Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As empresas continuam a fechar portas para férias de Verão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    As empresas continuam a fechar portas para férias de Verão?

    Outro dia fui a um restaurante relativamente famoso aqui da região e, surpresa, fechado para férias todo o mês... Naturalmente fui a outro mas, com esse exemplo, lembrei-me que muitas empresas ainda continuam com essa prática antiga, quiçá ultrapassada, que, do meu ponto de vista, bem que poderia ser repensada, sobretudo à luz da premente necessidade de aumentar a produtividade...

    Assim, e perante o quadro com que o país se depara, pergunto, será que as empresas que tinham “tradição” nesta prática continuam, no geral, a fechar portas durante um mês inteiro no Verão?

    Exemplos? Razões? É legítimo?

    Não seria melhor que as empresas que fecham habitualmente deixassem de fazê-lo e, em vez de fecharem, se mantivessem abertas os doze meses do ano, em regime de rotatividade, mantendo as respectivas actividades distribuídas pelos diversos empregados?

    É que não me parece aceitável considerar a hipótese de, por exemplo, uma fábrica ou uma Câmara Municipal fecharem em Agosto, tal como nunca me pareceram, pela mesma perspectiva, correctas as célebres férias judiciais”...

    O que é que pensam deste assunto?

    #2
    É um assunto um bocado complicado.

    Temos de pensar que imensas empresas são empresas familiares, onde trabalha quase todo o agregado familiar e nestes casos é complicado o marido ter ferias numa data diferente da mulher e do resto da família.
    Por vezes só o facto de um deles ir de ferias é o suficiente para emperrar o funcionamento das empresas.

    Noutros casos, existe imensa pressão por parte dos funcionários e por vezes até conflitos por causa das ferias de verão, pois todos querem ir com a família para a praia, ou tem a familiares emigrados de visita ou porque o conjugue também tem ferias nessa data.
    Claro que numa grande empresa isso é ultrapassável e secundário.

    Depois há também sectores em que o negocio é mais fraco no verão a aproveitam essa época para tirar ferias.

    Este é um assunto que não pode ser analisado na generalidade pois há muitas particularidades.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
      Outro dia fui a um restaurante relativamente famoso aqui da região e, surpresa, fechado para férias todo o mês... Naturalmente fui a outro mas, com esse exemplo, lembrei-me que muitas empresas ainda continuam com essa prática antiga, quiçá ultrapassada, que, do meu ponto de vista, bem que poderia ser repensada, sobretudo à luz da premente necessidade de aumentar a produtividade...

      Assim, e perante o quadro com que o país se depara, pergunto, será que as empresas que tinham “tradição” nesta prática continuam, no geral, a fechar portas durante um mês inteiro no Verão?

      Exemplos? Razões? É legítimo?

      Não seria melhor que as empresas que fecham habitualmente deixassem de fazê-lo e, em vez de fecharem, se mantivessem abertas os doze meses do ano, em regime de rotatividade, mantendo as respectivas actividades distribuídas pelos diversos empregados?

      É que não me parece aceitável considerar a hipótese de, por exemplo, uma fábrica ou uma Câmara Municipal fecharem em Agosto, tal como nunca me pareceram, pela mesma perspectiva, correctas as célebres férias judiciais”...

      O que é que pensam deste assunto?
      Funciona com algumas empresas que de facto nunca fecham, com outras o melhor é fechar mesmo para férias, para não haver "borradas".

      Comentário


        #4
        Acho que, erradamente, estás a exagerar.

        Primeiro, num café/restaurante que têm empregados suficientes para operar todo o ano, como conseguiam dar férias a toda a gente?
        Enquanto alguém está de férias outros estão a fazer 2 horários?
        E quem diz isso, diz todas as micro, pequenas e algumas médias empresas.

        Depois tem outro factor, que dependendo do cliente tipo pode não fazer sentido ficarem todo o ano abertos. Ou mesmo estratégicos (estar de férias e quando voltam, estão renovados em alguma coisa).

        etc, etc.


        Ou seja, o patrão/administrador é que tem de verificar se vale a pena fechar ou não ou em que moldes ocorrem as férias.

        Comentário


          #5
          foram rápidos a dar respostas

          Comentário


            #6
            Boas,

            Eu posso falar por mim. Uma das minhas lojas (centro de cópias) fica numa rua, em frente a 3 escolas. Durante esse periodo de férias, aproveito para fechar duas semanas no mês de Agosto, pois o movimento é de cerca de -90%, mas as despesas em electricidade, acabam por se manter. Acabo por aproveitar para dar ferias a alguns dos funcionarios, uma vez que as outras lojas, por serem mais centrais, não fecham.

            Abraço

            Comentário


              #7
              A empresa onde trabalho fecha 15 dias em Agosto mas existe sempre alguém disponível caso seja necessário.

              Conforme já foi referido, existem muitos factores que influenciam esta opção, portanto, cabe à administração analisar se deve/pode fechar portas e quais as consequências desse encerramento.

              Comentário


                #8
                Eu dou o exemplo dos meus pais que têm um pequeno (pequenino mesmo!!! ) restaurante. A única hipótese de eles tirarem férias é mesmo fechando. Porque também têm direito ao descanso, digamos assim. Outra razão é que como a maior parte dos clientes habituais está de férias, o negócio não é tão forte quanto se poderia pensar. No entanto, eles não fecham o mês todo.

                E depois é como já foi referido, a velha questão de quererem ir para a praia, estar com a família que está emigrada...

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Depois há é o reverso da medalha! Eu pessoalmente, não tenho interesse nenhum em tirar férias em agosto, e acabo por ser obrigado porque a empresa fecha. Por outro lado, no ano passado, como a empresa fechou, e tinhamos uma série de obras ao mesmo tempo, acabei por não gozar férias nenhumas de qualidade, pois o telemovel estava sempre a tocar.

                  Comentário


                    #10
                    Idem, ibidem...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                      Depois há é o reverso da medalha! Eu pessoalmente, não tenho interesse nenhum em tirar férias em agosto, e acabo por ser obrigado porque a empresa fecha. Por outro lado, no ano passado, como a empresa fechou, e tinhamos uma série de obras ao mesmo tempo, acabei por não gozar férias nenhumas de qualidade, pois o telemovel estava sempre a tocar.
                      Aqui está uma vantagem, para a empresa. Tem toda a gente a tirar férias ao mesmo tempo e isso permite outro planeamento.
                      Depois há fábricas especificas que param duas semanas para manutenção como são o caso das fábricas do papel.

                      Comentário


                        #12
                        Nos casos que compensa simplesmente fechar a empresa mais vale faze-lo.

                        Comentário


                          #13
                          Compensa, para quem?... As empresas não estão separadas do país, nem da sua economia...

                          Comentário


                            #14
                            Penso que muitas empresas fecham e isso faz sentido. Imaginem uma papelaria situada junto a uma zona escolar, uma pastelaria situada numa zona residencial. Há um período morto, sem dúvida.

                            Morei numa praça com dois cafés. Sempre fecharam quinze dias cada, desencontrados. Os clientes tiveram sempre serviço e as pessoas puderam descansar.

                            Nas empresas de consultadoria, estudos e projectos faz sentido fechar em Agosto, pois nesse mês nada se passa. Eu sempre gostei de trabalhar em Agosto e de fazer férias um pouco desencontrado. Acabei por desistir, pois acabava por ficar parado, já que não tinha interlocutores.

                            Comentário


                              #15
                              Eu não ponho o direito ao descanso, às férias, das pessoas em questão. O que eu refiro é que as empresas não devem poder fechar, pelo menos um mês inteiro!...

                              As pessoas devem poder descansar. Ponto. Mas, os serviços têm, devem, continuar a funcionar, ininterruptamente, ou perto disso, sobretudo nesta fase que o país, o mundo, atravessa!...

                              Comentário


                                #16
                                Pior ainda é os infantário que fecham o mês todo de Agosto. O que é que os pais fazem aos filhos???????

                                O infantário da minha filha fecha 15 dias em Agosto, além disso ainda fecham todas as pontes do ano...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                  Pior ainda é os infantário que fecham o mês todo de Agosto. O que é que os pais fazem aos filhos???????

                                  O infantário da minha filha fecha 15 dias em Agosto, além disso ainda fecham todas as pontes do ano...
                                  Simples... Muda para um que não feche. Há vários.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    Outro dia fui a um restaurante relativamente famoso aqui da região e, surpresa, fechado para férias todo o mês... Naturalmente fui a outro mas, com esse exemplo, lembrei-me que muitas empresas ainda continuam com essa prática antiga, quiçá ultrapassada, que, do meu ponto de vista, bem que poderia ser repensada, sobretudo à luz da premente necessidade de aumentar a produtividade...

                                    Assim, e perante o quadro com que o país se depara, pergunto, será que as empresas que tinham “tradição” nesta prática continuam, no geral, a fechar portas durante um mês inteiro no Verão?

                                    Exemplos? Razões? É legítimo?

                                    Não seria melhor que as empresas que fecham habitualmente deixassem de fazê-lo e, em vez de fecharem, se mantivessem abertas os doze meses do ano, em regime de rotatividade, mantendo as respectivas actividades distribuídas pelos diversos empregados?

                                    É que não me parece aceitável considerar a hipótese de, por exemplo, uma fábrica ou uma Câmara Municipal fecharem em Agosto, tal como nunca me pareceram, pela mesma perspectiva, correctas as célebres férias judiciais”...

                                    O que é que pensam deste assunto?
                                    eu penso que o restaurante secalhar tava fechado para almoço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Compensa, para quem?... As empresas não estão separadas do país, nem da sua economia...
                                      Para as empresas que compensam.

                                      Dou-te o exemplo desta empresa Herculano eles param sempre no verão para ferias e fazem-no porque é mais vantajoso do que dar ferias ás "pinguinhas" aos empregados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                        Compensa, para quem?... As empresas não estão separadas do país, nem da sua economia...
                                        Olha, eu costumo ir a um restaurante almoçar. Entre o dia 1 e o dia 13 de Agosto, era uma alegria (para os clientes). Mesas com fartura, pouca gente, um sossego.

                                        Segundo nos disse o dono, ia fechar na segunda quinzena de Agosto, pois havia um decréscimo muito grande de clientela nesta altura do ano e não compensava.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este assunto não é linear, depende de muitos factores.

                                          Por exemplo, o barbeiro onde costumo ir, decidiu tirar férias e colocou um familiar (o pai) a substitui-lo (porque este já tinha sido barbeiro...mas dos maus) e a experiência não foi das melhores, tanto comigo como com outras pessoas... isso resulta em que? Quando o dono estiver de férias não vou lá

                                          Isto é um exemplo e um caso, haverá outros onde fará sentido ir rodando para manter a funcionar sempre! Uma coisa é certa - uma empresa vive para facturar!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu gosto bastante de trabalhar em Agosto mas sejamos sinceros, Agosto serve para colocar o trabalho em dia e a um ritmo muito confortável. A maior parte das pessoas está de férias, a actividade económica estagna, é quase impossível fazer o trabalho andar a bom ritmo porque tem que ser aprovado pelo director x que está de férias, ou tem que ser discutido numa reunião em que metade das pessoas está de férias, etc...

                                            E depois há sectores em que é obviamente impossível manter a produção com um esquema de férias avulso. Em linhas de produção industrial então é praticamente impossível garantir férias nesse esquema porque um sector está normalmente dependente do anterior e esse do anterior, etc... A solução era duplicar o número de pessoas afectas a cada tarefa, mas isso ia obviamente exponenciar os custos de produção, criar um subaproveitamento dos recursos durante o resto do ano e provavelmente tornar a empresa inviável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              As unicas empresas para as quais pode fazer algum sentido encerrar são as industriais.

                                              Como Portugal é maioritáriamente um país de serviços não faz sentido nenhum. Cabe ás euipas de gestão arranjar uma forma harmonizar as férias do pessoal com a actividade da empresa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho que as empresas têm é que avaliar o custo/benefício de ambas as opções e decidir com base nessa avaliação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                  Simples... Muda para um que não feche. Há vários.
                                                  Tudo o que seja IPSS aqui na minha zona fecha o mês todo de agosto, para entrar numa IPSS precisas de uma cunha.. ou então ficas na lista de espera para sempre.

                                                  Os privados que seja perto de casa também fecham quase todos, e os que não fecham tem condições muito mazinhas.. (sobrelotação, vivendas velhas/adaptadas cheias de humidade)

                                                  Não é tão fácil ...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                    Tudo o que seja IPSS aqui na minha zona fecha o mês todo de agosto, para entrar numa IPSS precisas de uma cunha.. ou então ficas na lista de espera para sempre.

                                                    Os privados que seja perto de casa também fecham quase todos, e os que não fecham tem condições muito mazinhas.. (sobrelotação, vivendas velhas/adaptadas cheias de humidade)

                                                    Não é tão fácil ...
                                                    É tentar tirar férias na altura em que o infantário fecha.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                      Pior ainda é os infantário que fecham o mês todo de Agosto. O que é que os pais fazem aos filhos???????

                                                      O infantário da minha filha fecha 15 dias em Agosto, além disso ainda fecham todas as pontes do ano...
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      É tentar tirar férias na altura em que o infantário fecha.
                                                      Por isso é que tens tanto pessoal de férias em Agosto

                                                      Creio que depende do tipo de negócio, onde está inserido, dimensão, etc.
                                                      Os restaurantes/cafés são bons exemplos, aqui na rua onde trabalho, tenho 3 fechados. São pequenos, onde trabalha família e mais um ou outra pessoa, ia ser díficil arranjar pessoal para rodar (e de confiança), nota-se claramente um decréscimo substancial de clientela. Mesmo os que ficam abertos, não ficam mais cheios por este fecharem...

                                                      É uma questão de ponderar os prós e contra.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois é tentar, este ano conseguimos os 2 tirar férias na segunda quinzena de Agosto... e para o ano não sei. Há mais colegas que gostam/precisam tirar férias em Agosto..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                                          As unicas empresas para as quais pode fazer algum sentido encerrar são as industriais.
                                                          Porque?

                                                          Por exemplo já aconteceu ter ficado com umas obra em casa "parada" porque faltava um ou outro material devido á fábrica estar fechada o mês todo de Agosto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                            Pois é tentar, este ano conseguimos os 2 tirar férias na segunda quinzena de Agosto... e para o ano não sei. Há mais colegas que gostam/precisam tirar férias em Agosto..
                                                            À medida que a idade avança também surgem mais actividades para as crianças. Tudo depende da capacidade financeira dos pais. Há ateliers de férias, campos de férias, ocupação de tempos livres e até infantários que não fecham que têm programas e actividades específicos para receber temporariamente crianças que pertençam a outros infantários que fecham para férias.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X