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Ryanair reforça no Porto: mais um avião e sete novas rotas

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    Ryanair reforça no Porto: mais um avião e sete novas rotas

    Ryanair reforça no Porto: mais um avião e sete novas rotas


    Ryanair reforça no Porto: mais um avião e sete novas rotas | agência financeira

    A companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou esta segunda-feira um investimento de 70 milhões de dólares (57,7 milhões de euros) para reforçar a oferta no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com sete novas rotas e mais um avião, avança a Lusa.



    «Vamos passar a servir o aeroporto do Porto com mais um avião, o que vai aumentar de dois para 2,5 milhões de passageiros anuais [o número de pessoas] para conhecer o norte de Portugal ou para viajar para outros sítios», disse hoje Daniel de Carvalho, director de comunicação da Ryanair para a Europa.
    Em declarações aos jornalistas, Daniel de Carvalho realçou que «em menos de um ano, após a instalação da base da companhia aérea [no aeroporto Francisco Sá Carneiro] a Ryanair aumentou a frota para quatro aviões e mais sete rotas».



    A partir de Novembro, a Ryanair vai disponibilizar ligações para Barcelona (El Prat), Bolonha, Bremen, Maastricht, Marrakesh, Munich West (Memmingen) e Valência, elevando para 31 o número de rotas a partir do Porto, o que significa mais 30 voos semanais.
    A ligação ao aeroporto El Prat, em Barcelona, vai iniciar-se com 14 voos semanais, Bolonha, Marraquexe, Munique e Valência com três e Bremen e Maastricht com dois.
    Segundo a companhia aérea irlandesa, este investimento vai permitir aumentar o tráfego aéreo para 2,5 milhões de passageiros por ano e contribuir com mais 275 milhões de euros para as receitas turísticas da região.



    Aumento de impostos beneficia low-cost
    Na conferência de imprensa, Daniel de Carvalho acentuou que «o crescimento no Porto é muito acentuado», considerando que «pode ser um case study muito importante».
    Em Portugal, a Ryanair tem duas bases (no aeroporto do Porto e de Faro) e, a partir de Novembro, vão disponibilizar 61 rotas, prevendo transportar 3,7 milhões de passageiros.



    O responsável da Ryanair está optimista em relação ao crescimento do volume de negócios até porque, realçou, «com o aumento dos impostos em Portugal temos tido mais pesquisas e o número de reservas cresceu».
    Para assinalar o aumento da oferta a partir do Porto, a Ryanair lançou uma promoção de 500 mil lugares a oito euros para viajar na Europa entre Setembro e Outubro, que estarão disponíveis para reserva até à meia-noite de quinta-feira.

    #2
    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post

    Na conferência de imprensa, Daniel de Carvalho acentuou que «o crescimento no Porto é muito acentuado», considerando que «pode ser um case study muito importante».

    Também não é assim muito difícil crescer quando a principal concorrente é a TAP

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      #3
      É pena é não virem para Lisboa =/

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        #4
        Já andei na Ryanair para Paris, Barcelona (Girona) Milão (Bergamo) e fiz Faro para o Porto e correu tudo muito bem, sempre a horas e os bilhetes muito baratos.
        Com o preço/horas viagem, compensa andar de avião em vez de comboio ou autocarro.
        Conheci uma pessoa que da Holanda para Lisboa fez pela Ryanair da Holanda para o Porto e depois comboio para Lisboa. Disse que ficou quase por metade do preço
        A TAP deveria pensar em ter algumas rotas deste tipo, ou mesmo alguns lugares nas rotas que faz, poderia ter muito a ganhar.

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          #5
          Originalmente Colocado por Porco Ver Post
          Também não é assim muito difícil crescer quando a principal concorrente é a TAP
          Pois, pelos vistos a concorrência está a ficar para trás.

          Viagens low cost já superam voos da TAP

          Turistas preferem viagens de baixo custo para visitar Porto e região Norte do país. Mas é a TAP quem continua a assegurar mais de metade dos voos de negócios.

          Uma em cada três viagens com destino ao Porto e ao Norte de Portugal é realizada através de voos de companhias de baixo custo, lideradas pela Ryanair. Isto depois de em Novembro do ano passado, a TAP ter estado no topo das preferências de 27,1% dos turistas.

          Apesar de o desempenho da transportadora ter melhorado 2%, a TAP deslizou para o segundo lugar, aponta um estudo realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. A França (22,4%) reforçou a posição de principal mercado emissor de turistas que chegam ao Porto e Norte de Portugal para passar férias. No segundo e terceiro posto surgem agora Espanha (13,2 %) e Brasil (11%). Para trás ficaram a Alemanha e a Bélgica.

          «Nunca havia visitado a região anteriormente, efectua a reserva com uma antecedência igual ou superior a três semanas e expressa vontade de regressar e até de recomendar o destino». É este o perfil de quem visita aquela região, quase sempre com o intuito de passar férias, segundo esta análise efectuada nos primeiros três meses do ano, a 558 turistas.

          A Internet é a plataforma mais utilizada para a marcação das viagens. Sete em cada 10 viajantes preferem recorrer a esta ferramenta para agendar férias, o que representa um aumento de 15 % face ao ano passado.

          Viagens de negócios é com a TAP

          Apesar de ter cedido o primeiro lugar às companhias low cost, a TAP continua a assegurar 57% dos voos de negócios. «O facto da EasyJet e da Ryanair serem responsáveis apenas por 7% das viagens, evidencia a baixa popularidade das companhias de baixo-custo junto do segmento executivo».

          O mesmo estudo revela ainda que o vencimento da maioria dos «turistas» que viajam por razões de negócios (52,7%) oscila entre os 2 mil e os 4 mil euros. Mas apenas um em cada quatro gasta mais de 500 euros durante a visita à região.

          Crise provocou aperto do cinto

          O consumo dos turistas em período de férias está, de facto, mais contido. «A maioria dos viajantes despende, em média, 670 euros durante a estada na região, valor que traduz uma quebra de 173 euros face à quantia média dispendida por cada turista no ano anterior».

          O estudo foi elaborado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
          Fonte

          Apesar de não ser utilizador frequente de voos low cost acho que é uma excelente notícia para a região, este reforço vai atrair mais turismo e uma maior diversidade de rotas/destinos para o aeroporto.
          Já era tempo de acabar com o monopólio da Tap.

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            #6
            Marraquexe? Porreiro, eu pago algumas viagens de regresso aos marroquinos

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              #7
              Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
              É pena é não virem para Lisboa =/
              Em 3 horas e uns 20 e tal € estão no Porto, tombem não é por ai. É o que o resto do País faz quando viaja de avião!

              Comentário


                #8
                Não é por aí? Podes crer que é mesmo por aí.

                Existe bastante diferença entre duas pessoas irem e virem por 40€ , 50,60 ou até 70€ os dois(que são os bons valores que se apanham na ryan air), ou pagarem isso mais outros 80€ para ir e vir ao Porto, fora o chegar à estação do comboio/autocarro e deixar o carro, fora o ter que ter comboio ou expresso à hora que o avião chega ao Porto.

                É bastante por aí para a maiorparte das pessoas.

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                  #9
                  Eu não ando muito de avião, mas já tive que ir 3 vezes a Lisboa se quis fazer a viagem...

                  Não é mesmo por aí!

                  Comentário


                    #10
                    Já para não falar em outros voos ou até serviços e eventos para os quais o resto do país se tem de deslocar a Lisboa para poder usufruir.

                    Não é mesmo por aí.

                    Comentário


                      #11
                      E Lisboa a vê-los passar...

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Vash Ver Post
                        Já para não falar em outros voos ou até serviços e eventos para os quais o resto do país se tem de deslocar a Lisboa para poder usufruir.

                        Não é mesmo por aí.
                        ? Isso é dor de cotovelo a falar?

                        Acabei de mostrar porquê que ter que ir ao Porto ou a Faro apanhar o avião desvia muita gente da Ryan Air. Se operassem de Lisboa tenho a certeza que teriam um boost enorme.

                        Agora virem com guerrinhas de regiões...rly?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                          Em 3 horas e uns 20 e tal € estão no Porto, tombem não é por ai. É o que o resto do País faz quando viaja de avião!
                          nestes preços 20 euros fazem toda a diferença. Gostava que a ryanair viesse cá para baixo mas temos a easyjet que já me deu belas viagens.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                            ? Isso é dor de cotovelo a falar?

                            Acabei de mostrar porquê que ter que ir ao Porto ou a Faro apanhar o avião desvia muita gente da Ryan Air. Se operassem de Lisboa tenho a certeza que teriam um boost enorme.

                            Agora virem com guerrinhas de regiões...rly?
                            Não é dor de cotovelo nem é guerra de regiões, não era essa a minha intenção.

                            Apenas quero dizer que as pessoas, se têm necessidade de um serviço ou o que quer que seja, deslocam-se onde tiver de ser se apenas um ou dois locais puderem satisfazer a sua procura.

                            No caso específico da Ryanair, que tem 2 pontos no país onde opera, quase em extremos um em relação ao outro, "apanha" o maior número de clientes possíveis, porque para a maior parte do país fica mais perto ou igual ir ao Porto ou a Faro do que ir a Lisboa.

                            Se teriam mais negócio se também operassem em Lisboa? Sem dúvida.
                            Mas neste momento só "perdem" os clientes que residem mais perto da capital, porque para todos os outros que estão longe do Porto ou Faro, também estão longe de Lisboa.

                            Outra razão que pode ser o motivo para a Ryanair não estar em Lisboa pode ser o preço de instalar uma base nesse aeroporto, que acredito ser mais caro o espaço utilizado do que nos aeroportos do Porto ou Faro.

                            Comentário


                              #15
                              Podiam era manter a ligação Bristol-Porto durante o ano inteiro. Outro ponto importante é que para além dos clientes do Norte do país o Sá Carneiro também deve servir a Galiza.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                Não é por aí? Podes crer que é mesmo por aí.

                                Existe bastante diferença entre duas pessoas irem e virem por 40€ , 50,60 ou até 70€ os dois(que são os bons valores que se apanham na ryan air), ou pagarem isso mais outros 80€ para ir e vir ao Porto, fora o chegar à estação do comboio/autocarro e deixar o carro, fora o ter que ter comboio ou expresso à hora que o avião chega ao Porto.

                                É bastante por aí para a maiorparte das pessoas.

                                Claro que Portugal é só Lisboa

                                Comentário


                                  #17
                                  Excelente. Lá vou ter eu que me preparar para borrar a cueca 2x por viagem, mas vale a pena

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                    Podiam era manter a ligação Bristol-Porto durante o ano inteiro. Outro ponto importante é que para além dos clientes do Norte do país o Sá Carneiro também deve servir a Galiza.
                                    Sim Já viajei pela Ryanair várias vezes apartir do Porto e na maioria das vezes iam mais espanhóis que portugueses.

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                                      #19
                                      os voos que fiz pela ryanair, foi sempre Porto Faro Porto.
                                      Ainda hoje comprei mais 2 viagens com esse destino e vou pagar 13,98 EUR.
                                      vou ver o WTCC. Vou na sexta a noite e venho na terca hora de almoço.Cmo tenho alojamento, fico mais 1 dia e meio

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                        Não é por aí? Podes crer que é mesmo por aí.

                                        Existe bastante diferença entre duas pessoas irem e virem por 40€ , 50,60 ou até 70€ os dois(que são os bons valores que se apanham na ryan air), ou pagarem isso mais outros 80€ para ir e vir ao Porto, fora o chegar à estação do comboio/autocarro e deixar o carro, fora o ter que ter comboio ou expresso à hora que o avião chega ao Porto.

                                        É bastante por aí para a maiorparte das pessoas.
                                        Que mal habituadinhos estamos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                          Não é por aí? Podes crer que é mesmo por aí.

                                          Existe bastante diferença entre duas pessoas irem e virem por 40€ , 50,60 ou até 70€ os dois(que são os bons valores que se apanham na ryan air), ou pagarem isso mais outros 80€ para ir e vir ao Porto, fora o chegar à estação do comboio/autocarro e deixar o carro, fora o ter que ter comboio ou expresso à hora que o avião chega ao Porto.

                                          É bastante por aí para a maiorparte das pessoas.
                                          Mas isso é o que a maioria da população tem que fazer quando viaja de avião. E se tiver mesmo que ser, com bilhetes baratos de avião, compensa na mesma.

                                          Ainda em Fevereiro fui a Londres e tinha voo as 6 e tal da manhã. Fui as 11 da noite para o Aeroporto e fiquei a espera..

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                            Que mal habituadinhos estamos...
                                            Mal habituados? Cada um escolhe o que é melhor para si.
                                            É óbvio e claro que pela RyanAir não operar em Lx, perde muita da clientela que não está para fazer filmes para ir apanhar o avião 20 ou 30€ mais barato(sim, porque metendo Comboio de ida e volta + metro ida e volta no Porto + onde deixar o carro em Lx são quase 50€ só aí, o que tira boa parte do interesse aos bilhetes de 10 e 20€).

                                            Se a ryanAir fizer 20€ ida e volta, e a easyJet fizer 80 ou 90€ , para ir na ryanAir tenho de por 50€ a mais e ainda tenho de perder 7 ou 8 horas em viagens acessórias. Por 20 ou 30€? Quem é que vai nisso?

                                            A ideia dos bilhetes baratos é fazer a malta aproveitar. Se mesmo assim saem ao preço de voar a partir daqui, e ainda se poupam umas horas valentes, deixa de valer a pena.
                                            Editado pela última vez por ElrOnD; 15 June 2010, 02:28.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não vale a pena discutir porque a Ryan Air não opera em Lisboa porque nao existe ninguém do board (que eu saiba claro) no forum.

                                              A RyanAir está no Porto para servir o Norte/Centro e a Galiza.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                ? Isso é dor de cotovelo a falar?

                                                Acabei de mostrar porquê que ter que ir ao Porto ou a Faro apanhar o avião desvia muita gente da Ryan Air. Se operassem de Lisboa tenho a certeza que teriam um boost enorme.

                                                Agora virem com guerrinhas de regiões...rly?
                                                Hahaha, temos pena! Devo confessar que me dá um gozo muito particular esta situação, obrigado Ryanair!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                  Sim Já viajei pela Ryanair várias vezes apartir do Porto e na maioria das vezes iam mais espanhóis que portugueses.
                                                  Esse fenómeno não está propriamente relacionado com a Ryanair, é mais uma questão de proximidade e facilidade. Existem autocarros regulares entre o Sá Carneiro e Vigo e é mais rápido e barato do que ir até Madrid (de carro ou fazer escala).

                                                  Por exemplo, já fiz NY->Porto pela TAP e o voo também vinha cheio de Galegos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                    Não vale a pena discutir porque a Ryan Air não opera em Lisboa porque nao existe ninguém do board (que eu saiba claro) no forum.

                                                    A RyanAir está no Porto para servir o Norte/Centro e a Galiza.
                                                    A Ryanair é uma companhia low cost e como tal tem mais tendência a operar em aeroportos secundários, pois implicam custos mais reduzidos e vai de acordo com o seu modelo de negócio.

                                                    Penso que isso é uma coisa assumida repetidamente, não é preciso estar aqui alguém da direcção.

                                                    Quanto a acharem que a Ryanair perde muitos clientes por não operar em Lisboa -> Basta ver o estrondoso sucesso que está a ser neste momento Quando se tem aviões cheios não é possível encher com mais pessoas de lado nenhum.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                      A Ryanair é uma companhia low cost e como tal tem mais tendência a operar em aeroportos secundários, pois implicam custos mais reduzidos e vai de acordo com o seu modelo de negócio.

                                                      Penso que isso é uma coisa assumida repetidamente, não é preciso estar aqui alguém da direcção.

                                                      Quanto a acharem que a Ryanair perde muitos clientes por não operar em Lisboa -> Basta ver o estrondoso sucesso que está a ser neste momento Quando se tem aviões cheios não é possível encher com mais pessoas de lado nenhum.
                                                      Tudo dito, e como já disseram o Sá Carneiro tem muito cliente espanhol.

                                                      Em relação a fazer viagens Lisboa-Porto e apanhar avião. Se compensar económicamente não vejo porque não.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        não opera em lisboa porque lisboa não quer garantir as rotações

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                          Hahaha, temos pena! Devo confessar que me dá um gozo muito particular esta situação, obrigado Ryanair!
                                                          Dá-te gozo ser secundário?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                            A Ryanair é uma companhia low cost e como tal tem mais tendência a operar em aeroportos secundários, pois implicam custos mais reduzidos e vai de acordo com o seu modelo de negócio.

                                                            Penso que isso é uma coisa assumida repetidamente, não é preciso estar aqui alguém da direcção.

                                                            Quanto a acharem que a Ryanair perde muitos clientes por não operar em Lisboa -> Basta ver o estrondoso sucesso que está a ser neste momento Quando se tem aviões cheios não é possível encher com mais pessoas de lado nenhum.
                                                            A ryanair opera maioritariamente de aeroportos secundários, contudo não considero o OPO secundário, é um excelente aeroporto a servir a segunda maior cidade do Pais e uma zona com enorme densidade populacional.

                                                            Para além disso tens o exemplo de MAD e agora BCN, onde a Ryanair mesmo sem redução das taxas (e ter que obrigatoriamente utilizar as mangas em MAD, por imposição estrutural e funcional do aeroporto), opera/vai operar dezenas de voos diários, simplesmente porque o potencial do aeroporto garante ganhos extraordinários.

                                                            Viajo regularmente e muitas das quais na ryanair, até hoje nunca tive um único problema, sempre no horário, conto com um serviço simples e eficaz e é isso que obtenho.

                                                            A noticia de começar a operar no El Prat é fantástica, os rumores já circulavam há imenso tempo, mas ainda não havia acordo com a AENA no que diz respeito às taxas a aplicar.Não ter que fazer GRO a Barcelona de autocarro é fantástico.

                                                            O facto de a Ryanair ainda não operar de LIS só traz desvantanges aos lisboetas (e áreas circundantes, claro), porque para além dos preços atractivos a que se pode viajar pela Europa junta-se a maior oferta de destinos e concorrência que levaria à baixa de preços por parte da TAP e companhia. Claro que isto seria vantajoso na perspectiva de consumidor, o problema é que a TAP é pública e ....pois.

                                                            Cumprimentos e boas viagens

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