Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema Portátil HP - ventoinha sempre ON!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema Portátil HP - ventoinha sempre ON!

    Como o título indica, o meu portátil, de há uns tempos para cá, está sempre com a ventoinha a funcionar e em posição máxima.

    Logo desde o início de funcionamento, independentemente se está ligado há muitas horas ou há poucos minutos, ligado à corrente ou alimentado pela bateria.

    É um bocado estranho que esteja "sobreaquecido" imediatamente a ser ligado após mesmo várias horas/dias de não-utilização, não?

    Como poderei resolver este problema?

    #2
    Tens algum programa que te indique a temperatura dos disco/processador?

    Comentário


      #3
      Instala o hardware sensors monitor (é pago mas tem trial) e vê as temperaturas do processador e gráfica.
      Pasta térmica "desfeita" é o suficiente para o processador aquecer imenso logo após o ligares.
      Senão checka na bios se tens o fan control em automático ou manual.

      Abraços
      XO

      Comentário


        #4
        Instala o HWmonitor e vê as temperatures e só depois se pode concluir algo.

        Comentário


          #5


          Algo está mal?

          Comentário


            #6
            Cheira-me que é um problema com um sensor ou com a parte eléctrica da ventoínha. Se fosse como já referiram sobreaquecimento logo no início, o portátil já tinha ido à vida ou no mínimo desligado sozinho diversas vezes, já que um CPU em temperatura excessiva não se aguenta muito tempo ligado, e não é a ventoínha do portátil que vai anular esse efeito. Sugiro que leves o portátil a uma loja.


            Edit: depois de ver a imagem, mudei um bocado de idéia. 80 graus é muito para o CPU, devia estar à volta dos 50. Esse CPU pode atingir os 100º mas parece-me que algo não está bem. Possivelmente tens a ventoinha do CPU parada ou entao o dissipador mal encaixado.

            Obs: nunca desligou sozinho o computador? Ou fez reboots?

            .
            Editado pela última vez por Porco; 11 June 2010, 12:06.

            Comentário


              #7
              Vê no gestor de Tarefas o gráfico da CPU sem programas abertos.

              Se exceder continuamente os 20% é porque algo está mal.




              Caso contrário...o problema é a ventoínha "snifar" pó a mais...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                Obs: nunca desligou sozinho o computador? Ou fez reboots?

                .
                Nops!

                A única coisa que noto é que se o levar para a cama () e puser-me a ver um filme no VLC, ao fim de algum tempo (1h e tal), a imagem lentifica, depois freeza, tenho que sair do modo full screen, faço pausa, espero um bocadinho (1 min) e já está tudo normal...

                Ele 'tá muito quente nessa altura, diga-se!
                Editado pela última vez por Andre; 11 June 2010, 12:19.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                  Vê no gestor de Tarefas o gráfico da CPU sem programas abertos.

                  Se exceder continuamente os 20% é porque algo está mal.




                  Caso contrário...o problema é a ventoínha "snifar" pó a mais...
                  Não excede!

                  Está sempre a variar entre 11-13% e 0-4%!

                  Comentário


                    #10
                    Vai a bios e desactiva a opção FAN always on

                    PS. Mesmo assim tens temperaturas muito altas, tira o pó a isso com um aspirador ou compressor.

                    Comentário


                      #11
                      As temperaturas estão algo altas para um processador desses.

                      Pela minha experiência, o que acontece é que os dissipadores vão ganhando pó, que tapa as aletas do dissipador, e impede que o ar que a ventoinha vai buscar o arrefeça (e consequentemente o CPU).

                      Por isso é que a ventoinha está sempre a trabalhar: o dissipador está tapado com pó, o ar não passa, e a ventoinha "tenta" infrutiferamente arrefecer o dissipador.

                      Solução? Abrir o laptop para limpar o dissipador. Só aconselho a quem for entendido na matéria. Portanto o melhor é ires a uma casa de informática para te fazer isso. E convêm não deixares arrastar muito, que essas temperaturas diminuem a vida útil do CPU.

                      Comentário


                        #12
                        Depois de ler este tópico, fui ao programa que me faz as contagens do ciclo das descargas e vi que não dava acesso às temperaturas, isto porque tinha que desactivar uma coisa que não cheguei lá.

                        Posto isto, fui à procura de um programa de medição e instalei o Notebook Hardware Control. Que acham deste programa, é util ou é mais um para encher sem grande utilidade?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                          Depois de ler este tópico, fui ao programa que me faz as contagens do ciclo das descargas e vi que não dava acesso às temperaturas, isto porque tinha que desactivar uma coisa que não cheguei lá.

                          Posto isto, fui à procura de um programa de medição e instalei o Notebook Hardware Control. Que acham deste programa, é util ou é mais um para encher sem grande utilidade?
                          Esse programa tem a desvantagem de usar a .NET framework, pelo que não é leve.

                          Há uma alternativa, que é o RMclock. Faz o mesmo por muito menos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                            As temperaturas estão algo altas para um processador desses.

                            Pela minha experiência, o que acontece é que os dissipadores vão ganhando pó, que tapa as aletas do dissipador, e impede que o ar que a ventoinha vai buscar o arrefeça (e consequentemente o CPU).

                            Por isso é que a ventoinha está sempre a trabalhar: o dissipador está tapado com pó, o ar não passa, e a ventoinha "tenta" infrutiferamente arrefecer o dissipador.

                            Solução? Abrir o laptop para limpar o dissipador. Só aconselho a quem for entendido na matéria. Portanto o melhor é ires a uma casa de informática para te fazer isso. E convêm não deixares arrastar muito, que essas temperaturas diminuem a vida útil do CPU.
                            É também minha opinião que esta será a solução.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                              Esse programa tem a desvantagem de usar a .NET framework, pelo que não é leve.

                              Há uma alternativa, que é o RMclock. Faz o mesmo por muito menos.
                              Mas o RMclock não indica os valores de referència, pois não? É que me dava jeito saber os intervalos admissiveis.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado a todos pela ajuda!

                                Decidi aspirar -sem desmontar nada- e ver se há melhoria/resolução.

                                Se não, sigo o conselho do nitro e loja com ele!

                                Comentário


                                  #17
                                  No HP da minha senhora era pó, muito pó.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Andei a aspirar e parece que a temperatura desceu qualquer coisa



                                    Não resisti a começar a desaparafusar para aspirar um cadinho por dentro junto à ventoinha mas UM parafuso não quis ceder e eu não insisti mais e voltei a aparafusar os restantes

                                    A ventoinha continua sempre ligada mas agora está com velocidade...média/baixa!

                                    P.S. Outra coisa que fiz foi um update do BIOS no site da HP para este portátil. Tinha a versão F39 e a mais recente é a F59...
                                    Editado pela última vez por Andre; 11 June 2010, 16:09.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      Como o título indica, o meu portátil, de há uns tempos para cá, está sempre com a ventoinha a funcionar e em posição máxima.

                                      Logo desde o início de funcionamento, independentemente se está ligado há muitas horas ou há poucos minutos, ligado à corrente ou alimentado pela bateria.

                                      É um bocado estranho que esteja "sobreaquecido" imediatamente a ser ligado após mesmo várias horas/dias de não-utilização, não?

                                      O meu faz exactamente a mesma coisa.

                                      Descobri que há um programa/processo que faz disparar o arranque continuo do ventilador.

                                      Descobri isso quando abri o gestor de tarefas e verfiquei que um Auto Update ficava aberto durante minutos.
                                      Mandando cancelar a arvore do processo o ventilador reduzia de imediato o seu trabalho para quase nada.
                                      Editado pela última vez por Phoenix; 11 June 2010, 16:32.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tens de aceder às alhetas do dissipador de cobre para conseguir limpar em condições.


                                        Depois é soprar ou passar com um pincel para remover por completo o pó que cria a obstrução na passagem do ar.



                                        Se a máquina ainda estiver em garantia, não retires os parafusos que têm um autocolante pequeno por cima (se tiver), este movimento invalida a garantia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já não está na garantia! Tem 3 anos...

                                          Tenho mesmo que limpar melhor ao pé do dissipador, mas ele está muito "escondido"! Sem desmontar não devo conseguir...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                            Tens de aceder às alhetas do dissipador de cobre para conseguir limpar em condições.


                                            Depois é soprar ou passar com um pincel para remover por completo o pó que cria a obstrução na passagem do ar.



                                            Se a máquina ainda estiver em garantia, não retires os parafusos que têm um autocolante pequeno por cima (se tiver), este movimento invalida a garantia.
                                            Pois, é pó.

                                            Mexendo no dissipador é conveniente, até porque tem 3 anos, mudar a massa térmica que já deve estar a precisar, o que também ajuda...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Qual o modelo do portátil?

                                              Se for a gama DV2000 tem cuidado. Tenho um e já começou a dar problemas. Procura por DV2000 no YouTube.

                                              Basicamente o excesso de calor provoca problemas no chip gráfico. A solução passa por "soldar com calor" e renovar a massa térmica.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É um Pavilion dV6590!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem pelos vistos o problema que referi também afecta essa gama. O ideal seria mesmo limpares o cooler e colocar nova massa térmica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                    Nops!

                                                    A única coisa que noto é que se o levar para a cama () e puser-me a ver um filme no VLC, ao fim de algum tempo (1h e tal), a imagem lentifica, depois freeza, tenho que sair do modo full screen, faço pausa, espero um bocadinho (1 min) e já está tudo normal...

                                                    Ele 'tá muito quente nessa altura, diga-se!

                                                    Limpa a cama

                                                    Isso é pó que o portátil vai aspirando e reduz a eficácia do arrefecimento. Dei cabo de um Acer, há muitos, muitos anos , porque o pousava tardes inteiras na cama até que um dia puff..garantia com ele.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                                      Mas o RMclock não indica os valores de referència, pois não? É que me dava jeito saber os intervalos admissiveis.
                                                      Indica, chamas os valores default que ele mete tudo certinho, se depois quiseres baixar voltagens podes começar a partir daí.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                        Andei a aspirar e parece que a temperatura desceu qualquer coisa



                                                        Não resisti a começar a desaparafusar para aspirar um cadinho por dentro junto à ventoinha mas UM parafuso não quis ceder e eu não insisti mais e voltei a aparafusar os restantes

                                                        A ventoinha continua sempre ligada mas agora está com velocidade...média/baixa!

                                                        P.S. Outra coisa que fiz foi um update do BIOS no site da HP para este portátil. Tinha a versão F39 e a mais recente é a F59...
                                                        Vá lá, conseguiste tirar um bocado do cotão que lá está a servir de parede, boa, para já desenrasca, mas não te esqueças que isso convêm ser limpo a 100% por um técnico.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X