Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a importância das religiões na sociedade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Qual a importância das religiões na sociedade?

    Qual o real valor dela própria?

    Será pela sua existência de um incutir de valores?

    Terá isso beneficios que possamos aplicar na nossa vida?

    O seu trabalho é meritório?

    A sua não existencia seria mais benéfico a todos nós?

    Será esta a real causa dos maiores males presentes nela própria?

    Não será a fé superior à religião, teremos de seguir uma para professar aquilo que acreditemos ou não?

    Que beneficios e maleficios trouxe a toda a nossa humanidade?

    O que nos importa a religião?...

    #2
    YouTube - Patton Oswalt - Sky Cake

    Comentário


      #3
      Até agora, os malefícios foram muito superiores aos benefícios.

      A religião tem servido apenas para atrasar a evolução da civilização.

      Comentário


        #4
        Infelizmente demasiada...

        Cresci e fui educado no seio da religião católica, mas assim que comecei a pensar por mim afastei-me definitivamente.

        A minha crença é apenas praticar o bem e ajudar o próximo.
        Editado pela última vez por kortese; 14 July 2010, 16:40.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Até agora, os malefícios foram muito superiores aos benefícios.

          A religião tem servido apenas para atrasar a evolução da civilização.
          Então passariamos melhor sem elas?...

          Comentário


            #6
            A religião católica fomentou e ampliou muitos dos nossos problemas. Sofremos horrivelmente com a inquisição que durou duzentos e setenta anos e levou à fuga de pessoas válidas e criativas e de capitais. A igreja sempre foi uma aliada do estado novo, ajudando a que o nosso país se atrasasse muito relativamente ao resto da Europa.

            A religião católica gosta de pessoas dissimuladas e obedientes (não estou a chamar isso aos católicos; estou apenas a dizer que a igreja gosta disso). A igreja católica sempre achou que a instrução é perigosa, pois põe as pessoas a pensar.

            Comentário


              #7
              O Horror das Religiões e Seitas na História

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                Então passariamos melhor sem elas?...
                Mas há duvidas?!?

                Comentário


                  #9
                  Eu não sou crente, mas aceito perfeitamente que as outras pessoas o sejam. Acho é que, no caso dos católicos, a religião não é enriquecedora para as pessoas. Digo isto porque sinto que uns quantos familiares meus se tornaram, por influência da religião, conservadores e pouco ambiciosos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Troglodita Ver Post
                    Eu não sou crente, mas aceito perfeitamente que as outras pessoas o sejam. Acho é que, no caso dos católicos, a religião não é enriquecedora para as pessoas. Digo isto porque sinto que uns quantos familiares meus se tornaram, por influência da religião, conservadores e pouco ambiciosos.
                    O conservadorismo é uma coisa, a ambição acho que não tem muito a ver com a religião.

                    Relativamente ao tópico:

                    Qual o real valor dela própria?
                    Apoio para os crentes.

                    Será pela sua existência de um incutir de valores?
                    Não percebi muito bem a pergunta, mas a religiões incutem valores e regras aos seus crentes, é inerente ao conceito de religião.

                    Terá isso beneficios que possamos aplicar na nossa vida?
                    Tem benefícios.

                    O seu trabalho é meritório?

                    No geral é.

                    A sua não existencia seria mais benéfico a todos nós?
                    Aqui entramos no campo das suposições.

                    Será esta a real causa dos maiores males presentes nela própria?

                    Não.

                    Não será a fé superior à religião, teremos de seguir uma para professar aquilo que acreditemos ou não?

                    A fé é outro conceito inerente à religião.

                    Que beneficios e maleficios trouxe a toda a nossa humanidade?

                    Tudo tem os seus prós e contras, a religião não é excepção.

                    O que nos importa a religião?...

                    A mim? Nada.

                    Comentário


                      #11
                      A religião é importante para alguns.
                      A meu ver, a religião desde que não seja praticada de forma extremista, mas sim de uma forma equilibrada é uma forma de incutir valores morais aos nossos jovens e não só.
                      Se formos a ver, alguns princípios católicos são bons, outros que são totalmente ultrapassados e sem cabimento algum. Culpa disso, não será da religião, mas das pessoas que "comandam" que não se modernizam.

                      Comentário


                        #12
                        Qual o real valor dela própria?
                        A religião é um fenómeno humano que teve várias fases de evolução. No início tinha uma dimensao marcadamente escatológica (explicativa das origens do mundo) ao passo que, actualmente, tem uma dimensão marcadamente ética e metafísica.

                        O valor da religião consiste em explorar a dimensão ética da vida (o que não implica que se concorde com a mesma) e em explorar a dimensão mais intangível da existência - o mistério de Deus.

                        Consiste numa dimensão da vida tão válida quanto outra qualquer.
                        Será pela sua existência de um incutir de valores?
                        Obviamente que sim, o que não implica que se concorde com os mesmos. Por outro lado, não escondo que certas religiões promovem ideologias que violam os direitos humanos e que essas ideias devem ser combatidas.

                        As religiões são como os partidos: podemos não concordar com eles mas têm que existir pois reflectem diversas dimensões da vida humana.
                        Terá isso beneficios que possamos aplicar na nossa vida?
                        Isso só cada pessoa pode responder. Há quem viva bem sem ela (embora essas pessoas sejam elas mesmas religiosas, pois o ateísmo é uma religião como outra qualquer) e pessoas profundamente religiosas. Mas a experiência é marcadamente individual.
                        O seu trabalho é meritório?
                        - Os textos dos pensadores gregos chegaram até à actualidade graças aos trabalhos dos monges copistas que preservaram a sabedoria antiga. Os mosteiros eram grandes centros de cultura e saber na Idade Média.

                        - Grandes pensadores, filósofos e cientistas eram pessoas profundamente religiosas. Copérnico era um monge católico e Martin Luther King era um sacerdote protestante.

                        - A Igreja Católica é a maior contribuidora para obras de solidariedade social do mundo e é a religião que promove a maior parte das IPSS e obras de caridade por esse mundo fora.

                        - Muitas religiões promovem campos de férias e de actividades para jovens em risco para os retirarem da rua.

                        Os exemplos multiplicam-se!
                        A sua não existencia seria mais benéfico a todos nós?
                        O ateísmo já foi implementado em vários países como o Cambodja, Coreia do Norte, Cuba e ex-URSS. Isso trouxe-lhes benefícios?

                        A diversidade é lixada: ter que viver com gente de opiniões diferentes é um desafio!
                        Será esta a real causa dos maiores males presentes nela própria?
                        Esta o quê? A pergunta está mal formulada.
                        Não será a fé superior à religião, teremos de seguir uma para professar aquilo que acreditemos ou não?
                        A relaçao entre a fé e a religião foi profundamente investigada por Joseph Ratzinger e ele concluiu que a fé, para ser válida, tem necessriamente que ser racional. Sem razão não há fé, há crendice. O catecismo da igreja começa justamente por isso.
                        Que beneficios e maleficios trouxe a toda a nossa humanidade?
                        Trouxe os mesmos malefícios e benefícios que todas as outras actividades humanas - partidos políticos, comércio, pensamento, literatura, etc. Há gente boa e má em todas estas actividades e, por causa disto tudo, já se fizeram coisas grandiosas e se matou muita gente.

                        Será que a existência de hooligans justifica acabar-se com o futebol?

                        Uma visão unilateral das coisas é necessariamente redutora.
                        O que nos importa a religião?..
                        Cada pessoa pode dar uma resposta diferente a essa questão. O colectivo das respostas justifica a existência da religião como uma dimensão da vida humana que tem que ser respeitada dentro de certas margens como todas as outras dimensões.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                          Esta o quê? A pergunta está mal formulada.
                          A minha pergunta seria neste sentido que acabastes por responder:

                          Por outro lado, não escondo que certas religiões promovem ideologias que violam os direitos humanos e que essas ideias devem ser combatidas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                            A religião é importante para alguns.
                            A meu ver, a religião desde que não seja praticada de forma extremista, mas sim de uma forma equilibrada é uma forma de incutir valores morais aos nossos jovens e não só.
                            Se formos a ver, alguns princípios católicos são bons, outros que são totalmente ultrapassados e sem cabimento algum. Culpa disso, não será da religião, mas das pessoas que "comandam" que não se modernizam.
                            Muito bem observado!

                            Não sou religioso e critico bastante as religiões mas admito que elas têm um papel regulador na sociedade. Na hoje em dia Federação Russa temos um bom exemplo daquilo em que se tornou a sociedade sem religião e sem valores. Um número de crianças órfãs superior àquelas deixadas pela II Grande Guerra, pais que abandonam e espancam os filhos, prostituição e narcotráfico sem controlo, corrupção enraizada no estilo de vida, valores de família relegados para segundo plano, pouco valor pela vida etc...

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que teve importância no meu desenvolvimento pessoal. A religião dá-nos o sentido de conduta moral. Existe uma aprendizagem do certo e do errado, da norma e do desvio. Como em tudo depois existem os extremistas, os fanáticos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por not Ver Post
                                Eu acho que teve importância no meu desenvolvimento pessoal. A religião dá-nos o sentido de conduta moral. Existe uma aprendizagem do certo e do errado, da norma e do desvio. Como em tudo depois existem os extremistas, os fanáticos.
                                O problema é quando estes são os lideres da religião e quando são eles a ditar o que é certo e o que é errado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  O problema é quando estes são os lideres da religião e quando são eles a ditar o que é certo e o que é errado.

                                  Sim. Infelizmente é verdade que se cometem atrocidades em defesa de um Deus menor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                    Muito bem observado!

                                    Não sou religioso e critico bastante as religiões mas admito que elas têm um papel regulador na sociedade. Na hoje em dia Federação Russa temos um bom exemplo daquilo em que se tornou a sociedade sem religião e sem valores. Um número de crianças órfãs superior àquelas deixadas pela II Grande Guerra, pais que abandonam e espancam os filhos, prostituição e narcotráfico sem controlo, corrupção enraizada no estilo de vida, valores de família relegados para segundo plano, pouco valor pela vida etc...
                                    Curiosamente tens isso num dos países mais religiosos do mundo... o Brasil.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por not Ver Post
                                      Eu acho que teve importância no meu desenvolvimento pessoal. A religião dá-nos o sentido de conduta moral. Existe uma aprendizagem do certo e do errado, da norma e do desvio. Como em tudo depois existem os extremistas, os fanáticos.
                                      E isso não pode ser algo passado pelos teus pais?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        E isso não pode ser algo passado pelos teus pais?

                                        Não só mas também.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por not Ver Post
                                          Não só mas também.
                                          Que ensinamentos os teus pais não te deram e que a religião te deu?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por not Ver Post
                                            A religião dá-nos o sentido de conduta moral.
                                            Eu substituía 'religião' por 'sociedade'.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                              Até agora, os malefícios foram muito superiores aos benefícios.

                                              A religião tem servido apenas para atrasar a evolução da civilização.
                                              Sem duvida!!
                                              Concordo em absoluto!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Curiosamente tens isso num dos países mais religiosos do mundo... o Brasil.
                                                Correcto, agora imagina se não tivesses.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                                  Eu substituía 'religião' por 'sociedade'.
                                                  Não tem nada haver. É na religião que vamos beber a noção do pecado, e por inerência o certo e o errado do ponto de vista moral. Os nossos pais transmitem-nos valores, a religião príncipios, condutas. Não quero com isto dizer que acredito na religião. Mas de forma inconsciente todos fomos marcados pelo seu cunho.

                                                  O peso da religião é inegável, na sociedade, nos homens em geral, desde sempre.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Que ensinamentos os teus pais não te deram e que a religião te deu?

                                                    Eu como gosto muito de analogias, entendo a religião como quando temos dois anitos e levamos uma sapatada quando tentamos meter o dedo na tomada. Ninguém vai explicar a uma criança desta idade os perigos da electricidade e os seus conceitos técnicos. Não mexe e pronto. Com a religião acontece o mesmo. Alguns somos baptizados e orientados na religião católica, mas existe uma altura na vida que podemos escolher, tomar decisões. Entretanto o não termos metido o dedo na tomada trouxr-nos beneficios
                                                    Editado pela última vez por not; 15 July 2010, 08:07.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      a religião sempre fez parte de nós e não me parece que vá acabar.

                                                      se estávamos melhor sem ela ??? muitos dizem que sim, eu acho que não a religião confunde-se com as nossas tradições culturais e coloca-la de lado é colocar de lado muitos séculos de tradições

                                                      falando mais do nosso caso em que a religião predominante é a católica, claro que a igreja não é perfeita, é uma instituição com 2.000 anos, enorme e tradicionalmente conservadora. Grandes discussões que tenho que o pároco aqui da terra nas reuniões do conselho pastoral, não me choca o aborto, a eutanásia, a homossexualidade o casamento dos padres a ordenação das mulheres, etc etc, mas não é por ter uma posição contra a da igreja que lhe vou virar as costas.

                                                      nesta sociedade de descartáveis (como já se falou noutro tópico) descartamos também a religião, às vezes é mais fácil virar as costas aos problemas do que ir à luta. Dizem que 90% dos portugueses são católicos, embora para mim talvez só metade sejam católicos praticantes e ainda menos seguem cegamente os mandamentos da igreja. Se todos os outros que estão fora viessem para a igreja, forçar o debate, ir à luta, certamente que as ideias da igreja iriam mudar nos próximos anos.

                                                      e no meio de dizer mal da igreja porque não concordamos com alguns pontos, desprezamos por vezes todo o enorme trabalho social que a igreja faz. As milhares de crianças e idosos que são tratados das dezenas de creches e lares das misericórdias espalhadas por todo o país. A igreja faz muitas vezes aquele trabalho que devia ser a sociedade a fazer, mas que não o faz porque é cada vez mais egoísta.

                                                      as primeiras grandes civilizações começaram à 10.000 anos na Mesopotâmia, muitas terminaram e muitas outras começaram em pontos distintos da terra, todas elas tinham o denominador comum da religião.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        a religião sempre fez parte de nós e não me parece que vá acabar.

                                                        se estávamos melhor sem ela ??? muitos dizem que sim, eu acho que não a religião confunde-se com as nossas tradições culturais e coloca-la de lado é colocar de lado muitos séculos de tradições

                                                        falando mais do nosso caso em que a religião predominante é a católica, claro que a igreja não é perfeita, é uma instituição com 2.000 anos, enorme e tradicionalmente conservadora. Grandes discussões que tenho que o pároco aqui da terra nas reuniões do conselho pastoral, não me choca o aborto, a eutanásia, a homossexualidade o casamento dos padres a ordenação das mulheres, etc etc, mas não é por ter uma posição contra a da igreja que lhe vou virar as costas.

                                                        nesta sociedade de descartáveis (como já se falou noutro tópico) descartamos também a religião, às vezes é mais fácil virar as costas aos problemas do que ir à luta. Dizem que 90% dos portugueses são católicos, embora para mim talvez só metade sejam católicos praticantes e ainda menos seguem cegamente os mandamentos da igreja. Se todos os outros que estão fora viessem para a igreja, forçar o debate, ir à luta, certamente que as ideias da igreja iriam mudar nos próximos anos.

                                                        e no meio de dizer mal da igreja porque não concordamos com alguns pontos, desprezamos por vezes todo o enorme trabalho social que a igreja faz. As milhares de crianças e idosos que são tratados das dezenas de creches e lares das misericórdias espalhadas por todo o país. A igreja faz muitas vezes aquele trabalho que devia ser a sociedade a fazer, mas que não o faz porque é cada vez mais egoísta.

                                                        as primeiras grandes civilizações começaram à 10.000 anos na Mesopotâmia, muitas terminaram e muitas outras começaram em pontos distintos da terra, todas elas tinham o denominador comum da religião.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu sempre mantenho uma distância de segurança relativamente à igreja.

                                                          Tive, para infelicidade minha, educação católica. Olhando para trás, lamento o tempo que essa educação me fez perder e o quanto ela tolheu o meu crescimento enquanto pessoa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por not Ver Post
                                                            Não tem nada haver. É na religião que vamos beber a noção do pecado, e por inerência o certo e o errado do ponto de vista moral. Os nossos pais transmitem-nos valores, a religião príncipios, condutas. Não quero com isto dizer que acredito na religião. Mas de forma inconsciente todos fomos marcados pelo seu cunho.

                                                            O peso da religião é inegável, na sociedade, nos homens em geral, desde sempre.
                                                            Tem tudo a ver, os pecados católicos são uma lista ridícula e sem sentido que apenas foi inventada para justificar o celibato dos padres.
                                                            Tens que pensar que existe muita gente por aí que não tem formação católica e não é por isso que são más pessoas.
                                                            A sociedade encarrega-se de transmitir os valores do certo e do errado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X