Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transição de engenharia para finanças

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Transição de engenharia para finanças

    Olá. Consegui a "proeza" de ficar colocado no mestrado em finanças da FEP (digo proeza porque só haviam 60 vagas para 262 candidatos)
    Entretanto também fiquei colocado no MBA do Instituto de Empresa, em Madrid que é o 6º melhor do mundo segundo o financial times. Ora, se o dinheiro não fosse problema iria sem duvida alguma para o MBA (80 nacionalidades representadas nos alunos da turma e 20 nacionalidades representadas nos professores, salário médio de 57 mil euros anuais após término do curso, acesso às melhores empresas em vários locais do planeta, etc.). O problema é que o MBA custa 53 mil euros e o mestrado da FEP menos de 2000 =\

    Sou licenciado em engenharia, mas queria mudar para a área financeira e aproveitar as minhas skills de matemática que adquiri no curso de engenharia para transitar suavemente para a área financeira (na banca Londrina e em NY é bastante comum contratarem matemáticos, fisicos e engenheiros para trabalharem na banca, tipicamente para serem quantitative analysts, mas em Portugal não faço ideia de como se processam as coisas). Como este forum tem pessoas de todas as áreas, gostaria de ouvir a opinião de alguém que esteja dentro do assunto (quer da área financeira, quer dos MBAs, quer da FEP, quer da empregabilidade nesses campos).

    Desde já o meu obrigado!
    Editado pela última vez por DarkmaN; 08 July 2010, 13:27.

    #2
    Dado que Portugal não tem futuro, o meu conselho é: abraça uma carreira Internacional.

    Portanto, nem que tenhas que pedir um empréstimo, vai para o MBA do Instituto de Empresa, em Madrid.

    Comentário


      #3
      Qual a dificuldade de ser aceite nesse MBA? 1 ano a tempo inteiro?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Dado que Portugal não tem futuro, o meu conselho é: abraça uma carreira Internacional.

        Portanto, nem que tenhas que pedir um empréstimo, vai para o MBA do Instituto de Empresa, em Madrid.
        O problema é que fiz uma simulação para um empréstimo bancário de 50 mil euros, com uma taxa de juro fixa a 5.7% (foi o melhor que encontrei, no BCP) e ficaria a pagar quase 1000 euros por mês durante 5 anos. Isso assusta-me um bocado =\, mas por outro lado as oportunidades profissionais que daí adveêm são fenomenais (qualquer grande empresa em qualquer canto do mundo conhece o Instituto de Empresa). Tou cá num dilema...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Dado que Portugal não tem futuro, o meu conselho é: abraça uma carreira Internacional.

          Portanto, nem que tenhas que pedir um empréstimo, vai para o MBA do Instituto de Empresa, em Madrid.
          x2.
          Eu não encararia o MBA em Madrid como um custo mas sim como um investimento. Bem mais seguro que imobiliário por exemplo.
          Há sempre nuances e "ses", mas sem mais nenhuma info seguiria a opinião do eu (não eu, mas do "eu" )

          Abraços
          XO

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por air Ver Post
            Qual a dificuldade de ser aceite nesse MBA? 1 ano a tempo inteiro?
            O ano passado concorreram 2000 pessoas para 400 vagas, o que dá uma taxa de admissão de 20%. Os candidatos têm em média 5 anos de experiência profissional, tipicamente em empresas de renome, 29 anos de idade, no minimo uma licenciatura e têm de fazer o exame de admissão - GMAT - sendo a nota média nesse exame 680 em 800. A duração é de 13 meses. Foi considerado o 6º melhor do mundo e 3º melhor da Europa pelo financial times, 2º melhor MBA não-americano pela Business Week, 3º melhor MBA não-americano pela Forbes magazine, melhor MBA do mundo com 1 ano de duração segundo o Wall Street Journal. A qualidade está comprovadissima. O problema é mesmo o preço

            Comentário


              #7
              Se queres ser um quant o MBA nao é o mais indicado. O melhor para ser quant sao os mestrados em financial mathematics, ou financial engineering e risk management. A maioria destes mestrados estao em londres ou paris.

              O MBA é mais adequado caso queiras gerir uma empresa, abrir um negocio ou trabalhar num banco de investimento na area de investment banking (M&A e corporate finance). Nao serve de muito em mercados financeiros...

              O mestrado da FEP da-te alguns conceitos porreiros de financas, e dependendo do resto do teu CV podes candidatar-te a um graduate programme. Mas isso tambem ja o podes fazer agora, que os bancos nao sao esquisitos com o curso da malta...

              Comentário


                #8
                Quando acabares o MBA no IE e assumindo que te safas bem negoceias muito facilmente com a tua futura empregadora para te pagarem os custos do MBA (ou pelo menos parte dele) como bónus de assinatura de contracto.

                Se acabares no top 20% do curso no IE, nem precisas de negociar com o empregador, fazem mesmo leilão.

                A questão que deves colocar neste momento é: tens confiança em Ti? Sim, então Madrid sem dúvidas. Não, então fica em Lisboa que sai mais barato

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                  Se queres ser um quant o MBA nao é o mais indicado. O melhor para ser quant sao os mestrados em financial mathematics, ou financial engineering e risk management. A maioria destes mestrados estao em londres ou paris.

                  O MBA é mais adequado caso queiras gerir uma empresa, abrir um negocio ou trabalhar num banco de investimento na area de investment banking (M&A e corporate finance). Nao serve de muito em mercados financeiros...

                  O mestrado da FEP da-te alguns conceitos porreiros de financas, e dependendo do resto do teu CV podes candidatar-te a um graduate programme. Mas isso tambem ja o podes fazer agora, que os bancos nao sao esquisitos com o curso da malta...
                  Sim, eu tenho essa noção. Para ser quant, os bons mestrados para essa area situavam-se todos nos states (CMU, Berkley e Princeton em destaque) e pela pesquisa que eu fiz é muito mais dificil ser aceite num desses mestrados do que num MBA de topo. O MBA do IE (Instituto de Empresa) permite realizar a especialização em corporate finance, sendo fraco no que diz respeito aos mercados financeiros. O que absorvi das minhas pesquisas online foi:

                  Quant: mestrados em financial engineering
                  Corporate finance: MBA
                  Financial markets: Mestrado em finanças

                  Julgo que isto está correcto, mas corrige-me se estou enganado. Os quants trabalham muito com processos estocásticos e isso assim de repente não me puxa muito. Por outro lado tirar um MBA e trabalhar em corporate finance ou um mestrado em finanças juntamente com uma certificação CFA e trabalhar nos mercados financeiros, são ambas opções que me atraem. Mas tendo em conta o meu background de engenharia, não sei em qual me poderei adaptar melhor. E depois, mais uma vez existe o investimento monetário e a incógnita de qual deles me dará maior retorno financeiro e pessoal. Daí o grande dilema...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                    Sim, eu tenho essa noção. Para ser quant, os bons mestrados para essa area situavam-se todos nos states (CMU, Berkley e Princeton em destaque) e pela pesquisa que eu fiz é muito mais dificil ser aceite num desses mestrados do que num MBA de topo. O MBA do IE (Instituto de Empresa) permite realizar a especialização em corporate finance, sendo fraco no que diz respeito aos mercados financeiros. O que absorvi das minhas pesquisas online foi:

                    Quant: mestrados em financial engineering
                    Corporate finance: MBA
                    Financial markets: Mestrado em finanças

                    Julgo que isto está correcto, mas corrige-me se estou enganado. Os quants trabalham muito com processos estocásticos e isso assim de repente não me puxa muito. Por outro lado tirar um MBA e trabalhar em corporate finance ou um mestrado em finanças juntamente com uma certificação CFA e trabalhar nos mercados financeiros, são ambas opções que me atraem. Mas tendo em conta o meu background de engenharia, não sei em qual me poderei adaptar melhor. E depois, mais uma vez existe o investimento monetário e a incógnita de qual deles me dará maior retorno financeiro e pessoal. Daí o grande dilema...
                    Tu vais-te adaptar melhor ao que mais gostares . Convem teres uma ideia se preferes corporate finance, gestao de activos ou mercados financeiros. Sao tipos de trabalho muito diferentes, e basta passar pelo site de recrutamento dos principais bancos de investimento para perceber as diferencsa principais.

                    Se nao tens experiencia profissional nao recomendo o MBA, pois as possibilidades de teres um bom emprego e de arranjares quem te pague o mba diminuem drasticamente.

                    Comentário


                      #11
                      Bolas, não há maneira a de aprenderes...
                      Vou fazer de conta que não sei quem tu és para dar mais piada isso.

                      Vou tb dizer-te uma coisa ( outra vez) . Para te safares na vida não precisas de estudar mais! Já tens um bom curso e uma boa base para crescer.

                      Agora tens é que trabalhar de forma inteligente ( i.e pôr os outros a trabalhar para ti ) e criar uma rede de contactos sólida num área qq aqui no burgo. NÃO há outra forma. ( Lê essa frase 10 x e vais aprender mais do que 2 anos a fazer um MBA)


                      Se te pões a fazer um MBA ou um mestrado em finanças na situação em que estás : ng te dá emprego decente e muito menos a pagar 57000€ ( aliás nem sequer a administrar empresas já de alguma dimensão em Portugal te pagam isso). Por outro lado, para se trabalhar em finanças ou análise financeira a ganhar 50K€ tens que ter obrigatoriamente uma rodagem já significativa.

                      Como dizem os zucas: cai na real.

                      Comentário


                        #12
                        57k brutos é perfeitamente alcançável com alguma experiência.
                        Mais ainda se o contrato estipular variáveis anuais.

                        Como já disseram há sempre a hipótese de frequentares o MBA com a empresa a pagar-to. Conheço casos em que a formação do colaborador era a cargo da empresa, em que caia e cfa (acho que foram estes(que são bem mais baratos contudo) foram pagos pela entidade. É uma questão de sondar o interesse...

                        Abraços
                        XO

                        Comentário


                          #13
                          Sou estudante da FEP, em licenciatura. No teu lugar eu ia para o MBA, não pelo demérito da FEP mas pelo enorme mérito do IE. E não deves olhar para ele como um custo, mas sim como um investimento. Quando acabares o MBA sais de lá a ganhar muito dinheiro, que cobrirá parte dessa mensalidade que terás no banco. O último conselho que te dou é para ires presencialmente a vários bancos (O Santander Totta pode ter vantagem neste tipo de créditos) e lá dizes que é crédito para estudos, obviamente.

                          Já agora, podes mandar-me por Mensagem Privada a tua média e a faculdade de onde vens? Não é para "cuscar" nem nada, só que o Mestrado em Finanças na FEP é uma das minhas hipóteses para prosseguir estudos!
                          Obrigado e boa sorte!

                          Comentário


                            #14
                            Pelo post do pastis, depreendo que sejas recem licenciado. Se assim for, tirar o MBA não te irá dar grande vantagem e terás a desvantagem de provavelmente não estares preparado para o fazer.
                            O MBA exige experiencia profissional e se não a tiveres, não iras tirar grande proveito e os salarios de 57mil euros serão apenas uma utopia.

                            É preferivel entrares no mercado trabalho e quando sentires necessidade tirares então o MBA e subires na carreira.

                            As empresas valorizam sempre mais os anos e a experiência profissional do que a experiência academica.

                            Just my 2 cents

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                              Pelo post do pastis, depreendo que sejas recem licenciado. Se assim for, tirar o MBA não te irá dar grande vantagem e terás a desvantagem de provavelmente não estares preparado para o fazer.
                              O MBA exige experiencia profissional e se não a tiveres, não iras tirar grande proveito e os salarios de 57mil euros serão apenas uma utopia.

                              É preferivel entrares no mercado trabalho e quando sentires necessidade tirares então o MBA e subires na carreira.

                              As empresas valorizam sempre mais os anos e a experiência profissional do que a experiência academica.

                              Just my 2 cents
                              Se não tivesse exp. profissional provavelmente não teria sido admitido ao MBA Tenho 3 anos de experiência. Claro que não ambiciono receber 57 mil euros por ano assim que acabar o curso, isso é simplesmente a média dos salários dos 400 alunos que acabaram o curso em 2008. Imaginando um valor mais realista, digamos 3 mil por mês, o que dá 42 mil por ano (até porque, neste momento, com a crise financeira duvido que os salários dos MBAs voltem a atingir os tais 57 mil euros) e adicionando impostos (IRS + SS) de, digamos 30%, dá 2100 limpos por mês. Descontando os quase mil euros mensais do pagamento do empréstimo para as propinas, sobram 1100 euros mensais. Francamente não me parece um investimento com retorno a curto/médio prazo e isso é que torna a coisa assustadora.

                              Já o mestrado da FEP, apesar de apenas ser reconhecido em Portugal e ter muito menos prestigio que o IE, não me obriga a pedir nenhum empréstimo e apesar de o futuro salário ser de certeza mais baixo do que quem tira o curso no IE (e mesmo a probabilidade de arranjar um bom emprego ser mais baixa na FEP do que no IE), o salário liquido é superior, visto que não existem pagamentos de empréstimos a realizar.

                              Já a longo prazo o IE é provavelmente mais rentável, mas isso não deixa de ser uma incógnita.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                Se não tivesse exp. profissional provavelmente não teria sido admitido ao MBA Tenho 3 anos de experiência. Claro que não ambiciono receber 57 mil euros por ano assim que acabar o curso, isso é simplesmente a média dos salários dos 400 alunos que acabaram o curso em 2008. Imaginando um valor mais realista, digamos 3 mil por mês, o que dá 42 mil por ano (até porque, neste momento, com a crise financeira duvido que os salários dos MBAs voltem a atingir os tais 57 mil euros) e adicionando impostos (IRS + SS) de, digamos 30%, dá 2100 limpos por mês. Descontando os quase mil euros mensais do pagamento do empréstimo para as propinas, sobram 1100 euros mensais. Francamente não me parece um investimento com retorno a curto/médio prazo e isso é que torna a coisa assustadora.

                                Já o mestrado da FEP, apesar de apenas ser reconhecido em Portugal e ter muito menos prestigio que o IE, não me obriga a pedir nenhum empréstimo e apesar de o futuro salário ser de certeza mais baixo do que quem tira o curso no IE (e mesmo a probabilidade de arranjar um bom emprego ser mais baixa na FEP do que no IE), o salário liquido é superior, visto que não existem pagamentos de empréstimos a realizar.

                                Já a longo prazo o IE é provavelmente mais rentável, mas isso não deixa de ser uma incógnita.
                                Pensa a longo prazo: Um MBA abre-te muitas portas lá fora e esses 57K serão apenas um inicio. Um MBA é normalmente o inicio de elevados cargos, somando a experiência.

                                O curso da FEP abre-te portas por cá (e pouco mais), mas os valores serão bastante mais baixos.


                                Tens de ver o passo numa lógica de investimento em ti e na tua carreira, e como ainda és relativamente novo, mais fácil fica decidir (tens menos encargos, não tens filhos, etc).

                                Comentário


                                  #17
                                  A todos o meu sincero obrigado pelas vossa opiniões que irei certamente ter em consideração. Vou reflectir seriamente sobre o assunto dentro de uma a duas semanas tomo uma decisão. Depois informo-vos

                                  Comentário


                                    #18
                                    57K é a base à saída do MBA, sendo que em Espanha muita gente fica a trabalhar localmente e baixa o valor de saída do MBA (se comparamos por exemplo com Londres).

                                    Se fores mesmo bom, em 3 anos duplicas isso. Volto a repetir a questão, acreditas mesmo em ti?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      57K é a base à saída do MBA, sendo que em Espanha muita gente fica a trabalhar localmente e baixa o valor de saída do MBA (se comparamos por exemplo com Londres).

                                      Se fores mesmo bom, em 3 anos duplicas isso. Volto a repetir a questão, acreditas mesmo em ti?
                                      Acredito em mim, mas falando em termos monetários também acredito que o mercado actual não é o mesmo que era à 3 anos atrás e os empregos que faziam elevar a média dos salários dos MBAs (passando facilmente dos 100 mil euros anuais em Londres), ou seja a banca de investimento - JP Morgan, Goldman Sachs, etc. - e consultoria de topo - McKinsey, BCG e Bain - já não recrutam nem 10% do que recrutavam à 3 anos atrás e já nessa altura contratavam quase em exclusividade no INSEAD, LBS, Harvard, Stanford e Warthon. Por mais boa que uma pessoa seja (e eu sei que a probabilidade de recuperar o investimento no MBA muito rapidamente existe), tenho de ter os pés bem assentes na terra e ter em consideração que também existe a probabilidade de o investimento demorar muito tempo a dar retorno. Mas como disse vou ponderar seriamente as minhas opções e depois venho aqui informar a minha decisão. Mais uma vez obrigado pelos vossos comentários

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                        Se não tivesse exp. profissional provavelmente não teria sido admitido ao MBA Tenho 3 anos de experiência. Claro que não ambiciono receber 57 mil euros por ano assim que acabar o curso, isso é simplesmente a média dos salários dos 400 alunos que acabaram o curso em 2008. Imaginando um valor mais realista, digamos 3 mil por mês, o que dá 42 mil por ano (até porque, neste momento, com a crise financeira duvido que os salários dos MBAs voltem a atingir os tais 57 mil euros) e adicionando impostos (IRS + SS) de, digamos 30%, dá 2100 limpos por mês. Descontando os quase mil euros mensais do pagamento do empréstimo para as propinas, sobram 1100 euros mensais. Francamente não me parece um investimento com retorno a curto/médio prazo e isso é que torna a coisa assustadora.

                                        Já o mestrado da FEP, apesar de apenas ser reconhecido em Portugal e ter muito menos prestigio que o IE, não me obriga a pedir nenhum empréstimo e apesar de o futuro salário ser de certeza mais baixo do que quem tira o curso no IE (e mesmo a probabilidade de arranjar um bom emprego ser mais baixa na FEP do que no IE), o salário liquido é superior, visto que não existem pagamentos de empréstimos a realizar.

                                        Já a longo prazo o IE é provavelmente mais rentável, mas isso não deixa de ser uma incógnita.
                                        Curso de ET, trabalho em consultora, depois Sonae, com doutoramento e afins metido pelo meio?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                          Curso de ET, trabalho em consultora, depois Sonae, com doutoramento e afins metido pelo meio?
                                          Prontos. Tinhas que estragar o tópico

                                          Eu aqui a conter-me pa nada

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Curso de ET, trabalho em consultora, depois Sonae, com doutoramento e afins metido pelo meio?
                                            Engenharia e gestão industrial.
                                            Por motivos que me parecem óbvios não vou referir a minha entidade empregadora.
                                            Não me parece fazer muito sentido tirar um doutoramento para depois mudar de carreira. Tenho ideia que quem tira doutoramentos (em Portugal) é para trabalhar em universidades e laboratórios do estado exercendo investigação, mas posso estar enganado (pelo menos nunca conheci ninguém com doutoramento a trabalhar numa empresa privada em Portugal)...

                                            Edit: lembrei-me agora que o CEO da Ydreams tem doutoramento. Mas deve ser caso unico ;)
                                            Editado pela última vez por DarkmaN; 09 July 2010, 13:05.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                              Engenharia e gestão industrial.
                                              Por motivos que me parecem óbvios não vou referir a minha entidade empregadora.
                                              Não me parece fazer muito sentido tirar um doutoramento para depois mudar de carreira. Tenho ideia que quem tira doutoramentos (em Portugal) é para trabalhar em universidades e laboratórios do estado exercendo investigação, mas posso estar enganado (pelo menos nunca conheci ninguém com doutoramento a trabalhar numa empresa privada em Portugal)...

                                              Edit: lembrei-me agora que o CEO da Ydreams tem doutoramento. Mas deve ser caso unico ;)
                                              Já foste catado outra vez. Esquece lá isso.

                                              next...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Já foste catado outra vez. Esquece lá isso.

                                                next...
                                                Ok, não faço a menor ideia do que estás a falar, mas aparentemente isso está-te a deixar feliz. Ainda bem para ti

                                                Assim sendo, pedia-te cordialmente que te abstivesses deste tópico, visto que não estás em nada a contribuir e (falando por mim) não tenho muita paciência para discussões sem sentido. Registei-me neste forum que já acompanho à algum tempo, mas nunca tinha participado, porque neste momento encontro-me com um problema e achei que poderia haver por aqui pessoas que me poderiam ajudar, visto que há pessoas de todas as áreas por aqui. Mas visto que o teu objectivo é tudo menos contribuir para essa ajuda, pedia-te mais uma vez que te abstenhas.

                                                Obrigado!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                                  Ok, não faço a menor ideia do que estás a falar, mas aparentemente isso está-te a deixar feliz. Ainda bem para ti

                                                  Assim sendo, pedia-te cordialmente que te abstivesses deste tópico, visto que não estás em nada a contribuir e (falando por mim) não tenho muita paciência para discussões sem sentido. Registei-me neste forum que já acompanho à algum tempo, mas nunca tinha participado, porque neste momento encontro-me com um problema e achei que poderia haver por aqui pessoas que me poderiam ajudar, visto que há pessoas de todas as áreas por aqui. Mas visto que o teu objectivo é tudo menos contribuir para essa ajuda, pedia-te mais uma vez que te abstenhas.

                                                  Obrigado!
                                                  Desculpa-me mas devo ter sido das poucas pessoas q te ajudou nesse tópico. Expliquei-te como se ganha dinheiro! Quer mais?

                                                  Mas no que puder ajudar consulta esse blog que é bastante interessante:
                                                  MBA em Portugal

                                                  (Já deves conhecer certamente )

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Desculpa-me mas devo ter sido das poucas pessoas q te ajudou nesse tópico. Expliquei-te como se ganha dinheiro! Quer mais?

                                                    Mas no que puder ajudar consulta esse blog que é bastante interessante:
                                                    MBA em Portugal

                                                    (Já deves conhecer certamente )
                                                    Não me ajudaste em nada, pelo contrário, disseste uma grande contradição:

                                                    Dizes para não tirar um MBA, mas colocar antes pessoas a trabalhar para mim. Suponho que te estejas a referir a empreendedorismo. O MBA do IE é o melhor do mundo para empreendedorismo, sendo que 25% dos seus alunos abrem a sua própria empresa. Ao longo do MBA têm várias cadeiras sobre empreendedorismo, business plans e todos os alunos têm de apresentar um projecto de empreendedorismo a uma equipa de investidores no final do curso.

                                                    Depois disses mais uma vez para não tirar um MBA, porque o que é importante é o networking. O MBA vale a pena é precisamente pelo networking que se faz. No espaço de 1 ano, num MBA com 400 alunos e 80.000 alumni espalhados pelo mundo fazes mais networking do que por ti próprio sem te aventurares numa business school.

                                                    Desculpa, mas não me ajudaste em nada. Para além disso estás-me a atacar, ainda estou para descobrir porquê...

                                                    Depois o site que me mostraste está bastante desactualizado (2007) e foca-se bastante no GMAT e eu já fiz o GMAT em Abril deste ano. Mais uma vez não ajudaste...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                                      Não me ajudaste em nada, pelo contrário, disseste uma grande contradição:

                                                      Dizes para não tirar um MBA, mas colocar antes pessoas a trabalhar para mim. Suponho que te estejas a referir a empreendedorismo. O MBA do IE é o melhor do mundo para empreendedorismo, sendo que 25% dos seus alunos abrem a sua própria empresa. Ao longo do MBA têm várias cadeiras sobre empreendedorismo, business plans e todos os alunos têm de apresentar um projecto de empreendedorismo a uma equipa de investidores no final do curso.

                                                      Depois disses mais uma vez para não tirar um MBA, porque o que é importante é o networking. O MBA vale a pena é precisamente pelo networking que se faz. No espaço de 1 ano, num MBA com 400 alunos e 80.000 alumni espalhados pelo mundo fazes mais networking do que por ti próprio sem te aventurares numa business school.

                                                      Desculpa, mas não me ajudaste em nada. Para além disso estás-me a atacar, ainda estou para descobrir porquê...

                                                      Depois o site que me mostraste está bastante desactualizado (2007) e foca-se bastante no GMAT e eu já fiz o GMAT em Abril deste ano. Mais uma vez não ajudaste...
                                                      Com a onda de clones, aldrabices e histórias do arco da Velha que andam pelo Forúm, ele confundiu-te com outra personagem que também contou uma história parecida.

                                                      É uma reacção normal face aos acontecimentos e que julgo não ter sido propositada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esta caça às bruxas já enjoa....

                                                        Para o Darkman: Lê bem que o Rasec escreveu e principalmente a pergunta que ele te fez. Aí está a resposta para a tua dúvida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                          Com a onda de clones, aldrabices e histórias do arco da Velha que andam pelo Forúm, ele confundiu-te com outra personagem que também contou uma história parecida.
                                                          .
                                                          Foi mesmo. Peço desculpas aos ofendidos!
                                                          Felicidades ao autor do tópico!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Foi mesmo. Peço desculpas aos ofendidos!
                                                            Felicidades ao autor do tópico!
                                                            Sem problema. Peço também desculpas se pareci agressivo, mas foi apenas uma resposta natural ao que me pareceu ser um ataque.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X