Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dívidas do Partido Socialista disparam para 35 milhões de euros em 2009

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dívidas do Partido Socialista disparam para 35 milhões de euros em 2009

    O Partido Socialista devia mais de 35 milhões de euros no final de 2009, o que representa um agravamento de 32 milhões (969,6 por cento) face a 2008. As dívidas dos cinco maiores partidos totalizavam 48,9 milhões de euros no final do ano passado, contra apenas 7,8 milhões um ano antes. Ou seja, o PS sozinho já tem mais dívidas do que todos os outros juntos, substituindo assim o PSD que, em 2008, era o partido que detinha este registo. Estas são algumas das conclusões que se podem retirar da análise efectuada pelo PÚBLICO às contas anuais de 2009 dos partidos políticos, entregues no Tribunal Constitucional. O prazo para entregar as contas naquele tribunal - para que a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos as possa agora auditar - terminou a 31 de Maio.

    Dos cinco principais partidos com assento parlamentar o PS é o único que fecha o ano com as contas no vermelho. O resultado líquido do exercício socialista termina com um prejuízo de cerca de dois milhões de euros. Isto depois de ter conseguido um lucro de dois milhões em 2008.

    Mas os números mais assustadores estão mesmo na categoria das dívidas a terceiros. O PS tinha dívidas a curto prazo aos seus fornecedores, no final de 2009, no valor de 15,1 milhões. Também a curto prazo, acumulou 11,2 milhões de dívidas a instituições de crédito. Há ainda mais oito milhões de dívida a credores não identificados no balanço. E a este valor há a acrescentar 712.240 de dívidas a bancos, mas de longo prazo.

    A seguir aos socialistas, o partido que mais dívidas tem é o PCP: os 4,2 milhões representam um acréscimo de três milhões (250 por cento) face a 2008. A seguir surge o PSD, com 4,1 milhões (mais 127 por cento), o CDS com 3,4 milhões (mais 271) e o Bloco com 1,7 milhões (mais 241 por cento).

    Créditos também sobem

    Paralelamente ao agravamento do endividamento verificou-se também um aumento das dívidas de terceiros aos principais partidos, ainda que a um nível inferior. E também aqui os socialistas se destacam. Dos 17,7 milhões que estes partidos têm a receber, quase 12 milhões pertencem aos socialistas, que viram esta rubrica aumentar em 10,5 milhões face a 2008. Só do Estado, o PS tem a receber 5,1 milhões. Os restantes devedores não estão identificados.

    O PÚBLICO contactou o gabinete de imprensa do PS para obter uma explicação sobre este aumento. O Largo do Rato escusou-se a prestar esse esclarecimento. Uma possível explicação para estes valores são as três eleições realizadas durante o ano em causa.

    No caso do PSD, a maior fatia (2,9 milhões) das dívidas a terceiros no final do ano cabia a instituições de crédito, dos quais 300 mil euros a médio e longo prazo. E, apesar disso, a direcção de Manuela Ferreira Leite fechou o ano com um resultado positivo de mais de três milhões de euros.

    No caso das contas dos sociais-democratas é de salientar, no entanto, que os números das principais rubricas relativos a 2008 agora apresentados diferem dos que foram inscritos nas contas de 2008. É o caso das dívidas, que nas contas de 2008 ascendiam a 10,1 milhões de euros, o que o tornava no partido mais endividado. Nas contas de 2009, o valor inscrito relativo às de 2008 é agora apenas de 4,1 milhões.

    As dívidas do PCP eram ligeiramente superiores. Todos os 4,2 milhões de euros eram dívidas a terceiros de curto prazo. Uma subida quando se compara com os dados de 2008, ano em que os comunistas declararam um milhão e 230 mil euros de dívidas a outros. Mas, tal como o PSD, o PCP terminou o ano com as contas positivas: mais de um milhão e oitocentos mil euros.

    As dívidas a terceiros que o CDS declarou no final de 2009 eram de 3,4 milhões de euros. Mas no caso dos centristas, a maior parte destas (3,3 milhões) são dívidas de médio e longo prazo. Também o CDS apresentou um resultado líquido positivo na ordem dos 286.970 euros, um valor ligeiramente inferior ao registado em 2008, ano em que os centristas conseguiram chegar aos 305 mil euros de lucro.

    O Bloco de Esquerda (BE) também teve lucro em 2009. Mais de 500 mil euros, contra os 177 mil euros de 2008. Mas o BE também se endividou em 2009. Do total de 1,7 milhões de euros, 650 mil reportam a instituições de crédito. 213 mil são a credores não especificados e 301 mil a fornecedores.

    A maior parte dos partidos entregou a tempo as contas anuais na Entidade das Contas, o órgão do Tribunal Constitucional responsável pela sua fiscalização. Mas até quarta-feira à tarde não tinham chegado ainda à Rua do Século as contas do Partido Nacional Renovador, do PCTP/MRPP, do Partido Popular Monárquico, do Portugal Pró-Vida e do Partido Trabalhista Português.

    A presidente da Entidade das Contas, Margarida Salema, explicou ao PÚBLICO que isso pode não querer dizer que estes partidos estejam em atraso. Segundo Salema, estes partidos avisaram que enviariam as contas através do correio. Restará depois à Entidade das Contas confirmar as datas dos envios da documentação quando esta chegar às suas mãos.

    Fonte
    Se esta gente não consegue governar o seu próprio partido, como é que podem ter competencia para governar um pais???

    #2
    Porque não publicas as dividas dos outros partidos ?
    Todos devem !
    Tópico mais tendencioso.

    Comentário


      #3
      olha o militante do PS

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SECURITAS Ver Post
        Porque não publicas as dividas dos outros partidos ?
        Todos devem !
        Tópico mais tendencioso.
        Ele fê-lo, estão bem discriminadas as dívidas dos 5 partidos com assento parlamentar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
          olha o militante do PS
          Epá ele só paga 12€, não chega

          Comentário


            #6
            Isto vai dar para o torto

            Comentário


              #7
              Em todo o caso, para aqueles que têm dificuldades na leitura de frases mais longas, deixo aqui um resumo dos valores apresentados no artigo.

              PS: 35 milhões de euros.
              PCP: 4,2 milhões de euros.
              PSD: 4,1 milhões de euros.
              CDS: 3,4 milhões de euros.
              BE: 1,7 milhões de euros.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                Em todo o caso, para aqueles que têm dificuldades na leitura de frases mais longas, deixo aqui um resumo dos valores apresentados no artigo.

                PS: 35 milhões de euros.
                PCP: 4,2 milhões de euros.
                PSD: 4,1 milhões de euros.
                CDS: 3,4 milhões de euros.
                BE: 1,7 milhões de euros.
                É uma surpresa o BE não ser um dos que tem maiores dividas!

                Comentário


                  #9
                  De onde vêm essas diferenças tão grandes? Terem todos dívidas já é mau (talvez sejam pagas com favores), mas o PS quase 10 vezes mais...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                    É uma surpresa o BE não ser um dos que tem maiores dividas!
                    OS valores para partidos com a dimensão do BE e PCP são muito elevados .
                    No caso do PS esse valor não é preocupante porque o PS tem activos para amortizar a divida .
                    É como os clubes alguns devem mais de 200 milhões mas tem os activos necessários para amortizar a divida " Pelo menos o Benfica tem"
                    Editado pela última vez por SECURITAS; 04 June 2010, 22:04.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      De onde vêm essas diferenças tão grandes? Terem todos dívidas já é mau (talvez sejam pagas com favores), mas o PS quase 10 vezes mais...
                      Deve ser fruto de uma boa gestão... Daquelas ao estilo que governam o nosso país

                      Comentário


                        #12
                        Visto de outra forma

                        Dívidas do PS aumentam 962 por cento

                        Lisboa – De 2008 para 2009 as dívidas do PS aumentaram 962 por cento passando de 3 para 35 milhões de euros, segundo notícia desta sexta-feira do jornal PÚBLICO.

                        Segundo o PÚBLICO, as dívidas dos cinco maiores partidos totalizavam 48,9 milhões de euros no final do ano passado, contra apenas 7,8 milhões um ano antes, sendo que do total, o PS acumula mais dívidas do que todos os outros juntos, substituindo assim o PSD que, em 2008, era o partido que ocupava o primeiro lugar.

                        Dos cinco principais partidos com assento parlamentar o PS é o único que fechou as contas de 2009 no vermelho. O resultado líquido do exercício socialista termina com um prejuízo de cerca de dois milhões de euros contra um lucro de dois milhões em 2008.

                        A justificar as dívidas dos socialistas estão as dívidas a fornecedores, que cifravam-se em 15,1 milhões de euros; a curto-prazo, acumulou 11,2 milhões de dívidas a instituições de crédito. Somam-se também a estes valores oito milhões de dívida a credores não identificados e pouco mais de 700 mil euros em dívidas a bancos.

                        A seguir ao PS, está o PCP cujas dívidas aumentaram 4,2 milhões de euros, uma subida de três milhões (250 por cento) face a 2008. A seguir vem o PSD, com 4,1 milhões (mais 127 por cento), o CDS com 3,4 milhões (mais 271) e o BE com 1,7 milhões (mais 241 por cento).

                        As dívidas de terceiros aos principais partidos também aumentaram, cifrando-se em 17,7 milhões de euros. Só o PS tem a receber 12 milhões de euros, dos quais 5,1 milhões são do Estado.

                        A notícia hoje divulgada pelo PÚBLICO, teve por base as contas que os partidos entregaram no Tribunal Constitucional, para a Entidade de Contas e Financiamentos Políticos as auditar

                        Fonte

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SECURITAS Ver Post
                          OS valores para partidos com a dimensão do PS e PSD são muito elevados .
                          No caso do PS esse valor não é preocupante porque o PS tem activos para amortizar a divida .
                          É como os clubes alguns devem mais de 200 milhões mas tem os activos necessários para amortizar a divida " Pelo menos o Benfica tem"
                          Que activos?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                            Deve ser fruto de uma boa gestão... Daquelas ao estilo que governam o nosso país
                            Mas eu gostava mesmo era de saber onde foi gasto, daí é que podia-se tirar mais conclusões.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                              Que activos?
                              Acho que o PS anda a ver se consegue vender o Sócrates a algum pais africano ou na América do Sul mas todos eles rejeitaram a proposta

                              Só a Venezuela é que ficou a estudar o assunto

                              Agora quando ao resto da turma, não vejo mais nenhum "activo" que valha mais de 2 euros

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                É uma surpresa o BE não ser um dos que tem maiores dividas!
                                O cultivo de cannabis rende muito dinheiro.

                                Em relação ao PS a maioria da divida deve ser referente a despesas com o gabinete jurídico.

                                Comentário


                                  #17
                                  e ainda eles estão no governo imaginem se não estivessem

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    De onde vêm essas diferenças tão grandes? Terem todos dívidas já é mau (talvez sejam pagas com favores), mas o PS quase 10 vezes mais...
                                    Essa é fácil visto duma forma rápida...Propaganda. Sócrates loves it. Consultorias de imagem, aulas de linguagem corporal, etc...

                                    Comentário


                                      #19
                                      PS explica aumento das despesas

                                      O PS explicou, em comunicado, que as contas do partido relativas ao ano passado se encontram «essencialmente influenciadas pelos valores decorrentes da campanha para as autárquicas de 2009, nas quais o partido concorreu a 307 municípios».

                                      «No passivo, referido nas notícias de 35 milhões, incluem-se sete milhões de euros de dívidas a Instituições de Crédito referentes a financiamento dos adiantamentos que o partido efectuou às campanhas às autarquias de 2009 (¿), 14 milhões de euros de dívidas a fornecedores das várias campanhas às autarquias e 6,3 milhões de euros que é a relevação contabilística da contribuição do partido sob a forma de adiantamentos às campanhas. Desta forma, no passivo global noticiado, 27,455 milhões são inerentes às campanhas para as autarquias de 2009», esclarece o PS.

                                      Dívida do PS? «Aumentou coisa nenhuma»

                                      PS tem uma dívida de 35 milhões de euros

                                      O partido salienta ainda que no lado do activo das contas do partido «está relevada uma previsão do valor da subvenção estatal que o partido iria receber pelos resultados nas eleições autárquicas de 2009 (recebido apenas em Maio de 2010) e que ascende a 18,7 milhões de euros, bem como o valor de 6,3 milhões de euros que releva a dívida das várias campanhas ao partido pelos adiantamentos efectuados».

                                      «Assim, se efectuarmos a compensação de valores retirando ao passivo global os valores enunciados atrás do activo, o passivo do partido em 2009 foi cerca de 10 milhões de euros, valor perfeitamente aceitável, tendo em conta que se tratou de um ano com três eleições», refere o comunicado.
                                      Fonte

                                      Pelos vistos eles não são 35 milhões, são "apenas" 10 milhões.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É o PS, mas podia ser qualquer outro: mas ainda faz qualquer sentido as pessoas questionarem-se sobre o messianismo do TGV alentejano?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se, qualquer um deles, tivesse de trabalhar verdadeiramente para ganhar a vida tinham mais respeito pelo dinheiro. Neste caso dinheiro que não é deles.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Até nos partidos a técnica é: Quem vier a seguir que feche a porta
                                            Agora para EU e a MINHA companhia ganharem as eleições, endividamo-nos para as próximas, quem se candidatar que arranje dinheiro.

                                            Afinal a máquina partidária do PS não estava apenas bem oleada nestas últimas eleições... tinha uma cobertura€€€€ muito boa a sustentar tudo

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X