Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Derrame de petróleo no Golfo do Mexico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Derrame de petróleo no Golfo do Mexico

    BP admite que falhou tentativa para estancar fuga de petróleo

    Segundo a petrolífera, citada no site da BBC, foram bombeados 30 mil barris de lama e cimento, em três tentativas, a um ritmo de 80 barris por minuto Bevil Knapp, EPA

    A British Petroleum (BP) admitiu o falhanço da mais recente tentativa para estancar a fuga de petróleo no Golfo do México. O derrame foi provocado por um acidente, a 20 de Abril, na plataforma costeira ?Deepwater Horizon?. A operação consistia em bombear lama e cimento nos últimos três dias. A petrolífera admite agora que o procedimento fracassou e define uma nova estratégia para tentar conter a mancha de crude.

    A companhia petrolífera considerava o bombeamento de lama e entulho tinha entre 60 a 70 por cento de hipóteses de ser bem sucedida. Contudo, sublinhava que "muitos dos procedimentos que estamos a tentar já foram feitos à superfície, mas nunca tentado a uma profundidade superior a 1500 metros". A operação de injecção de lama e cimento, designada de "top kill", era considerada muito delicada

    "Após três dias inteiros a tentar conter a situação não conseguimos conter o fluxo do poço e cremos estar na altura de avançar para a seguinte opção que é o LMRP ("lower-marine-riser-package"), uma tampa de contenção de fluxo", afirmou Doug Suttles, chefe de operações da BP, em conferência de imprensa.

    Consiste num robot submarino que irá usar uma serra para cortar e tapar a conduta que verte. O novo método deverá prolongar-se entre quatro a sete dias e o equipamento já está no local. A petrolífera não dá garantias do sucesso da operação, nem da sua eficácia, acrescentando ser a primeira vez que tal operação é efectuada a 1500 metros de profundidade.

    "Confiamos que o trabalho compense mas não garantimos o seu sucesso", disse o director de operações, acrescentando que o procedimento não deverá resultar numa interrupção significativa do derrame.

    De acordo com a empresa, a solução mais eficaz para conter a mancha de crude, um poço de relevo em fase de perfuração, só deverá estar operacional a partir de Agosto.

    Desastre ambiental

    O derrame de crude entre as costas do Louisiana, Alabama e Mississipi, é o pior que alguma vez ocorreu nos Estados Unidos. O desastre ambiental teve início com a explosão de equipamento de furo, que já matou 11 pessoas.

    A mancha de crude atinge já 110 quilómetros da costa do Louisiana, ameaça espécies animais e coloca em risco a indústria pesqueira da região. "O facto de não conseguirmos estancar o fluxo de (crude) assusta toda a gente", admitiu o responsável da BP.

    Obama promete ressarcimento das populações

    O presidente norte-americano manifestou preocupação, sábado, logo após a BP ter admitido o insucesso da operação para conter a fuga de petróleo que originou a maré negra no golfo do México. Obama disse ser "tão irritante quanto devastador" a proporção do derrame e apelou às autoridades para que tentem de todas as formas possíveis travar o avanço da mancha de crude.

    "Depois de temos recebido notícias positivas sobre a operação, agora parece claramente que isso não aconteceu", declarou em comunicado, após ter falado com responsáveis sobre a situação no Golfo do México. "Não vamos descansar enquanto a fuga não estiver controlada, até às águas e costas estarem limpas, e até que as pessoas prejudicadas injustamente por acidente provocado por falha humana sejam compensadas", acrescentou.

    A administração Obama quer combater o espectro de inércia associado a catástrofes ambientais, na sequência do desempenho de George W.Bush por ocasião do furacão Katrina em 2005.

    * Artigos Recomendados

    600 espécies ameaçadas por derrame de petróleo no Golfo do México

    2010-05-05 11:48:32

    Barack Obama anunciou criação de comissão para investigar maré negra no Golfo do México

    2010-05-23 08:26:22

    Obama reitera "compromisso" para conter derrame de petróleo no Golfo do México

    2010-05-25 07:32:12

    Fuga de petróleo foi estancada

    2010-05-27 09:38:14
    http://www.mynetpress.com/internet/bp/noticia.asp


    Ja vai mais de 1 mês desde o acidente, a 20 de Abril.
    É impressionante a dimensao da tragedia, que está ilustrada neste video com as fotos captadas pela NASA, utilizando Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS):

    YouTube - NASA Satellite Time Lapse Images of Gulf of Mexico Oil Spill

    #2
    Tudo isto se passa e é muito grave para o nosso meio ambiente... isto vai ter consequências concerteza no nosso oceano atlântico...
    Ainda nos vai tocar no aspecto das pescas mas não será agora...

    É impressionante como o ser humano tem de criativo mas também tem de destrutivo...

    Provavelmente não haverá culpados a responderem por tribunal por esta desgraça e vamos todos continuar a assistir ao descalabro que se está a passar...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por kokas Ver Post
      Provavelmente não haverá culpados
      Pois não, desta vez o Bush, a Al-Qaeda e o sub-prime estão fora

      É de assinalar o azar que persegue a Louisiana

      Comentário


        #4
        Isto é uma catástrofe assustadora

        Comentário


          #5
          Qual será o próximo passo?

          Ao que parece durante a guerra fria, a URSS usou por 4 vezes cargas de profundidade com ogivas nucleares para simplesmente rebentar com a saida dos furos e resolver problemas semelhantes a este..

          Será essa a solução final?

          Comentário


            #6

            Nova tentativa
            O plano inicial passava pela colocação de uma cúpula de 125 toneladas sobre a fuga de petróleo, mas as operações falharam quando o mecanismo acabou bloqueado por cristais de gelo. Seguiu-se a aplicação de um tubo de grandes proporções desenhado para captar parte do petróleo. Uma vez mais, os esforços revelaram-se infrutíferos, apesar dos mais de três milhões de litros de crude sugados pelo tubo.
            Concluída a técnica top kill, a BP aposta agora num sistema de contenção denominado LMRP (Lower Marine Riser Package). A técnica envolve a utilização de um robô subaquático equipado com uma serra mecânica: o objectivo é remover a tubagem danificada e cobrir o local da fuga com uma válvula de contenção.
            A empresa espera aplicar a nova técnica durante os próximos quatro a sete dias. Ao mesmo tempo prossegue a perfuração de um poço contíguo para aliviar a fuga de petróleo, uma solução que tem vindo a ser apontada como permanente. Contudo, a própria BP admite que os trabalhos de perfuração só devem ser concluídos em Agosto. No sábado, 24 horas depois de uma deslocação às regiões atingidas, o Presidente norte-americano, Barack Obama, mostrava-se "enraivecido" e de "coração partido" perante a última operação gorada da petrolífera.



            "Verão perdido"
            Enquanto a BP acumula fracassos, cresce a ira entre as populações directamente afectadas pelo derrame de petróleo. Alguns pescadores do Louisiana começaram a instalar cartazes com palavras de protesto contra a empresa.
            "Toda a gente começa a perceber que este Verão está perdido. E todo o nosso estilo de vida pode estar perdido", lamentou, em declarações à Associated Press, Michael Ballay, o gerente da marina de Cypress Cove, em Venice, no Estado do Louisiana. Foi naquela zona que o petróleo começou a chegar à costa, há quase duas semanas.
            Para Johnny Nunez, o proprietário de uma empresa de aluguer de barcos de pesca em Shell Beach, as perspectivas são igualmente sombrias: "Se a pesca for má durante os próximos cinco anos, eu terei 60. Estarei acabado".
            fonte: Mundo - BP acumula fracassos nas manobras para estancar derrame de petróleo - RTP Noticias

            Aqui já vão 4 tentativas, descontando o plano que envolvia a utilização das lamas (o ultimo utilizado).

            Comentário


              #7
              Agora imaginem o que um problema semelhante a este não faria para o turismo da costa algarvia, caso a exploração de petroleo vá avante...

              Comentário


                #8
                Para quem quiser ir vendo o que andam a fazer, fica o link:

                RIGZONE - Deepwater Horizon

                Pelas noticias, parece que o Obama anda um bocado chateado com a BP

                Comentário


                  #9
                  A ser verdade que a BP está, não a tentar parar a fuga mas sim a tentar salvar o poço...

                  Se tal se confirmar, quer me parecer que internacionalmente, numa futura situação destas (cada vez há mais exploração offshore) a companhia devia perder a concessão e ser uma entidade externa a selar o poço.

                  Comentário


                    #10
                    Eu fico abismado com a impotência da BP para parar o desastre...

                    Comentário


                      #11
                      A mim também me parece que a BP está mais interessada em salvar o poço que em resolver a situação.

                      EUA e México deveriam intervir rapidamente com medidas severas sobre a BP e, acima de tudo, sobre o poço. Estava-se mesmo a ver que uma cúpula com 100 toneladas não iria conseguir tapar nada. Só o impulso do petróleo a sair deve gerar maiores forças.

                      E também custa ouvir que a multa que se pensa aplicar à BP corresponda apenas a 1/12 do seu lucro anual. Esta é uma catástrofe para toda a vida marinha da região, e que também vai influenciar directamente aquelas populações durante anos a fio. A BP tem de ser julgada por este crime.

                      Comentário


                        #12
                        Desastre ambiental no Golfo do México

                        BP conhecia falhas de segurança meses antes da explosão da plataforma

                        A multinacional britânica British Petroleum (BP) teria conhecimento, há vários meses, de alguns problemas técnicos relacionados com a plataforma "Deepwater Horizon", que se afundou após uma explosão, no passado dia 20 de Abril, noticiou ontem o "The New York Times".

                        Lucia Crespo

                        lcrespo@negocios.pt

                        A multinacional britânica British Petroleum (BP) teria conhecimento, há vários meses, de alguns problemas técnicos relacionados com a plataforma "Deepwater Horizon", que se afundou após uma explosão, no passado dia 20 de Abril, noticiou ontem o “The New York Times”.

                        De acordo a publicação norte-americana, a BP já estaria preocupada com a segurança da plataforma meses antes do que assinalou ao Congresso na audiência da semana passada. Mesmo assim, não terá respeitado a sua própria política de segurança, aponta o “The New York Times”, citando documentos internos da companhia.

                        Os problemas técnicos, já detectados pela BP meses antes da explosão que afundou a plataforma, estavam relacionados com o designado “Blowout Preventer”, uma grande válvula de segurança que deveria impedir que o petróleo fosse derramado no mar em caso de acidente. A petrolífera britânica também teria indícios, desde Junho do ano passado, de problemas técnicos no dispositivo de perfuração.

                        De acordo com o “The New York Times”, a 22 de Junho de 2009, os engenheiros da BP alertaram para o facto de o revestimento de metal que a BP pretendia usar no poço da plataforma pudesse sofrer um colapso sob altas pressões. "Seria o pior dos cenários possíveis", afirmou Mark Hafle, engenheiro de perfurações da empresa. “Já vi esse tipo de coisas acontecerem, ou seja, pode acontecer", alertou.
                        http://www.mynetpress.com/internet/bp/noticia.asp


                        Muito bem
                        Noutra noticia, falam que à 1 ano que se sabia da existência de falhas de segurança.

                        Comentário


                          #13
                          Não sei se já foi colocado, mas podem ver em Directo as operações no fundo do mar a bordo de um ROV (Remote Operated Vehicle)

                          link

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            E também custa ouvir que a multa que se pensa aplicar à BP corresponda apenas a 1/12 do seu lucro anual. Esta é uma catástrofe para toda a vida marinha da região, e que também vai influenciar directamente aquelas populações durante anos a fio. A BP tem de ser julgada por este crime.
                            É o problema das companhias tão grandes, tão grandes que ninguém tem mãos nelas.

                            Comentário


                              #15
                              Fica um link com uma explicação

                              The Gulf oil spill: What lies beneath | The Economist

                              esquema

                              Comentário


                                #16
                                É incrivel a incapacidade do Homem perante a força da natureza...

                                Quem brinca com o fogo queima-se a a Humanidade vai neste século pagar e bem a factura da sua ambição desmedida...

                                Comentário


                                  #17
                                  EUA apresentam factura de 69 milhões de dólares à BP

                                  A administração norte-americana enviou hoje à companhia petrolífera BP a primeira factura, no valor de 69 milhões de dólares, dos custos totais da limpeza e dos efeitos da maré negra no Golfo do México.

                                  "O governo federal enviou hoje à BP uma factura de 69 milhões de dólares (...) para reembolsar os contribuintes", em conformidade com a lei norte-americana, divulgou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em declarações à comunicação social.

                                  O derramamento de crude foi provocado pela explosão e pelo afundamento, a 20 de Abril, da plataforma Deepwater Horizon, da responsabilidade do grupo petrolífero BP, que causou a morte de 11 pessoas.

                                  A maré negra já afectou as costas de vários estados norte-americanos.

                                  Vários cientistas calculam que o poço tem estado a libertar uma quantidade de petróleo estimada entre 1,9 milhões e 3,8 milhões de litros por dia.

                                  Dois senadores democratas pediram na quarta feira à BP para suspender o pagamento de dividendos aos seus accionistas, estimados em 10 mil milhões de dólares, até que sejam apurados os custos totais da limpeza da maré negra.

                                  Em carta dirigida ao presidente executivo da BP, Tony Hayward, os senadores - Charles Schumer, eleito por Nova Iorque, e Ron Wyden, pelo Oregon - defenderam que "movimentar dinheiro para fora das contas da empresa" poderá dificultar o pagamento desta ao governo norte-americano, aos pescadores e a outros afectados pelo desastre ambiental.

                                  A BP já pagou mil milhões de dólares até agora em despesas relacionadas com a maré negra e estima-se que venha a pagar mais milhares de milhões de dólares.

                                  O pedido dos senadores aconteceu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, defendeu que o Congresso devia anular os benefícios fiscais de milhares de milhões de dólares à indústria petrolífera e aprovar legislação favorável às fontes energéticas limpas.
                                  Fonte: Dn

                                  Maré Negra. BP admite que lhe faltam meios para controlar derrame
                                  Agenda norte-americana estima que mancha de petróleo chegue ainda hoje à costa da Florida

                                  Depois de ter conseguido cortar os tubos que derramam o petróleo no golfo do México, a BP vai agora tentar colocar uma caixa que recolha o crude sobre o poço de petróleo. Ainda assim, a empresa admitiu ontem que não estava preparada para uma situação destas em águas tão profundas. Em declarações ao "Financial Times", o director-geral da petrolífera, Tony Hayward, reconheceu que há "críticas realmente justas", quando são acusados de falta de preparação para resolver aquela que já é considerada a maior catástrofe ecológica dos EUA.

                                  Mesmo admitindo a falta de meios, Hayward considera que a impedir que a maré negra chegasse à costa No entanto, a Agência Americana Oceanográfica e Atmosférica (NOAA) alertou ontem para o facto de a maré negra estar apenas a 11 quilómetros da costa da Florida Segundo a NOAA, "a mancha de petróleo deverá alcançar as costas, do estado até sexta-feira".

                                  Barack Obama vai fazer hoje a sua terceira visita à região do golfo do México para inspeccionar os trabalhos de controlo do derrame. A petrolífera anunciou ontem que vai financiar a construção de seis barreiras de areia ao largo da costa do estado de Luisiana, com uma extensão de 80 quilómetros e um custo de cerca de 360 mil dólares (295 mil euros).

                                  Rating. O derrame de petróleo levou a agência Fitch a cortar a classificação da BP, passando-a de AA+ para AA. "O downgrade no rating da BP reflecte o entendimento da Fitch sobre os riscos para o negócio e o perfil financeiro da BP que continuam a deteriorar-se depois da explosão da plataforma", explicou a agência, em comunicado.

                                  A demora na resolução do derrame levou os senadores democratas Ron Wyden, eleito pelo Oregon, e Charles Schumer, eleito por Nova Iorque, a pedirem ontem à BP a suspensão do pagamento de dividendos aos seus accionistas antes de ter uma estimativa do custo total da limpeza de petróleo. Toby Odone, porta-voz da petrolífera, considerou que a distribuição de dividendos é um "assunto da companhia" e que, por isso, será decidido pelos seus líderes.

                                  A BP já pagou mil milhões de dólares até agora em despesas relacionadas com a maré negra, mas a Fitch estima que os custos totais de limpeza possam chegar aos dois (1,6 mil milhões de euros) ou três mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).
                                  Fonte: Jornal i

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    A BP tem de ser julgada por este crime.


                                    Devias era ter cuidado antes de fazer acusações sem provas, decerto não gostas que te chamem criminoso quando cometes erros...

                                    Trabalhar no fundo do mar é perigoso, lembra-te disso quando fores abastecer.
                                    Editado pela última vez por D1S0RD3R; 04 June 2010, 10:06.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu li ou ouvi ( não me recordo ) que eles teriam já apresentado uma solução que estancaria o petroleo....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
                                        Devias era ter cuidado antes de fazer acusações sem provas, decerto não gostas que te chamem criminoso quando cometes erros...

                                        Trabalhar no fundo do mar é perigoso, lembra-te disso quando fores abastecer.
                                        Pelos vistos desconheces o que significa julgar...

                                        Erros que comprometam o bem estar do planeta são crime sim, mesmo que não tenha havido intenção deliberada de os provocar. É perigoso trabalhar no fundo do mar?

                                        É essa a desculpa que a BP vai dar?

                                        "ah e tal desculpem lá se poluímos metade do oceano pacifico e colocámos em causa a sobrevivência de ecosistemas mas como sabem é perigoso trabalhar no fundo do mar, nao fizemos por mal, afinal só queríamos ganhar milhões à custa dos recursos naturais"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda por cima quando agora se conhece a disparidade entre as multas por falta de segurança que a BP tem e as outras petrolíferas têm

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que eu não compreendo é como é que autorizam que sejam feitas perfurações a 500 metros de profundidade no oceano, para extrair petroleo, e não se exija que existam medidas reais e comprováveis de que em caso de acidente não seja tudo estupidamente rápido de reparar...


                                            Tenho a certeza que já podiam ter "aterrado" aquela saída de petroleo, de modo a parar a fuga, em vez de a tentarem reparar vezes e vezes seguidas sem sucesso...



                                            Aqui o problema é o mesmo de sempre: salvar o dinheiro, borrifar no planeta...


                                            Ninguêm está minimamente interessado em fechar aquele poço de vez, por isso "temos pena planeta terra"...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
                                              Devias era ter cuidado antes de fazer acusações sem provas, decerto não gostas que te chamem criminoso quando cometes erros...

                                              Trabalhar no fundo do mar é perigoso, lembra-te disso quando fores abastecer.
                                              Acusações sem provas? Mas precisas de mais provas que aquelas que têm sido mostradas todos os dias, a toda a hora, nos média internacionais?

                                              Quanto à questão de não serem criminosos só porque foi um erro...se alguém atropelar uma pessoa na passadeira acidentalmente...foi um erro, mas isso não desculpabiliza o acto. Aliás, basta ver a notícia de que a BP já conhecia os problemas daquela plataforma para se perceber que a estes senhores nada mais interessa que os seus lucros milionários. Não foi somente um erro. E mesmo que fosse, se são homens para ganhar milhões e milhões com a exploração de um bem natural, também o serão para admitirem os seus "erros".

                                              Volto a dizer, um crime ambiental como este deve ser julgado e devem ser encontrados responsáveis. E não é uma multa de 50 milhões de euros que vai resolver o que quer que seja.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Parece-me q a BP já teria conhecimento anterior sobre as fragilidades de segurança daquela plataforma...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Byebyeplanet.JPG

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                    O que eu não compreendo é como é que autorizam que sejam feitas perfurações a 500 metros de profundidade no oceano, para extrair petroleo, e não se exija que existam medidas reais e comprováveis de que em caso de acidente não seja tudo estupidamente rápido de reparar... (...)

                                                    500m não, 1500m.
                                                    E a BP já admitiu que não tem meios para conter o problema, que pode ter surgido por falhas de segurança de que já tinham conhecimento
                                                    Esperemos pelos próximos capítulos.

                                                    Comentário


                                                      #27










                                                      As primeiras bolhas de petróleo começam a chegar às prais de areia branca na Florida.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Este problema poderá atingir uma dimensão impensável, porém o problema é que os "interessados" não estão (ainda) convencidos de que devem anular o poço para sempre, simplesmente estancar o alastramento do mesmo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Fica aqui um update da situação:

                                                          BP anuncia novo plano de salvação

                                                          BP

                                                          Desde a instalação, na quinta-feira, de um funil de contenção na plataforma responsável pelo derrame de crude, a BP já conseguiu recolher o equivalente a 16 mil barris de petróleo.

                                                          NOVA ETAPA

                                                          A empresa confirmou que, no decorrer desta semana, será instalada "mais uma etapa do processo de contenção do derrame", mas lembrou que, "apesar da optimização de recursos, serão precisos alguns dias para perceber a eficácia do plano".

                                                          CUSTOS

                                                          De acordo com o presidente da petrolífera, a BP já gastou mais de 1,05 mil milhões de euros nas sucessivas tentativas de limpeza aos quais se somam os cerca de 301 milhões de euros do projecto de construção de uma barreira ao largo do Luisiana.

                                                          DERRAME

                                                          O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que, desde o dia em que a plataforma explodiu, afundando-se de seguida - no final de Abril -, o poço esteja a verter 12 a 19 mil barris de petróleo por dia para o Mar do México. N.V
                                                          http://www.mynetpress.com/internet/bp/noticia.asp

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Eu fico abismado com a impotência da BP, a Administração do Obama e o Estado de Louisiana para parar o desastre...
                                                            Corrigido. O Obama podia ter já mandado a Brigada de Engenharia do Exercito para lá, largar umas bombas e tapar essa porcaria.

                                                            Mas pronto, ele não vai fazer algo para zangar o MAIOR CONTRIBUINTE que ele teve nos presidenciais de 2008, que por sua vez não quer perder esse furo de vez.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X