Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida técnica sobre leasing

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Dúvida técnica sobre leasing

    Num leasing, o pagamento do valor residual, também conhecido como opção de compra, é ou não obrigatório? Ie, um contrato de leasing obriga a que se exerça a opção de compra sobre o bem?

    #2
    Não. Se não exercemos a opção, o locador fica com o bem, que é sua propriedade.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TIFFOSI Ver Post
      Num leasing, o pagamento do valor residual, também conhecido como opção de compra, é ou não obrigatório? Ie, um contrato de leasing obriga a que se exerça a opção de compra sobre o bem?
      Claro que sim. O Leasing é um contracto de financiamento, tens de pagar até ao fim.

      Imagina que é um automovel que têm um valor residual de 10% e são 1500 euros.....tu vais-te recusar a pagar e a financeira fica-te com ele ?

      Claro que não...!!!

      Se não disseres nada, o dinheiro é movimentado da tua conta como qualquer outra renda antes.

      Não é nenhuma opção de compra, no AOV/Renting é que existe opção de compra.

      Comentário


        #4
        Tive um leasing que terminou há três anos atrás. Umas semanas antes do final do contrato, a locadora enviou-me a documentação para me tornar proprietário e debitou automaticamente o valor residual. Toda a gente adquire o bem; o valor residual é simbólico.

        O pagamento das rendas só confere ao locatário o direito de utilização do bem durante o período do contrato.

        Imaginemos que eu não tinha pago o valor residual; a locadora ficava com o automóvel. Isto é altamente improvável e nunca acontece.

        Comentário


          #5
          Existem dois tipos de leasing: o operacional e o financeiro!

          O leasing de que falas é o financeiro, em que no fim do contrato tens sempre a opção de adquirir o bem pelo valor residual.

          Ainda assim, tu não és obrigado a ficar com o bem, ou seja, quando terminar o contracto podes não exercer o direito de aquisição do bem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
            Tive um leasing que terminou há três anos atrás. Umas semanas antes do final do contrato, a locadora enviou-me a documentação para me tornar proprietário e debitou automaticamente o valor residual. Toda a gente adquire o bem; o valor residual é simbólico.

            O pagamento das rendas só confere ao locatário o direito de utilização do bem durante o período do contrato.

            Imaginemos que eu não tinha pago o valor residual; a locadora ficava com o automóvel. Isto é altamente improvável e nunca acontece.
            Isso não é verdade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por momentos Ver Post
              Isso não é verdade.
              Penso que me exprimi mal. Quando escrevi "isto é altamente improvável e nunca acontece" pretendia dizer que é altamente improvável alguém não exercer o direito de compra.

              Comentário


                #8
                A conclusão a que chegámos nestas respostas foi exactamente a mesma que a minha até agora e após várias horas de pesquisa, que foi: nenhuma!

                Interessa-me a resposta por legislação nacional, mas pelo que li até ao momento, a resposta é sempre vaga e dúbia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TIFFOSI Ver Post
                  Num leasing, o pagamento do valor residual, também conhecido como opção de compra, é ou não obrigatório? Ie, um contrato de leasing obriga a que se exerça a opção de compra sobre o bem?
                  Não.
                  Como qualquer renda podes deixar de pagar a qualquer momento e entregar o bem ao legítimo propritário ou seja a locadora.

                  Comentário


                    #10
                    Hmm.. acho que já andamos a misturar alhos com bugalhos.
                    O plano financeiro tem que (ou deve) ser cumprido na íntegra. Agora o VR faz ou não parte desse plano?

                    Comentário


                      #11
                      Se ainda me lembro desta temática, no leasing não és obrigado a pagar o VR e ficar com o automovel, ja no ALD, grande maioria das vezes, tem um contrato promessa compra e venda associado que te obriga a ficar com o veiculo no fim do contrato e naturalmente a pagar o VR.

                      Comentário


                        #12
                        Na pratica todos os leasing são pagos até ao fim, incluindo valor residual. O valor residual aqui não é entendido como um valor para opção de compra, mas sim como uma postecipação de valores a pagar para o final do contrato de forma a baixar o custo das rendas.

                        No Renting, ou aluguer operacional, é que a compra no final pode ou não ser exercida. Normalmente ao preço de mercado.. Durante o contrato paga-se as rendas, não existindo compromisso pré-definido de adquirir o veiculo no final do contrato.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TIFFOSI Ver Post
                          A conclusão a que chegámos nestas respostas foi exactamente a mesma que a minha até agora e após várias horas de pesquisa, que foi: nenhuma!

                          Interessa-me a resposta por legislação nacional, mas pelo que li até ao momento, a resposta é sempre vaga e dúbia.
                          Foi a ultima matéria que dei em Contabilidade Financeira, este ano pelo que a minha resposta está certa.
                          Podes confiar.

                          Comentário


                            #14
                            normalmente as locadoras retiram 15% do que se dá de entrada para cobrir o valor residual no final do contrato, ou seja pagamos o valor residual logo à cabeça e não temos que nos preocupar em fazer esse pagamento no final.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                              Foi a ultima matéria que dei em Contabilidade Financeira, este ano pelo que a minha resposta está certa.
                              Podes confiar.

                              Então das duas uma: ou te deram a materia errada e que te explicou não percebe nada disto, ou percebeste mal as coisas.

                              Leasing operacional nem sequer existe, o que existe é aluguer operacional....conhecido como AOV ou Renting.

                              A explicação dada pelo mundano esta 100% correcta.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                Então das duas uma: ou te deram a materia errada e que te explicou não percebe nada disto, ou percebeste mal as coisas.

                                Leasing operacional nem sequer existe, o que existe é aluguer operacional....conhecido como AOV ou Renting.

                                A explicação dada pelo mundano esta 100% correcta.
                                Existem 2 tipos de leasing (locação): Financeira e Operacional.

                                Se dizes que não existe então estás a dizer que o Sistema de Normalização Contabilístico está errado.
                                Não me ensinaram mal nem tão pouco compreendi mal.


                                PS: No Operacional não existe a opção de aquisição e durante todo o contrato o bem é detido pela locadora, constando no activo desta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                  normalmente as locadoras retiram 15% do que se dá de entrada para cobrir o valor residual no final do contrato, ou seja pagamos o valor residual logo à cabeça e não temos que nos preocupar em fazer esse pagamento no final.
                                  O facto de o valor residual ser logo pago pode ser uma condição de pagamento corrente presente no contrato. Em todo o caso, no fim do dado contrato podes não ficar com o bem, sendo que nesse caso a locadora é obrigada a devolver-te o Valor Residual e tu és, obviamente, obrigado a devolver o bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                    Existem 2 tipos de leasing (locação): Financeira e Operacional.

                                    Se dizes que não existe então estás a dizer que o Sistema de Normalização Contabilístico está errado.
                                    Não me ensinaram mal nem tão pouco compreendi mal.


                                    PS: No Operacional não existe a opção de aquisição e durante todo o contrato o bem é detido pela locadora, constando no activo desta.
                                    Volto a dizer-te o mesmo, uma coisa é um Aluguer Operacional....inclui serviços e o bem é detido pela locadora e no final existe possibilidade de aquisição, Leasing "Automovel" o cliente é obrigado a pagar o valor residual senão a livrança ou letra é activada....senão nem fazia sentido esta ultima existir como não existe em grande parte dos AOV's ( Alugueres Operacionais )

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                      Volto a dizer-te o mesmo, uma coisa é um Aluguer Operacional....inclui serviços e o bem é detido pela locadora e no final existe possibilidade de aquisição, Leasing "Automovel" o cliente é obrigado a pagar o valor residual senão a livrança ou letra é activada....senão nem fazia sentido esta ultima existir como não existe em grande parte dos AOV's ( Alugueres Operacionais )
                                      Mas o autor do tópico no post nem sequer falou em carros.... Porque estás a mencionar condições contratuais de Leasing "Automóvel"?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                        Mas o autor do tópico no post nem sequer falou em carros.... Porque estás a mencionar condições contratuais de Leasing "Automóvel"?
                                        Porque no seguimento da conversa foi ao que percebi que se referia.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X