Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Requerer a reforma (pensão) de França, quais os procedimentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Requerer a reforma (pensão) de França, quais os procedimentos

    O meu pai trabalhou cerca de 10 anos em França nos anos 70 e 80, com os devidos descontos para o que deve ser o equivalente à nossa segurança social.
    Esteve em França, como creio ser claro, como emigrante, sendo que regressou a Portugal há muitos anos (após o período que referi).

    Ele está prestes a fazer os 60 anos que é, salvo erro, a idade legal para a reforma em França.

    Por essa razão gostaria de saber:
    1) sendo os 60 anos a idade legal para a reforma em França, ele está apto a requerê-la?
    2) quais são os procedimentos a tomar para solicitar a reforma?

    Se houver por aqui alguém que já tenha passado por esta situação ou que tenha conhecimento de causa sobre este assunto, agradeço toda a ajuda que possam disponibilizar.

    #2
    procura por requerer retraite, deves encontrar alguma coisa útil.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
      procura por requerer retraite, deves encontrar alguma coisa útil.
      Com esses termos de pesquisa só se for em algum site em francês de alcochete .
      Já andei às voltas em sites oficiais franceses, embora não com muito sucesso. Tratando-se de um processo que certamente muitos portugueses já realizaram, estou na expectativa que alguém na vastidão deste fórum tenha conhecimento de causa sobre o mesmo.

      Comentário


        #4
        Vê se consegues alguma informação por aqui:

        REFORMA / POINTS RETRAITE

        Comentário


          #5
          Hanhart, obrigado pela dica, é um ponto de partida!

          Após uma leitura rápida da mensagem nesse fórum, fiquei com a ideia que, não obstante o facto de a reforma em França ser concedida aos 60 anos, os outrora emigrantes portugueses só a podem requerer ao 65 (limite da reforma português). Será assim?

          EDIT: agora que reli o tópico parece-me que a pessoa que lá colocou a questão quer o contrário: está em França e quer acumular LÁ o período de descontos que fez quando trabalhou em Portugal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nfh Ver Post
            Hanhart, obrigado pela dica, é um ponto de partida!

            Após uma leitura rápida da mensagem nesse fórum, fiquei com a ideia que, não obstante o facto de a reforma em França ser concedida aos 60 anos, os outrora emigrantes portugueses só a podem requerer ao 65 (limite da reforma português). Será assim?

            EDIT: agora que reli o tópico parece-me que a pessoa que lá colocou a questão quer o contrário: está em França e quer acumular LÁ o período de descontos que fez quando trabalhou em Portugal.
            Agora também fiquei um bocado baralhado penso que o melhor será sempre teres como primeira porta a bater, a Segurança Social de Portugal À partida deve ser o local onde te informarão melhor (ou talvez não)

            Vê isto:

            http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.02.02

            Comentário


              #7
              Tenho um familiar em situação semelhante.

              Fará 65 anos em Setembro p.f., altura em que espera começar a receber a reforma.

              Lamento não saber pormenores sobre o assunto para os poder partilhar aqui.

              Comentário


                #8
                fui à pouco tempo à seg. social e vi por lá alguns cartazes sobre este assunto, se calhar já dá para tratar as coisas pela nossa seg. social.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                  O meu pai trabalhou cerca de 10 anos em França nos anos 70 e 80, com os devidos descontos para o que deve ser o equivalente à nossa segurança social.
                  Esteve em França, como creio ser claro, como emigrante, sendo que regressou a Portugal há muitos anos (após o período que referi).

                  Ele está prestes a fazer os 60 anos que é, salvo erro, a idade legal para a reforma em França.

                  Por essa razão gostaria de saber:
                  1) sendo os 60 anos a idade legal para a reforma em França, ele está apto a requerê-la?
                  2) quais são os procedimentos a tomar para solicitar a reforma?

                  Se houver por aqui alguém que já tenha passado por esta situação ou que tenha conhecimento de causa sobre este assunto, agradeço toda a ajuda que possam disponibilizar.

                  60 anos se tivesse os descontos todos, ou seja 42 anos de cotizações, assim sendo so terà direito aos 65 anos ao que tem direito.

                  Comentário


                    #10
                    Segundo sei, se meteres os papeis pela segurança social portuguesa, o estado português fica com uma grande quantia de dinheiro. Vale a pena ir a França tratar disso... foi assim que uns familiares meus fizeram.

                    Comentário


                      #11
                      O meu pai tem 63 anos e, em solteiro, trabalhou em França por ca. de 1 ano e meio.

                      Sei que ele começou a tratar desse processo há uns 2-3 anos atrás e há poucos meses começou a receber uma pequena pensão de lá.

                      Foi algo que deu um pouco de trabalho, mas sei que ele recorreu a uma agência documental qualquer, lá para os lados de Pombal. Se quiseres, posso perguntar-lhe que agência foi essa!

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X