que eu não sei como era naquela altura, que não havia liberdade para nada e blábláblá.
                            O certo é que existiam regras (algumas poderiam não ser as melhores, é um facto) e eram cumpridas.

                            Comentário


                              #15
                              Quando temos um Estado e alguns partidos políticos que primam em tirar o poder aos professores, policias e mais alguns profissionais que são o garante da sociedade, é este o resultado que obtemos.

                              Quando deixa de haver poder, deixa de haver respeito, pois este, infelizmente só se consegue impor pela poder e pela força.

                              Comentário


                                #16
                                O problema, está nos pais.

                                Muitos alheiam-se por completo da educação dos filhos. Acham que a educação deve ser dada pela escola e não pela familia.
                                Outros "apenas" fazem aos filhos o que lhes fizeram a eles.
                                É mais facil culpar o professor, do que culpar-se a si proprio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ginho Ver Post
                                  Tenho 27 anos, à quase uma semana! A minha geração foi apelidada de geração Rasca!

                                  A tão badalada geração Morangos, provoca-me bastante receio do futuro da sociedade portuguesa e não só, pois parecem-me situações comuns bastante generalizadas pelo resto do Globo, pois a nova geração que aí vem, e perdoem-me as generalizações, não tem disciplina em casa, são uma cambada de frustrados e mimados, agressivos, conhecem direitos mas não deveres...

                                  Pois, pois, mas quem são estes novos pais? Os da mesma geracão rasca, igual a grande parte das pessoas que postam aqui. Hoje nos seus trintas, principios de 40 ou alguns mesmo ainda nos 28, 29.
                                  Então temos de nos perguntar, o porque de estes novos pais terem cortado com o passado e o ensinado pelos seus proprios pais? O porque de estarem mais moles, condescendentes e criarem putos mimados e ma;-educados? Porques estes sim, os novos pais, são os verdadeiros culpados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ginho Ver Post
                                    Tenho 27 anos, à quase uma semana! A minha geração foi apelidada de geração Rasca!

                                    A tão badalada geração Morangos, provoca-me bastante receio do futuro da sociedade portuguesa e não só, pois parecem-me situações comuns bastante generalizadas pelo resto do Globo, pois a nova geração que aí vem, e perdoem-me as generalizações, não tem disciplina em casa, são uma cambada de frustrados e mimados, agressivos, conhecem direitos mas não deveres...

                                    Pois, pois, mas quem são estes novos pais? Os da mesma geracão rasca, igual a grande parte das pessoas que postam aqui. Hoje nos seus trintas, principios de 40 ou alguns mesmo ainda nos 28, 29.
                                    Então temos de nos perguntar, o porque de estes novos pais terem cortado com o passado e o ensinado pelos seus proprios pais? O porque de estarem mais moles, condescendentes e criarem putos mimados e ma;-educados? Porques estes sim, os novos pais, são os verdadeiros culpados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                      Aqui está o tal cartoon:



                                      Isto diz tudo.
                                      Muito bom!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso estou preocupado, vejo cada coisa por parte dos miudos que penso: "o que vai ser isto daqui a uns anos? o que virá aí".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acima de tudo é uma questão de formação familiar! Os pais que tiveram uma educação esmerada e a respectiva formação são, na sua generalidade, pessoas claramente preocupados com os filhos, o seu sucesso e futuro.

                                          Eu tenho um exemplo paradigmático: tenho duas turmas de 5º ano em que uma é composta por alunos brilhantes cujos pais possuem alguma formação e a outra cujos pais têm baixa escolaridade (existindo até casos de analfabetismo). Não é difícil verificar quem tem mais sucesso. Inclusive, nesta última turma tenho um aluno que se recusa a fazer qualquer trabalho e diz à boca cheia que não se importa nem os pais se importam. Com 12 anos é muito grave.

                                          Comentário


                                            #22
                                            vocês por acaso já pararam alguma vez, para ver os morangos com açucar?? aquilo que poderia funcionar para dar algum juizo aos putos, só serve para os ensinar asneiras e comportamentos absurdos....
                                            é incrivel a quantidade de cenas em que os putos estão a resmungar aos pais, a não os respeitar, a serem indisciplinados, etc, etc... ok, eu só vi um episodio, posso ter tido o azar de ter visto o pior.... ou então, não!

                                            a serio... pais, deste país, comecem a pensar que estão a destruir os vossos filhos! deêm-lhes mais atenção... não os deixem fazer tudo, só porque é castiço e tal, e não quero ser cota e tal...

                                            à dias ouvi na radio um tipo que disse que o filho de 14 anos ia sozinho ao concerto dos metallica.... 14 anos!!!! não conheço a historia toda, por isso desculpa lá se estiver a usar a historia errada.... mas 14 anos!!

                                            porra.. como pareço velho a dizer estas coisas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                              O problema, está nos pais.

                                              Muitos alheiam-se por completo da educação dos filhos. Acham que a educação deve ser dada pela escola e não pela familia.
                                              Outros "apenas" fazem aos filhos o que lhes fizeram a eles.
                                              É mais facil culpar o professor, do que culpar-se a si proprio.
                                              Nem mais, nem mais.
                                              E empurrarmos este assunto para as escolas, professores, Governo, etc.,
                                              é apenas uma forma de fugir ao problema.


                                              Originalmente Colocado por freelander Ver Post
                                              ...

                                              à dias ouvi na radio um tipo que disse que o filho de 14 anos ia sozinho ao concerto dos metallica.... 14 anos!!!! não conheço a historia toda, por isso desculpa lá se estiver a usar a historia errada.... mas 14 anos!!

                                              porra.. como pareço velho a dizer estas coisas
                                              Eu não fui a Alvalade ver Metallica com essa idade porque os meus pais não iam nesses filme (para além da questão do bilhete) e mesmo para ter ido ao Restelo...

                                              É inegável que hoje as crianças crescem mais depressa e ir a Metallica que acaba à meia-noite ainda é como o outro, passa ali em Santos e nas Janelas Verdes e depois conversamos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Antes de mais, culpar uma série de televisão pela indisciplina dos putos é no minimo retrógado. Eu tenho 28 anos e quando andava na primária lembro-me perfeitamente de haveram alunos que insultavam as professoras e outros muito maus comportamentos nas salas de aulas, portanto até aqui nada de novo. Lembro-me quando andava na primária, à 20 anos atrás, uma professora ter sido ameaçada de morte pelos pais de um aluno após ter posto o menino de castigo (ok, tudo bem que eram ciganos, o que até torna a situação um bocado "previsivel"). Lembro-me também perfeitamente dos actos de vandalismo que havia nas escolas por parte dos alunos.

                                                Portanto no que diz respeito ao comportamento dos alunos, francamente a meu ver nada mudou. Quanto aos pais, sempre houve pais rigidos e pais, chamemos-lhe flexiveis. A diferença é que à 20 anos atrás os jornais não bombardeavam isto nos media sob a forma de informação sensionalista como o fazem hoje.

                                                Os pais destes meninos mal comportados têm culpa? Claro que a têm. Têm-na mais que ninguém, pois eu sempre defendi que o professor não deve jamais educar os meninos. O professor tem a função de lhes ensinar matéria. Quem os deve educar devem ser os pais. Agora convém também lembrar-nos que ao longo da nossa vida escolar tivemos professores que até podiam dominar a matéria e sabiam ensinar bem, mas eram uns bananas na sala de aula e os alunos faziam deles gato-sapato, mas também todos nós apanhamos professores rigidos que mandavam um berro e a turma toda ficava a piar fininho. Os professores não podem esperar não serem autoritários e terem uma turma bem comportada, pois isso pura e simplesmente não vai acontecer.

                                                Resumindo, a culpa divide em três partes:

                                                O professor tem culpa em não conseguir ter autoridade na sala de aula;
                                                Os pais têm culpa em não terem mão nos filhos;
                                                Os jornais têm culpa de bombardear os meios de informação com noticias que não são novidade nenhuma, sobre factos que acontecem recorrentemente à mais de 20 anos, sob a forma de noticias sensionalistas;
                                                Editado pela última vez por abcdzeta; 24 May 2010, 10:28.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por abcdzeta Ver Post
                                                  Antes de mais, culpar uma série de televisão pela indisciplina dos putos é no minimo retrógado.
                                                  desculpa lá, mas que eu saiba não culpei a serie de televisão por isso.... simplesmente, mostra a realidade actual e só quis referir que a maior parte do pessoal acha normal!! .. até tu. e sim reafirmo que aquele programa podia funcionar, para ensinar muita coisa....


                                                  agora claro que a culpa (se é que existe) reparte-se por muitas freguesias. Mas acho que o principal, é o pessoal cada vez mais achar as coisas normais e não se fazer nada. tipo como o nosso mal governamental, ou os preços dos combustiveis, etc, etc...


                                                  e eu também acho que nada mudou. no meu tempo, e sou apenas um pouco mais velho que tu, também havia indisciplina, e nós gostamos era quando se dizia mal do prof e quando alguem ia contra o professor.

                                                  mas depois tinhas o professor que levantava a voz.... tinhas os teus pais em casa que te repreendiam, etc, etc. hoje isso não acontece.
                                                  Editado pela última vez por freelander; 24 May 2010, 11:03.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Encontra-se em: Home / Educar na família / Pais maus
                                                    Pais maus

                                                    Deus abençoe os pais maus!
                                                    Um dia, quando os meus filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva um pai, hei-de dizer-lhes:
                                                    - amei-vos o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão, e a que horas regressam a casa?
                                                    - amei-vos o suficiente para ter insistido em que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta, mesmo que eu tivesse possibilidade de a comprar.
                                                    - amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso novo amigo não era boa companhia.
                                                    - amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar a pastilha que “tiraram” da mercearia e dizerem ao dono: “Eu roubei isto ontem e queria pagar”.
                                                    - amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vós, durante 2 horas, enquanto limpavam o vosso quarto (tarefa que eu teria realizado em 15 minutos).
                                                    - amei-vos o suficiente para vos deixar ver fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.
                                                    - amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram tão duras que me partiam o coração.
                                                    - Mais do que tudo, amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO quando sabia que me iríeis odiar por isso.
                                                    Estou contente, venci. Porque, no final, vocês venceram também. E, qualquer dia, quando os vossos filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva os pais, vocês hão-de dizer-lhes, quando eles vos perguntarem se os vossos pais eram maus …que sim, que éramos maus, que éramos os pais piores do mundo:
                                                    - «Os outros miúdos comiam doces ao pequeno almoço; nós tínhamos de comer cereais, ovos, tostas.
                                                    - Os outros miúdos bebiam Pepsi ao almoço e comiam batatas fritas; nós tínhamos de comer sopa, o prato e fruta. E – não vão acreditar – os nossos pais obrigavam-nos a jantar à mesa, ao contrário dos outros pais.
                                                    - Os nossos pais insistiam em saber onde nós estávamos a todas as horas. Era quase uma prisão.
                                                    - Eles tinham de saber quem eram os nossos amigos, e o que fazíamos com eles.
                                                    - Eles insistiam em que lhes disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.
                                                    - Nós tínhamos vergonha de admitir, mas eles violaram as leis de trabalho infantil: tínhamos de lavar a loiça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Acho que eles nem dormiam a pensar em coisas para nos mandarem fazer.
                                                    - Eles insistiam sempre connosco para lhes dizermos a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.
                                                    - Na altura em que éramos adolescentes, eles conseguiam ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata.
                                                    - Os pais não deixavam os nossos amigos buzinarem para nós descermos. Tinham de subir, bater à porta, para eles os conhecerem.
                                                    - Enquanto toda a gente podia sair à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16.
                                                    - Por causa dos nossos pais, perdemos imensas experiências da adolescência. Nenhum de nós, alguma vez, esteve envolvido em roubos, actos de vandalismo, violação de propriedade, nem foi preso por nenhum crime. Foi tudo por causa deles.
                                                    Agora que já saímos de casa, somos adultos, honestos e educados; estamos a fazer o nosso melhor para sermos “maus pais”, tal como os nossos pais foram».
                                                    (Autor desconhecido)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      era mesmo aí que eu queria chegar!!!!

                                                      eu sou um puto desses... cheguei à idade que tenho e digo obrigado aos meus pais, por terem sido maus comigo um dia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        as pessoas hoje em dia preferem "fazer"os filhos e estao se marinbando para a educaçao deles,sei de muitos casia,miudas de 13,14 anos a sairem a noite e virem para casa de dia,isto é alguma educaçao ?penso que nao.e muitas que saiem a noite e no proximo dia estao gravidas os miudas estao mais rebeldes,sabem aquelas pulseiras do sexo que as miudas usam?eu até fiquei chocado com o que se faz com aquilo miudas menores para nao falar dos morangos com açúcar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por deathgrind Ver Post
                                                          os miudas estao mais rebeldes,sabem aquelas pulseiras do sexo que as miudas usam?
                                                          Não sei.

                                                          Que cena é essa??

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quando há dias vi ser notícia de página inteira num jornal que uma professora deu uma bofetada num aluno, dei por mim a pensar como tudo mudou tanto em tão poucos anos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X