Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bombas de água, o que aconselham?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bombas de água, o que aconselham?

    Pois é dentro de pouco tempo gostava de comprar uma bomba de agua electrica para retirar agua de um poço, gostava de uma bomba que pudesse estar sempre ligada e ao abrir a torneira funcionasse, e fosse compativel com um sistema de rega automático.

    O que aconselham a nivel de sistemas, preços, marcas, bombas?


    Cumprimentos

    #2
    Uma bomba sempre ligada? Queres esvaziar o poço homem?

    Comentário


      #3
      o ideal é arranjar um depósito de 500 litros ou 1000 litros e bombear a água para o depósito para depois a usar, assim a bomba só iria ser precisa quando não houvesse água no depósito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Pois é dentro de pouco tempo gostava de comprar uma bomba de agua electrica para retirar agua de um poço, gostava de uma bomba que pudesse estar sempre ligada e ao abrir a torneira funcionasse, e fosse compativel com um sistema de rega automático.

        O que aconselham a nivel de sistemas, preços, marcas, bombas?


        Cumprimentos
        O que queres é bem mais complexo,quase precisas de um grupo hidropressor!
        Algo que te regule a pressão na tubagem e accione a bomba quando necessário.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
          o ideal é arranjar um depósito de 500 litros ou 1000 litros e bombear a água para o depósito para depois a usar, assim a bomba só iria ser precisa quando não houvesse água no depósito.
          Xi... nada disso!

          Muito mais fácil, uma central hidropressora doméstica. Facilmente ligas a bomba à rede que tens actualmente e como tem balão de ar, garante sempre a existência de pressão na rede, só arrancando a bomba quando for necessária.

          Algo deste tipo:




          Se quiseres até te ajudo a escolher isso, só preciso de saber a profundidade do poço e uma estimativa de caudal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ByArteCafe Ver Post
            O que queres é bem mais complexo,quase precisas de um grupo hidropressor!
            Algo que te regule a pressão na tubagem e accione a bomba quando necessário.

            PRecisa mesmo, mas há sistemas de pequena dimensão que fazem isso mesmo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
              Xi... nada disso!

              Muito mais fácil, uma central hidropressora doméstica. Facilmente ligas a bomba à rede que tens actualmente e como tem balão de ar, garante sempre a existência de pressão na rede, só arrancando a bomba quando for necessária.

              Algo deste tipo:




              Se quiseres até te ajudo a escolher isso, só preciso de saber a profundidade do poço e uma estimativa de caudal.
              pelo menos o sistema que em casa do meus avós usam é esse, bomba no poço e depois bombear para o depósito e assim a bomba só funciona uma vez.

              A última bomba que esteve lá durou 20 anos..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                Xi... nada disso!

                Muito mais fácil, uma central hidropressora doméstica. Facilmente ligas a bomba à rede que tens actualmente e como tem balão de ar, garante sempre a existência de pressão na rede, só arrancando a bomba quando for necessária.

                Algo deste tipo:




                Se quiseres até te ajudo a escolher isso, só preciso de saber a profundidade do poço e uma estimativa de caudal.
                Sim, é uma destas que quero das pequenas

                o poço tem 6 metros de profundidade mas tenho de confirmar pois já nao me lembro

                Sobre o caudal a bomba é para rega, nao precisa de ser nada de especial ou exigente mas dentro no normal neste casos.(que nem sei bem o que é o normal nestes casos)

                Agora modelos, marcas e preços não sei o que hei-de escolher.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                  pelo menos o sistema que em casa do meus avós usam é esse, bomba no poço e depois bombear para o depósito e assim a bomba só funciona uma vez.

                  A última bomba que esteve lá durou 20 anos..

                  Que funciona não ponho em causa, mas já agora, como é feita a alimentação do depósito para a casa? Têm pressão suficiente? É que um sistema de rega automática tem pressões mínimas de funcionamento que não sei se o depósito no telhado da casa consegue garantir. O único caso que conheço desses, o autoclismo demora uns 10 min a encher.. o que nem sempre dá jeito!

                  Aliás, para sistema de rega, é preciso ter em atenção tempo de funcionamento, porque como os depósitos são pequenos, há o riscos das bombas estarem sempre a arrancar e a parar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Sim, é uma destas que quero das pequenas

                    o poço tem 6 metros de profundidade mas tenho de confirmar pois já nao me lembro

                    Sobre o caudal a bomba é para rega, nao precisa de ser nada de especial ou exigente mas dentro no normal neste casos.(que nem sei bem o que é o normal nestes casos)

                    Agora modelos, marcas e preços não sei o que hei-de escolher.
                    Confirma lá a profundidade do poço que isso é fundamental.

                    Relativamente ao caudal de rega, depende da área que queiras regar, se vais ter os sectores de rega todo a funcionar ao mesmo tempo, que tipo de cultura.

                    Mas fazes um teste que é fácil, ligas o sistema de rega e vês quanto tempo é que um aspersor demora a encher uma garrafa de água. Quantos aspersores tens, quanto tempo vais funcionar, e ai tirar o caudal necessário.

                    Marcas, há sempre a Grundfos são boas, as Wilo também são boas e há uma série de marcas no mercado menos conhecidas que também se vão safando. Este tipo de utilização não costuma ser muito exigente.

                    Basicamente:

                    - vais ser só para rega ou também para consumo?
                    - Qual a área a regar?
                    - Problemas de espaço?
                    - Profundidade do poço.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post

                      Marcas, há sempre a Grundfos são boas, as Wilo também são boas e há uma série de marcas no mercado menos conhecidas que também se vão safando. Este tipo de utilização não costuma ser muito exigente.

                      Basicamente:

                      - vais ser só para rega ou também para consumo?
                      - Qual a área a regar?
                      - Problemas de espaço?
                      - Profundidade do poço.
                      Bem tou a ver que percebes de bombas

                      1- Será só basicamente para rega ou lavagens do exterior, pois tambem tenho agua da companhia para o consumo doméstico.

                      2- A area é pequena, nao é um campo de cultivo grande, é apenas um lote e tem como area de exterior ajardinada uns 200 e tal m2, com umas 12arvores e uns canteiros com arburtos e umas coisas que vao ser cultivadas.

                      3- o espaço para a bomba é tipo uma casinha de alvenaria tipo "barraca do cão"...mas acho que cabe a bomba se nao for muito grande mas antes de comprar a bomba tenho que ter as medidas desta para saber se cabe lá dentro.

                      4- o poço tem 5,5m de profundidade apenas e tem sempre muita agua

                      Sobre a marca, queria uma que fosse boa(com fiabilidade) e barata e que tivesse assistencia cá no caso de ser preciso.

                      O sistema de rega a ser usado ainda não sei....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                        Que funciona não ponho em causa, mas já agora, como é feita a alimentação do depósito para a casa? Têm pressão suficiente? É que um sistema de rega automática tem pressões mínimas de funcionamento que não sei se o depósito no telhado da casa consegue garantir. O único caso que conheço desses, o autoclismo demora uns 10 min a encher.. o que nem sempre dá jeito!

                        Aliás, para sistema de rega, é preciso ter em atenção tempo de funcionamento, porque como os depósitos são pequenos, há o riscos das bombas estarem sempre a arrancar e a parar.
                        tem uma bomba para colocar pressão no circuito.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Bem tou a ver que percebes de bombas

                          1- Será só basicamente para rega ou lavagens do exterior, pois tambem tenho agua da companhia para o consumo doméstico.

                          2- A area é pequena, nao é um campo de cultivo grande, é apenas um lote e tem como area de exterior ajardinada uns 200 e tal m2, com umas 12arvores e uns canteiros com arburtos e umas coisas que vao ser cultivadas.

                          3- o espaço para a bomba é tipo uma casinha de alvenaria tipo "barraca do cão"...mas acho que cabe a bomba se nao for muito grande mas antes de comprar a bomba tenho que ter as medidas desta para saber se cabe lá dentro.

                          4- o poço tem 5,5m de profundidade apenas e tem sempre muita agua

                          Sobre a marca, queria uma que fosse boa(com fiabilidade) e barata e que tivesse assistencia cá no caso de ser preciso.

                          O sistema de rega a ser usado ainda não sei....
                          Porreiro pah!

                          Hoje à noite já me dedico a isto, que agora estou inundado em trabalho!

                          Comentário


                            #14
                            Se a bomba é só para ser usada às vezes, será mesmo necessário a central hidropressora?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                              Porreiro pah!

                              Hoje à noite já me dedico a isto, que agora estou inundado em trabalho!
                              bem nao tenho uma urgencia propriamente dita(tipo para ontem), mas sim será uma compra dentro de algum tempo como tal preciso de conselhos.

                              Mas abrigado, depois diz-me o que achares melhor para o que pretendo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Se a bomba é só para ser usada às vezes, será mesmo necessário a central hidropressora?
                                Sim "ás vezes" que em tempo seco será todos os dias. e ter tudo ligado a sistemas automaticos nesmo sem eu lá estar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu na minha casa e jardim só tenho agua de poço, então um motor (fracote) e outro sempre de reserva, para a pressão nunca usei o famoso "balão" (por causa do espaço) mas sim um medidor de pressão incorporado no tubo...que agora não me lembro da marca e funciona bem

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Se a bomba é só para ser usada às vezes, será mesmo necessário a central hidropressora?

                                    Os balões são usados para poupar as bombas, já que ao existirem garantem algum efeito "tampão", ou seja, as bombas não precisam de estar sempre a arrancar (é útil principalmente quando se abre só a torneira para lavar uma coisa ou outra).

                                    Eu recomendo sempre a instalação de balão, a não ser que uses as bombas directas, ou seja, queres regar ligas a bomba, não queres regar desligas a bomba.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FilipeCunha Ver Post
                                      Eu na minha casa e jardim só tenho agua de poço, então um motor (fracote) e outro sempre de reserva, para a pressão nunca usei o famoso "balão" (por causa do espaço) mas sim um medidor de pressão incorporado no tubo...que agora não me lembro da marca e funciona bem
                                      Um pressostato portanto. Esse medidor de pressão o que te faz é quando a pressão na tubagem está abaixo de X a bomba arranca e quanto atinge um determinado patamar a bomba para.

                                      Com balão, o sistema é exactamente o mesmo. A única diferença é que se, por exemplo, abrires uma torneira para lavar as mãos a tua bomba arranca logo, por outro lado, se tiveres balão ele é suficiente para satisfazer essa necessidade.

                                      Claro que se tiveres um grande consumo, o balão deixa de ser suficiente e a bomba lá arranca e fica a trabalhar em permanência.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então é assim, para esse utilização que pretendes recomendo a instalação de uma bomba com balão incorporado.

                                        Dava para fazer uma instalação personalizada com bomba submersível e um balão dedicado, mas face aos custos e a facilidade de instalação destas soluções compactas não vale a pena.

                                        Defini como critério um pressão de 3,5bar na rede.. para rega é mais do que suficiente e penso ser suficiente para "abrir" os aspersores (a não ser que tenhas alguma muito cromo) que te permite andar com caudais máximos de 3-4 m3/hora, mais uma vez, mais do que suficiente para a rega que vais ter.

                                        Relativamente às marcas existe de tudo, desde grundfos a uma marca chinesa qualquer.

                                        Do que eu tenho trabalhado na empresa, resume-se basicamente a Grundfos, Wilo e Foras (por ordem de preço e de qualidade). Todas elas têm funcionado bem sem grandes problemas.

                                        Fiz recentemente uma instalação de duas bombas, curiosamente para rega, da Foras e até agora tudo a 100%. Não têm a qualidade das Grundfos (noutros segmentos é mais notório), mas não comprometem.

                                        As grundos são, para mim, a referência. Extremamente fiáveis,assistência boa, mas fazem-se pagar.

                                        As wilo são mais baratas que as grundfos e cumprem muito bem o seu serviço.

                                        Do que vi, os preços de venda ao público variam entre os 450€ - e os 250€, sendo as mais baratas as Foras.

                                        Eu iria para uma central hidropressora da Wilo, autoferrante, com balão de 24L.

                                        Assim:

                                        Comentário


                                          #21
                                          quanto queres gastar mesmo?

                                          se for a volta dos 300 meto foto da minha que é de guerra

                                          a outra que tive durou anos e anos e espero que esta tenha outros tantos

                                          nao compres com o balao em conjunto, se ele rebentar mandas tudo fora!

                                          durante a vida da antiga rebentou 3 baloes e esses sao relativamente baratos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                            quanto queres gastar mesmo?

                                            se for a volta dos 300 meto foto da minha que é de guerra

                                            a outra que tive durou anos e anos e espero que esta tenha outros tantos

                                            nao compres com o balao em conjunto, se ele rebentar mandas tudo fora!

                                            durante a vida da antiga rebentou 3 baloes e esses sao relativamente baratos
                                            Já agora, mostra que tipo de instalação tens!

                                            O balão necessita de calibrar o ar de vez em quando, coisa que raramente é feita pelos particulares.

                                            Os balões, dependendo do conjunto (as Wilo dão), dão para comprar à parte e mesmo que o balão dê o berro, dá sempre para aproveitar a bomba e mudar o balão.
                                            Editado pela última vez por bizarro; 23 June 2010, 23:36.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                              Já agora, mostra que tipo de instalação tens!

                                              O balão necessita de calibrar o ar de vez em quando, coisa que raramente é feita pelos particulares.

                                              Os balões, dependendo do conjunto (as Wilo dão), dão para comprar à parte e mesmo que o balão dê o berro, dá sempre para aproveitar a bomba e mudar o balão.
                                              quando vi o topico fui fumar o cigarrinho e tirei a foto mas esqueci de ver a marca

                                              ao lado esta uma sem balao com maior caudal e ainda tenho uma dentro do poço, mas essa é uma coisa enorme e espero que nunca avarie

                                              Editado pela última vez por miguelsantos; 23 June 2010, 23:42.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                                quando vi o topico fui fumar o cigarrinho e tirei a foto mas esqueci de ver a marca

                                                ao lado esta uma sem balao com maior caudal e ainda tenho uma dentro do poço, mas essa é uma coisa enorme e espero que nunca avarie

                                                Xiça... mas tens algum quartel de bombeiros?

                                                Certifica-te que colocas as bombas a funcionar regularmente!

                                                Isso é a tua casa? Estranho teres 3 bombas instaladas.. alguém estava com medo!

                                                A tua bomba pequena é da do género que estava a recomendar ao Neph, em que dá para substituir o balão com facilidade.

                                                Já agora, da próxima vez que substituíres o balão pede preço para um balão de fibra (não sei se há para tamanhos tão pequenos), mas do que tenho visto são bastante mais resistentes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  é uma quinta relativamente grande

                                                  esta com balao é mais para lavar carros e alguma torneiras que estao fora de casa

                                                  nem sabia que existiam outros baloes e duvido que me lembre disso quando tiver de trocar este

                                                  as bombas trabalham quase todos os dias excepto a que esta dentro do poço que no inverno normalmente esta sogadita


                                                  noutro poço que tenho mas que agora ja nao uso tinha uma bomba em que o motor era separado do resto, tinha uma especie de embraiagem ou la que raio era aquilo que rodava a velocidades malucos e fazia muito barulho, era um bocado perigoso... sabes quais sao?

                                                  PS: nao é a minha casa, nao tenho a casa assim tao suja lol
                                                  Editado pela última vez por miguelsantos; 23 June 2010, 23:59.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu também tenho um motor de balão a tirar água do poço, para regar o jardim, e só o ligo quando preciso dele.
                                                    Mas como o motor já tem alguns anos e cada vez manda a água com menos pressão estou a pensar comprar uma bomba submersível, tipo esta:



                                                    Isto também dava para o caso do Nephilim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ai que mariquice!
                                                      Um balde e uma corda, nao?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        essa que ai tens nao funciona dessa forma penso eu

                                                        isso tem essa bóia e só trabalha quando fica submersa nao sendo controlada

                                                        acho que é mais para controlar inundações

                                                        mas alguém deve saber melhor que eu.

                                                        se isso for daquelas de supermercado a 50 euros ta preparado para que ela rebente cedo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                                          essa que ai tens nao funciona dessa forma penso eu

                                                          isso tem essa bóia e só trabalha quando fica submersa nao sendo controlada

                                                          acho que é mais para controlar inundações

                                                          mas alguém deve saber melhor que eu.

                                                          se isso for daquelas de supermercado a 50 euros ta preparado para que ela rebente cedo
                                                          Conheço quem a utilize em poços sem problemas. Estando submersa no poço funciona sempre. E controlo o funcionamento com um disjuntor, que é o que está a ser utilizado para o motor de balão.

                                                          É que não me apetece dar um balúrdio por um motor de balão novo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            experimenta desmontar e ver o estado dos tubos antes de comprares

                                                            nao tens noçao de como estavam os meus quando os tirei, mais de metade era ferro o que fazia diminuir o caudal tambem, o motor ate rebentar estava impecável

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X