Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas produção áudio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvidas produção áudio

    Boas a todos os colegas forunistas!

    Talvez não tenha grande sorte em expor aqui este caso, mas tentar não custa, certo?

    Estou a iniciar-me na produção áudio. Desde 1995 que trabalho com essencialmente midi, mas agora surge a necessidade de trabalhar com ambos, mais áudio até. Acontece que estava com grandes expectativas num trabalho que elaborei mas deparei-me com um problema.

    Depois de tudo pronto, equalizado, volumes calibrados, etc, quando vou a ouvir no rádio do carro por exemplo, o volume está muito mais baixo que outras gravações que tenho em vários cd's no carro. A que se deverá tal coisa??

    O nível de entrada da gravação está moderado para que possa ainda ter equalizações e normalizações em cima. Acontece que com tudo isto o meu "peak level" quase que encosta no vermelho e mesmo assim tenho no geral o volume muito inferior para ouvir bem. Quase que necessito de colocar o volume do rádio no máximo para ouvir bem... Alguém que perceba disto??

    #2
    Ideias:

    1. Tens que normalizar os volumes, para uma percentagem de 100%.

    2. O ficheiro stereo de saída foi masterizado? Aplicados compressores e amplificadores?

    Se quiseres, envia-me pm com link para o ficheiro stereo final, em wav, e eu posso dar uma olhada.

    Audio é diferente de midi, convém não esquecer.

    Comentário


      #3
      As curvas de certeza que estão muito baixas, confirma isso, porque provavelmente não gravaste os seus com amplificação.

      A maior parte dos programas de pós-produção audio já têm a opção que te permite amplificares o som.

      Comentário


        #4
        pois so trabalho mesmo para já com o sintetizador, mesa, monitores, etc... só se for disso mesmo.... o que tenho de comprar para melhorar o som final, relativamente à amplificação e compressor?

        Comentário


          #5
          o software é o sonar producer edition 8.5 e o sound forge 2009... esqueci mencionar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
            o software é o sonar producer edition 8.5 e o sound forge 2009... esqueci mencionar
            A etapa final antes de passar a CD é masterizar o ficheiro stereo base.

            Isso vai aplicar compressores às diferentes gamas de frequências, agudos, médios, graves, e é possível também amplificar o sinal de modo a não "clipar", mas a ser normalizado para leitura em equipamentos de cd.

            O Sonar de certeza que tem as ferramentas. Eu pessoalmente uso o Adobe Audition.

            Se quiseres que dê uma vista de olhos em algum ficheiro, manda pm (oferta limitada )

            Comentário


              #7
              hc80, tens PM

              Comentário


                #8
                enviei. vê lá se consegues ver onde reside o meu problema...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                  enviei. vê lá se consegues ver onde reside o meu problema...
                  Espreita mail.

                  Parece-me que o baixo está muito "boost", com muita carga de grave. Precisa de umas afinações nos agudos para separar um pouco mais as frequências. Parece-me estar muito concentrado nos graves e médios.


                  Ouve lá o que fiz aqui muito rapidamente e diz se ficou melhor.

                  Comentário


                    #10
                    sim melhorou a qualidade sem dúvida. no entanto, acho que o volume final nada tem a ver com outras gravações que ouço de cd's entendes? ou seja, coloco um cd foleiro que seja tem sempre muito mais sinal de volume do que esta amostra. esta amostra toca, mas parece que lá no fundo. Como viste, tudo já ia praticamente no peak level. Nao sei se me fiz entender

                    Comentário


                      #11
                      Aplica um compressor nisso..

                      O Sound Forge deve ter.. o Audition tem que é o que eu uso..

                      Se precisares de ajuda diz

                      Comentário


                        #12
                        eu acho que nao tem a ver com o volume de entrada do line in. eu tenho o sinal entre o meio e o máximo. quando toco algo, não deixo aproximar do vermelho, coloco um pouco mais baixo. no geral, quando está tudo pronto, o volume é muito inferior, parece dar a sensação que está a tocar mas lá no fundo...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                          sim melhorou a qualidade sem dúvida. no entanto, acho que o volume final nada tem a ver com outras gravações que ouço de cd's entendes? ou seja, coloco um cd foleiro que seja tem sempre muito mais sinal de volume do que esta amostra. esta amostra toca, mas parece que lá no fundo. Como viste, tudo já ia praticamente no peak level. Nao sei se me fiz entender
                          E como estamos de equalização no leitor?

                          Ao gravar, qual o volume de entrada? Eu quando gravo meto o volume de entrada sempre a cerca de 80%. Depois ou dou volume na mistura, ou amplifico a onda sonora no software, hazendo um hard limiting a -1db com boost das ondas mais baixas em cerca de 3db.

                          Funciona, e já editei um CD assim... Não estou a ver o que poderá ser... Qual o material para captura do som? Se são instrumentos ligados directamente via jack, de que forma é feita equalização?

                          Comentário


                            #14
                            bimmer depois diz-me que passos deste para fazer a melhoria por favor? pode ser por pm! Grande abraço e obrigado pela dica

                            Comentário


                              #15
                              Nunca ouviste falar em compressores / limitadores?

                              Isso é (relativamente) simples.

                              Toda a música que ouves gravada tem elevadíssimos níveis de compressão, e esta tem vindo a aumentar nas últimas décadas.

                              Se quiseres um exemplo descarado disso, ouve o CD original dos Dire Straits "Brothers in arms" e a seguir mete outro cd qualquer actual sem mexer no volume.

                              Vais apanhar um susto!!!

                              Hoje em dia não só tens elevados níveis de compressão (que é suposto reduzir a gama dinâmica mas sem clipar ou ter compressão demasiado óbvia), mas entram mesmo no clipping, como é o caso (assim de cabeça) de imensas coisas dos black eyed peas (mas é muito mais extenso).

                              O que te aconselho sem qualquer dúvida para esta função é o T-Racks, em que consegues aumentar esse nível "percebido" através da utilização conjunta de compressores, limitadores (em hard-limiting) e mais uns truques que tens de descobrir, já que cada tipo de som reage de modo diferente aos efeitos da compressão.

                              Nem adianta tentares ajustar níveis com funções de normalize porque isso só serve para te definir o pico de volume máximo, quando o que tu queres é manter o pico (senão entras na distorção) mas aumentar o volume geral, e isso chama-se compressão.

                              Dentro dos compressores, ainda tens a possibilidade de fazer compressão por frequências, o que é útil em muitas situações.

                              As gravações actuais tocam alto porque têm a gama dinâmica "esmagada" - tão simples quanto isto.

                              É isto: http://www.ikmultimedia.com/t-racks/features/


                              Podes utilizar outros programas, mas uma coisa é certa: só com equalizações e ajustes de volume não vais lá nem que faças o pino.
                              Editado pela última vez por rca33; 16 June 2010, 18:25.

                              Comentário


                                #16
                                é isso bimmer. eu nunca deixo chegar próximo do peak deixo sempre um espaço. as equalizações da mesa e do sintetizador estão todas em flat

                                Comentário


                                  #17
                                  exacto, mas também sei que os cd's que coloco nao sao feitos caseiramente isso é lógico, mas pretendo algo que se aproxime
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Nunca ouviste falar em compressores / limitadores?

                                  Isso é (relativamente) simples.

                                  Toda a música que ouves gravada tem elevadíssimos níveis de compressão, e esta tem vindo a aumentar nas últimas décadas.

                                  Se quiseres um exemplo descarado disso, ouve o CD original dos Dire Straits "Brothers in arms" e a seguir mete outro cd qualquer actual sem mexer no volume.

                                  Vais apanhar um susto!!!

                                  Hoje em dia não só tens elevados níveis de compressão (que é suposto reduzir a gama dinâmica mas sem clipar ou ter compressão demasiado óbvia), mas entram mesmo no clipping, como é o caso (assim de cabeça) de imensas coisas dos black eyed peas (mas é muito mais extenso).

                                  O que te aconselho sem qualquer dúvida para esta função é o T-Racks, em que consegues aumentar esse nível "percebido" através da utilização conjunta de compressores, limitadores (em hard-limiting) e mais uns truques que tens de descobrir, já que cada tipo de som reage de modo diferente aos efeitos da compressão.

                                  Nem adianta tentares ajustar níveis com funções de normalize porque isso só serve para te definir o pico de volume máximo, quando o que tu queres é manter o pico (senão entras na distorção) mas aumentar o volume geral, e isso chama-se compressão.

                                  Dentro dos compressores, ainda tens a possibilidade de fazer compressão por frequências, o que é útil em muitas situações.

                                  As gravações actuais tocam alto porque têm a gama dinâmica "esmagada" - tão simples quanto isto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                    exacto, mas também sei que os cd's que coloco nao sao feitos caseiramente isso é lógico, mas pretendo algo que se aproxime
                                    Os cd's caseiros podem ficar rigorosamente iguais, porque o princípio é sempre o mesmo. compressão - limitação.

                                    O que é inútil é tentares ajustar sem recorrer a estes processos.

                                    Dessa forma, garanto-te que não chegas lá.

                                    Tens o link atrás.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                      bimmer depois diz-me que passos deste para fazer a melhoria por favor? pode ser por pm! Grande abraço e obrigado pela dica
                                      Enviei no mail. São em essência ferramentas que existem no "Mastering Rack" do Adobe Audition.

                                      Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                      é isso bimmer. eu nunca deixo chegar próximo do peak deixo sempre um espaço. as equalizações da mesa e do sintetizador estão todas em flat
                                      Deveria dar espaço de manobra. Mais uma vez, qual o material para captura? Microfones, converdor a/d?


                                      O link que o rca33 deu é últil, pois mostra as ferramentas normalmente necessárias. Não tem que ser exactamente estas, mas os princípios deverão ser seguidos.

                                      Também há os plug-ins da Waves, que são no meu entender muito bons.

                                      De qualquer forma acredito que o Sonar já tenha essas ferramentas.

                                      Acho que é mesmo a etapa da masterização que está a falhar...
                                      Editado pela última vez por bimmer318tds; 16 June 2010, 18:31.

                                      Comentário


                                        #20
                                        a amostra que te enviei veio directamente do sintetizador que está ligado à mesa. o som vem da mesa para o interface áudio..
                                        Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                        Enviei no mail. São em essência ferramentas que existem no "Mastering Rack" do Adobe Audition.



                                        Deveria dar espaço de manobra. Mais uma vez, qual o material para captura? Microfones, converdor a/d?


                                        O link que o rca33 deu é últil, pois mostra as ferramentas normalmente necessárias. Não tem que ser exactamente estas, mas os princípios deverão ser seguidos.

                                        Também há os plug-ins da Waves, que são no meu entender muito bons.

                                        De qualquer forma acredito que o Sonar já tenha essas ferramentas.

                                        Acho que é mesmo a etapa da masterização que está a falhar...

                                        Comentário


                                          #21
                                          o t-racks é um vst plugin certo? vou tentar sacar e explorar um pouco a demo que há disponivel. Mais uma vez obrigado a todos, não pensei que fosse ter algum tipo de resposta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                            a amostra que te enviei veio directamente do sintetizador que está ligado à mesa. o som vem da mesa para o interface áudio..
                                            Eu não faço assim: a minha mesa de mistura é um DAW, é virtual. Ligo os instrumentos no interface a/d da M-Audio (O Profire 2626), e depois ajusto o que quero no DAW.

                                            Não confio muito em fazer ajustes em analógico e só depois colocar o sinal para digital. Por isso prefiro gravar multipistas logo em digital (o meu interface tem 8 canais e é expansível através de fibra óptica).

                                            Edit: Ah, não esquecer de aplicar um pouco de Stereo Expander!

                                            BTW, um link que pode dar uma ajudinha: http://audio.tutsplus.com/tutorials/...nutes-or-less/
                                            Pesquisa na net por mastering audio, que há uns artigos porreiros que explicam os passos necessários.
                                            Editado pela última vez por bimmer318tds; 16 June 2010, 18:37.

                                            Comentário


                                              #23
                                              mas achas que é por causa disso que nao consigo ter um nivel sonoro mais alto no geral?
                                              Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                              Eu não faço assim: a minha mesa de mistura é um DAW, é virtual. Ligo os instrumentos no interface a/d da M-Audio (O Profire 2626), e depois ajusto o que quero no DAW.

                                              Não confio muito em fazer ajustes em analógico e só depois colocar o sinal para digital. Por isso prefiro gravar multipistas logo em digital (o meu interface tem 8 canais e é expansível através de fibra óptica).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                                mas achas que é por causa disso que nao consigo ter um nivel sonoro mais alto no geral?
                                                Não necessariamente, mas eu prefiro não ter "intermediários" entre a captura e a edição. Ao usar a mesa pelo meio já se está a condicionar o sinal que chega ao conversor.

                                                Que interface usas?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  é a edirol ua-25

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho ideia que o tipo que faz a masturbação dum CD é equiparado a um cirurgião de alto nível. É o gajo que ganha mais em toda a cadeia de produção...

                                                    Isto para dizer que por melhor que seja a ferramenta, é preciso saber também alguma coisa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                                      é a edirol ua-25
                                                      Ok, já percebi porque usas a mesa... O interface só tem 2 canais, certo?

                                                      Nesse caso toda a mistura é feita na mesa e estás na prática a fazer uma gravação stereo.

                                                      O resultado final é mais difícil de obter porque só trabalhas em 2 canais (que acho que nem se podem chamar de faixas, pois já são o resultado final).

                                                      Mesmo assim acho que com a aplicação de uns plug-ins e alguma leitura na net sobre compressores / masterização e por aí fora se consegue fazer alguma coisa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Tenho ideia que o tipo que faz a masturbação dum CD é equiparado a um cirurgião de alto nível. É o gajo que ganha mais em toda a cadeia de produção...

                                                        Isto para dizer que por melhor que seja a ferramenta, é preciso saber também alguma coisa.
                                                        Sim, é um trabalho minucioso, mas há quem o faça a bom preço (inclusivé estúdios ingleses) e para fora (fazem só masterização).

                                                        A um nível caseiro, é possível obter bons resultados depois de umas leituras e de ter algumas ferramentas certas. Eu já fiz masterização de várias músicas, e o CD está aí no mercado...

                                                        O estúdio ainda está numa fase muito inicial, e para já vai servindo para experiências...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Tenho ideia que o tipo que faz a masturbação dum CD é equiparado a um cirurgião de alto nível. É o gajo que ganha mais em toda a cadeia de produção...

                                                          Isto para dizer que por melhor que seja a ferramenta, é preciso saber também alguma coisa.
                                                          Bem, se o gajo que faz a "masturbação" é o que ganha mais, o mundo está virado do avesso!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            sim a edirol so tem dois canais. mas aquilo que ouviste, eu passei pista a pista, tudo individualmente, mesmo a bateria, bombo numa pista, tarola noutra pista, etc.qd tive o template todo concebido entao passei para o geral no sound forge e trabalhei a partir dele já com o geral.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X