Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lojas em Portugal - é verdade que os chineses têm regalias?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Lojas em Portugal - é verdade que os chineses têm regalias?

    Após dois anos a trabalhar em Angola, regressei ao rectângulo natal. Nesta fase, em vez de aproveitar o currículo à procura de emprego, eu e a minha mulher decidimos arranjar uma "carga de trabalhos", e em breve criaremos a nossa empresa, no sector do comércio e serviços.

    Optámos pelo regime de franchising, avaliámos áreas de actividade e diversos masters, escolhendo o que nos parecia ter a estrutura melhor planeada e com a máquina mais oleada. Nesta fase, estamos à procura do estabelecimento, tentando encontrar a melhor localização pela menor renda, como é óbvio. É um desafio que por vezes é entusiasmante, outras nem tanto, mas já sabemos que isto de ser empresário não é pêra doce como algumas pessoas pensam... e esta é apenas uma das facetas. Adiante.

    Enquanto pessoas singulares já nos tínhamos apercebido da quantidade de lojas chinesas que se multiplicam um pouco por todo o lado. Agora estamos a aperceber-nos que, frequentemente, estão nos locais mais atractivos, que normalmente têm rendas de milhares de euros. Isto levou-me a desabafar, no meu facebook, que me fazia confusão como é que parece ser mais fácil a uma loja chinesa suportar os custos do que a um pequeno empresário português. Recebi várias respostas mencionando rumores de regalias para as lojas chinesas, que também já me tinham chegado aos ouvidos. Pelo meio, também houve quem me tenha mimado com uma boca que os empresários portugueses têm um nível de vida que não condiz com os rendimentos declarados, e que o meu desabafo é racista.

    Não é que vá perder o sono com esta possível injustiça sócio-económica, até porque tenho mais com que me preocupar e eles não serão meus concorrentes directos (a não ser que comecem a vender cópias de má qualidade dos produtos que terei), mas queria arrumar este assunto com factos concretos. Afinal as lojas chinesas têm mesmo benefícios? De que género? Redução/isenção de impostos durante um determinado prazo (5 anos)?
    Editado pela última vez por RAD; 10 July 2010, 11:38.

    #2
    Muitas lojas chinesas tem apoios do governo chinês para venderem os seus produtos pelo mundo.
    Outros tem "padrinhos" que precisam gastar dinheiro e aproveitam este tipo de comercio para isso.
    Muitos outros também tem á partida uma margem de lucro de 21% garantida.

    Comentário


      #3
      Tenho ideia que não pagam impostos nos primeiros 5 anos...depois vão mudando de nome...

      Comentário


        #4
        Tanto quanto sei não têm nenhum tipo de apoio que não esteja disponível para os outros...

        Agora, têm é uma comunidade implantada em Portugal que os ajuda muito. Problemas como a instalação de uma loja, a escolha de fornecedores, definição de preços, etc.. etc.. não se colocam porque aquilo no fundo funciona quase como se fosse um franchising. Quando é na instalação das lojas os materiais são quase todos standardizados (se repararem as prateleiras são quase sempre iguais), e a mão de obra é de graça porque eles se ajudam uns aos outros.. E como o fornecimento é feito por outras empresas propriedade de chineses sem muitos intermediários, pelo que os preços são baixos à origem e tenho ideia que os primeiros stocks são lá colocados em condições financeiras "de amigo"..

        Isto faz a diferença entre começar um negocio logo com uma divida grande à banca.. Ou começar apenas preocupado em gerar dinheiro para pagar a renda e dar lucro..



        E já agora digo-te.. Tenho lidado com alguns a nível profissional e a ideia geral que tenho é que são pessoas extremamente honestas, simpáticas e leais nos negócios. Além de que não se metem com ninguém, nem andam a assaltar ninguém...

        Sinceramente eu não percebo a celeuma de algumas pessoas com as lojas dos chineses.. É um modelo de negocio um pouco diferente do modelo seguido pelo comercio tradicional em Portugal, mas se têm sucesso, isso só prova que eles oferecem o que muita gente quer, ao preço que muitas pessoas podem pagar. No fundo os empresários Portugueses andavam a dormir e perderam durante décadas oportunidades de negocio, já que para fazer o que eles fazem não é preciso conhecimentos de física quântica, basta organização...

        Comentário


          #5
          Que eu tenha conhecimento não existe qualquer isenção especial para os chineses.

          O seu modus operandi é que é diferente, eles são uma comunidade fechada, ajudam-se e exploram-se entre a sua comunidade.

          Normalmente funciona assim: 1 chinês vem da china para uma grande capital europeia (ou do mundo), monta a sua loja, depois traz o primo para uma 2ª loja e depois outro primo para uma 3ª e por aí em diante (quando acabam os primos vêm os tios, amigos a China é muito grande ), após ter capacidade financeira abre um armazém de distribuição que vende a outros chineses e portugueses, os primos, tios e amigos passados alguns anos a amealhar compram-lhes o negócio (como qualquer chinês almeja ser sempre o Patrão) e o 1º chinês fica com uma rede de distribuição montada sem os custos que teve inicialmente. Redes estas que fazem inveja a muitas cadeias de lojas, embora passem completamente despercebidas a toda a gente.

          Uma especie de franchising Chinês.

          A questão das rendas é igual em todos os negócios chineses ou não, quanto melhor localizadas mais caras, mas compensa pelo volume de vendas.

          Como chineses têm um conhecimento e acesso facilitado às fábricas e distribuidores na china.

          A margem de lucro deles é muito elevada, produtos que saem da china por 0,20€ são vendidos nas lojas cá por 1,50€ e mais. E por vezes ainda os produtos vêm sub-facturados da china para pagar menos impostos aduaneiros, etc... Mas mesmo assim existe a ideia nas pessoas que no chinês é que é barato, quando na verdade nem sempre isso acontece.

          Depois têm horários de centro comercial, das 09 às 21h sem interrupção.

          Um chinês que faça uma caixa diária de 700€, 500€ é lucro

          Comentário


            #6
            Tambem tenho essa ideia de eles serem muito honestos, pelo menos na negociação de compra de carros são....!!! Negociam muito mas são honestos...e se vendes um carro a um e eles gostam de ti, a familia toda vêm comprar apenas a ti tambem.

            O que custa nas negociações é que muitas vezes eles não nos percebem bem e nós não os percebemos tambem o que por vezes pode originar confusões. Pagam tudo a dinheiro...a vista.

            Comentário


              #7
              Básicamente é isto...

              ...têm é uma comunidade implantada em Portugal que os ajuda muito (eu acrescento, onde quer que eles passem). Problemas como a instalação de uma loja, a escolha de fornecedores, definição de preços, etc.. etc.. não se colocam porque aquilo no fundo funciona quase como se fosse um franchising.
              o fornecimento é feito por outras empresas propriedade de chineses sem muitos intermediários, pelo que os preços são baixos à origem e tenho ideia que os primeiros stocks são lá colocados em condições financeiras "de amigo"..
              Quem já andou um bocadinho pelo mundo vê que o meio como abrem negócios do género pelo mundo inteiro é sempre o mesmo. Aquilo funciona maioritáriamente a nível familiar (mão-de-obra e financiamento), as margens de lucro são altas (quanto aos poucos intermediários não sei, mas os custos de produção são baixissimos), gastos tentam cortá-los ao máximo e voíla, parecem cogumelos. Em Portugal tenho notado algo que nunca vi noutros países, algums lojas terem empregados não chineses (brasileiros e portugueses)! Isso realmente tem-me espantado, mas desconfio que isso só acontece porque a comunidade chinesa em Portugal ainda não tem a expressividade que tem no Canadá por exemplo ou para servir de "tradutor" em casos mais complexos...

              Resumindo, para eles abrir um negócio é facilitado por serem unidos e cooperantes uns com os outros. Nós vemos as coisas de uma forma muito competitiva a nível de preços, não optamos por parcerias/cooperação, e não conseguimos competir a nivel de custos com os chineses... Tem que ser pela qualidade ou diferenciação de produto/serviço...
              Editado pela última vez por Dannymad; 10 July 2010, 12:59.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jmf
                ...
                Depois têm horários de centro comercial, das 09 às 21h sem interrupção...
                Compara isto com o que acontece na baixa de Lisboa as 7 horas em ponto já expulsaram os clientes e estão a trancar as lojas..

                Originalmente Colocado por jmf
                A margem de lucro deles é muito elevada, produtos que saem da china por 0,20€ são vendidos nas lojas cá por 1,50€ e mais. E por vezes ainda os produtos vêm sub-facturados da china para pagar menos impostos aduaneiros, etc...
                Não percebi o que é elevado a margem ou o lucro?
                Quanto aos custos não te esqueças do transitário, dos transportadoreS, da alfandega, do despachante, mas no final vai tudo acabar num preço extremamente simpático para eles.
                E eles quando importam juntam-se em alguns casos chegam a ser aos navios completos para uma carrada de lojas não é uma misera palete para uma loja,um volume para outra, um contentor para outra... o que acaba por sair muito mais mas muito mais barato em tudo que trabalhar individualmente.

                Comentário


                  #9
                  aqui onde moro em inglaterra não há "lojas dos chineses". restaurantes há muitos, mas lojas cheias de tralha como há em portugal não existem...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                    Compara isto com o que acontece na baixa de Lisboa as 7 horas em ponto já expulsaram os clientes e estão a trancar as lojas..
                    aqui as lojas fecham às 4 ou 5 da tarde eu para ir às compras só mesmo ao fim de semana ou à hora do almoço

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pelas vossas respostas.

                      E no que diz respeito à facturação/licenças? Como sabemos, os comerciantes nacionais em determinados ramos de actividade (mercados, vendas ambulantes) pagam uma licença fixa, não têm de declarar vendas nem pagar a respectiva percentagem. Por outro lado, infelizmente há estabelecimentos, mesmo de gerência portuguesa, onde pedir factura é um filme. E nas lojas chinesas?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                        Obrigado pelas vossas respostas.

                        E no que diz respeito à facturação/licenças? Como sabemos, os comerciantes nacionais em determinados ramos de actividade (mercados, vendas ambulantes) pagam uma licença fixa, não têm de declarar vendas nem pagar a respectiva percentagem. Por outro lado, infelizmente há estabelecimentos, mesmo de gerência portuguesa, onde pedir factura é um filme. E nas lojas chinesas?
                        As lojas chinesas têm de obedecer às mesmas leis das lojas detidas por portugueses.

                        Comentário


                          #13
                          em relação aos empregados portugueses, eu soube de uma loja onde uma moça ganhava 400€ (nem o salário mínimo!) e o patrao não descontava para a segurança social e quase não tinha folgas. a moça teve que aguentar, pois o dinheiro fazia-lhe falta, senão vinha outra e ficava com o lugar dela. não sei se é uma situação pontual ou não. tenho-os visto em AUDI A8 3.0TDI e BMW série 7, pelo menos na minha zona.

                          estão a trabalhar numa antiga oficina da ford quase noite e dia para montarem não um grande armazém, mas sim um shopping, com restaurantes e tudo. e o dono já tem dois armazéns de venda ao público. vai pagar de renda 25000€ por mês durante o 1º ano e depois 50000€ a partir daí!!!

                          quanto ao pagarem em dinheiro, quase sempre é verdade. andam com milhares de euros no bolso.

                          também sei de quem use a roupa que tem em exposição, com a etiqueta para dentro e no final do dia vá lá pê-la à venda para o dia seguinte. estes chineses são tramados!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            As lojas chinesas têm de obedecer às mesmas leis das lojas detidas por portugueses.
                            Ok.

                            Mas sabemos bem que, entre os portugueses, há determinados negócios em que se cumpre mais do que noutros. Exemplo: (quase) nenhum cliente pede factura de um café e um pastel de nata, o que permite receber dinheiro com a caixa aberta (não quer dizer que todos o façam); mas ninguém compra nada numa loja de informática sem o recibo de venda a dinheiro.
                            Editado pela última vez por RAD; 10 July 2010, 15:07.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                              aqui onde moro em inglaterra não há "lojas dos chineses". restaurantes há muitos, mas lojas cheias de tralha como há em portugal não existem...
                              Poundland, Pound stretcher, etc...o que não faltam são lojas com tralha

                              Comentário


                                #16
                                Eu compro por vezes contentores directamente na China (salvo erro em Ningbao via Hong-Kong) eles são pessoas correctas de negociar, assumem a palavras mas é sempre com dinheiro À vista, o contentor só é carregado com o dinheiro na mão. Ultimamente temos recebido os contentores via Roterdão com a Shenker, também aí o selo do contentor apenas é quebrado com guito à vista. E os preços de compra são irreais, o que custa 1,5 ou 2 euros na loja vem a meia dúzia de cêntimos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                  Compara isto com o que acontece na baixa de Lisboa as 7 horas em ponto já expulsaram os clientes e estão a trancar as lojas..


                                  Não percebi o que é elevado a margem ou o lucro?
                                  Quanto aos custos não te esqueças do transitário, dos transportadoreS, da alfandega, do despachante, mas no final vai tudo acabar num preço extremamente simpático para eles.
                                  E eles quando importam juntam-se em alguns casos chegam a ser aos navios completos para uma carrada de lojas não é uma misera palete para uma loja,um volume para outra, um contentor para outra... o que acaba por sair muito mais mas muito mais barato em tudo que trabalhar individualmente.
                                  Margem de lucro de 300,400,500 e 1000% são margens brutais. Isto para um chinês que já importe directamente. Um chinês que compra noutro chinês tem margens de 150 a 200% que também já é bem bom.

                                  Sim um chinês que tem uma loja, normalmente compra a outros não manda vir uma palete, mas assim que tem mais algumas lojas, monta logo o seu armazém e manda vir directamente.

                                  Quanto ao transporte um contentor de 40 pés cheio da tralha, o transporte fica tuta e meia a cada artigo, na alfandega pagam 16% sobre o valor do artigo. Se o artigo vier sub-facturado um artigo que custou 0,20€ mas que na factura conste 0,10€ pagará qualquer coisa parcida como 0,016€ cada artigo.

                                  Originalmente Colocado por sergiom Ver Post
                                  Eu compro por vezes contentores directamente na China (salvo erro em Ningbao via Hong-Kong) eles são pessoas correctas de negociar, assumem a palavras mas é sempre com dinheiro À vista, o contentor só é carregado com o dinheiro na mão. Ultimamente temos recebido os contentores via Roterdão com a Shenker, também aí o selo do contentor apenas é quebrado com guito à vista. E os preços de compra são irreais, o que custa 1,5 ou 2 euros na loja vem a meia dúzia de cêntimos.
                                  É verdade.
                                  Editado pela última vez por jmf; 10 July 2010, 16:15.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ouvi dizer q é o governo deles q paga as rendas deles.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      As lojas chinesas têm de obedecer às mesmas leis das lojas detidas por portugueses.
                                      Têm mas não obedecem.
                                      Experimenta pedir uma factura a um chinês, nem sabem o que isso é.
                                      Basta ver os talões de compra em que não mencionam o nome do artigo vendido, dizem apenas "Diversos", e garantias é mentira!

                                      Enfim...

                                      Comentário


                                        #20
                                        E por falar em lojas chinocas eu quando vou ao Porto e chego a S.bento de comboio

                                        principalmente na zona de S.catarina, Aliados , e Batalha...

                                        basta subir as ruas e é velas as lojas chinesas umas a seguir as outras, ate chega ao cumulo de ter varias na mesma rua e mais e ate umas a frente das outras e assim sucessivamente... LoL

                                        realmente tem-se notado uma proliferação deste tipo de comerçio importado por toda a parte talvez devido a "crise" pareçe que as pessoas não tem dinheiro e por isso preferem frequentar estes espaços...

                                        e penso que com isto ate os feirantes ficaram com muito prejuizo ...
                                        Editado pela última vez por miguelGTI; 11 July 2010, 03:33.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu não compro nada em lojas de chinocas, é muito raro.
                                          Nada têm qualidade nenhuma.

                                          Tenho um amigo português que trabalhou para uns e diz que é horrível, são super desconfiados e pagavam pessimamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em princípio as lojas dos chineses têm que cumprir exacatmente as mesmas obrigações que os demais. Se o cumprem ou não é uma questão de fiscalização.

                                            Pessoalmente procuro evitar produtos chineses, e não é por uma questão de qualidade ou discriminação é porque me parece uma pulhice estar a exigir de empresas europeias uma quantidade infindável de obrigações relacionadas com condições de produção e depois permitir que entrem em solo europeu produtos produzidos sabe-se lá como.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Poundland, Pound stretcher, etc...o que não faltam são lojas com tralha
                                              mas não são dos chineses. e digamos que a poundland é um bocadinho diferente das lojas dos chineses em portugal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                Têm mas não obedecem.
                                                Experimenta pedir uma factura a um chinês, nem sabem o que isso é.
                                                Basta ver os talões de compra em que não mencionam o nome do artigo vendido, dizem apenas "Diversos", e garantias é mentira!

                                                Enfim...
                                                E os portugueses obedecem?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  E os portugueses obedecem?
                                                  Uns sim, outros possívelmente não.

                                                  Depende onde fores comprar, eu cá prefiro ir as grandes superficies até porque prefiro pagar 2 ou 3 euros a mais e ter material de boa qualidade para além de me darem garantia com factura passada. Simples.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                    Uns sim, outros possívelmente não.

                                                    Depende onde fores comprar, eu cá prefiro ir as grandes superficies até porque prefiro pagar 2 ou 3 euros a mais e ter material de boa qualidade para além de me darem garantia com factura passada. Simples.
                                                    A quem é que achas que as grandes superfícies compram?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                                      A quem é que achas que as grandes superfícies compram?
                                                      Muito material vem da china pois e daí? Tudo o que é fabricado na china é marca chinesa?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                        Tenho ideia que não pagam impostos nos primeiros 5 anos...depois vão mudando de nome...
                                                        É isto que tenho ouvido também vezes sem conta.


                                                        É verdade?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                          É isto que tenho ouvido também vezes sem conta.


                                                          É verdade?
                                                          Parece que sim pelo menos a julgar pelo numero cada vez mais crescente de lojas chinesas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zerorpm Ver Post
                                                            A quem é que achas que as grandes superfícies compram?
                                                            Infelizmente é verdade. E os primeiros a apostar em grande parece que foi o grupo Auchan, e não apenas com aquelas tretas de 1€.
                                                            Daí que cada vez mais me afasto dos seus estabelecimentos.

                                                            Infelizmente tb é cada vez mais difícil fugir ao lixo xinês. O que ainda se aceita, são as bugigangas a 1€ que só compra quem quer. Mais grave é ir a uma grande superficie, comprar algo ao mesmo preço que sempre custou, e depois descobrir que tal item passou a ser produzido na China, com evidentes decréscimos na qualidade. Isto acontece sobretudo com material eléctrico.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X