Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do União de Leiria: salários em atraso. Será o fim?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Desporto] Tópico do União de Leiria: salários em atraso. Será o fim?

    Olá caros foristas leirienses e não só!

    Acho que, à semelhança do que já existe para muitos outros, já era mais do que tempo de se criar aqui um tópico exclusivamente dedicado ao clube da cidade do Lis, fundado na curiosa data de 6/6/66!

    Eis um pouco de história:

    Foi em plena Primavera de 1966 que um grupo de funcionários do então Banco Nacional Ultramarino tomou a iniciativa de formar uma colectividade que, no campo desportivo, pudesse representar Leiria com aquela dignidade, que não só o nome da cidade como até as suas instalações desportivas impunham.

    Nesse sentido foram encetados contactos com outras equipas da cidade que disputavam (ou haviam disputado) o campeonato distrital, Sporting de Leiria, Coliponense, Ateneu Desportivo e Leiria e Marrazes, resultando destas conversações a fusão dos dois primeiros, nascendo pois a 6 de Junho de 1966 a União Desportiva de Leiria (UDL).



    A primeira Direcção seria presidida pelo Dr. Fernando Pais de Almeida e Silva, contando como Presidente da Assembleia Geral o Sr. Inspector Bernardo Pimenta, então presidente da câmara, e Carlos dos Santos Pimenta e Ivo Martins de Araújo como Vice-Presidentes.
    A época de 1966/67 foi logo a primeira em que a colectividade esteve em acção, sendo a estreia frente ao Bombarralense com uma vitória por 1-0, jogo disputado no Bombarral.

    O primeiro plantel era composto por Orlando Rousseau, Vitorino Graça, José Familiar, Cardoso, Marcelino, Pinho, Veloso, Virgilio, Vitalino, França, Alexandre, Fernando João, Barreto e Encarnação, sendo a equipa orientada pelo técnico António da Cruz Pinto Saraiva (campeão europeu do Benfica), concluindo a temporada debutante em 2º lugar no campeonato distrital atrás do Marinhense, não subindo por um único golo.

    Fiel ao principio de que todos os clubes devem manter em acção as categorias mais jovens, a UDL não podia alhear-se de tal facto, e assim a equipa de Juniores foi criada na temporada seguinte, 1967/68, surgindo apenas 3 anos mais tarde o escalão de Juvenis.



    Na época seguinte 1967/68, conquistou-se o titulo distrital e a subida à 3ª Divisão Nacional, atingindo-se em 1969/70 a subida à 2ª Divisão Nacional, então já sob a batuta do técnico espanhol Miguel Beltral, e da Direcção presidida por Ernesto de Sousa Brandão.
    A União de Leiria atingia assim o escalão secundário onde viria a pontificar nos anos seguintes, ganhando o estatuto de equipa temivel, pelo excelente futebol que praticava.



    A primeira participação do clube no Campeonato Nacional da Primeira Divisão aconteceu em 1979/80, estreando-se com um empate caseiro a uma bola frente ao Beira Mar a 1 de Agosto, infelizmente a descida nessa temporada foi inevitável, mas no ano seguinte sagrando-se Campeão Nacional da Segunda Divisão (feito repetido em 1998), o clube ascenderia novamente ao escalão maior, muito embora descesse novamente ao segundo escalão nesse ano.
    A UDL permaneceria na 2ª Divisão, e posteriormente 2ª Divisão de Honra até à temporada de 1993/94, época em que regressou ao primeiro escalão do futebol nacional. No campeonato de 1997/1998, a equipa foi despromovida novamente à Honra, tendo, no ano a seguir, regressado e fixando-se prolongadamente durante uma década no primeiro nível do futebol nacional.
    A melhor classificação alcançada pelo União de Leira até à data na1.ª Divisão Nacional foi o 5.º lugar das épocas 2000/01 e 2002/03, equipas orientadas por Vitor Manuel e Manuel José respectivamente.

    Na temporada de 2002/2003 a UDL conquistou o momento mais alto da sua história, ao atingir a final da Taça de Portugal, saindo a equipa de Manuel Cajuda derrotada pelo FC Porto de Mourinho por 1-0, concretizando-se dessa forma as ameaças de 95/96 e 97/98 anos nos quais o clube havia baqueado na meia final frente a Benfica e Porto.

    No que ao curriculum europeu diz respeito, depois de uma tentativa ensaiada para a Intertoto na segunda parte da década de 90 frente às equipas do Heerenveen, Naestved (Dinamarca), Tom Pentre (Pais Gales) e Bekescsaba (Hungria), em 2003/2004 e fruto da presença na final da Taça de Portugal a equipa estreou-se na Taça Uefa, despachando o Coleraine da Irlanda do Norte na pré-eliminatória, saindo eliminada de forma polémica na 1ª ronda da Uefa pelo Norueguês Molde.



    Na campanha do verão de 2004 e de novo na Intertoto, com Vitor Pontes ao leme, depois de ultrapassados Shinnick Yaroslav (Russia) e Genk (Belgica) o Leiria seria derrotado apenas na final da competição e após prolongamento pelo Lille de França, para no ano seguinte repetir a presença, saindo vergada pelo fortissimo Hamburgo.
    Seria no entanto na temporada de 2007/2008 que o emblema atingiria quiçá maior notoriedade além-fronteiras, já que sob o comando de Paulo Duarte, afastou Hajduk Kula (Intertoto) e M. Netanya (Pré-eliminatória Uefa), saindo honrosamente derrotado pelo Bayer Leverkusen na 1ª ronda da Taça Uefa.
    São vários os anos de história da União Desportiva de Leiria, repletos de alegrias, emoções e seriedade, ficando a certeza, que independentemente das gerações que passem, o nome da instituição será sempre respeitado e engrandecido por todos aqueles que o servem, apoiam e muito honram....
    In: União Desportiva de Leiria

    O momento que se vive actualmente no UDL é bastante conturbado: desde as dúvidas que pairam no ar sobre onde a União irá disputar os seus jogos em 2010/2011, com a ameaça de mudarem de armas e bagagens para Torres Novas, até à surpreendente notícia da saída do treinador da equipa sénior de futebol, Lito Vidigal, as coisas não têm andado pacíficas por lá!
    O que acham de toda esta situação?

    P. S. - Quero ver este tópico bem activo, e espero que não tenha o destino de muitas outras iniciativas que envolvam Leiria... que é o abandono!

    #2
    Já pensei fazer um tópico do Belenenses, mas para estar às moscas, prefiro não fazer.

    Boa sorte de qualquer forma.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela solidariedade!

      De facto, Leiria e "bairrismo" (no bom sentido) é algo que não combina, de todo, e é pena que assim seja!

      Quanto ao tópico do Belenenses, apesar do seu momento menos bom, é um clube histórico e de grandes raízes em Portugal, pelo que não se perde nada em fazer-lhe uma homenagem!
      O clube merece!

      Comentário


        #4
        Quando se projectaram estádios a pensar em clubes com poucos sócios, intermitentes na principal Liga e que obriga os mesmos a custos altíssimos para poder usufruir desses estádios, estavam à espera do que? Milagres?

        Acho muito bem que o UDL procure outras opções, adequadas ao seu bolso, é pena sairem da "sua" cidade, mas entre isso e falência...

        Essa do Lito Vidigal é que parece o Belém, a despedir o técnico um mês depois de assinar. O Vidigal é um bom técnico, ver quem é que agora arranjam para pegar na equipa.

        Comentário


          #5
          Bora Leiria...

          Comentário


            #6
            Desde que o mitico FUA acabou com o meu Benfica nos anos 90, passei a ver o UD LEIRIA com outros olhos ..

            A vontade de lhes lançar uma poção mágica está sempre presente em mim !

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
              Já pensei fazer um tópico do Belenenses, mas para estar às moscas, prefiro não fazer.

              Boa sorte de qualquer forma.
              Às moscas não estará porque também eu sou Belenense com muito orgulho.
              Cria lá o tópico porque concerteza mais aparecerão ;)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Obrigado pela solidariedade!

                De facto, Leiria e "bairrismo" (no bom sentido) é algo que não combina, de todo, e é pena que assim seja!

                Quanto ao tópico do Belenenses, apesar do seu momento menos bom, é um clube histórico e de grandes raízes em Portugal, pelo que não se perde nada em fazer-lhe uma homenagem!
                O clube merece!
                Obrigado.

                Eu vou pensar nisso.. quando tiver algum tempo mais.
                Arranjar umas fotos e tal e ver no que dá..

                Despedir um treinador nesta altura das coisas não é bom, vamos ver quem arranjam para substituir.
                Isto tanto para o Belem como pa a Leiria.

                Uma coisa é certa, a epoca começou mal, vamos ver se depois corre bem..

                O que se passa em relação ao estádio do leiria para não poderem jogar lá?

                Gilles78 vou criar então este fds com mais tempo para arranjar fotos e isso.

                Peço desculpa plo off topic.

                Comentário


                  #9
                  então já é certo que o Leiria vem jogar a Torres Novas ou ainda estou em negociações?

                  Comentário


                    #10
                    Não sendo leiriense de gema, já lá moro há quase 15 anos, e acho que fui ver 2 jogos da UDL, sempre contra o meu SCP.

                    Acho o clube muito pouco simpático para a cidade, em especial o presidente. Por mim podem jogar nas berlengas agora andar todos os anos a chorar por mais dinheiro, já chega

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
                      Não sendo leiriense de gema, já lá moro há quase 15 anos, e acho que fui ver 2 jogos da UDL, sempre contra o meu SCP.

                      Acho o clube muito pouco simpático para a cidade, em especial o presidente. Por mim podem jogar nas berlengas agora andar todos os anos a chorar por mais dinheiro, já chega
                      Com os adeptos que vão à bola ainda existir UDL é que me admira...

                      Comentário


                        #12
                        realmente o tempo é conturbado, por isso este tópico ainda vai crescer mais um pouco com as notícias dos próximos dias.

                        ainda me lembro de ver o 1º jogo do leiria no campeonato maior, em 94, acho eu. foi com o marítimo e estava lá o ewerthon na baliza. do leiria dessa altura lembro-me do reinaldo e pouco mais. já não me lembro se o bilro já jogava lá, mas acho que não. achava o clube simpático, agora não gosto deles.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                          então já é certo que o Leiria vem jogar a Torres Novas ou ainda estou em negociações?
                          A semana passada no "Jornal de Leiria" já vinha a dizer que talvez cheguem a um entendimento. Seria bom, porque isto não cabe na cabeça de ninguém...

                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          realmente o tempo é conturbado, por isso este tópico ainda vai crescer mais um pouco com as notícias dos próximos dias.

                          ainda me lembro de ver o 1º jogo do leiria no campeonato maior, em 94, acho eu. foi com o marítimo e estava lá o ewerthon na baliza. do leiria dessa altura lembro-me do reinaldo e pouco mais. já não me lembro se o bilro já jogava lá, mas acho que não. achava o clube simpático, agora não gosto deles.
                          O Bilro jogava e ainda jogou por bons anos!
                          Tal como o Kimmel, um austríaco que se naturalizou português ao serviço do UDL, etc. Bons tempos de estudante no secundário!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            A semana passada no "Jornal de Leiria" já vinha a dizer que talvez cheguem a um entendimento. Seria bom, porque isto não cabe na cabeça de ninguém...
                            Não me importava que a UDL viesse jogar a Torres Novas, sempre trazia mais movimento para estes lados, mas é verdade que era uma decisão caricata e a gota de água para a demolição do estádio de leiria, já que nem o clube da cidade queria lá jogar, no entanto acho que foi uma pressão da UDL sobre a empresa que gere o estádio para baixar o aluguer para a próxima temporada

                            Comentário


                              #15
                              Sou Leiriense, mas também sou daqueles que simplesmente não consegue gostar da direcção nem só um bocadinho, em especial do Presidente .

                              Comentário


                                #16
                                Incrivel, constroi-se estádios para depois estarem vazios, para depois demolir...


                                R.I.P futebol português lol..

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois... e Aveiro tem o mesmo problema!

                                  Ah, mas esperem aí! Daqui a 8 anos vai realizar-se aqui o Mundial e aí já temos novamente uso para dar aos estádios... durante mais 1 ou 2 jogos!!!

                                  Fala-se tanto na Loja do Cidadão em Leiria, que tanta falta faz, e que gostaria de saber por que não a instalam lá, como já foi falado!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Fala-se tanto na Loja do Cidadão em Leiria, que tanta falta faz, e que gostaria de saber por que não a instalam lá, como já foi falado!
                                    My thoughts exactly .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Precisas de uma loja do cidadão para que? Precisas é de um estádio de 30.000 lugares com uma média de 500 pessoas por jogo..

                                      ..pra depois demolir..

                                      Comentário


                                        #20
                                        A União de Leiria podia até conseguir por muito mais pessoas naqueles 30,000 lugares com mais frequência. Eles tem é de vender algo mais do que apenas o jogo em si. Chama-se marketing e é um conceito que é muito mal utilizado no futebol Português.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas uma coisa que me espanta verdadeiramente é que o estádio de Leiria só fica mais cheio quando lá vão os "3 grandes".... nada de muito anormal, infelizmente, não fosse ainda a agravante de... torcerem pelo clube de fora!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            E mesmo quando esse lá vão... às vezes continua vazio.

                                            E mesmo bilhetes à borla não ajuda.

                                            As pessoas só têm 3 clubes em mente, no caso do Leiria apesar de ser um clube de cidade é de uma cidade que pouco liga ao clube, plo menos o que me parece.

                                            Tinha de começar a andar sempre lá em cima e a ganhar coisas.

                                            E não sei como é em Leiria e os transportes, mas por exemplo o Belem, não tem metro nem uma terminal de transportes como o Colégio Militar(aquele ao pé do colombo acho que se chama assim), ou campo grande.

                                            Para alem de jogos sempre 2ªf ou 6ª.

                                            Isto para poderem dar os jogos ingleses na TV..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Mas uma coisa que me espanta verdadeiramente é que o estádio de Leiria só fica mais cheio quando lá vão os "3 grandes".... nada de muito anormal, infelizmente, não fosse ainda a agravante de... torcerem pelo clube de fora!!!
                                              Mais uma vez: se eles vendem MAIS do que o jogo em si, poderá conseguir por mais pessoas nesses 30,000 com mais frequência. Porque, por mais que eles tentam, eles NUNCA vão poder vender o jogo em si com êxito.

                                              A base está no conceito utilizado para vender o produto. As clubes mais pequenos como UD Leiria vendem como um jogo. Se eles mudam essa percepção para vender como ser fosse uma saída com a familia, eles acabam por inventar ideias para atrair mais pessoas para ir aos jogos que não envolve os "3 grandes".

                                              É a estratégia do Bill Veeck:

                                              "All I ever said is that you can draw more people with a losing team, plus bread and circuses, than with a losing team and a long, still silence." - Bill Veeck

                                              Isso é "Só disse que podes atrair mais pessoas com uma péssima equipa mais pão e circo do que uma péssima equipa e um silencio prolongado."

                                              Bill Veeck - Wikipédia, a enciclopédia livre

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que não há a cultura de "ir à bola", as horas dos jogos tambem ajudam na minha opinião bem como o preco dos bilhetes por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  Acho que não há a cultura de "ir à bola", as horas dos jogos tambem ajudam na minha opinião bem como o preco dos bilhetes por exemplo.
                                                  Aí está a problema. A percepção é "ir a bola" e não, por exemplo "vou levar a minha familia para ver o jogo". E isso é a culpa dos clubes em si e a sua plena falta de criatividade de cativar mais pessoas para os seus estádios.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    União de Leiria faz marcha atrás e anuncia que vai jogar no municipal

                                                    Afinal a União de Leiria vai disputar os jogos da Liga no Estádio Municipal de Leiria, mesmo que tenha de pagar o preço pedido pela Leirisport, que gere a infra-estrutura, anunciou a SAD do clube.
                                                    Um comunicado de quatro linhas no “site” da União de Leiria, divulgado esta terça-feira de madrugada, informa que “o palco que acolherá a equipa do Lis na temporada 2010-11 será o Estádio Municipal de Leiria”.

                                                    O administrador Mário Cruz confirmou à agência Lusa que a decisão está tomada, depois de, há três semanas, a SAD ter anunciado que ia jogar em Torres Novas na nova temporada, por falta de acordo com a Leirisport quanto ao valor pedido para jogos e treinos em Leiria. “Isto é uma manifestação de princípio da nossa parte. Sempre quisemos jogar em Leiria, mas o ponto de discórdia foi sempre os números. Manifestamos que vamos jogar em Leiria, mesmo que não haja acordo”, sublinha o administrador.

                                                    Mário Cruz acredita que “a boa vontade vai imperar” nos contactos e negociações que a SAD está a encetar: “Ontem [segunda-feira] reunimos com o governador civil de Leiria e a receptividade foi muito boa. Vamos agora fornecer uma série de elementos e esperar que o senhor governador contacte com as entidades que ele achar importantes para que surja um acordo que satisfaça todas as partes”.

                                                    Pela primeira vez, a União de Leiria admite pagar o valor pedido pela empresa municipal que gere o estádio. “No limite, seremos obrigados a pagar e isso vai causar-nos muitas dificuldades. Se não houver acordo, as coisas complicam-se para nós, mas jogaremos sempre em Leiria. Não faz sentido não jogarmos em Leiria”, reconhece o administrador, que é também presidente do clube.

                                                    Há três semanas, o presidente da SAD da União de Leiria, João Bartolomeu, anunciou a mudança da equipa para Torres Novas por considerar inviável o pagamento de 250 mil euros por ano para utilizar o Estádio Municipal de Leiria.

                                                    Na resposta, o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, lamentou a forma como o processo foi conduzido pela União de Leiria, garantindo que a autarquia e a Leirisport não podem baixar o preço pedido pela utilização do estádio, alegando estar em causa “a defesa do erário público”.
                                                    PUBLICO.PT Desporto - União de Leiria faz marcha atrás e anuncia que vai jogar no municipal

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ah, imperou o bom senso!

                                                      No meio disto tudo, quem faz, mais uma vez, péssima figura, é o João Bartolomeu, que cada vez mais revela ser uma nulidade em termos de credibilidade.

                                                      Um triste espectáculo, enfim!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olá a todos, eu criei um tópico só sobre o meu questionário mas como podem nao ter visto venho reforçar a ideia neste, estou a fazer a tese de mestrado sobre o tema lealdade dos adeptos de futebol, por isso quem puder responder agradeço imenso (é muito importante recolher questionarios de outras equipas que nao só os 3 ditos "grandes"). São só 2 minutos, muito obrigada

                                                        https://spreadsheets.google.com/view...Q3dKUzMwbFE6MQ

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bom, parece que há novidades (que afinal não o são!):


                                                          Estádio para decidir até hoje - 23/07/2010

                                                          Por Nuno Saraiva Santos




                                                          O prazo para informar a Liga termina esta tarde. Magalhães Pessoa, apesar dos desencontros com a Leirisport, será o indicado.

                                                          A sociedade desportiva do União de Leiria tem até ao fim do dia de hoje para informar a Liga Portuguesa de Futebol Profissional em que estádio vai realizar os seus jogos. E a Administração presidida por João Bartolomeu deverá mesmo indicar o Municipal Dr. Magalhães Pessoa, apesar de a Leirisport, empresa que gere a infra-estrutura, continuar a afirmar que «desde que enviou à União Desportiva de Leiria, SAD, a 17 de Maio, uma carta propondo a abertura de negociações para o efeito [acordar a utilização do estádio pela equipa profissional], não se realizou entre as duas entidades qualquer reunião».

                                                          A empresa, recorde-se, exige o pagamento de 17 mil euros por cada jogo realizado no estádio, verba considerada exorbitante pela Administração leiriense. Porém, a falta de alternativas - Torres Novas chegou a ser avançada como solução, porém o avultado investimento necessário para possibilitar a utilização do Municipal inviabilizou-o; e também a Marinha Grande não reúne as condições mínimas para receber jogos da Liga - condiciona a posição do União, que, de resto, continua a vender camarotes e a renovar lugares anuais no Magalhães Pessoa.

                                                          In: abola.pt

                                                          Bom, esperemos que sim, e que impere o bom senso...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            È uma terra com que simpatizo!(muitos Sportinguistas)

                                                            Penso que a União de Leiria poderia ser um clube com outra chama...a moldura humana nos jogos é completamente ridícula!

                                                            Como já foi dito anteriormente, em Portugal não há cultura de "ir à bola". Podemos agradecer aos lindos horários dos jogos impostos pelas emissoras, aos preços excessivos dos bilhetes, e ao ambiente que se vive no futebol português, de total descredibilização!
                                                            Há ainda a acrescentar, que os clubes deviam apostar mais na formação de valores das terras em que se situam, porque isso chamava muito mais gente para os jogos. Mas não se consegue chegar lá Prefere-se sempre o "jaírson do morumbi" vindo do "atlético do curutubi"

                                                            Relativamente ao Leiria, o presidente deste clube é uma séria ameaça ao clube. O homem não joga com o baralho todo...o ano passado embirrou com o Ti Manel, este ano com o Lito! Depois do excelente trabalho que ambos fizeram! Não se compreende! Depois a questão do estádio!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X