Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alguem percebe de prescaler?!... como funciona o temporizador?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alguem percebe de prescaler?!... como funciona o temporizador?!

    O sistema dispõe de um temporizador com um contador de 16 bits com um prescaler que oferece as seguintes opções: f, f/10, f/100. A frequência do relógio de entrada do temporizador é 20 MHz. Indique a configuração do temporizador que permite medir um intervalo de 100 ms para disparo do alarme da sentinela.
    Resposta:
    A: Saída f, divisão
    por 2×106 no
    contador.
    B: Saída f/10, divisão
    por 200.000 no
    contador.
    C: Saída f/100,
    divisão por 20.000 no
    contador.
    D: Nenhuma das
    saídas satisfaz o
    pretendido.

    A correcta é a C.

    Mas.. porque?!

    Por tentativa/erro chegasse lá. mas a lógica por trás está-me a falhar senão conseguia fazer todos os exercicios e tou sempre a bloquear :\.

    Cada prescaler.. cada bloqueio.

    Tenho vários exercícios bloqueados e o professor anda incontactável e nenhum colega(também somos poucos nesta cadeira) saiba... lembrei-me que pode haver alguém que saiba, seria uma grande ajuda .

    Eu ainda nem percebi se o prescaler é antes ou depois do relógio..devia fazer diferença?

    Acho que o problema é que isto não me faz sentido Se diminuo a frequência devia a alterar o relógio!... mas pelos visto não.

    Alguém me pode iluminar?!

    obrigado

    #2
    O clock é o mesmo.
    F=20Mhz ou seja (f=1/t) podes tirar o valor do periodo.Ou seja cada ciclo de instruções demora t.
    O prescaler tens vários valores.

    O problema é que eu não dei isto da mesma maneira que tu, eu calculo o prescaler por tentativa e erro, mas para interrupções de microprocessadores.
    Editado pela última vez por Israel; 21 June 2010, 19:18.

    Comentário


      #3
      Eu também vou lá por tentativa e erro.

      Comentário


        #4
        Realmente estranho, para ele não dar mais nenhuma configuração do timer supostamente a sirene é activa quando o timer atinge o overflow. O problema é que o divisor do contador está muito alto e o timer fica sem pulsos suficientes.

        Mas de facto a C é a que fica lá mais perto, mas muito longe ainda dos 100ms.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X