Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Do 8º para o 10º.....num saltinho.....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Do 8º para o 10º.....num saltinho.....

    Alunos retidos no 8º ano podem concluir de imediato ensino básico
    04 JUN 10 às 07:19
    Os alunos com mais de 15 anos e que estão retidos no 8º ano de escolaridade vão poder queimar uma etapa e concluir de imediato o ensino básico.
    Os alunos com mais de 15 anos, retidos no 8º ano de escolaridade, podem agora concluir de imediato o ensino básico.
    O jornal I conta, esta manhã, que o Ministério da Educação consagrou essa possibilidade num despacho emitido em Março, mas para que estes alunos não tenham de frequentar o 9º ano, já este mês, vão ter de submeter-se a uma série de exames.
    Em primeiro lugar, precisam de se auto propor às provas nacionais de Português e Matemática do final do terceiro ciclo em Julho.
    Depois têm de fazer os exames a nível de escola em todas as disciplinas do 9º ano.
    Cumpridos com êxito estes dois requisitos, os alunos, com mais de 15 anos, podem assim dar o salto do 8º para o 10º ano e ver terminado o ensino básico.
    O processo não é obrigatório e para que se realize precisa sempre da autorização do Encarregado de Educação.
    O Ministério da Educação já tinha dado a possibilidade aos alunos do 9º de passar para o ano seguinte se conseguissem realizar, com aproveitamento, as provas nacionais e os exames escolares das disciplinas em que tinham chumbado.
    A novidade surge em Março, num despacho normativo publicado em Diário da República, que dá acesso directo ao 10º ano, eliminando assim uma etapa.
    A primeira chamada das provas nacionais começa no dia 16 deste mês, mas os alunos retidos no 8º ano com mais de 15 anos só as vão poder realizar durante a época extraordinária de 23 de Junho a 14 de Julho.
    Fonte: TSF 4 Junho 2010

    O que me preocupa não é os que o conseguirem fazer......pois devem contar-se pelos dedos de uma mão.....é alguém com responsabilidades educativas neste país pensar sequer nesta possibilidade e dormir de consciência descansada.....só pelo facto de melhorar as estatísticas da educação deste país sem se preocupar em saber se de facto os alunos apreendem algo nos 9 aqnos que passam pela escola.....

    #2
    Não acredito que sejam muitos que vão conseguir fazer os exames nacionais e os exames a nivel de escola do 9º ano, visto que andam no 8º com 15 anos... No entanto isto é uma bela estupidez.

    Já agora como raio é que eles vão fazer os exames da matéria do 9º ano se nem se quer vão dar essa matéria ? Vão estudar por eles próprios ? Só se for, mas não esto a ver um aluno deste tipo a estudar.

    Comentário


      #3
      O problema é se eles fazem os exames e por obra do Espírito Santo (não estou a falar do banco) aparece uma nota positiva. É até o que deverá acontecer, visto que não há outra lógica para estes exames a não ser dar a escolaridade obrigatória na secretaria!

      Um aluno com 15 anos no 8º como é que poderia passar nos exames do 9º ano?

      Estas medidas é que levam à falta de competitividade de Portugal, é o facilitismo global. Depois estas pessoas vão trabalhar e continuam igual, no fim o empresário é que os tem de aguentar porque.... sim! Ou então, como se fala no tópico da flexibilização, chegam aos 40 ou 50 anos e ninguém lhes dá emprego. Quem fala neste facilitismo e borga na escola, também fala no local de trabalho. Enfim... Vou parar por aqui!

      Comentário


        #4
        Não sou a favor desta medida mas pronto é mais uma em muitas.

        Comentário


          #5
          15 anos não é um desvio muito grande para o fim do 8º ano, o normal são 13 ou 14 (depende do mês de aniversário).

          E também por isso não percebo o objectivo desta medida, duvido que mesmo um excelente aluno consiga aprender a matéria de várias disciplinas em poucos meses, consiga passar num conjunto ainda grande de exames na escola e ainda em 2 exames nacionais.

          Por outro lado, também não se perde nada uma vez que os exames tinham que ser feitos à mesma e no máximo custa ás escolas mais 2 ou 3 secretárias por sala nos exames...

          Uma medida vazia.

          Comentário


            #6
            Negar o acesso ao sucesso do aluno é bárbaro e traumatizante!

            (1ª lei do eduquês)

            Comentário


              #7
              Eu com 15 anos já estava no 11º ano...(e prestes a fazer os 16), mas mas penso que o normal com esta idade é estar no 9º ano!
              Duvido que estes alunos tenham muito vontade de estudar sequer, quanto mais de fazer um esforço para avançar um ano escolar.
              Esta é mais uma medida ridícula e que serve apenas para melhorar as estatísticas e tapar os olhos a muita gente!
              Estes meninos que não estudem que não é preciso... Daqui a uns anos são mais uns pobres coitados. Se isto já está mau para quem tem estudos, quanto mais para quem não os tem.

              Comentário


                #8
                Mais uma medida inócua!

                Se não conseguem passar do 8º na normal avaliação contínua, vão passar em exame?!?

                Enfim...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  O problema é se eles fazem os exames e por obra do Espírito Santo (não estou a falar do banco) aparece uma nota positiva. É até o que deverá acontecer, visto que não há outra lógica para estes exames a não ser dar a escolaridade obrigatória na secretaria!

                  Um aluno com 15 anos no 8º como é que poderia passar nos exames do 9º ano?

                  Estas medidas é que levam à falta de competitividade de Portugal, é o facilitismo global. Depois estas pessoas vão trabalhar e continuam igual, no fim o empresário é que os tem de aguentar porque.... sim! Ou então, como se fala no tópico da flexibilização, chegam aos 40 ou 50 anos e ninguém lhes dá emprego. Quem fala neste facilitismo e borga na escola, também fala no local de trabalho. Enfim... Vou parar por aqui!

                  verdade

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                    Mais uma medida inócua!

                    Se não conseguem passar do 8º na normal avaliação contínua, vão passar em exame?!?

                    Enfim...
                    Se não passarem com o facilitismo que existe agora, é porque são mesmo calhaus...aquilo já é praticamente dado de bandeja.

                    Comentário


                      #11
                      Pensei que a Isabel Alçada ia limpar a asneirada da Maria de Lurdes Rodrigues, mas esta medida desilude-me. Realmente alunos que chumbam dois anos tão precocemente não devem ter grandes capacidades de conseguir aproveitamento num exame final NORMAL, mas se for absurdamente fácil para se atingirem determinados objectivos, o caso muda de figura...

                      Por causa da trampa das estatísticas, estamos a criar uma geração de baldas habituados a facilidades, o que é totalmente contraditório com o mercado de trabalho actual e futuro. O que é que pretendem? Ter, daqui a 10 anos, ainda mais gente em trabalho precário a receber o SMN, ou preguiçosos a viver à custa do RSI? Assustador!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                        Alunos retidos no 8º ano podem concluir de imediato ensino básico
                        04 JUN 10 às 07:19
                        Os alunos com mais de 15 anos e que estão retidos no 8º ano de escolaridade vão poder queimar uma etapa e concluir de imediato o ensino básico.
                        Os alunos com mais de 15 anos, retidos no 8º ano de escolaridade, podem agora concluir de imediato o ensino básico.
                        O jornal I conta, esta manhã, que o Ministério da Educação consagrou essa possibilidade num despacho emitido em Março, mas para que estes alunos não tenham de frequentar o 9º ano, já este mês, vão ter de submeter-se a uma série de exames.
                        Em primeiro lugar, precisam de se auto propor às provas nacionais de Português e Matemática do final do terceiro ciclo em Julho.
                        Depois têm de fazer os exames a nível de escola em todas as disciplinas do 9º ano.
                        Cumpridos com êxito estes dois requisitos, os alunos, com mais de 15 anos, podem assim dar o salto do 8º para o 10º ano e ver terminado o ensino básico.
                        O processo não é obrigatório e para que se realize precisa sempre da autorização do Encarregado de Educação.
                        O Ministério da Educação já tinha dado a possibilidade aos alunos do 9º de passar para o ano seguinte se conseguissem realizar, com aproveitamento, as provas nacionais e os exames escolares das disciplinas em que tinham chumbado.
                        A novidade surge em Março, num despacho normativo publicado em Diário da República, que dá acesso directo ao 10º ano, eliminando assim uma etapa.
                        A primeira chamada das provas nacionais começa no dia 16 deste mês, mas os alunos retidos no 8º ano com mais de 15 anos só as vão poder realizar durante a época extraordinária de 23 de Junho a 14 de Julho.
                        Fonte: TSF 4 Junho 2010

                        O que me preocupa não é os que o conseguirem fazer......pois devem contar-se pelos dedos de uma mão.....é alguém com responsabilidades educativas neste país pensar sequer nesta possibilidade e dormir de consciência descansada.....só pelo facto de melhorar as estatísticas da educação deste país sem se preocupar em saber se de facto os alunos apreendem algo nos 9 aqnos que passam pela escola.....

                        Ora aqui está a oportunidade para as duas alunas da minha DT de 8º ano, que fizeram 15 provas de recuperação no final do 3º Periodo,...felizmente têm 13 dias para se prepararem depois de sair a pauta,...era melhor se fossem 15 dias, para terem um dia por cada disciplina,...

                        Comentário


                          #13
                          Efectivamente, em condições normais, nenhum ou quase nenhum aluno terá hipóteses de passar para o 10.º ano com os exames.

                          Para mim, esta possibilidade que já existe para o 9.º ano (ou seja, um aluno que fique retido pode passar pelos exames... se bem que não conheço nenhum caso), o maior problema poderá ser a crença do facilitismo aos alunos que repitam e que agora passam a pensar que ainda podem passar... ou pior, instituições menos próprias aproveitarem e facilitarem a passagem a estes alunos.

                          Portanto, não estou a ver sucesso "positivo" nesta iniciativa...

                          Comentário


                            #14
                            Eu não estudo, o estado passa-me de ano...

                            Não trabalho, o estado dá-me o RSI...

                            Trabalho, mas passo o dia a coçar, o estado não deixa o meu patrão despedir-me...

                            Boa Mike!

                            Comentário


                              #15
                              Desculpem se as "novas oportunistas,...despulpem oportunidades" existe para o Secundário, porque não para o 3º ciclo?

                              Sinceramente acho que devia igualmente existir nos outros ciclos e na pré primária. Podiamos ser o único país com alunos de 6 anos a acabar o Secundário,...

                              Comentário


                                #16
                                Tentei perceber qual seria o real alcance desta medida e... não consegui perceber !

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais uma daquelas medidas engraçadas.

                                  Em condições normais chumbam todos.

                                  Mas desconfio que isto não será para ser feito em condições normais. Será feito de modo a que fiquem todos com o 9º feito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ainda me lembro de me chumbarem no 9º ano para aprender que não chegava ter boas notas para passar (negativas no inicio e depois notas boas nos últimos testes), e não estou a inventar, foi o que o director de turma me disse a mim e à minha mãe.

                                    Isto agora é só facilitismos

                                    P.S:Não era escola pública
                                    Editado pela última vez por Unreal; 04 June 2010, 12:01.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nos outros países alunos inteligentes saltam anos, em Portugal são os burros que saltam anos.
                                      somos um país muito a frente

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não sei porque é que andei tantos anos na escola...

                                        Mas já nada me espanta desde que as pessoas que tinham a 4º classe começaram a ter a possibilidade de ficar com o 9º ano em menos de 1 ano de estudos.

                                        É por isto é que eles agora vão para a escola e fartam-se de faltar e borrifar para as notas... Já sabem que depois têm estas hipóteses.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                          Tentei perceber qual seria o real alcance desta medida e... não consegui perceber !
                                          Para aumentar o ranking escolar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                            Não sei porque é que andei tantos anos na escola...

                                            Mas já nada me espanta desde que as pessoas que tinham a 4º classe começaram a ter a possibilidade de ficar com o 9º ano em menos de 1 ano de estudos.

                                            É por isto é que eles agora vão para a escola e fartam-se de faltar e borrifar para as notas... Já sabem que depois têm estas hipóteses.
                                            Se te referes às novas oportunidades, estas devem terminar lá para o ano que vem ou no máximo em 2012. É aproveitar agora para quem ainda não tem o ensino secundário.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como já disseram não sei até que ponto um aluno, com dificuldades, conseguirá depois passar nos Exames Nacionais e ter acesso ao 10º.

                                              É uma especia de entrada nas Univ. para mais de 23 anos, mas em que nestas, por norma, as pessoas tinham ganho experiência profissional e pessoal que lhes permitia encarar o estudo e a U de outra forma.

                                              O facilitismo no ensino assusta-me...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Noutro dia contaram-me o caso de alguém que aproveitou as novas oportunidades para fazer o 9º ano, chegou ao fim sem conseguir escrever o próprio nome, e fez o 9º ano na mesma...
                                                E confio plenamente na pessoa que me contou o caso, e que conhece a pessoa em questão.
                                                Mais vale darem o certificado de licenciatura que cada um quer, e fica o assunto resolvido... Chegam aos 23 anos, toma lá o certificado que queres, nem é preciso aulas, nem professores, nada...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E quando é que implementam isto no ensino superior?
                                                  É que dava-me um jeitaço do caraças passar da Licenciatura para o Mestrado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                    E quando é que implementam isto no ensino superior?
                                                    É que dava-me um jeitaço do caraças passar da Licenciatura para o Mestrado.
                                                    Já tens com os 23 anos.
                                                    E se tiveres feito uma Licenciatura de 5 anos, provavelmente já terás concluída praticamente a fase curricular do Mestrado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Espero ansiosamente que este governo se vá embora no que à Educação diz respeito. Espero também que o próximo governo deixe de olhar para os manuais de politicas educativas de à vinte anos atrás...

                                                      O preço de andarmos atrás dos maus exemplos da educação dá nisto. Ministros sem ideias responsáveis e úteis, secretários de estado ignorantes dá nisto. A delapidação do ensino público e o hipotecar do futuro do país.

                                                      Este ano fiquei juri nos exames do 9.º ano (faço e corrijo as provas).. Imagino o que me espera...

                                                      Estas medidas parvas assentam num pressuposto que é que os putos conseguem ter noção de responsabilidade.. Nada de mais errado.. Um miúdo que tenha reprovado no 8.º ano tem lá a responsabilidade de estudar a matéria do 9.º ano.... Nem a do 8.º ano, quanto mais...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                        Já tens com os 23 anos.
                                                        E se tiveres feito uma Licenciatura de 5 anos, provavelmente já terás concluída praticamente a fase curricular do Mestrado.
                                                        Pois, o problema é que eu ainda não concluí a minha licenciatura.

                                                        Mas não tenho muitas razões de queixa, inicialmente a licenciatura era de 6 anos e agora com Bolonha já reduziu para metade.
                                                        Mas mesmo assim não vejo jeito de acabar a filha da mãe.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para quem não sabe, no centro social de santo antónio, basta os alunos estarem calados nas aulas e portarem-se bem, mesmo sem terem escrito uma só palavra, que têm equivalência do 9º ano e falamos de "putos" que alguns nem ler sabem...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            Eu não estudo, o estado passa-me de ano...

                                                            Não trabalho, o estado dá-me o RSI...

                                                            Trabalho, mas passo o dia a coçar, o estado não deixa o meu patrão despedir-me...

                                                            Boa Mike!

                                                            Simplesmente........realista

                                                            Não conseguiria escrever melhor!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X